AULA 01 | AS ARMAS E OS BARÕES ASSINALADOS (Os Lusíadas) | PROF. JORGE MIGUEL

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Prof. Jorge Miguel
Interpretação da proposição da obra "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões feito pelo professor Jorge M...
Video Transcript:
olá eu sou o professor jorge miguel o procurador-chefe da procuradoria do departamento aeroviário do estado de são paulo secretaria dos transportes hoje vamos falar é sobre os lusíadas ea aula reservada para hoje hoje é as armas e os barões assinalados assim eu dei o título os lusíadas é uma obra de camões escrita o e publicado em 1572 em conta a história de vasco da gama que saindo no final do século 19 de portugal contorno cabo da esperança e se dirige para as índias essa história camões nessa história conta a viagem que é o presente o
e conta o passado a história toda em portugal ele está imitando virgílio na eneida e mesmo homero voltando ao passado para contar sua história e quando o vasco da gama chega emmeline nas costas da áfrica como fora bem recebida pelo rei ele conta a história toda de portugal no canto um ou canto quinto então qual faz virgílio na eneida e depois do canto o sexto ao canto décimo continua a sua viagem para as índias e hoje nós vamos ver a proposição de hoje adas e a proporção o início como começar a obra eu vou z
e as armas e os barões assinalados o que dá ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados passaram além da taprobana em perigos e guerras esforçados mais do que prometia a força humana e entre gente remota edificaram novo reino que tanto sublimaram ah e também as memórias gloriosas daqueles reis que foram dilatando a fé o império e as terras viciosas de áfrica e de asia andaram devastando e aqueles que por obras valiosas se vão da lei da morte libertando e cantando espalharei por toda a parte se a tanto me ajudar o engenho e arte cessem
do sábio grego e do troiano as navegações grandes que fizeram cale-se de alexandre e de trajano a fama das vitórias que tiveram que eu canto o peito ilustre lusitano a quem neptuno e marte obedeceram cesse tudo o que a musa antiga canta que outro valor mais alto se alevanta e essa proposição dos lusíadas auxiliar inicia vamos fazer uma leitura cuidadosa e tentar interpretar essas três estrofes são oitavas camilianas primeira estrofe com 8 lugares a segunda também e a terceira assim é o início da obra que não chamamos e proposição nós vamos ir no início as
armas e os barões assinalados armas armas os feitos a guerra é uma verdadeira metonímia usando o causo usando palavras que estão em relações de causa e efeito íntima armas ou seja os efeitos de guerra e os barões barões são varões homens homens ilustres a origem da palavra varão é virar gol o feminino e vem do latim vires vires é diferente de homem observe a diferença quando igor varão e homem digo todos os homens são mortais e eu incluo aí as mulheres também mas quando digo varão é o homem é o macho é o valente por
conseguinte as armas e os barões assinalados e os barões assinalados e assinalados assinalados é colocar um sinal eu coloco o sinal e alguém quando tá prevê preto destinado para alguma coisa ou para marcar de alguma coisa que caim matou abel que deus assinalou na testa a imagem do seu assassinato e quando o padre batiza a criança na igreja com o algodão banhado em óleo santo ele coloca uma cruz na testa da criança dizendo que daquele dia em diante ela é cristã assinalado e dizem que o número do diabo é 666 é da bíblia do apocalipse
diz lá são joão quem tem inteligência que calcule porque o número da besta 666 de fato quando assistimos um filme de terror em que uma criança tem parte com o diabo logo pai separando os cabelos na testa do menino 666 que que tá dizendo camões com meu texto as armas e os barões assinalados marcados predestinados para descobrir o mundo só tem uma pessoa já diz era deus quer o homem sonha a obra nasce a deus quis que a terra fosse toda uma que o mar unisse já não separasse sagrou do henrique e ele foi defendendo
o mundo esse é o seu descobrimento assim deus quer ou que o descobrimento o homem sonha ea obra nasce ou seja deus escolhe quem sonhou com a descobertas para integrar íntegra ele o descobrimento do universo quando o impossível tornar-se possível só pode ser realizado por aqueles que sonharam então por enquanto eu tô no início as armas os clientes e guerra e os barões marcados assinalados predestinadas para descobrir olivares o que dá ocidental praia lusitana aí eu tenho uma se né do que é uma figura de linguagem um palavrão mas dá para saber que é é
