Alô alô pessoal! Já vimos vários processos de separação de misturas em outros videozinhos e agora vamos aprender mais quatro técnicas de separação de misturas e mais uma de brinde no final! Ai não aguento!
Já falei logo! Você está no canal EscolAnimada onde desenhamos tudinho para te ajudar a entender melhor! Então se liga aí, assiste aqui e bora nessa!
Para começar, vamos entender os conceitos de coagulação floculação e flotação. Muita gente se confunde achando que é a mesma coisa, mas será que são os mesmos processos? Vamos ver!
Esses três processos são utilizados para separar misturas coloidais, ou seja, são aquelas misturas heterogêneas líquido-sólido que possuem as partículas sólidas de diâmetro médio entre um e mil nanômetros e, por serem muito pequenininhas, elas ficam em suspensão no líquido e não se sedimentam com ação da gravidade. Então, pensando nisso, vamos começar falando da coagulação. A coagulação tem por objetivo aumentar o tamanho dessas partículas pequenininhas, que são as impurezas que desejamos separar.
Mas como fazer isso? A ideia é fazer com que essas partículas se unam formando partículas maiores facilitando a separação. Para isso é adicionado um composto químico chamado de coagulante, que será o responsável por aglutinar essas partículas.
Dessa forma, após a adição do coagulante, é necessário agitar vigorosamente a mistura de forma que todo esse agente coagulante se espalhe por toda a mistura! E, uma vez feito isso, partimos para a próxima etapa que é a floculação! O processo de floculação ocorre logo após a coagulação mas, agora o sistema deve ser agitado lentamente, de forma a permitir o contato entre as partículas e, ao mesmo tempo, impedir a destruição dos aglomerados formatos.
As partícula então vão se unindo, formando sólidos maiores e maiores que são chamados de flocos ou flóculos. . ah!
Agora você pegou da onde vem o nome! As partículas agora são maiores e mais fáceis de separar da mistura podendo ser utilizado agora o processo de? Sedimentação!
Ah-ha! Pensou em outra coisa né? Te peguei!
Mas o processo de sedimentação nós já falamos em outro vídeo. Então agora vamos falar da flotação! Que é muito confundido com a floculação pelo nome ser parecidinho, mas os processos são totalmente diferentes!
A flotação é uma técnica de separação de misturas que consiste na introdução de bolhas de ar no líquido. Dessa forma, as partículas sólidas que formam o colóide acabam aderindo nas bolhas de ar e são separadas a mistura. As bolhas de ar, juntamente com as partículas sólidas, antes em suspensão, formam agora uma espuma na superfície do líquido que poderá ser removido muito mais facilmente.
Esses três processos são muito utilizados, por exemplo, no tratamento de águas e esgotos! E você conseguiu perceber bem a diferença entre esses processos? ?
Eee! Muito bem! Então vamos continuar com o próximo processo de separação de misturas que é a?
Extração por solventes! Este também é um processo muito utilizado na indústria química, mas o que que significa ele? Abrindo um parêntesis rapidinho, se você não lembra o que é solvente e soluto, dá uma olhadinha nesse vídeo que está passando aqui no card ó.
. . pronto, fecha parêntesis!
O método consiste na adição de um solvente na mistura que seja capaz de dissolver algum dos solutos que temos interesse. Por exemplo, na preparação do café, quando a água quente passa pelo pó e extrai as substâncias solúveis na água, restando apenas as não solúveis, que são as que não temos interesse, que é aquele pó fica lá no filtro! Dessa forma, o café é uma solução cujo solvente é a água e os solutos são substâncias presentes no pó do café que foram extraídos com a água quente!
O mesmo ocorre também quando colocamos o sachê de chá na água quente. Repare que se utilizássemos outro solvente ou outra temperatura o resultado da extração seria diferente, pois a solubilidade cada soluto varia com o solvente e com a temperatura. Por fim, um processo bônus para você!
Tchã tchã tchã! A liquefação! A liquefação é utilizada para separar uma mistura gasosa!
A-ham! Utilizamos para separar o ar! Imagina isso!
Isso é possível levando em consideração a diferença entre as temperaturas de liquefação, ou condensação, dos gases da mistura. Dessa forma, quando aumentamos a pressão no sistema gasoso e diminuímos sua temperatura, favorecemos o que? A liquefação!
Então, quando alcançamos o ponto de liquefação do primeiro gás, ele começa a virar líquido e, assim, conseguimos separá-lo da mistura. Esse processo é empregado na separação do ar para a obtenção do nitrogênio ou do oxigênio concentrados, por exemplo. Aeeee!
Parabéns para você que chegou até aqui! E para comemorar vamos ver mais um processo brinde! Tô brincando, tô brincando!
Esquece! Vamos só comentar assim: hashtag todos esses processo OK! E espero que este vídeo tenha feito muito sentido para você e que você tenha entendido bem os conceitos destes processos de separação que foram: a coagulação, a floculação, a flotação, a extração por solvente e, por fim, a liquefação.
E, se você não quiser perder mais nenhum videozinho que está sendo desenhado especialmente para você, então se inscreva e nos acompanhe, pois estamos preparando muita coisa legal que está vindo por aí! Esse foi o EscolAnimada e até o próximo vídeo! Tchau tchau!