poder passar essa semana aqui com minha família ao mesmo tempo meditando a palavra descansando e eu queria propor a gente pensar nessa semana é uma história que eu acho que precisa ser recuperada a história da devoção quando a igreja começou a sacar era comum a oração quando que ela começou a quem inspirou a igreja a orar que caracteriza devoção cristã bíblica pensando nessa questão a gente percebe que existe em dois livros no novo testamento dois livros o testamento são fundamentais para a gente entender isso lucas e atos os dois livros foram escritos por lucas é
a parte 1 e parte 2 da obra dele enquanto a parte 1 trata de jesus e jesus ali é o centro de toda a exposição que lucas vai fazer do evangelho em atos a gente vai ver a igreja protagonizando sob os auspícios do espírito santo tudo aquilo que a palavra de deus vai mostrar sendo anunciado agora pela igreja uma igreja que aprendeu aprender o que primeiro lugar ela aprendeu a orar e que ensinou a igreja orar por jesus quando a gente fala sobre espiritualidade devoção essas coisas todas em geral a gente começa a pensar nos
padres do deserto alguns vão pensar em alguns nomes importantes de pessoas que influenciaram a vida de oração ea da cristandade como um todo mas eu queria que a gente recuasse um pouco na história que a gente fosse até jesus encontrando nele o primeiro modelo de uma vida de oração que repercutiu não só nele não só um dos seus discípulos nos apóstolos mas repercutiu em toda a igreja e até hoje se nós oramos como a gente olha hoje é porque jesus orou e nos ensinou todos nós como quando oramos estamos seguindo o padrão que jesus transmitir
seus apóstolos e de todos os evangelhos o evangelho de lucas é explicitamente o evangelho que mais revela jesus em sua devoção em sua prática de oração e eu escolhi algumas das muitas passagens de lucas em que jesus instaurando ea partir dessas exposições no evangelho de lucas nós vamos descobrir o que que jesus é desfruta a partir dessa devoção a partir dessa vida de oração que ele mesmo é nos ensina com seu próprio exemplo com a sua própria maneira de viver e o texto de hoje que vai abrir a nossa é refere de reflexões do evangelho
de lucas está em lucas capítulo 3 eu queria convidar você absorva bíblia lucas rogério de lucas capítulo 3 lucas capítulo 3 nós vamos ler nos versículos 21 a 23 é um texto importantíssimo um texto que caracteriza o início do ministério de jesus é a grande pergunta é como jesus começa o seu ministério na terra como ele inaugura sua obra de redenção como ele inicia o ministério dele há no mundo no qual ele veio para os seus como a dizer lucas para salvar seu povo vamos ver os versículos 21 ao versículo 23 diz assim a palavra
de deus depois que todo o povo foi batizado jesus também enquanto ele orava o céu se abriu o espírito santo desceu sobre ele informa corpórea como uma bomba e uma voz disse do céu tu és o meu filho amado em ti me agradado ao começar seu ministério jesus tinha cerca de 30 anos antes da gente explicou esse pequeno trecho que acabamos de ler começar com uma pergunta e essa pergunta pode parecer que tem nada a ver com o que a gente vai falar hoje eu já tô avisando a calma em primeiro lugar a idéia é
que a gente entenda essa pergunta segundo informação importante sobre essa pergunta a pergunta muito esquisita muito esquisita você vai num primeiro momento dizer assim perillo que um dia quer chegar com isso tenha paciência apenas medidas na pergunta talvez é uma pergunta que seu filho poderia fazer às vezes alguns segundos começam com perguntas que os filhos fazem a gente acha pergunta do filho interessante resolve trabalhar ela a pergunta é a seguinte como um vampiro pode saber quem ele é se ele não pode ver sua imagem refletida nem espelhos nem fotos vampiro uma defecção certo mas todo
mundo aqui conhece a história dos vampiros e o mito dos vampiros dizem que os vampiros não se vêem no espelho porque não podem enxergar e também não existe fotografia deles a grande pergunta é como um vampiro pode saber quem ele é como ele pode se conhecer se ele não se enxerga se ele não se vê se ele não tem uma imagem de ser como ele pode se reconhecer se ele nunca se viu você só pode reconhecer algo que um dia você viu por exemplo como é que você pode procurar uma coisa que você nunca viu
estou procurando o que está procurando a não sei eu nunca vi que estou procurando não pra ele você não pode procurar que você nunca viu você só pode procurar o que você um dia viu porque como é que você vai dizer que encontrei porque você um dia viu então por exemplo você tem uma chave e parece que a chave é a coisa que mais a gente perde na vida né como é que você vai dizer que você encontrou a chave que você perdeu porque você conhece sua chave você sabe qual é a sua chave e
quando você enxerga sua chave você diz esta é minha chave que estava perdido encontrei então você encontra a sua chave porque você reconhece a sua chave como o vampiro poderia se reconhecer se ele nunca se viu antes como o vampiro faz para confirmar sua identidade se o que garante a identidade de alguém é sempre digamos assim um ato público jonas o que esse ato público por exemplo todo mundo aqui tem um documento de identidade não tem identidade seja por exemplo uma um passaporte carteira de habilitação em geral esses documentos importantes eles têm que vir acompanhado
