EP3 | Idade Média (Gótico) e Renascimento – A História da Arquitetura

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História da Arquitetura com Bruno Perenha
Material complementar - https://drive.google.com/file/d/1OiyS_5MP_lSdTRWHTKB03tWHDI8_TjjY/view?usp=s...
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é a idade média foi um período conturbado na história talvez essa seja a razão pela qual muitas pessoas a chamam de idade das Trevas Mas você sabia que ironicamente foi justamente nesse período que a diretoria recebeu mais luz Pois é também foi na Idade Média que surgiram as grandes catedrais os seus Vitrais coloridos e gárgulas dominando as cidades europeias Mas nem todo mundo gostava dessas grandes catedrais renascentistas por exemplo que os seus olhos mais voltados para aquilo que gregos e Romanos fizeram na antiguidade clássica hoje nós vamos falar sobre esses dois períodos Mágicos da história
da arquitetura como só a sobre o gótico e Renascimento então fica comigo porque o nosso terceiro episódio está apenas começamos a [Música] E aí [Música] e fala galera tudo bem com vocês eu sou o Bruno porém arquiteto e pós-graduado em história da arquitetura e aqui estou mais uma vez para gente começar o terceiro episódio da nossa série A gente já falou sobre Mesopotâmia Egito Grécia e Roma e hoje como eu disse para vocês no assunto vai ser o gótico e o renascimento mas a gente começa ao nosso terceiro episódio que eles pedir duas coisas que
se você fizer me ajuda bastante em primeiro lugar se inscreva no canal porque dessa forma você não vai perder os próximos episódios e todo o conteúdo que a gente traz aqui em segundo lugar não deixa de me seguir no Instagram para o seu celular aí vai lá coloca Bru Penha e me segue porque sempre Toda semana eu faço lives público conteúdo e muita coisa relacionada a história da arquitetura eu confio no império romano no ano de 476 depois de Cristo partitura começa a se dividir em algumas Vertentes do oriente por exemplo Império sobrevive e se
estabelecem em Constantinopla com arquitetura bizantina depois dos países europeus românico começa a se desenvolver as suas paredes grossas e abóbadas de berço já em 571 na sinal né que dar início ao Islamismo espalhando assim milhares e milhares de mesquitas em toda a Arábia e chegando ao Mediterrâneo atingimos sul da Espanha que seria posteriormente denominado pelos mouros Aliás foi nesse começo de Milênio que o Papa Urbano segundo convoca expedições para retomada da Terra Santa naquilo que ficaria conhecido na história como cruzadas Então como vocês podem ver esse foi um período de grandes e grandes turbulências marcado
por guerras em estabilidade econômica e doenças como a peste negra que chegou a matar um terço da população europeia também várias dizer que na Idade Média e muitas coisas positivas o escritor americano Thomas Woods ressalta avanços no direito na ciência na caridade e principalmente nos estudos com a criação das Universidades mas o grande Impacto que os homens o medievo trouxeram para o mundo realmente foi na arquitetura a construção das catedrais góticas mas a gente clicar uma coisa aqui para vocês eu gosto que eu tô falando não tem nada a ver com o Mal Assombrado escuro
através com aquelas pessoas que pintam em Rio Preto tá não tem nada a ver com isso o gosto aqui na verdade ele se refere a um estilo arquitetônico e esse nome foi cunhado pelo renascentista Giorgio Vasari em seu livro sobre a vida dos Artistas basicamente ele fazia uma ligação dessa arquitetura com as tribos bárbaras que invadiram o Império Romano a usar esse tema ele queria passar algo negativo e pejorativo Afinal os renascentistas não gostavam do gótico já que seus olhos estavam mais atentos para o mundo clássico enfim o nome pegou e a gente conhece a
senhora desse tempo como gótica até os dias atuais Mas o que foi a a arquitetura Gótica essa arquitetura representa um dos momentos mais gloriosos e festejadas da civilização ocidental se na Mesopotâmia a torre de babel queria alcançar os céus na Idade Média as catedrais góticas com suas agulhas também queria alcançar faça de Deus o gosto que também era conhecido como estilo francês e começou no norte e parecia uma igreja chamada saint-denis Só que essa igreja ela nasceu gótica do dia para noite O que aconteceu foi uma reforma que trouxe características que fizeram dela Pioneiro nesse
