Processos de inovação - Mario Salerno

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LGI USP
Video Transcript:
olá eu sou mário sérgio falando da pole essa é mais uma aula do projeto nagem núcleo de apoio à gestão de inovação da poli-usp e seus parceiros o objetivo dessa aula é discutir inovação como processo a gente falou um pouquinho disso na aula três mas agora vamos aprofundar vamos discutir alguns modelos de processos inovação processo uma sequência ordenada e atividades ea cada atividade corresponde a uma forma de organização e o objetivo de desempenho a alguns modelos de processos inovação vários nós vamos ver alguns desses os principais aqueles que criam uma certa lógica de como pensar
o processo de inovação essa lógica é tão forte que às vezes as pessoas esquecem que existem outras lógicas ea gente vai finalizar discutindo exatamente esse problema ou seja os modelos são tão fortes que às vezes eles atrapalham a análise de determinadas realidades têm uma série de modelos mas tudo isso começou como uma pessoa nos anos 70 eo tabak que analisou alguns projetos da nasa e de fornecedores da nasa do programa espacial americano e detectou algumas atividades uma seqüência de atividades básicas que eram seguidos por essas empresas sequência muda muito pouco em todos os modelos futura
geração de idéias seleção de idéias desenvolvimento das idéias selecionadas até o ponto que ela possa ser lançada que ela possa ir para o mercado de um modelo para o outro essa nomenclatura vai mudar um pouquinho mais a lógica normalmente é só isso foi identificado inicialmente nos anos 70 rigorosamente num texto que aparece em 1976 tenha é na relação bibliográfica ea gente vai passar por alguns desses modelos é um modelo importante muito influente é o modelo do funil de desenvolvimento que foi proposto pelo clark para o raid são dois motores americanos têm um livro muito interessante
tempo de ler leia eles só nas empresas foram ver com é que os produtos eram desenvolvidos e eles propõem um modelo que segundo eles ajuda a melhorar o desenvolvimento ajuda a ter um desenvolvimento melhor analogia do funil é que tem uma boca grande e uma saída pequena a idéia é que se tenha muitas idéias no início ou seja aquela boca seja povoado por muitas idéias que são candidatas a serem selecionados e desenvolvidas mas nem todas vão ser selecionados e desenvolvidos por isso a coisa vai afunilando alguns filtros que vão selecionando essas idéias então eles criticam
os sistemas que são como tudos retos que a ideia que entra ela sai porque porque nem todas as idéias elas são adequadas para serem desenvolvidos e como as empresas têm restrição de recursos elas não conseguem investir em todos e 10 horas precisam escolher quais são as ideias mais promissores essa é a analogia do funil é uma tecnologia bastante forte as atividades como vocês estão vendo aqui elas são as atividades típicas que eu falei anteriormente gera idéias seleciona desenvolve mercado e assim vai aqui a gente vê de uma outra forma ou outra referência gráfica para o
modelo do funil inclusive aqui com a chamada inovação aberta que estão vendo aqui nesses fluxos aproveitando coisas de fora da empresa e também mandando coisas pra fora da empresa por exemplo eu posso recensear uma patente eu posso comprar patentes de terceiros eu posso comprar negócios e assim vai então o processo começa com a geração de idéias a boca larga definiu com a seleção das melhores idéias o processo vai afunilando tem aquelas atividades básicas e um modelo digamos assim topológico ele propõe uma sequência fixa de atividades isso já estava lá no youtube beck um outro modelo
o modelo do culpa que propõe que se chama de stay the gates esse talvez seja um modelo mais influente a exemplo de todos é que a gente vai ver que são modelos de desenvolvimento de produto ou seja espero uma pedaço é do que seria a inovação ou a função inovação às atividades de inovação na empresa estende gay você tem essa lógica linear vocês estão vendo aqui as atividades vão acontecendo na sequência mas tem uma atividade um conjunto de atividades é um ponto de decisão a maternidade um ponto de decisão ou seja há uma pré definição
de onde vai haver uma medida há onde vai haver uma avaliação do que foi desenvolvido em etapas anteriores para saber se o projeto continua se o projeto para seu projeto volta para ser retrabalhado ou se ele pára esperando uma melhoria futura se vai lá pra um congelador digamos assim então ocupa propõe essa seqüência de atividades é que começa com a geração de idéias têm um ponto de avaliação um ponto de decisão uma investigação preliminar um caso de negócios o desenvolvimento testes a produção em massa eo lançamento e entre cada uma dessas fases pontos de decisão
qual a ideia dos pontos decisão é impedir que uma idéia de um projeto em desenvolvimento continue se ele não tiver perspectiva ou se ele não atender os requisitos da empresa ou seja tenta se me pisar o risco que a empresa desenvolva uma ideia a transforma em projeto e aquele projeto não vai dar os frutos que a empresa quer por isso esses pontos de decisão é muito difícil uma empresa minimamente estruturado e que não trabalhe com um modelo desses mas esse modelo é pensado pra inovação incremental ou seja para empresas que têm um conjunto de projetos
