e Salve galera bem-vindos ao se liga eu sou professora Renata Esteves de sociologia vou trazer um vídeo interessante hoje porque é sobre um educador o educador bastante polêmico mas muito conhecido o que é o Paulo Freire para que a aula fique tranquila que a gente Entenda eu vou dividir ela em quatro para então na primeira parte vou apresentar a biografia do Paulo Freire Por que que ele é tão importante na segunda parte vou apresentar a experiência dele Angico e as práticas pedagógicas da eu também vou discutir por que que essas práticas são consideradas práticas para
a liberdade e para autonomia Por fim eu vou explicar o método Paulo Freire aí eu vou explicar um método mesmo Claro de uma forma reduzida E aí para finalizar a gente vai discutir um pouco porque que esse Pensador esse educador é tão amado tão odiado ao mesmo tempo vamos lá e se liga o Paulo Freire nasceu em 1921 em Recife e nos deixou em Dois de Maio de 1997 ele foi simplesmente o intelectual brasileiro mais homenageado do mundo ele chegou a ganhar 35 títulos honoris causa por várias Universidades em várias regiões do mundo ele chegou
também a lecionar em várias regiões do mundo inclusive em Harvard o livro dele mais famoso mais conhecido que a pedagogia do oprimido é simplesmente o terceiro livro brasileiro mais o melhor do terceiro livro do mundo não é o brasileiro mais citado do mundo até hoje as pessoas ainda são influenciadas de alguma maneira pelo pensamento do Paulo Freire claro que a gente tá em outros tempos mas os países que ainda aplicam o método Paulo Freire ainda são influenciados por ele e até hoje são Áustria Alemanha Holanda Canadá Estados Unidos Reino Unido Portugal e África do Sul
ou seja vários e vários países além disso ele chegou a ser Ministro da Educação aqui no Brasil em São Paulo especificamente durante a gestão da Herondina em 1988 e foi eleito patrono da Educação do Brasil em 2012 apesar de todo esse currículo o Paulo Freire foi preso em 1968 e depois foi exilado chegando a ficar quase 16 anos exilados Angicos 1960 eu vou falar agora dessa grande experiência que o Paulo Freire e trouxe para o Brasil antes da gente falar nisso vão pensar aqui como que era a educação em 1960 Pergunta aí né para os
seus parentes para os seus pais para os seus avós quer saber mais ou menos te responder então só para vocês terem uma ideia 40 quase quarenta por cento da população brasileira de Jovens e Adultos eram analfabetas segundo a folha de São Paulo o que é muita gente analfabeta e a educação era meio que aquela educação mas autoritária tá Pergunta aí para o que os pais e avós de vocês que vocês vão entender mais ou menos como funciona o Paulo Freire chega com uma novidade chega querendo pensar educação querendo pensar um novo mundo uma outra forma
de educar ou melhor uma forma mais humanizada de Edu carro ele começa ali por Angicos Angicos É Uma cidadezinha bem pequenininha ali no Rio Grande do Norte fica perto de Mossoró e ele aplicou também o seu método em Mossoró e ele teve várias influências de movimentos populares e ele também preencher o vários movimentos populares então muito me ajudaram essa realização do Paulo Freire Então a gente tem por exemplo o movimento popular e estudantil a gente tem um movimento popular de Cultura o movimento popular de base da igreja católica enfim vários movimentos ali participando desse processo
os resultados foram muito bem-sucedidos 300 Trabalhadores alfabetizados em apenas 45 horas isso mobilizou toda opinião pública de maneira que o método passou ser utilizado também São Paulo em Brasília e no Rio de Janeiro e depois dando tão certo este método foi adotado agora pelo Governo Federal de São Paulo ou seja o método Paulo Freire era oficialmente utilizado em quase todo o país assim em 63 E 64 foram formados vários coordenadores para espalhar o método pelo Brasil A ideia era a seguinte formar 20 mil círculos de Cultura círculos de Cultura eram as equipes de professores que
estavam se formando No método Paulo Freire esses 20 mil cada um desses círculos devia formar 30 alunos em apenas dois meses faz as contas aí gente em apenas dois meses o Brasil praticamente analfabeto já teria 600 mil alfabetizados em apenas dois meses pensa nisso pensa o quanto era grandiosas ideia no entanto como a gente bem sabe veio o regime militar em 64 e o Paulo Freire foi considerado altamente submersível todos os materiais dele foram apreendidos em 68 ele é preso por causa disso mas eu não pensar aqui por quê que a pedagogia do Paulo Freire
