em tito Capítulo 2 Versículos 11 a 13 está escrito que a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens ensinando-nos que renunciando às impiedades e à concupiscências mundanas vivamos ainda neste presente século sóbria e Justa e piamente aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da Glória do grande Deus e salvador Jesus Cristo Jesus é o grande Deus e também o salvador Muitas pessoas dizem que creem em Jesus Mas será que todas as pessoas creem no Jesus da Bíblia porque o Jesus da Bíblia ele é Salvador Mas ele também é Deus então
a lição de hoje é uma lição para tornar mais clara ainda esta doutrina que é inegociável a doutrina referente à divindade do Senhor Jesus Jesus é Deus o Cristão que se preza Sem dúvida nenhuma ele crê com toda a convicção que Jesus é o verdadeiro Deus juntamente com o pai e juntamente com o filho e Justamente por isso o crente não tem nenhuma dúvida de pronunciar a frase Deus pai Deus filho e deus Espírito Santo são as três pessoas da Trindade seja bem-vindo mais uma vez ao meu canal eu sou o pastor CB e nós
vamos direto ao assunto nós estamos estudando nesse trimestre sobre a defesa da fé cristã mais precisamente combatendo as antigas heresias que foram surgindo ao longo da história e que se apresentam hoje com uma nova roupagem com uma nova aparência uma delas nós já temos estudado é o unicismo que também é contrário à doutrina da trindade Mas hoje nós vamos estudar também sobre o arianismo mas antes Deal falar sobre o arianismo claro nós vamos ver o que a Bíblia diz sobre essa matéria tão importante Jesus é Deus a lição de número CCO que será estudada se
Deus quiser no dia 2 de Fevereiro de maneira presencial nós vamos ter a oportunidade mas aqui no meu canal Nós já estamos apresentando esta videoaula para você ir se inteirando você que é professor você que é aluno e também fica o conv se você desejar tornar-se um apoiador um membro do nosso canal para ter o roteiro esse roteiro que nós vamos aqui apresentar então é muito fácil você entra lá no meu canal né você veja aqui vários vídeos várias playlists e você vai encontrar o botão seja membro ou no vídeo que você for assistir você
vai encontrar eu dou alguma aí na descrição né para dizer alguma pincelada descrição desse vídeo você você vai ter ali um um link para você clicar e tornar-se membro do nosso canal muito bem então curta esse vídeo Compartilho e Nós já vamos para a leitura do texto Áureo João capítulo primeiro versículo primeiro No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus e a verdade prática a a divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia além de ser revelada no seu ministério terreno na manifestação dos seus atributos
e obras divinas Então nós não temos nenhuma dúvida de que Jesus é Deus mas nós vamos agora pormenorizar todos os tópicos os três tópicos dessa lição bem como os pontos referentes a este esses tópicos Então nós vamos ver o primeiro tópico que é a doutrina Bíblica da divindade de Jesus o segundo tópico a heresia que nega a divindade de Jesus que no caso é o arianismo e nós vamos falar também sobre as implicações do arianismo na atualidade porque o arianismo ele hoje é apresentado sob nova roupagem muito bem vamos então avançando esse roteiro então que
o vou apresentar agora está à disposição já dos membros do canal quem é membro do canal tem acesso a todo nosso acervo de estudos então sempre nós disponibilizamos de maneira antecipada esses textos e muitas vezes também os vídeos da escola dominical também são antecipados porque nós divulgamos para todos com uma semana de antecedência mais ou menos mas em alguns casos quando é possível eu consigo também antecipar para os membros do canal então eles têm aí o privilégio de muitas vezes assistir os vídeos antecipadamente mas o que é certo é sempre o roteiro o roteiro sempre
é disponibilizado antes para que quando você Assista esse nosso vídeo Você já tem o roteiro à mão pois bem na presente aula então tendo em mente o emblemático texto de João capítulo primeiro Versículos 1 a 14 nós vamos discorrer sobre a doutrina Bíblica da divindade de Jesus uma doutrina repito inegociável quem é crente de verdade de maneira nenhuma abre mão dessa doutrina de que Jesus é Deus porque Ele só pode ser Salvador de fato se ele for Deus e ele é Deus porque a Trindade não são três deuses são três pessoas é tripessao Deus é
triunidade esta também na palavra pericorese que nós mencionamos na aula passada que fala dessa interação desse relacionamento entre as pessoas da Trindade que vai continuar sendo estudado ainda ao longo desse trimestre mas veja nós vamos ter em mente então sempre João Capítulo 1 Versículos 1 a 14 mas nós não vamos ficar presos a Ele vamos discorrer sobre várias passagens da Bíblia vamos dar uma olhada também na história abordaremos a heresia que surgiu nos primeiros séculos do cristianismo bem como a sua representação nos dias de hoje por meio de seitas que negam a deidade do verbo
de Deus não é e devemos observar que o apóstolo João instruído no monoteísmo veja João era um Israelita e como tal evidentemente ele foi instruído no monoteísmo monoteísmo judaico e mesmo assim você percebe percebe que ele em momento algum ele apresenta Jesus como alguém inferior ao pai como um Deus de segunda classe não Jesus é apresentado como Deus nós vamos ver isso de maneira clara no Evangelho de João então João foi Claro inclusive na passagem citada que é João capítulo primeiro versículo primeiro e até o Versículo 5 e depois também o Versículo 14 é muito
importante No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ele estava no princípio Com Deus todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez nele estava a vida e a vida e a luz dos homens e aí no Versículo 14 você tem claramente ali que o verbo se fez carne e habitou entre nós e Vimos a sua glória como a glória do unigênito do pai cheio de graça e de verdade o verbo no Grego é rolos rolos porque se eu colocar
apenas Logos não fica completo holos porque você percebe aí o artigo definido o verbo isso é muito importante você guardar porque nós vamos retomar isso ao longo desta aula então João foi Claro em João capítulo primeiro que além de A Bíblia dizer não é nesse caso que holos isto é o verbo Além de estar com yahvé veja que eu coloquei aí o tetragrama hebraico tetragrama impronunciável que foi traduzido como yavé ou yavé em algumas bíblias como Jeová evita-se muitas vezes o termo Jeová por causa da relação com as Testemunhas de Jeová prefere-se Javé ou yavé
