Aula aberta: Sociedade do Desempenho e do Cansaço - Byung-Chul Han e os desafios da era digital

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Educação Continuada PUC-Rio
A obra do filósofo Byung-Chul Han, já muito lida no Brasil, é ao mesmo tempo diversificada e coesa n...
Video Transcript:
Oi Oi gente meu nome é Edgar Lyra e eu sou presentemente o diretor do Departamento de filosofia da PUC Rio e m cabe enfim iniciar essa aula aberta preferida por Grosso Leandro chevitarese com a Yasmin Martins como debatedor era estamos aqui a presença de vários dos professores do corpo docente permanência no curso de especialização de filosofia contemporânea não é que é o curso que origina em essa aula e Então queria dar boas-vindas a todas e todos e dizer que que o curso de especialização em filosofia contemporânea é a iniciativa mais de longeva e Jesus departamento
de filosofia nesse Campo da extensão da especialização eu te ver enfim a satisfação de participar da primeiríssima turma foi oferecida em 2003 e desde então né de 2013 a2021 nós só tivemos um ano que nós vamos fazer Bom dia ou seja a gente pode falar sem muito pudor e se trata de um curso que já adquiriu uma tradição na esteira desse curso de especialização em filosofia contemporânea e vieram outros na o curso de filosofia antiga curso de arte filosofia e uma série de cursos de extensão e acabaram a se divertir ficando ainda mais o início
da pandemia na medida em que essa ferramenta né Hum hum que nós estamos usando aqui se torna Isso possível nós temos pessoas cozidos de países diferentes assistindo essas aulas abertas né as aulas abertas e os cursos em si mesmo eles acabam aglutinado pessoas dos quatro cantos do Brasil e de outros países na esse semestre mas não dei aula no curso de artes filosofia e eu tinha uma aluna de Córdoba na Argentina e outro de Melbourne na Austrália é então assim no departamento de filosofia tem apostado e vai continuar apostando nessa política e diversificação quer dizer
do diálogo com a sociedade as aulas são tão uma ocasião para para para para a gente pensar juntos coisas que são importantes aqueles que têm interesse específico não tem uma podem optar por se matricular no curso e enfim os vocês entrando lá na site da c&a vocês vão ver que nós temos nesse momento e oferecimento nem a realização em filosofia contemporânea concursos cursos sobre existencialismo sobre o programa do Mal sobre o taoismo Ou seja é um portfólio dizer bem diversificado o nosso limite na oferta desses cursos é apenas encontrar pessoas um conhecimento real de causa
sobre os temas né E e essa tá conversa que nós vamos até agora é um exemplo maiúsculo quer dizer dessa disponibilidade Professor Leandro é um estudioso EA primeira hora do filósofo coreano bom churrasco e vai ter oportunidade de apresentar em Minas Gerais ele desse pensamento que hoje tornou o Tom tão Popular bem fazer já mente Popular né eu termino por aqui essa minha apresentação passo a palavra o professor Remo que é o coordenador acadêmico do curso para que ele é com duas aos trabalhos entregue a palavra olhar muito obrigada E a toda e todos vamos
Assis a aula aberta do Professor Leandro Yasmin e obrigado professora da Guerra parece sempre muito breve sobra a semente também me apresentar meu nome é sim amigo mandar um filho só porque sobre a cintura da especialização porânea aí e eu faço a coordenação acadêmica do curso a partir desta edição e nos ocorreu essa ideia de dar essa reação nos pés aula desta a todos os interessados e nos ocorreu combinar exatamente os professores Leandro chevitarese e aos Martins que fazem parte dos docentes também para dar uma aula desta kit de as pessoas interessadas uma arruma ideia
de quem é o nosso corpo docente ali que tipo de questão filosófica a gente está tendo um pouco bastante diversificado que contempla elementos história da filosofia antiga moderna vários dos temas da Filosofia Contemporânea Então as pessoas interessadas eu sugiro que entrem nos e procure as instruções para para essa turma que vai ser aberta bom até sexta-feira dia seis já gosto né a matrícula vai até o dia dez então sem mais já tenho 16 eu queria apresentar os os nossos professores que vão colocar o professor - parese que a professor do departamento de filosofia da Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de especialização em filosofia contemporânea da Cultura Rio ele tem amplo leque de temas de pesquisa abrangendo a obra de schopenhauer e autores contemporâneos como o Michel ficou de honra professora Yasmin Marquinhos a nossa debatedora a professora do curso de especialização em filosofia contemporânea da puc-rio psicanalista e Curso estágio pós-doutoral no RJ é forma de pesquisa a relação entre a violência contra as mulheres e a presa ambiental partindo de filósofas é curta Oi e da obra de Sylvio Frederico é um agradeço empenhadamente os dois professores que gentilmente aceitaram
o convite e passo a palavra aplicação mesmo Oi boa noite a todos é agradecer então convite saudar meu amigo Edgar Lyra e meu professor Remo então agora um coordenador do recentemente então do curso de especialização que usa foi contemporâneo saudade também procura e as minhas demais professores que poderão estar presentes né como professora Rafaela sabe e as outras pessoas demais que eu já estou te reconhecendo e felizes em poder saber algumas aqui com a nossa proposta de hoje é a é difícil mais elementos da filosofia é do professor né é isso ó zuffo é um
hum ele é um super slim coreano radicado na Alemanha e atualmente ele leciona na faculdade filosofia estudos culturais de Berlim e eu vou trazer alguns elementos a obra desse autor o qual vamos Mia para que a gente possa fazer um pouco uma conversa e ele tem um papo e a gente possa tentar ver quais são as principais questões que surgem na análise de soltou morte eu preparei aqui para vocês é um PowerPoint que utiliza algumas citações do autor de várias obras diferentes anunciar a mente nessa cronologia que elas foram apresentadas mas uma linha de raciocínio
que a gente conseguisse E aí um pouco modo mais pedaço de uma todo tempo que a gente tem e alguns desses elementos É isso aí para vocês e vamos conversar um pouco sobre esse tema que no caso é a sociedade é do desempenho EA Sociedade do cansaço você deve cansaço é um nome de Talvez o primeiro livro que deu o maior projeção outro alto no cenário internacional EA reboque desse desse desse livro é surgiram várias obras que eu já tem muitas delas já tem tradução inclusive portugueses as suas férias e é isso aliás uma característica
um pouco o autor ele escreve de uma maneira acessível né o mesmo tempo traz elementos em uma razoável com que se deve ter o óleo é uma função muito interessante Enfim no bairro a marca aqui meu tenham e eu minha previsão aqui falar em torno de meia hora para que a gente possa E aí e a partir de Sul conversar um pouco é conhecido sobre esse tempo né E aí na sequência eu acho aqui essa apresentação Inicial e folhas me mate vai poder trazer uma série de questões que possam Aumentar o nosso de bares em
seguida a gente abre também aí ela civil intervenção EA vinda de Amor à E aí E aí eu coloquei uns não se for de divulgação é o futuro então dessa comunicação isso Sociedade do desempenho e do cansaço e um raio Os desafios da era digital com Caio o biquinho vá e é então eu vou trazer alguns algumas situações aqui dos textos que eu acho que fazem a gente conseguir eu marinheiro raciocínio digamos assim e tipo de análise é até a hora que tiro é o pretende desenvolver uma Então primeiramente a gente entender que ele tá
pensando uma transição e seria a sociedade disciplinar descrita inicialmente por ficou na direção e do que ele vai chamar então de sociedade e do desempenho né eu ia aqui essa situação acho que já conhecia bastante isso a sociedade disciplinar o co feita de hospitais asilos presídios quartéis e fábricas não é mais a sociedade de seu lugar muito tempo entrou uma outra sociedade a saber uma sociedade de academias de fitness prédios de escritórios bancos era o Focus shopping centers laboratório de gênero Sociedade do Século 21 Nova mais a sociedade disciplinar mais uma sociedade e dizer é
bom as principais análises da sociedade disciplinar laboral porque parece suficientemente de onde ele parte nesse dia de nós estão presentes em obras como e vigiar e punir e o primeiro volume de história da sexualidade lá ficou de dívidas a tentar compreender só que condições a produção certo saberes e as relações de poder uma das a essas instituições tendem a produzir subjetividades formas de convivência formas de ação e ele vai chamar em grande parte essas técnicas é de um modo geral como técnicas disciplinar e pretendem controlar o corpo né produzir ele copos úteis idosos aqui a
