1. A grande aposta | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero

65.6k views8503 WordsCopy TextShare
Rádio Novelo
Os esqueletos no armário da Independência do Brasil. Podcast do projeto Querino. Em oito episódios,...
Video Transcript:
E aí o que isso mané é a irmã né esse fogo tá indo até lá em cima mas né ele vai pagar olha isso cara Oi já chegou muito carro de bombeiro a guarda municipal que está presente e como que aquela cena muito rápido o e atenção uma notícia que acaba de chegar o incêndio de grandes proporções está destruindo nesse momento Museu Nacional no Rio de Janeiro Olha a cena é muito triste a gente veio aqui todo Museu sendo destruído pelo fogo em incêndio começou por volta de umas 7:30 da noite segundo a assessoria e
o incêndio no Museu Nacional Foi numa madrugada de domingo para segunda em setembro de 2018 foram mais de 6 horas de fogo e mais de oitenta por cento do Acervo se perdeu quase tudo que tava lá dentro a estrutura externa ficou as paredes a fachada e eu tô olhando para o prédio do museu agora do lado de fora fica na Quinta da Boa Vista que é um parque em São Cristóvão bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro eu acho que esse dia do incêndio ainda tá muito vivo na mente das pessoas tá quase todo
mundo Talvez seja essa imagem que vem à cabeça quando você fala no museu O que é compreensível até porque foi um absurdo o que aconteceu mas a história desse prédio tem uns esqueletos no armário tem muita coisa por trás antes de virar um museu esse Palácio é norm era a casa de alguém a casa e é curioso pensar no conceito de casa porque o lugar onde a gente mora pode revelar muita coisa sobre quem a gente é se a casa é própria ser alugada se é perto da família ou é longe mas é perto do
trabalho se é grande isso é pequena Você é nova você é mais antiga e tem casa que ajuda até a explicar história de um país e é o caso dessa aqui e o palácio do Museu Nacional já foi residência oficial da família real depois família imperial do Brasil sabb Dom João sexto Dom Pedro primeiro Dom Pedro Segundo Princesa Isabel o nome é Palácio de São Cristóvão é como se fosse hoje em dia o Palácio da Alvorada lá em Brasília só que Diferentemente do Alvorada este Palácio aqui não foi construído para ser a residência oficial do
Dom João sexto já existia um prédio aqui tinha sido construído por um comerciante bem rico O Elias Antônio Lopes daí quando a família real portuguesa veio para o Brasil em 1808 era disparada a melhor mansão do Rio e o Elias doou a casa e toda Quinta da Boa Vista para o Dom João sexto morar com a família bonzinho ele Oi mas como é que o Elias um comerciante juntou tanto dinheiro assim para poder não só construir a melhor mansão do rio mas também para poder se dar ao Luxo de doar ela de abrir mão dela
é que ele não era qualquer comerciante ele trabalhava com o bem mais valioso daquela época não era café não era açúcar não era ouro não era diamante O Elias era traficante de gente e o Elias Antônio Lopes mandavam navio lá na Costa do continente africano e marcava um monte de gente Acorrentada homens mulheres crianças colocava todo mundo no porão desse navio por semanas até meses de viagem e trazia para vender por aqui e a família real aceitou essa doação nos constrangeu nem um pouco de aceitar esse presente e assim o tráfico nessa época era legal
era permitido por lei Mas não deixa de ser uma coisa grotesca e o simbolismo desse gesto de transformar em residência oficial uma casa construída com dinheiro do tráfico negreiro dessa relação extremamente próxima entre um traficante de escravos EA família real o simbolismo disso ajuda a explicar não só porque a escravidão durou tanto tempo no Brasil mas a própria independência do Brasil a ajuda a explicar por que o Brasil é o Brasil porque talvez não tenho ensinado isso na escola mas o Brasil nasceu da escravidão foi a exploração do conhecimento e do trabalho primeiro dos indígenas
e depois dos africanos e dos seus descendentes que gerou toda a riqueza da colônia e depois do país e quando o Brasil ficou Independente de Portugal em 1822 já tinha muito país Nações europeias por exemplo que já tinham logrado bastante tanto com a escravidão quanto com tráfico que estavam discutindo e até aplicando o fim do Comércio Negreiro ou Abolição mas o Brasil foi na outra direção as elites brasileiras não só reafirmaram o impacto Como a exploração da mão-de-obra Escrava elas dobraram aposta a escravidão não ia só continuar e aumentar e também não é que não