Mas é bom dizer que no tetragrama não há vogais né as vogais na verdade elas são utilizadas valendo-se também da palavra Adonai na mescla da palavra donai que significa senhor com o nome o tetragrama yavé você tem aí algumas versões yavé Javé na língua portuguesa também Jeová ou em outros idiomas também mas é uma referência ao tetragrama então Jesus Ele é apresentado como yavé o Deus único e também o eterno Deus Criador todas as coisas foram feitas por ele e claro uma pessoa diferente da Trindade não é um modo diferente de Deus se apresentar como
dizem os unicistas que pregam unicismo que é uma heresia de perdição por isso que nós temos recomendado aos servos de Deus a rejeitarem tudo que vem do unicismo porque nós sabemos o que está por trás disso infelizmente H irmãos que estão abraçando aí eh uma abordagem mais relativista não nós não somos unicistas mas podemos cantar as músicas dos unicistas cuidado porque o Jesus que eles pregam não é o Nosso Jesus Então por mais que não esteja expresso na letra Então quer dizer vamos dizer vamos usar um exemplo aqui o Roberto Carlos né Jesus Cristo Jesus
Cristo eu estou aqui quer dizer então ah não tem heresia tá falando que Jesus Cristo Então posso cantar na igreja como se fosse um hino alto lá Cuidado você precisa conhecer a fonte se você conhece a fonte evidentemente você sabe que a pessoa não está se referindo ao mesmo Jesus Jesus que você crê o Jesus da Bíblia o Jesus que é Deus e salvador então João apresenta aí Jesus como Deus único eterno criador e uma pessoa diferente da Trindade como veremos o Senhor Jesus é o Deus homem plenamente Deus com todos os atributos da divindade
e plenamente homem exceto quanto ao pecado porque Jesus se fez homem sem nunca ter deixado de ser Deus e portanto ele jamais deixou de ser santo e por isso ele jamais pecou sequer por pensamentos ele em tudo foi tentado diz a bíblia Mas a tentação que Jesus recebeu é aquela tentação que vem de fora mas não a tentação a partir da sua própria natureza porque Jesus jamais deixou de ser Deus Jesus não foi contaminado pelo germe do pecado a pelo pecado adâmico que passou a todos os homens porque o pecado passou a todos os homens
por meio do pecado de Adão quando Adão caiu a Bíblia diz por um homem entrou pecado no mundo e pelo pecado da Morte todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus mas Jesus como o último Adão Como diz Paulo em primeiro aos Coríntios 15 Claro ele veio para morrer em nosso lugar como homem mas ele nunca pecou e por isso ele certa vez até disse quem me convence de Pecado Ninguém pode convencer Jesus de ter pecado porque Jesus nunca deixou de ser santo Jesus se fez homem mas nunca deixou de ser Deus Este é
o Mistério da Piedade Como disse Paulo em primeiros Primeira Timóteo 3:16 que é justamente o mistério da Encarnação muito bem o primeiro tópico então a doutrina Bíblica da divindade de Jesus Jesus é Deus os unicistas dizem que Deus é Jesus e parece que a ordem dos não altera o produto mas nesse caso afeta porque Jesus Ele é Deus você dizer que Deus é Jesus você está defendendo aí o modalismo que Deus ora se apresenta como pai Ora se apresenta como filho Ora se apresenta com o Espírito Santo vai cair naquele absurdo que os unicistas defendem
de que o Espírito Santo morreu na cruz com base em Atos 2028 que não tem nada que ver é uma heresia isto não é e nós vamos ressaltar isso novamente embora a aula de hoje não seja sobre o unicismo mas sobre o arianismo essas heresias estão de mãos dadas arianismo e unicismo Então veja Jesus é Deus há herges conscientes e crentes desavisados infelizmente afirmando que a divindade do verbo é uma construção teológica uma invenção de teólogos hábeis dos primeiros séculos amando do Imperador Constantino entretanto ai das profecias sobre a Encarnação do verbo porque você tem
no antigo testamento várias profecias não é como por exemplo Isaías 9:6 o menino nos nasceu um filho se nos deu e o Principado está sobre os seus ombros o seu nome será maravilhoso conselheiro Deus forte pai da eternidade príncipe da paz e outras profecias além delas nós temos vários textos bíblicos claríssimos em que essa verdade da divindade de Jesus está expressa no Novo Testamento então nós poderíamos citar o próprio texto de João 1 1 a 14 que eu já mencionei assim ampassã é uma passagem que revela que o verbo rolos estava com o pai no
princípio só que esse no princípio é bom que você saiba não é o mesmo no princípio de Gênesis 1 e 1 aquele no princípio de Gênesis 1 e 1 marca o início do nosso tempo no princípio quando Deus criou o universo agora o no princípio de João já fala claro da preexistência do Senhor Jesus muito antes de Deus criar o universo No princípio era o verbo ou seja ele estava com Deus Deus o pai no princípio esta passagem revela então que o verbo estava no princípio com o pai e era Deus não era o pai
Ele era Deus não confunda Deus Pai com Deus filho e deus Espírito Santo Jesus é Deus mas não é Deus pai nem Deus Espírito Santo o espírito santo é Deus sim mas não é Deus pai e nem Deus Filho assim como Deus pai não é Deus filho e nem Deus Espírito Santo mas não são três deuses são três pessoas que formam um único Deus repito não é triteísmo é tripessao que a Bíblia ensina Ah isso não entra na minha cabeça não precisa entrar na sua cabeça para ser verdade nós somos limitados o homem natural não
compreende as coisas do Espírito de Deus porque Ele parece loucura e não pode entendê-las porque ela se discerne espiritualmente mas o que é espiritual discerne bem Tudo e de ninguém é discernido então esse texto bíblico diz claramente que o verbo sendo Deus se fez carne isso não quer dizer que ao se fazer homem Jesus deixou de ser Deus pois Deus nunca deixa de ser Deus Olha o que Jesus disse em João 8:58 antes que Abraão existisse eu sou em outras palavras eu existo por mim mesmo eu sou Jesus é autosuficiente Jesus é o todo poderoso
ele é Deus e Deus é Deus não deixa de ser para tornar a sê-lo Deus é se deixar de ser Deus é porque não é Deus Deus não deixa de ser e Deus também não torna-se Deus a partir de um momento de eternidade em eternidade tu és Deus e Jesus é Deus juntamente com o pai e com o Espírito Santo por isso no Evangelho de João Jesus sempre fala como Deus é só você ler essas passagens aí você vai ver Jesus falando que somente Deus pode falar eu sou o pão da vida aquele que vem
a mim não terá fome eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas mas terá a luz da vida eu sou a porta se alguém entrar por mim salvarse h eu sou o bom pastor o bom pastor da vida paraas ovelhas e veja que no Salmo 23 Deus é apresentado com apresentado como pastor O Senhor é o meu pastor nada me faltará Então veja Jesus se apresenta como Bom Pastor porque ele é Deus então eu sou a ressurreição e a vida quem pode dar a vida é somente Deus quem pode perdoar
