Ei gente sejam bem-vindos bem-vindo bom demais nós estarmos juntos eu espero que você esteja com o mesmo nível de alegria que eu é muito bom nós estarmos nesses dias meditando nesses dias colocando nosso coração voltando o nosso coração a poder entender com mais profundidade Então a gente tem feito aqui essas lives para que de alguma forma nós possamos mergulhar um pouco mais profundo no entendimento do fruto do espírito e é isso que nós desejamos nós desejamos fazer com que a nossa vida seja uma expressão de quem Jesus É nós queremos ter e eu costumo dizer
que o maior e melhor elogio que alguém pode ter você sabe naturalmente falando a gente eh gosta de elogios né e a gente às vezes é elogiado por pessoas mas você sabe às vezes alguém elogia Nossa que carro bonito Nossa que roupa que bom gosto para se vestir Nossa que eloquência ao falar nossa e e e existem elogios e obviamente que guardados os seus as suas proporções não há problema nenhum nisso né mas o maior elogio que alguém pode ter e o mais especial que um cristão pode ter é alguém dizer Nossa como você parece
com Jesus eu tô olhando a sua vida e quando nós falamos sobre isso obviamente que não tem a ver com um padrão estético não tem a ver com algo físico mas tem a ver com uma expressão de vida uma expressão de caráter é isso que nós estamos meditando então nós estamos aqui eh em Gálatas Capítulo 5 né e é interessante porque Gálatas Capítulo 5 a gente vem estudando Gálatas 5 é a gente entende que a vida cristã um campo de batalha né então a gente tem uma uma guerra sem trégua entre a carne e o
espírito né então nós estamos aqui nesse ambiente em uma guerra por quê Porque por mais que tenhamos uma nova natureza a gente ainda reside em um corpo caído a nossa carne não se converte você sabe que o problema de muitas pessoas é que elas acham que a carne se converte é por isso que Cristão um Genuíno cristão não confia em si mesmo por isso que o apóstolo Paulo vai dizer eu na minha carne eu sei que não habita bem nenhum E por que disso porque a carne não se converte as inclinações carnais não não se
convertem né a nossa carne não se con Coloca aí misericórdia não sei você misericórdia entender que e eu gosto dessa ilustração Guarda essa ilustração nós precisamos de entender que dentro do contexto né de uma vida no espírito a vida no espírito é um trabalho constante o homem mais Santo o homem mais piedoso pode ter ficado durante 30 40 anos como o homem mais piedoso que existe e um dia depois de ser o homem mais piedoso ele pode cometer um pecado que é ruim na sua vida que acabe com a sua família por quê Porque esse
processo de santificação é como lavar as mãos as minhas mãos estão limpas eu lavo as mãos a vida inteira mas se hoje eu resolver parar de lavar as mãos daqui 10 dias as minhas mãos vão estar sujas eu lavo as mãos todos os dias mas se agora eu parar de lavar as mãos amanhã as minhas mãos estarão sujas porque é um processo constante de permissão o espírito nessa obra trabalhar em nós e É nesse lugar que a gente precisa de ter a consciência É nesse lugar que a gente precisa de entender que o espírito nos
convida a viver completamente disponíveis e e que o nosso coração esteja nesse lugar a carne não se converte e quando a gente diz que a carne não se converte é o fato de que muitas inclinações você já deve ter ouvido testemunhos como eu por exemplo de alguém que era viciado em algo tô falando aqui de Pecados mais visíveis tá gente mas alguém que tinha algum vício em determinada e eh e coisa alguém às vezes Tinha vício em drogas e aí a pessoa diz eu aceitei Jesus e a partir daquele dia nunca mais eu senti nem
vontade não consigo sentir nenum cheiro glória a Deus por isso mas isso não é uma regra né normalmente porque a carne não se converte a inclinação Que nós tínhamos nós continuamos a ter e às vezes a gente escuta um testemunho como esse e alguém se sente condenado em sentir a tentação mas a inclinação da carne e todos temos não há quem não tenha por isso que é nesse lugar que nós estamos olhando e dizendo não tem bem nenhum em mim e aí eu preciso do quê de clamar para que Cristo seja tudo em mim caso
contrário eu estou perdido é por isso que nesse lugar do Evangelho Gálatas Capítulo 5 é muito emblemático em relação a isso é por isso que nesse lugar do Evangelho nós não condenamos aos outros nós não temos um olhar de Condenação em relação ao pecado do outro por quê Porque nós sabemos o mal que reside em nós Então nesse lugar nós estamos conscientes de que só há uma esperança para o homem Cristo Jesus Paulo Depois de dizer que olha não tem bem nenhum mas ele diz graças a Deus por Cristo Jesus e hoje lá em Gálatas
