Shalom Shalom programa chem Israel podcast comigo Fernanda rivica TV Gospel Barueri pessoal hoje aqui tá todo mundo quieto aqui quando nós estamos assim no né nos Bastidores a gente tá conversando hoje tava uma Quietude mas antes de começar né Eu queria mandar uma pra minha amiga Aline nov eterno abençoe muito seja com você um beijo no teu coração queria também mandar um um abraço para minha amiga Val seu esposo irmão Muriel que o eterno abençoe muito a vida de vocês e como a gente vai falar de leis alimentares eu também vou falar do nosso irmão
Lucas lá da beit chalom se você precisa de uma carne prescrita pelo eterno da forma que deve ser entre contrato com o irmão Lucas antes de vir para cá eu já peguei minha carne prescrita pelo eterno e ele tava lá e disse que tava aguardando começar o podcast então um abraço pro Lucas e pra família mas vamos lá todo mundo tá bem ansioso para essa Live eu já tô aqui com a apóstola dav Rosa eu tô aqui com o nosso RAV yosep da beit chalom eu rosef o microfone é todo do Senhor bom Shalom Shalom
eh Shalom Apóstolo e um prazer estarmos aqui novamente eh para mais um dia de um debate muito construtivo acredito que vai ser muito enriquecedor para todos que estão acompanhando e grande expectativa e contente por poder retornar o programa Chamar Israel Agradeço pelo convite pela confiança e vai ser muito prazeroso estarmos aqui nessa noite Apóstolo Shalom todos queridos aqui Rabino faço das palavras do Rabino as minhas muito contente honrado e expectativa enorme para que o nosso debate possa ser construtivo sim edificação os nossos irmãos irmãs todos que estão eh nesse instante aí né acompanhando aqui não
vamos eh creio não vamos aqui defender uma causa nós vamos defender o que o eterno né nos dá o que o senhor Deus deixou para para nós como legado como herança Então isso é muito bom Baru rachen e eu também agradeço o apóstolo o Rabino Como eu disse da outra vez T todo nosso respeito nosso carinho Porque estão aqui às vezes a gente vê nas redes sociais Apóstolo e Rabino as pessoas entrando e fazendo às vezes comentários eh sem noção às vezes des respeitoso mas ninguém tem a coragem de est aqui como vocês expondo aquilo
que vocês creem como verdade então já merece o nosso respeito e você que tá nos assistindo se você tiver uma pergunta você pode colocar dê seu like compartilhe e eu creio que acad para ru eterno ele vai falar no seu coração talvez você tenha alguma dúvida e eu acredito que através do Rabino e através do do apóstolo o eterno vai tirar a alguma dúvida que você possa ter no teu coração então vamos começar que o povo deve est Ansioso né R né op bom nós vamos falar hoje sobre leis alimentares né sobre comida como a
gente gosta de comer e beber né Apóstolo né Abino só que o judaísmo crê que como a lei não foi abolida nós temos algumas restrições alimentares deixada não por pelo Rabino nem por um Apóstolo nem por um pastor Mas pelo pelo Todo Poderoso bendito seja através das escrituras nós encontr amos desde o princípio e até os dias de hoje a gente segue essa leis alimentar cristianismo ele já crê que essa lei ela já não vigora no dia de hoje então que não há tanta importância com aquilo que você come com aquilo que você coloca para
dentro do seu corpo aquilo que te alimenta Então eu queria que o Rabino eh colocasse brevemente para que as pessoas que ainda não conhecem o judaísmo no que o judaísmo acredita com como lei alimentar que nós podemos e o que nós podemos de uma forma bem suscinta bom eh Nós acreditamos que o o ser humano quando foi criado ele recebeu uma dieta prescrita por seu Criador então Se nós formos olhar a questão do pecado ela começa com uma questão alimentar sim quando Adão é colocado no ganeden é dado para ele a autorização de comer algumas
coisas e a proibição de comer outras coisas e a kados Baru não explica o motivo pelo qual determinada árvore era proibida simplesmente ele diz de toda árvore comerás livremente no Jardim mas da árvore do conhecimento do bem e do mal dela não comereis porque no dia que dela comer certamente morrerás então nós vemos que a questão eh alimentar ela é inerente a criação do homem então existem coisas que são listas existem coisas que não são listas mas nós V vemos que o fruto do conhecimento do bem e do mal mesmo sendo proibido era possível que
Se comesse Então não é uma questão de ser possível comer ou não é uma questão de que hachem proibiu e existia a possibilidade do homem obedecer ou não sabemos que o homem não obedeceu e tudo que aconteceu em decorrência dessa restrição alimentar que não foi respeitada e nós dentro do Judaísmo Quando nós vamos falar de alimentação nós temos regras que foram prescritas quando a Torá foi dada no R Sinai no Monte Sinai e nós acreditamos que essas Regras São Para toda eternidade ou seja são preceitos que foram dados à humanidade e que em momento algum
deixariam de vigorar a forma com a qual o animal é abatido Ah o tipo de animal no caso de carne que pode ser consumida eh a a a forma com a qual eu vou fazer ingestão daquele alimento então nós temos regras muito Claras eh que na minha opinião eh não são regras somente pro judeu até porque Adão Ele é o pai de toda a humanidade e essa restrição alimentar foi dada para Adão consequentemente para todos os seus descendentes Mas eu acredito que a gente vai ter oportunidade aqui de de voltar nesses temas e aprofundar um
pouquinho mais mas de forma eh bem resumida Nós acreditamos que eh nem tudo que o ser humano consegue comer é Listo para que ele coma Então dentro do Judaísmo existem coisas que nós não devemos comer existem coisas que nós podemos comer e aí no decorrer do debate a gente vai explicar um pouquinho por que tem coisas que nós não devemos comer e ainda que se quiser comermos consigamos mas não deveríamos comer porque traz malefícios tanto físicos quanto espirituais mais espirituais aliás do que físicos Maro rach Apóstolo por nós podemos comer na verdade eu tava estava
me preparando avaliando é bom que nós vamos retomar os livros né Isso mesmo e é uma pergunta interessante que foi feita por você mesmo né Fernando se se Deus se rachen se importa se importa com a com a nossa alimentação é claro que se importa né porque exatamente como o Rabino falou Gênesis 2 ele diz ao homem tudo que eu criei aqui você vão comer mais estabelece ó essa aqui você não vai comer não explicou exatamente não foi a fundo porquê sim mas e nós vemos ao longo da Bíblia ao longo da história do homem
da das passagens bíblicas nós vemos a dieta alimentar sendo observado pelo próprio Deus pelo próprio eterno até achei engraçado eh que no com Adão Deus diz o seguinte olha do que é verde do que é vamos dizer assim do que é fruto não entra ali não demonstra ali não mostra ali algo animal algo carne uhum Sim Sim nós vamos ver só o registro carne com Noé isso Gênesis 9 que Deus fala olha agora o abate vai é como se ele falasse agora você também vou usar em algum momento isso aconteceu nesse nessa nesse período essa
lacuna aí de de Adão e Noé que mas Deus organiza o negócio né se eu vou assim dizer ele pega e diz assim olha não Coma o sangue enfim tira faz algumas já ali Já começamos a ter algumas normas certo que eu considero como Norma sanitária como Norma e como Norma espiritual também mas eu eu Rabino Eu divero numa coisa aqui que é importante eu quero aprender Porque é importante deixar claro que nós estamos fazendo nós estamos aqui em duas escolas sim sim sim é uma escola rabínica judaica escola Apostólica e uma escola teológica ocidental
né não Ass emua nós nos encontramos na palavra de Deus nós vamos nos encontrar no amor cristão no amor no amor muto não é verdade nós mas nós temos escolas diferentes isso eu percebi inclusive na nossa no nosso último debate né porém é importante eu vejo as escolas quando elas têm respeito elas aprendem uma com a outra perfeito e elas podem estra falar ó esse caminho eu não vou eu observo que o eterno ele tem um cuidado enorme com a comida com a questão da alimentação Mas o que eu disse que eu divero é porque
quando eu estudo o contexto eh do do Oriente Médio do do oriente diferente do ocidente eu vejo que a visão religiosa ela era muito mais presente na vida do povo a o ocidente o religioso não é tão presente e por exemplo vou dar um aqui uma uma indicação os nomes você pode ver que no Oriente o nome é muito considerado Uhum E é se dava o nome indicando uma relação com a divindade com a espiritualidade não é não é assim que nós vemos nós vemos isso na Bíblia o o ocidente não não não não presta
muita atenção nisso não tem muito não se debruça muito nisso não tá muito ligado a isso e aí acaba também que na na alimentação então nós vemos Não tô dizendo que o pecado é diferente de um para o outro mas são maneiras de ver então eu acredito que o o o os povos do do oriente os povos eh eh dessa tirando mudando para essa geografia eles são mais atentos a isso essa questão da comida uhum do que os povos do que vamos dizer nós a nossa sociedade né algum E isso tem mudado Claro nós temos
aprend vou pegar um gancho Então no que o senhor falou então se o o os cristãos os evangélicos morassem no Oriente não comeria um porco por exemplo não não eu vou dizer uma coisa o que eu quero dizer para você que como você começou a falar assim Ah então o cristianismo aqui meio que pode tudo na verdade assim o que eu consegui entender em comida é na verdade há um há um há uma há um eu vou dizer como é que eu posso usar tentar usar a palavra a melhor palavra possível para não ofender os