tinha uma escolha uma outra possibilidade de Brasil tinha várias e daqui a pouco você vai ouvir sobre elas eu fui por causa da escravidão e foi graças a escravidão que aquele aglomerado de províncias tudo diferente uma da outra decidiu se juntar e tentar formar um país uma unidade Foi por causa da escravidão e do Medo [Música] e este podcast e o projeto Quirino apoiados pelo Instituto Ibirapitanga são resultado de um longo trabalho de pesquisa viagens e de dezenas de entrevistas que começaram ainda em 2020 um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil uma história que
talvez você ainda não ouviu não leu não viu sem medo de botar o dedo na ferida das elites de apontar o dedo para quem escravizou e se beneficiou disso apontar responsabilidades Em que momento melhor para fazer isso do que nos 200 anos da Independência Olá eu sou o Tiago rogero e seu podcast do projeto Quirino produzido pela rádio novelo o episódio um a grande aposta e [Música] é muito interessante porque o Brasil ele nasce com um país de fato como estado-nação atrelado ao tráfico de africanos que esses a gente do tráfico eles estão diretamente envolvidos
e de maneira até bastante contundente tão para a construção do estado-nação e modo que a própria moradia do Imperador ela tinha uma relação Direta com o tráfico isso processor bastante emblemático Este é o Tiago Campos pessoa Historiador e professor ele é autor de um livro que vai ser Central para a gente no próximo episódio mas por enquanto ele tá explicando o que que era um traficante de escravos naquela época desde o fim do século 18 o rio já era a província mais rica do Brasil e essa riqueza vinha do tra o Iago para spinning é
que o tráfico não era um negócio de uma pessoa só uma história de um sua vilão era uma cadeia produtiva era uma alteração bastante complexa tanto em termos operacionais como em termos logísticos e econômicos e financeiros a gente pensa no traficante de escravos a gente tem que pensar numa cadeia de atores e de mercadorias de agências que vão para muito além do próprio controle da estética lentes de cabo dificilmente ela Fique por uma pessoa só embora ainda fosse legal o tráfico já começava a ser questionado no período colonial a palavra tráfico tinha mais um sentido
de comércio em movimento acontece que na virada do século 18 do século 19 na medida em que o abolicionismo que se inicia na Inglaterra a ideia de ser traficante de escravo ela começa a mudar um pouco sobretudo por conta dessa condenação moral e política A Divina desse amplo movimento Bom dia na Inglaterra e se espraia pelo acidente antes disso a Inglaterra tinha Lucado muito com o tráfico de escravizados e com a escravidão muito mas a Revolução Industrial estava em curso e em 1807 O parlamento inglês decidiu pelo fim do tráfico de escravos usados pra Inglaterra
e para as colônias britânicas daí o que era produzido nessas colônias ficou mais caro do que os produtos de quem ainda escravizavam como por exemplo as colônias de Portugal aliás faltou explicar por que a família real portuguesa Veio parar numa dessas colônias em 1789 teve início a Revolução Francesa daí passa um dez anos teve um golpe de estado e colocar um militar no poder o Napoleão Bonaparte ele se proclamou Imperador e começou um processo de expansão do império francês a França invadiu Portugal e a família real veio fugida para o Brazil a Inglaterra aqui também
estava se defendendo da França escoltou os portugueses O Dom João sexto nessa época Ainda era Regente a rainha era a mãe dele a Dona Maria primeira mas ela tinha sido declarada mentalmente incapaz uns 15 anos antes e aí Em contrapartida pela ajuda dos Ingleses O Dom João decretou a abertura dos portos os Comerciantes brasileiros poderiam fazer negócios com outros países e não só com Portugal EA Inglaterra que era o principal parceiro comercial de Portugal e já bastante tempo começou a pressionar o Dom João para acabar também com tráfico e teve até um amigo brasileiro Dom
João um advogado que fez uma sugestão que os filhos dos escravisados nascem livres a partir daquele momento e que a escravidão toda tivesse fim dali a dez anos Isso foi em 1810 sabe o que que o Dom João fez com esse conselho nada o que ele ensinou naquele ano por p a terra foi um tratado se comprometendo a acabar com o tráfico de forma gradual não dava prazo nenhum só dizia gradual e o Brasil virou um país independente Nesse contexto no qual a sua maior parceira política é contrária ao tráfico não só contrário como organizou
uma campanha para que esse tráfico de fato não se viabilizasse esta é ainda e Lopes dos Santos Historiador a e professora da Universidade Federal Fluminense ela também é a nossa consultora em história deste projeto e autora do livro acismo brasileiro uma história da formação do país Brasil era uma colônia ainda que a demora na colônia o Brasil era faz a parte do estado do império Ultramarino né já como no lugar de estado a chegada da família real Foi uma mudança de patamar para o Brasil depois da abertura dos portos a economia explodiu principalmente no Rio
