jessé muito obrigado a receber a gente aqui na sua casa ea gente poder conversar um pouquinho sobre essas questões de classes e tudo mais muito obrigado obrigado você vai né olha o jessé souza é autor de vários livros mas sempre recentemente ele está lançando esse aqui a elite do atraso bom além da elite do atraso aqui que eu acabei de mostrar a você já escreveu entre o que você escreveu e organizou são mais de 20 obras em português inglês e alemão e é foi presidente do ipea instituto de pesquisa econômica aplicada 2015 e 2016 num
dos das suas obras o senhor publicou há um estudo trazendo questões sócio políticas aqui do brasil e o senhor usa um termo pra classificar uma dessas classes que é a ralé que classe é essa é que nem o senhor classifica como uma classe que vive abaixo da linha da dignidade de classe é essa no brasil exatamente a ralé do fundo obviamente é o nome não é para insultar essas pessoas que chato já foi insultado e humilhado todos os dias é o nome tem a ver com o sentido provocativo que eu quis da classe no fundo
o que vê como até vi que eu é de feno desse último livro a elite do atraso da escravidão a lava jato o tema principal é o que é recontar a história do brasil desde o seu começo até hoje na oea como a gente é que nós somos ensinados na escola uma sobre uma enfim sobre uma história que que é falsa ou seja que nós vemos de portugal de portugal gente é da corrupção isso é como se fosse uma uma espécie de um mau cultural e do lado nosso sangue tal da isso é quando nessa
época não existia corrupção nesse sentido que esta reserva do rei mesmo edital né você só vai ter é corrupção a partir do século 18 ou seja com a noção de soberania popular de que o poder é demanda do povo e aí e daí então você tem a dança moderna é de um bem público que pertence ao público então seja naquele período da monarquia a a gente pode dizer que existia ali uma corrupção mas entre aspas porque realmente era prerrogativa do rei toda aquela atividade não é como hoje lado né que realmente a corrupção não deveria
estar acontecendo aquela foto é o homem não é corrupção não poderia aguardar o que aconteceu naquela época eram privilégios empresário reconhecido por todos como justo só que não só em portugal mas na frança na inglaterra de 70 na mas nós fomos montados nos pés do que eu chamo de é sociologia do vira-lata brasileiro jaílson ou seja nós somos montar nós fomos costumes pelos nossos grandes pensadores como vindo de portugal e de portugal alertando a corrupção ao contrário de europeus e americanos que seriam dedicados seres poderosos superiores roberto 777 agora então que só classifica como ralé
é essa faixa da sociedade que vive depois da classe c ou ainda mais abaixo da classe ainda vai morrer no fundo a levo um que é uma espécie é uma taça que vem desde o uso os escravos mostrando a continuidade da escravidão entre nós né que reproduz o mesmo tipo de família que existia da escravidão você já não família por exemplo é o tipo de família que essa é que é essa classe de lei que é mais um terço da nossa população na secção fora não têm família é exatamente são famílias monoparentais sua mãe fica
ela tem normalmente quatro cinco filhos de dois ou três jogos distintos e tal aí é que tem sempre um homem novo entrando dessa família deus é mandão família porque no fundo você não tenha reprodução dos papéis de afeto de cuidado de solidariedade são as bases da organização familiar né isso mostra como a gente tem o que a gente desenvolveu uma continuidade das cabidão da forma da família mas não só na forma da família que a gente pensa da galera é essa mesma lei ela presta hoje no mundo do trabalho o mesmo serviço que ela precisava
antes do tempo 10 ou seja o que o empregada doméstica faz o que eu faço neira faz 77 e uma série de serviços indignos pesados e perigosa é exatamente o escravo doméstico parece é fazia da família do senhor daí elas não serem classe trabalhadora é porque como você tem uma família desestruturada você não tem os estímulos para outra escola você precisa estimular as quais teve uma leitura de um pensamento abstrato e tal com uma família confusa e desestruturando você não não tem então você chega na escola as pessoas da classe regular com cinco anos mas