cristãos aqui que estão me assistindo não é não é esse problema mas há um não há há um uma certa ignorância um certo despreparo desconhecimento isso is um certo desconhecimento e há um certo abuso também não é a comida ela para nós que é o que Deus nos deu como sinônimo de prazer de de de alegria de Mas também de entender que ele é o dono de todas as coisas não é s mas nós por ca do pecado e por conta de falta de um conhecimento mais aprofundado disso de alguns fatores aí nós vemos uma
sociedade né que que despreza né a comida sim sim eh eu até faço um exemplo Rabino uma coisa interessante que me deixa triste eu fui já algumas vezes no né em alguns lugares principalmente na na fui em Israel e outros lugares e eu percebi uma coisa muito respeitosa em relação a isso por exemplo uma coisa muito achei muito lindo posso comentar aqui Claro claro fica à vontade é qualquer lugar que você entra em Israel qualquer estabelecimento comércio um você quer tomar um café uma cafeteria você vai você tem uma jarra com água sim é lá
no Oriente tem e segundo conso é praticamente Oriente porque a água é símbolo da vida sinônimo da vida e é o sinônimo que você é bem recebido Aqui o lugar que você chega não tem uma garrafa de água não tem uma água para o senhor me corrija Se eu estiver errado no no conceito você não foi bem recebido naquele lugar você não não alguém te te desrespeitou eu achei isso o máximo É agora eu vou falar pro senhor outra outro motivo da da todos os lugares tem uma bacia e uma jarra de água e muitos
eh aqueles guardanapinhos que a gente usa até quando tá um pouco gripado lente de papel é porque nós temos o costume a e todos têm antes de comer a gente agradece ao eterno e faz a lavagem das mãos mã então ali a gente lava né e no Oriente um muitas não todos né mas eles comem até com as mãos Então isso é é algo assim todas as mesas T porque eles eles têm uma uma conexão uma intimidade com a comida muito diferente né am se me permitem eu gostaria de pegar um gancho eh dentro do
Judaísmo eh Nós acreditamos que comer não é simplesmente comer comer é se espiritualizar sim assim como quando o homem estava no Jardim ele tinha de forma alegórica vamos falar aqui árvores que ele poderia comer e dentre essas árvores tinha uma árvore específica que é conhecida como a árvore da vida que se o homem comesse desse fruto o elevaria espiritualmente ao tal nível que ele não mais poderia morrer viveria para sempre e também existia uma árvore que se ele comesse e como comeu faria com que a morte entrasse no mundo que a árvore do conhecimento do
bem e do mal então no judaísmo Nós acreditamos que eh hashem quando criou os alimentos ele e criou esses alimentos com propósitos específicos Então dependendo do tipo de conexão que eu tenho ao me alimentar isso pode me elevar espiritualmente ou isso pode me rebaixar espiritualmente no caso de Adão quando ele não ouviu o conselho de rachen e comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal o que que aconteceu com ele ele caiu espiritualmente e uma queda tão grande tão forte que até hoje a humanidade não conseguiu se reerguer dessa queda precisa and aí
da da Redenção e de uma retificação muito grande que ainda não se completou e na história da humanidade então quando nós vamos falar de alimentação a primeira coisa que a gente precisa entender eu não devo comer somente por fome ou por necessidade fisiológica dentro da cultura Judaica e não só da cultura Judaica mas a cultura do Oriente Médio como um todo alimentação é também se espiritualizar então quando eu estou comendo eu estou me espiritualizando ou eu posso estar comendo e e eh me rebaixando no sentido eh espiritual então o judaísmo quando ele vai olhar pro
alimento quando ele vai olhar para um copo d'água e ele vai olhar para um um para uma refeição para um grão para um cereal ou para uma proteína no caso uma carne bovina ou de cordeiro e nós não estamos somente olhando pro alimento em si mas nós estamos olhando pra possibilidade que aquele alimento tem de nos elevar espiritualmente dados Baru criou o mundo Ele criou quatro mundos o mundo reinos né O Reino mineral o reino vegetal o reino animal e o reino mais elevado que é o espiritual espiritual então quando por exemplo uma planta tá
no solo Ela se alimenta de um reino que é o reino mineral e a planta eleva o reino mineral quando ela se torna ali um vegetal quando um animal que é o reino animal come aquela planta ele tá elevando o reino vegetal E elevando também o reino mineral e quando o ser humano vai comer aquele animal o ser humano tem o poder de fazer com que esses três reinos no no na alimentação possam elevar o homem para ele se espiritualizar E aí por exemplo através de uma refeição cacher uma refeição lícita eu vou ter mais
força para estudar a escritura sagrada vou ter mais disposição para orar vou ter mais vontade de me conectar com Deus porque eu estou é corretamente e adequadamente alimentado mas a alimentação ruim a dieta errada também vai ter o efeito reverso quem é a pessoa por exemplo que tá nos assistindo que não não fez uma refeição às vezes muito pesada muito densa e após aquela refeição pesada densa a pessoa começa a sentir sonolência fraqueza dormência então a comida pode nos elevar ou pode nos rebaixar no sentido espiritual então quando nós vamos nos relacionar com o alimento
dentro do Judaísmo o nosso relacionamento com alimento é para que aquilo me Nutra para que aquilo Me Dê prazer para que aquilo Supra minhas necessidades fisiológicas mas também me possibilite uma elevação espiritual porque é o que o homem deseja se elevar espiritualmente é é o que tem tem sentido óbvio que quando você come e você tá tá bem isso é satisfatório e tem essa essa condição mas existe uma um não sei se é o comentário que vocês fazem né que que o o judaísmo faz que é onde já Diverge que é esse essa questão de
falar assim ol se você comer determinado alimento eh você está impuro então é uma divergência hoje no no cristianismo dentro dessa Vocês acreditam que não fique impuro dentro dessa não não fi esse esse alimento em si não não é capaz de fazer isso o que o que que acontece concordo com com o Rabino glutonaria Comer desmo Comer de forma errada como nós sabemos que hoje é feito né coisas isso vai causar um mal inclusive com preceito bíblico você está prejudicando o seu corpo que é templo do Espírito Santo é assim a questão da glutonaria que
o senhor tocou um ponto e aí a gente na Brit radach a glutonaria ela se torna um pecado ao de a pessoa não merecer o mundo vindouro lá em Gálatas Capítulo 5 diz que os glutões Não herdarão o reino dos céus então a alimentação ela é uma coisa extremamente séria mas eu gostaria de aproveitar o gancho e fazer uma pergunta pro senhor e acho que a questão da alimentação pro cristianismo o que pega é a questão da carne de porco né que a carne de porco ela ela é tida como permitida porque Teoricamente não se
existe mais a proibição de de de consumir a carne de porco só que quando nós vamos lá pro texto eh da Torá Levítico Capítulo 11 ele vai dizer que a regra a dieta alimentar vai ser dada pra humanidade e vai ter as condições daquilo que o homem pode comer e daquilo que o homem não pode comer quando eu olho para esse texto Levítico Capítulo 11 eu me lembro da mesma situação que aconteceu com o homem quando tava no Paraíso Ó essas coisas você pode comer e isso aqui você não deve comer em Levítico Capítulo 11
torna essa essa lei alimentar sendo muito clara quando a Torá é dada no Monte Sinai e ele vai dizer no Capítulo 11 diz o seguinte estes são os animais que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra ou seja existem animais sobre a terra dentre todos esses animais esses é o que vocês podem comer assim como no ganeden tinha as árvores e as que podiam ser comida e aí diz assim ó dentre os animais todo que tem unha fendida e a Fenda da unha se divide em e rumina deles comereis destes porém aí
diz assim destes porém não comereis dos que ruminam ou dos que têm unha fendida O Camelo que rumina mas não tem unha fendida ele vos será imundo o coelho que rumina mas não tem unha fendida vos será imundo a Lebre porque rumina mas não tem unha fendida vos será imunda também o porco porque tem unhas fendidas e a fenda das Unhas se divide em duas mas não rumina este vos será imundo a Torá não diz o motivo dentro do Judaísmo nós temos três classes de mandamento que são mishpatim e idot e ruim o o Rim
é um mandamento que não tem uma explicação lógica não tem uma explicação óbvia a Torá simplesmente diz não faça mas ela não explica o por eu não devo fazer E aí a nós como criaturas de akad baru cumpre o quê obedecer Sem questionar Não tô dizendo que o judaísmo ensina que nós não devemos tentar entender o mandamento nós procuramos entender o mandamento Mas uma vez que tá proibido eu não posso praticar com muito desejo de entender e procurando eu vou ter elevação para compreender o por foi proibido mas existe um motivo para rachem ter proibido
esse tipo de alimentação e aí eh Talvez as pessoas eu já vi argumentos do seguinte sentido Ah mas o porco foi proibido porque o porco dia antigamente comia de determinada forma mas o porco de hoje come de uma outra forma então é diferente o porco que é criado eh eh para abate eh Industrial ele é criado de uma outra forma e aqui vem o grande ponto quando eu como um animal impuro eu não vou prejudicar somente o corpo então não tô falando de saúde não é uma dieta no sentido de bem-estar físico porque no mesmo
livro Levítico Capítulo eh 20 por exemplo eu tenho certeza que o senhor em diversos momentos já ministrou para querrá santidade dizendo Vocês precisam ser Santos eu preciso ser santo concorda comigo e e isso é pregado no cristianismo mas o que é santidade pela bíblia e aí a santidade pela bíblia por exemplo é alimentação Levítico Capítulo 20 o verso de número 25 vai dizer o seguinte faça pois diferença entre os animais limpos e os Animais imundos e entre as aves imundas e as aves limpas agora o que tá escrito aqui é e as vossas almas não