5 e Relembrando aqui mas o fruto do espírito é amor alegria paz longanimidade agora nós vamos entrar em benignidade benignidade que não é nem simples de falar né benignidade E olha que diz em provérbios 3:3 não te desamparem a benignidade e a fidelidade ata-as ao pescoço e escreve-as na tábua do seu coração então nós precisamos de lembrar como eu tô dizendo que viver a vida do espírito é somente viver esse padrão essas virtudes é somente na vida do espírito né então quando nós olhamos alguém que é benigno né Alguém tem bons olhos parece até que
a gente tá sendo inocente demais Sabe a Bíblia ela deixa Clara uma história lá em Gênesis Capítulo 4 do contrário da benignidade do contrário da expressão do que é ser Benigno né ele inaugurou o comportamento que fica conhecido como lei do talão que é aquela lei do olho por olho lá em Gênesis 4:23 diz e disse lamec a sua esposa ada e Zila ouvi-me ouvi-me vós mulheres de lamec escutai o que passo a dizer-vos matei um homem porque ele me feriu e um rapaz porque me pisou sete vezes se tomará vingança de Caim de lamec
porém 70 x 7 terrível lamec é esse homem ele diz quem me quem machucou Ele Foi Ferido com morte alguém talvez de forma involuntária lhe pisou o pé e pagou com a própria vida sabe seu padrão era não permitir que o estilo de Caim fosse esquecido o estilo de Caim que é o estilo que é contrário à benignidade é o olho por olho dente por dente quantas pessoas usam erroneamente essa expressão pastor mas eu não sou Jesus É de fato eu não sou Jesus Mas eu sou como ele coloque aí eu sou um imitador de
Cristo eu sou o Cristão a palavra Cristão mencionada em atos e nós estamos falando nesses dias de revelar Cristo ela é uma expressão de um pequeno Cristo e é esse ato de benignidade o retrato bíblico de l que é o retrato da natureza humana é o retorno na medida do que me fizeram é o retorno na proporção do que me fizeram e a gente corre o risco a gente corre o risco inclusive porque a própria ciência diz sobre o fato de nós termos uma memória que ela a nossa memória como arquivo editado que que isso
significa é que todos as vezes que nós tratamos as pessoas na na mesma medida a gente escolhe guardar algo para retribuir na mesma medida medida quando eu lembro daquele Episódio então quando eu lembro de alguém é como se eu acessasse um arquivo na minha memória e aí eu penso nessa pessoa Poxa como alguém muito bacana muito Joia eu penso de forma benigna sobre ela mas se de alguma forma ela me fez algo que me feriu lá pra minha memória Eu normalmente desconsidero tudo que ela fez de bom eu falo Poxa essa pessoa me feriu porque
ela me tratou da forma que não deveria aí o próximo momento agora porque de alguma forma está enviesada a forma com que eu vejo essa pessoa eu começo agora e quando eu penso sobre ela eu penso já como alguém que me feriu E aí ela faz mais alguma coisa então esse arquivo vai sendo editado de forma que de alguma forma eu vou guardando das pessoas eu vou eu vou de alguma forma não permitindo porque a ausência de um olhar Benigno é sempre olhar as coisas por um prisma maligno é sempre enxergar o pior já viu
pessoas que só vem o pior das pessoas já viu pessoas que o tempo inteiro elas só enxergam o mal das pessoas elas só vem o pior dos lugares o pior das pessoas o pior das relações Então se alguém é simpático conosco nós somos simpáticos com ele se alguém é Generoso nós somos generosos então alguém que não é benigno Ele só tá respondendo na mesma proporção ele só responde na mesma moeda Mas se nós entendemos que o evangelho nos convida a ser benignos e o que é ser Ben é não responder na mesma moeda então Jesus
ele ele nos coloca esse lugar de nós não respondermos na mesma proporção nós precisamos de ser moldados pelo Espírito porque essa indiferença ser indiferente com quem é indiferente comigo ou só responder na mesma proporção é contrário ao espírito Nós podemos ser indiferentes e nos achar cristãos quando quando na verdade somos pela metade porque a verdade completa do Evangelho precisa nos levar a um lugar aonde nós estamos retribuindo as pessoas numa medida diferente do que elas nos tratam é o padrão de Jesus é o padrão de Jesus que realmente Tira e e e reprograma todo processo
de vida o padrão de Jesus é tratar de forma benigna quem nos tratou de forma maligna você sabe na Páscoa passada nós fizemos um espetáculo de Páscoa tratando sobre o aspecto do perdão e na ocasião eu até mandei na ocasião para paraa Luana que nos auxilia né nesse todo esse processo de criação e teatro né e e direção de pés eu até Mandei para ela a história de uma mulher tinha me marcado que é a resposta com uma medida diferente da Qual foi tratada eu vi a história de uma mulher que tinha eh no incêndio