já com o perdedor e elas vão sair como analfabeto funcional você não vai conseguir competir pelos carros no mercado econômico competitivo como da classe trabalhadora pra cima você consegue não se rouba o tempo da classe para que você possa investir seu tempo em outros trabalhos mais produtivos e estudos que você vai usar depois bastará coisas mais produtivas ainda que vai te dar salários da que vai te dar prestígio que não seja isso é uma opressão de classe óbvio que perpassa nossa sociedade que vem desde a época da escravidão da escravidão soldado principal entende que a
gente realmente não percebe você tá a gente está falando sobre inclusive essa provocação nem se pergunta o senhor usa da classe ralé que é marginalizada pelas classes superiores mas que também se marginalizada então é uma via de mão dupla até essa classe ralé não consegue construir uma auto estima para inclusive é surfar além disso e conseguir condições melhores se não me engano ela até fala um pouco disso né eu posso eu posso tocar nesse assunto porque ele é extremamente importante wagner é porque ninguém nunca luca eu eu fiquei muito as classes sociais entre os dois
países principalmente os os muito pobres da europa conhece ninguém que tenha escolhido ser humilhado esse pobre claro e que está aberto a situação porque não pôde melhor da e aí pensa pensa bem você nasce já no seu berço seus estímulos para a escola porque na então você você chega sem condições de competição é culpa sua não é todos os países que lograram com é conseguir sociedade mais igualitária a gente botar um mecanismo de ajuda essas classes excluídas a eac trotes nunca foi feito então fica a cachoeira fica a capital a tese que eu tô podendo
aí é esse aqui pela primeira vez inclusive é claro que eu acho que até poderia ter sido feita do modo mais aprofundado melhor é certo que houve uma primeira diminuir diminuição mínimo mínima entre as classes entre nós e teve mais dinheiro mais acesso a estudantes a tentar né você acha que simplesmente uma divisão por a dados econômicos é suficiente pra gente poder separar classe a classe b crescer e chegar até na classe ralé não não é uma idéia absurda a idéia de que a classe tem a ver com a renda da época e renda é
uma coisa que vocês só recebe quando você é adulto na clara e quando você era adolescente quando você era criança que é exatamente as fases mais importantes que vão formar cada 12 e deve fazer uma classe então ela não é esse dado econômico que vai explicar a renda diferencial porque alguns ganham 500 mil e outros r 500 reais é isso que precisa ser explicado e não apenas contabilizar da isso você tem que ter porque e o tipo de conselho de classe que eu utilizo os meus livros é o conselho de classe que diz a classe
é montada na família na minha família de classe média ela reproduz privilégios a ela vê o pai lendo ela ela recebe estímulos a mãe contando histórias fantasiosas hora com fantasia estimulando a imaginação é o único e e à criança consigo axé como campeã vai vai ser vencedor porque ele foi multado para isso a família que dá e é claro que a culpa não é da família às famílias abandonadas esquecidas é culpa da sociedade como um todo na tanto que nos países em que houve a efetiva equalização das classes em vários desses países isso efetivamente aconteceu
é você tem que ter o resgate claro que ninguém quer dizer ninguém é abandonada até de quem é pobre e humilhado porque é é porque não não não sabe como saiu a bancos e ele não quer dizer que nessas classes economicamente mais baixas não existam famílias que eduquem com esse tipo de mentalidade educa um filho campeão eduquem para leitura mas é uma é um mínimo né não isso não é tão forte quanto acontece em outras classes onde esses estímulos são muito maiores que às vezes a gente tem uma exceção é de gente que sai destas
classes mais baixas porque teve uma educação diferencial agora o senhor diz que é a gente tem um problema muito forte com a autoestima do trabalhador brasileiro nessas classes mais baixas o seu comentário inclusive que a religião ela tem eu estou dizendo isso em uma entrevista ela tem um papel motivacional importante nessas classes o que acontece o que é religião contribui é religião é algo extremamente importante claro né e e no caso por exemplo dessas classes dessas classes baixas entre dóis daquela que é o público é maior especialmente daí ele é da gente a maioria de