quando eu uso a parte pelo todo as asas tontas de luz cortando o firmamento bilac asas o passarinho o pássaro eu pego um pedaço e generalizo cidade com uma imensidão de chaminés de fábricas eu tomo uma parte pelo todo tomar o café da manhã e certamente não é só o café a parte pelo todo então as armas e os barões assinalados que dá ocidental praia lusitana como portugal se acha no ocidente da europa a praia lusitana e tomou como portugal de maneira total integral e por mares nunca dantes navegados de veros esses mares nunca foram
navegados passar além da taprobana tá pro bana e a ilha do ceilão achava-se terra que a terra era plana e se a terra é plana lá no ceilão é uma ilha no pé das índias em baixo no pacífico e até replan e lá os navios cai porque ele é o fim do mundo mais fácil da gama passo além da taprobana em perigos e guerras esforçados esforçados no são os perigos ea guerra são eles os navegadores aqueles heróis mais do que prometia a força humana tem então e entre gente remota gente disse tanta edificaram novo reino
que tanto sublimaram que tanto exaltaram que tanto significaram e também eu vou cantar as memórias gloriosas daqueles reis que foram dilatando a fé que é essa a cristã a católica dilatando aumentando a fé o império que império o império português nas índias e para o mundo todo e depois para a áfrica ea américa e as terras viciosas de áfrica e de asia andaram devastando terras viciosas aquelas habitadas por que não era cristão e por conseguinte no norte da áfrica então andar dominando e afastando as pernas os habitantes das terras viciosas de áfrica e de asia
andaram devastando e aqueles que por obras valiosas se vão da lei da morte libertando por quê que se liberta da lei da morte porque a morte traz costumeiramente necessariamente o esquecimento e quem se liberta dessa lei vive eternamente na memória de sua a gente cantando espalharei por toda parte porque cantando que fora inverso cantando espalharei por toda a parte se a tanto me ajudar o engenho e arte o engenho a capacidade de criação ea arte a indústria do verso a criação do verso e da poesia e por enquanto estamos assim o jornal a ordem direta
e espalharei por toda parte as armas e os barões assinalados voltam em cima que dá ocidental praia lusitana é isso que eu vou espalhar e de que maneira o espelho cantando e por toda parte ah e ainda com uma condição se é tanto me ajudar o engenho a capacidade criadora ea arte a capacidade artística o e continua outono que cessem do sábio grego e do troiano as navegações grandes que tiveram cale-se de alexandre e de trajano a fama das vitórias que tiveram que eu canto o peito ilustre lusitano a quem neptuno e marte obedeceram cesse
tudo que a musa antiga canta que outro valor mais alto se alevanta e interpretando cessem do sábio grego e do troiano sábio grego ulisses cantado por um mero um poeta século do cego do século 10 antes de cristo e esse poema da odisséia cantado por ele o e canto o seu herói ulisses então está dizendo cessem do sábio grego e do troiano as navegações que fizeram olices de homero e enéias e virgílio na eneida do poema romano então as navegações tanto foram exaltados no passado o sábio grego ulisses e o troiano enéias cessem não tem
mais valor comparados ao que eu estou cantando cale-se de alexandre e de trajano a fama das vitórias que tiveram alexandre o grande computador o rei da macedônia que constou que conquistou toda a grécia e conquistou o egito e conquistou as índias oi cessa céus em todas as conquistas de alexandre e de trajano imperador romano que conquistou no norte da áfrica e estas conquistas perto das conquistas portuguesas já não tem mais sentido por ser insignificantes perto da imensidão dos descobrimentos que os portugueses fazem na ásia na áfrica e na américa o que eu canto o peito
ilustre lusitano é a causa pela qual sem senso porque o canto o peito ilustre lusitano a quem me tune marte obedeceram de turno deus do ar marte deus da guerra e por conseguinte não está escrito no texto que os homens obedecem a deus tá escrito que netuno e marte obedecem ao povo português numa manifestação humanística do seu texto cesse tudo o que a musa antiga canta tudo que a poesia antiga canta com a música que a criadora das artes e a protetora das artes que outro valor mais alto se alevanta que a história do meu