movimento o responsável pela obra foi um homem chamado ABC sugere que além de ser Conselheiro dos Reis da França também é um grande conhecedor de construção Desta forma a igreja de Saint Denis é reinaugurado no ano de 1144 sendo considerada a primeira representação gótica da história essa igreja vai ser a base para a construção de muitas outras catedrais como por exemplo chartres voar e Notre Dame todas construídas com o aval da cristandade é interessante Oi Nick a igreja é que em patrocinava as obras de arte então ela vai acabar sendo durante toda a Idade Média
a grande mecinas ou seja qual a grande patrocinadora de isso todo o esquema mental que existe dentro da arquitetura dentro da pintura dentro da escultura ele passa pelo patrocínio da igreja e sem sombra de dúvida durante toda a Idade Média a exceção de castelos as grandes construções que vão assistir durante a idade média são as igrejas católicas então a igreja é o grande patrocinador do estilo artístico desde a capela de artes grão né lá atrás né com Carlos Magno até mesmo capelas mais recentes né Tamos falando de idade média que tem aí por volta de
mil anos são capelas são igrejas né Por assim dizer realmente espetaculares para a gente entender melhor o gótico a partir de agora vamos fazer uma análise detalhada sobre os elementos mais importantes o que compõem essas catedrais em primeiro lugar as catedrais góticas em sua maioria elas vão ter a sua planta baixa no formato de Cruz Latina a planta das igrejas tem um formato de Cruz justamente para relembrar o sacrifício de Cristo Jesus aquele que era ainda continua sendo o centro do cristianismo até os dias de hoje o segundo aspecto muito importante foram os arcos ogivais
o arco ogival diferente do arco Romano que era semicircular possui dois arcos curvilíneos que se encontram formando um ângulo pontiagudo e apesar de terem sido usados em abundância durante o medir pelos cristãos os arcos ogivais foram a invenção dos muçulmanos é bem provável que os cristãos tiveram contato com essa técnica e suas cruzadas pela terra santa ou até mesmo sul da Europa com os mouros é possível ver os arcos ogivais na Mesquita de al-aqsa em Jerusalém construído no oitavo século quando gótico ainda nem havia começado de qualquer forma os arcos ogivais tornaram mundialmente conhecidos quando
passaram a ser usado e traz góticas Além de sua aparência estética que é muito interessante o arco ogival era muito mais leve e forte do que o arco semicircular romano e fazer com que o peso fosse melhor distribuído para os pilares com toda essa estética e resistência às catedrais realmente conseguiram atingir alturas gigantescas e as cidades começaram até a competir sobre quem conseguiria Catedral mais alta e a igreja que estava disposta a vencer todos os limites em termos de altura foi a Catedral de povoar a sua nave chegou a atingir 48m de altura e foi
a maior de todas naquele período só que em 1.284 houve sinais talvez de Deus ninguém sabe de que essa corrida maluca pela altura estava indo longe demais o que aconteceu foi que a abóboda da catedral de povoar desabou em 1573 agulha que trazer toda aquela sensação de altura e grandiosidade também caiu mostrando para os construtores medievais os limites de sua engenharia o outro elemento importante desse estilo foram as abóbadas nervuradas o móvel das nervuradas eram simplesmente coberturas ogivais que tinham nervuras as nervuras por sua vez reforçavam a estrutura no ponto em que elas recebiam mais
carga então uma volta nervurada é simplesmente um teto e ogiva com nervuras que servem de apoio estrutural e estético outras duas características muito importantes do gótico foram os arcobotantes E contrafortes essas duas estruturas ficavam na parte externa da edificação e serviam de apoio Estrutural para as paredes já que a cobertura e que era feita por parte da abóboda era extremamente pesada dessa forma o contraforte servia como um Pilar e o arcobotante por sua vez ficava colada na parede apoiando os pontos mais vulneráveis de maneira bem simplista usar que o botão antes encontra fortes eram como
se fossem mãos de apoio para as paredes fazendo com que elas não se desse a pressão lateral que era exercida sobre elas durante o românico por exemplo as paredes eram extremamente grossas estudava quase impossível abertura de vãos e janelas mas aí na dmed a chegada dos arcobotantes encontra fortes as paredes elas passam a ser mais finas possibilitando assim a chegada dos Famosos Vitrais os Vitrais são a representação máxima do gótico é por meio deles que toda a Iluminação externa penetra para dentro da igreja vale dizer que a luz para os medievais tinham um simbolismo muito