gente está falando de uma mudança e a ideia é que não tá pensar quais são essas mudanças para nossa sociedade contemporânea Bora eu acho que tem um texto ser lembrado que tá um pouco aqui entre é a análise do flúor yanase que um texto de 1990 escrito pelo beleza é um texto curto mas que De algum modo sinaliza já certas mudanças importantes e que são de algum modo absorvidas na análise é que aqui se né desenvolve né Ele está em chamas o ippon sobre sociedades micro-ônibus em que o deles fala sobre uma mudança na estrutura
das relações de poder dos mecanismos de ativação através da ideia de controle isso para ele tem diretamente a ver com mudanças na dinâmica do capitalismo e com as novas tecnologias de vigilância de monitoramento e então ele vai falar nesse texto prezão ir a uma crise não existe inscrições já de algum modo a gente é o controle opera o ar livre não só entre os hotéis fábricas exércitos enfim e que ia cada vez mais a produção de Corpos úteis idosos não depende de uma vigilância direta dos porcos porque o capitalismo de algum modo capturou já alma
do jovem Oi e eu É não a sociedade controle Lucas terminar essa frase particularmente mascote que nesse texto a bastante visionária e aparece aqui nessa porque aí que que vai tentar mostrar um pouco é como na realidade tem uma mudança na estrutura da relação entre dever e poder então a sociedade do desempenho está totalmente dominada pelo verbo modal odeia contraposição à sociedade da disciplina e prefere proibições e conjuga o verbo deve O apelo a motivação a iniciativa o projeto é muito mais efetivo para a exploração do chicote os órgãos uma empreendedor de si mesmo sujeito
do desempenho é livre na mídia nem que não está sumiço a outras pessoas que dão ordens visto Ó mas realmente livre não é os explora-se vejo só burro a visão pessoal então a ideia Aqui é aqui assim sujeitos algum modo a pessoa o meu já a noção de que ele precisa ser um empreendedor de si mesmo e cada vez mais ele quer atingir os melhores resultados então a relação já não é mais uma relação desse outro de vigia na fábrica como o Google vai escrever e obra é o realização das tarefas e objetivos estabelecidos de
acordo com certo de ver e de acordo com um certo padrão de normalidade muito importante a construção da normalidade mosquito Ou vai se interessar vai saber Eles produzem aquilo que a gente entende o seu jeito são né um jeito saudável do jeito correto e em uma boa sexualidade cumprir seus deveres como e e ao mesmo tempo ficou bem sinta-se analisar aqueles que são marginalizados É nesse processo contra posição a produção de saberes e relações sobre aqui o bicho planta dizendo área mas eu cada vez preciso menos dessa estrutura de uma visão externa o próprio sujeito
do requer cada vez mais fácil então ele tem uma mudança na estrutura da relação com a liberdade é uma tese que alguma maneira que a gente já podia ver no socorro meu Olha poder quanto menos perceptível mais eficiente ali então aqui é ele opera a partir do estimula o desejo EA Liberdade interessa pessoa cada vez mais acha que tá fazendo isso livremente Me Querendo utilizar em todas as áreas isso você pegue só a questão de atingir metas e objetivos naquele próprio essa estrutura na qual estamos inseridos no capitalismo contemporâneo mas tem ver com com tudo
né amor é possível você vê sociedade da performance isso tem a ver então com querer atingir os melhores resultados melhores bem em todas as áreas da vida ser mais feliz né isso é uma coisa que ele diz praticamente não grandes imperativos de controle Hoje é a essa diretrizes tirania do seja feliz né então a gente tem que ser cada vez mais feliz tem uma família mais feliz realizar e fotos mais bonitas viagens mais incríveis a mais sarado mais bonito ou mais alguma coisa é a dentro de uma dinâmica que conjuga por uma lógica de desempenho
em e que sem dúvida trabalha com a problemática da questão de gelo então isso presente paradoxo né porque de algum módulo nos sentimos cada vez mais lindos né e e e e a coleção e suja aqui é uma coleção que advêm das habilidades não demo obrigação de cumprir uma tarefa né mas a liberdade das habilidades que era até mais corações do que deverão disciplinar prefere ordens e proibições o que deverá possuir limite e o cumprimento tarefa eu vou para casa é habilidade não possui limite algum ela está aberta e levar crescer e assim a equação
provém da habilidade ela é potencialmente Fini É por isso E aí voltando na frase beleza numa sociedade de controle nunca sei nada Ou seja você trabalha a vida toda em todos os lugares não tem mais uma estrutura espaço-temporal você se relaciona familiarmente em todos os lugares tem uns e você cuida da sua família em todos os lugares em todos os tempos isso nunca termino não é mais alguma coisa seccionada isso vai gerando um processo de aceleração de cobrança é uma auto cobrança indevida e o autor entende está na base de uma série de psicopatologias contemporâneas
têm se tornado cada vez mais efetivas na atualidade as enfermidades psíquicas com a depressão no jornal são expressões dessa profunda crise e da Liberdade São sinal patológico de que a liberdade está se transformando em qual deles tem é isso tem muito a ver com esse isso tem muito a ver com esse cenário tecnológico megas o aparato digital ali relação o desempenho de forte deu uma parada digital lhe torna o próximo trabalho móvel descarregamos é o isso como um depósito de trabalho não é assim não podemos escapar só que a sedução se dá pela Liberdade pelo
desejo é uma os smartphones que prometem então a liberdade deles surgiu um tipo de coação Total EA atuação da comunicação que aconteceu já não conseguisse macho deixar de responder de comunicar saber de pedir procurar saber e intensamente realizar tudo aquilo que me é solicitado e é demandado o tempo todo continuando então é uma relação as suas uma relação quase compulsória com aparelho parado digital se move com Silva e então a liberdade se converte e o assim isso tudo para ele é um tipo de embriaguez Ele acha que a gente não tá não tá pensando sobre
isso aí eu acho que essa importante para o problema não é a tecnologia A questão é que a tecnologia operar a uma velocidade até capacidade que a gente tem que pensar sobre qual é a relação que a gente vai ter com ela seja um sentido existencial e ético social jurídico e é como se desde sempre você já tivesse como aqui tomado né então ele acha que as consequências dessa seguir dessa estupidez e tem muito a ver com o tipo de crise que ele quer suja como o problema né e a gente volta lá nos fios
use com os pontos começa a se despontar essas coisas que está acontecendo que tempo é esse no qual vivemos e ele acha que isso tudo vai gerar uma configuração que ele chama de inchando o outro livro eu me chame digital né esse e esse chama ele já não é mais uma massa ovo um grupo que tem uma alma espírito alma e aglomerante né unifica em torno de algum causa algum tipo de nós os indivíduos que se juntam inchar não desenvolve nunca se caracteriza em uma consonância e leve a massa acionir em uma massa de ação
O enxame digital Diferentemente da massa não é esse mesmo o ENEM a fita branca ele apenas é uma manifestação Explosiva de uma dinâmica intensa de acesso e e se trata aqui então fato de compreender que a mídia digital não é uma mídia de afeto e as redes em grande parte demandam reações afetivas e elas não convidam a pensar como que pode ser me neudes mais nada mais é poste.do lógico não se trata de algo a ser libertado ou de aula você construiu Mas alguma coisa que eu quero bom então comunicação digital torna uma descarga de
festas instantâneas já por conta da sua temporalidade ela transporta mais afeto do que a comunidade aplicação analógica amiga digital Edson entrevista uma medida isso gera uma série de problemas em um diário uma delas é o que ele chama né curiosamente DX Store e eu consigo tradutor gentilmente traduziu por uma onda de indignação mas Storm tempestade e Instituto eu tenho certeza que você sabe o que é esse aqui ele acha que surge de reação de indignação a vermelho e é possível numa cultura que opera na lógica é de respeito hein não ela é antes de tudo
um Genuíno fenômeno da comunicação O problema é que isso tem a ver com o estado de exceção porque porque eu chipstorm quando que vem é seja pela causa que for você suspende direito gente já foi acusado já foi condenado já foi execrado já foi Possivelmente assassinado seja moralmente a seja até mesmo mas visto em alguns casos não sabemos que ocorre nem caberia mais uma associação né lá vou fazer uma relação com cal Switch Store Será preciso redefinir asservet super aí me dá um segundo Klaus Schmidt é aquele que decide é o estado de exceção né