povo e da minha gente essa é a proposição dos lusíadas e ele tá seguindo uma tradição grega de homero e romana de virgílio começa a se sempre pelo texto com a proposição aliás uma lição para todos os nossos ao escrevermos ao falarmos requeremos alguma coisa alguém a fazer um pedido começa pelo que você quer começa como que você vai falar uma tese você vai desenvolver na faculdade começa dizendo o que é que você vai propor daí é proposição e depois desenvolva não faço o contrário não faz uma petição ao juiz por exemplo um prefeito municipal
dizendo tudo o que queira dizer e no final pedindo peço que já que é início depois explique finalmente concluir e volta aquilo que você pediu é uma lição que camões no zap está dizendo para nós o que é que ele vai cantar ele vai cantar isso que eles nos e para virgílio e para o mero há-de haver sempre na obra clássica a proposição e depois dela dedicação tradicionalmente proposição dedicatória evocação e finalmente a 8kg a proposição é isso que cês ouviram dedicou a obra adam sebastião o último rei de portugal e até à época da
publicação dos lusíadas e infiéis invocação aos deuses para descrever uma bela obra e finalmente a sua conclusão em identificar a invocação é feita as deuses que ele criou deuses do tejo que segue logo em seguida proposição é muito bonita a invocação ele quer uma wikipédia e para as vezes uma trombeta a trombeta de guerra um som alto sublime para que ele possa cantar ele o que é uma flauta de pastor nenhuma flauta de bambu simples é que é um som que deixar o rosto vermelho de emoção e o peito pronto para as conquistas mundiais e
diz assim camões dai-me uma fúria grande e são amorosa e não de agreste avena ou frauta ruda mais de tuba canola glicose que o peito acende ea cor ao gesto muda time go canto aos entes da famosa a gente vossa aqui marte tanto ajuda que se espalhe se cante no universo se tão sublime preço cabe inverso o proteja bonito é motivo é musical porque é uma técnica de sílabas fortes e fracas de uma sensação musical impressionante mas vamos ver a e o renascimento tem vários significados esse texto é um texto renascentista e renascentista é uma
obra que contém os elementos o que vou desenvolver nesse momento baseado no texto de camões o renascimento é um período artístico de 1.450 a 1.600 na pintura michelangelo leonardo da vinci e na escultura o casacos todas e principalmente na época na poesia essa poesia uma poesia renascentista a palavra renascimento a retomar novamente a civilização greco-romana antes e cristo daí a palavra renascimento para os renascentistas só ouvi duas grandes dois grandes momentos na história a arte na grécia antiga ea arte agora nesse momento histórico de 1.450 a 1.600 entre os dois mundos edad média com sentido
de ser uma idade do meio uma idade intermediária entre dois grandes momentos da história o que que significa uma obra renascentista e tem alguns elementos primeiro a antiguidade essa obra remota antiguidade observa que nós estamos aí a antiguidade sabe o grego-romano ideias ulisses vamos a grécia detroit dos troianos ele está antes de cristo esse fenômeno nos fizemos que é antiguidade a estátua de davi de miguelangelo tem tudo parecido um grego e nunca com judeu embora davi fosse judeu porque eles remota a o modelo dele é a grécia antiga o outro alimente o alimento da universalidade
e quando dante alighieri se escreve é a comédia a divina comédia ele descreve a visita que faz junto com virgílio ao inferno depois vou para o cartório e finalmente com a beatriz ao céu é muito bem céu inferno o interrogatório isso é medieval agora quando se descobre o mundo quando se descobre os mares os mares integram a arte e não a arte que você fale da terra e do mar pode se falar do céu também você é o telemar - o céu mais a terra menos a terra e mais do mar essa obra os lusíadas
é uma obra renascentista porque tem o valor de antiguidade e de universalidade o mar está presente no texto um outro alimento de uma obra renascentista é mitologia e os deuses mitológicos aparecem e nos lusíadas de camões ao concílio dos deuses convocado por júpiter para discutir só já a viagem de português tá pretendendo fazer e nessa viagem então eles encontram os deuses é servir vácuo é contra viagem bacutem o seu poder na ásia esse os portugueses chegarem lá pode ser que o seu prestígio seja diminuído mas vênus que é deusa dos latinos é a protetora dos