evangélicos protestantes restantes da evangélica é você ter o que você teve uma você teve é você teve no fundo uma grande ênfase para a que é é a queda de algumas delas são mais mágicas de tudo mas algumas delas têm uma tentativa fazer uma tentativa de é dotar esse o cotidiano dessas pessoas do conteúdo ético e aí possa mostrar que quero é o principal a idéia principal é a idéia do pensamento prospectiva você possa planejar e racionalizar a sua vida né diz olha em nome desse bem futuro na ilha do boi emprego e tal para
então tenho que renunciar ao presente dá pra que isso pra que isso quando é contra e acontece temos simples o que essas religiões em si não é basicamente isso né quem é uma coisa que queira da classe média já já aprendi desde o berço ou seja a renunciar ao é um presente diz não tem hora pra brincar agora não é esse que tá pra você sempre joga para o futuro da e aí que você cria e verdadeiros campeões na de pessoas que denunciam o prazer imediato em nome de uma em nome de uma benesse é
futuro né o que essas religiões religiões tentam produzir das classes populares é um tipo de racionalização da vida na eterna porque senão você você fica perdido no ac no hino agora se você está perdido aquilo agora e você não planeja nem pensa o futuro você literalmente não tem futuro a deus porque o futuro né é muito difícil mesmo para quem pára pra que tanto deseja se você não planeja você literalmente daí nós temos e essa classe que estou chamando de ralé ela literalmente não tem futuro na época sequer pensa no futuro porque ela tão quer
dizer ela tão carente naquela está presa desde aguilhão do ac do agora da comida hoje exceto na e não de de amanhã ou seja isso significa que essas pessoas são mais burra sou preguiçosa não dá é que a nossa sociedade é doente e perversa o bastante para fazer com que uma fração poderá ver os 60 70 milhões sejam jogados esquecidos sem nenhum apoio e seu voto é isso que a gente precisa aprender vai dar se você pensar eu morei muito tempo 11 anos no país como a alemanha é e a e os alemães fizeram um
esforço enorme para abranger os 17 milhões estavam na alemanha oriental e trazer o nível é de desenvolvimento e consumo muda é que a alemanha ocidental que foi muito dinheiro dava pra é enfim pagar tudo do brasil cinco vezes na e tem pra ter o que 17 milhões do mercado nós temos 70 milhões do nosso mercado que a gente esquece da gente aproveitar fôrma esse pessoal porque isso significa riqueza para todos na então a gente tá é excluindo essas pessoas porque porque a gente não furtarás evan desse ódio que vem porque é é o escravo dias
ele era odiado na lei porque acho que a vida não só funciona com a obrigação e o ódio é ao escravo da e nós mantivemos isso até porque para escravizar você tem que tirar a condição de ser humano exatamente na então quando você esquece que é um ser humano você oprime e escraviza é exatamente o que a gente faz com essa ralé hoje a gente esquece que ela é ser humano a gente a acha normal que a polícia mate dá é que fazer quando acorda quando quando acontece gerou sido ninguém se importa efetivamente né a
gente mantém essas capitão há 500 anos vai lá no fundo da mtv e aí a gente se acolhia é de uma burrice enorme porque porque incluir recuperar essa casa é abandonada é bom pra toda a gente do povo não vai precisar temer essa classe ele porque é excluído obviamente uma raiva diz claro claro que a oea e é uma raiva justa não é isso na entrada e aí você reproduz é o tipo de carência que tem a ver o que a sua mãe também não teve escola e ela não vai poder lidar e se esses
estímulos e tal ou seja então é uma coisa é o vínculo aí é o elvis não conte lá um contínuo que a gente precisa ter que ter uma atitude política dizer olha a partir de agora essa é a questão principal da que iria mudar tudo a gente não ia ter o hospital por os pobres e outro por este projeto a escola os próprios e outro público e isso é o que o apartheid da áfrica do sul faz eu é muito triste perceber que mais uma vez a gente chega na educação e de como ela esquecida
no nosso país e por isso ela cria essa divisão tão grande é social e claro influênciando economicamente tomara que a gente consiga um dia a como nação perceber isso encarar a educação com o papel que ela realmente merece e conseguir conduzir melhor né a nossa sociedade mas é muito obrigado pelo por esse momento essa conversa pelos esclarecimentos muito obrigado [Música]