criminoso ela havia perdido o ela havia perdido o marido e a filha a filha era uma criança ela havia perdido o marido e a filha e o que aconteceu foi que eles não tinham nada a ver com a situação eles moravam num prédio e ela tinha uma vizinha em um dos andares que havia se separado de um homem esse homem era um militar e ela havia se separado esse homem inconformado não aceitou o término do relacionamento para se vingar Então dessa vizinha dessa família esse homem vai no meio da madrugada e ateia fogo ao carro
dessa dessa mulher para se vingar dela ele coloca fogo no carro dela o que esse homem não imaginava é que o fogo se espalharia por todos os carros do estacionamento pegaria fogo no prédio e E então a aquelas pessoas como estavam no meio da madrugada elas demoraram a perceber e um grupo de rapazes voltando de uma festa eles viram o incêndio eles começaram a gritar e aí os vizinhos começaram a descer naquela correria de incêndio Você sabe a fumaça tóxica ela acaba sendo assim altamente destrutiva tanto quanto o fogo e essa família Então dessa mulher
tá no último andar ela esposa filhos acordam no meio da madrugada eles começam a descer quando eles chegam fora do prédio o marido olha pra esposa esposa olha pro marido e a criança não tinham vind não tinha vindo nesse processo de descida eles perderam a a criança nas escadas e naquele dia né aquela mulher ela perde então a sua filha o seu marido olha para ela Os dois estão do lado de fora e diz eu não vou conseguir sobreviver com isso então ele volta para o incêndio e ele não consegue sair de lá e aí
eu vou vou te explicar porque que eu pedi paraa Luana e nós dedicamos inclusive um espetáculo eh eh de páscoa do outro ano a isso porque quando então esse homem volta ele acaba morrendo ele e a criança e essa mulher uma jovem mulher se vê viúva no mesmo dia viúva e ah tendo perdido a sua filha no mesmo dia e quando eu vi essa matéria ela me chamou atenção e por algum motivo eu me senti curioso a entender um pouco mais a matéria e fui entender um pouco mais e quando eu vi a expressão daquela
mulher comecei a ver uma entrevista eu achei a expressão dela muito boa porque naturalmente O que restaria uma mulher num processo como esse restaria ela viver de forma depressiva ela encerrar a vida dela por uma perca tão representativa Mas eu vi então aquela mulher dizendo que E aí essa mulher eu assisti uma entrevista dela ela dizendo o seguinte eu sou uma Cristã e eu tava num processo de profundo luto de depressão mas no meio desse meu processo eu eu senti um incômodo eu disse eu preciso de responder com uma outra medida esse homem que foi
responsável por esse incêndio criminoso ainda que esse homem tenha cometido esse crime eu preciso me ver eu preciso dar um outro retorno a isso e aí é interessante porque nesse olhar dessa mulher ela vai meses depois ela marca uma visita no presídio e ela se encontra com esse homem e você imagina um ambiente completa emoção e ela disse eu eu precisava de tratar com uma outra medida aquilo que foi feito comigo é benignidade eu precisava a minha natureza entende porque a gente vai ter né E nesse lugar de benignidade é um convite que Deus nos
faz para que não respondamos na mesma medida olha como é isso expressa Cristo ao passo de eu ver essa história eu ficar tão marcado e tão constrangido com essa história nós devemos responder as pessoas de uma outra forma nós estamos cercados de pessoas eu não sei hoje como você responde à pessoas que estão nos seus círculos mas é natural que a gente responda o arrogante com arrogância é natural que a gente responda indiferente com indiferença é natural que a gente responde ou responda o intolerante com intolerância mas um cristão ele dá uma resposta diferente eu
gosto dessa interação aqui mas se você puder Confessa para você mesmo coloca aí eu vou dar uma resposta diferente o convite do Evangelho é uma resposta diferente nós podemos dar uma resposta diferente a benignidade é esse ato de poder dar uma resposta diferente benignidade é a virtude que uma pessoa tem de fazer com que os outros se sintam à vontade em sua presença sabe ela também se caracteriza pelo esforço demonstrado por alguém para evitar que algum mal venha sobre os outros quando o espírito se manifesta sabe nós podemos mergulhar nesse sentimento de empatia que é
