Paulo Freire, 100 anos | Documentário

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TV Cultura
Na semana em que se comemoram os cem anos de nascimento do patrono da educação brasileira, Paulo Fre...
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esse livro se chama Pedagogia do Oprimido ele é o Marco na obra do Educador Paulo Freire um grande Pensador brasileiro da ciências humanas e um dos mais reconhecidos em todo o planeta ele foi professor das universidades de Harvard nos Estados Unidos e Cambridge na Inglaterra e teve mais de 40 títulos de Dr honoris causa e importantes universidades como Oxford na Inglaterra e Coimbra em Portugal agora em setembro comemora-se o Centenário do Nascimento deste brasileiro de Pernambuco e nós fomos ouvir alguns dos principais estudiosos de sua obra para entender a sua importância e ao mesmo tempo
porque ele tem sido vítima de tantos ataques [Música] extremistas jamais me sectei jamais jamais fui intolerante eu tenho uma Eu tenho um gosto de respeitar as diferenças que me abre democraticamente no mundo e ao mundo os Car estav 30 anos tem muito formado aqui em cima dessa dessa filosofia aí do Paulo freir da vida aí esse esse energúmeno aí que né foi foi ídolo da esquerda Paulo Freire eu vejo nesse caso como um bom adversário porque o sistema que Ele montou é ruim as falas dele são super confusas O resultado é péssimo e ele é
muito feio então é fácil de bater Paulo Freire tem uma obra tão vasta provavelmente um dos pensadores brasileiros mais conhecidos e renomados eh em todo o mundo e no entanto nos últimos anos é constantemente vítima de ataques e talvez seja mais conhecido das novas gerações por adjetivos chulos contra ele lançados eh pelo pela atual administração por membros da atual administração Federal do que propriamente por sua obra talvez muita gente nem saiba quem ele foi mas o associa alguns adjetivos negativos o que talvez segundo nosso eh comentarista Mário Sérgio Cortela talvez até o deixasse orgulhoso por
que como foi que Paulo Freire foi ser tão odiado pela direita e tão reconhecido por educadores em todo o mundo há duas questões aí Leão que a gente não pode esquecer primeiro Paulo feir Jamais seria contra que alguém contra ele fosse o que ele seria contra é que quem contra ele fosse não pudesse ser contra ele porque Paulo Freire era um Democrata acho que em alguns momentos Paulo Freire ele até riria né de algumas situações mas ele levava muito a sério muito a sério quem tinha argumentos contra ele ele não dizia assim você é tonto
você não entende né Eu viajei pelo mundo todo eu sei eu ensinei Harvard ele diz não como como é que você pensa isso vamos Senta aqui me explica por essa ideia de uma argumentação de uma razão argumentativa era algo que fazia dele alguém que acolhia mas ele não era aceitador de qualquer coisa não é assim vale tudo se tem argumento isso vale chamá-lo de energúmeno provavelmente ele olharia diria Da onde você tirou essa ideia né isto é qual é o fundamento que você tá dizendo né Isso é uma opinião ou é uma avaliação epistemológica quando
né aquela marca um pouco disso mas ele tinha um grande bomor né em relação a várias coisas mas era muito sério em relação a mentira a teoria do Paulo Freire se apresenta aí como uma teoria contra hegemônica que é uma das que atuam alimentando a resistência a resistência à opressão a resistência ao autoritarismo a resistência a essa organização baseada nas mentiras né Di é um governo que se elegeu utilizando como estratégia eleitoral a mentira e depois erigiu a mentira como tática de governo eu acho bastante curioso que nós tenhamos chegado nessa efeméride né do Centenário
do Paulo Freire justamente no momento dos grandes achaques à educação que esse país eh já já já já testemunhou já viveu Paulo Freire é indispensável quando nós queremos pensar e a educação ou sua agência principal a escola quando nós queremos que ela se Coloque ao lado dos movimentos sociais que por sua luta por sua resistência tem sido capazes nesse momento de conferir uma visibilidade talvez também inédita a grupos sociais também que sempre estiveram E aí vou usar um termo bem freiriano legados à cultura do Silêncio ele nasce em Recife em 19 de setembro de 1921