fareis abomináveis por causa dos animais ou das aves ou de tudo que se arrasta sobre a terra as quais coisas eu separei de vós para tê-las por imundas e o verso 26 diz assim e serme e Santo porque eu rachem sou santo e vos separei dos povos Para que sejam meus então nós estamos vendo aqui que a katos Baru ele vai dar alimentação pro povo de Israel e vai dizer que aquela alimentação vai purificar a alma do Povo ou se eles não respeitarem esse mandamento vai IMP purificar e o nível de impureza aqui é tão
elevado que ele diz assim ó as vossas almas não sejam feitas abomináveis Ou seja quando uma pessoa come um animal que é proibido para acad para o ru essa pessoa se torna abominável a alma se torna abominável não sou eu que tô dizendo não é o judaísmo que tá dizendo nós estamos seguindo aquilo que nos foi dado no Monte Sinai Yeshua ramia como um judeu que era ele primeiro tinha que seguir isso aqui segundo tinha que ensinar isso aqui se em algum momento alguém disser para mim que Yeshua como um judeu masia o prometido ungido
que teria que vir vai dizer que isso aqui não vale mais automaticamente ele é desqualificado como Maia porque o machia precisa cumprir a Torá e ensinar os outros a cumprir então Eh no nosso entendimento a obra que Yeshua fez para perdão de Pecados não invalida as proibições no sentido de alimentação que a Torá deixa por quê Porque acados Baru projetista ele disse Qual é o alimento que vai me elevar espiritualmente E qual é o alimento que vai me deixar abominável espiritualmente e não faz sentido eu ter a seguinte ideia a kados Baru dá uma dieta
proibindo algumas coisas que são abomináveis e depois quando machia vem aquilo deixa de ser abominável e eu posso comer e não vou tornar minha minha alma abominável minha alma continua sendo abominável diante de acados paruru e um texto de Isaías que eu gostaria de compartilhar em conformidade com isso aqui que nós estamos lendo porque todos todos acreditam todos acreditam que os profetas valem e ainda existem muitas profecias que precisam se cumprir como por exemplo novos céus e Nova Terra que acredito que o senhor acredita e quer entrar Assim como nós acreditamos e desejamos entrar no
Alan rabá no mundo vindoro Isaías Capítulo 66 ele vai dizer assim ó eh no verso de número 17 os que se santificam e se purificam nos Jardins um após o outro os que comem carne de porco e abominação e o Rato serão juntamente consumidos diz rachem veja que ele Isaías tá terminando e aqui Isaías tá falando do fim dos tempos porque logo depois ele vai falar do novo céu e Nova Terra como por exemplo no verso 22 Porque como novos céus e Nova Terra que hei de fazer ele tá dizendo que quem come carne de
porco que quem come eh coisas abomináveis que quem come rato e tá pondo carne de porco e o rato na mesma característica Ele tá dizendo que essas pessoas vão ser consumidas o profeta Isaías não sou eu eaio tá sendo usado pelo ru rakes pelo Espírito de Deus para profetizar isso aqui como que agora eu vou pegar tudo isso aqui que tá no tanar e eu vou dizer que alguém na britada chá invalidou ou disse que isso foi invalidado Yeshua não disse isso o eh discípulos de yeshua não disseram isso X rashal é o apóstolo Paulo
se por acaso eu entendesse que ele disse algo contrário à Torá o que eu faria eu desprezaria os escritos de de Paulo e ficaria com a Torá Eu também porque Paulo não tá acima da Torá agora eu sei que ele não disse ele foi mal interpretado ele foi mal traduzido ele foi mal entendido tirado do seu contexto judaico E aí uma teologia equivocada foi formulada com base nisso então para nós a Torá ela prescreve o alimento correto e essa alimentação correta precisa ser seguida em qualquer momento em qualquer era e em qualquer local tanto no
Oriente Médio quanto no ocidente porque é o mesmo Deus há um só Deus há um só Deus Então imagina que no dia do juízo quem tá no Oriente Médio que segue uma restrição alimentar adequada vai ser julgado de uma forma quem tá no ocidente de outra forma não não agora eu não tô dizendo que a questão da alimentação vai salvar ou deixar de salvar a pessoa não é isso que eu tô dizendo E aí isso a gente pode debater um pouquinho mais pra frente mas a alimentação vai nos elevar espiritualmente ou vai nos amarrar no
sentido de conexões espirituais que são extremamente importantes uau antes do apóstolo agora né colocar as posições dele deixe seu like se inscreva compartilhe este podcast Porque Nossa eu já aprendi muito acredito que você também Apóstolo à vontade o livro de Levíticos sim eh dentro da teologia eh Cristã e a partir do 11 como muito bem dado pelo Rabino vai seguindo com além da alimentações nós vamos encontrando também outros outras referências a cerca de eh posicionamentos sociais Morais éticos né Tem até um até interessante aqui eh que a princípio não dá a entender que tá se
separando são são dentro de uma regra aham de uma ordenança aham por exemplo nós vamos ter no no 19 aqui o seguinte não comereis coisa alguma com sangue aí ó Então já começa né Eh 19 o eu vou vou tentar ser sucinto tá Fernanda porque vontade o Rabino foi muito bem também foi bem sucinto aqui e nessas observações interessante ó não comereis coisa alguma com sangue isso tá bem também Claro uhum uhum não a algor areis nem adivinhar ou seja então nós estamos aqui a práticas de adivinhação eh e tem Interessante não cortareis o cabelo
em Redondo nem danificar a ponta da vossa barba perfeito são observações interessantes discutidas já já fui discutindo até quando na faculdade discutimos bastante isso pelos mortos aqui é interessante isso é uma coisa que eu é polêmico mas eu eu defendo uma um posicionamento acerca de por exemplo de tatuagem eu defendo meu é meu sim sim sim não vou não quero não quero polemizar aqui no no mas eu defendo por conta até desse essa referência que é muito forte pelos mortos não fareis incisões no vosso corpo nem fareis marca alguma sobre vós eu sou o senhor
uhum ou seja Então para mim ser mais rápido aqui você vai encontrar eh eh normas regras muito Claras muito específicas sobre o que Deus queria para o seu povo e eu me incluo eu entendo isso perfeitamente mas eu quero eh chegar um ponto aqui porque na verdade esses o o a dieta foi estabelecida mas nós pegamos aqui quando Deus fala com Noé ele não especifica ainda sim especifica ele ele não ele não especifica não ele não especifica o tipo de animal ainda sim então nós acreditamos ele não especifica que que a questão do animal puro
e impuro isso foi dado quando Noé desceu da arca eu te mostra o texto eh se a gente puder ir lá claro e Gênesis Capítulo eh 9 vai falar de quando eles descem Gênesis 9 fala quando eles descem isso vai falar que você pode comer o animal Porém precisa fazer o abate correto que através da sangria aí você vai falar assim então e Noé podia comer carne de porco é podia comer Coelho porque esse rachem tá dizendo que ele pode comer o animal só que nós precisamos então olhar o Capítulo 7 no Capítulo 7 ele
vai dizer assim no verso de número 2is de Gênesis eh de todos os animais limpos você vai tomar para ti sete e sete o macho e a sua fêmea mas dos animais que não são limpos somente dois o macho e a fêmea então o conceito de animal puro e impuro sempre existiu desde o Jardim do Éden então quando Noé foi entrar na arca e o porco entrou entrou a Lebre entrou entrou um casal somente um macho e somente uma fêmea os animais que são limpos ou seja puros entraram 14 sete machos e sete fêmeas maior
e pr alimentação então e quando noar desce da da arca ele sabe que o cabrito ele pode comer a ovelha ele pode comer se ele tivesse comido porco o porco teria sido extinto só desceu um casal se ele mata o macho ou a fêmea eliminaria ali aquela espécie S então tudo que entrou na arca não é alimento do que tinha na arca uma parte foi permitido como alimento mas nós vemos aqui no Gênesis 7 verso 2 dizendo que o macho e a fêmea do que é limpo sete em sete do que não é limpo somente
o casal então quando eh Gênesis aqui o Capítulo 9 diz que os animais desceram e ele falou ó tudo eu dou para você comer não é tudo qualquer coisa é tudo que é lícito do que é lícito do que é limpo é fica claro aqui não é nesse na nossa conversa aqui é claro nós não vamos sair comendo tudo aham independente isso é muito claro eu mesmo tenho uma restrição a muitos animais mesmo a muitos animais uma restrição um um certo um certo cuidado a isso fica muito claro mas eu acho que o senhor tocou
num ponto que é talvez onde que eu quero chegar é não é não há dúvida em mim como pastor ou como líder de uma congregação dizer para o pessoal para meu povo para as pessoas que me ouvem não gente é coma tudo não faço isso Quem me conhece sabe Ah sai comendo tudo não você tem que você tem que tomar um cuidado que tem ali mais inclusive o próprio porco que tem a a a tri triconomas é uma uma é um parasita perigosíssimo que e já tem tantos casos de doenças inclusive de de de doenças
gravíssimas aí já é é provado enfim você tem todo você tem todo um contexto aí mas eu acho que a questão porque inclusive Jesus ele deixa isso bem bem bem específico na regra da salvação agora onde que eu quero entrar entendeu Fernando pessoal que tá me ouvindo acho que e vai te ajudar muito a espiritualidade vai te ajudar muito na na na sua longevidade na sua saúde um código ético um código de educação moral enfim vários aspectos do seu do seu físico do seu corpo e do seu Espiritual do seu mental mas não é hoje
