A IDEOLOGIA ALEMÃ (P. 29 A 39) - KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS

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ENTENDA A SOCIOLOGIA (ARIOVALDO SANTOS - UEL - PR)
Vídeo produzido como material de apoio para os alunos da disciplina de Introdução à Sociologia do pr...
Video Transcript:
olá para muitos o pensamento de marx é um pensamento incompreensível e até mesmo para outros é um pensamento intransponível vamos procurar fazer hoje um pequeno exercício através da leitura de um livro publicado por marx e índios se chamava a ideologia alemã inicialmente este livro foi desconhecido até o início do século 20 e posteriormente através dele que é uma publicação que o marketing eo windows diziam que havia sido entregue para criticar o rei dos ratos se tomou mais conhecimento a respeito do que é no marx e no windows a concepção materialista da história para fazer este
exercício de hoje nós vamos seguir aqui a publicação realizada pela boitempo de ideologia alemã especificamente esta edição claro que existem várias outras edições através das quais podemos compreender o mesmo tipo de raciocínio que tanto marcos quanto em deus estavam procurando encaminhar seguramente é possível tratar dentro de um vídeo um livro que tem mais de 400 páginas dessa maneira nós pegaremos apenas algumas páginas iniciais especificamente eu trabalharei aqui da página 29 até a página 39 10 páginas parece pouca coisa mas o que está contido aqui é de uma imensa profundidade e que usa bastante quais eram
as preocupações que estavam sendo encaminhadas pela reflexão marxiano cada edição vai apresentar uma seqüência de texto é um texto que dependendo da editora vai ser montado horas com esta parte horas com outras padronizando aqui em cima do texto publicado pela boitempo não quer dizer que seja a única sequência walita mas vamos dizer assim a publicação mais recente o conjunto deste trabalho conseqüentemente é a partir dele que nós vamos então realizar a nossa reflexão bom vamos na página 29 o marcos coloca uma questão aparentemente simples ele vai dizer que só é possível conquistar a liberdade real
no mundo real eu emprego de meios reais isso é importantíssimo porque já marca a ruptura do pensamento marxista ano em houve ano com toda a perspectiva anterior não se pensa a emancipação dos homens ou seja a constituição de uma sociedade sem classes ou uma sociedade sem exploração a partir apenas do pensamento para o marketing para windows o pensamento vai captar a realidade é a partir destes elementos da realidade que você formula a reflexão conseqüentemente quando ele está falando de liberdade ou seja da constituição de uma sociedade sem classes porque não podemos esquecer que marx era
um pensador comunista assim como eles ele está colocando que se quisermos transformar a realidade é necessário que operemos dentro dos elementos constitutivos desta realidade e não a partir de idéias que estão totalmente descolada da realidade é importante observar também que a ideia de liberdade aqui não está voltada apenas para pensar a sociedade comunista liberdade para o marx é também aquele processo pelo qual o ser social ou seja os homens conseguem estabelecer um distanciamento cada vez maior em relação às suas condições de existência e imediatas esta reflexão vai aparecer ao longo do texto ou seja quanto
mais este seja a sua relação com a natureza ou as condições objetivas mediada pelo trabalho quanto mais esta relação fosse complexificando mas vão se criando distanciamentos entre este ser social e os demais animais a liberdade neste sentido é você distanciar-se daquela situação na qual a tua existência e está sempre presa ao imediato estrito ou seja comer beber e dormir para na sequência comer beber e dormir isso não significa que para o marketing para windows seja possível você libertar-se ou seja descolar-se de vez destas três funções vitais que também são funções vitais para os animais mas
significa apenas afirmar que no homem esta condição de tal ela vai sendo cada vez mais perpassado anpc social ou seja pela colaboração com outros homens que vai permitir tanto a procriação da espécie quanto à reprodução da espécie bem como a transformação dos vários modos de produção ou podemos até dizer a passagem de um modo de produção ao outro porque é sabido que na leitura do marx a história ela não é eterna os modos de produção não são eternos daí que ele vai dentro da ideologia alemã analisar ainda que rapidamente os vários modos de produção ou