e ele vem de uma família de classe média com a crise de 29 né eles tiveram um problema econômico tiveram rebaixamento da condição social tive a experiência física material do que é do que é para uma criança estudar com fome e e por isso mesmo eu estudei tarde a opção dele por fazer direito eh ele acaba se formando mas ele não gostou e ele acaba indo pra área educação que era onde ele já estava trabalhando um dos primeiros trabalhos dele foi ligado ao César antes da experiência [Música] deicos em anicos uma pequena cidade no sertão
do Rio Grande do Norte a beira da Antiga Estrada de Ferro começaram uma revolução é uma revolução de verdade séria bem organizada sua primeira fase apen 4 horas Cristã o Alvorecer de autêntica reforma de base que está repercutindo em todo o Brasil e que Possivelmente logo envolverá o país inteiro Paulo Freire dizia nos seus estudos preliminares nós estamos numa estrutura de dominação numa Pedagogia do silêncio o aluno ouve o que o professor manda e ele pratica conforme o que o professor mandou mas anicos revirou a coisa de cabeça para baixo H há um diálogo entre
o coordenador e os alunos há um diálogo estimulado entre si todos os alunos e eles desempenharam esse papel ou seja assumiram o poder de alguém que tá se alfabetizando e alfabetizando simultaneamente os colegas 15 universitários chegam a Angicos para tirar do escuro aquela gente voluntários sacrificaram as férias e o conforto de Natal para começar o processo revolucionário da educação vieram ao Sertão para ajudar a salvar o Brasil com [Música] honestidade convocaram os alunos e explicam que é possível ler e escrever com apenas 40 horas de aula e sem cartilha integraram-se no grupo ouviram os seus
problemas recolheram um vocabulário básico da região instalaram a sala aul n casas maiores trouer cadernos lápis lampiões de quiros e tambémo e a verdadeira [Música] Esperança belota enfeite na rede de dormir é uma palavra local típica e foi escolhida como a primeira a ser projetada no escuro para os [Música] alunos como os um ao lado do outro assim também se escrevem as palavras ninguém s letra b b é só juntar os tijolos belota então a gente fica sabendo da família do B ba B bi B bu do L do T juntando um tijolo com outro
tijolo surge uma palavra bala lata tatu B bit ainda não foi inventada mas é palavra o método é simples Claro eficiente a grande ofensa política da metodologia de Paulo Freire foi que ele colocava em larga escala dentro de um sistema político né em 1963 pessoas que antes eram colocadas à margem e portanto não participavam da Escolha o famoso Curral né eleitoral nesse sentido por uma parte da sociedade naquele momento aquilo foi uma ofensa concordo que pode ter Assustado mas não só os milares porque antes de assustar os militares assustou os detentores do poder político civil
Imagine que em Angicos se formaram 300 que eram analfabetos quando eles foram se inscrever com seus títulos eleitorais havia 700 eleitores em anicos de repente chegam 300 novos eleitores na última aula que foi dada pelo o Jango o governador que tinha interesses políticos em divulgar a experiência etc convida o presidente da república o Jango para dar a última aa e lá tinha vários convidados inclusive o chefe da região militar que nada mais nada menos era o Castelo Branco Castelo Branco que participou da do encerramento a no quando foram jantar já em Recife na casa do
governador de Pernambuco ele tinha ouvido o discurso de Paulo Freire e sentou junto de Paulo Freire para dizer eu eu desconfiava que o senhor era subversivo mas agora eu tenho certeza porque o Senhor demonstrou ali no seu discurso que é contra contra A Hierarquia e nós não podemos admitir isto tô falando só da conversa dele entende ele veio e era o direito dele ele era o chefe do Comando Militar de toda a região do Nordeste e ele veio junto com o Cruel que era o chefe da casa militar da presidência da república junto com todos