agora na Revolução digital gente precisaria talvez reformular um pouco isso aqui talvez o poder soberano tem muito a ver com essa disposição dos piornais no outro sucesso interessante é que poder soberano o poder de matar o poder disciplinar o poder de gerir a vida e vai dizer fazer viver e deixar morrer o poder da disciplina na descrição antes da escola na fábrica do exército ao e o adecco normalizo e deixa o que alguns de algum modo que não se a DECO estejam analisados estudos mas o poder soberano acobertou é o poder fazer morrer em todo
uma discussão A partir disso que atravessa o agamben né é quando ele vai recuperar o problema do Estado eu não aguento dizer que hoje talvez as nossas democracias moderno aparentemente se mostram um sociedade é democráticas e de direi mas muitas vezes operam no estado de ação porque a é ali ele recupera a figura de do jeito que eu matar ele que é o homosacer expressão que se usa para isso tem a ver com alguém que é talvez não seja burra mas de algum modo é ao cidadão ter tomado como cidadão de segunda classe isso ele
ele está tentando pensar isso dentro da dinâmica também de Como opera uma rede social né mas tem outros problemas né eu vou tentar colocar alguns aqui é um outra questão tem a ver com o problema é de como é essa exposição da utilidade né que é não é mais algo que você faz como obrigação uma ficha de lance e ficou falava de vigilância arca função normalizador e o exame é assim que eu quero um todas as instituições não é à toa que as escolas se parecem tanto com os hospitais os manicômios e todas elas parecem
construções que outra forma mas ela a vigilância positiva sobre e aqui não aqui é uma sedução Dom a uma falta de distância à intimidade e é sempre convidada a ser forte publicamente e parece que o Privado não é tende a cada vez mais aparecer a comunicação digital ela fornece um tipo de Exposição quase pornográfico da intimidade nas redes sociais se mostram também como fácil posição 1 e nesse sentido é isso tem um efeito meio tyranny né nessas que é um outro livro que ele explora mais isso que a questão da sociedade é transparentes um essa
absolutização do valor dispositivo opera como uma tirania da visibilidade porque porque se não for hoje tem imagem não foi derrubado um for visível é não toma ela tudo deve tornar-se visível o imperativo da Transparência coloca em suspeita tudo que não se mexe a mais absoluta visibilidade e nisso que está o seu poder EA sua viola dá um da cápsula penso logo existo agora é Apóstolo a base no critério de existência de critérios realidade EA ainda que muitas vezes modo imperceptível movimento tirânico depois sobe o enfim isso tudo tem a ver como é um tema que
não ficou era forte essa história do pai nós temos um Total mas não foi culpa Note que era é uma torre Central PIB Josi de água não digerir os presos das células essa vigilância farei com que as pessoas se sentindo vistas alguém que estivesse na torre a de quadrinhos seu comportamento a expectativa de corretor é a pia parece de todo o globo está se tornando e o único não existe um fora desse palavra por isso que ele chama de Iguatu tem aquele os biovigilância digital o nosso digital e tem um coloco total de ter a
perspectiva não tem mais um pelo que o a partir do que eu tenho uma perspectiva de análise iria não se depende depende mais nenhum tipo de burro e ele se torna Total não existe no Muralha que possa separado interior do exterior Google redes sociais que se apresentam como espaços de liberdade estão adotando cada vez mais forma espanhol né então é isso tem a ver com toda uma discussão sobre Big Data e os efeitos psicogênicos e é que me livro especificamente da isso ver entende que eu tinha toda a operação dos algoritmos hoje né Big Data
são instrumentos ficou políticos muito eficiente os primeiros permitem alcançar um conhecimento é do comportamento humano não dá para gente das dinâmicas comunicação social e supera o comum trata-se de um conhecimento de dominação permite intervir na Sic no nível inconsciente nível é isso seja por interesses políticos seja por inteiro o ou seja com base em então o problema é que tudo isso tem a ver com o tempo que está falando isso isso vai escutando máximo vigilância Sá hipervigilância essa aceleração ela cada vez torna difícil que nós sejam de capaz de pensar sobre qual é a relação
que ele costura Então essa coleção da hipervigilância da hipercomunicação é da aceleração ela impede que fechamos os olhos ela ele é responsável pelo que ele chama seu esgotamento neuronal vice e ver tudo desempenho né gente já não é mais uma coisa som externo auto correção que o sujeito colapso interior Então esse de morar junto as coisas né É que eu costumo chamar de uma outra experiência tenho um e Se permitir fechar os olhos mostrar-se da conclusão e de fato a percepção só pode ser concluída no esposo repouso contemplativo parece que a gente tem como que
isso agonizando né tem diminuído as estão conectados tempo todo parece que o excesso de informação está na cada vez menos capazes de pensar e a hipercomunicação também nos impede de que tomemos que formulamos questões em última análise é filosóficas tão importantes do cenário que ele não é um outro aspecto interessante que eu acho que vale minutos é para ele hoje é essa é uma sociedade e ela é uma sociedade da analgesia porque é ele chama isso diz os um paliativo poderia ser também Sociedade do paliativo ela é uma sociedade do curtir né Depois estão convidando
você sempre a curtir curtir porque é uma sociedade de curtição né uma sociedade de condescendência de tudo é como que é alisado tudo tem que provocar bem-estar das pessoas tem que tá sempre felizes é uai é esse signo então é um analgésico do coração ele domina não apenas as redes sociais mas todas as esferas da cultura nada deve provocar dor não apenas a arte mas também a própria vida tem que ser instagramar ou seja livre de ângulos e canto de conferir em contradições e poderiam provocar a dor né E como se não se não pudesse
ser mostrar instagramável parece aqui ela já talvez não merecesse existir entre nós não estamos tipo de ir para o a digitar porque é como se fosse buscar Neves não e analgésicos continuamente compulsivamente e ele dá vários exemplos disso né e seria aí por exemplo né as pessoas que ficam obcecados final tem alguns aplicativos né para medir taxas de espaço e ele tem uns app is ideal to medição da Saúde Fitness integravam a vida não uma mera função a vida despida de toda narrativa o motor sentido não se a gente não conseguisse mais produzir uma narrativa
sobre a nossa própria existência as nossas relações a maneira como a gente pensa relação com o outro para a vida em sociedade isso se transforma no mensurável na contabilização da esposa se desvanece inteiramente estão bem todos aqueles símbolos narrativas ou rituais e ficam fora de uso né E aí que venha ver que fariam da vida é ser aí mais que o Mero sobreviver quantificado em que tem todo um diagnóstico de processos ex narrativização interpretação do substituído por um mecanismo de adição de informações contabilidade tende a transformar a questão do Bem Viver uma questão filosófica água
que já está é a questão de um mero sobreviver A Hora É então a gente tem que repreender olhar o mundo uma Pedagogia do vez ele fala isso embaixo momento sentido diferente começa a vida contemplativa preço Core aí uma Pedagogia do verão aprender a ver significa também habituar o olho descanso a ciência ao deixar aproximar é decidir capacitar o olho ou uma atenção profundo de morar junto as coisas um olhar mais demorado mas ele elaborativo Pri E aí você fala mamãe' isso aí então começou a ficar um estado meditativo não não necessariamente Talvez seja exatamente
isso que nos permite as grandes mudanças da nossa própria vida por isso também é isso tem a ver com uma força e aqui ele vai chamar de é curiosamente Então apesar de essa reflexão ele convida né E também a ver com Instituto a desaceleração ele vai chamar atenção de crianças aceleração geral EA hiperatividade a gente também desaprendi a ter força para mudar as coisas E aí já tem uma temporalidade bem específico e não se coaduna com aceleração geral EA hiperatividade ela pressupõe uma pausa e disse que ela se distingue da mera irritação o aborrecimento né
a dispersão geral que marca a sociedade de hoje não permite e suja a ênfase de energia daí e aqui ele tá definindo essa força essa energia como a capacidade tem condições interrompemos tá e fazer consigo esquecer o estado novo mudança hoje cada vez mais ela cede lugar a meditação o enervas a tentar atingir novamente a meta bem e se você não consegue se aquilo não chega ao seu excelente resultado o resultado esperar por você mesmo o aos olhos dos outros a sensação e depressão de fracasso de extensão e a gente não vai pensar que isso