portugueses e por conseguinte protege no concílio convocado por júpiter para decidir sobre a viagem e é uma obra mitológica é aquela obra formal o formalismo é uma outra característica do renascimento que quer ser formal passeio universal a beleza tem que ser formal para que em todo lugar ela tem o mesmo princípio as minhas as regras e tendo no mundo inteiro as mesmas regras aquilo que é formal e a universal e sendo uma universal é racional essa ideia oi vocês estão vendo que o texto é absolutamente formal cada vez segunda as sílabas com pausa na sexta
e com pausa na décima é o decassílabo heróico ea rima se faz uma presença perfeita a primeiro verso rimando com terceiro que rima com quinto o segundo rimando com o quarto que viva com cesto e as duas últimas isso é perfeição isso em toda obra 8816 versus todos na mesma posição que está vendo nesse texto é assinalado segunda vergados com esforçados lusitana com taprobane e humana e edificaram sobre mar e que os gramáticos chamam de lima ab ab ab cês e mais do que isso a sexta sílaba está na palavra mais importante do verso dia
descem uma sílaba da palavra mais importante do verso assim as armas e os barões assinalados e barões assinalados a palavra importante por conseguinte aí aqui que é sensual sílaba e até cima o que deus fizesse tal praia lusitana é pra ir lusitana então imagine os senhores se tivermos em convivência de construir 8816 versus com esta regra em que eu tenho dez sílabas em cada verso em que a pausa se faz a sexta e na décima em que a sexta sílaba recai sobre a palavra importante para o verso ea décima também o mundo se cruza e
em suas rimas as rimas são buscados em uma maneira espontânea como se fosse a maior espontaneidade ou seja a obra está pronta é como a lua e o sol numa cova apresentar nada e é como se fizesse pop tal qual a estátua de michelangelo tirada da cidada do mármore da montanha esperando que alguém diz cassio mármore para retirar uma estátua de lá que já estava edificada e essa é a perfeição da obra dos lusíadas é uma obra que tem uma outra característica no cientista que é o racionalismo o texto irracional em poucas vezes salve maneira
excepcional os deuses cristãos e aparecem no texto as invocações a história que predomina a história racional nada a notícia que se possa ser invocada santos aparece mas de maneira muito rara de uma maneira extraordinária o que aparece como vocês viram neturno é bacu é vênus são os deuses todos da mitologia se articulando de luzes que tem apetites humanos e não moro muito longe eu moro ali no monte parnaso na grécia que decidi que se odeiam que amam que protegem que fica desgraça deuses que tem todas as características humanas já se disse se os triângulos tivesse
um deus o deus dele queria três lados ou seja sempre nós somos levado interpretar deus como se fosse um ser humano como nós com ódio com raiva com rancor um agradecimento com alegria com tristeza o e finalmente esse texto é um texto de humanidade é humanismo contrário do teocentrismo hotel centrismo busca tudo em deus a todos os dias deus entra na proteção dos homens a todos os dias deus está presente na fala do humanismo o mundo entregue para os homens os homens sabem que a única maneira de dominar esse universo tendo inteligência capacidade criadora que
deus já nos deu no imo interferência sistemática de deus e na vida dos homens tão somente com a sua inteligência num busca a salvação eterna buscam as glórias terrenas a esse fenômeno nós chamamos e humanismo vou ter já disse no seu dicionário filosófico que o mundo não é uma máquina que através do milagre eu vou mudando e aperfeiçoando o número já está criado tem suas regras tem suas leis e não há possibilidade de haver qualquer interferência por conseguinte humanismo é a crença de que o homem é responsável pelo seu destino e ao texto nos lusíadas
o que revelado na na batalha de ourique a batalha de ourique é uma batalha de 1139 que é que afonso henrique expulsou os muçulmanos da península ibérica e cria o estado português essa é a batalha de ourique é a primeira batalha que legitima o império português o estado português o país é o início só por curiosidade não é essa data o dia de portugal o dia de portugal e dez de junho é o dia que morreu camões prefere se dar ao poeta o nome da pátria e não ao político ao rei palhaço portugal é o