forte dentro da sua fé em Cristo Jesus disse que os seus discípulos e todas as pessoas que seguissem o exemplo dele deveriam ser luz iluminando a vida de outras pessoas São Boaventura um famoso teólogo medieval certa vez escreveu que a luz é a natureza comum que se encontra em todo o corpo celeste ou terrestre a luz EA forma substancial dos corpos que quanto mais participam dela mais possuem realmente dignamente o ser também vale dizer que os Vitrais com todas as suas imagens e passagens bíblicas ajudavam certa forma os iletrados a compreender melhor as histórias da
Bíblia o já citado a bolso gera o pai do góticos Mava dizer que os Vitrais é mais Humildes No que acreditar no outro tipo de Vitral muito usado na Idade Média foram as rosáceas que tinha um formato circular assim como os outros tipos de Vitrais elas tinham o objetivo de iluminar o interior da construção mas ficavam em posições mais altas e quase sempre nos portais de entrada uma vez que a gente entendeu os Vitrais vale a pena falar sobre os rendilhados que eram desenhos florais que ficavam na parte externa das janelas normalmente feito em pedra
ou madeira Outro ponto muito marcante do gótico são as esculturas e as gárgulas os interiores e exteriores das catedrais góticas eram cheias de imagens com temáticas religiosas que normalmente como a gente já viu contava alguma história bíblica as gárgulas são monstros esculpidas em pedra que serviam de decoração nas catedrais essas criaturas ficaram muito famosas por meio de livros e desenhos como por exemplo O Corcunda de Notre Dame escrito por Victor Hugo embora tivesse um papel estético Ela também tem uma função arquitetônica muito bem definido escoar a água das calhas para longe das paredes a pintar
danos à estrutura Então apesar dela ser em bem assustadoras elas também eram bem funcionais Então é isso seria basicamente um resumo da parte externa da igreja mas e com relação ao interior bom a parte interna a maioria das vezes era composta pelo nártex que é uma espécie de entrada após isso existiam duas Naves laterais e uma nave Central quando a gente olha a planta baixa a parte transversal da Cruz se chamava transex o encontro entre o trânsito é nave e recebeu o nome de cruzaria a frente do trânsito ficava o altar e o de ambulatório
Então vai ser um resumo rápido sobre o interior das catedrais a verdade é que todas as partes de uma catedral tinha muita proporção e simetria tudo era feito realmente para refletir a criação perfeita de Deus não é à toa que muitos números da Bíblia estão presentes nas catedrais como diz o livro apócrifo de sabedoria no Capítulo 11 Versículo 20 é será Justamente a mentalidade dos construtores medievais de vocês tudo por medida quantidade e peso por fim a densidade média por consequência as catedrais góticas vai ter relação com guerras pestes doenças e também com a própria
estabilidade da igreja mas enquanto isso influencia na Itália um período marcante começaram a surgir como uma fênix das cinzas e óbvio que a gente tá falando do renascimento renascimento foi um movimento de ordem artística cultural e científica foi nesse período que a pólvora EA bússola foram inventadas na arquitetura as inovações incluem o racionalismo humanismo a perspectiva EA redescoberta dos valores greco-romanos fora tudo isso vale dizer que foi na Renascença que a prensa foi inventada por Gutenberg no século 15 a prensa foi muito importante porque ela permitiu que o conhecimento fosse divulgado de maneira muito mais
rápida por meio de livros e panfletos e começaram a circular simplesmente da noite pro dia isso vai gerar grandes mudanças no mundo incluindo a reforma protestante de Lutero o iniciou no ano de 1517 na Alemanha Agora sim na Idade Média Deus era o centro da sociedade na Renascença é o homem que vai ocupar esse papel usando a cientistas serão os filhos de Protágoras filósofo grego que certa vez disse que o homem é o centro de todas as coisas mas o que significa de maneira prática o que Protágoras quis dizer com essa frase muito simples o