tem a ver com Hugo as pessoas tendem a ser culpabilizado e vão é isso tudo Eu último tópico e também tem a ver com coisas para ele é muito importante aqui é recuperar uma relação com o outro Ele acha que essa Sociedade do cansaço Essa sociedade do desempenho gera esses deslocamentos ela também uma sociedade Narciso eu nascesse radical narcisismo estaria na raiz esse nome de depressão então a atividade cura nada mais pasto que prolongar e Jair uma virada real para o outro pressupõe uma negatividade da interrupção não quero nessa positividade atingir meu mais objetivos mais
e mais e mais mais poder e mais alguma coisa que ela bora né que reflete a mulher atividade que está no sentido de contraponto de piadas problematização gente sentimento de mistério de reflexão de parar também é só por meio então da negatividade que parar entendeu mente o sujeito da ação pode dimensionar todo o espaço gente escapa a uma mera ativa Esse é o problema é que as esses os meios digitais a gente acha que tá próximo do outro e antes assim olha não é através dos meios digitais hoje então vamos aproximar o outro dois cliques
você fala com aquela pessoa que você gosta com amigo alguém que está distante aí agente busca eliminar produzindo proximidade mas na realidade é completamente diferente eliminar distâncias do que fato uma proximidade com esse ou com isso é a gente na realidade faz desapareceram é isso também tem reflexões no grito é impressionantes por exemplo na atualidade pegar um texto de escrever o tempo de pandemia a dor dos outros fica ainda mais distante ainda que você tem a cada vez mais informação cada vez mais comprar fazendo assim só vem um mero número de carro a perda crescente
de empatia a capacidade de um tipo de acolhimento a esse outro né É a perda dessa experiência e pela crescente da empatia posta parou a ponta né pagou acontecimento profundo de um outro é que desaparece a sociedade paliativa elimina o outro modo é ele também fala da importância de trabalhar a questão da a amizade relação comunal né doente as pessoas e isso é o que poderia fazer com que a gente saísse dessa roda derrame aquele Ratinho correndo correndo correndo correndo correndo estava né ele desaparece Oi e a pra se libertar essa roda de hamster que
tira cada vez mais rápido ao redor de si mesmo será necessário restabelecer a relação como deveria ser possível estabelecer uma relação com outro na qual o deixar se estar confirmando em sua alteridade recuperar esse outro é diferente pela olho né E permitir esse ser assim da diferença esse esse sim ao assim se chama amistosidade poderia ser amiga de idade experiência de amizade na fé e outros textos ele também fala vinho entre que poderia ser se aproximar mesmo de uma Experiência Amorosa meio de afabilidade ela não consiste em deixar o outro para assistir o vídeo diferente
mas é uma relação ativa participante no seu ser assim E aí e isso tudo então tem a ver com um recuperar esse é menos esse desejo que todo mundo diferente dessa lógica que ele quer escrever aqui como Sociedade dos interno o hero's é precisamente uma relação com o esse rádica para além de tudo isso que tá aí depois além do desempenho do seu verbo modal aquilo que a orienta é um não poder a negatividade da alteridade contra ronco do outro a saber a tupia do outro e se subtrai de todo e qualquer poder é constitutiva
de uma experiência erótica de desejo da ferro e de acolhimento de estudo de algo e essa tupia do outro é porque é um outros em tópicos né para o seu lugar então ele é um outro que não é cartografia izado definido uma piado não tá o certificado e não tá preso no que ele chama de um inferno do o Iago ser pensado unido souber e tudo isso e também tem a ver pra terminar a filosofia Sócrates sobre Ciência do primeiro aí é a chamar a atenção fortnites não por acaso só perdi cinco amante chama-se também
de um sem lugar o outro que eu desejo me fascina sem lugar cultura atual da comparação tem que ser comparado o dia do mensurado não admite essa negatividade estranhamento desse a Thor e garçom tem muito a ver com o papel da filosofia i E desde as suas origens até atualizar até o presente é quase não se tem dado atenção ao facto de nos primórdios da filosofia e da teoria Logos e o hero caminharem de mãos dadas Logos não tem força sem o poder gelo o desafia é tradução do ela ainda ver com algo que não
é simplesmente pensar mas também se permite senti-la Se permitir um tipo de experiência transformadora disso que De algum modo ele tá falando a gente talvez tenhamos aprendido um pouco a sentido né É um tipo de experiência e cresce transformar um beijo na relação com o outro ou a coletividade enfim a sociedade e era um pouquinho isso que eu não passei um pouquinho aqui no meu tempo era isso que eu queria começar a criar compartilhar com vocês a para a gente poder conversar um pouco sobre os desafios da era digital a partir das contribuições desses filósofos
da atualidade e e obrigado Leandro para sala tão instigante e certamente todos nós aqui temos questões a apresentar e na verdade muito organizar filas só um pouquinho a conversar sobre a dinâmica do que vai acontecer eu vou passar a palavra a chorar Yasmin Martins aceitou ser a nossa debatedora deixa evento ela vai propor questões não é a partir do seu professor Leandro disso é em seguida também eu vou recolher as perguntas que na possível recolher em passar para um e para outro arrependo perguntas do chat aqui dos um e também da do canal Onde está
sendo transmitido ao vivo no YouTube e aí o passo a ambos e o Finn a presenciar o evento eu vou pedir os professores do corpo docente da especialização em filosofia contemporânea que estão presentes aqui a parte se apresenta em muito Brasil mente pode né Me fale a respeito da disciplina que dão um mudou de novo previamente aqui as pessoas têm uma ideia a respeito da do nosso programa e que foi enfim vamos lá perguntando tudo com tanto cuidado e agora então a primeira coisa a fazer passar a palavra a professora Yasmim Yasmim fica à vontade
bom obrigada Remo Boa noite a todas EA todos eu cumprimento aqui o remo Leandro Edgar e os outros colegas professores e a todo mundo que está nos assistindo o participando aqui pelos um né eu fiquei pensando em várias coisas durante a fala do Leandro e a partir de alguma leitura que eu tenho também das obras do byung Ainda bem que eu sou só debatedora né porque aí eu posso posso devolver posso pensar em voz alta e devolver as questões para o Leandro e para todo mundo aqui pensar junto né filosofar um pouco é apareceu na
curiosamente semana passada na sala de duas analisando as minhas a expressão positividade tóxica e eu achei interessante me lembrou é um pouco a teoria do Big Bang e eu fiquei pensando na Leandro se agora nesse contexto né no qual estamos inseridos de pandemia de luto de né pro política sobretudo no Brasil na se esse excesso de positividade é o qual o bi ONG denuncia né E que aparece já na sala de algumas pessoas e que algumas pessoas têm percebido é não seria também numa espécie de desmentido desse momento traumático do qual Todos estamos compartilhando né
o desmentido é um conceito que aparece na psicanálise né sobretudo ferenci Ana e eu fico pensando né também acompanhando a sala do Joel birman A reflexão de outros autores que aqui no Brasil principalmente a gente vive uma experiência não pode desamparo mas também de desalento por causa dessa dupla mensagem né O governo diz uma coisa a ciência diz outra enfim as pessoas estão morrendo mas a gente tem que continuar produzindo trabalhando como se nada tivesse acontecido e parece que a gente tem que fingir que tá tudo bem né então eu fico pensando obviamente que não
é a mesma coisa né comparar que ofereci Kombi onde mas pensasse esse acesso de positividade né que é tão adoecedor é causando a essa de psicopatologias narcisicas como obiang jeans também não serve para colaborar com essa espécie de desmentido que nós estamos vivenciando aqui nesse momento de pandemia na é como se quisesse interditar mesmo o sofrimento luto em qualquer possibilidade também de constatação e formas de lidar com esse trauma né E aí eu pensei também mais algumas outras coisas eu vou ser bem breve para para gente poder conversar e na a segunda coisa que eu
pensei foi o seguinte o Beyond fala muitas vezes na ele usa a expressão se eu não me engano multitarefas na para falar que todos nós nos tornamos empreendedores de nós mesmos e nos tornamos multitarefas mas eu fico pensando se no caso das mulheres e de algumas outras minorias isso não cidade forma mais acentuada e mais perversa né a gente sabe aí da do excesso de trabalho né de tripla jornada por exemplo das mulheres e de casos em que mulheres privilegiadas como eu por exemplo que conseguem trabalhar pagar alguém para ajudar acaba usando desse esquema de