único país do mundo em que o dia da pátria é o dia de um porta e está enterrado o mosteiro de são jerônimo e lisboa ele ao lado de fernando pessoa dois heróis que não são políticos nem militares e o pneu menos vão se destacar alguma militares apesar que camões lutou nas guerras ainda em marrocos mas é um texto como estava dizendo e em que é tradicional eu cresci nele na tradição lusitana há de quê o afonso henrique estava se preparando para a luta eu estou dizendo que esse texto é o melhor exemplo nos lusíadas
do humanismo o que o homem constrói seu mundo e ele está preparando e diz a tradição e que amores também disse isso que aparece para animá-lo jesus cristo é de madrugada está se preparando para guerra e aparece em sua tenda jesus cristo já que a luta é entre cristãos e muçulmanos afonso henrique a recusa os auxílios e cristo diga diz a ele que está se preparando para a luta e que ele pode então aparecer para aquele que não acredita nele que a gente dispensa o auxílio divino com essa atitude de camões criando isso na sua
imaginação é o maior exemplo de humanismo que nós encontramos um vidas longe que a outros capítulos muito exuberantes inês de castro e afirmou cima maria olá tudo isso é o marido a ilha dos amores mas esse texto é um texto magnífico em que cristo deus aparece para animar o rei e ele disse pensa o auxílio divino é só por comparação sorteio estudando bastante para pressão concurso aparece cristo para te auxiliar e você fala que está ocupado que nem um tempo para que ele pode e que ele pode retirar porque vai auxiliar outras pessoas porque ele
já tem a força necessária para a luta e isso é uma liso observe como texto é bonito e a matutina luz a serena e fria as estrelas o código se apartava quando na cruz o filho de maria a mostrando se afonso o animava ele adorando que ele aparecia na fé todo inflamado' assim gritava aos infiéis iori aos enviai senhor e não a mim que creio o que puderes me dispensou o auxílio divino a isso nós chamamos de humanidade nesse texto da proposição de resolvidas aparecem os cinco planos fundamentais da sua obra e no início e
quem vai ler as obras os dias deus os dias ele vai perceber que há cinco planos em toda sua obra e isso era aparece no início é importante é importante conhecer camões uma proposta que o pai pode oferecer para o filho a leitura dos lusíadas só por uma razão se não houvesse outra a várias razões é que os lusíadas camões em os lusíadas construiu a língua portuguesa edificou a língua portuguesa e tal qual de antigueira edificou italiano escrevendo a divina comédia no florentino é aquela língua de dano que liguei e a língua italiana é aquela
de florença e a língua nossa é a língua de camões e a língua inglesa língua de shakespeare a marinha espanhola de cervantes todos eles o renascimento construir o idioma e é preciso conhecer idioma pátrio porque conhecer idioma eu tivesse outra razão vamos ver uma só razão e porquê o indizível é sinônimo perfeito de impensável o que não se diz não se pensa observe que o pensamento ea palavra é uma coisa só ninguém é capaz de pensar sem palavra o pensamento é uma palavra aliás pensar e falar sem ruído e o pensamento é a palavra asyncio
o jovem domina apenas sem palavras para o seu dia a dia paz do senhor para sua fala a inteligência dele é sem mas quem domina mil palavras sua inteligência é mil porque a palavra é o pensamento eu só posso pensar com palavra não há possibilidade de pensar sem palavras por conseguinte o aumento do léxico aumenta a capacidade sua de pensão o meu pensamento cessa onde cessam as palavras em todas as guerras e o iniciam quando cessam as palavras todos os dez entendimento se inicia quando segundo tostoi sesa também a palavra para tostoi a maioria dos
desentendimentos mundiais e particulares são desentendimentos de palavras e por conseguinte se não houvesse o outra razão para ler os lusíadas só esta bastaria qual é de que não existe pensamento sem palavra e à medida que você aumenta a palavra no seu vocabulário se aumenta a capacidade de pensar de deduzir de associar descrever de convencer e essa é a razão pela qual estou dando essa aula da proposição de os lusíadas nesse texto como você vai observar lá ele coloca de pano e prontos planos de sua obra primeiro o plano da viagem é um plano está em
toda obra e vê observa que nesse texto na proposição já está o plano da viagem as armas e os barões assinalados que dá ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados é a viagem a primeira estrofe a viagem e depois o plano da história de portugal observa a segunda estrofe e também as memórias daqueles reis que foram dilatando a fé o império e as terras viciosas e áfrica e de asia andaram devastando é o plano da história de portugal e depois o plano dos deuses e de turno e marque que obedecer o povo português hora