e no Sudeste e o Brasil foi meio que promovido Em 1815 deixou de ser só a colônia e passou a ser um Reino Unido a Portugal algo intermediário entre uma colônia o soberano em tomar um lugar politicamente um tanto quanto dúbio naquele mesmo ano o Dom João assinou um novo tratado com a Inglaterra a partir daí Portugal e o Brasil estavam proibidos de traficar pessoas que tinham sido sequestradas acima da linha do Equador e tipo Tem uma parte enorme do continente africano que fica acima da linha do Equador você acha que alguém cumpriu na prática
o tráfico não acabou mais aumentou nos Dez Anos Antes da chegada da família real 30 mil escravizadas foram desembarcados por ano no Brasil nos dez anos depois subiu para 42 mil por ano tinha mais gente sendo escravizado no Brasil pouco mais de um milhão de pessoas do que a população inteira em Portugal a chegada da família real é também o momento em que se sobrinha essa característica escravocrata do Brasil que tem como particularidade é em relação com o tráfico Transatlântico na medida em que esse tráfico era operado em grande medida por um número significativo de
famílias oligárquicas de diferentes partes do país diferentes regiões do país que tinha enfim a sua riqueza vinculada ao tráfico as tropas francesas acabaram deixando Portugal mas a família real continuou no Brasil a economia lá tava em frangalhos e os portugueses estavam reclamando que tinham virado Colônia do Brasil que não parava de crescer da em 1820 estourou em Portugal a Revolução Liberal do Porto teve um golpe lá com apoio do exército e decidiram transformar o reino de Portugal numa Monarquia Constitucional teria uma constituição feita por parlamentares O Dom João nessa época já era rei a mãe
dele tinha morrido em Portugal exigiu que ele voltasse em fevereiro de 21 ainda no Brasil ele já teve que jurar lealdade bom dura com instituição Portuguesa e nome um filho dele o Pedro de 22 anos como príncipe regente do governo provisório do reino do Brasil e o Dom João viajou para Lisboa levando todo o dinheiro que estava guardado no Banco do Brasil que tinha sido fundado quando ele chegou e começaram a discutir a nova constituição lá em Portugal com a participação de Deputados brasileiros que a José Bonifácio a fazer sobre Abolição é feita aqui antes
da constituinte ele vem com uma proposta ele vem representando a junta governativa de São Paulo esta EA Historiador a escritora Mary Del Priore ela escreveu a biografia do patrono da Independência do Brasil o José Bonifácio nessa época o Bonifácio ainda não era deputado mas tava trabalhando numa proposta para bancada de São Paulo apresentar o fim da escravidão não a abolição imediata mas gradativa a segunda o Marco e Mário Comércio e os agricultores aí ele vai ter uma proposta de a posição que sequer apresentada sequer eu vida Abolição em quatro anos na a coisa não vai
para frente nas Curtis Curtis era o nome que tinha essa Assembleia constituinte lá em Portugal as cortes quem é muito muito muito atuante é o irmão dele Antônio Carlos e Antônio Carlos está nesse momento nas cortes em Portugal falando não de uma Independência isso Não estava claro mas da Autonomia das províncias brasileiras é o que se quer é o que a elite desejo as elites locais querem cada qual se ocupar dos seus negócios sem interferência do Portugal e as elites tinham medo de um pavor de perder tudo que elas tinham conquistado todo dinheiro todos os
cargos todas as benesses Mas não era só disso que elas tinham medo e eu lembro da revolução do Haiti que vai ser também uma espécie de monstro na em cima dos grandes senhores de escravos e também dos traficantes de escravos que deu um fortunas nessa época as elites morriam de medo de que houvesse aqui uma revolução como a do Haiti que tinha acontecido fazer pouco tempo e tão pertinho do Brasil você sabe o que foi a revolução do Haiti a revolução do Haiti foi um acontecimento maior na história da humanidade Este é o Marco Morel
Historiador e professor da Universidade do Estado do Rio autor do livro A Revolução do Haiti e o Brasil escravista o que não deve ser dito é que foi a primeira Insurreição rebelião que está se formou em sua região e situação uma revolução de trabalhadores escravizados e conseguiu o texto irá sociedade escravista vem no caso colonial e chegar o poder Isso é uma foto e na história da humanidade né uma rebelião de escravos se consegue Texture a sociedade escravista chegar o poder os escravizados se rebelaram se libertaram e mataram os senhores é segundo lugar foi a
