oi e aí pessoal tudo tranquilo espero que estejam todos e todas muito bem esteja tudo em paz com você e com a sua casa e nós vamos dar continuidade à nossa disciplina de teologia sistemática 3 especificamente temos falado sobre a pneu matou logia é claro que todos nós sabemos a importância da pneu matou logia porque é a área da sistemática que nós estudamos a os elementos que temos à disposição sobre o espírito santo é um auxílio para nossa reflexão sobre a pessoa do espírito santo que assim como pai assim como jesus cristo é deus lá
e recebedor da nossa adoração da nossa oração da nossa devoção é sem dúvida nenhuma um dos assuntos mais fundamentais da fé cristã o e consequentemente da teologia sistemática já devo ter comentado com vocês que lamentavelmente na maioria dos livros que nós temos à disposição sobre teologia sistemática ainda hoje o espírito santo ea pneu matou logia é um assunto que fica em segundo plano lá você pegar as volumosas obras de teologia sistemática que nós temos à disposição você vai ver que em boa parte dessas dessas obras em boa parte desses livros os capítulos que são destinados
ao estudo da pneu matou logia nem se comparam em volume e também estrutura com os volumes de cristologia de teologia até de eclesiologia e outros assuntos para que a gente tenha uma uma noção do quanto isso é sério alguns volumes de teologia a prática que até hoje são publicados vendidos que provavelmente você deve ter na sua casa que foram escritos originalmente no século 19 e no início do século 20 alguns desses manuais sistemático se quer tem um capítulo próprio para tratar sobre a pneu matou logia e assim a gente vai compreendendo a dificuldade que temos
de nos relacionar com esse assunto e não deveríamos ter na mas ainda bem que os teólogos mais contemporâneos do final do século 20 do início do século 21 tem revisado isso e tem escrito materiais de teologia sistemática como por exemplo o manual de dogmática que o sugerir para vocês o capítulo que fala sobre a pneu matou logia é um capítulo bastante volumoso com uma estrutura de grande bom e nós devemos dentre outros né aí o rei multiman teólogo alemão que ainda é vivo ele que com seu livro a igreja no poder do espírito né em
outros títulos inclusive foram traduzidos para o português ele recolocou a pneu matou logia como um elemento importantíssimo de estudos da teologia cristã ea partir dele a partir desse caminho aberto por ele outros teólogos também tem compreendido essa seriedade essa importância e tem seguido por esse viés é bom deixar claro né que essa dificuldade de falar da pneu matou logia é uma dificuldade muito mais encontrada na teologia ocidental na teologia oriental é esse assunto é mais tratado e tratado com mais profundidade desde o super e históricos da teologia cristã como por exemplo basílio de cesareia que
viveu no século 4 era um teólogo capadócio era um teólogo oriental e foi um único teólogo a produzir uma obra especificamente sobre a pneu matou logia lá no seu tempo que era um tempo cujas discussões teológicas eram muito dominadas pelas demandas cristológicas que a igreja tinha de enfrentar até por conta das heresias que ela vinha enfrentando que ela tinha que dar conta e é claro que naquele momento específico a gente vai falar com mais detalhes a frente a cristologia ocupou quase todas as energias e as atenções da igreja ea pneu matologia exceção da obra de
basílio de cesareia é que ainda pode ser encontrado naquela obra de livro de capa verde da editora paulus tá mas bom então dessa obra lá na antiguidade a pneu matou logia foi praticamente deixado de lá é você também recebeu aí no no sistema os slides correspondentes a essa a essa aula né e você certamente enquanto assiste o nosso vídeo você pode abrir o seu arquivo abrir os seus slides e acompanhar conosco a nossa vídeo aula é o primeiro tópico dessa vídeo aula fala sobre o espírito santo na bíblia e algumas aparições do espírito santo no
antigo testamento e no novo testamento a nossa disciplina não é teologia bíblica e portanto ela não se propõe a fazer uma exposição exaustiva e numerosa de todas as passagens em que o espírito santo é citado nas escrituras a nossa matéria é teologia sistemática e nós vamos abordar evidentemente é alguns textos chaves na bíblia no antigo e no novo testamento para nossa compreensão da pneu matologia diferentemente da cristologia na em que jesus aparece com clareza a partir do novo testamento até por conta do processo de juaze amento encarnação seu nascimento histórico etc no antigo testamento o
que nós temos sobre a pessoa de jesus são falas indiretas e muitas das falas que são atribuídas a jesus no antigo testamento foram na verdade releituras que a igreja cristã primitiva fez no seu tempo uma vez que as escrituras que ela possuía era apenas o antigo testamento e ela vivia e abraçava a fé na pessoa de jesus e portanto ela faz uma releitura de textos do antigo testamento e aplicando-os a pessoa de jesus a mesma coisa não acontece com o espírito santo o espírito santo ele já é citado com clareza no antigo testamento e é
citado também com ênfase com clareza no novo testamento então nós temos uma possibilidade mais clara do que da cristologia de observar nos textos bíblicos do antigo e novo testamento falando sobre a sobre a pessoa do espírito santo sobre a sua obra as suas manifestações e etc tá certo então antes dos textos em si eu queria lembrar com vocês sobre os termos que são usados para o espírito santo os termos que eram usados no antigo no novo na história em que eram traduzidos e foram traduzidos para gente como sendo atuação do espírito santo né o termo