de inovação incremental que possam fazer com que essa estrutura toda que está aqui tenha sentido mas na estrutura que precisa para fazer isso aqui ponto de decisão a que ponto decisão lá um conjunto de atividades que tem gente pra fazer isso só tem gente pra avaliar só tem gente pra decidir então não é uma coisa muito simples ok bom aqui a gente tem uma outra representação de como seria esse modelo em cada estágio tem as atividades têm a análise do desenvolvimento é uma entrega em cada gate existe a decisão do que vai ser feito com
aqueles que continuam se para você vai pra geladeira ou se retorna rock e é um modelo para reduzir risco muito usado muito usado é quase que um sinônimo do processo de desenvolvimento de produto tem outras nomenclaturas tem gente chama isso de outra forma mas essa lógica extremamente forte o projeto de produto é visto como um processo estruturado que independe do projeto os games esses pontos decisão são pré definidos ele é voltado para inovações incrementais como já falei e produtos que vão entrar em mercados mais ou menos conhecidos as decisões são estruturadas a partir de análise
sobre o mercado análise sobre o retorno à nárnia sobre a rentabilidade e 7 ou seja em cálculos que necessitam dados isso pressupõe notados conhecidos os pressupõe custos e estimáveis e assim por diante esse modelo não aborda a organização ea mobilização de recursos dentro da empresa para fazer esse processo andar porque é uma atividade outra atividade ponto decisão mas o que precisa para aquela atividade funciona o que precisa para aquele ponto de decisão funcione esse modelo não fala esse é o esteio de games do mpu já o golfe e omitiu negro muito interessante eles vão propor
uma lógica na sequência que a mesma que vocês estão vendo aí incorporando a idéia do funil mas vão dizer o seguinte vai haver outras atividades outras funções na empresa que vão ancorar que vamos dar suporte a esse processo basicamente são atividades de estratégia ou seja de criação de uma estratégia de inovação na empresa e uma atividade que é uma espécie de infra estrutura organizacional para que o processo de inovação possa andar então teria se propõe um modelo que acho que eles chamam de pentatlo que têm essas três fases do processo mas tem em cima a
questão da estratégia de inovação em baixo ou seja uma base a questão organizacional para fazer com que isso aconteça um outro texto interessantíssimo a chamada cadeia de valor da inovação proposta por ramsey pechó como vocês estão vendo aí as atividades são as mesmas o que tem de diferente tem diferente que eles têm uma lógica que diz o seguinte para melhorar esse processo o voto a no ponto mais fraco não adianta eu fazer mais um processo mais uma cama cunha de geração de idéias sem empresa não a selecionar bem ou se ela não assim houve bem
ou se ela não as coloca bem no mercado preciso atacar no elo frágil isso em teoria de operações é a chamada teoria das restrições eu vou atuar no cardales de sistema é uma coisa que eu vou atuar no elo fraco giro aquela fraqueza e muda de lugar certo porque isso é importante porque tem muita empresa que tem algumas consultorias que tentam começar um processo de inovação pela geração de idéias ou por captar sugestões se ela não souber o que fazer com aquilo e trouxe um novo em seis meses e pior torna mais difícil introduzir depois
um processo mais organizado mais estruturado então a grande contribuição nessa idéia de cadeia de valor e inovação não é a seqüência de atividades é como fazer para melhorar o processo de inovação e atuar sobre o elo mais frágil é localizar o elo mais frágil e agir sobre bom esses modelos que estão baseados na sequência gere deve seleciona desenvolve vai ficar marcado eles têm vários limites ele pressupõe um fluxo constante e alto de projetos similares pra que essa estrutura possa ter lógica não adianta montar uma estrutura só não faz nada a estrutura vai fazer uma coisa
então não precisa ser alimentada por um fluxo relativamente constante de projetos similares que acabam sendo projetos inter e mentais a valoração de projetos mais radicais mais disruptivos não é muito simples não tem dado etc então esses modelos de processos que são muito voltadas para inovação incremental eles trabalham mal com inovação mais radical que acaba morrendo nos gats nos pontos de decisão e aí é um problema importante a empresa mas além disso é fácil perceber se a gente for uma empresa com experiência que vocês podem conversar com pessoas na empresa onde vocês mesmos já trabalharam com
o projeto inovação têm diferentes tipos de projeto em projeto eco tem projeto que era uma tem projeto é mais incerto em projecto de ruptura tecnológica tem projecto de ruptura tecnológica mas o mercado está dado tem projeto que não tem nova tecnologia mas o mercado desconhecido ou seja tem uma miríade de possibilidades que vai fazer com que aquela seqüência de atividades que é caracterizada pelos processos tradicionais de inovação por esses modelos tradicionais inovação com jogo epicentro cuja forma mais difundida seu esteio direitos do culpa isso não se verifique necessariamente na prática sem ter avisado que a
gente já viu nós vimos vários modelos mas que trabalham com uma lógica de seqüência de atividades muito parecidas gera idéias seleciona as idéias melhores desenvolve essas idéias selecionadas e lança no mercado alguns modelos só com mais um ponto outros tentam ver qualquer elo frágil pra que a atuação gerencial seja em cima desse ano mas todos têm essa seqüência de atividades na próxima aula nós vamos ver o processo que tem uma sequência diferente dessa sequência que a gente viu aqui ok obrigado
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