segunda Independência proclamada nas Américas né aprender a fazer Estados Unidos e segundo o Haiti em terceiro lugar e não menos importante é porque foi o primeiro país das Américas a abolir a escravatura em 1793/94 tão por esse motivo e por representar o protagonismo da população deve mulata daquela sociedade 11 vitoriosos né no sítio verde que naquele momento conseguiram criar novas formas de relação social etc e e nas cortes lá em Portugal tinha gente argumentando que uma vez independente o Brasil enfrentaria um levante negro e escravo e o clima sol esquentava entre os deputados Portugueses e
os deputados brasileiros os gajos queriam que o aparelho de estado ou falando em português muito claro que o dinheiro voltasse e ficasse todo concentrado em Lisboa e queriam também a volta do príncipe do Pedro já os brasileiros não aceitavam nada disso exige um sistema de leis próprio uma divisão mais justa dos impostos EA permanência do príncipe e começou a circular por aqui que Portugal queria era recolonizar o Brasil comum esse período é a recolonização que não interessa aos ingleses que já estão nadando de braçada em todos os contratos da abertura dos portos e que os
brasileiros também não querem ser reduzir os a cidadãos de segunda categoria os cidadãos de segunda categoria todos vão se unir em torno da ideia do Império do poderoso Império do medo da recolonização e isso certamente vai projetar Bonifácio como Conselheiro de Dom Pedro Bonifácio aquele mesmo que queria levar para as cortes uma proposta pelo fim da escravidão mas ele enfrenta muita rejeição dos Senhores de escravos dos Comerciantes portugueses dos fidalgos portugueses José Bonifácio era um político branco tinha acabado de voltar de um período de quase 40 anos estudando na Europa e trabalhando um pouquinho e
lá ele acabou tendo contato com o abolicionismo inglês Mas no geral ele era um sujeito que até então nunca tinha tido muito destaque ele ao contrário do que se diz não terá estudado com nenhum dos grandes professores na França ele se limita a ser um técnico de mineração ele vai ser o professor numa universidade a terra brasileiro ele não tem dinheiro e não tem prestígio ele ganha um salário que é uma porcaria só que quando ele voltou ao Brasil acabou caindo nas graças do Príncipe Regente ele vai cultivar a ideia em Dom Pedro de que
é possível um poderoso Império ele recolhe assinaturas oito mil assinaturas pedindo a Dom Pedro que fico eu fico em setembro de 21 tinha chegado um decreto das cortes ordenando o fim da regência e o retorno Imediato do Príncipe a Portugal mas o Pedro sabia que o pai dele Dom João tinha virado um rei decorativo e o Príncipe decidiu ficar ele demitiu todo o ministério que o pai dele tinha deixado e nome ou outro seu braço direito era o Bonifácio Ministro dos negócios do reino e estrangeiros pela primeira vez o cargo foi ocupado por um brasileiro
daí em 22 começou uma campanha interna para garantir ainda é especialmente uma que fosse ordeira para não dar chance para os escravizados se revoltarem o governo e as elites queriam a todo custo evitar que o Brasil se dividisse como aconteceu com os nossos vizinhos na América do Sul que tinha várias colônias mas com todas obedecendo ao mesmo rei dos Ingleses só se referiam ao Brasil como o Brasil com s Brasil sul do Brasil uma colcha de retalhos e pergunta se não é até hoje enfim Nordeste com projeto Grande Norte com outro projeto o suco outro
projeto o Sudeste Minas sempre em cima do muro há algo em comum entre as elites dessas diferentes partes do Brasil era a formação os filhos eram enviados para estudar em Portugal principalmente na universidade de Coimbra não dá para negar a importância dessa formação conjunta desse compadrio estabelecido entre eles mas o que uniu essas províncias esses Passos tão diferentes um do outro foi a escravidão Ou melhor o medo de perder a escravidão por mais que os interesses e mesmo as culturas regionais fossem tão diferentes era melhor continuar embaixo de um governo central do que correr o
risco de com uma separação perder a principal fonte de renda o trabalho escravo porque era isso que estava acontecendo em parte dos países vizinhos como Argentina por exemplo que já tinha uma abolição gradual desde 1813 fora o risco de uma guerra civil ou de uma revolta generalizada escravizados como foi noite e o Príncipe então começou a fazer umas viagens para conversar com esses grandes proprietários e com os traficantes de escravizadas a boa gente brasileira podia ficar tranquila Independência sim fim da escravidão não o estado brasileiro de surge a partir do compromisso com comércio Negreiro aqui
