Espinosa, Deus e a teoria do conhecimento - Aula com Clóvis de Barros Filho | Casa do Saber

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durante um certo tempo a respeito de um grande Pensador que viveu no começo do século X toda vez que davam o século para mim quando eu estudava eu não gostava porque era uma referência que que não me era muito clara então se eu te disser que mais ou menos 1620 1630 né Espinoza viveu muito pouco tempo então ele viveu nessa primeira metade do século X se você imaginar que os primeiros 100 anos do Brasil meio que não aconteceu muita coisa então o Brasil tava começando a engatinhar né lembra aquele negócio de governo geral depois pois
divide o país em dois o do Norte o do Sul capitanias hereditárias aquele negócio então na nossa história é mais ou menos isso e Espinoza ele tem uma história de vida super curiosa ele teria nascido em Portugal se tudo rolasse normalmente porque ele era filho de pais e mães portugueses ia se chamar portanto Bento Bento Espinoza Mas você se lembra que de 1580 a 1640 aconteceu a chamada união Ibérica Portugal e Espanha viraram uma coisa só e eles tiveram a ideia de expulsar os judeus e quando eu digo expulsar os judeus na União Ibérica significa
de Portugal e da Espanha que era uma coisa só era uma época de intolerância era uma época onde as pessoas pagavam caro por pertencerem a essa ou aquela minoria que mesmo antes de nascer você já tava condenado a uma série de discriminações Não sei se você me entende felizmente tudo isso já passou então Claro o casal Espinoza foi para um lugar onde havia tolerância pelo menos um pouco mais Depois acabamos descobrindo que nem tanto assim Espinosa então acabou nascendo em Amsterdã Aonde Ele viveu 30 e poucos anos e o seu pensamento o seu pensamento criou
confusão com todo mundo ele era judeu portanto num primeiro momento ele teve formação religiosa dentro do Judaísmo Mas é claro as coisas que ele dizia não encaixavam em nada com o que com o que ele aprendia lá de maneira que ele foi logo posto para fora também não era aceito na galera do cristianismo não era aceito em lugar nenhum em suma consta que ele teve como profissão num determinado tempo da sua vida polir lentes não sei exatamente como é que isso funcionava ninguém dá muitos detalhes e eu também não sou do tipo que tenho muita
curiosidade por não sou na verdade um especialista em coisa nenhuma eh e portanto não não vou perder tempo dizer perder tempo é uma expressão muito ruim mas eh não tenho curiosidade de ir além nisso mas o fato é que parece que ele polia lentes e parece que ele morreu disso né porque no final das contas ele inalava muito vidro e e acabou morrendo de problemas pulmonares por conta disso não falta quem não veja aí Alguma poesia porque polir lentes permite enxergar melhor e naturalmente quem costuma usar na filosofia a metáfora da visão a alma que
enxerga melhor quando pensa melhor então não faltam aqueles que que digam que de fato ele permitia enxergar melhor com a vista e com a alma bacana de dizer e o que eu diria pessoalmente Agora é que não tem como passar eh desapercebido esse pensamento se você esbarrar nele ele vai te incomodar se você der a Espinosa 5 minutos de crédito ele permanecerá na sua vida para sempre isso basta né Para para que você dê esses 5 minutos de crédito e eu acho que ter vindo aqui corresponde a esses 5 minutos de crédito então é claro
como eu não sei quem você é e eu imagino que aqui dentro temha gente e de todo tipo de repertório familiaridade com coisas da filosofia eu só posso pegar você pela mão de um ponto que eu julgo bem Inicial e a gente minha durante o o percurso que for possível há mais algumas coisas introdutórias que que me parecem fundamentais a fefel né o Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP aonde eu estudei ela é um renomado centro renomado que eu digo não só no Brasil mas no mundo inteiro um renomado centro de pesquisa sobre