como ele próprio o denomina é uma prática para a liberdade a prática para autonomia e porque é uma Pedagogia do Oprimido bom de fato que o Paulo Freire opera com alguns conceitos do Marxismo isso não quer dizer que ele leve ao Marxismo ao pé da letra mesmo porque o Paulo Freire é sobretudo da teologia da libertação ele compacto a mais com a teologia da libertação que é uma corrente do catolicismo mais uma ideia daqui aqui dele é mobilizar principalmente Dois conselhos que é o conceito de ideologia e o conceito de alienação então quando a prática
dele é para liberdade é para autonomia nós precisamos pensar o que a liberdade e o e é autonomia para entender exatamente qual é a proposta dele então vamos lá a maioria das pessoas pensam e eu grande o aula em colégios trabalho muito tempo com colégios eu sei que funciona assim a maioria das pessoas entende que autonomia é o aluno e lá e fazer a lição sozinho ou até mesmo nem de primeiro Professor ou e lá fazer sozinho que o professor mandar e fazer de repente mais exercícios do que o professor mandar a ideia de autonomia
não é exatamente essa pelo menos por Paulo Freire então próprio nome diz né quando a gente pensa autonomia A etimologia da palavra é que sou eu quem duas normas sou eu quem me dou as regras ou até mesmo sou eu quem construa essas regras a ideia do Paulo Freire é que essa educação que possibilite a condição alguma condição de reconhecimento do sujeito que que eu tô querendo dizer com isso que a ideia é conscientes ao sujeito de quem ele é no mundo ou seja o que que significa alienação a educação na visão do Paulo Freire
antes do Paulo Freire era alienante no sentido de que ela não tinha nada a ver com aluno e ela não trazia o aluno para realidade ela tava completamente a qualidade para o mar é por meio do trabalho que o homem o ser humano se coloque constrói esse mundo à medida que eles se coloca e se constrói nesse mundo ele é quem coloca as regras desse mundo Claro que ele faz isso em coletivo e aí a gente tem um processo de autonomia e a ideia do Paulo Freire é Trazer isso também para educação Ou seja é
por meio da educação que ele vai elaborar algumas estratégias para que o sujeito tome consciência da sua própria realidade e de quem ele é dentro dessa realidade para a partir daí ele mesmo nem entender o que que ele pode e o que que ele não pode mudar essa realidade ou seja o que pode ser feito dentro dessa realidade aí entra a ideia de liberdade a liberdade está relacionada exatamente com a criação com criar este novo mundo mas eu só a criar esse novo mundo primeiro se eu tiver consciência de que mundo é este de Que
mundo que eu estou e quais são as possibilidades de transformação desse mundo é claro que para entender as ideias do Paulo Freire também importante a gente entender que mundo que Ele defende que mundo ele é compra então Ele defende o mundo mais igualitário o mundo mais justo o mundo com menos exploração EA Contra esse mundo Aonde tem muita fome Muito autoritarismo muito analfabetismo e muitas desigualdades e muitas opções então é exatamente Contra isso que ele vai lutar não que diz respeito à educação ele vai lutar contra o que ele denominou educação bancária O que que
é uma educação bancária é justamente uma educação alienante que descola o aluno da realidade Ou seja é como se o professor fosse totalmente dono do saber e o aluno não tivesse nada o aluno fosse uma lousa em branco completamente vazio o professor transferir esse conhecimento para o aluno ou seja ele deposita esse conhecimento problema de forma mecânica ou seja algo bem próximo aí de uma dinâmica de banco Mas aí o que que ele propõe exatamente o contrário disso que seria educação para prática da Liberdade ou seja uma educação de conscientização de cima Então vamos lá
Quais são os problemas dessa educação bancária primeiro o professor não tem como mandar na realidade do aluno ou seja impor a sua realidade para o aluno quando o professor fazer fizer isso para o aluno as coisas deixam de fazer sentido então ele aprende mas ele aprende mecanicamente ele aprende de forma alienada Por que aquilo não tem nada a ver com a realidade dele de certa forma esse ensino seria autoritário e eu até chamaria de uns de ensino doutrinário E você tá em pondo Professor tá impondo as ideias para o aluno e o aluno é obrigado