os governadores do Nordeste junto com seus deputad o ministro da educação etc e o Castelo Branco comenta com jornalistas lá o seguinte estão criando cascavéis no Nordeste desse país isso não intimidou Paulo Freire também não intimidou o Presidente da República tanto que eh poucos meses depois o presidente convidou o Paulo Freire para abrir uma atividade similar para levar pro Brasil todo el no próprio Ministério da Educação o Plano Nacional de alfabetização que foi criado em janeiro de 64 por decreto e que Castelo Branco do presidente interino da República que faça um decreto no dia 10
de Abril ele dia primeiro ele foi eleito mas no dia 10 de Abril ele exigiu que o presidente interino faça esse decreto fechando o Plano Nacional de alfabetização e assumiu somente no dia 15 primeiro ele tava em Brasília quando teve o golpe e ele ficou um tempo lá ele mandou os filhos para Recife ele ficou ele e a esposa Elsa lá eh em Brasília durante um tempo quando a a coisa acalmou ele perguntou fez os contatos para ver se ele poderia voltar ele voltou e em um certo momento ele foi chamado a dar explicações e
ficou um primeiro momento preso depois soltaram alguns dias depois voltaram a pegá-lo ele ficou preso novamente num total de em torno de 40 dias e nesse período que ele lá estava né souberam que ele estava lá um professor né parte dos aqueles que L davam quase entre Sargentos né e terente souberam que Paulo feir lá estava e souberam que ele era um especialista em educação de adultos em alfabetização de adultos e ele dizia que um dia um Tenente acho ou um Capitão não me lembro chegou para ele e disz assim professor senhor a gente soube
que o senhor é um especialista em educação alfabetização de adultos a gente tem vários recrutas aqui que não são alfabetizados o senhor não podia alfabetizá-las ele diz assim Menino mas é por isso que eu tô aqui evidentemente eu fui preso eu fui exilado por causa da ditadura quer dizer a ditadura considerou a ditadura militar de 64 considerou e não só considerou mas disse por escrito publicou que eu era um perigoso subversivo internacional um um um inimigo do povo brasileiro e um inimigo de Deus quer dizer ainda arranjaram essa carga para mim de ser inimigo de
Deus ele prestava atenção nas pessoas que estavam falando com ele de modo sincero eu sempre conto [Música] isso o exílio de 16 anos enriqueceu a obra de Paulo Freire e fez o educador crescer para o mundo no Chile ele concebeu a teoria da Pedagogia do Oprimido e na Suíça onde trabalhava para o conselho mundial de igrejas ele ganhou projeção Mundial participou também da alfabetização de populações pobres no continente africano a trajetória de Paulo Freire no exílio começa pela Bolívia em 1964 o ano do golpe militar ele viaja pro Rio de Janeiro para responder a uma
CPI militar Aproveita e entra na embaixada da Bolívia viaja para Bolívia algum tempo depois tem outro golpo militar na Bolívia nas suas relações com a democracia Cristã seguiu ir pro Chile com Frei E lá foi um lugar onde ele produziu muito primeiro porque ele sistematizou a experiência daqui com educação como prática da liberdade e segundo porque lá ele vai fazer o Pedagogia do Oprimido que é o grande livro vamos dizer o livro mais conhecido internacionalmente ele achava em 68 que ele já tinha esgotado o tempo dele no Chile e ele tinha dois convites um para
ir paraos Estados Unidos e um para ir pro conselho mundial de igrejas vamos di que os protestantes a rede de Protestantes de uma certa forma arrumou para ele ir para lá e ele negociou de ficar um ano nos Estados Unidos dando aula como professor visitante em Harvard de lá ele muda para Genebra Passa 10 anos em Genebra sendo que os fazendo conferência do mundo inteiro nos últimos 5 anos ele trabalhou basicamente nos países portugueses vamos dizer ex-colônias portugueses que estavam refazendo todo o seu sistema educacional numa lógica de decolonial Ali era morar na Suíça e