Espinosa que sempre teve na figura da professora Marilena chi o seu nome de maior destaque certamente a mais destacada pesquisadora de filosofia da história do nosso país independentemente de qualquer outro de qualquer outra informação que você tenha tido dela aí no calor das disputas políticas Marilena portanto é respeitada no mundo inteiro quando fala de Espinoza mas não é só na USP que se pesquisa Espinosa não na UFRJ também se faz muito boa pesquisa sobre Espinosa e portanto o Brasil eu não vou dizer curiosamente porque seria assumi o complexo de vira lata de uma vez mas
eu vou apenas dizer que o Brasil é um grande centro de produção de pesquisa e divulgação do pensamento de Espinosa no mundo comparável aos grandes centros do mundo feitas essas observações Ah eu começo propriamente e eu começo dizendo que Espinoza é um exemplo muito claro de Pensador moderno bem em primeiro lugar isso significa alguma coisa diferente do que a palavra moderno quer dizer no senso comum né no senso comum a palavra moderno é usada para algum liquidificador digital por exemplo ele é bem moderno né no nosso campo o a modernidade começa a grosso modo com
descart portanto 1500 é uma referência então o Espinoza que tá em 1600 ele tá no coração cronológico da modernidade Mas além de tá no coração cronológico ele tá no coração do espírito da modernidade mesmo antes de mais nada isso indica uma pretensão de explicar o que quer que seja então tal como outros grandes pensadores dessa época Espinoza montou um edifício conceitual nada escaparia a essa grade de conceitos então qualquer coisa que passar pela tua cabeça e refletir a respeito você contra em Espinosa algo a dizer uma referência que te ajude a interpretar portanto é uma
filosofia que nós poderíamos chamar de pretenciosa mesmo no sentido de que ela se pretende explicativa das coisas do mundo e das coisas do homem só para você ter uma ideia eh na chamada filosofia pós-moderna Onde nós estamos inseridos hoje por exemplo eh já não temos mais pensadores assim que pretendam explicar tudo seria até mal visto Talvez né a pós-modernidade no conv nos convida a interpretar fragmentos de percepção olhares né sem muita pretensão de universalidade para aquilo né ao passo que um pensamento como o de Espinosa não é um pensamento assim de de fragmentos eu só
para você ter uma ideia de comparação uma vez eu apresentei um um trabalho num evento de pós-modernidade organizado pelo professor Michel mafezoli e eu apresentei um trabalho sobre salas de baile em São Paulo Então eu fiquei muito tempo frequentando salões de baile dança de salão Isto é o Piratininga na Lameda Barros o clube Homes o cartola Clube lá em cima na Brigadeiro o Juventus eu sentava numa mesa e eu anotava o que eu via quando você chega num evento de pós-modernidade e você apresenta um trabalho o que você tá dizendo é que esse é o
meu olhar isso é o a minha percepção Isso é o que eu vi isso é o que me chamou atenção o que eu tô dizendo tem a ver com o encontro do meu corpo e da minha alma com o mundo que eu encontrei naquele momento em outras palavras o que você diz é que outra pessoa teria visto outra coisa com outro olhar teria outras Sensações e diria outras coisas eu me limito a dizer o que eu vi a proposta ela é tão radicalmente limitada ao próprio olhar que eu fiz uma coisa muito M legal nesse
trabalho eu anotava na toalha de papel das mesas e eu levei as toalhas de papel da mesa eh como trabalho e aquilo que em outras épocas seria lixo para o pensamento pós-moderno é absolutamente fantástico porque aquilo ali é a anotação feita digamos no calor da experiência Tá certo então só para estabelecer uma comparação eh quando o Espinoza fala ele não fala a partir do Olhar dele ele fala alguma coisa que serve para qualquer um que qualquer um poderia dizer um conceito com pretensão de verdade Universal o que obviamente como eu te disse não é o