a aceitar Sem questionar a ideia aqui do Paulo Freire é um diálogo isso é bastante conhecido né Paulo Freire diz que o professor aprende com aluno e o aluno aprende com professor Ou seja é uma relação horizontal de modo que ele não impõe nenhum tipo de conhecimento que o aluno Mas calma aí vamos devagar nessa relação tá porque a ideia não é que os dois sabem a mesma coisa sobre o mesmo assunto vamos lá como que funciona essa ideia a questão de ser horizontal é porque cabe ao professor chegar na realidade do aluno ou seja
ao invés do professor impor a sua realidade é o aluno Cabe a ele chegar até a realidade do aluno para depois disso evoluiu o centro do própria Lulu quando a gente pensa já que existe uma troca não quer dizer que os dois sabem exatamente a mesma coisa da mesma matéria mas quer dizer que o aluno conhece a realidade dele melhor do que o professor então o professor tem muito a aprender com a realidade desse aluno assim o conhecimento passa a ser algo voltado para a realidade do aluno e não para realidade do professor ela deixa
de ser autoritária porque ela tá a próxima da realidade do aluno e principalmente das necessidades e das demandas que o próprio aluno cai então entendendo mais ou menos né porque que essa educação é para autonomia né porque faz com que o sujeito tome consciência de si e da sua própria realidade e porque é uma prática para liberdade que a partir dessa consciência o sujeito pode modificar a sua os sonhos as suas realidades Na verdade eu falo as suas Mas pensa aqui tudo num coletivo né se ele mudar a realidade dele não vai adiantar muito mas
sem pensar e mudar a realidade como um todo mas ainda fica a questão porque quer saber da goji ia é do Oprimido E aí vem mais ou menos Nesta mesma linha nessa mesma ideia antes a educação era educação como uma missão do civilizador que a gente construiu a educação ao fim com base na ideia do civilizador daquele que vai ensinar o que é correto que é bonito que é feito é certo o que é errado agora a educação passa a ser do Oprimido passa a ser do outro lado Ou seja é necessário que o professor
chegue na realidade desse aluno compreenda a realidade desse aluno para a partir daí fazer com que o próprio aluno transforme a sua realidade conforme ele acha que seja necessário ou não Ou seja a gente e não tem aqui de forma alguma uma educação autoritária nascer de novo vou repetir nesse sentido que essa educação não pode ser considerada doutrinária doutrinária seria a missão do civilizador a pedagogia antiga e essa Pedagogia do Paulo Freire Então vai ser conhecida como pedagogia crítica justamente porque ela reconhece esses elementos assim essa pedagogia vai ser fundamentada na ideia do Diálogo fixo
quer dizer já falei para vocês que o aluno ele não é uma lousa em branco todo mundo tem alguma experiência tem algum conhecimento EA educação sempre vai partir daquele conhecimento daquela experiência ou seja o professor sabe mas o aluno também sabe embora eles saibam coisas diferentes no Encanto sobre a realidade do aluno é o aluno que sabe não é o soro por mais que o professor tenha pesquisado por mais que o professor tem algum conhecimento ele não tem exatamente a vivência do aluno nesse sentido que essa educação é horizontal e que essa educação é voltado
agora para Oprimido Por que é pra realidade do Oprimido mas cuidado também porque isso não quer dizer que eu só posso pensar e usar o método Paulo Freire com pessoas mais pobres né com pessoas oprimidas ele é utilizado muito em colégios particulares e principalmente fora do Brasil né mais fora do Brasil no que aqui dentro aliás aqui dentro também é muito mais utilizado no ensino privado do que no ensino público ensino público mal conhece essa técnica e esse método Paulo Freire também vou frisar de novo aqui que o Paulo Freire trata sobretudo de uma educação
para jovens e adultos Ou seja a ideia dele é pensar em Como alfabetizar jovens e adultos que já chegam na idade adulta sem saber ler nem escrever muitas vezes sem saber ler nem escrever o próprio nome mas afinal o que consiste esse método Paulo Freire para alfabetização de Jovens e Adultos primeiro Vamos tomar um pouquinho de cuidado com as palavras método que a ideia não é que você pode aplicar esse método igualzinho do Paulo Freire em todos os lugares na verdade é um estudo ou ainda de fato uma pedagogia Paulo Freire mas eu vou explicar