de uma fotografia de porque tem que vir acompanhado de uma fotografia tem que vir acompanhado de uma fotografia porque é a fotografia o meio pelo qual você vai poder provar que você é você mesmo esse negócio você falou de vampira agora tá falando de carteira de identidade calma disse pra você ter calma vamos por partes aqui mesmo imagine você a seguinte cena essa cena ela está numa peça de um autor francês chamado jorge kuhn tellini escrever uma peça chamada electron e charge uma carta é confirmada ou endereçada né nessa carta ou carta registrada nessa nessa
história da carta esse drama dramaturgo francês ele conta a história de um cara que trabalhava na agência de correios né e de repente ele percebe que está chegando no seu recheio um grande amigo de longa data e conhece desde quando era pequeno eles brincavam juntos se conheciam viviam muito tempo juntos e de repente quando ele enxerga o amigo que chega no guichês rapaz quanto tipo não te vejo eles começam a travar um diálogo começa a lembrar do passado puxa que tempo bom que a gente viveu por como você tá se está melhor já que legal
e aquela conversa de relembrando o que aconteceu no passado amigos de longa data que se encontram e aí de repente o rapaz que chega no ele quer entregar uma carta só que ele quer que essa carta na verdade ele quer receber essa carta que lhe foi entregue já registrada só que vai receber essa carta eles era entregar o documento só que ele chega e diz assim eu vim buscar uma carta registrada e aí esse amigo dele assim por favor senhor g1 como assim maggi sabe que sou eu não ele disse exatamente com essas palavras reconheci
você como um homem no mundo mas como funcionário ignoro quem você é enquanto você não me mostrar o seu documento de identidade com a sua foto não vou entregar este documento já teve alguma experiência assim por exemplo no banco sequer sacar e aí você dizer sou eu mesmo mas parece que sua palavra não vale absolutamente nada não adianta você dizer eu sou o jonas madureira meu rg e 26 70 00 uma delas e nada eu aqui nesse banco há 40 anos um dia antes você dizer absolutamente nada disso ele diz assim se o sono me
der o seu documento eu não vou poder é concluir a minha ação porque você nunca vai poder contar só com você para testemunhar sobre você e você não consegue dizer quem é você só com suas palavras você não consegue provar que você é quem você é só com a sua palavra por isso você anda com o documento você vai viajar daqui para um outro país a chegar lá o controle o cara vai olhar pra você a autoridade olhar pra você olhar o seu passaporte olhar no seu olho tiro ocs por favor você faz no caso
do uso óculos e ele vai olhar para a foto era pra você olha pra foto pra você tiver uma cara de maneira que ele vai parar você mas se ele reconhecer você na foto já é bom que haja um bom caminho porque a primeira coisa que ele confia não é você quem não confia em você assim como aquele cara do guichê não confia em você por mais que olha para você eu sei que você é essa pessoa mas eu não posso confiar no que está dizendo eu preciso de um documento e esse documento é o
que possui a autoridade não é só palavra o passaporte tem mais autoridade que sua palavra porque a autoridade confia no testemunho do passaporte é ele que ele confia no que aquele passaporte está dizendo quem você é então quando ele olha pra foto vê você olha pra foto e assim o passaporte disse que esta pessoa da foto é tudo isso aqui que o país aposta dizendo eu 'tô' olhando estou vendo essa pessoa da foto ok ou seja as pessoas não conseguem dizer apenas o que elas são elas precisam de uma outra voz que diga a elas
que diga o que elas o quem elas na verdade são se você não é um vampiro então você pode contar com a possibilidade dessa confirmação a menos que você fosse um vampiro o que não é verdade seria impossível alguém confirmar sua identidade porque você não teria condições de ter uma foto e de poder confirmar a sua identidade mas esse não é o caso podemos tirar fotos podemos portanto ter uma identidade mas ainda assim é preciso que alguém em dose a nossa identidade é preciso que uma voz diga quem nós somos e confirme quem nós somos
agora pode parecer que as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido e eu espero que faça mais sentido nós estamos falando aqui de algo importante para a vida cristã a identidade de um cristão ea garantia dessa identidade não está no seu discurso você pode ser 30 mil vezes eu sou um cristão não é isso que faz um cristão existe um outro testemunho poderoso e esse testemunho não vem de você é esse testemunho que você e eu precisamos para ser que nós somos já parou pra imaginar quando por exemplo êxodo 3 moisés recebe a
missão de deus para sua vida e aí ele tem que chegar lá pro povo e dizer gente deus me enviou aqui aí como é que o povo a confiança na palavra dele se você leu a passagem você lembra que deus diz assim quando moisés e pergunta quando perguntarem que lhes direi adeus e responde eu sou me enviou a vocês quando você se pergunta o que quando me perguntarem eu lhe direi ele está preocupado exatamente com quem é o nome de quem está dizendo o qual a autoridade você pode dizer o que você está dizendo como
podemos acreditar no que você está dizendo como podemos confiar no que você está dizendo pois ela está preocupado com um testemunho que possa garantir a sua autoridade no que ele está dizendo para que as pessoas possam confiar nem me de que o testemunho só dá sua palavra não é suficiente tem que vir alguém de fora tudo o que a gente vai falar hoje nessa manhã tem a ver sobre esse problema é com esse problema e isso está muito claro nessa passagem que nós acabamos de ler do ministério de jesus eles perceberam como começa o ministério