substituição e tendo que pagar outra mulher né geralmente uma mulher negra autorizada para fazer esse trabalho né Para dar continuidade a esse trabalho não remunerado das mulheres muita e remunerado né que a sociedade às vezes chama de amor enfim então fiquei pensando né nesse nesse excesso que causa ubernaut etc depressão que destrói a autoestima mas que cidade forma mais grave e me parece né no caso das mulheres e de algumas outras minorias o enfim Uma das uma das primeiras vídeos mais fatais ocorridos no Brasil foi uma empregada doméstica e por aí vai lá e a
outra questão que me ocorreu também quando você falou do enxame né porque pensando as pessoas atualmente não pagam com o corpo não é muito fácil às vezes você tá na rede ou você tá numa reunião não é uma plataforma dessas como a gente tá aqui agora você fica com a câmera desligada com microfone desligado e é isso daqui apêndice aparece e joga todos os seus afetos ali e cada um que se dane naquele útil para lidar com aquilo que você falou para sua agressividade com os seus afetos na me parece que tem acontecido bastante isso
até algumas aulas onde a pessoa na sala de aula Ela tem que pagar com corpo né presencialmente então a essas relações presenciais me parecem lá inclusive na Esfera do ensino diferente nesse sentido eu não quero dizer isso não tem que lidar com a agressividade do outro com a nossa mesma presencialmente com vários afetos mas parece que é uma dinâmica diferente né quando se está na rede Oi e para finalizar uma última coisa que eu pensei mas eu acho que você já até falou disso não é pensando assim para o focou onde a relações de poder
a resistência clube onde eu fico pensando né Assim como resistir na Copa a partir da filosofia dele das reflexões que ele faz E aí você fala da pedagogia do ver né e o beyoung fala na sociedade do cansaço ele até cita O Crepúsculo dos Ídolos né bonit então eu fico pensando e se educar o olhar não é para descanso na verdade então será que esse é o modo pelo qual a gente poderia resistir será que é realmente possível não é uma Pedagogia do ver na sociedade atual ah e também ou se haveria outras maneiras de
Resistir para o bi um dia eu fiquei pensando nisso né Não lembro dos últimos livros dele ele fala também da importância do sono por exemplo né e do descanso enfim eu fico angustiada aqui compartilhando minha puxa com vocês né e é isso só para gente pensar sobre esses pontos silêncio assim muito obrigado vai ser somente questões que eu devo a palavra o Leandro não sei se ele comentar alguma coisa fica à vontade Leandro e Bom eu acho que o Beyond faz um diagnóstico ou do início não é é de que é toda essa positividade aí
presente ele tá usando esse termo nesse aspecto de me atingir resultados desempenho Neo o consumo uma aceleração do isso é box de todos os inscritos e que está na raiz de uma série de patologias para cada pessoa vai usar que isso de uma determinada maneira né então falta né nos falta essa experiência do contraponto a negatividade da escuta e do Diálogo da relação com a alteridade e tem a ver com a sua última questão também né é Não só essa pedagogia dos erros mas essa recuperação de uma relação com a alteridade que seja ela pensada
nesse nessa relação de um olhar os com outra top dirigir é uma Colina e tchau ter né e eu também uma exposição Fátima a mentalidade política da Amizade mas capacidade de sentir a dor do outro né Tem batizado por mais recente filme A submissão aspectos interessantes para servir canção em relação à questão da multitarefa ocorre do Claro é o que é importante a gente observar e o que está fazendo Claro é um diagnóstico geral mas ele necessário ruim se aplica de um modo diferente em determinados territórios a isso vai ir ocorrer de uma maneira diferenciar
singular dá um próprios a cada local cada tipo de território a cada tipo de população e isso pode ser muito mais gravoso ou menos gravoso então a um diagnóstico geral que nos convida exatamente a pensar sobre essas especificidade e efetivamente existe a partir Então desse diagnóstico eu acho aqui o trabalho tá em cansar essas singularidades e como acho que você posou em relação à questão do enxame e fato ele faz uma distinção importante entre afeto e sentimento Perguntou me lembrou e talvez a importância de Caio né e acha que o que acontece na rede é
uma recessão 6 descarga emocional afetivo é diferente ele usa o palavra diferente para isso a diferença de um tipo de elaboração de um sentimento que tem um significado que tem uma narratividade e tem alguma coisa que eu elaboro e que de fato é a presencialmente parece ser uma configuração muito diferente do que a cama do que o que acontece nas mídias digitais a estrutura da mídia eu moro com ela opera ela fosse com Vida ativa a manifestação das descargas afetivas da do ataque do enxame do Storm é do que a capacidade de dialogar de ouvia
de escutar né E já elaboraram sentimento é esse bolo a tchau e é mas parece que as pessoas e Em algum momento nós entendemos males que a gente rosca O Grande Desafio da Democracia por exemplo possível conferir a verdade depressão é claro que o problema não é esse é o grande desafio um deles pelo menos sem dúvida a capacidade de ouvir porque tá todo mundo falando sozinho é todo mundo descarregando a fé e parece que a pouca capacidade de tudo e essa capacidade de escuta tem a ver com a capacidade de vazamentos né acolhimento da
sala da diferença de um outro ponto de vista né enfim ia é bom para fechar aqui essa questão da relação que você fez com o ficou aqui de fato chama atenção da problemática da Resistência fala como toda relação de poder pressupõe a possibilidade ainda que virtual de uma manifestação de resistência porque ela e fala sobre pessoas ia de algum modo tem a liberdade de reagir a cide atencionais produzir outros saberes configurar novas relações de poder contra poderes aos padrões hegemônicos e aos padrões normalização então de fato só aparece e acha que o um rádio deixa
pistas interessantes para a gente pensar isso também como essa da pedagogia Oliveira operação da relação com a alteridade Ea alteridade acho que essa importância de uma experiência do tempo me permita colocar a questão sobre qual é a relação que eu quero tempo a tecnologia some problemas precisa ser tomado é ali Enfim uma última está aqui né Eu acho que tem a ver com essa questão do sentido comum uma frase interessante por exemplo eles não sociedade criativo né E aí eu staco só de e o fermento fermento de toda a revolução de toda é transformação social
é um sentido comum e o problema é que cada um de nós parece que é só está disposto a sentir a sua própria dor e cada vez mais a gente sentimentos isso tem a ver com essa mal gezi aquele descreve né e coletivo então é claro que nós a produção de nós uma ação coletiva que possa ser uma ação política Ela depende de uma capacidade de um sentido comum e o fermento das transformações sociais ou dois revoluções né enfim mais teria muitas coisas para falar sobre isso é ótimo só seguir passo o voltar pro real
aí para que ele continue conduzindo vejam em outras questões a gente pode formação continuada e vamos prender um pouco mais simples errar muitas questões muito interessantes aqui no estar eu vou dirigir algumas por Leandro e algumas para Yasmim a primeira pergunta por Leandro aceita pela linda Moreno ela disse que haig in glasses High afirma que há a ausência de pensamentos é um hóspede sinistro que no mundo atual entra e sai em toda parte aqueles do enxame digitar o estariam então diluídos no pensamento calculante e abandonados do pensamento meditativo eu aproveito só para complementar perguntas perguntando
sobre a se é possível mapear influência de heidegger sobre sobre o Tom Hardy é perfeito acho que exatamente isso essas é isso Ness obrigá-las Ai que já vai trazer serenidade né Ele fala sobre a diferença entre o pensamento calculativo ele chama llife pensamento coletivo e de um outro tipo de pensamento e seria esse pensamento meditativo acho que isso se aproxima enormemente daquilo que o bi o Gui tá é ótimo mapa pronto Google a gente para falar sobre a influência me parece bastante significativo e vejo também pelas citações que ele traz não presta também discussões estão
muito presentes do Benji mas sem dúvida o rádio era enlouquecedor Mental para essa nariz começa a discussão sobre a questão sobre até cria a várias questões que eu acho que um profundamente inspiradas em análises que remetem o rhaylan e é inclusive ele fez doutorado só com raiva mas é um eu já tô me direto mas na obra dele ele tinha logo a com muitos autores ele traz meu procedimentos artigo focou ele tem harbinger pinguins me sinto muito Unity é aí na constelação dos autores principais acho que acho que estão traseiro de algum modo intencional um