trabalhar na África trabalhar na paises recém saídos das suas revoluções de guerras e libertação Angola Moçambique gual Santé tal com an o retorno ao Brasil Paulo Freire continua a produzir obras importantes como a pedagogia da Esperança ele voltou à universidade como professor da PUC e teve a experiência de ser secretário municipal de educação da maior cidade da América do Sul a chegada foi em 1980 um ano após a Anistia que pôs fim aos anos de chumbo da ditadura militar anos Deus do Brasil exigem de mim um processo de reaprendizagem do Brasil e e o respeito
que eu tenho ao povo brasileiro não permite que eu chute entendeu eu não posso dar aqui nenhum palpite em torno da vida política brasileira e e ao chegar ao Brasil hoje por uma questão de respeito mesmo ao povo brasileiro eu tenho que reestudar eu tenho que reaprender eu tenho que me que me intimar de novo com com a realidade Brasileira hoje programa muito interessante nós vamos falar a respeito de educação presente aqui conosco o secretário municipal da educação Professor Paulo Freire tenho horror a dar conselhos e não dou nem a meus netos tivesse de dar
algum conselho a vocês aqui hoje seria seria exatamente o seguinte primeiro não deixem morrer em vocês os jovens que vocês estão sendo e os meninos e meninas que vocês foram segundo por isso mesmo não permitam matarem vocês a curiosidade permanente diante do mundo quando ele era secretário de educação a equipe que com ele estava da qual também fazia parte eu fui secretário adjunto com ele também né ele era um chefe Digamos que ele era autoridade ele era um chefe Implacável em relação à organização à coerência né a atitude metodológica Mas ele jamais aceitava que a
gente não tivesse atenção à negligência nunca AD a negligência né que a gente achasse que não tinha que prestar atenção só porque essa pessoa era alguém que estava fazendo uma reclamação ele prestava atenção nas pessoas que estavam falando com ele de modo sincero eu sempre conto isso quando alguém estava falando com ele claro que nos tempos pandêmicos ele não poderia fazê-lo se cai estivesse ele tinha o hábito de pôr a mão de leve no Ombro da pessoa enquanto ela falava ele ouvia uma autoridade pública como era o caso dele como secretário tá andando no meio
de uma população numa região da cidade é muito abordado é muito usual que a autoridade eu fui eu sei né você é abordado a pessoa fala alguma coisa e você até se desvencilha sabe que você tem Ele parava e ficava ouvindo e a pessoa Di não porque o meu filho ali né na cidade de Tiradentes e eu recebi isso com uma enorme alegria porque às vezes ou quase sempre um homem ou uma mulher que faz alguma coisa durante seu período de vida precisa morrer para 50 anos depois que morreu alguém descobrir que a pessoa fez
e e eu sou um dos dos intelectuais desse país e do mundo que que vem sendo reconhecido ainda vivo quer dizer então é bom porque depois eu não ia nem saber agora eu sei que me reconhecem eu não isso não me faz beij não me faz um idiotão aí um sujeito Mas me dá uma enorme alegria uma das coisas que muitos criticaram é era bom o seu método é um método tradicional não tem houve uma uma evolução muito grande El fal Claro houve uma evolução e reconheço né Essa evolução e ele sempre dizia não não
me imitem me refaça pensamento de Paulo Freire ele tá sendo muito retomado nos 5 anos mais recentes Exatamente porque o fato né de o terem trazido e responsabilizado sobre coisas que ele não tem a responsabilidade nem individual e nem na dimensão trouxe o pensamento de Paulo Freire a pauta Você se lembra que se buscou desde né Eh um tempo ele é o patrono da educação brasileira sim se tentou tirar isso tirar dele o dia que eu eu dei uma Eu dei um curso na na universidade de dar ex salaan que é a capital de um