caso eu eh nos salões de baile fiz uma sociologia pós-moderna dos salões de baile e uma sociologia pós-moderna do os salões de baile significa eh o que eu fiz está limitado à minha percepção daquilo claro que você dirá e De que adianta você fazer um trabalho que só vale para você Ah pois é eu começo questionando a própria pergunta o do que adianta né Eh porque se você for perguntar do que adianta paraas coisas eh correrá o risco de se vem Maus Lençóis porque vai que alguém pergunta do que adianta a vida e você não
terá resposta então a pergunta é ruim mas e só para você dizer que existe um uma pretensão de alcance de conhecimento e uma pretensão epistemológica metodológica completamente diferente Espinoza é um Pensador moderno propriamente né então ele e acredita estar dizendo verdades que vem para qualquer um no tempo e no espaço Ok a filosofia de Espinosa como muitas outras faz lembrar um novelo de de lã ou um carretel você puxa uma coisa e aí o problema é escolher por onde começar né mas você puxa uma coisa e vem tudo porque como tá tudo amarrado em tudo
e tudo é absolutamente coerente com tudo no interior daquela maneira de pensar que se você entra naquela maneira de pensar tudo faz completamente sentido desde que você se insira naquela maneira de pensar Então por onde você puxa vamos imaginar que eu comece falando da morte em Espinoza pois muito bem eu pela morte eu tiro a filosofia inteira se eu começar a falar de Deus por Deus eu tiro também a filosofia inteira então quer dizer como tá tudo amarrado em tudo é realmente possível começar de qualquer lugar e chegar ao todo só para te dizer nem
sempre acontece assim eu já escrevi um monte de coisa na vida e nada é amarrado em nada e em outras palavras você puxa e acaba ali né Não porque eu não fiquei recluso 10 anos pensando e e polindo lentes eu precisava ganhar a vida ele também precisava ganhar a vida então eu eu produzi em função de quem me pagava aliás continua assim você dizer tô falando de Espinosa porque tem gente para ouvir se não tivesse não falaria entendeu Já escrevi sobre efeitos sociais da mídia no passado Nossa se você pegar 1995 eu escrevi um livro
chamado ética na comunicação que era para alunos de Jornalismo e eu falava num tal de agenda setting de um jeito chamado macomb não tem picas a ver com com o que eu escrevi com o carnal felicidade ou Morte que não tem nada a ver com o que eu escrevi com o Pondé o que move as paixões que não tem nada a ver com o que eu escrevi com o Cortela ética e vergonha na cara que não tem nada a ver com o que eu escrevi com Pedro Calabrez em busca de nós mesmos que não tem
nada a ver com o que eu escrevi com a monja a monja e o professor e que não tem nada nada tem nada a ver com nada né então é e isso hoje não é um problema é assim então o pensamento de Espinosa não é assim tudo tem a ver com tudo de tal maneira que é fascinante porque se você não puxar até o final você fica com a sensação de que ficou faltando e por isso que o pensamento dele eu acho viciante e outros também acham quer dizer quantas declarações de gente importante tipo nietzche
por exemplo né que dizia que Espinoza é o único irmão que ele encontrou na filosofia e assim niet para encontrar um irmão não era fácil velho sujeito enjoado né vamos dizer Espinoza é um irmão e tal e e niet dizia Espinoza uma vez né e o agora contemporâneo nosso Luke ferry que veio aí em novembro acho que você não é a mesma pessoa se você encontrou Espinosa na sua vida não é e eu assino embaixo e te digo hein com muita sinceridade assim toda vez que eu tenho que me apresentar e as pessoas dizem que
eu sou filósofo eu tenho a a prudência de desmentir mesmo né diz Em algum momento eu encontrei a filosofia que me ajudou a pensar melhor e me ajudou a ensinar as coisas que nas faculdades de comunicação eu tinha para ensinar então Eh com o Pondé lá no livro eu expliquei como é que eu me vejo eu me vejo assim os filósofos jogando no campo e eu na arquibancada então eu até gosto eu até entendo do jogo eu até grito eu até torço para uns e não para outros eu até coisa mas evidentemente que eu não