seja as várias maneiras pelas quais os homens produzir reproduzir na sua existência ao longo da história vai falar do modo de produção comunal primitivo do modo de produção escravista do modo de produção feudal do modo de produção capitalista e da possibilidade futura da existência de um modo de produção comunista neste sentido é explicada porque a liberdade continuam marx dizendo que a escravidão não pode ser superada sem a máquina a vapor ea morri de n nem a servidão sem a melhora da liga dura e que em geral não é possível libertar os homens enquanto estes forem
incapazes de obter alimentação e bebida habitação investimento em qualidade e quantidade adequadas essa questão é fundamental para o marcos porque ele está apontando duas questões vitais a primeira delas é que se o ser social não conseguir estabelecer um distanciamento em relação às suas necessidades imediatas básicas é impossível você pensar em socialização da produção é a primeira questão que está levantando aqui a segunda questão é que para você atingir o grau mais pleno possível de liberdade social é necessária também é necessário também um desenvolvimento bem elevado das forças produtivas ou seja é necessário o desenvolvimento de
todos aqueles meios e recursos possíveis para que os homens possam produzir em grande quantidade para socializar também de acordo com as necessidades dos demais indivíduos daí que está fazendo referência a máquina a vapor e amorim dinheiro porque são forças produtivas avançadas existentes na época de marx e que ele toma como referência para mostrar que com o desenvolvimento das forças produtivas é possível se pensar em socialização e mesmo uma passagem uma transição do capitalismo para o comunismo prossegue o marquise prossegue o marketing eo windows dizendo que portanto a libertação ou seja este distanciamento das condições de
vida imediata mas também a possibilidade de você transitar para uma sociedade sem classes portanto a sociedade comunista que a libertação é um ato histórico significa o que significa que um ato dos homens somente os homens somente o ser sociais possui as condições necessárias para no seu intercâmbio com a natureza produzirem uma situação nova que vai cada vez mais se complexificando de tal modo que vai neste processo resultar em um maior domínio deste ser sobre a natureza e portanto vai resultar também a possibilidade do desenvolvimento das forças produtivas do desenvolvimento da divisão social e técnica do
trabalho a libertação é um ato histórico portanto um ato humano e não um ato do pensamento significa que não se constrói a sociedade futura através meramente do pensamento por exemplo eu desejo que o comunismo surja amanhã horas para que o comunismo surja amanhã caso isso fosse uma possibilidade seria necessário os homens intervirem nas condições objetivas relacionar se com outros homens para explorar e as possibilidades de transformação histórica apenas pelo desejo você não muda a história por isso que está dizendo que a libertação é uma história que não um ato do pensamento é lógico que para
transformar as condições objetivas é necessário é preciso se utilizar do pensamento mas isso não quer dizer que o pensamento ele esteja separado da materialidade social é necessário compreender o pensamento na sua íntima ligação com a materialidade social questão para a qual marques vai avançar nas páginas seguintes ao demonstrar que tanto a consciência quanto à linguagem são produtos históricos ou seja são o resultado deste intercâmbio permanente do ser social com as condições objetivas aquilo geralmente se chama por natureza e também o intercâmbio destes homens com outros homens uma vez que eles descobrem a importância ea ea
utilidade da cooperação entre si transformar aquela aquele espaço no qual estão vivendo para transformar inclusive as suas próprias relações sociais a libertação é uma história que não há outro pensamento ea ocasionada por condições históricas significa que você não muda a história como você quer é necessário levar em consideração as condições existentes e as possibilidades de exploração das condições existentes para poder transformar a realidade social na qual se está inscrito portanto essa transformação vai ser o marx nasce das condições da indústria do comércio da agricultura do intercâmbio somente posteriormente conforme suas diferentes fases de desenvolvimento o
absurdo da substância do sujeito da autoconsciência da crítica pura assim como absurdo religioso e teológicos são novamente eliminados quando se encontram suficientemente desenvolvidos aqui o marcos está colocando uma série de questões que demandaria mais tempo para serem analisadas com calma mas ele está tentando apontar o seguinte que todas as fantasias maiorias que os homens criam a respeito da sua própria realidade só podem ser resolvidas na medida em que eles estabelecerem em controle das condições materiais da sua existência mas também eles estabelecerem ligações reais humanas com os outros homens a fantasmagorie ia do mundo social aquilo