de jesus com batismo é interessante como batismo como a cena do batismo é construída vamos observar de novo no texto lugar vamos começar com um contexto da passagem observe que o versículo 21 diz não é que depois que todo o povo fora batizado todo mundo foi batizado e jesus também foi batizado não vejo o batismo já aconteceu jesus foi batizado e aí lucas acrescenta algo que só ele notou que para ele era importante observar aquele comportamento de jesus em todas as outras ocorrências do batismo de jesus a cena de jesus orando não aparece só parecem
lucas isso é importante porque a gente é importante porque a primeira coisa que quero convencê los até o final dessa semana é de que lucas não está assim narrando que jesus orava de 20 diversas circunstâncias a sem nenhuma intencionalidade não primeira coisa importante lucas quer que seu leitor note que em todas as circunstâncias cruciais do ministério de jesus ele estava morando ele quer que a sua igreja veja que valer o seu evangelho note que jesus em todos os contextos importantes da sua vida ele estava orando ou melhorava é uma ênfase de lucas portanto mostrar a
devoção de jesus em todos os momentos importantes da sua vida e começa exatamente com o mais importante no que diz respeito ao início do ministério de jesus que o momento do batismo é batizado e depois de ter sido batizado ele estava orando e a bíblia diz que enquanto ele estava orando uma coisa acontece a primeira coisa que acontece o céu se abriu a bíblia diz então que enquanto melhorava o céu se abriu segunda coisa importante logo em seguida o espírito santo desceu sobre ele a terceira coisa importante a voz do pai e kohl dos céus
confirmando quem era jesus para todos os que estavam ali inclusive para o próprio jesus a cena é muito bonita é a cena que coloca na história do evangelho trindade é a cena que mostra o céu se abrindo diante do ofício de jesus sendo realizado em 1º naquele gesto de extrema obediência jesus ali está em obediência a deus se submetendo a batismo de joão e em oração céu se abre o espírito santo desce e o espírito santo desce ali como uma testemunha ela está ali pra testemunhar na forma da bomba para testemunhar um discurso que vai
ser falado sobre jesus quem vai dizer quem jesus é é o próprio deus não é jesus quem vai dizer quem ele é mas o céu se abre para que deus diga que jesus é mas deus não vai dizer que jesus é só pra jesus isso é um ato público o espírito santo está ali para testemunhar aquilo que o pai está dizendo sobre o filho e o que o pai está dizendo sobre o filho tu és meu filho amado em ti me agradado a primeira confissão importante que deus faz aqui sobre o filho é de que
cristo é o seu filho aparentemente você pode olhar e se te dizer acima jonas por que é tão importante deus aparecer aqui por que foi tão importante para o ministério de jesus começar deus professar a filiação de jesus o que está em jogo eo que lucas quer mostrar para o seu leitor colocando nessa cena o próprio deus dizendo que jesus é a gente só consegue entender a importância da implicação desse discurso de deus sobre jesus quando a gente observa e se ver se esses três versículos que a gente leu de cima tem duas maneiras você
lê a bíblia ou você lê a bíblia entrando na floresta e aí quando você entra na floresta você detalhes da floresta que você não veria se você sobrevoasse a vantagem de quem sobrevoa é que viu todo mas não deu detalhes mas que entra na floresta ver aquilo que também aquele que está sobrevoando não vê que são os detalhes a gente tem que fazer essas duas esses dois movimentos no texto bíblico a gente tem que sobrevoar ele pra ver ele no seu todo a sua relação com todo ea gente tem que aprender a mergulhar nesse texto
e encontrar os detalhes desse texto a primeira coisa que a gente fez aqui foi exatamente isso olhar para o texto e descobrir o seguinte tem alguns detalhes importantes e os detalhes importantes são esses jesus está começando o seu ministério a primeira coisa que ele faz é se submeteu batismo de joão ele hora e enquanto ele está olhando o céu se abre à testemunha de deus que é o espírito santo desce sobre jesus deus processa como pai de jesus cristo um discurso sobre jesus revelando ao mundo a identidade de jesus já parou pra imaginar que todo
recomeço deus está presente em todos os grandes começos tem uma origem deus deus está no início de todas as coisas ele cria um mundo falando ele redime mundo falando que o primeiro movimento redentor de deus na nova criação em cristo jesus começa com a declaração divina sobre a identidade de jesus quem primeiro revela ao mundo quem é jesus é o próprio deus meus irmãos têm para tudo que o responsável por revelar quem é jesus ao homem é o próprio deus existe uma outra coisa que não pode perder de vista é por isso que depois de
ver esses detalhes a gente precisa sobrevoar o texto e para sobrevoar o texto tem que observar e se esse fragmento de lucas no todo isso dá mais uma pausa aqui ea gente vai fazer um sobrevôo agora todas as coisas vão se encaixar no final agora é fazer um sobrevoo imagine você é o seguinte a gente está olhando o texto de lucas agora qual é a primeira coisa que você deve estranhar se você continuar essa história de jesus agora por exemplo leahy rapidamente os versículos 23 e 24 você já vai descobrir a mudança de um gênero
