As EXCEÇÕES da Regra do Octeto

3.86k views796 WordsCopy TextShare
NatQuimica
A regra do octeto está diretamente relacionada à ligação covalente, que é aquela onde os átomos comp...
Video Transcript:
Oi pessoal, tudo bem? Nesse vídeo nós vamos falar sobre a  REGRA DO OCTETO e as suas Exceções. A Regra do Octeto está diretamente  relacionada à ligação covalente, que é aquela onde os átomos compartilham elétrons.
E a regra diz que um átomo compartilha seus elétrons até que ele atinja a  configuração do gás nobre mais próximo. E a configuração de gás nobre vai trazer  para a ligação formada e, por consequência, para molécula uma grande estabilidade. Mas quem são os gases nobres?
Os gases nobres são os elementos  situados no grupo 18 da Tabela Periódica. E uma das principais características deles é que  eles possuem subníveis ou orbitais completos. Ou seja, eles apresentam o número  de elétrons suficiente para completar os orbitais que eles possuem.
Por esse motivo, eles são pouco reativos, apresentam forças de interação  interatômicas bastante fracas e são gases a temperatura ambiente. Vamos pegar como exemplo argônio. Ele é o terceiro elemento do grupo  18 e apresenta número atômico 18.
Ou seja, ele tem 18 prótons e já que se trata  de uma espécie neutra também 18 elétrons. A distribuição eletrônica do argônio  fica então 1s2 2s2 2p6 2 3s2 3p6. Elementos que apresentam número atômico próximo  do argônio vão apresentar a tendência de perder ou ganhar elétrons para adquirir uma  configuração eletrônica de gás nobre.
É o caso do cloro, vizinho do argônio  que apresenta número atômico 17. Quando ele se reduz recebendo um  elétron ou forma uma ligação covalente, ele passa a ter o mesmo número de elétrons  de um gás nobre. Nesse caso, do argônio.
Já o potássio, tem um elétron a mais  em relação ao argônio ou seja 19. Ele apresenta a tendência de se oxidar  ou perder um elétron para formar o íon potássio que tem 18 elétrons. Assim como o argônio, quando o cloro ganha um elétron e o potássio perde  um elétron, ambos passam a ter 18 elétrons.
São ISOELETRÔNICOS em relação ao argônio. São espécies com o mesmo número de elétrons. Mas apesar da Química ser uma ciência exata,  muitas de suas regras tem várias exceções.
E com a Regra do Octeto não é diferente. E é justamente nas exceções que precisamos ficar de olho. E a primeira exceção diz respeito mais ao nome da regra do que a definição em si.
Quando falamos de regra do octeto o próprio nome remete a oito elétrons. Alguns átomos apresentam  tão poucos elétrons que jamais atingirão a configuração com oito elétrons. É o caso do átomo de hidrogênio.
Ele tem apenas um elétron. No entanto, se considerarmos que o Hélio é o gás nobre mais próximo,  ele apresenta apenas dois elétrons. Tudo o que o hidrogênio precisa é fazer  uma ligação covalente.
Também existe a possibilidade de receber um elétron e formar um  hidreto, que é isoeletrônico em relação ao Hélio. A segunda exceção é para aqueles átomos que formam  moléculas estáveis mesmo sem ter oito elétrons de valência ou a configuração de gás nobre. Ou seja, apresentam o octeto incompleto.
É o caso o berílio que compartilha  seus dois elétrons de Valência e passa a ter quatro elétrons na molécula de BeCl2. O mesmo acontece com o boro que compartilha seus três elétrons de valência e forma a molécula de  BF3, atingindo apenas seis elétrons de valência. Por fim, alguns elementos são capazes  de exceder o octeto quando formam moléculas e eles têm o OCTETO EXPANDIDO.
Isso ocorre quando o átomo central de uma molécula tem orbitais d vazios e pode  acomodar 10, 12 e até mais elétrons. Só que isso só ocorre para os não  metais, a partir do terceiro período. pois eles apresentam orbitais d vazios  que podem ser acessados para acomodar os elétrons excedentes.
Esse é o caso do cloro, do enxofre e do fósforo, por exemplo. Os chamados compostos hipervalentes apresentam átomo central com mais elétrons  do que a regra do octeto permite: 10, 12, 14 elétrons de valência são possíveis. Podemos observar a hipervalência no fósforo que faz cinco ligações no  PCl5 e tem 10 elétrons de valência.