que o marketing vai falar um mundo cada vez mais estranho para os próprios homens resulta desta própria mistificação que no plano da vida cotidiana os homens tendem a realizar uma vez que eles não percebem ou não têm a dimensão do complexo social no qual estão inscritos quanto menos eles compreenderem o complexo social mas eles estarão propensos a irem para o campo da fantasia maioria para o campo da missa indicação para o campo da auto consciência ou seja é no plano do pensamento que eu resolvo tudo e não olhando para a realidade e captando na realidade
os elementos necessários para compreender o mundo ou então tá crítica pura que seria essa crítica pura é aquela forma de elaboração do pensamento que extrai conclusões da realidade sem levar em consideração o que a realidade é é muito fácil você construir idéias sobre a realidade que não corresponde efetivamente aquilo que é a realidade é um exemplo básico disto é quando os homens acreditam que são figuras individuais que podem salvar de uma determinada situação de crise de uma determinada situação de desemprego de uma determinada miserabilidade na qual se encontra o marcos com isso ele está evocando
mais uma vez a necessidade de construirmos a reflexão a partir da realidade e não independentemente da realidade isso é fundamental porque percebe-se também aqui um outro elemento que vai marcar o pensamento marxista ano que vai ser retomado porque ordem lukács que é exatamente a presença no pensamento de marx de uma determinada ontologia ou seja de uma determinada maneira de aprender a realidade tratando sempre a realidade a partir dos seus elementos constitutivos e não a partir da imaginação que se tem a respeito do que seja realidade o pensamento de marx é um pensamento de desmistificação de
toda forma de reflexão que não leva em consideração as bases ontológica ou seja as bases reais da realidade social que não leva em consideração que as relações que os homens estabelecem entre si são relações socialmente determinadas que as maneiras pelas quais os homens atuam sobre as condições objetivas são relações socialmente determinadas e não produto de uma escolha arbitrária e muito menos de uma vontade individual ou de algo que se passa apenas no plano da imaginação e que estes homens tendem ou buscam realizar do mesmo a maneira o marcos fala do absurdo religioso e teológico é
importante se levar em consideração que quando o marcos fala de religião ele não está se referindo especificamente a religião protestante ou religião católica para o marcos religioso é todo tipo de pensamento que tende a tornar a realidade algo eterno é religiosa por exemplo a forma de pensamento que transforma a moral como uma moral eterna religiosa a forma de pensamento que leva em consideração o que trabalha a realidade como se ela fosse imutável é religioso tipo de pensamento que vem no capitalismo a última forma possível de sociabilidade humana portanto religioso é sempre aquele momento no qual
em vez de compreender as condições reais nas quais encontram-se inscritos e operacionalizar com estes elementos para elaborar a reflexão em vez de fazer isso os homens eles tendem a mistificar o mundo convivem produzindo manifestações sociais que não correspondem efetivamente aquilo que é a realidade isto lança as bases do pensamento ontológico marxiano ou seja o marcos vai tentar aprender a buscar aprender sempre a lógica de ser do ser social por outras palavras se existe um modo de produção escravista sob quais condições este modo de produção existiu se existe um modo de produção feudal sob quais condições
este modo de produção existiu se existe um modo de produção capitalista sob quais condições deste modo de produção a lista existe se existe se é possível a existência de um modo de produção comunista sob quais condições poderia brotar a existência deste modo de produção comunista é importante observar também que o marques e o windows eles não vão ficar com descrições a respeito do que é a sociedade comunista pelo contrário se eles quisessem isso eles recairiam no pensamento anterior e tendiam a falar de uma realidade antes que esta realidade existe se o que eles colocam em
minhas gerais é a possibilidade da existência de uma sociedade sem classes de uma sociedade onde o ser social possa ser o livro organizador das suas forças produtivas para além disso não haverá futurologia no marx mas apenas na formulação de que transitar da sociedade capitalista para a sociedade comunista é uma possibilidade histórica este seria o primeiro é certo que eu gostaria de discutir hoje antes de seguirmos com outros acertos mas isso fica para uma próxima oportunidade até mais
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