pecado somente Deus e Jesus perdoa pecados Então veja eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim ainda que esteja morto viverá e todo aquele que vive crê em mim nunca morrerá cresto isto eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao o pai senão por mim eu sou a videira verdadeira Então veja Jesus é ele é Deus ele é o Deus homem Cristo segundo a carne disse Paulo é sobre todos Deus bendito eternamente Romanos 95 quero uma declaração mais objetiva e direta do que esta Jesus é Deus bendito eternamente
Cristo segundo a carne ou seja o Deus homem disse Paulo Jesus mesmo após a Encarnação porque ele não deixou de ser Deus ele é Deus bendito eternamente João 20:28 também um texto muito importante aquele em que Tomé disse Senhor meu e Deus meu Somente depois que ele tocou em Jesus é que ele percebeu que era o senhor mesmo e ele então não foi ali uma interjeição não foi ali uma surpresa né como até o ateu pode dizer meu Deus né O ateu na hora do momento de de dificuldade vai sofrer um acidente ele grita meu
Deus mesmo dizendo que é ateu Mas não é isso que aconteceu com Tomé Tomé ele fez uma declaração de que Jesus é senhor de que Jesus é Deus atos 20 27 28 um texto que fala da Trindade claramente porque Paulo disse Nunca vos deixei de anunciar todo o conselho de Deus então ele diz olhai por vós mesmos não é olhai por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constitui o Bispo ele menciona o Espírito Santo para apacentar da igreja de Deus e esse Deus aqui é Jesus porque nós sabemos que
é Jesus porque Paulo acrescenta que ele resgatou com seu próprio sangue quem é que derramou o sangue pela igreja foi o Deus filho mas então quer dizer que Deus morreu Óbvio que não mas Jesus se fez homem sem deixar de ser Deus então nós não podemos separar aí a natureza de Vina da natureza humana então foi o Deus homem agora considerando que Deus é imortal como explicar a ênfase de que ele resgatou a igreja com o seu próprio sangue na verdade citando aqui um teólogo importante exp não é a natureza Divina que tinha sido perfeitamente
unida à natureza humana viva que respirava foi então unida a um cadáver a Natureza Humana porque Aliás a morte está atrelada ao ser humano A parte espiritual a parte imaterial não morre quando nós falamos de uma ressurreição é a ressurreição do corpo porque o espírito não morre mesmo no caso do ser humano e no caso de Deus além de tudo a Bíblia diz que ele é imortal né Nós vamos ser revestidos a Bíblia da imortalidade mas Deus já é imortal ele já tem esse atributo como algo absoluto então a divindade de Jesus a divindade de
Cristo não pereceu na cruz Porque toda a vida está em Deus outro texto emblemático Filipenses 2:6 a 11 que mostra que Jesus se esvaziou ao se fazer homem mas ele não se esvaziou da sua divindade ele que é o todopoderoso e somente o todo-poderoso tem poder sobre seu próprio poder ele esvaziou-se ele humilhou-se a si mesmo para morrer em nosso lugar porque Deus jamais deixa de ser Deus então nós vemos que aí o important a se destacar é o que Paulo diz com todas as letras que o Senhor Jesus é o Deus Filho sendo em
forma de Deus e ser em forma de Deus aí significa ser o próprio Deus ser Deus não é que Jesus ele se achava Deus ou pensava que era Deus ou se considerava Deus não aliás diz que ele não teve isso como usurpação ele não quis valer-se da sua deidade não é ele preferiu humanizar-se então ele abriu mão por assim dizer ele diminuiu-se porque repito somente o todopoderoso tem poder sobre seu próprio poder agora ao valer-se do seu poder para diminuir o seu próprio poder é claro é óbvio que Jesus não perdeu o seu poder veja
se você entende não é isso é muito importante sero em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus para que ao nome de Jesus todos os joelhos os que são nos céus e na terra e debaixo da terra se dobre toda a língua confesse que Jesus Cristo é o senhor para a glória de Deus Pai olha aí de novo o termo Deus Pai mostrando que nós podemos dizer sem nenhum problema Deus filho e deus Espírito Santo tem irmãos aí apegando essa quun CL é que não pode dizer Deus pai Deus filho Deus
espírito santo porque Deus é um só e tal mas quando você diz Deus Pai você está falando da pessoa Divina de Deus pai quando você fala de Deus Filho você está falando da pessa Divina de Deus filho e quando você fala Deus Espírito Santo você está falando igualmente da pessoa Divina do Espírito Santo agora Note que o termo forma aí no grego morf indica Essência imutável diz o Pastor Ezequias Soares Jesus jamais deixou de ser Deus portanto é o que nós já temos aqui mencionado outra passagem Colossenses 2 1 a 9 especialmente o 9 diz
que nele Jesus habita corporalmente a plenitude da divindade veja aí ó você que tem o roteiro você que é membro do canal tem o detalhamento então é importante eu tô citando Fontes esse texto é muito emblemático do ponto de vista da divindade de Jesus outros dois textos que são importantíssimos um eu citei no início desta aula tto 2 11 a 13 e também segunda Pedro Versículo Capítulo primeiro versículo primeiro ambas as passagens ditas pelos principais Apóstolos juntamente com João afirmam não é ambas as passagens afirmam que Jesus é Deus e salvador Paulo inclusive Deixa claro
que ele que Jesus não é o pai por quê Porque está salientando a volta de Jesus Quem é que vai voltar é Deus pai não nós estamos esperando o aparecimento da Glória do grande Deus e senhor Jesus Cristo então fica claro que Paulo Está se referindo a pessoa Bendita de Jesus que prometeu virei outra vez e vos levarei para mim mesmo Primeira Timóteo 3:16 esse texto é importante o autor não cita inclusive na lição talvez até para evitar aí uma explicação mais pormenorizada por falta de espaço que ele não teria aqui para explicar não é
mas esse texto eu vejo que muitos evitam porque a palavra Deus aí não aparece em algumas bíblias mas deixa eu fazer um esclarecimento porque a divindade de Jesus é mencionada aqui Primeira Timóteo 3:16 Olha o que diz ACF Almeida corrigida fiel que está correta Deus se manifestou em carne Deus não é aquele que porque aquele que aí fica vago Ah irmã filho pelo contexto é Jesus sim mas se você olhar pro contexto imediato não tem o antecedente ali para você entender que é Jesus porque pode se referir a qualquer pessoa porque todos nós se manifestamos
nos manifestamos em carne não é Todos nós somos seres humanos nós nos encarnamos por assim dizer então a versão bíblica CF Ela é bem precisa nesse caso por quê porque quase 99% dos manuscritos do novo testamento e são aí cerca de 6.000 manuscritos gregos quase 99% deles trazem não é aí a palavra Deus ceos não é Então veja eu vou até ler aqui para ter poder de síntese esta versão bíblica CF é bem precisa pois em quase 9999% dos manuscritos do novo testamento grego os da tradição bizantina o chamado texto majoritário que é a maioria