hoje poderia ser que na lei cerimonial quem quem comesse alguma carne algum mal ou ou quebrasse algum ou cortasse a ponta da barba que nós vemos inclusive rão né hanun fez uma uma ofensa aos servos de Davi raspou a barba raspou a barba e abriu mostrando na partes de vergonhas e isso provocou uma guerra então ou seja nós vemos coisas desse tipo nós vemos que os servos de de Baal se sangravam cortando fazendo cortes né como tentando a a alcançar o favor de não era isso o caminho né a época de Elias ou seja Então
esse esses esses costumes esses ess esses códigos são importantes o que eu quero dizer que eu não eu deixo bem claro que tem que ver me ouvindo mas hoje no nosso entendimento Rabino no nosso entendimento sim sim sim eu não posso dizer assim ô Fulano você não não está salvo por você tá comendo tal tal carne ah você não está salvo Deus não Deus não vai te ouvir a tua oração Deus não vai te te a por Vamos lá eh Marcos 7 até gostaria mesmo que se você quiser acompanhar diz assim ó eu vou ser
eu vou pegar o o o Versículo 18 né Eh Jesus disz assim ó ele lhes disse também vós não entendeis não compreendeis que tudo que de fora do de Fora entra no homem não o pode contaminar pois não lhe entra no coração mas no ventre e do ventre é lançado para fora ao dizer isto Jesus considerou puro todos os alimentos vamos lá eu fui muito nisso gente fui muito n podemos ler o versículo dois desse mesmo capítulo O dois é eh ah e vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras Isto
é por lavar os repreendiam o que que eles estavam comendo é o pão pão é lícito o que tá sendo discutido aqui é exatamente o exemplo que o Senhor deu do costume do Oriente Médio todo lugar que o senhor entra tinha uma jarra com água para quê Porque eu como com a mão no costume oriental então eu precisava fazer a lavagem cerimonial das minhas mãos para tirar a impureza da minha mão que podia estar impura E aí eu ia pegar o pão com a mão partir e comer o que tá sendo discutido aqui é que
algum dos discípulos alguns dos não são todos vendo que alguns dos seus discípulos dos seus alunos comiam pão com a mão impura quem tá impura é a mão não é o alimento e aí diziam ó seus discípulos estão comendo sem fazer a lavagem das mãos e aí toda a resposta que exua vai dar a base é pão não é animal impuro ó vamos lá eu peguei a a o comentário do do um comentário muito bom da dações da nova Uhum é um comentário bíblico que dá uma uma base muito legal ele ele é do trazido
pelo rus não sei se vocês lembram já ouviram falar no Dr Russel shad da editor a vida nova e esse comentário ele até cita o seguinte ele falou a melhor tradução para entender esse texto eu tô falando aqui Rabino por conta acho que é importante você entender o que tá a língua original para que a gente não porque hoje tem tanta tantas versões que é perigoso é perigoso o os Evangelhos eles são escritos em alguns textos idênticos então por exemplo Marcos a gente sabe que o evangelho Matriz que foi utilizado é Mateus Marcos usou Mateus
como base Lucas usou Mateus como base não não é agora em Mateus tem o mesmo tá descrevendo a mesma história em Mateus eu queria que o senhor fosse em Mateus PR gente ler o mesmo Tex assim então só para complementar aqui ele diz ao dizer isto Jesus considerou por todos os alimentos vamos ver o que que tá em Mateus é o mesmo texo Mateus 15 Mas se a gente for pegar Mateus olhando para essa Ótica Mateus Por exemplo os sinóticos foram escrito com a mesma tentando mostrar Jesus de uma forma Mateus o Marcos não era
um judeu o Mateus era um judeu e eu vou confiar no relato assim judeu ou de o não judeu então não mas nós temos aí nós temos o seguinte alguém tá escrevendo Se você pegar o o Hebreus o livro do Hebreus livro de Hebreus é muito o enfoque de Hebreus é muito forte para a comunidade J Mas ó Mateus capítulo Mateus capítulo 15 o verso 2 diz assim ó por transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos pois não lavam as mãos quando comem pão aí o verso 20 yua vai dizer o quê o 20
são estas coisas que contaminam o homem mas comer sem lavar as mãos isto não contamina o homem yua em momento algum ele tá tornando alimentos impuros como a carne do porco ou qualquer outra carne lista pura ele não pode fazer isso porque se ele fizesse isso é uma transgressão de Torá não não eu não tô dizendo o que que eu tô querendo que que talvez eu não tive tempo de complementar o que eu quero dizer aqui não eu não tô desqualificando dizendo que Exu tá dizendo ó come tudo certo não foi isso Eu também concordo
até até aqui tudo que o que o que o Rabino trouxe foi muito mas os cristãos são assim já fui da igreja eu já fui uma pastora e o que é o que é ensinado não que Jesus falou que agora tudo é puro não tem mais nada em Puro O que a gente entende quando a gente começa eh entender a escritura no contexto original é o quê que se você não entender a cultura eh os ensinos judaicos igual por exemplo quando eu era pastora Nossa o lav mão parece que a gente não entende que isso
é uma lei rab clínica que Yeshua e que eles estavam tentando e eh pegar yua condenar yua por causa de uma lei rabínica que não é da Torá então ele quer dizer ó É bom lavar a mão é bom cumprir essa lei rabínica é mas se você não cumpriu não vai tornar o alimento impuro Mas se a gente não entender dentro da cultura que o próprio yua viveu a gente vai achar que ele tá falando que todo alimento mas assim não é não é não é bem assim pelo menos onde eu eu estou e onde
eu é não é bem assim não não não não podemos dizer libera geral Desculpa usar esse termo Ah faz mas mais ou menos é assim e alguns Alguns segmentos porque na verdade o o o evangélico você sabe tem as ramificações tem mu muita gente muita teologia se a teologia de tem a teologia teologia saudável Teologia da Bíblia e tem as teologias de cabeça muitas então então não dá para não infelizmente hoje em dia tá assim então nós temos que tem que tentar chegar o mais próximo do da do do texto sagrado não quer dizer e
dentro quando você entra no texto sagrado e vai mergulhando e vai estudando você vai realmente você vai pegando o seguinte existe um um código sim existe uma uma uma uma descrição de alimentos que porque de Deus vendo o seguinte isso aqui para vocês você comer além de te fazer mal fisicamente vai te contaminar espiritualmente espiritualmente Com certeza mas o que eu onde que eu quero chegar aqui mas isso já não seria motivo suficiente para os líderes do do do cristianismo abolirem uma vez que a Torá prescreve que não se deve comer mas aí Rabino Nós
estamos Nós vamos entrar num contexto também cultural por exemplo nós vamos pegar aqui o que Paulo ele não tá dizendo não tá desqualificando Paulo não desqualifica não tá dizendo ó não pode ou não pode comer mas Romanos 14 nós temos uma coisa interessante aqui vocês conhecem texto sobre os fracos na fé sobre quem tem condição ou não de de de de entender determinado assunto determinada mas mas ranos 14 não tá falando de carne de porco eu acho não não Rabino não tá falando de carne de porco mas tá falando de alimentação também também de alimentação
ser vegetariano ou não esse é o contexto é na verdade Romanos 14 tá falando da da Carne cerimonial ou não cerimonial mas a carne lícita que a carne de porque estavam discutindo o seguinte se aquela carne é cerimonial posso comprar no açou porque o açou que ele cita aqui quem quem quem segur quem tinha o açou era o Rabino os rabinos era os mestres era o pessoal ligado ao templo porque eles tinham o abate e faziam o comércio da Carne ali normal natural entendeu Então ele tá dizendo o seguinte eu posso comer o que eu
quero dizer aqui o que eu quero extrair daqui eh é é por exemplo ó um dia um um faz diferença entre dia e dia mas outro julga iguais todos os dias cada um esteja inteiramente seguro em seu própri m o que eu quero dizer aqui é que eh para as pessoas que estão nos ouvindo hoje elas precisam ter um entendimento Claro de que eh eu não comendo vai ser bom para mim vai ser vai ser algo que eu vou me aproximar mais de Deus e não dizer assim olha negócio é seguinte isso aqui tá proibido
se você comer Deus não vai te ouvir Deus não vai mas é proibido mas mas tá assim é é assim é que às vezes é difícil a gente assumir um posicionamento que vai fazer com que a gente crie certas inimizades eu reconheço isso no cristianismo uh a gente acaba tendo problema e no judaísmo também por exemplo eu tenho algumas dificuldades com o cristianismo e tenho algumas dificuldades com o judaísmo tá eu sei muito bem o que é isso eu sei o que é renunciar eh pela fé que me foi dada dos dois lados Agora o
ponto é a Torá proíbe eu não posso dizer assim ó se você não quiser comer é bom não proíbe também vou ter que observar outras coisas que tá descrito aqui mas tudo aquilo que é proibido eu não devo fazer e Inclusive tem porque tudo tá ligado ao espiritual então quando o senhor diz ah não ficareis as extremidades da sua barba por isso que eu tenho barba não cortareis o cabelo arredondando os cantos da sua cabeça por isso que eu não passo nós temos que marcar um outro dia para sentar aqui para conversarmos sobre sobre exatamente
natureza da le não fareis marca alguma não fareis marca alguma no seu corpo não pode fazer reino não tem uma lei sim então nós temos que ter uma lei temos um vácuo aqui da Lei eu S que eu não entendo você que está me assistindo porque é tão difícil largar de comer mas o papel não não é só o porco não sen sen sen uma é vamos lá eu vou hoje tá bem né hoje tá bem não mas o senhor não acredita que a igreja tem o papel de mudar o mundo não esse o papel