aqui mais ou menos como funciona só para dar um exemplo da experiência dele lá em Angico de mais ou menos como que era a ideia então o primeiro deve-se fazer uma pesquisa do universo vocabular do aluno então cabe ao professor pensar na realidade do aluno para isso ele vai fazer quase que um trabalho de antropólogo eu que tô falando tal Paulo Freire nunca disse isso mas no sentido de que ele vai lá na comunidade a conversar com as pessoas vai ver como que é feito o trabalho cotidiano dia a dia vai conversar muito com aluno
vai tentar entender aquela realidade a partir disso ele vai criar o que o Paulo Freire chamou de fichas de cultura que é mais ou menos como se você desenhasse todo o universo Toda a realidade daquele aluno Então vão pensar que aluno que é né Porque o método também vai variar depende da onde você for a sua pesquisa vai ser uma por isso que ele é muito dinâmico não é uma coisa pronta estática Mas aí o Paulo Freire começou por exemplo com alunos que eram lavradores então vamos investigar como que é a realidade dos moradores como
conversar com os alunos com as mães dos alunos com os filhos dos alunos enfim né com a comunidade inteira e a partir daí pensar naquilo que faz sentido então E qual é o período de colheita quando tá seco que que eles fazem o que que eles comem para onde que eles vão que eles falam que qual é o tempo de lazer como são as relações entre as famílias Qual é a atribuição de cada um na casa ou seja o máximo possível que se puder colher da realidade daqueles alunos melhor E aí vamos fazer as fichinhas
de Cultura a partir dessas fichas é que os professores e os alunos vão começar com processo de educação Então vão até fazer alguns desenhos com algumas palavras que estão relacionadas a essa realidade e a ideia é pensar essa realidade né então pensar como que é a vida dos lavradores quais são as dificuldades que eles encontram ali no cotidiano e depois Qual é o significado de cada palavra que vai ser trabalhada essas palavras que vão ser trabalhadas em Freud denomina palavras geradoras então A ideia é pensar um conjunto de palavra pode ser tipo umas de 15
a 25 palavras por exemplo que esteja dentro da realidade daqueles trabalhadores Então vamos pensar assim de lavradores não é palavras como chuva seca inchada lavoura enfim palavras que tem a ver com a própria realidade deles é a partir dessas palavras que eles vão começar alfabetização ou seja não é uma palavra aleatória que surge do nada da cabeça de alguém é uma palavra que surge da própria comunidade e que vai ser intensificamente problematizada na comunidade então não adianta só eu saber operar Tecnicamente com a palavra eu preciso saber o significado dessa palavra no meu cotidiano ou
seja como eu eu fiz essa palavra no meu dia a dia o que que ela significa para mim qual é o sentido que ela tem para mim então primeiro a gente conhece a realidade do mundo e depois a gente vai para o campo abstrato que é justamente aprender a ler EA escrever Mas quais são os critérios para escolher essa palavra então não basta só a palavra tá dentro da realidade dos alunos Mas ele tem ali alguns critérios como por exemplo a riqueza fonêmica as dificuldades fonéticas e a densidade pragmática do sentido o quê que isso
significa vão pensar assim quanto mais sílabas tiver quanto mais fonéticas melhor de trabalhar com aquela palavra porque ela vai gerar outras palavras então por exemplo chuva é chuva é uma palavra um pouco complexa para começar porque a gente tem aí o ch né a família do CH EA gente vai ter que explicar para o aluno a diferença do CH e doces e provavelmente chuva não seria uma boa palavra para iniciar o processo Mas é uma palavra boa para ser utilizada ou então pensar em na palavra inchada inchada já é uma palavra que me possibilita a
criação de várias outras palavras daqui a pouco eu vou explicar de que maneira que essas palavras se tornam geradoras por exemplo cana cana é uma palavra importante na no cotidiano dos trabalhadores mas talvez ela não Gere tantas palavras Então não é tão fácil assim escolher as palavras mas depois de escolhida essas palavras aí começa-se a trabalhar com essas palavras na ideia de elas gerar em outras palavras eu já vou explicar como e depois essas palavras também vão se transformar em temas geradores Ou seja a partir de uma palavra também vou conseguir problematizaram várias outras palavras
não é só aprender a escrever aprendi Esse é aprender também a problematiza o sentido dessas palavras no nosso cotidiano ou seja dentro da realidade de cada um bom então aqui eu vou dar um exemplo Lembrando que o Marco do Paulo Freire não é exatamente um método Então não precisa ser feita exatamente assim mas eu tô usando mais ou menos uns exemplos que ele deu principalmente lá em Angico Então até o método de alfabetização mesmo tá primeiro então a gente teria feito as fichas de cultura e variação do cotidiano da comunidade e aqui no caso escolhi