que é a base do texto recebido né textos recept que Erasmo de rotterdan utilizou Na verdade ele utilizou seis textos que ele cotejo só que esses seis textos do novo testamento foram extraídos da grande massa bizantina ou do chamado texto majoritário então nós temos aí ó o termo teó Olha como está no grego até coloquei aí para vocês com a transliteração também não é teó e ferot em sarque ou seja Deus Deus se manifestou em carne apenas 1% dos manuscritos os provenientes do Egito base para o chamado texto crtico é difícil explicar isso aqui em
detalhes porque isso aí égo muito acadêmic mas se você quiser se aprofundar aqui no meu canal tem a Playlist palavra de Deus você vai ver lá explicação mas apenas 1% dos manuscritos não apresentam a palavra Deus apresentam aí a palavra Ross no grego que quer dizer quem em lugar de teó né traduzida em muitas versões por aquele que porque se colocar quem fica muito vago então por isso que algumas versões colocam aquele que mas o correto seria colocar Deus porque aí está falando de Deus que é Jesus no caso porque foi ele que se encarnou
em sintonia com João capítulo primeiro está claro então embora pelo contexto geral entendamos que aquele que se refere ao Senhor Jesus os manuscritos conservadores afirmam que roso é um erro do copista eu concordo com Isso evidentemente bom é algo muito acadêmico essa discussão mas o fato é que 9999% dos manuscritos apresenta a palavra teó e não Rose então o o erudito Wilbert pickering por exemplo ele afirma que como se trata não é rose de um pronome masculino sem qualquer antecedente masculino isso aí fica muito contraditório e sem sentido por quê Porque todos os seres humanos
repito se manifestam em carne como esse Versiculo nos dá uma das declarações mais fortes e mais expressivas da divindade de Cristo o texto crítico ou eclético acaba enfraquecendo essa doutrina agora tem versões também que se baseiam no texto crítico como a NVI que é uma exceção nesse caso porque ela traduz corretamente Deus em lugar de a aquele que aí nós temos outros textos também Primeira João 5:20 que diz claramente que Jesus é o verdadeiro Deus e a vida eterna E por aí vai um segundo ponto os atributos absolutos de Jesus ou de Cristo como Deus
todos os atributos É bom que se diga são todos os atributos divinos são absolutos são perfeitos Deus detém o amor por exemplo de maneira absoluta ele compartilha esse atributo Nós também podemos ter amor não é ele é bom ele compartilha sua bondade mas ele detém a bondade de maneira absoluta então todos os atributos em Deus são absolutos mas quando nós falamos de atributos absolutos teologicamente claro nós estamos nos referindo mais precisamente aqueles atributos que são exclusivos da deidade são atributos que Deus os detém de maneira absoluta e ele não os compartilha onipresença onipotência onisciência eh
a imutabilidade a eternidade Então são atributos incomunicáveis e Jesus nós vemos que ele detém todos esses atributos Jesus é onipotente Ele é o todo poderoso ele disse é me dado todo poder no céu e na terra ele Claro por ser do todo poderoso repito ele ao humilhar-se ao humanizar-se ele valeu do seu poder para Claro diminuir o seu próprio poder né somente o todo-poderoso pode ter controle sobre o seu próprio poder Então aquela história de que ah você crê em Deus que ele é todo poderoso Então mas Deus não pode fazer uma pedra que ele
não possa carregar ora isso é uma falácia Porque somente o todo-poderoso tem poder so seu próprio poder então se ele quiser usar o seu o seu poder total para diminuir e controlar seu próprio poder só ele pode fazer isso porque Ele é o todo poderoso então é o que eu estou dizendo aí agora Jesus afirma eu sou o todo-poderoso Apocalipse Capítulo primeo Versículo 8 eu sou o alfa e o ômega o princípio e o fim o que é o que era E o que adiro todo-poderoso e o adjetivo todopoderoso aí ou onipotente é R pantocrator
em Apocalipse 1:08 que diz respeito ao pai mas também diz respeito ao filho isso aparece em Apocalipse nessas passagens aí mas também em segunda aos Coríntios 6:18 portanto Cristo como Deus onipotente tem todas as coisas em suas mãos ou suas mãos em todas as coisas como diz Mark Hitchcock outro autor que eu estou citando Jesus é onisciente é importante dizer que essas palavras que começam com Omni são palavras de origem Latina homem quer dizer tudo então onisciente quer dizer aquele que det tem todo o conhecimento o conhecimento de Jesus é perfeito absoluto quanto ao Passado
Presente Futuro ele sabe o que está agora na mente de cada um de nós Nada lhe escapa eu sei as tuas obras lembra do que Jesus disse aqueles pastores lá daquelas igrejas da província da Ásia Jesus também é onipresente ele está isso é um mistério irmãos porque Jesus se fez homem Paulo se refere a Jesus como homem até hoje há um só Deus um só mediador entre Deus os homens e este mediador é Jesus Cristo homem agora como que ele mesmo sendo homem ele continua sendo onipresente porque ele não perdeu a onipresença Jesus continua onipresente
ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo é difícil de entender mas Nós aceitamos Pela Fé Não é porque não entra na nossa cabeça que não seja verdade então Jesus é Deus homem como entender por exemplo que está lá em João 3:13 ninguém subiu ao céu senão o que desceu do céu alguém até me mandou uma pergunta uma irmã me perguntou e eu prometi a ela responder na próxima lição que é justamente esta Então veja como entender o que está escrito em João 3:13 ora ninguém subiu ao céu senão o que desceu do
céu o filho do homem que está no céu veja se nós pensarmos com a nossa mente limitada como que alguém pode estar ao mesmo tempo no céu e na terra Como Jesus falou ninguém subiu ao céu senão o filho do homem que está no céu algumas versões bíblicas por conta disso aquelas que são baseadas em cerca de 1% dos manuscritos gregos que muitas vezes dizem que são os melhores textos mas na verdade são os piores eu explico isso na minha playlist palavra de Deus porque são manuscritos encontrados no Egito e certamente houve deturpação desses textos
é melhor ficar com a maioria os 99% dos manuscritos aproximadamente porque os bons manuscritos eram copiados e recopi e Deus usou as muitas cópias como um rio que corre para que o texto que chegasse à nossa mão hoje seria um texto correspondente ao original por quê Porque Deus não apenas inspirou a sua palavra Deus inspirou e preserva a sua palavra Deus a prescreveu a sua palavra diz a bíblia até 1000 gerações primeiro crônicas Capítulo 16 ora de Adão para cá não tivemos ainda 300 estamos longe aliás de 300 gerações é evidente que essas 1000 gerações
equivale dizer que Deus prescreveu a sua palavra para sempre então ele inspirou e preserva a sua palavra Então as versões bíblicas que não se baseiam nesse texto majoritário mas em 1% dos manuscritos lá do Egito que é o chamado texto crítico elas colocam entre colchetes essa parte né que diz que Jesus desceu é aquele que subiu ao céu eh ou omitem mas na verdade nós não podemos ignorar o que está escrito é possível que as palavras contidas nos Versículos 13 a 21 de João 3 não tenham sido ditas por Jesus isso sim porque se você