que é usado para o espírito no hebraico era o termo ruah nós falamos nisso nosso capitulado manual de dogmática também fica a citação do livro espírito santo do professor alessandro rocha em que ele trabalha também essas questões mostrando que o termo a palavra hebraica no antigo testamento usada para falar sobre o espírito santo era a palavra rua que tem um significado muito importante para teologia e para discussões pneumatologico é essa palavra rua no hebraico é um substantivo feminino e quase todas as vezes que essa palavra é citada no antigo testamento ela se refere a ações
maternas de deus e você sabe bem gente já falou sobre isso é que deus não é uma pessoa do sexo feminino como também não é uma pessoa do sexo masculino é deus não tem gênero como a criatura tem na deus quando cria os animais deus quando criou os seres humanos ele os cria como macho e fêmea até por conta da possibilidade de reprodução das respectivas espécies e até para que essas espécies possam se se manter e se multiplicarem sobre a terra é o ser humano é criado à imagem e semelhança de deus tanto homem quanto
mulher e a única distinção o que há entre homem e mulher não é uma distinção em termos de qualidade nem essencial é uma distinção meramente biológica em que deus cria o ser humano como macho e fêmea possibilitando assim a e da procriação da constituição de família do a multiplicação da espécie humana ea sua própria manutenção agora se o ser humano ele é criado à imagem e semelhança de deus conforme nós cremos e conforme o texto bíblico deixa claro e nós somos criados como masculino e feminino significa compreendermos que de uma certa maneira embora não biológica
como é no ser humano mas o masculino e o feminino estão em deus de alguma maneira tanto é que nós fomos criados à imagem e semelhança de deus e um de nós fomos criados com gênero masculino outros outras com o gênero feminino mais ambos são imagem e semelhança de deus e o espírito é o termo usado para o espírito no antigo testamento é um substantivo feminino e como eu falei quase sempre que a cidade ele está em conexão com as ações maternas de deus por exemplo um deus que amamenta um deus que gera vida um
deus que mantém a vida um deus que alimenta que acolhe a como uma expressão que é usada no próprio antigo testamento como a galinha acolhe debaixo das suas asas os seus filhotes é se o pai e a mãe esquecer eu não me esquecerei de vocês etc então são passagens em que deixam claro uma atitude materna de deus para com a sua criação e esses e essas ações de deus está ligado ao substantivo feminino ruah que é um substantivo do hebraico quando nós passamos para o grego que é a língua do novo testamento esse substantivo já
não é mais feminino é a palavra é um substantivo pe o feno-grego é um substantivo neutro certo já não é mais um substantivo feminino assim como era a rua no antigo testamento já é um substantivo neutro no grego e ao longo da história no período medieval é a palavra usada no latim e posteriormente né no período medieval se torna a língua culta daquele momento e se torna consequentemente a língua da teologia durante centenas de anos ao longo da idade medieval durante muito tempo da idade medieval a teologia era feita em latim e no latim a
palavra usada para espírito santo é espíritos que já é um gênero masculino então é importante que a gente perceba que houve um processo de masculinização do termo usado para o espírito santo ao longo da história e ele sai do termo feminino do hebraico para o termo neutro no grego e para o termo masculino já na idade medieval do latim né no idioma latim é e até hoje essa palavra é traduzida e usada por nós como um substantivo masculino agora é claro novamente eu repito para deixar claro o gênero está presente em deus de alguma maneira
embora deus não tenha a biologia ea espírito ele não tem a biologia de física como nós seres humanos temos mas deus nos criou à sua imagem e semelhança e portanto tanto masculino quanto feminino são imagem e semelhança de deus tanto homens e mulheres no cotidiano nós percebemos uma série de expressões que são parecidas com o termo que nós usamos de pneu matou logia da onde vem esse termo é você sabe há cerca de vinte por cento do vocabulário português tem origem no grego né tamanha a influência que esse idioma tem na construção do português e
de outras línguas latinas até porque o grego pensamento grego é a construção do pensamento do mundo ocidental na e por exemplo nós usamos a palavra pneu pneu uma em outros momentos da vida né não só falando do estudo sobre o pneu uma sobre o espírito santo mas por exemplo nos nossos carros nós temos quatro pneus nas motos dois pneus e assim por diante é quando você tem algum problema respiratório você procura um pneu matou lojista que é um especialista um médico especialista que cuida das doenças e dos problemas relacionados aos pulmões é você e teve
na sua vida ou conhece alguém que tem ou que teve né pelo menos uma doença chamada pneumonia que é uma inflamação que dá nos pulmões essas palavras que eu estou exemplificando tenho mesmo é a mesma palavra que é usada no grego para espíritos ano e por que qual a semelhança entre essas palavras significam coisas aparentemente tão diferente uma fala sobre o espírito do seu pneu de carro outro pulmão o que que tem a ver tem a ver porque a palavra pneu uma dá a ideia daquilo que preenche aquilo que expressa a expressa algo preenchido de
a revestido de ar cheio de ar né então o pneu uma para o espírito é ele quem sopra como vento que sopra onde quer é aquele que enche aquele que dá fôlego de vida e para que a vida possa existir e ser mantida o pneu de carro é uma câmara que é cheia de ar e por isso ele funciona normalmente quando ele está devidamente preenchido de ar e os pulmões também são órgãos essenciais para a vida humana porque eles têm a tarefa de se encher de ar e através do movimento de inspiração e respiração ele
é através do oxigênio leva nutrientes que são fundamentais para a manutenção da vida humana então essas são as similaridades e as palavras têm em comum na e todas elas vem do pneu uma ok já já nós continuaremos esse nosso assunto essa nossa conversa sobre a pneu matologia não saia daí é