da igreja o da igreja M igreja mudaria o a igreja mudaria o mundo pegando a Constituição de Deus que é a Torá e levando essa constitui as nações que não tinh mas assim mudar o mundo começa com segunda Coríntios eh com a gente segunda Coríntios 6 aquele que tá em Cristo Nova Criatura é as coisas V passaram tudo se fez novo então esse mudar o mundo começa com essa nossa restauração do nome interior que agora começa que está agora focada em Cristo nele principalmente nele eu tô falando gente tô trazendo entendimento NRE nós estamos fazendo
um debate fica muito claro para Tod mundo aqui mas o senhor não acha que que o cristianismo eu vou dar um exemplo pelo que eu conheço da história do cristianismo cristianismo ele vai acontecendo algumas coisas e se torna o catolicismo apostólico Romano isso lá com Constantino na época de Constantino nós tivemos os pais da fé que mantiveram firme sem entrar na no lei igreja estado tá então mas tem lá o catolicismo apostólico romano em algum Em algum momento a reforma protestante o que que ela identificou que aquilo ali tava fora da escritura sagrada e tentou
fazer uma reforma parcial mas fez e reformas vieram sendo feita o que eu acredito é se se os reformadores tivessem mantido as tradições que erradas estaria todo mundo até hoje dentro do catolicismo apostólico Romano Então o que eu acho é que o que que esse tempo que nós estamos vivendo é um tempo onde o cristianismo Principalmente as lideranças precisa entender com a quantidade informações que a gente tem que a Torá é válida que lei alimentar é extremamente importante para espiritualizar e elevar a pessoa no sentido espiritual e isso precisa ser um assunto aberto discutido não
é assim ó a Torá proíbe fazer tatuagem proíbe ponto final eu não posso falar ah mas né é bom não fazer não proíbe e ponto final não pode fazer tatuagem ah a Torá proíbe fazer marcas no corpo proíbe e ponto final é mais ou menos assim esse corpo que nós Recebemos ele não é nosso ele foi emprestado por acados Baru e depois nós vamos prestar conta e no dia do juízo eu vou prestar conta do que eu fiz pelo meu corpo o bem ou mal e com o meu corpo o bem ou o mal eu
não tenho direito de alterar o projeto que a kados Baru deu pro meu corpo eu não tenho direito de alterar a alimentação que a kados Baru deu pro meu corpo Então imagina que eh vou dar um exemplo pessoa vai usar um carro alugado e ela vai lá numa locadora e faz um contrato com a locadora para usar o o carro um ano ela não pode depois de um ano devolver o carro com outra cor não pode devolver o carro todo arranhado não pode devolver o carro que usou um combustível ruim e danificou o motor Mas
agora nós que estamos usando esse corpo que foi emprestado por akad Baru aí eu vou mudar a cor do do corpo eu vou mudar o combustível eu eu não tenho essa autorização V comer o que o dono do corpo dis Deus mas aí nós temos que entender o seguinte é uma um mistério tão tremendo ess da Graça de Deus fazer unir dois povos gentios os que estavam fora do conserto fora da Aliança trazendo eles para o conserto isso é um mistério eu acredito nisso mas eu mas eu não acredito que eles vieram pra aliança para
continuar vivendo da forma errada precisa viver com forma não é viver da forma errada mas também a o que era específico para a lei para para Israel o que era específico para ele foi tirado para que em Cristo pudéssemos olhar e pudéssemos cumprir rapidamente ó eh atos 15 nós falamos na outra na outra uhum na outra nosso outro debate e eu fiquei com aquilo eu fui dar uma lida né Um pouquinho mais fui dar uma lida um pouquinho mais da Assembleia de geros nosso primeiro Concílio e depois os outros que vieram o senhor sabe eu
nós sabemos que os concílios que vieram já estavam aí não tinha nenhum judeu representando para mim não é válido esse aqui tinha judeu é é o o Concílio tava até lendo Concílio de de de latrão meu Deus que que enfim mas vamos lá esse primeiro Concílio que foi importante porque diz o seguinte que eles se juntaram eu vou ser bem suc eles se juntaram porque tava tendo uma discussão da circuncisão perito não porque dizia o seguinte olha não para seguir a lei nós temos que para seguir a os mandamentos nós temos que ter os tem
que estar circuncidado E aí começou a ter uma discussão porque tinham muitos que não eram eram vindo gregos por conta do pentecost por conta da do Espírito Santo por conta da igreja expandindo do cristianismo ah E aí começou a ter essa discussão tal tal e aí entrou um problema sério que foi Pedro que vai falar com Cornélio lá vai lá pregar na Casa de Cornélio Cornélio é um Centurião Romano não é e na na na na ideia o senhor sabe disso no judaísmo da da época é inconcebível o romano que que era o pior Paria
possível não era enfim o romano invadido tava tomando era poceiro eles tomaram a terra enfim e Pedro vai lá e isso causou um celema na igreja não é não é assim não é isso causou uma discussão na igreja Pedro temido lá um circunciso E aí entrou o assunto Ah mas vocês estão aceitando como a congregação se reúne eu tô eu só tô eu tô eu tô fazer a interpretação aqui mais simples possível para quem tá eu tô muito preocupado com quem tá nos ouvindo para entender o que nós estamos falando aqui né ah a congregação
se reúne e e havendo uma discussão foi pelo seja que o tema não era fácil não não era não era fácil não era fácil concordo por isso que o que nós estamos conversando aqui acho que é importante deixar clar não é assim não se não é um tema fácil nós estamos falando de culturas nós estamos falando de regras nós estamos falando de ordenanças nós estamos falando de abrir mão de renúncia então ão um tema não é fácil não é eu impor o que eu quero e nem muito menos o Rabino é nós tentarmos mostrar o
melhor possível do que a palavra tá mandando que nós façamos e ele diz assim ó Deus que conhece os corações deu testemunho a favor del e não faz diferença alguma entre eles e nós purificando os seus corações pela fé eu só peguei esse ponto eh 19 pelo que Julgo que não se deve perturbar aqueles que dentre os gentios que se convertem a Deus mas escrever- lhes isso é o já o já definindo já terminando o assunto mas escrever eles que se abstenham das contaminações dos Ídolos sim ok Chamar Israel donai Don eloh errado né Deus
é um É é ele que vão adorar o seu nome ok os ídolos da prostituição sim e aí nós sabemos do que é sufocado e do sangue eu não fui pegar confesso pro senhor eu não fui pegar o o a a semântica aqui a raiz da palavra Senor já arrumou um problema grave aí agora gravíssimo do sufocado e do é o que que é o que que é o sufocado entendeu eu entendi o que eu entendo no português o sufocado é o estrangulamento é qualquer qualquer animal que que é abatido sem uma chrit sem degola
ele é proibido pro consumo então é o sufocamento é proibido por exemplo o frango da roça que a pessoa vai lá e estrangula esse animal não pode ser comido interessante eu já falei isso com o senhor né já falei isso com vocês desde pequeno minha avó o pessoal nós não comíamos frango estrang lado animais qualquer sufocamento nenhum animal e eu não não sabia não tinha isso eu já falei que o senhor é judeu Eu já falei escreve aí que que vocês acham o apóstolo faz te chuá ou não faz te faz te chuv sim faz
escreve hash teix meu pessoal que tá assistindo aí ó manda manda comentários aqui vamos falar rapidinho at chovar é os preceitos né isso mas aí ó ele e a igreja dele também V ter chuar com todo mundo todo mundo ó o senhor pegou um tema importante aqui é um processo de conversão é óbvio que eu não posso pegar uma pessoa que tá se convertendo e chegar para ela e falar assim ó vem fazer circuncisão não o senhor não tem noção da da complexidade que é a circuncisão para um adulto Então o que tava acontecendo aqui
nós tínhamos duas escolas hilel e chamai escola de hilel ela é uma escola eh mais flexível a escola de chamai é uma escola mais rígida então quando Yeshua eh fez discípulos ele fez discípulos de ambas escolas de interpretação a escola de shamai é assim você quer cumprir torar primeiro você tem que fazer sua circuncisão a escola de gamal que veio é descendente dele isso então a escola de shamai ela diz assim ó se você quer cumprir torar você precisa circuncidar para cumprir torar a escola de hilel ela já vai ter uma interpretação mais ível no
seguinte sentido você pode cumprir torar mesmo sem ser circuncidado você pode guardar chabat sem ser circuncidado você eh pode cumprir os preceitos bíblicos mesmo sem ser circuncidado E com o tempo o seu coração vai estar circuncidado e a consequência disso é a sua conversão Total com a circuncisão e são duas escolas e aí nós temos esses dois partidos teológicos com os discípulos de E aí o o partido de shamai tá dizendo assim não esse povo gentílico que tá querendo se converter nós temos que lá e circuncidar todo mundo é impondo né exato E aí a
escola de Paulo é a escola de ril gamel rilo Paulo estudou com gamaliel então ele não gente calma aí eles têm que ir praticando aos poucos ser de gamal é um pouco não vou dizer tolerante mas mais compreensível E aí o que que ele vai dizer no verso 21 porque ele vai dizer assim ó Por que moché desde os tempos antigos tem em cada cidade quem o pregue e a cada é lido na que que ele tá querendo dizer porque com o tempo esse pessoal frequentando a sinagoga eles vão cumprir os preceitos da Torá eles
vão passar a praticar Torá eles vão aprender o que é Torá então não adianta circuncidar eles agora por imposição para salvação não é assim que funciona então a gente precisa entender o que tá sendo discutido aqui mas e o 28 pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não nos impor mais em cargo algum senão estas coisas necessárias para que possa frequentar a sinagoga porque assim Se não cumprir isso aqui não pode nem entrar na sinagoga por exemplo uma sinagoga ela é considerada um local de santidade então por exemplo uma pessoa que tá comendo eh