lê ali parece que o narrador João ele começa a falar em determinado momento Jesus parece que conclui o que ele falou no Versículo 12 fica essa impressão nós não podemos ser dogmáticos quanto a isso então se isso for verdade se os versículos 13 a 21 não tenham sido ditos por Jesus está claro aí que o apóstolo João que escreveu o evangelho entre 90 e 100 depois de Cristo muito tempo depois do verbo já ter Consumado a sua obra e ter subido ao céu então foi João que falou não é aquele que desceu também aquele que
subiu referindo-se ao homem Jesus por outro lado se foi Jesus mesmo quem disz Tais palavras elas ressaltam sua onipresença mesmo após sua Encarnação porque porque nós vemos isso devemos aceitar por fé porque o próprio Jesus como homem ao ressuscitar e ele estava no mesmo corpo Porque ele disse olha aqui estão minhas mãos ele comeu peixe com seus discípulos para demonstrar que era ele mesmo e esse Jesus esse Cristo ressurreto ele fez questão de dizer eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos Ora como que ele estaria conosco porque ele é onipresente
então ele como Deus não perdeu o atributo da onipresença Jesus é eterno e como Deus eterno ele também é imutável há vários textos no Antigo e no Novo Testamento que falam disso Jesus é o mesmo ontem hoje eternamente e no versículo primeiro de João capítulo primeiro nós já citamos ele estava no princípio com Deus o princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus isso está claro nas nossas versões da Bíblia ACF Arc aa naa n vi e assim por diante mas na tradução das Testemunhas de Jeová que é
a chamada tnm não é tradução do novo mundo que aliás eu estou até com uma aqui que eu adquiri há muitos anos então aqui para vocês verem que os versículos que eu cito aqui no roteiro eu extraí aqui dessa versão que não é a partir dos Originais eles dizem que é mas você vê que é uma paráfrase parece-me que eles fizeram uma paráfrase da King James na versão inglês claro isso foi traduzido para a língua português você vê várias interpolações ou seja várias palavras que são introduzidas para mudar o sentido nós vamos mostrar isso daqui
a pouco bom nessa passagem em grego João 1 versículo primeiro o artigo definido acompanha a palavra e não Deus interessante isso não é como diz quando diz No princípio era o verbo Olha como está no grego até coloque aí o texto né enar em ros cai ros em proston citeos em rolos ou seja isso é o que diz a bíblia você percebe aí ó rolos o o artigo definido para a palavra para o verbo ros na tradução do novo mundo da sagradas escrituras das escrituras sagradas utilizada somente pelas Jeová traduziu-se erroneamente essa frase a palavra
era Deus para a palavra era um Deus além de colocar Deus em D minúsculo com D minúsculo aí se emprega violando o contexto como também as regras gramaticais gregas aí você vê um artigo Indefinido como se Jesus fosse um Deus de segunda categoria Então esse versículo enfatiza a preexistência eterna do verbo além de destacar a intimidade da comunhão entre o pai e o filho mas vamos para o segundo tópico a heresia que nega divindade de Jesus aí eu coloquei para você que é membro do canal uma explicação histórica não vai dar tempo de nós aqui
pormenorizar essa parte histórica não é tão relevante quanto a parte bíblica mas se você é membro do canal você vai conhecer toda a história de como se deu essa discussão entre ário e Andre Alexandre era o Bispo era o Bispo lá da cidade de Alexandria no Egito e ário era um presbítero e esse Presbítero Claro hierarquicamente abaixo do bispo mas ele se contrapôs ao bispo da cidade isso aí gerou uma grande Contenda eu explico aqui veja primeiro ponto arianismo tem a ver com o proponente dela né dessa heresia que é io que viveu lá entre
o fim do Tero século e o iní do século ele era de Alexandria um Presbítero considerava Jesus uma criatura Divina que surgiu no tempo ou seja Deus é de eternidade e Eternidade Então se Cristo tem uma origem ele não pode ser Deus ou Deus todo-poderoso é um Deus como qualquer outro ou seja um falso Deus porque só existe um único Deus verdadeiro quando nós falamos de deuses na Bíblia todos são falsos Satanás é um Deus mas é um Deus falso o deus desse século só existe um Deus verdadeiro então se você diz que Jesus é
um Deus ou um Deus com D minúsculo você está blasfemando e dizendo que Jesus é um Deus inferior ao pai e isso não é bíblico isso não é verdadeiro isso é demoníaco não é então Jesus uma criatura Divina Diz ele que surgiu no tempo diário não na mesma estrutura temporal espacial das outras criaturas para ess heresiarca Jesus foi criado e portanto é um de de segunda categoria E ele usava como base provérbios 8 e22 especialmente para negar textos Claros sobre a eternidade de Jesus que nós já mencionamos inclusive Colossenses 1 15 a 18 Nós Vamos
citar daqui a pouco que menciona a Jesus como proeminente da criação não como o primeiro a ser criado mas o protos diz no grego o proeminente então ário valia-se de um método que ficou conhecido como método de interpretação bíblica de textos de é o que muita gente faz hoje primeiro cria uma tese mirabolante antibíblica mas aí começa a pinar textos ou frases da Bíblia para corroborar a sua tese infundada herética que muitas vezes tem origem eh nos demônios ou na própria cabeça da pessoa mas a pessoa procura provas na Bíblia E aí vai encontrar evidentemente
porque a pessoa vai extrair textos do seu contexto era era esse o método que ário utilizava nãoé então eu explico aí a origem da controvérsia Ariana eu coloquei até veja como o meu roteiro modéstia parte é detalhista porque você vai falar de Ariano ou ar e ou arianismo é importante você observar que a palav Ariano ela tem um sentido amplo ela é polissêmica Ela tem várias acepções e nós estamos falando aqui de arianismo num sentido muito particular de uma heresia contrar a trindade e contrar a deidade especialmente de Jesus então é importante você observar que
tanto Ariano como arianista são termos corretos porque se aplica aos seguidores di ário só que o termo arianista no nosso caso ele é mais específico ele trata dessa heresia porque o termo Ariano ele tem várias acepções ele se refere a grupos indo europeus não é até no caso da aqueles que se opunham aos judeus lá na segunda guerra mundial eu vou até evitar o termo porque posso ter problema aí com o algoritmo não é mas aqueles que eh eram inimigos figadais dos judeus e perpetraram aí vários atos até Mortais e de tortura inclusive contra os