a palavra povoado tá tentando Aí talvez numa cidadezinha pequena como gicos talvez essa palavra fosse importante vejam que eu tenho desenho de um povoado e a imagem para o Paulo Freire é muito importante porque o aluno não Alfabetizado ele não está Alfabetizado nas palavras Mas provavelmente ele consegue ler as imagens então ele precisa aprender a ler o seu mundo e aprender o seu mundo nas imagens ali as imagens para depois começar com as palavras então primeiro a gente problema que daria muita coisa assim né já aqui a gente tem um povoado temos muitas coisas para
problematizar em um povoado a necessidade dele por exemplo habitação saúde educação Quais são os problemas que essa comunidade pode encontrar como que se dão as relações nesse povoado ou seja é uma palavra rica para ser problematizada depois disso começar aprender a escrever essa palavra então aqui o professor vai escrever povoado então ele vai falando bem devagarinho né pô vou e a dor e a ideia que o aluno vai repetindo tá ele vai até ser chato assim tipo povo a Du está escrito aqui gente vamos todo mundo comigo enfim como vai rolar uma dinâmica é muito
mais legal do que você essa aqui que eu tô trazendo tá depois disso ele vai escrever a palavra povoado só que ele vai escrever assim tá então de novo Pô voado tão os alunos um conhecendo as letras a fonética e ele vai apresentando a família de cada uma dessas cinco sílabas então aqui a gente tem um pô a família do Pou é o pa Pé um E aí ele vai repetindo isso tá eu vou vá vivo aqui o interessante né por isso que eu peguei essa palavra que eu achei ela bem rica Oi gente tem
também lá e aí o ou então aqui estão somente as vogais então dá para trabalhar todas as famílias da das vogais e de novo a família do dado é de dolo Tá bom depois que ele trabalhou bastante isso daqui né que pensou sobre aí agora ideia é gerar outras palavras que combinam você eu convido vocês aí a fazer a mesma coisa que eu acho divertido aqui dá para gente achar palavras a partir desse daqui então aluna convidado a buscar outras palavras ó eu já achei uma filho e Vocês conseguem achar em casa pipa o ou
o vô cadê vovó tchau o que mais e é de dedo E por aí vai e essas palavras com família elas foram trabalhadas com outras palavras cada vez mais o aluno vai ganhando uma um repertório maior de palavras de modo que de repente ele consegue fazer algumas palavras um pouquinho mais complexas por exemplo aqui daria para fazer ideia né um da né então daria para construir outras palavras e aí a ideia é que essas palavras Elas começaram com a realidade ele também vai identificar aqui outras palavras que tem a ver com a realidade dele ou
não num primeiro momento também não precisa ter mais cada vez mais a gente vai trazendo palavras mais complexas para eles familiarizando com essas palavras e depois de construir aqui as palavras né como por exemplo pipa não dá para construir aqui também ovo é ovo vovô enfim dá para construir um monte de palavras com a palavra povoado depois que o aluno tem bastante palavras aos poucos ele também vai conseguir construir algumas frases a partir disso e depois das frases porque não também texto Então a ideia dele é exatamente essa tá então a partir de uma palavra
você gera outras palavras têm conhecimento sobre essas palavras isso também vai dando espaço dos temas geradores que aí é algo mais complexo algo que o aluno já precisa estar um pouco mais Alfabetizado também para trazer os temas geradores mas basicamente é isso gente só isso a partir desse o aluno começa a ter uma um contato uma dimensão com a leitura com as palavras e também com a própria realidade não veja também a coisa aqui de subversiva como muitas pessoas pensam mas a pergunta que não quer calar é por que que o Paulo Freire tem um
Amado e tão odiado ao mesmo tempo eu acho que ao longo da aula a gente já consegue ter mais ou menos aqui algumas ideias a respeito disso Então primeiramente é bom lembrar que o Paulo Freire estava dentro de um contexto brasileiro que não existe mais assim no sentido de que não é mais idêntico né E também dentro de um contexto acadêmico que se modificou muito também por causa dele ou seja não sei o quanto é possível ainda discutir as questões pedagógicas do Paulo Freire ao pé da letra embora a gente ainda tenha muito a aprender