de forma errada e comendo animal que não foi abatido da forma correta ele não pode ir na Sinagoga uma pessoa que tá com relação sexual ilícita ele não pode frequentar sinagoga uma pessoa que tá cometendo idolatria um idólatra Ele Pode Ele não pode entrar na sinagoga Então esse parâmetro que eles estão dando é ó se a pessoa quiser visitar a sinagoga ele precisa cumprir essas coisas necessárias e frequentando a sinagoga aí eles vão aprender os demais preceitos da lei O senhor falou a respeito por exemplo da da circuncisão que Paulo Aqui tá dizendo para não
circuncidar mas se a gente olhar no próprio livro de Atos vai ver que Timóteo não era circuncidado e Paulo circuncidou Timóteo então circuncidou inclusive por quê Porque ele estava nas comunidades judaicas ele estava entrando nas comunidades judaicas e Paul e Timóteo era filho de pai grego então ele ele ele ele precisava ter um acesso ningém ninguém ia olhar a a circuncisão é íntima ninguém olhar questão de consciência não questão consciência então Paulo aqui ele é segin não não não não Não não é isso que eu tô querendo dizer porque ele chega num numa comunidade ele
tá com Timóteo Ah vocês são Timóteo é quem é não é um judeu mas ele mãe dele é judia mas o pai dele é grego o que que aconteceu com Timóteo foi isso aqui Timóteo fez uma T chuva e aí Timóteo fazendo chuá ele falou assim ó eu creio em Yeshua como masia mas falta uma coisa o que que falta falta a aliança dos meus ancestrais que a circuncisão E aí xa que era moel que era circuncisado fez a circuncisão em Timóteo exemplo Paulo vai acho que é semc que ele tá com Alguns irmãos ele
rapa a cabeça mas esse é um voto é voto de nazir o voto de Nazireu Sim eles não is que eu tô dizendo eu tô dizendo assim são e onde tá o eu vou observar o texto inclusive que ele deixa assim olha Em alguns momentos eu fiz algumas coisas porque eram necessárias fazer para alcançar eu vejo Paulo um um Paulo na minha opinião ele sofreu muito com essa com essa com esse com essa missão que ele tinha ele sofreu Na minha opinião uhum porque um judeu que estudou na escola de gamaliel com todo o aprofundamento
da Torá do conhecimento agora tem que ir para gentios Apóstolo tá aqui ó de chovar o apóstolo #chuva vai fazer teshuvá povo tá escrevendo aqui de Monte E você o que acha vai fazer mas mas mas voltando aqui no no acho que no principal tema que o pessoal queria sobre sobre o debate o senhor comentou aqui eh em Atos ó que vocês têm que se abster do que é sufocado e do sangue do sangue por ex essa questão do sangue é um mandamento que foi dado lá quando noar desceu da arca e disse assim ó
você pode comer carne dos animais que são lícitos desde que eles sejam sangrados da forma correta então assim o problema aqui não é somente comer carne de porco ou não comer carne de porco porque a carne de porco é proibida e a carne que é lícita ela deve ser Abatida de uma forma corr Mas não é nada disso é ensinado posso estar enganado no cristianismo por exemplo ó não pode comer um animal que não foi abatido de forma lícita que garantia que a pessoa tem quando ela vai por exemplo num açogue qualquer e compra um
animal Foo uma garanti mas aí irmãos Nós entramos num num contexto um pouco mais aprofundado como eu disse o do sangue não do do sangue dessa questão da da do da comida que é uma coisa eh quando você começa a entrar numa linha mais eh não que eu sou repito que vou comer qualquer coisa então eu só gosto de fazer mas nós estamos agora também temos que pensar numa Nossa Cultura como é que nós vamos qual o caminho já se nós vamos observar Dessa forma não sei se é isso que o que o que o
Rabino tá dizendo olha pastor nós não vamos entrar num qualquer aço e vou comprar OK eu também concordo mas o eu penso o seguinte eu não penso em qualquer sog no sentido da Carne estar numa carne ali visualmente com o mas não nesse aspecto do sangue sim porque se quando você não faz o abate de forma correto né a gente tem vídeos aí na internet qualquer um pode ver em qualquer frigorífico na maioria deles é com choque com tiro é com paulada e o sangue ali ele fica ali ele coagula é isso que se diz
no judaísmo não fazemos assim a gente faz um abate correto com uma uma fa como um instrumento correto Onde você vai estancar aquele sangue onde você faça de uma forma que o animal sofra menos possível né que porque ele ele também tem uma Faísca de luz do todo poderoso assim como o alimento quando o Rabino falou olha a gente tem uma relação com o alimento por quê Uma uma flor uma planta o alface um animal o vegetal ele é fagulha de luz então aquilo CAD par colocou porque para que a gente se alimentasse de forma
correta então aquele sangue quando ele coagula aquela aquela é coisa ruim eh Nós acreditamos que passa pra gente se na britada chá fala que quando o meu corpo se une como uma prostituta eu me torno um com ela fala isso e a gente prega isso a gente não tá nem falando de sangue a gente tá falando de espiritual quanto mais um sangue que você ingere de algo totalmente que não agrada a kados Baru aquilo vai para o meu físico quanto mais para o espiritual olha Fernanda eu eu saio daqui hoje com a seguinte percepção nós
temos que eh trabalhar muito a questão eh da Consciência do nosso povo sim do entendimento de que isso eu posso isso eu devo e trabalhar isso não é muito fácil Rabino concordo mas não não mas não podemos nos ventar dessa responsabil não tô dizendo não tô dizendo omitir e deixar se fingir eu porque entra aqui eu concordo com você hoje Hoje os nossos frigoríficos os nossos abatedores aliás é uma coisa uma coisa o senhor falou muito O senhor falou muito sobre físico e é importante físico Claro mas por exemplo talvez quem tá nos assistindo não
sabe o todo judeu quando vai fazer uma abate num um boi ele ver faz a verificação dos órgãos pão tal por qu um ano antes daquele animal morrer tá doente mas não visivelmente ele não tá doente ele mas esses órgãos que eles verificam judeu verifica ele já tá se no abate se na verificação e abateu de forma correta tudo bem verificou o órgão não tá legal sabe que vai morrer em um ano a gente já não quer mais senhor acha que o frigorífico faz isso Senhor acha que aquele Então olha Quantas coisas não não o
que eu quero trabalhar aqui com você o que eu quero deixar aqui bem explícito bem claro para mim é que assim eu não vou vou até sair da carne do porco tá vamos pegar e eu eu comi um um boi um filé filé hoje nós som buscar um contra filé uma picanha então de forma Então eu então aí que é é esse é é essa é essa questão Eu acho que isso é uma mudança é isso que eu tô tentando colocar é uma é uma mentalidade que nós estamos muito longe eu sei que ainda dá
tempo de podemos mudar podemos eh Mas aí tem que ser tem que ser feito um um tem que se pensar o seguinte não é só o Davi ou o Davi pode começar mas eh de que forma nós vamos conseguir porque o nosso povo entendeu Rabino nosso povo tá distante de um de um de um tipo de um um frigorífico que abata da for de uma forma correta que tem um alimento sei que eu t sendo bem vou vou dar um exemplo pro senhor gen hoje Quantos cristãos nós temos no mundo em torno de 1 bilhão
Ah é se 1 bilhão de pessoas mas o que o que que o senhor define como crist o que se denominam como cristãos 1 bilhão se 1 bilhão de pessoas vamos pegar o Brasil tem tem uma porcentagem vai pelo menos 10 milhões no Brasil você tem de de EV porque é o seguinte quando fala cristão você sabe que tem o catolicismo e o cristianismo EV pelo menos 10 milhões de cristãos protestantes você tem então o senhor quer dizer para mim que se 10 milhões de pessoas no Brasil levantar uma bandeira dizendo assim eu só como
carne lícita conforme a escritura sagrada prescreve o senhor acha que nenhum frigorífico vai se levantar para se adequar e fornecer carne Abatida de forma correta para esse Público Consumidor vai o que tá faltando é o cristianismo se posicionar porque o judaísmo se posiciona e os abatedores se adecam para fornecer o Islamismo se posiciona os muçulmanos e os abatedores abatem conforme o Islã prescreve para exportar a carne por que que pro Brasil pro mercado brasileiro eles mandam qualquer tipo de carne Eu já vi um vídeo na internet eh sobre um abate eh religioso E aí o
repórter perguntou assim tá o animal para ser válido para vocês ele precisa estar vivo quando vai fazer a degola isso e precisa sangrar de forma correta isso se o animal chegar aqui doente eh ou a sangria não for adequada vocês eh consome não aí para nós o a pessoa que faz o abate falou assim para nós é descartado ele falou e faz o que com o animal Ah vai pro consumo interno ou seja fica então assim eu acho que o que o que o Cristão que segue os mesmos princípios de fé do Judaísmo deveria olhar
e falar poxa será que eu segundo as promessas que o próprio cristianismo a a a a eh Toma Posse dizendo ó e comereis o melhor dessa terra comer o melhor dessa Terra é comer alimento de qualidade abatido da forma que prescreve mas para isso eu preciso um posicionamento e aqui eu eu trago um uma reflexão todo judeu conta uma historinha né então vou contar a historinha bem rapidinho tinha um senhor e na beira de uma praia e depois da maré alta e tinha várias estrelas do mar Ali na beira da da praia na areia e
elas iam morrer porque o habitar delas é na água e aquele senhor né andando bem devagarzinho jogava uma de volta andava mais um pouquinho jogava outra mas tinha milhares ali aí um um jovem chegou para el falou assim o que que o senhor tá fazendo falou não tô jogando as estrelas de volta para pra água ele falou mas o senhor vai jogar algumas tem milhares aqui elas vão morrer não vai fazer a diferença o que o senhor tá fazendo ele falou então paraas que vão morrer não vai fazer diferença mas para que eu para as