os judeus que foram mortos aos milhões na segunda guerra mundial você sabe que o grande líder desse partido maligno que havia na Alemanha ele era um defensor aí dos arianos de uma raça pura por quê Porque o termo Ariano pode referir-se aí ao indivíduo Branco europeu especialmente os nórdicos e alemães eu coloquei aí disse de cada disse também de cada uma das línguas faladas pelos descendentes do povos arianos e e assim por diante então o termo arianista para nós é mais específico não é que é errado dizer os arianos mas como o autor até cita
no livro de apoio pastor ezequia Soares ele prefere arianista não é por acaso para não haver essa confusão então eu explico aí a eclosão dessa controvérsia Como que aconteceu essa disputa lá Alexandre que era o bispo da cidade ele não tinha tanto conhecimento É bom que se diga quanto ário ário era um pregador popular ele era eloquente e ário aí tinha muitos apoiadores Como o próprio Luciano o Luciano que era um homem muito influente não é Então veja aqui ó coloco toda a explicação de Luciano de Antioquia da Síria e você tem a citação citações
de historiadores como rusto Gonzales áo construiu toda uma argumentação com base nessa concepção de Luciano que entrou em conflito direto com o seu Bispo Alexandre que cria na plena divindade do filho de Deus Então veja eh Alexandre estava certo mas ele não tinha tanto conhecimento e como ele cria piamente na divindade de Jesus Ele reuniu ali os outros bispos para depor ário só que ário Claro não se deu por satisfeito não aceitou isso buscou os seus apoiadores ali e o debate continuou o Bispo de Alexandria afirmava de modo correto que esse rolos é Divino é
também eterno detendo todos os atributos da divindade ários se lhe contrapôs afirmando que o Deus Pai o único que é eterno criou Jesus dentro do tempo que é uma heresia Alexandre então aí que eu falei convocou um sínodo na verdade em 318 depois de Cristo para depor ário este entretanto não se intimidou Apelou aos seus apoiadores que eram muitos e ali começou o debate ele foi aumentando cada vez mais e aí tinha até aqueles que cantavam começaram a fazer como hoje em dia tem né aquelas musiquinhas de campanha política os Defensores de ário começaram a
fazer um fizeram uma canção que dizia Houve um tempo em que o verbo não existia para dizer que Jesus ele não existia ele foi criado no tempo então I como pregador popular e quente ele tinha muita gente consigo né que o ajudavam e recebeu o apoio de Eusébio de nicomédia na Ásia menor parente do Imperador os quais escreveram até cartas condenando a teologia as ações do Bispo Alexandre mas tudo isso Acabou desembocando num Concílio que é considerado o primeiro Concílio Universal do cristianismo que é o Concílio lá de niceia que deu origem ao Credo de
niceia Então veja aí tudo isso está explicado a cristologia e a soteriologia Ariana você que é membro do canal vai ter acesso a esse nosso roteiro que ele é bem detalhado a pretensa base bíblica diário era lá como eu falei provérbios 8:22 mas também Colossenses 1:15 pegando só a parte que lhe interessava e João 17:3 para áo provérbios o texto de provérbios aí 88:22 afirma que o verbo foi criado o que seria confirmado pelo segundo porque o segundo texto diz que ele é a imagem do Deus invisível primogênito da criação ou seja para ário Jesus
era o primeiro a ser criado só que o termo primogênito aí no grego protos não fala de primeiro a ser criado e sim de proeminência principal o principal da criação porque nele diz na Bíblia todas as coisas foram criadas visíveis e invisíveis Então veja como como ário estava equivocado mas a terceira passagem que ele utilizava que era como nós vimos aqui além de provérbios 88:22 Colossenses 1:15 João 17:3 que que diz João 17:3 Jesus orando ao pai ele disse a vida eterne é que te conheço a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus
Cristo a qu enviaste então esse texto prova que apenas Deus pai é verdadeiro diz ário e o verbo seria então Deus inferior Mas não é isso que o texto diz veja como ário estava contaminado pela mitologia grega porque na mitologia grega você tinha você tem Zeus como Deus principal e várias outras divindades vários outros Deuses inferiores então ários estava com essa mentalidade grega Mas não é isso que a Bíblia diz Jesus não é um Deus inferior ao pai J é Deus junto com o pai é junto com o pai é na verdade a chamada pericorese
a interação que há entre as pessoas da Trindade mas formando um único Deus como está lá em Deuteronômio 6:4 aquela palavra no hebraico errad que fala de uma unidade composta bom terceiro ponto como solucionar a controvérsia aí que veio o Concílio que Eu mencionei o Concílio de niceia quando Constantino soube dessa controvérsia Ariana convocou todos os bispos para uma reunião em niceia na Ásia menor em 325 depois de Cristo que eu já até mencionei na aula anterior o que resultou no Credo nisseno apenas 28 bispos ou seja cerca de 10% porque 300 aproximadamente compareceram então
apenas 10% dos pres presentes apoiou a ideia de ário que ali foi representado por Eusébio de nicomédia e também teó de niceia porque ário não era Bispo ele era um Presbítero então ele não podia nem ali apresentar a sua própria posição mas ele era o grande mentor dessa ideia junto com o Luciano ele tinha aprendido com Luciano Lá da Antioquia da Síria então o Bispo Alexandre teve como assessor brilhante diácono Atanásio lembra do credo de Atanásio porque Atanásio se tornaria um grande Bispo mas na época ele era diácono Mas ele foi o assessor de Alexandre
porque Alexandre não tinha tanto conhecimento assim apesar de ser um bispo mas Atanásio que viria a ser figura de grande proeminência a ponto de dar nome a um credo né o atanasiano ele era um teólogo Supremo se tornaria um teólogo Supremo né já era um grande teólogo mas seria considerado teólogo Supremo da igreja Alexandrina e grande defensor da ortodoxia contra os arianos aqui o o autor geral bray usa arianos eu prefiro arianistas mas eu tô fazendo aqui uma citação falei que eu prefiro arianistas para não confundir com os outros sentidos que a palavra Ariano apresenta
não é as outras acepções Então aqui tem todo um desdobramento repito Como foi o Concílio de niceia ali Eusébio de nicomédia começou muito mal e já foi rejeitado e tem aí a citação de González sobre isso E aí foi fim da linha para o arianismo a maioria doss bispos posicionou de maneira contrária o Imperador Constantino então nomeou uma comissão para redigir o credo de niceia e que foi assinado por todos os bispos inclusive aqueles que não concordavam tiveram que assinar não é porque se não assinassem seriam considerados herges juntamente com ário isso pesaria contra eles