esse coração de sentir o que o outro está sentindo se o outro chora o Benigno chora junto se o outro ri o Benigno ri junto se o outro está angustiado o outro se angustia junto como falta pessoas benignas para poder se importar Então esse lugar de não estar nem aí com o outro não combina com aquele que é benigno quando nós falamos sobre esse lugar de benignidade é um lugar que Deus nos convida e quando nós olhamos para Deus nós podemos enxergar nele a natureza da benignidade o fruto do espírito é a beleza de que
nós temos um padrão nós temos um espelho nós temos um modelo de talvez alguém dizer mas eu nem enxergo próximo de mim padrões assim mas nós temos o padrão de Cristo Ele é o nosso padrão perfeito sabe quando nós olhamos para esse contexto Deus em primeiro aspecto ele é benigno por sua obra de criação quando você olha pra obra da criação de Deus sabe quando você se sentir esquecido por Deus é tão interessante gente que nós cristãos protestantes Nós esquecemos ou abrimos tanto mão de enxergar e de entender que tem um poder na contemplação existe
uma graça na contemplação Deus é benigno pela obra da criação sabe quando nós olhamos pra obra da criação quando nós olhamos para uma montanha para o mar você enxerga a benignidade de Deus nisso a bondade de Deus está expressa nisso e a bondade de Deus expressa porque ele derrama a chuva sobre os justos e os injustos Mas Deus é benigno pela obra da Redenção nós fomos salvos pela benignidade do pai ao nos dar o seu filho você sabe disso a obra da Redenção foi um plano do pai foi o pai que planejou não foi um
plano do Espírito ou do filho foi executado em perfeita Harmonia mas nos fica claro que essa obra foi um um projeto do pai porque Jesus no getsemane diz pai se possível for afasta de mim esse cálice todavia seja feita a tua vontade sabe a obra de cumprir toda a justiça em Cristo para poder ter o homem aproximado para poder ter paz para poder salvar o homem foi uma obra do pai nós enxergamos a benignidade se algum momento você se sentir desamparado por Deus Olhe pras flores olha pros pássaros mas quando nós olhamos essa benignidade olha
pra salvação que ele te deu perceba a salvação perceba essa obra nós estamos no Mundo Mal nós estamos cercados de questões que não se resolvem por quê Porque aqui não é a Plenitude Por mais que você estejam falando olha você pode ver o o melhor momento da sua vida continua tendo delegacia nas cidades Isso mostra que nós estamos esse mundo caído continua existindo hospitais crianças continuam a morrer e qual que é o ponto disso é que é o mundo caído mas quando nós olhamos para essa obra perfeita nós vemos a bondade de Deus que não
nos tira de um mundo caído mas nos provê a redenção e a eternidade com ele mas quando nós olhamos Deus é benigno por sua obra de cuidado Ah não sei você mas como eu sou Alvo do cuidado de Deus como ele é benigno olha o que o salmista diz no Salmo 31:19 como são maravilhosas as coisas boas que guardas para aqueles que te temem todos podem ver como tu és bom e como protege os que confiam em ti ah como Ele é bondoso como nós temos motivos olhando pra obra da salvação como nós temos motivos
olhando pra obra da criação mas como nós temos motivos pessoais para falar que ele é bom como nós temos motivos pessoais para falar sobre essa bondade sobre essa benignidade melhor dizendo E qual é o ponto é que ele nos convida a ser benignos como ele é ele nos convida a dar uma resposta diferente e o mundo pode enxergar em nós como alguém respondeu de forma diferente essa ofensa como alguém trata diferente a maneira que o tratam e que a gente possa embarcar nisso nesse compromisso eu quero responder as pessoas de uma forma diferente com Que
Elas me tratam Você quer isso esse é o seu desejo também para que o mundo veja em nós como é que alguém sendo tratado assim dá uma outra resposta é porque ao enxergar a benignidade de Deus nós estamos refletindo essa benignidade para com as pessoas é isso que a gente cresça em benignidade que você possa olhar ao seu redor e dar respostas diferentes aquelas não o olho por olho não o resultado E o padrão estabelecido caído mas o padrão de Cristo não o padrão de lamec mas o padrão de Jesus esse é o nosso coração
é isso se esse conteúdo de alguma forma marcou o seu coração não deixa de compartilhar com alguém não deixa de comentar aqui eu vou responder as pessoas de uma forma diferente e esse é o convite coloca isso eu vou responder as pessoas de uma forma diferente e se você pode se inscreva no canal curte aqui e compartilha porque eu tenho certeza que vai ser um canal de vida para alguém eu te espero para o estudo da próxima virtude [Música]