ser humano passa a ser o centro de estudo naquela sociedade ele passa a ser o tema principal na ciência na literatura na pintura na escultura e também obviamente na arquitetura o exemplo de obra que relata bem esse pensamento de Protágoras é o homem vitruviano de Leonardo Da Vinci que mostra o corpo humano em perfeita Harmonia com as suas próprias partes e também em relação ao mundo é importante dizer que embora os nossos professores de Ensino Fundamental ensino médio costumavam dizer de maneira rápida que a Renascença foi o rompimento Total com a igreja na verdade as
coisas aconteceram é assim o melhor esse dizer é que o homem é quem ganhou lugar de destaque neste cenário a igreja ele não se encontra mais impotente escondido diante de Deus mas sim como um agente capaz de reproduzir os mistérios divinos por meio das Artes e fora tudo isso como é que o renascimento vai ser esse rompimento com a igreja se o catolicismo continuou sendo o maior Mecenas nesse período se você pensar no contexto das Cruzadas em que o homem ele ele vivia sempre aqui na Idade Média né na Europa Ele nasceu cresceu reproduziu e
morreu por gerações do mesmo lugar imagina o que acontece no momento em que a igreja está convocando esse cara a sair da sua propriedade sair de seu feudo e e agora conhecer o mundo né desbravar o mundo ir para o Oriente a hora que esse camarada chega por exemplo em cidades como Damasco Antioquia Jerusalém a mente dele a própria Constantinopla né a mente desse camarada se abre para uma série de conhecimentos que ele jamais imaginava que podia existir na hora que esse camarada tá a Europa ocidental do que hoje é Portugal Espanha França Inglaterra Alemanha
Polônia e ele tá descendo uma Pinha e ele vai chegar até a Itália vai chegar até a Grécia ele passa por ali e ver estátuas de divindades com corpos bastante definidos onde eles vão descobrir que existe um padrão de beleza existe um padrão arquitetônico existia um existe um fóruns existe uma assembleia onde se tomavam decisões coletivamente e ele vai pensar Poxa lá no meu feudo onde eu moro as decisões são todas tomadas pelo senhor feudal aqui na Grécia e em Roma que se tomavam coletivamente esse camarada entre em contato né com que era grandiosidade do
Império Romano que foi a República Romana do que era democracia grega ele entra em contato com tudo isso ele descobre que não existe só uma religião não existe são estilo arquitetônico não existe só um jeito de comer de beber de pensar de viver de falar Oi e ele vai a mente desses indivíduos ela acaba passando por um turbilhão e muda-se o conceito artístico completamente dá uma virada de 180 graus né se antes você tinha obras que valorizavam apenas a igreja apenas a vida no porvir agora você tem o renascimento desbravando o Carpe Diem desfrute o
dia viva ou agora então você vai começar a ter o hedonismo né o individualismo Então as obras de arte passam a valorizar por exemplo o rosto das pessoas estão renascimento em uma verdadeira revolução dentro do aspecto do conhecimento e no mundo das Artes na ciência normalmente faz tubos convencionais é dividida em três períodos o 300 o quatrocentos e o tinta e tento que são respectivamente os anos de 1.300 1400 e 1.500 sabendo disso eu acho que nesse momento do vídeo é importante destacar algo muito importante que aconteceu no quatro cento em 1414 houve uma redescoberta
que mudar o renascimento é uma pequena biblioteca na Abadia de Santo ou na Suíça humaniza Florentino pode obr aqui ó lhe encontrar aí o de arquitetura o famoso Tratado de Marcos pollio vitruvius que havia desaparecido do mundo por algumas centenas de anos essa redescoberta faz com que os renascentistas tem um Norte para os seus projetos pois ali vitro que escreveria várias coisas relacionadas ao processo de construção dos edifícios clássicos Depois dessa descoberta o Tratado de virtude seria traduzido para o italiano aumentando ainda mais a sua circulação entre arquitetos e artistas foi exatamente Neste contexto influenciado
pelos escritos de vitrúvio que surgiriam os tratadistas um Tratado de maneira bem simples seria um manual de construção em um dos tratadistas mais famosos foi Albert que viria a publicar o seu tratado chamado de retificatória no ano de 1485 este tratado foi muito importante pois eles põem a com detalhes matemáticos os principais elementos e como quadrado do cubo do Círculo EA esfera junto com tudo isso se revigorou as proporções do mundo clássico sugerindo que a edificação deve ser um reflexo da criação perfeita de Deus harmônica e simétrica em sua integridade depois de Albert surgiram outros