então ocorreu aí essa definição depois esse Concílio ário já deposto por AL foi também condenado como herege mas as discussões continuaram por algumas décadas muitos bispos temiam que a defesa contra o arianismo pela qual se afirma que o filho é da mesma substância do pai fosse entendida no sentido de não haver distinção entre os dois que aí cairia no sabelianismo que nós estudamos na aula passada por isso a formulação teológica definitiva da doutrina da trindade só ocorreria em Constantinopla no ano 381 um agora uma abordagem aqui dos textos bíblicos arianos quer dizer são bíblicos mas
não são arianos eu coloquei entre aspas Então veja provérbios 8:22 o erro diário Qual é consiste em interpretar a parte do hino que personifica a sabedoria divina como uma direta descrição do verbo de Deus o que contaria um texto claríssimo sobre a eternidade de Jesus que é João 1 1 a c ou seja essa passagem de provérbios não trata da criação propriamente dita porque o verbo empregado nem é criar é obter adquirir pode ser usado para criar mas não é o sentido principal não tem um sentido equivalente ao de Gênesis 1 E1 que é criar
mesmo bara Então essa sabedoria aí Claro personificada não pode ser confundida com a própria existência de Cristo a criação de Cristo como se ele tivesse sido criado no tempo como defendia áo não olha aqui um argumento interessante considerando que Cristo é o poder e a sabedoria de Deus como disse Paulo se houve um tempo em que ele não existia Como diz os arianistas deve haver um tempo também em que o poder e a sabedoria de Deus não existia admite-se que Deus em algum tempo estava sem poder e sem sabedoria Claro que não Então veja como
esse argumento ele se auto ele se autodestrói em 5 segundos né esse argumento di Ariano diário perdão em Salmo 102 Versículos 25 a 27 atribui-se a Deus Pai a obra da criação e em Hebreus 1:10 a 12 a mesma criação é atribuída a Cristo porque não tem como você dizer que Jesus não é Deus Ele é uma pessoa diferente mas ele estava no princípio com Deus e todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez e por isso que Colossenses 1:15 também ele não contraria isso mas ele
reafirma inclusive dentro do contexto que Jesus não é o primeiro a ser criado ele é o principal ele é o protótipos ele é o proeminente Olha como está aí bem detalhado no meu texto João 173 por sua vez afirma aí eh Jesus afirma em oração ao pai que a vida eterna consiste em conhecê-lo como único Deus verdadeiro mas ele acrescenta e é Jesus Cristo a que enviasse e ao dizer aí conhecer a Deus e conhecer a Jesus Cristo para ser salvo ou obter a vida eterna é porque Jesus também é Deus Salvador nós já falamos
disso segunda Pedro Capítulo primeo Versículo primeiro Tito 2 Versículo 13 mencionam textualmente que Jesus é Deus e salvador e o próprio pai chama Jesus de Deus ó Deus o teu Trono subsiste pelos séculos dos século seto de Equidade é o seto do teu reino Hebreus 1 e8 Jesus falou em João 10:10 Eu e o pai somos um e o próprio autor do quarto evangelho João ele que escreveu As palavras de Jesus a a vida eterna é esta que te conheça a ti só como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo que enviasse o próprio
João em primeira João 5:20 diz que Jesus é o Deus verdadeiro olha aqui ele afirma que o Deus filho é o Deus verdadeiro Primeira João Capítulo 5 Versículo 20 mas aí vem o terceiro tópico as implicações do arianismo na atualidade E aí tem a citação da tradução do novo mundo das escrituras que eu confesso eu fiz uma abordagem para você que é membro do canal ter mais subsídios mas se eu fosse aqui falar detalhadamente cada um desses pontos a aula ia ficar muito longa então eu não quero também aqui apresentar uma aula cansativa eu quero
apresentar uma aula um pouco mais objetiva mas veja que o nosso trabalho ele é cuidadoso se fos olhar aqui para as passagens que são torcidas pelas testemunhas de Jeová na sua tradução exclusiva né que é uma deturpação do grego você vai ver que as mesmas passagens que eu citei no início em prol da divindade de Jesus São torcidas quando você olha aqui para a tradução a tnm né a tradução do novo mundo das escrituras sagradas que são usadas só pelas Testemunhas de Jeová porque é uma tradução exclusiva deles que na verdade não é uma tradução
direto dos Originais é na verdade uma paráfrase Eles foram comparando o texto que nós usamos e com a com a heresia deles e na medida que eles comparavam eles iam mudando os textos você vê isso claramente aqui por exemplo João 1 1 a 14 Onde diz na nossa Bíblia No princípio era o verbo o verbo estava com Deus o verbo era Deus eles vão dizer aqui nesse texto né que o verbo ou a palavra era um Deus tem uma interpolação absurda aqui além de Deus quando se refere a Jesus sempre aparecer sempre ser grafado com
D minúsculo D Inicial minúsculo não é você tem ainda essa interpolação absurda que no meu caso na minha versão que eu adquiria alguns anos está entre colchetes mas na atual Eles já tiraram até os até o colchete então admitindo como se no no grego tivesse esse artigo Indefinido que nós já vimos é um absurdo não tem Jesus é rolos o verbo de Deus e o Versículo 14 eles traduzem Inclusive a palavra se tornou carne e residiu entre nós e observamos a sua glória uma glória tal como de um filho não é do filho unigênito é
um filho unigênito de um pai não é nem o próprio Deus Pai Então veja como eles relativizam aí a deidade de Jesus João 20:28 em que Tomé diz claramente que Jesus é senhor meu e Deus meu eles não mudaram eles só só colocar meu senhor e meu Deus só que quando você vai conversar com uma testemunha de Jeová ela vai dizer o que para você não aqui Tomé Não está chamando Jesus de Deus é uma reação de surpresa quando ele viu que aquilo ali tinha as marcas dos Cravos na mão de Jesus no lado ali
Tomé falou meu Deus ele exclamou não é que ele chamou Jesus de Deus Então veja que também é algo que não sust não se sustenta é absurdo o próprio autor da lição ele diz que jamais um judeu diria isso porque o judeu ele temia até hoje os judeus que são realmente fiéis a à sua religião eles temem usar o nome de Deus em vão Então jamais um judeu devoto ali ortodoxo ele usaria Não é esse termo veja aqui o que o autor disse os judeus ainda hoje não ousam pronunciar o nome de Deus no contexto
judaico da época seria tomar o nome de Deus em vão atos 2028 aqui temos mais uma interpolação absurda da tradução do novo mundo eles além de grafar o Espírito Santo com iniciais minúsculas porque eles não creem que o espírito santo é Deus para eles o Espírito Santo é a força ativa de Deus não é não é uma pessoa né que é out teresia também das Testemunha de Jeová eles aqui fazem a interpolação separando aqui que Deus pai de Deus filho como que se a menção aqui a igreja de Deus fosse a Deus pai e a
o ato de morrer derramando Seu sangue foi um ato do filho claro que isso é verdade não é num certo sentido que não foi Deus pai que morreu mas aqu eles tentam mostrar que Jesus não é Deus veja embora seja dito que o filho derramou o seu sangue o que é verdade oculta-se num jogo de palavras a afirmação presente no texto grego de que Jesus é Deus e o agente pois ele comprou a igreja com seu próprio sangue ou seja o mal misturado com o bem é pior do que o mal declarado Então olha aqui