que eu conseguir jogar de volta e continuarem vivendo para elas eu fiz a diferença Então o que eu acredito é restaurar é isso talvez eu não vou conseguir mudar todas as pessoas mas as que eu conseguir mudar para elas foi feita a diferença e esse é o nosso papel ser luz pro mundo iluminar aonde ausência de conhecimento e esse conhecimento precisa ser levado talvez na sua querrá talvez em outras querr lotes que desejam sentar e aprender um pouco mais mas alimentação é um tema extremamente importante é um tema necessário por qu isso vai elevar o
povo espiritualmente é nós estamos Uma Geração doente agora eu vou falar uma coisa pro senhor o senhor falou assim como começar porque a gente pensa como que vou começar é difícil eu vou falar algo que com certeza o senhor colocaria como eh um bom Líder na sua carrar e eu comecei assim alguns anos atrás não sei se o senhor faz yonk pur na sua igreja é o sucote nós fazemos sim Muitas igrejas fazem né por isso que os evangélicos eles têm até eh essa curiosidade quando eu iniciei né havia uma preparação de 40 dias e
na época eu estava estudando com com abinel falou assim olha Eh as igrejas gostam muito de campanha Então vamos fazer uma até um que por 40 dias sem comer carne de porco se você não entender que isso abriu abriu a sua a sua visão espiritual se você achar que isso não te conectou com o todo poderoso você volta mas se mudou você vai seguir pra frente eu eu falei eu vou fazer Apóstolo até hoje eu nunca mais comi então Mas ainda eu me apego ao a um fato que quem come quem come precisa ter essa
Compreensão é é esse processo sim e acho que aqui fica bem claro isso é o que vocês não eu e eu ficou muito CL se eu não disse nem nem você disse Fernando não tem que impor isso não mas fica claro que eu também vou lidar com uma geração que vai ter uma resistência a ao entendimento disso De que olha eu vou melhorar a minha relação com Deus eu vou Vai então vai vai melhorar vai vai ter mas tem que ser um processo gradativo como como eu entendo porque o cristianismo cristianismo verdadeiro ele é um
processo lindo mas é um processo doloroso como né como acho que nós estamos aqui nós temos Exu Aqui estamos no mesmo no mesmo ambiente né é um processo doloroso que na verdade há um falso evangelho eu reconheço um evangelho de facilidades muitas de que muita coisa na sua vida não precisa mudar eu eu ensino na minha igreja algumas coisas Rabino primeira coisa seginte primeira dança principal principal na tua vida começa no seu interior sim você tem que entender o seguinte o que Paulo diz né tá aqui ó não vos conformeis com este século mas transforma
conformei com este mundo com este século com esse sistema eu gosto muito de usar palavra não não vos conformeis com esse sistema E aí talvez nesse sistema entra tudo todo esse jogo né de comer porcaria e tá muito bem viv viva segue a sua vida assim de viver falando como Cristão e Deus não vai se importar com isso não ele se importa com tudo ele se importa não entendeu eu explico isso mas é uma mudança amigos que tem que ser começar aqui dentro sim mas Apóstolo às vezes os cristãos falam assim eu vejo nas orações
Senhor me abençoa né o eterno abençoa mas às vezes ele quer uma benção e o eterno tem benção mas ele não quer certas coisas aí tem que ser tudo de graça mas aí eu eu pego o texto de Isaías né como ouvir irar quem prega não então mas pregar aí o que que acontece é quando só para concluir essa ideia minha do seguinte essa mudança interior ela não vai ficar só no interior não porque senão não é mudança verade esp É Espírito alma e corpo para para os dicotômicos corpo alma e espírito a mesma coisa
OK mas mas vai acontecer alguma coisa que vai ser aqui dentro e vai expandir e vai sair e vai demonstrar E aí é que a onde eu chego aqui quando nós temos o a a conversão essa transformação aqui dentro mesmo aparentando ser algo muito difícil você não vai ter resistência o que hoje eu encontro são resistências Rabino nós estamos aqui fazendo uma discussão acito acredito nós estamos fazendo uma discussão Eu repito de escolas diferentes de costumes diferentes Eu tenho um costume por mais que eu sempre aprendi o que já falei isso para vocês coisas interessantes
e e hoje eu entendo que a minha minha meus antepassados tem um com certeza uma relação íntima ali muito ligada a Israel e não precisa ser só Israel não precisa ser judeu porque nós temos que olhar a Bíblia a Bíblia não é só dele nós já falamos já foi falado isso para todos mas eu venho de uma de uma cultura de um costume então eu percebo é aí que eu vou dizer para vocês por isso que eh as lideranças por ISO talvez a gente tenha que pensar nos noos novos a nova geração vou terminar aqui
a minha fala aqui diendo deixando aqui nessa conversa o seguinte vamos conversar isso com essa nova geração que vocês pensam porque se nós não ensinarmos eles tem uns cabeças mais antigas aí que eles não eles não vão sentar aqui para conversar com o senhor desculpa eu creio que a CAD par trou sar trouxe o senhor aqui com propósito Senor acredito eu também porque nós não vamos porque se nós nós não conversarmos é isso que eu tô falando é onde que eu quero terminar com o meu povo que tá quem que tiver me escutando aqui dizer
o seguinte é o que eu falo na igreja falo olha o o cados o Espírito Santo tem que falar por através da da da tua conversão ele vai falar com você e não vai ser só exatamente aquilo Olha tá escrito aqui porque tá escrito tá proibido tá dizendo que pode o que não pode ok mas a maioria se eles não forem convertidos a isso e é o que onde onde que eu quero chegar eu quero terminar isso com o senhor é nós vamos ter uma geração aí aí a pessoa diz assim não tá bom então
eu vou fazer mas faz por quê Porque eu vou agradar não vai conseguir lança semente se eles não Mud deix deixa eu te fazer uma pergunta eh supondo que que que exista uma embarcação que vai salvar todos que entrarem lá dentro e aí dentro desse exemplo tem pessoas que vão entrar meio assim sem querer mas entrou e tem uma grande quantidade que não vai entrar no final das contas o que que vai importar quem entrou porque a a a a preservação tá em obedecer então a Torá ela vai premiar muito a questão da obediência e
quando eu obedeço mesmo sem entendimento a própria obediência vai trazer para mim o entendimento benefício Então o que eu acredito assim que nem o senhor diz e sobre jovens né ou Uma Geração Nova eu tenho eu lidou com jovens e e de várias idades que comem de forma correta que vivem de forma adequada e e e vivem num mundo eh que não tem esses princípios Mas eles sabem muito bem quem são sabem muito bem a que povo pertencem sabem muito bem o Deus que eles servem e isso os preserva no convívio que eles estão num
mundo não religioso Então o que eu acredito é o fato de eu achar que vai ser difícil não me isenta da responsabilidade de obedecer vamos falar de alimentação eu vou pegar um jovem Vamos para Daniel na Babilônia quando Daniel chega na Babilônia primeiro problema que ele vai ter alimentação porque os babilônicos não comem conforme o preceito bíblico E aí Daniel ele chega pro pro pro chefe lá do do que tava ajudando eles falar assim ó vamos fazer um acordo eu vou comer só legumes porque eu não posso comer esse tipo de de de Carne porque
não é batido da forma correta E aí o que que o o eunuco vai falar ó mas se você ficar mais magro se você ficar mais pal ele fala não fica é ele fica tranquilo porque eu tô comendo o que a CAD Baru determina que eu posso eu tenho certeza que eu vou ficar muito melhor do que todos eles e o que que aconteceu isso que aconteceu Daniel prosperou foi elevado homem sábio homem entendido Poxa ele tinha tudo para ser só mais um para falar eu tô numa terra estranha Meu povo foi derrotado meu o
templo foi derrubado então eu vou comer qualquer coisa aqui eu tô na diáspora mas não ele se posicionou e por ter se posicionado hoje nós temos o livro dele na escritura sagrada como um dos livros sagrados Então o que eu quero eh eh entender aqui é o fato de ser difícil torna ainda maior o meu mérito por cumprir porque é fácil comer de forma correta num país que todo mundo come de forma correta o meu mérito é maior porque eu tô no Brasil estou em São Paulo e eu procuro comer de forma correta mesmo estando
na diáspora da diáspora mas ainda assim eu preservo a minha santidade espiritual e a minha santidade alimentar e toda a a querrá que que que participa conosco na nossa sinagoga segue esses preceitos é mais difícil é mais difícil mas o mérito é maior e aí nós confiamos em akad Baru que ele vai nos dar é parnassá sustento provisão tudo que nós precisamos para cumprir os mandamentos da Torá agora todo o começo toda mudança de identidade toda é toda a Viração de chave virada de chave é É dificultosa Mas é por um período depois é para
para benefício é Apóstolo só uma coisa a dificuldade tem um irmão aqui tenho certeza que muitos aqui tem um irmão Haron luzinaldo ele é da Bahia casado três filhos que que eles comem ó ovo legumes peixe por qu hoje eles não estão aqui ão mais dificuldade no interiorzão da Bahia e eu conheço muita gente tenho certeza que muita gente tá nos ouvindo eu quando morava no interior lá eu não encontrava a carne cacher a gente comia peixe e a gente gostava de carne hein então quer dizer é algo que você faz porque tá ali o