país da África que se chama tanzania quando eu tava passeando nesse Campus com o professor de repente ele agarrou minha mão ficou assim de mão balançando e eu dizia meu Deus do se o que que vão dizer em Pernambuco eu que era eu eu quero eu agora eu eu eu agora quero a ao recontar essa história eu quero eu quero fazer uma declaração pública quer dizer eh indiscutivelmente a minha reação era uma reação machista uma reação discriminatória e e eu quero dizer a vocês que eu evoluí muito Entendi e eu tenho um profundo do respeito
pelas opções dos outros das mulheres que querem viver e exercer sua sexualidade com outras mulheres e dos homens que exercem a sua sexualidade com outros homens esse essa intervenção proposta pelo Paulo Freire ela é uma educação comprometida com a transformação do mundo né Ela é uma educação eh que tem um Horizonte Sempre revolucionário porque ela Visa a a transformação do mundo eh eu comecei a dar aula aos 14 eh já tenho mais tempo dando aula do que sem dar aula de vida então faz 16 17 anos que eu dou aula e nesse tempo o Paulo
Freire tem sido basicamente um dos meus principais eh guias né na na na tarefa que eu tenho à minha frente né pensar educação em termos freireanos pensar educação para fora do sistema bancário é saber que que educação a gente não não não deposita em outra pessoa o meu trabalho como como drag queen é um trabalho de arte educação eh existe um conceito também da pedagogia freiriana que é sobre a a boniteza de ensinar é de que o o o ato de ensino ele precisa eh passar por um por um lugar de de de conforto eh
um lugar de preocupação estética é uma preocupação da pedagogia crítica eh com o o o o prazer eh do ensino o que eu consigo fazer através do meu trabalho como drag queen é fazer com que a experiência lúdica de educação elas ela de alguma forma mova novos afetos em quem participa dela eh e eu acredito que novos afetos t a capacidade de gerar novos efeitos e que com novos afetos e novos efeitos a gente pode construir novos mundos Paulo Freire desde o início dos trabalhos dele na tese de DR AD E desde o primeiro livro
que se chamou a educação como prática da Liberdade sempre teve uma reflexão importante sobre comunicação eu em 1982 eu era estudante estava fazendo um trabalho que depois eh converti num livro chamado Babel e eu quis entrevistá-lo sobre isso eh e ele então imaginei que ele era um homem muito famoso tinha acabado de voltar do exílio imaginei que ele eh que eu iria ao escritório dele ia marcar hora e etc mas ele me recebeu e logo depois eu tava fazendo uma entrevista que foi eh maravilhosa porque ele era ele tinha muita clareza depois de tantos anos
no exílio e tendo voltado da alfabetização de populações pobres na África ele tinha muita clareza sobre a importância do do domínio dos meios de comunicação para o exercício pleno da Cidadania hoje num mundo tão dominado por fake News fica muito claro claro isso como é preciso compreender o funcionamento dos meios de comunicação para poder se defender das fake News das inverdades e que circulam e e que são tão dominantes ele deixa um legado de um de um vamos dizer de um humanista né que reflete sobre a educação Eu acho que eu respeito a memória né
de alguém e mais ainda ao Centenário Vem quando você coloca quais são de fato os méritos que essa pessoa carrega e se for apontar dada a ocasião os deméritos que o faça né com honestidade Essa é a maior homenagem que pode ter a um grande brasileiro com o nome clássico Paulo reglos Paulo reglos Neves Freire eu acho que não é possível existir humanamente sem sonhos sem utopias sem veja bem nós mulheres e homens e somos seres eu até eu acho que é melhor dizer viramos seres na história que não não prescindem do amanhã quer dizer
nós somos seres em busca sempre de uma manhã que por sua vez não está ali À Espera da gente mas que é o resultado do que a gente faça da pela transformação do que a gente vive com a iluminação do ontem que a gente viveu Ora se nós somos seres incapazes [Música] de [Música] wi [Música] [Música] k [Música] [Música] h [Música] k n
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