de texto aí perceber o que aconteceu logo a seguir nova depois da narrativa sobre o batismo de jesus lucas oferece aquele gênero textual que é o mais delicioso de ler a bíblia que todo mundo gosta de ler a bíblia genealogia não é isso coisa deliciosa de ler minha filha um dia desses estava papai falou na bíblia toda vela pelo lindo lá estas meninas vão todas aquelas genealogias rapaz acaba nunca quando a gente lê genealogias na bíblia a gente fica desesperada você verá que colocar genealogia mas aqui a coisa fica mais esquisita você não acha não
é onde a gente costuma colocar a genealogia o início daquilo que está querendo dizer com a genealogia aqui tá começando tudo no batismo de jesus começa nova criação na profissão de deus com relação à identidade de jesus é o início de tudo tá começando tudo ali a genealogia am é colocado exatamente aqui a coisa tá começando aqui mas tem mais uma coisa extremamente esquisita e se você é um especialista em genealogia como espero que seja você sabe que as energias em geral elas começam como exato de baixo para cima essa aqui como é que foi
perdeu tudo e inverteu a ordem ela parece sabe aqueles filmes que você começa assistindo à aí de repente pára no ponto aí o que ele faz e vai na de trás pra frente invertendo toda a história é o que está acontecendo aqui ele nos oferece me veja uma genealogia e essa genealogia é em ver tida bom nessa tensão uma coisa importante você se acompanhou dentro da floresta agora comigo a declaração de deus qualquer declaração de deus para jesus é meu filho não é isso estão comigo com isso deus diz tu és meu filho como começa
a genealogia ao começar seu ministério jesus tinha cerca de 30 anos era como se pensava como as pessoas encaram jesus filho de então como se pensava você vai ver ali sendo escrito sobre jesus jesus filho de josé e depois filho dele estão percebendo isso e aí começa uma genealogia regressiva então você vai ver ela regredindo até chegar em quem meus irmãos muito bem quando você olha a genealogia toda até o final você percebe no versículo 38 cainã de anos e anos de 77 de adão e adão filho de deus puxa irmãos será que lucas estava
assim que eu coloco aqui no meio da minha história vamos jogar uma genealogia aqui à toa que ele está jogando uma genealogia não está trabalhando com uma seqüência de de informações aleatórias sem nenhuma preocupação sem nenhuma intencionalidade está preocupado com tudo isso ele quer que o seu leitor entenda o que ele está fazendo o que ele está fazendo em primeiro lugar está mostrando ali que a nova criação de deus está sendo estabelecida exatamente no início do ministério de jesus quando ele foi batizado e ouviu a declaração divina testemunhada pelo espírito santo de que ele era
o filho de deus mas como se pensava ele também era filho de josé e dali você traça todo mas genealogia que liga jesus o filho de deus há um outro filho de deus e que esse outro filho de deus adão será então que lucas estaria comparando dois homens um homem deus jesus e o outro o primeiro homem nosso pai adão parece que sim e o que nos ajuda a confirmar tudo isso o sobrevoo quando a gente olha floresta de cima e aí a gente não pode olhar só genealogia né a gente tem que olhar o
que vem depois o que vem depois o jardim do éden quer dizer o deserto como que começa a história da criação deus criou o mundo ele cria um mundo falando ele não criou o mundo manipulando sua palavra faz o mundo surge ele cria um jardim esse jardim ele coloca no éden o éden não é o jardim do éden ao lugar onde ele coloca o jardim e esse jardim de deus é o lugar onde ele coloca seu homem sua criação a ele e ao colocar o homem no jardim imediatamente o que deus coloca ali adão debaixo
de um estado um estado que os teólogos costuma chamar de estado probatório nesse jardim ele vai estar sobre uma prova ele vai estar sobre um sobre um teste e ao teste da sua fidelidade a deus o problema é que a fidelidade de adão a deus depende da sustentabilidade da sua identidade de adão saber quem ele é e de adam se gloriar em ser aquilo que deus quer que ele seja o estado probatório está ali para que adão possa rejeitar em primeiro lugar todas as tentações que levam ele a ser quem ele não é rejeitar todas
elas e assumir a identidade que deus deu a ele então ele tem que aprender a viver naquele jardim confiando naquilo que deus quer que ele seja e na sua vontade sei que ele quer ser existem três grandes demandas na vida de uma pessoa três grandes contas 3 a primeira delas é ser aquilo que os outros querem que a gente seja essa a primeira demanda é muito fácil de ser percebida e desde pequeno a gente carrega essa demanda quando a gente quer ser aquilo que papai mamãe quer que a gente seja a gente fica triste quando
a gente não se torna aquilo que papai mamãe quer que a gente seja então a gente batalha para ser aquilo que papai mamãe que a gente seja até que chega um dia e essa é a primeira a primeira demanda é aquela que que faz com que as pessoas elas de alguma forma tentem se tornar aquilo que os outros querem que ela seja mas aí de repente na vida não quer mais ser que os outros querem que os que eu seja eu vou dar um brado de liberdade e ela tem a 2ª semana da vida eu
vou ser quem eu quero ser ela descobre que ela só trocou um tirano por outro o pior de tudo pode passar o tempo e aí ela descobrir uma das coisas mais incríveis que a bíblia nos ensina desde o início de que procuramos ser uma coisa sendo que já somos uma então preço pensa comigo seguinte meu filho por exemplo diz assim né papai quando eu crescer ele esquece três coisas que ser pastor escritor e batman sendo assim quando eu crescer seja meu filho tenha custeado meu filho de adão angustiado ver como ele sofre já que ele