como ficou o versículo prestai atenção a vós mesmo na tnm e a todo rebanho entre o qual o Espírito Santo com iniciais minúsculas vos designou superintendentes para pastorear a congregação de Deus não é que ele comprou com o sangue do seu próprio filho veja como eles torceram o texto aqui tirando de Jesus aqui a sua deidade Filipenses 2:6 a 11 também é absurdo aqui o que eles fazem né eles dizem que embora existisse em forma de Deus não deu consideração uma usurpação a saber que dev ser igual a Deus por essa mesma razão também Deus
o enalteceu uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome não acima de todo nome mas não eh ele não pode estar no mesmo nível de Deus pai é isso que eles querem dizer a fim de que toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é o senhor para a glória de Deus o pai aí eles colocam uma ênfase para a glória de Deus o pai porque para eles somente Deus ou pai é Deus eles não creem que Jesus é o Deus filho Deus em igualdade com o pai é
um Deus de segunda categoria então a constu são frasal aqui absurda Colossenses 2:09 também eles tentam aqui relativizar o texto que diz que habita corporalmente toda a plenitude da divindade não é em Jesus na tradução novo mundo diz nele mora corporalmente toda a plenitude da qualidade Divina Olha aí você vê a sutileza seest de Jeová diluíram a essência da palavra tees ao traduzi-la por qualidade Divina assim a organização da as Testemunhas de Jeová ensina que isso apoia a sua crença de que Jesus é um Deus inferior ao pai Tito 2:13 segunda Pedro 1:1 que diz
que Jesus é Deus nosso Deus e salvador eles colocam aí à frente de Deus eles colocam a preposição de mais o artigo definido o do no caso para dizer que está se falando de duas pessoas quando aqui na verdade o texto tá falando especificamente de Jesus como Deus Salvador essa só você ler o texto grego até coloquei aí ó end Caio Cine não é e Tut remon cai soteros yesso Cristo traduzido fielmente na área por na justiça do nosso Deus e salvador Jesus Cristo veja é uma pessoa só aí nosso Deus e salvador Jesus Cristo
não está falando do pai e do filho está falando só do filho mas a tradução Novo Mundo introduz do aí à frente de Salvador para separar separar as pessoas e Primeira Timóteo 3:16 que eu já expliquei que não é um problema exclusivo das Testemunhas de Jeová mas está claro né que Jesus é o Deus que se encarnou e Primeira João 5:20 para finalizar é o texto que diz que Jesus é o único Deus verdadeiro você vai encontrar também na tradução do novo mundo aí um desvio Sutil né para mudar o sentido sabemos que o filho
de Deus veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro e nós estamos em união com o verdadeiro por meio do seu filho Jesus Cristo Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterno então Observe aí primeiro a mudança Sutil esse no lugar de este ora geralmente usamos este para indicar o que está mais próximo enquanto esse pode ser empregado também para o que está referido anteriormente então note também a dubiedade proposital na construção frasal o verdadeiro pode não ser exatamente o Senhor Jesus Já que é por meio desse que estamos em
união com o verdadeiro Então você percebe aí que é uma deturpação aí o autor faz menção dos movimentos orientais que nós vamos voltar a falar sobre eles mais adiante ele cita aqui especificamente o movimento Hari Krishna não é que é um movimento panteísta e por ser panteísta no panteísmo que é diferente do nosso teísmo o teísmo bíblico o panteísmo diz que tudo é Deus Deus é tudo ou seja o Deus que eles apresentam é um Deus impessoal está presente na natureza Então se tudo é Deus Deus é tudo até o ser humano pecador seria Deus
então é impossível até de você cultuar um Deus assim então harish senhor deles não é que é um movimento o r Krishna É também um movimento reencarnacionista seu senhor Krishna é uma divindade representada pela figura de uma menina rodeada de flores com vestas coloridas tocando uma flauta demonstrando felicidade Quando você vê aí os membros dessa desse movimento em praça pública com aquela roupa eh ali dançando pulando você percebe que eles estão justamente representando aí Krishna que é apresentado como uma menina vestida de roupa colorida tocando flauta e assim por diante essa característica sincretista faz com
que os movimentos orientais sejam braços da nova era movimento holístico que certamente será usado pelo falso profeta no início do período tribulacional Então tudo isso está aí e o autor também cita outros grupos que são sectários e baseados também no arianismo que nega a Trindade especialmente a deidade do filho ele menciona até o Islamismo que vai ser objeto de análise também na próxima lição que considera o Senhor Jesus apenas como um mensageiro inferior a Mohamed né mohammad e não ao Deus eh não o Deus todo-poderoso Jesus não é o Deus todo poderoso no Islamismo Mohamed
né que muitos falam Maomé mas os próprios islâmicos não gostam eu tô citando mohamad justamente porque é o termo que eles utilizam então Eh aqui no Brasil se você for evangelizar um muçulmanos você falar Maomé você já perde credibilidade porque eles dizem não esse não é o nome do nosso profeta claro que nos livros de história você vai encontrar Maomé as religiões e seitas reencarnacionistas além das orientais que são panteístas também nós temos o espiritismo do francês Allan Kardec ou kardecismo que vem Jesus como um médium um grande mestre que não ressuscitou mas se reencarnou
ao contrário do que a Bíblia ensina então eu concluo dizendo louvemos pois a Deus por termos recebido sua Revelação por meio das escrituras de que o verbo que se fez carne é o Deus homem nosso senhor e salvador Amém que Deus abençoe a sua vida portanto e o autor conclui dizendo o seguinte nessa lição maravilhosa lição de número cinco Diante do exposto a conclusão bíblica é que somente Deus pode salvar somente ele é o salvador se o senhor Jesus não é Deus logo não pode ser Salvador então negar a divindade de Jesus é negar a
própria salvação se você gostou desse vídeo curta o Compartilho e também torne-se membro do nosso canal Porque sendo membro você vai ter acesso à nossa ao nosso acervo de textos como esse roteiro aqui não é E você também vai poder a aqui ter acesso Claro tornando-se membro do nosso canal que Deus ser membro é fácil é só clicar no botão seja membro ou no link disponível na descrição desse vídeo o link seja membro É só você clicar lá tem todo todos os passos para você ser um apoiador do nosso canal que Deus abençoe a sua
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