pouco a relação e que ele tá pensando em quê esses autores pensar mas acho que Associação que foi proposta é um é feito vou fiz uma pergunta agora a Yasmim o Jackson e ficar lá da Universidade Federal de Rondônia trouxe o caso da Simone bailes na e e ele pergunta depois algumas considerações Como podemos interpretar a luz dessas ideias das ideias de hum essa situação bastante atípica em que uma atleta que certamente se cobra o extremo está inserida nessa Sociedade do desempenho mas que acaba assumindo não estar bem desiste de competir É sim E é
difícil nessa pergunta mas eu acho que é um modo de dizer não né o modo de Resistir também já que a gente tá falando disso e de desfazer-se desmentido do qual eu tava falando né que existe atualmente então de poder reconhecer o seu sofrimento psíquico na ir trabalhar isso de alguma forma ao invés de reproduzir essa lógica de desempenho e competitividade né Eu li um pouco sobre o caso dela na atleta influenciar são vários casos de abuso na ginástica não só na ginástica mas também outros esportes ela inclusive foi uma das atletas que sofreu abuso
em vários sentidos na uma outra Inclusive a se suicidou é que era uma das colegas dela né e parece que ela tá com é uma espécie de problema que se chama Twist não sei se vocês leram sobre isso que é quando quando o ginasta vai fazer aquele alguns saltos né ele tem mais espécie de de perda de noção e de controle do movimento do corpo ele pode sofrer um acidente grave né até ficar tetraplégico porque ele não vai conseguir cair corretamente por exemplo parece que ela tá com alguma questão nesse sentido não sei se a
neurológica também na além do sofrimento psíquico dela é então eu acho que foi uma atitude extremamente importante e que mostra para a sociedade que mesmo pessoas que estão associadas a alta-performance nar e que trabalham com isso e são incentivados dentro de uma lógica de competição podem reconhecer o momento de parar né é uma outra pedagogia não sei se uma Pedagogia do ver mas pelo menos do reconhecer o seu limite os o sofrimento né o invés de se auto explorar em nome de uma medalha para que ele país por exemplo o silêncio é ruim Obrigado Hugo
fazer mais uma pergunta para o Leandro do Bruno Bertoli do Bento lilás pergunta se é possível pensar a sociedade do desempenho em relação ao conceito de empreendedorismo a organização do trabalho é uma forma de tornar os trabalhadores patrões assim mesmo né um Vimos que Trabalhadores de entrega de aplicativos como iFood rap são empreendedores não estamos reforçando essa ideia do desempenho da produtividade mesmo com extrema precarização desses trabalhos possuem é perfeito acho que ele já é percebeu Associação diretamente dúvida tem a ver com isso né e eu não só se refere ao processo do trabalho não
é que é como que tá o suave todo discurso do Você agora é um grande empreendedor o seu próprio empresário certo como isso se aplica a uma série de outras áreas muitos usam a expressão de que talvez a gente esteja ligando processo de urbanização da vida só sexta-feira eu trabalho aí em vários sentidos para para gente orar isso mas sem dúvida um discurso do empreendedorismo reforço essa noção e acaba trazendo consigo a ideia de que olha você não conseguiu foi porque você não se esforçou o suficiente então tem algum modo isso já no processo de
culpabilização individual então todos têm que ser e se você não conseguiu Ah então você é que é o meu responsável ela é Portal toque o que você poderia ter trabalhado mais empreendido mais elevado mais criado mais meus contatos pouco mais motivado e é certo como também rádio tá falando que discurso da meritocracia evolves tem a ver com essa função tem todo Manacas que eu acho que só fica perfeitamente é isso é caracterizado achar uma pergunta assim dúvida com isso tem a ver com outras coisas você a surgir terceirização então também presente em outras curiosamente em
outras áreas da Vivo Essa é a mais feia Acho ótimo acho que isso é uma reflexão muito importante hoje eu não saio também aí pensando particularmente até Nas condições que são próprias ao nosso país é e outros países ficam missionário parecido Mas é uma tendência global a serem Sandra Muito obrigado a gente está com várias perguntas muito interessante aqui eu só queria passar para Yasmim um comentário da Consuelo Barcelos disse que amou a colocação sobre os tarefas a situação da mulher perversidade esse também excelente a questão sobre educar o olhar para o descanso como forma
de resistência ou também duas perguntas interessantes por Leandro não vai dar tempo de passar para ele mas até sobre críticas e limites ao pensamento do ano não existe alguma espécie sabor nostálgico ou na como se antigamente Desce mais relações a gente pudesse melhor se relacionar com os outros até hoje não o Geraldo Barbosa Neto também perguntas sobre o binarismo do pensamento dele é certa né quer dizer mas algumas considerações sobre e agradece muito a oportunidade de encerrar a noite dele com uma apresentação excelente para morar tão aliás para muitos dos elogios enquanto no site daqui
quanto na o clube muitas pessoas agradecendo a fala elogiando eu antes de encerrar o Na verdade eu gostaria de pedir que os professores aqui presente se apresentassem para ser um pouquinho sobre as suas disciplina muito brevemente só que as pessoas presentes tivessem alguma ideia em relação ao nosso ao nosso cuscuz Eu vou começar sempre mente para postar fila para a fila para dar mais orgânica coisa acho que a gente pode se organizar falando na ordem dos períodos ou seja primeiro falarmos na depois da minha Yasmin e o Leandro acho que não lembrando o título e
o Rafael Zaca em seguida falarem a Carlota o dia do Gustavo é possível bom então vamos começar na verdade eu vou começar Talvez seja o que achamos adequado mas falando o que tem dentro do curso de especialização em filosofia contemporânea eu dou uma disciplina de filosofia antiga e quando o curso foi concebido foi tenho uma centena de necessária contextualização histórica que na verdade eu acho muito bem colocada por que de fato a muito do que que aconteceu de mais interessante no pensamento contemporâneo a partir de ciclovias como espécie de multifacetado a revisitar a Grécia muitas
vezes com e análise da nossa herança grega né muitas vezes criticamente para tá com uma disposição mesmo de denúncia das herança grega muitas vezes com um propósito de resgatar alguma possibilidade de pensamento explorada muitas vezes com propósito mesmo de uma de uma espécie de visita psicanalítica as nossas origens civilizacionais o pensamento de maneira de experimentar conceber o mundo então a Sabrina ela serve muito para escola diálogo a uma disciplina de História da filosofia antiga então a gente começa a conversando sobre a potência própria do discurso mítico Inclusive a sua potência filosóficas entre a gente conversa
sobre a história da filosofia grega no período arcaico e clássico dos primeiros filósofos da Joaninha até Aristóteles é um poder ocasião do mundo de discutir a noção de Filosofia de discutir a sua autoimagem da invenção grega da filosofia e todas as sistemas que estão há bastante tempo para hoje em dia então eu passo a palavra aos professores Leandro Yasmin e Rafael Zaca a forma vocês quiserem eu vou sobe então fazer Deitado também sentir enfim é outras questões que foram colocar as medidas depois é discutiu deves possibilidade do a cantora interesse habilidades para a gente conversar
mais sobre isso não tenha até essa questão da nostalgia é uma pode vários remédios até mesmo análise sobre o bem James reto eu particulamente pessoa que não acho exatamente ver que haja uma certa nostalgia em um desafio tentar pensar sobre chamado presente só é a mais isto demandaria uma pouco mais complexa sobre esse conceito e o modo como o autor relaciona com isso a discussão também da tupia o outro em relação ao zen-budismo eu vi aqui também né é isso assim eu acabei de dar um curso exatamente pegando esse texto zen-budista para a gente entender
como é que a noção do budismo o nosso pudim substancialidade do eu que e pode ajudar a gente a pensar a questão da identidade e Aposte na relação Rua também não dá para responder tudo isso aqui agora mas é um excelente estão eu tenho interessado bastante sobre isso enfim só para aproveitar o que já foi colocado mas é o consultou o ministro então conseguido ética é a ajudar e certamente é um dos autores que vai estar presentes nessa nessa na área começa no conceito de ética moral direito é trabalha com os referenciais clássicos da ética