vai carregar essa enfermidade por toda a vida eu olho pra ele com isso digo meu senhor olha o que está nele está aqui como está dentro de mim tá te do meu nascimento desde quando era pequeno olha como ele está carregando essa angústia que o carrega até hoje ele já está lutando com uma coisa que eu tô lutando agora 40 anos no tubo com certeza de onde vem essa luta essa luta vem ali do éden essa luta ver exatamente quando a gente acha que nós estamos sempre tendo que responder a uma demanda uma demanda de
se tornar algo e aí a gente conhece uma terceira e mais importante de todas as demandas que não é ser o que os outros querem que a gente seja que não é ser quem a gente quer ser mas se aquilo que deus disse que somos isso é o mais importante de tudo porque alguém que diz assim vejam gosto do meu filho que talvez sejamos todos nós aqui só que ele não é cínico angústia é a seguinte eu quero ser x pumas ou seja alguma coisa quando alguém diz eu quero ser alguém já se viu nada
já não se enxerga como nada e se existe algo que a serpente plantou no coração do homem ali foi a dúvida sobre sua própria identidade e como que a serpente planta dúvida com relação à nossa identidade nos fazendo admirar o que não somos e despertando em nós o desejo de crescer o que nunca seremos jesus também estava debaixo do estado probatório jonas porque você diz isso se você está acompanhando o raciocínio comigo até agora o da floresta você já percebeu que três eventos ou três é digamos assim ensinos lucas está nos propondo primeiro ensino do
batismo de jesus segundo ensino da genealogia invertida de jesus e o terceirense no qual é se você prestar atenção logo depois da genealogia o que acontece em seguida à tentação de jesus quando adão foi colocado no jardim ele logo em seguida está no estado probatório vai passar por tentação então o primeiro adam é colocado num jardim último adam é colocar um deserto mas o que é mais curioso a testemunha que percebeu que a testemunha que estava no batismo aparece no deserto o que a testemunha faz no deserto versículo 1º do capítulo 4 na plenitude do
espírito santo jesus voltou do jordão e foi guiado por quem e para onde para o deserto e matheus é mais explícita ainda matheus disse foi levado pelo espírito para ser tentado pelo diabo seu espírito santo está conduzindo jesus para o deserto e com a finalidade de ser tentado pelo diabo como assim a testemunha que acabou de ver e testemunhar a declaração divina de que jesus é o filho de deus está agora sendo aquele que está ganhando jesus para o deserto para ser tentado em que o qual é a tentação de jesus o que satanás vai
tentar jesus naquele deserto observe o que acontece no capítulo 4 versículo primeiro na plenitude do espírito santo jesus voltou do jordão e foi levado pelo espírito para o deserto tendo sido tentado pelo diabo durante 40 dias sem ter comido nada nesses dias teve fome o fim deles então o diabo lhe disse ou seja depois jesus está exaurido de ter sido perturbado 40 dias depois jesus está ali cansado de uma tentação brutal que tentação essa meus irmãos veja só a tentação do satanás se tu és filho de deus perceber onde tudo está se encaixando aqui satanás
não está tentando jesus meramente meus irmãos satanás está exercendo a sua profissão original ali desde o éden ele está cumprindo aquilo que ele sempre fez alguns acham que a tecnologia liberal começou no século 19 84 jerry brown começou lá no éden o par até hoje liberar é a serpente e porque é serpente porque a serpente não questiona deus questiona a palavra de deus o discurso de deus coloca em xeque o que deus disse quando a serpente tenta a mulher a primeira coisa que a gente descobre é que alguma coisa aconteceu antes deus fez todo o
acordo do pacto com adam adão tinha clareza com relação ao pacto tanto tinha clareza que a mulher não estava presente mas ela sabe do pacto e sabe do pacto porque o me falou o nome tem portanto consciência do pacto a mulher também tem a consciência do pacto porque este homem diz a pelo que se entende o homem diz a mulher o que ela o que ela sabia sobre o pacto e quando a serpente oferece ela está munido desse conhecimento mais a serpente logo em seguida diz o quê mas não é bem isso que deus disse
todas sob organização não é bem isso cuidado a a coisa interessante é que se coloca em xeque a palavra de deus é como se a força de alguém depender se não dá confiança em si mesmo mas dá confiança no que deu disse que satanás sabe que quando alguém perde a confiança na palavra e se alguém vai buscar confiança em si mesmo e aí está a nossa derrota nosso fracasso está em acreditar mais em nós mesmos do que naquilo que a palavra de sobre quem nós somos os irmãos todas as vezes que a gente se deparar
com o estudo do autoconhecimento a gente só tem duas raízes duas raízes uma é aquela grega socrática que vai dizer para vocês o seguinte conhece te a ti mesmo você por você mesmo vai chegar ao conhecimento de quem você é basta você ter a capacidade de analisar a si mesmo de poder escutar o que os outros dizem sobre você e poder ter a capacidade de analisar a si mesmo se uma maneira de você entender o autoconhecimento a outra maneira é a bíblia cristã é aquela que parte do pressuposto de que a nossa maneira de analisar
que nós somos está manchada também pelo pecado e por isso não vamos conseguir analisar que nós somos não vamos conseguir pensar sobre quem nós somos sem a influência desses efeitos da queda em nosso coração eo nosso olhar sobre o que nós somos é um olhar nebuloso não é um olhar profundo como o olhar de deus por isso o salmista ele ele clama a deus dizendo o senhor johnson do meu coração ele ele não está dizendo que ele pode fundar seu próprio coração ele está dizendo o som do meu coração porque ele sabe que aquilo que