sou jogador Eu Sou torcedor então Eh Essa é a minha posição e toda vez dizem o contrário fazer o qu a gente não é dono da própria reputação tal como você sabe Aliás o próximo livro que eu escrevi tem como título reputação um eu fora do meu alcance que é exatamente isso você pode ficar a vida inteira dizendo você não é uma coisa se a sociedade garantir que você é seu esforço será em vão porque a reputação é uma construção social um fato social processo polifônico e assim não há o que fazer bom retomando então
eu não tenho não sou espinosano de carteirinha porque isso na academia é a regra Você é de um time e quando você é de um time Você odeia os do outro time porque aquilo é um campo um espaço de forças etc então o pessoal do Espinoza né vai falar de outros outros gigantes tipo Kant e tal é para detonar né Então Di como eu não tenho carteirinha nenhuma não sou filiado a nada não jogo jogo nenhum no não sei que não tenho apreço especial por holandeses nenhum nem desapreço também passei a apreciá-los mais agora que
eu soube que eles gostam muito de sexo de qualquer maneira eu não tenho nada a ver com nenhum deles e por isso falo de Espinoza como falaria de qualquer outro sentado aqui como eu já fiz então eh não me tome como um defensor de um certo tipo de conhecimento contra outro como se esse fosse verdadeiro e aquele o falso eu não tenho nenhuma certeza da superioridade do pensamento de Espinosa sobre outros nenhuma certeza o que eu sei te dizer é que ele é fascinante e se você se meter a estudar é possível que você não
pare mais porque ele é viciante outros não são por exemplo pensamento de não tem nada de viciante ele é tão chato que é Você estuda o que tem que estudar mas não tem graça nenhum e adiante porque ele ée é enroscado Espinoza não Espinoza ele é fascinante e se tiver alguém para pegar pela mão ele fica ainda mais apetitoso muito bem Todas as cautelas tomadas a gente pode começar e eu te diria que Espinoza a mim me chamou atenção e você percebe que de novo eu vou apresentar um autor eh de um jeito muito pós-moderno
que eu vou apresentar segundo o olhar que é o meu né Espinosa a mim me chamou atenção pela valorização que ele faz das paixões Qual é a graça dessa história é que você começa a estudar filosofia sobretudo a filosofia Chapa branca que é a filosofia oficial a filosofia de Sócrates Platão Aristóteles os estóicos depois Agostinho Tomás de Aquino descart Kant Hegel etc você estuda e o que é que você aprende o tempo inteiro que somos todos herdeiros de um certo platonismo portanto da filosofia de Platão que diz mais ou menos o seguinte a Vida que
Vale a Pena Ser Vivida é a vida regida pela razão pela inteligência e que as paixões o melhor que fazem é não atrapalhar muito propriamente então você passa a ter percebendo ou não uma desconfiança das paixões muito grande e é isso que ao longo da história do pensamento você aprende né E talvez cheguemos aí a uma conclusão se o sujeito seguir uma certa filosófica que quanto mais a vida for decidida por princípios Racionais e portanto as paixões não participarem em nada nas deliberações nas decisões de vida melhor a vida será por que que Espinoza Me
interessou ele Me interessou porque não assina embaixo essa orientação portanto Espinoza D uma importância que outros não dão e não é uma importância negativa do tipo Olha cuidado isso é o demônio né Isso é não sei o que não não é uma importância que é o que é absolutamente Central na vida então nesse sentido Eis aí a primeira razão de você estudar Espinoza que é um Pensador que eh se dispôs a considerar o que a gente sente de um jeito eh relevante para você entender o quanto isso é é é fantástico Eu pediria que você
resgatasse na sua memória tudo aquilo que você estudou eh na escola você vai concordar comigo que você teve lá no primário no ginásio no colegial né no ensino fundamental ensino médio e mesmo na faculdade você teve que aprender um monte de coisa então você estudou nas ciências humanas história e portanto estudou O que aconteceu com o homem e se o curso foi bom estudou Por que aquilo aconteceu daquele jeito você estudou geografia Aí você teve física humana Econômica etc você estudou idiomas né Sobretudo o português aprendeu a ler texto aprendeu a interpretar texto você estudou