não e remetem semana e a partir disso a gente faz uma trajetória para os autores contemporâneos falar sobre sobre tipo cor e eu vi um hum a gente sempre traz algumas coisas novas também contribuições novos e e autores estão sendo o juntos na atualidade sem nós fazemos isso é inclusive uma contribuição que marchamos no curso a Yasmim pode até comentar melhor e a ideia tá sempre também trazendo um diálogo com novos autores autores contemporâneos em Atividade o professor Yasmin por favor Ah sim então atualmente eu tô na disciplina de teoria crítica junto com a professora
Raquel é como Leandro disse né a gente chegou a lecionar aí ética e aí Nós pensamos na disciplina de ética em acrescentar autoras feministas e autores que tratassem da questão da crise ambiental né a gente falou do bicho do mato falho dos 11 horas outra vai dele ele ano né De certa forma e o latour né e a gente acrescentou também assim eu preferi ti né uma feminista mas este importante e na disciplina de teoria crítica somos autores da escola de Frankfurt na ali da da 1ª geração 2ª geração Benjamin e Adorno horkheimer depois raber
mais o E acabamos acrescentando agora também duas autoras mulheres né por Demanda das turmas que são feministas da teoria crítica na sei lá bem Habib a nossa empresa é isso basicamente e as discussões são muito legais e é um curso muito interessante né bom obrigada Yasmim eu vou passar a palavra na ordem que os professores estão aparecendo aqui no meu brilho tá E vamos para o próximo seria o Professor Edgar Ramirez e E aí a gente passa já para o segundo período né real enfim eu tô desde 2003 adicionando a disciplina de ciência e contemporaneidade
e eu costumo dividir o meu curso em três partes uma tentar entender como foi que nós chegamos até e esse novelo de questões e no qual nós nos achamos envolvidos nem eu então tentou de uma reconstrução de sedimentações os concelhos onde é que se começou a primeira se falar sobre o técnico sobre ciências coisa tua foi num segundo momento uma análise do próximo Campo discurso científico na parte ecossistema lógica do curso e essa partida do curso eu tô reformulando ela toda a luz da são onda de negacionismo que a gente tem vivido né para pegar
de produção de conhecimento científico está mudando muito Eu já na medida em que a gente tem as chamadas minorias machines na máquina de conhecimento de bases de dados e simulações de modelagens enfim estatística pesada dentro dos próprios laboratórios em altura está muito novo né desafiador e por último a parte mais ético-política onde a gente analisar o desaguar eu sou da Esperança E aí eu Depende muito da turma a gente vem aqui Combina porque o que não falta é assunto né podemos discutir neurociências podemos discutir andar no tecnologia podemos discutir retórica digitais redes sociais em geral
podemos discutir com a taxa dos climática e vai por aí afora né por questões genéticas é a para mim uma felicidade muito grande um privilégio de pessoas vindas de várias áreas e que desde com horas das suas noites na para conversar seu pizzas custam necessário é Israel é obrigado a jogar ou passar a palavra em seguida para o Rafael Zaca e Oi boa noite Eu sou o Rafael Zaca eu cuido da disciplina de estética e arte contemporânea essa disciplina a gente basicamente tenta compreender Por que que as artes desde o século 18 19 parecem ter
dado uma guinada fundamental para um está meio problemático porque elas se tornam difíceis de difícil compreensão por quê que surge o romance por quê que surja a música dodecafônica Por que que a poesia lírica começa aí para o lado do não-sentido né vez de lá da comunicação e começa a disciplina uma disciplina de estética é ao mesmo tempo uma filosofia da arte e uma filosofia da percepção porque a estética tem essa raiz na etimológica que remete a percepção então a gente daí inclusive por exemplo a palavra anestesia né que a perda da capacidade de sentir
e a gente chega a gente combina nessa reflexão sobre o caráter problemático da arte e na contemporaneidade até o diagnóstico da Susan buck-morss que é uma filósofa norte-americana contemporânea né Tá publicando aí até hoje que ela peça a tese de que nós conversa muito com a palestra de hoje inclusive porque ela tem essa tese de que na contemporaneidade a gente vive uma espécie de anestesia coletiva né aí ela tenta compreender isso ali a partir de Freud de Benjamin então o nosso curso como começa digamos assim no caráter problemático da arte com reggae e chega até
a sua samba com maior falando da da anestesia coletiva e esse curso se move então um pouco nessa fronteira entre a filosofia da arte examinando objetos da arte contemporânea e do Sofia da percepção principalmente na nossa perda da capacidade de perceber coisas principalmente mais do que a nossa capacidade de sentir alguma coisa então é um curso sobre a crise da percepção E aí o papel muito obrigado vou passar a palavra então mas é [Música] E aí eu acho que a gente não está ouvindo embora o microfone esteja liberado ligado à e assim áudio Ah tá
já estava passando a palavra adiante e aí depois a gente volta você pode ser Oi Ok ah Fernanda agora agora sim por favor então desculpe me desculpe bom Peço desculpas por isso com isso é boa noite é assim como remoção responsável de mandar duas disciplinas histórico esse momentos anteriores que servem para dar um quadro para o pensamento contemporânea no meu caso é a filosofia moderna e talvez Pareça que autores como lá ele te explicar canto tem um pouco a nos dizer é porque nós estamos no mundo parece ser sem precedentes a gente tá vendo as
apresentações aqui as discussões problemas da organização isso não parece ter alguma relação com essa dores clássicos na é No entanto quando nós pensando quando nós falamos desse Nossa de menores e o mundo em que vivemos nós temos preocupações que qualquer um eu acho que você conhece imperativos da Ordem do temos que defender a ciência temos que defender a universidade é temos que nos o é essa disseminação absurda as opiniões é temos que delimitaram nublado discurso religioso tudo isso é muito impressionante nos faz ficar muito preocupados fazendo com que nos perguntemos sobre em somos nós e
meio a tudo isso que tá acontecendo com o estatuto da arte que começa que tá vigiando hoje em dia mas já encontrou Rafael algum tempo algum certo é Costa do conhecimento e da moral O que é um dos elementos mais colocados em jogo num país onde é feito e se matou e se mata mais abertamente numa com de Mia é só que esses temas todos que são que dão Nossa cara que nossas preocupações atuais eles têm uma origem que nos ultrapassa quando você fala em tá defendendo a ciência da preocupação e definir a ciência você
tá se inscrevendo plenamente no projeto a filosofia moderna o projeto da compreensão da necessidade de um projeto radical de saber quando você diz que temos que defender a universidade você tá subscrevendo a filosofia de cantos do reitor da Universidade que escreve sobre conflito das faculdades e para quem a partir dele a Universidade de um papel singular não sabia que ele é um não é são substantivos qualquer mas era um substantivo singular é a idade que temos que nos opor as opiniões não é só uma radicalização da filosofia grega mas é um elemento operatório dessa restauração
nesse novo sabia científico vai por exemplo você foram os milagres e vai ter em Remo que vai ter um papel político muito forte no mesmo quando você tem querer quando você diz é importante definirmos o lugar do discurso religioso é suficiente dá o título de um texto de canto de 1793 aí comprei andamos como que isso se inscreve no procedimento moderno a religião nos limites da simples razão bom então perguntar se acerca do eu como não como fazer isso se tem que nos tenhamos um diálogo qualquer com um texto de 1641 administrações declaro a descoberta
do código do quando nós falamos da arte da você faz hoje em dia da arte mais surpreendente que possamos pensar como podemos fazer isso sem lermos a terceira crítica de Campos o enfim todas as questões muitas das questões que nos defrontamos hoje em dia que são características do nosso mundo atual tem uma Inesperada relação com esse mundo que passou com essa tradição que morreu essa tradição moderna que apesar de morta continua inexplicável mente ativa e nós então o objetivo do curso é sempre está dizer que temos duas opções uma primeira é continuar com os debates