E também no enxofre na molécula de SF6. Suas seis ligações conferem a ele 12 elétrons de valência, bem acima da regra do octeto. Para finalizar fica uma dica: o número máximo de ligações que um elemento central  faz, corresponde ao número de elétrons de Valência dele quando ele está livre.
Dessa forma, o fósforo que apresenta cinco elétrons de valência,  fará no máximo cinco ligações. E o enxofre que apresenta seis elétrons  de Valência fará até seis ligações. Então é isso pessoal!
Espero que vocês tenham gostado do vídeo :) Então deixe o seu like, se inscreve no canal. Aproveita para ativar o sininho, porque toda semana a gente tem vídeo novo!  Um super beijo e até o próximo vídeo!
Related Videos
What is the MOLARITY of a solution?
4:08
What is the MOLARITY of a solution?
NatQuimica
261 views
Exceção à regra do octeto: analisando a estrutura do trifluoreto de boro (BF3)
9:39
Exceção à regra do octeto: analisando a es...
O canal da química
3,558 views
LIGAÇÕES QUÍMICAS | EXCEÇÕES AO OCTETO
22:27
LIGAÇÕES QUÍMICAS | EXCEÇÕES AO OCTETO
Café com química - Prof Michel
91,553 views
LIGAÇÃO COVALENTE
1:19:00
LIGAÇÃO COVALENTE
Professor Igor Química
2,214 views
Intro to Chemistry, Basic Concepts - Periodic Table, Elements, Metric System & Unit Conversion
3:01:41
Intro to Chemistry, Basic Concepts - Perio...
The Organic Chemistry Tutor
4,691,914 views
Regra do Octeto
6:03
Regra do Octeto
Professor Igor Química
25,978 views
Periodic Trends: Electronegativity, Ionization Energy, Atomic Radius - TUTOR HOTLINE
24:55
Periodic Trends: Electronegativity, Ioniza...
Melissa Maribel
878,621 views
Distribuição eletrônica - Regra do Octeto e Camada de valência
19:13
Distribuição eletrônica - Regra do Octeto ...
Estuda Mais
13,318 views
Nox - Número de Oxidação (Prof. Gabriel Cabral)
25:36
Nox - Número de Oxidação (Prof. Gabriel Ca...
Professor Gabriel Cabral
947,199 views
Effective Nuclear Charge, Shielding effect, & Periodic Properties Tutorial; Crash Chemistry Academy
17:27
Effective Nuclear Charge, Shielding effect...
Crash Chemistry Academy
314,149 views
O ESSENCIAL SOBRE TABELA PERIÓDICA
35:37
O ESSENCIAL SOBRE TABELA PERIÓDICA
Café com química - Prof Michel
36,351 views
GEOMETRIA MOLECULAR
32:40
GEOMETRIA MOLECULAR
QUÍMICA DO MONSTRO
382,260 views
Compostos que não seguem a regra do octeto
7:30
Compostos que não seguem a regra do octeto
Estuda Mais
355 views
LIGAÇÕES QUÍMICAS | REGRA DO OCTETO | IÔNICA, COVALENTE E METÁLICA | REVISÃO
24:43
LIGAÇÕES QUÍMICAS | REGRA DO OCTETO | IÔNI...
Professor Igor Química
897,689 views
Exceções à regra de octeto
8:10
Exceções à regra de octeto
Khan Academy Brasil
4,814 views
TEORIA DO OCTETO - DUETO
13:37
TEORIA DO OCTETO - DUETO
Quimicapontocom - Prof. Zanin
15,499 views
Polaridade das Moléculas [Prof. Gabriel Cabral]
17:30
Polaridade das Moléculas [Prof. Gabriel Ca...
Professor Gabriel Cabral
473,140 views
LIGAÇÕES QUÍMICAS
3:02:42
LIGAÇÕES QUÍMICAS
QUÍMICA DO MONSTRO
113,375 views
Exceções a Regra do Octeto - Aula 11 #ligaçõesquímicas
8:57
Exceções a Regra do Octeto - Aula 11 #liga...
Fórmula de Soluções com Prof. Leonardo Costa
11,380 views
Exceções do octeto
7:50
Exceções do octeto
Química Integral
1,605 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com