tratados que também fizeram muito sucesso na Renascença dentre eles de Sebastiana o cerne 1537 o Giácomo viola em 1562 e o quatro livros de arquitetura de Andrea palladio em 1570 um dos tratados mais influentes de toda a história falando sobre Andrea palladio é importante dizer que em suas vidas ele vai usar vários e vários elementos clássicos como por exemplo pilastras colunas frontões no entanto centro Embuia aquela monumentalidade trazendo os edifícios de uma escala mais humana a mais famosa dessas casas foi a Villa capra de 1567 mais conhecida como Villa rotonda o edifício com quatro fachadas
idênticas quadrado e com salão central redondo o resultado por uma cúpula Andrea palladio costumava dizer que a beleza é o resultado da forma e da harmonia com todo então de tudo isso acontecendo ao mesmo tempo renascimento vai chegando ao seu auge esses artistas e arquitetos eles tinham as ruínas clássicas como exemplos visuais as descrições que vinham dos textos de vitrúvio também dos tratadistas e por fim Uma grande liberdade para projetar trazer um toque individual de cada artista em cada uma de suas obras agora quando a gente fala de renascimento meus amigos existe uma obra que
marca esse período que realmente é o apogeu de toda essa genialidade que um dia começou em Florença e a obra que eu tô falando da grande da majestosa Cúpula de Santa Maria dei Fiore Projetada por Filippo brunelleschi esc Dona Inês que foi simplesmente um Florentino treinando como joalheiro e Escultor mas Santa Maria dei Fiore não começou com ele tá importante a gente dizer isso o projeto inicial da catedral foi assinado pelo arquiteto italiano Arnold o câmbio então se ele não viveu para ver a construção terminada durante a história dessa igreja diversos nomes se responsabilizarão pela
obra como dioto André Pisano e Francisco Talent vou ver se a Catedral foi construída eles tinham um problema precisavam do projeto de uma cúpula para servir de teto para Catedral foi por isso que eles abrirão concurso na cidade e Adivinha quem foi o vencedor do projeto exatamente Filippo brunelleschi ski Felipe Bruno é esse que ele ele é a peça chave para se impulsionar o renascimento ele ele atiçou toda aquela classe de eruditos de artistas que havia em Florença com uma obra mestre dele com a visão dele arquitetônica né leram arquiteto muito antes de Leonardo Da
Vinci muito antes de Rafael e Michelangelo elas estão falando é de 1377 com ele nasceu então nós estamos aqui numa fase em que ele começa a ver aqui te é uma forma de trazer de volta toda que ensinamento classe e Ele estudou estudou classicismo ele foi em Roma ele entendeu a passagem é o toda aquela informação grego-romana que estava perdido e ele começou a fazer cálculos ele vai matemático Ele estudou de geometria né então aquitetura dele começa a partir de cálculos cálculos de geometria né até que ele começa a tentar sair daquele caracterizado em duas
dimensões para três dimensões aí se ele vê um Horizonte dorme além do domo vencedor do concurso também teria que projetar todo o maquinário e os andaimes utilizados na obra e foi exatamente isso que Bruna eles que fez Mas a pergunta que a gente precisa responder a seguinte como o Bruno ele se conseguiu bolar algo tão grandioso tão complexo com o maquinário medieval bom a gente pode começar explicando da seguinte forma o projeto não se for somente uma cool place in por duas uma externa mais larga e alta e uma interna Vista apenas na parte de
dentro a primeira localizada na parte interna apresenta pinturas do Juízo Final realizadas por Giorgio Vasari e Federico zucari Já segundo a culpa é aquela que fica exposta ao vento a chuva e as intempéries naturais ela é menos espessa e mais majestosa possuindo um formato ogival surpreendente mente o Bruno Inês que ele não utilizou cetina que era uma espécie de arco de madeira muito utilizado como um molde nas construções da época toda vez que na verdade usou uma técnica Brilhante de sua autoria que deixou a cultura muito mais leve e nobre do que se ela fosse