os embates discutem aqui nos usam que nos consomem atualmente a política com esse país que esse mundo que são muito exigentes ou então dá um espaço refletir e se perguntar como é possível que uma tradição que tá em crise até porque foi denunciada como morta como é que ela como é que nós podemos se conhecer inesperadamente questões nossas bom então ideia do curso é tomar a filosofia moderna como o momento da tradição que é o mais próximo de nós não é nós mas é um vizinho muito próximo é uma ela uma sombra que nos acompanha
é uma espécie de um impensado e nós precisamos interrogar nós queremos realmente nos liberar não só dos problemas atuais mais de peso de uma tradição continua a impedir caminhos mais livres para todos G1 o Instituto Muito obrigado vou passar a palavra agora a professora Carlota salgadinho em casamento então a gente tem muitos alunos ex-alunos aqui presente com deixando mensagens de encorajamento bastante delicadas em fiz aqui no nosso site agradeço a presença de todos professora Carlota por favor Oi oi boa noite a todas e todos em primeiro lugar que me parabenizar o Leandro e a Yasmin
pelo de batom instigante bom vou tentar falar muito rapidamente sobre a minha disciplina ela atualiza mais específica do curso ele se analítica da linguagem fala próprio título da disciplinas nos direciona muito em termos de autores e ele opção que eu tomei por enquanto foi a de tratar a oferecer uma base não é tentar dar os autores que justificam é que haja uma filosofia analítica da linguagem e eu tento começar vento não começa o curso aí explicando como as propostas do filósofo ficaram para a história como os pais da filosofia da linguagem e também nas suas
canalitica Fraga russa Levítico instante como é que e as principais contribuições de essencialmente sobre a teoria do significado são surgiram na filosofia moderna na ciência moderna São Thomé de física como todas as outras disciplinas filosóficas foram mais ou menos engolidas pela pretensão de delimitar o campo o alcance das nossas faculdades na do conhecimento limitar o campo do conhecimento e a linguagem não foi estimação Então os modernos tentaram localizar na alguns dos jogos que mais tentaram uma piada todo todo o conteúdo né da nossa mente na nessa nessa esperança Neto racionalizar tudo então principalmente no empirismo
moderno com a com Rob e logo principalmente Eles tentaram delimitar e escrever a linguagem como inserido nesse projeto de que era essencialmente epistemológico e com e a linguagem deixou de ser vista como uma descrição um reflexo do ser como Platão a água que era então eu começo com essa parte da ciência moderna explico como a linguagem ficou soterrada essas pertence a este conhecimento não é e como a alguns filósofos o meu caso do parte mil e depois o frango né que precisa para edificar essa nova filosofia da linguagem como eles saíram desse buraco mais ou
menos em que os filósofos modernos colocaram a linguagem então o curso vai mais ou menos até ao dia Lost mais ou menos dependentes do Ritmo da discussão e da aí da própria apresentação dos autores A então geralmente começa com Robson e termina com jiló sem e com a isso objetivo é dar alguma também Há alguma base no sentido de oferecer um certo entendimento de como a filosofia da linguagem como estou na tradição analítica para leituras posteriores que os inscritos quem fizer o curso tiver interesse em ler hein a professora Carlota professor Gustavo está aí por
favor um abraço Oi boa noite a todos a tua desligado em ângulo de carro na Avenida Leandro e As vidas artigo ef e do 3º período se chama a filosofia francesa contemporânea é é um arco temporal e também o arco temático né É tem um filósofo ele já tem seus oitenta e tantos anos Alan by Ju ele escreveu um livro recente ele acredita que a filosofia francesa contemporânea alguns nomes próprios é os sintomas aponta para questões aí seria o terceiro Grande Momento da filosofia né hoje a fundação é descansar não consegui juntar o remédio do
realmente a Grécia haveria também o momento moderno aí a vida idealismo alemão Kant fichte schelling Hegel e vou descansadores e o bad Esse é o lá para cima filosofia francesa e temos nomes com o poder esse né e outros também de retalho tá é uma Blade aí é na turma mais atuante e viva temos a câncer relâmpago depois muito bem então eu chego um pouco é essa proposição vai de uvas com o outros comentadores né E se situar esse escopo e quais guerra Então a partir dos anos 50 né vamos deixar de sarja para trás
o que que vem uma nova filosofia ficou já vou momento ele fala olha a masha filosofia da diferença né e não é a criança no sentido da história não é a identidade da filosofia e o pensamento positivo das ciências e tampouco a criança numa vida futura EA todo o debate nos anos 50 e 60 que vai acreditar humanismo né quando se houvesse uma essência humana eu estou nesse então é a idade funciona a diferença da ruptura a continuidade mas essa quantidade de gordura né Eu acho que essa questão da costura eu começo aí com um
quadro mas histórico eu fiquei estruturalismo pós-estruturalismo e vai se diferenciar é do humanismo e do historicismo na para entrarmos aí é nesse nesse domingo e aí vou trabalhar um pouco pouco dele é esse uma referência aumente a ideia de criação né Há quem diga que é um momento me chama né Falo bastante do neutro certo foi professor Deixa todos né é o tirou o Marxismo científico vai aproximar Marcos de ciência e vai falar o corte epistemológico essa ideia de corte no observa aparece como a criação de uma nova forma de pensar na vida pele mas
suas com outros nomes e outras é uma oportunidade de férias com a ideia de acontecimento né como o inaugurador de divisor de águas que na criação de sujeito na criação de sequências históricas né e a seja importante na escala micro e a seja portanto na escala é macro a ideia acontecimento mas se trabalhada muito com a lavagem de espaço também pouco pelo se é na criação desse sensório comum né e é criado pela atividade pela divisão social do trabalho mais práticas e relações então a vez mais o sujeito é produto de relações e iniciativas de
piraci anos e um pouco isso né introdução ao servo o de lê e ansiedade o tempo em mente sempre esse Norte a ideia de ruptura sobretudo na igreja acontecimento que que é o prazer dessa aula também porque sempre oportunidade de conversar como Edgar mostre a noite as pessoas estão super em prática Sofia é a noite o doutorado Jackson se apresenta o tempo né A questão do Leandro daí a gente inventar o tempo é uma posição aí de de paixão né para espaços o que seja possível e o empregado professor Gustavo ou com sua palavra ao
professor Marcelo Norberto e vai ser o último dos professores das representantes e eu acho que a proteção Marcelão um abraço não tá podendo falar talvez porque ele tem a entrada por um lixo não seja teria que ser feito ou na a E aí eu vou ver se eu consigo comprar está funcionando a um boa noite a todos prazer tá aqui encontrar com os colegas e contar com tantas pessoas queridas carros Giovani Tiago Cláudia Patrícia madrasta muito tempo que eu não vejo e pessoas novas também um prazer tá aqui eu dou a matéria a cadeira de
fenomenologia no segundo semestre desde 2010 nela gente estuda um pouco essa corrente filosófica tão importante no século 20 né dedicamos um bom tempo para estudar as ideias centrais do seu maior nome o filósofo alemão ele não Rússia ou não e basicamente a gente vai ao analisar a importância da fenomenologia com a retomada da questão da existência do mundo para o pensamento filosófico né vamos também nos aproveitar da matéria que o título da belamente também com certo diálogo com a filosofia moderna em que em que medida se distância que medida continua o projeto moderno e também
avançar é digamos aí para nos limites do que o Gustavo dará né até Sartre digamos assim para para colocar as coisas de como uma filosofia que surge como uma teoria do conhecimento tão voltado para ir para os termologia vai ser a base provocar ativa de vários pensadores contemporâneos como Raiden que Sartre merleau-ponty Ana Arantes no entanto os outros nessa ideia de decidi dobramento da fenomenologia na questão do Olhar da percepção da liberdade e assim a gente alcançar as questões contemporâneas que atingem Todos nós né um prazer tá aqui espero revê-los no começo do curso no
segundo semestre obrigado é muito obrigado professor Marcelo eu queria Então encerrar o evento agradecendo imensamente a presença de todas as pessoas aqui e agradeço alimentos para instalar o Leandro eu sou brilhante estudante fala professora Yasmin para aceitar fazer o debate que foi superando super interessante motivador e é isso agradeço a presença de todos lembrar que a gente não estão abertas até sexta-feira dia seis para esta edição da turma de especialização em filosofia contemporânea das é o que é isso meus caros uma boa noite a todos e até a próxima
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