deus diz sobre ele é mais importante do que aquilo que ele sabe o por ventura acha que sabe sobre si mesmo aquilo que deus diz sobre quem nós somos é mais importante sobretudo aquilo que acha só pensamos sobre nós e toda nossa nosso fracasso se que 2 na falta de confiança na palavra de deus e esse texto que nós acabamos de ler vai mostrar exatamente o antigo tipo ali de adam se adão na fatura no jardim mesmo diante da benção de deus da graça de deus não resiste à tentação de não ser de ser não
quem ele é mas o que ele gostaria de ser e portanto deseja ser como deus é impossível no deserto onde falta tudo jesus é provado que é sempre uma pergunta por que o último adão foi provado no deserto enquanto o primeiro não foi provado no jardim que sofre o filho de wilson pode ser tentado mesmo deserto que ninguém aqui vai ser tentar um deserto ninguém aqui vai olhar com uma pedra no deserto assim que ninguém vai conseguir transformar uma pedra e pão você não sabe o que é ser tentar no deserto ninguém pode ser tentado
deserto só pode ser tentado um deserto aquele que pode transformar pedras em pão água em vinho aquilo que pode transformar a criação porque o criador de tudo porque fez tudo então a primeira coisa que a gente vê depois daqueles 40 dias e satanás questionando aquilo que jesus acabou de ouvir no batismo se tu és filho de deus os irmãos quando a gente lê por exemplo lucas 22 abri lá em lucas 22 nesse ciclo 39 46 perdão 23 35 jesus está na cruz concluindo portanto o seu ministério ou seja nós saímos do começo do ministério e
agora estamos indo pro fim do mistério de jesus é só uma nota de rodapé aqui fim do mistério de jesus veja só que lucas faz questão de mostrar para os seus leitores versículo de número 35 e o povo estava ali olhando e as autoridades o ridicularizavam dizendo salvou os outros então salve a si mesmo se é o cristo o escolhido de deus cristo o filho de deus o messias é o filho de deus o versículo de número 39 diz o seguinte então um dos criminosos crucificados da semapa dele dizendo que não és o cristo o
filho de deus ele diz salvatti mesmo ea nossa também do começo do ministério de jesus até o fim do ministério de jesus você vai notar que lucas vai mostrar o tempo todo seja satanás seja os fariseus seja o povo sejam criminosos seja quem for do começo ao fim vai colocar em questionamento discurso de deus sobre quem jesus será quando a gente observa a passagem da tentação de jesus no deserto a gente vê exatamente jesus respondendo a satanás da seguinte maneira tão diabo disse versículo 3 se tu és o filho de deus ordena que esta pedra
se transforma em pão jesus respondeu está escrito nem só de pão o homem viverá sabemos pela narrativa de mateus que jesus diz não só de pão o homem viverá mais de toda palavra que procede da boca de deus jesus tinha acabado de ouvir deus dizer quem ele era e agora o discurso de deus sobre quem jesus era está sendo colocado em xeque o satanás mas algo salvou jesus salvou jesus de cair na dúvida sobre quem ele era de não saber quem ele é de fato era o que jogava papel fundamental na vida de jesus foi
exatamente a palavra de deus o que a palavra de deus disse que jesus era o filho de deus e essa era a maior confirmação que jesus precisava a seguir do começo ao fim do ministério confiando na palavra de deus vamos pensar o seguinte jesus ele começa o ministério se submetendo ao batismo de joão ali nós vemos que lucas foi enfático em dizer que em depois jesus teria sido batizado ela está chorando enquanto elaborava o céu se abriu será que a gente poderia estabelecer uma relação entre a oração e palavra será que a gente poderia ir
mais a fundo será que a oração não é algo que nos coloca sensíveis para ouvir a voz de deus e acatava de deus é verdade que a oração é sempre uma resposta palavra de deus ea melhor oração não é aqui é justamente aquela que a gente começa em 1º lugar lendo a bíblia primeiro a gente lê a bíblia para que a gente possa orar não o que a gente quer a para que a gente possa honrar a agenda de deus pra que a gente possa por exemplo na hora das nossas orações não olhar aquilo que
a gente quer a maiora aquilo que precisa orar quando a gente olha o que a gente quer a gente vai dizer pra deus o que a gente quer ser quando a gente lê a palavra de deus primeiro a gente ora o que a gente precisa ser e não consegue e então me parece que de fato a oração deve começar primeiro lugar com a bíblia deve começar com a leitura bíblica e não é menor dúvida com relação a isso mas a minha pergunta hoje é será que a oração que começa com a leitura bíblica que começa
com esse coração de se colocar diante de deus te ouvir a voz de deus não é aquilo que exatamente conduziu jesus em cada momento crucial de sua vida me parece a gente vai descobrir isso ao longo dessa semana que a cada momento decisivo do ministério de jesus ele estava chorando e ele hora e depois da oração sempre acontece uma coisa ele hora e depois da oração sempre acontece uma coisa ele hora e depois da oração sempre acontece uma coisa por exemplo primeiro indício que a gente teve aqui ele estava orando e depois de melhorar a