outra vez humanismo aí não é o português que obedecer os deuses os deuses é que obedece o povo português a quem neptuno e marte obedeceram isso é mitologia é o plano dos deuses mitológicos é o plano dos heróis aí estão os heróis se vão da lei da morte libertando são os heróis e esse herói aparece esses heróis aparecem toda obra lá no passado o vasco da gama ou e conta a história de todos os heróis que honraram e de significar um polo para o povo português desde a sua origem até dão sebastião o que se
pede 1580 uma batalha que até hoje o cadáver não foi encontrado e o plano das considerações do poeta que plano é esse das conservas eu falei alguns planos recorde os planos plano da viagem plano da história de portugal plano dos deuses para dos heróis e agora o introduzir mais um plano plano das considerações do poeta acerta o momento nos lusíadas de camões para de narrar e entrar na história ele que uma pessoa humana já não é mais personagem é o autor ele é um narrador e se está havendo uma batalha ele paga e faz as
suas considerações e esse é um plano nesse mesmo texto que você acabou de ler ele tá fazendo uma consideração e observa cantando espalharei por toda a parte se a tanto me ajudar o engenho e arte e quando eu de cessem do sábio grego e do troiano que são considerações dele ele que tá comparando as viagens do passado antes de cristo com a viagem agora do renascimento ele está comparando enéas virgílio com a obra que ele tá escrevendo é ele que está acompanhando os heróis de um momento aos heróis do passado o isopreno para mim é
a parte mais saborosa dos lusíadas a parte mais emocionante dos lusíadas essa é a parte em que o poeta para a razão esses introduzo na história dando a sua opinião eu vou dar dois exemplos e com isso nós concluímos e esse bate-papo que o nome ei as armas e os barões assinalados só dois exemplos quando ele está as costas as costas da safra da áfrica barco coloca um espião e na nos barcos dizendo que seria guia dos portugueses para ensinar o caminho correto e era uma armadilha kebako armou colocando um espião e conduz os portugueses
para um lugar de batalha lix são está sendo armado contra eles e a uma luta feroz em portugal ganha os portugueses levam vantagem e continua sua viagem a terminação narração lave as considerações do poeta ele entra na história e diz o seguinte no mar tanta tormenta e tanto dano tantas vezes a morte é pt cida na terra tanta guerra tanto engano tanta necessidade aborrecida onde pode acolher-se um fraco humano onde tirar segura curta vida que não se arme e se indigne o céu sereno conta um bicho da terra tão pequeno e essa introdução que o
poeta da paz por conta dele na história isso nós chamamos as considerações do poeta e as considerações deles são eloquentes são vibrantes nada comparável até hoje nada se humbria com caminhões até hoje quando ele faz a sua considerações sobre fé sua inteligência sobre fidelidade subir honra e dignidade sua riqueza mais uma para encerrar observa que os lusíadas possivelmente possível entre o poeta demorou 12 anos para escrever os lusíadas então e começam a num tempo em que portugal ainda está bebendo a sua glória a glória de portugal vende 1480 1470 até 1540 50 há 30 quem
sabe é mas na época de 1572 quando ele vai publicar os lusíadas e assim já se inaugura em portugal a santa inquisição persegui-los todo tipo de pensamento a base de água não sabia uma oração para morrer na fogueira 15 mil pessoas morreram na fogueira e mais outro tanto que morreu no cárcere sem julgamento tu queres ir também vai prazo determinado por esse instinto de reino de religiosidade fanática ea santa inquisição o que foi um órgão tribunal de perseguição total lógica de interesse econômico é isso o queimava-se o judeu para ficar com a obra dele para
ficar com o dinheiro dele com a propriedade dele como se fez a segunda guerra mundial a o poeta começa assim a sua conclusão já impressionado com a decadência de portugal e não mais musa não mais que a lira tenho desse temperado e a voz enrouquecida e não do canto mas em ver que nem o cantar a gente surda é endurecida por favor vão que mais se acende o engenho não no da a pátria não está metida no gosto da cobiça e na rudeza lima austera apagada e vil tristeza é muito obrigado
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