mandamento você quer agradar e você vê também como é bom como você se eleva espiritualmente como você se achega eu acredito que não é fácil para ele se ele tiver aí ó ele vai falar Shalom para vocês conhecerem e eu sei disso que eles comem não comem nada que não seja delí só fica ali na verdura lá ele falou alô vi ele aqui é Shalom para vocês um grande beijo eu sei que tem muita gente aqui também que tá assim mas tá se elevando e com certeza quando a gente agrada o todo poderoso poderoso também
tem prazer em nos agr a gente termina aqui não sei se tá terminando mas eh eu acho que a conclusão minha aqui é desde quando eu comecei quando a pergunta que foi feita Deus se importa rashen se importa o que você coma reafirmo com certeza mas repito termino agora eh insistindo nessa tecla mas isso se não começar numa mudança aqui e aqui n eu não vou conseguir E aí que o nosso povo é aí que talvez mais debates como esse mais tempos como esse mais investir mais nisso para mostrar e e entender o seguinte isso
é isso esse esses preceito o preceito que tá vai ser bom vai Mas acima de tudo eu tenho que ter certeza da minha salvação não por isso eu não sei se vocês concordam sim mas nenhuma prática assim eu não obedeço Para ser salvo porque to tempo Senor O senhor deixou isso claro para mim Senão nós íamos discordar eu não obedeço Para ser salvo não é uma questão de salvação uma questão de amor é assim ó yua disse se me amar se vocês me meus mandamentos n pronto não faço porque uma uma obrigação ou um benefício
eu faço por amor então assim fal assim por que que o senhor come de forma correta porque eu amo aem eu amo ele e e é muito claro eu eu sou templo do Espírito Santo Então tem que cuidar dele da melhor forma ex exato aí como o senhor deu um exemplo ótimo templo eh se o o a pessoa é templo do Espírito de Deus conforme xau R chalia ensina aí o ponto é dentro do templo podia entrar qualquer tipo de animal para oferta ou tinham animais específicos não tinha animais específicos E por que que nesse
templo eu acho que pode entrar qualquer animal não pode então assim eu sou templo e meu coração é o altar certo o senhor concorda até nas canções eu vejo às vezes que o coração é o altar fazendo essa referência como que eu vou colocar nesse altar que é onde flui todo o sangue e tudo que eu como vai para onde pro meu sangue como que eu vou P um animal impuro Para fluir no Altar do Espírito de Deus então não faz sentido mas Rabino que as pessoas que estão nos ouvindo consiga entender que o senhor
falou muito bem da santidade que é um processo para qual você vai se achegar até Deus sim sim sim não é ninguém é santo da noite pro dia são níveis são níveis são níveis são níveis são é e é um processo doloroso é o nosso pai Abraham avino Abraão e ele ele foi provado 10 vezes ele teve 10 níveis que ele precisou subir se aproximar deocupação a minha preocupação deixo aqui sim a minha preocupação nisso tudo é São pessoas que talvez entenda o seguinte Tá bom então é isso que eu tenho que fazer para mim
vamos deixar eu é isso eu tá deixando muito claro viu vocês estão deixando muito claro que eu acima de tudo eu tenho tenho Jesus eu tô fazendo isso por amor a Deus isso é por amor por amor por chegar a ele por ser por porque a minha salvação já está está nele então se a minha salvação está nele eu vou ter uma um relacionamento com ele é isso que eu quero pronto incerto quando o filho nos obedece né É porque tem medo ou porque nos ama porque nos ama eu vou dar um exemplo da questão
do amor por exemplo supondo que uma pessoa goste de comer alho vou dar um exemplo e o alho deixa um cheiro ruim na boca e aí a sua esposa fala assim amor ah por favor para de comer alho né porque fica um cheiro desagradável e eu não consigo ficar perto de você com esse cheiro o senhor pararia de comer alho Por Amor à sua esposa a tá dizendo assim ó esses é esses alimentos deixam vocês e repulsivos porque são alimentos impuros Então por amor a mim vocês podem deixar de consumir esses alimentos Esse é o
contexto Então por amor a kados par ru eu obedeço a sua palavra e na sua palavra ele me dá uma dieta alimentar e eu não tenho dificuldade nenhuma em seguir por quê Porque eu o amo não vai fazer o meu amor para cados Baru não pode ser um divisor para eu me aproximar dele Ah uma carne de um animal ilícito me impede de me aproximar mais dele não torresmo não pode se fosse necessário eu seria vegetariano mas euia como Daniel por um período escolheu ser vegetariano para agradar a Deus então eu acho que é isso
que nós Nossa geração precisa entender que é uma questão de amor quem ama se aproxima e não mede esforços para se aproximar Baru ren Baru ren Obrigado por você eu tô vendo aqui ó louquinha para ler tudo L muitos comentários você que ficou aí tenho certeza que você aprendeu muito eu aprendi muito Todos nós né Apóstolo aprendemos muito realmente esses debates são eh maravilhosos e o senhor Rabino são pessoas incríveis maravilhosas como eu disse no início as pessoas ficam escrevendo coisinhas mas não tem coragem de estar aqui para que o outro possa aprender e com
isso a gente nós sermos pessoas melhores né então Agradeço o apóstolo pode bom o apóstolo já tá fazendo fuvar parece que ele já Mou no rud olha e E assim a sua quil lá é privilegiado os irmãos por ter né um líder como o senhor e eu acredito que CAD paruru vai lhe dar estratégias e muas sabedoria pro senhor conduzir eles mais perto do senhor que o senhor já é um judeu mã o povo de Israel vai lhe dar estratégia de Sabedoria e daqui a pouco só que lá tá tá vindo aqui ó para falar
para outros né E assim a gente vai se tornando uma uma uma nação forte porque a redenção tá próxima muito perto né e a gente tá nesse tempo senhor tem algumas considerações que bontade agradeço a oportunidade Obrigado Fernanda a a ao Rabino por me ouvir por permitir eu colocar os pensamentos eh repito são escolas completamente diferentes mas que não deu nem tempo de Efésios 21 né que em Cristo conseguimos nos encontrar e e e em Cristo Conseguimos dar as mãos e vai vai aparar uma aresta aqui ó preciso corrigir aqui preciso ajustar ali e nós
vamos a perfeição que ele tem para nós então agradeço Rabino foi a primeira vez tá que eu tenho um um bpo um debate assim Frente a Frente dentro de um de um um homem conhecedor no fundo conhecedor da Lei e também de Cristo que isso é muito gostoso né já eh já tive alguns contatos mais com ortodoxos mas com os mais e conectados à própria lei em si né difícil sim porque eles não iam acreditar na nova alian não não não não íamos ter nem tempo para poder discutir não ia nem deixar discutir e temos
que respeitar acho que aqui o debate foi respeitoso construtivo de aceitação muita coisa então agradeço tá Agradeço ao povo meu povo que tá aí algumas pessoas estão com certeza assistindo agradeço Quero mandar uma saudação de amor de carinho de Shalom para Como é que é o nome é a sinagoga é a sinagoga né a sinagoga beit Shalom casa casa de paz né e que vocês são enriquecidos mesmo muito abençoados com um líder muito muito humilde um servo de Deus Fernanda obrigado então é isso agradeço bom eu Agradeço também a oportunidade a Fernanda por por por
por essa oportunidade que nos foi dada e pela oportunidade de con seu Apóstolo e tá aqui num num num segundo dia para conversarmos a respeito da Sagrada Torá pela oportunidade de todos que estão nos vendo nos assistindo e e aprendendo né que que esse debate né esse diálogo que nós tivemos aqui seja enriquecedor não só para nós mas para todos que estão eh nos acompanhando e se a Fernanda me permite eu gostaria de fazer aqui uma eh a nossa sinagoga ela disponibilizou um curso eh de texu sim sim f e esse curso Ele tem mais
de 30 aulas a respeito da texu vá judaico Messiânica então lá nós ensinamos desde as denominações judaicas do tempo de yua quais eram Ah o calendário bíblico eh o abate eh correto e alimentação correta pro povo de Deus eh introdução e alfabetização no hebraico bíblico ah principais bênçãos e tradições judaicas então nós ensinamos sobre o kipá o talit tefin o kisui a mesusa a sefer Torá então nós damos toda essa eh informação a respeito do Judaísmo e a forma com a qual o judaísmo pode ser praticado e aplicado a qualquer pessoa que deseje fazer T
chuar Então quem tiver interesse em conhecer um pouquinho mais a respeito desse curso Ele tá na plataforma e kifi eh e a pessoa pode seguir a sinagoga eh bait Shalom underline e lá vai ter um link vai ter um link com as informações ou pode também mandar alguma mensagem no sim pode aqui no no no na TV para mim que a gente vai direci ser direcionado mas eu gostaria de deixar disponível a plataforma ficou muito boa muito didática e é extremamente acessível para qualquer pessoa que deseje adquirir muito bom o o eu fiz vou fazer
de novo a gente muito conhecimento se esta gostar falar lá dos Caraí saduceus fariseus É sempre bom aprender né eu gosto eu gosto maroso bom para você que ficou aqui conosco meu Muito obrigado tenho certeza que eh aquilo que você tava Buscando você ouviu aqui se encontrou eh um abraço também pra igreja Igreja Evangélica de Jandira de Jandira do apó Rosa um grande líder como poucos posso dizer com certeza e um dia vai pode visitar a sinagoga né só falar com o Rabi e o apóstolo Vai lá vai num chabat vai ser vai ser um
prazer ter lá com a gente e um dia nós vamos também fazer uma visita né Rabi nós tínhamos falado até de uma festa bíblica aí então é isso mesmo que ele já fo pelo povo aqui O senhor já fez até T shuv de tanto hash tvá meu Deus bar racho agradeço você que o eterno te abençoe que você tenha uma noite abençoada que ele venha para ser para você aquilo que você precisa obrigado por estar aqui conosco a gente não tem nem vontade de parar mas semana que vem tem mais programa chem Israel podcast comigo
Fernanda rivica TV Gospel Barueri ó beijo no seu coração Shalom Shalom