feita totalmente sólida essa técnica ficou conhecida como espinha de peixe basicamente A ideia era muito simples só que extremamente inovadora na época Bruna ele se ele colocou um tijolo na horizontal Enquanto o outro tijolo menor era colocado na vertical de maneira sucessiva de modo a criar uma resistência na estrutura os tijolos na horizontal faz a tintas conta da vertical permitindo que a carga da construção fosse distribuída por toda sua circunferência e foi assim tijolo por tijolo em 16 anos e crescendo 30 cm por mês q1476 esta grande obra esse Marco da história da arquitetura foi
inaugurado há mais de 500 anos após a sua conclusão essa obra continua sendo a maior cúpula de alvenaria e já construído em toda a história ninguém sabe ao certo como o bru nesse foi capaz de colocar os tijolos com tanta precisão e nenhuma teoria pode ser confirmada para ser sincero já que ele pegou e sumiu com os projetos não querendo talvez que ninguém soubesse dos seus segredos uma coisa é certa Bruna vez que foi o cara que abriu caminho para as grandes evoluções arquitetônicas o renascimento projetando uma cúpula que fosse única e original mostrando pra
todo mundo que toda essa espera realmente valeu a pena para o resultado final a título de curiosidade existe um professor e arquiteto Florentino chamado máximo leite que estuda a cúpula de brunelleschi que desde 1975 a 15 dar todos os segredos e técnicas essa obra ele até gente ficou um modelo da culpa em uma escala menor para estudos e pesquisas acadêmicas mas para o endereço que também existirão outros nomes que se destacaram quando a gente fala de artes esperando a Renascença e um deles foi Donato bramante mamãe que foi um arquiteto que faz parte do alto
renascimento ele trabalhou para Reis e Papas e sua obra se concentra na cidade de Roma como a gente já viu até aqui o período 451 Renascimento foi época de grande invenção e olhar atento para o classicismo não há sentido de copiar mas e simplesmente olhar para o passado na busca de criar algo novo acontece como bramante olhavam para o passado de mal da aprender e se Reinventar isso é um resumo do que foi o renascimento uma das obras mais importantes de bramante foi tempietto que Como o próprio nome já diz é um pequeno Edifício que
fica situado no possível local do martírio de São Pedro sendo uma homenagem para o discípulo de Cristo é sobra influenciou uma série de construções em toda a história e no Capitólio americano o pantheon de Paris a igreja de Saint Paul em Londres EA cúpula de São Pedro no Vaticano e falando sobre o Vaticano a gente não poderem ser a esse vídeo sem fazer uma análise sobre a cúpula de São Pedro essa cúpula foi projetada no ano de 1546 e só foi construída por dia como dela porta entre 1588 em 1591 marcando o ápice do alto
renascimento essa cultura é muito famosa na história da arte porque contém afrescos de Michelangelo buonarotti contando várias narrativas bíblicas incluindo a criação de Adão o Papa Júlio II segundo um dos grandes Mecenas do século 16 foi o patrono e mandante da obra que contou com a participação de diversos arquitetos e artistas dentre esses artistas estavam bramante Michelangelo e Rafael é assim como muitos outros edifícios da época a Basílica de São Pedro Demorou cerca de 120 anos para ser construída é importante dizer que o renascimento não se limita somente a arte arquitetura mas ele também teve
um impacto significativo nas cidades o racional eo mano A Cidade Ideal no pensamento renascentista era projetada com grelhas e formas geométricas Elas começaram a surgir aos poucos na paisagem italiana e lidera dar à cidade uma forma coordenada e geométrica tornando um símbolo de concepção artística e filosófica de todo o renascimento no entanto uma das únicas cidades construídas nesse período de acordo com aquele esquema radiocentrico renascentista foi Palma nova Projetada pela República de Veneza o seu desenho geométrico chegou até ser replicado depois de algumas décadas em Corvo de na Holanda Então essa foi a arquitetura da
idade média e do renascimento dos movimentos que marcaram para sempre a história da arte história da arquitetura por meio de seus artistas e grandes arquitetos mas e agora o que que vai ser a história da arquitetura sem esses grandes artistas e arquitetos do medievo e da Renascença o que eu posso adiantar para vocês é que a igreja volta ao poder com o Barroco EA nobreza começa a abusar de seus edifícios luxuosos com rococó é o que nós falaremos nosso próximo episódio Então é isso galera dessa forma a gente encerra o terceiro episódio da nossa série
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