deus falou com ele ele hora e recebe a confirmação de deus ele hora de conversa o ministério tá na hora chegou o momento o que eu precisava pra começar eu já tenho a minha pergunta é o que é mais importante a definir os grandes começos talvez você tenha vindo para essa semana aqui talvez algo no seu coração seja mais como que eu quero falar quero descansar eu quero me com a minha família mas talvez seja a oportunidade de um recomeço é talvez seja a possibilidade de repactuar a minha experiência com o meu cônjuge talvez seja
a hora de recuperar algo que eu perdi talvez seja hora de de refazer tudo devia fazer o caminho de reconstruir algo de reconstituir algo a grande pergunta é como a gente começa tem muita gente que diz assim que já deve ter escutado esse ditado né não importa como você começa importa como você termina você pode começar mal mas você tem que terminar bem não adianta nada você começar bem e terminar na al então por isso as pessoas dizem olha não importa como você começa importa como você termina mas a bíblia não defendi isso a bíblia
diz importa assim tanto como você começa e como você termina a bíblia se preocupa com os dois e hoje hoje a minha pergunta mais importante pra você como você quer começar isso é tão importante porque você não vai conseguir fazer essa viagem que a gente vai fazer agora sem passaporte é porque essa viagem para peregrinos essa viagem é pra povo que não é daqui a um povo do céu um povo que é filho de deus um povo que tem a sua origem nos céus que tem a sua origem em deus e que é determinado pela
palavra de deus é um passaporte para peregrinos que foram marcadas na mente identificados por deus e peregrinos que não nasceram do sangue peregrinos que nasceram da palavra que foram gerados pela palavra da verdade é o povo da palavra é o povo da palavra porque surge da palavra de deus porque é assim que deus cria porque é assim que deus recria a forma de deus criar a forma de deus é criar e falando é só palavra que recria é só palavra que renova sua palavra que dá começo mas é a sua palavra que dá novos começos
é só palavra que perdoa é sua palavra que dá um novo universo de origem de possibilidades de novos caminhos é a sua palavra então onde devemos começar na palavra e na palavra de deus que você vai encontrar o seu passaporte o seu passaporte não está fundado no que você diz sobre você o seu passaporte não está afundado nos seus discursos sobre quem você é o seu passaporte à palavra de deus o que deus diz que você é isso é o mais importante como confiar na palavra de deus se você é incrédulo se você confia em
si mesmo se você se acha tão poderoso se você se acha capaz de dar conta de tudo esse povo peregrino não vai conseguir peregrinar sem humilhação não dá pra confiar na palavra de deus e humilhação porque pra confiar na palavra de deus você vai ter que dar razão para ele a gente é muito esquisito acho que existem cristãos que parecem vampiros eles acham que podem viver sem identidade eles acham que podem viver sem passaporte eles acham que podem viver sem uma fotografia mas essa fotografia esse passaporte é a única coisa que vai fazer você peregrinar
como povo de deus jonas como eu posso fazer pra começar tudo de novo a primeira coisa é confiar na palavra de deus no que a palavra de deus diz sobre você percebeu que o coração tem a ver com ouvir deus engraçado a gente acha que orar é falar porque ora também não é ouvir jesus estava orando e ouviu a declaração de deus eu acho que deus quer falar conosco nesta semana sobre ouvi lo sobre como ouvi lo porque ouvindo pra que ouvi lo existem pelo menos três caminhos que jesus nos oferece no seu exemplo o
primeiro parece que nós só vamos ouvir a palavra de deus chorarmos jesus instaurando ele ouve a palavra de deus segundo parece que a gente não vai conseguir ser peregrino contando só com o nosso discurso sobre quem nós somos parece que a gente precisa de ouvir a voz de deus mas eu acho que deus nos colocou no caminho uma outra possibilidade de ouvirmos sobre quem nós somos e temos a garantia de que nos sons isso a igreja muita gente quer recomeçar a vida muita gente quer recomeçar o seu caminho muita gente quer renovar mas acho que
é possível fazer isso sem uma igreja local meus irmãos a igreja é aquilo que deus colocou no nosso caminho para dizer assim ó você é cliente viu o seu ambiente a palavra de deus parece que a igreja é a embaixada desse povo de deus que anda peregrinando em terra estranha então a gente precisa da embaixada porque sem a embaixada a gente não consegue reconhecer de outras vozes que nós realmente somos precisamos de uma igreja em terceiro e parece que a gente só consegue ouvir quem nós somos se nós estivermos debaixo do discipulado se nós tivermos
em comunhão com os irmãos que conheçam a palavra e possam expor essa palavra pra gente é tão interessante como a gente encontra às vezes as pessoas não mas já conhece a bíblia é a primeira coisa que alguém que conhece a bíblia diz eu não conheço a bíblia não é esse cara sabe o que a bíblia não eu já li a bíblia já entendo que a liberdade não filhos e não têm trabalho e se a memória exemplo você nunca leu a bíblia se ele alguma passagem ou outra você está falando que meu passar a 2000 entrará
dizendo que está na bíblia não tá na bíblia isso a palavra de deus a palavra de deus a bíblia é algo que a gente não consegue entender sozinho por isso que a gente se vincular uma igreja e se vincula irmãos que podem nos ajudar a ler a bíblia só se você lendo a bíblia só se um perigo perigoso você vai ler a bíblia as entidades assim que eles já viram lá no fantástico se você instalar no youtube você coloca lá né pastor adultério coloca assim você vai ver lá seguinte entrevista um pastor de uma igreja