com Paulo Freire mas enfim é porque o Paulo Freire seria tão amado e tão odiado acho que ele traz um método muito importante na época porque a ideia é alfabetizar em 40 horas E aí ele conseguiu mais ou menos aí de 36 a 45 horas claro que a ideia também pode ser estender então você pode ficar mais tempo aplicando o método quanto mais tempo tiver melhor porque vai ser possível problematizaram os temas geradores vai ser possível vários temas geradores Mas pensa comigo é muito interessante num período em que muitos adultos são analfabetos trazer essa alfabetização
Porém na época usa analfabetos não votavam bom E se eles se alfabetizam eles podem votar ou seja isso é extremamente perigoso isso é extremamente subversivo vai ter gente que vai achar muito legal Principalmente aqueles que concordam com os ideais da Democracia pois vai ter gente principalmente aqueles que acreditam nas hierarquias e entendem que o mundo deve continuar com a mesma configuração que vão considerar isso altamente subversivo e é altamente subversivo porque o Paulo Freire pretende trazer uma nova pedagogia uma pedagogia crítica e uma pedagogia revolucionária no sentido de que agora é a realidade do Oprimido
que está em jogo e não mais o pensamento do dominante as ideias do dominante mas sem as ideias do dominado É subversivo sim e sua agrada alguns e isso logicamente desagrada outros E além disso a gente vê se processo acontecer bem lado Sócrates né ou seja não lembrar que o Paulo Freire foi preso por causa dessas ideias que eu trouxe aqui sim ela não cometeu nenhum crime ele fez isso exatamente isso que eu trouxe aqui e a ideia dele não era nem nossa vamos preparar o mundo para uma revolução do proletariado não tinha nada a
ver com isso A ideia era vamos fazer com que os alunos se tornem conscientes de si Ou seja é uma prática política para a liberdade sim mas não não é necessariamente uma Ou melhor não tem nada aqui de doutrinação como a gente já discutiu várias vezes e eu acho que isso já aconteceu ali na antiguidade desde o Sócrates o Sócrates traz mais ou menos a mesma ideia ali do Paulo Freire ou seja quem conhece o Sócrates sabe que ele também tem um conteúdo pedagógico interessante e que a ideia do Sócrates aquele conceito de maiêutica de
parto das ideias é com que os alunos Tragam as luz a luz as próprias ideias e por causa disso Sócrates foi condenado à morte isso em 399 antes de Cristo EA morte do Sócrates volta a se repetir em outros pensadores ou tempo inteiro Galileu Galilei e Giordano Bruno e também de alguma maneira o Paulo Freire que foi preso exatamente por conta disso depois que Paulo Freire foi preso ele vai para o Chile então primeiro lugar que ele se refugia é no Chile e adivinho nos primeiros anos que o Paulo Freire tá lá o Chile ganham
prêmio da é como um dos cinco países que mais contribuíram contra o analfabetismo olha só que interessante olha com o Paulo Freire foi importante para o Chile e nem deu tempo de ele fazer muita coisa aqui no Brasil então para aqueles que se preocupam com o método Paulo Freire Fiquem tranquilos porque praticamente não foi aplicado no Brasil embora depois o Paulo Freire tem a trabalhado como secretário da Educação em São Paulo mas mesmo assim até hoje o Paulo Freire não é tão utilizado em todos os países que o Paulo Freire passou teve uma um ganho
um êxito substancial na área da Educação então por isso que ele passou a ser tão considerado por intelectuais e pedagogos de todo mundo no entanto ele é subversivo sim ele muda as práticas ele muda a forma de pensar e ele traz um método que realmente O que é contrário a tudo que se conhecia que a pedagogia crítica que a pedagogia do oprimido e por isso muitas pessoas odeiam porque muitas talvez acreditem que esse mundo não deva ser modificado Enfim então mais ou menos aqui para a gente pensar o quanto esse hoje é o Paulo Freire
não é somente um ódio o Paulo Freire mas é um áudio que persiste aí durante a história daqueles que de alguma forma se comprometem com a educação e se comprometem com a transformação do mundo por meio da educação então finalizou aqui simplesmente isso Paulo Freire um grande pedagogo um grande sonhador que sonha um dia que a educação pudesse transformar os povos pudesse transformar a sociedade eu vou ficando por aqui espero ter facilitado um pouquinho conhecimento sobre ele beijos e até o próximo vídeo