matemática física e química você estudou biologia citologia genética embriologia Mas eu posso apostar que você não teve uma aula sobre alegria é osado alguns riram como se esse fosse um assunto desautorizado mesmo como se fosse impertinente como se não tivesse nada a ver com a escola então esse é o efeito da filosofia Chapa Branca o mais pernicioso é tornar óbvia a ideia de que as paixões são um objeto indigno de conhecimento um objeto não escolar de conhecimento portanto se você quiser pensar sobre as paixões terá que ser no improviso Eu iria até mais longe não
só as paixões estão excluídas do currículo escolar como cada vez mais se entende que elas não podem ser nem objeto de estudo e nem estarem presentes no processo de ensino aprendizagem em outras palavras o professor tem que ensinar aquele conteúdo e não pode através desse conteúdo revelar suas preferências Isto é suas alegrias suas tristezas seus temores suas esperanças porque afinal de contas as preferências advém disso tá perfeito em outras palavras uma escola higienizada de afetos quando o Espinoza traz as paixões como objeto de estudo e que fique claro ele não foi foi o único a
fazer isso nin perto dele muita gente boa fez coisa muito boa também quando Espinoza traz isso para objeto de estudo e confere à paixões uma centralidade ele é um Pensador que se inscreve numa linhagem subversiva de certa maneira subversiva E é isso que eh o torna eh digamos objeto da admiração de de niet e de tantos outros que também digamos merecem essa essa consideração Então nesse sentido eh você imagina que nós estamos lidando com alguém eh que não só é um poderosíssimo Pensador mas é um poderosíssimo Pensador eh que subverteu uma certa hierarquia de conhecimentos
leg em outras palavras do tipo eu vou começar pelo que eu sinto ficamos aqui muito bem ancorados né nessa ideia da mesma maneira que com lavoier você aprendeu que nada Vem do nada ou se você preferir tudo se transforma no mundo você poderia também aprender com outros que no mundo das ideias não é diferente isso quer dizer que quando você nasceu Você não se lembra porque você para se lembrar precisaria ter ideias você começa a ser bombardeado por discursos palavras que significam alguma coisa e a partir desse esse corpos de signos você começa a a
articular veja o quanto é necessário que para que uma criança diga eu sou bonita né talvez ela tenha começado pelo bonita que ela repetiu Porque ouviu depois ela deve ter ido pro eu e o eu foi uma evolução porque como a criança começa repetindo ela tende a repetir na terceira pessoa ou na segunda né você então ela diz você depois ela você não eu você começa a articular e a produzir pensamento com base nos signos palavras em função daquilo que te chega agora que fique claro eu não estou dizendo que nós somos máquina xerox do
que nós ouvimos por aí eu estou dizendo apenas que a matéria prima que nós usamos para pensar ela nos chega pela pela via do diálogo e das relações intersubjetivas num mundo que é polifônico então se você quer saber como é que você começou a pensar você começou a pensar a partir do outro que te abasteceu de eh de instrumentos semióticos garantidores desse pensamento né Não sei se você já percebeu mas o seu pensamento ele se materializa ele se objetiva em palavras e essas palavras não vieram com você do útero materno portanto elas dependem de uma
inserção de uma inscrição social tanto é assim que se fosse outra a sociedade seria outro o pensamento ficou com vontade de assistir ao curso completo as próximas aulas desse curso estão disponíveis na plataforma de streaming na casa do Saber junto com todo o restante do nosso catálogo que já tem mais de 300 cursos para você assistir quando e onde quiser para assinar a plataforma basta você clicar no link que tá abaixo do título desse vídeo ou scanear o care code que tá aparecendo agora na ela para você vem fazer parte da nossa plataforma
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