baseada numa leitura que ele já fez na bíblia de que era uma virtude do terá aí o repórter a pergunta parece mais escuta com base em que você está dizendo isso mas na bíblia mas como assim tá na bíblia mostra pra mim e pro ataque mostrou o versículo repórter luta que eu vá e adultério mas não passou que está escrito vai adulterar a um assunto que o cara criou essa doutrina doida então você sozinho é um perigo nem na bíblia você sozinho não pode ler a bíblia você precisa de um grupo com você você precisa
de pessoas mais maduras na fé cristã que possa expor a palavra de deus pra você que você possa entender a palavra de deus se possa escutar a palavra de deus é assim a vida agora isso faz sentido à palavra de deus ela não vai ela não vai chegar até você não pensa eu sei que ela vai chegar até você dizer assim ó tá certo viu confirmando você quer ler a bíblia trazer pra isso né e principalmente como cliente o cliente como tse com base bíblica e seu fervoroso ele não vai até para pecar tem que
ter uma base militar em potássio prova é porque tem que ter fundamentação bíblica e essa é a nossa maior artimanha a nossa maior artimanha quando se lê a bíblia sozinho é forçar a bíblia a está do nosso lado meus irmãos a sua salvação ea bíblia contra você por isso ele é a palavra é uma luta eu espero convencê los durante esta semana que não é fácil parar de ler a bíblia com isso a artimanha maior contra o povo de deus é deixá-lo deixar o povo de deus sempre longe da palavra de deus sempre longe da
depressão que a palavra de deus exige porque quanto mais você estiver longe da palavra mas você vai está longe de deus mas você estará longe de saber quem você realmente é jonas eu preciso disso eu não quero ser como um vampiro eu quero ter a minha identidade recuperada mas eu não quero a minha identidade segundo adão eu quero a identidade gloriosa década aquela identidade que deus está forjando em mim pra que eu seja como seu filho eu quero morar com você eu quero que você porque tenho certeza que foi por isso que deus te deu
sua esposa só por isso que deus te deu seu esposo deus não deu o teu esposo a você a fazê lo feliz ele deu teu esposo a você tão pouco para fazer você feliz deus deu esposa você que você tivesse a certeza de que ali quando deus está trabalhando em você a uma testemunha e assim como espírito santo que testemunhou o discurso de deus o teu cônjuge é convidado a no casamento testemunhar o que deus está fazendo na sua vida que deus vai usar seu cônjuge não pra fazer você conforme a imagem do seu cônjuge
que está usando seu cônjuge italiano em você a imagem gloriosa de cristo jesus e os dois vão trabalhar no outro não para que um seja conforme o outro quer que ele seja mas os dois vão trabalhar ser trabalhados por deus um através do outro pra que ambos têm uma imagem de jesus cristo para que ambos têm uma imagem gloriosa vamos orar os irmãos o senhor deus nos ajude senhor a sermos testemunhas do recomeço dos grandes começos em nossa casa ajude aqueles que como eu que são pais serem testemunhas da obra do senhor sendo confirmada na
vida dos nossos filhos nos ajude senhor a não querer fazê los ser como nós somos mas nos ajude a tornar nossos filhos cada vez mais parecidos com tigo pela obra que se realiza em nós que eles não sejam como queremos que eles sejam mas que eles sejam como jesus nos usa pra isso senhor nos usa senhor no nosso casamento como instrumentos de transformação do nosso conjunto e não a nossa imagem e semelhança mas a imagem do criador a imagem gloriosa senhor nos livre de impormos naqueles que estão à nossa volta a identidade que nós queremos
que eles tenham mais que a nossa missão seja ajudá los a serem fiéis à palavra de deus quando a palavra de deus diz o que elas são e nos ajude senhor a caminhar uns com os outros com a nossa família na nossa casa com piedade mas sobretudo o senhor nos ajuda a melhorar ea ler a bíblia confessamos senhor a maior e mais importante de todas as realidades da vida cristã a luta que é orar e ler a palavra como é difícil morar e ler a tua palavra senhor é o mais engraçado é que fazemos essa
confissão orando sabendo o quanto ela é dura diante de nós o quanto ela nos expõe o quanto ela revela a nossa fraqueza somos fracos senhora e nós a nossa fraqueza está no fato de a oração ea palavra quando são legítimas elas nos incomodam elas nos confrontam elas mostram que nós não queremos enxergar nós queremos ser o que queremos ser nós queremos nos tornar o que os outros querem que nos tornemos mas quando o senhor diz o que nós somos quando o seu diz o que o senhor quer fazer de nós nós lutamos contra o senhor
nós rejeitamos a palavra estamos fugindo o tempo todo mas não conseguimos fugir pra toda a vida porque a tua graça ninguém resiste a tua vontade ninguém resiste quando o seu manifesto o seu querer sim somos presas vulneráveis ao seu amor ea sua graça e damos glória por isso o senhor porque nem mesmo a nossa dura serviço é mais poderosa do que os do que a sua graça soberana obrigado porque o teu amor acima de tudo que branca o coração mais duro coração mais rígido o coração mais distante o coração mais fio isso faz isso o
pai a forjar um povo a forjar uma família família do céu que se faça isso sempre em nossos corações a despeito senhor da nossa maneira tão obtusa tão distanciada de ti nos livros senhor de vivermos longe da experiência da tua palavra diária e da tua revelação bíblica o tempo todo nos ensinando e orientando para a vida e que a gente possa crescer sem tecer debaixo da turim estação direção em nome de jesus oramos também