de novo o Tiago Campos pessoas esses traficantes eram parte desse compromisso do estado brasileiro com a continuidade do Comércio Negreiro estruturaram já tá forma avalizaram a própria construção do Estado Imperial mais certa forma essa é a parte da história não contada todo primeiro como está construindo base social de apoio a ruptura com Portugal ele justamente vai buscar essa base social de apoio no Vale do Paraíba e nas suas Minas Gerais Justamente afiançando a continuidade da escravidão a segurança da propriedade escrava e foi durante uma dessas viagens que chegou uma notícia bombástica lá de Portugal as
cores estavam planejando enviar tropas ao Brasil e estavam derrubando todas as nomeações feitas pelo príncipe entre elas a do Bonifácio e o Bonifácio escrever uma carta para o príncipe dizendo que ele tinha que agir rápido a única opção era romper definitivamente com Portugal a independência é uma dessas coisas que se fechar os olhos a gente consegue imaginar a cena tem um tanto de homem branco a cavalo às margens do rio Ipiranga quem está aqui tá o Dom Pedro com aquela Barbie esquisita montado num cavalo e rindo a espada e gritando um cenário super heróico a
questão é que não foi bem assim o que a gente sabe né que enfim foi um processo muito conturbado muito pouco junto osu aqui de novo aí na e Lopes dos Santos de certa forma Dom Pedro primeiro que ele não era Dom Pedro primeiro né O Príncipe Regente ele foi um pouco pego de surpresa tem uma coisa para o simbolismo que mesmo na precariedade das mulas Não tem aquela cavalaria aquela roupa culposa o cara tá voltando uma viagem de dias né e o São Paulo há dois ou três dias e na volta dessa viagem ele
recebe uma carta duas uma da sua esposa e outras do Bonifácio dizendo que na verdade a esposa dele que estava como Regente que estava de fato governo do Brasil naquele momento era ela ela já havia decretado a independência do Brasil e aí eles falta a espada e como Dom Pedro tava fazendo campanha pelo país e tava fora do Rio a esposa dele a Maria Leopoldina é quem tava como Regente interina daí quando chegaram aquelas notícias todas de Portugal foi ela que declarou a independência O Dom Pedro só ratificou e essa imagem que a gente tem
do Sete de Setembro esse mito é por causa de um quadro o nome também é Independência ou Morte foi pintado pelo Pedro Américo é uma pintura bem Épica tem esses elementos todos que eu já falei só que ela foi feita 76 anos depois é de 1888 e agora não é porque eu grito não foi aquilo tudo que não foi importante aquele momento representou sim uma ruptura e representou também a Vitória ao menos um grupo eu gosto muito de reforçar os Sete de Setembro porque ele é um momento em que você tem um grupo muito específico
e coeso e a coesão O que une essas pessoas que estão definindo o futuro político dessa nova nação é em grande medida o lugar de senhores de escravizadas e [Música] a pensar esse momento como um momento de ruptura política mais levando em consideração e quem são os agentes essa ruptura e o que que eles escolhem manter e porque eles escolhem manter e meio essas transformações e escravidão sem sombra de dúvida é talvez a maior aposta e a melhor manutenção que foi feita mas de novo uma manutenção que é feita no momento em que a possibilidade
da escravidão acabar também estava no horizonte de expectativas e o Brasil podia ter seguido outros caminhos tinha outras possibilidades de Brasil mas aqui venceu Foi a do Senhor Jesus Carlos e não é que o Brasil seria sei lá Progressista se decidir se acabar com a escravidão naquele momento Ou pelo menos com o tráfico negreiro nos Estados Unidos Por exemplo o tráfico pelo mar já estava proibido desde 1808 aqui as coisas pioraram lembra que depois da chegada da família real o volume de pessoas embarcadas aqui tinha passado de 30 mil para 42 mil por ano depois
da Independência foi para 52 mil assim o racismo não é um tipo de gás que tá na atmosfera o Rastro uma construção humana EA escravidão também a escravidão uma instituição e ela perdurou por que você tinha um grupo de senhores de escravizadas que era um grupo que também formou a elite política brasileira o as elites políticas brasileiras Nas suas multiplicidades nas suas discordar e elas tinham essa base comum que era o fato de serem proprietários de escravizar em dezembro de 22 foram criados os símbolos nacionais como a bandeira do império Você já olhou bem para
bandeira do império ela tem o mesmo retângulo verde da bandeira de hoje representando a casa de Bragança que a família do Dom Pedro o losango amarelo representa a casa da família da Maria Leopoldina tem a cruz da ordem de Cristo e umas estrelas representando as províncias e tem a coroa acima da coroa ainda tem mais uma cruz simbolizando que Deus estava acima de tudo mas além de tudo isso tem dois raminhos de folha que ninguém costuma reparar esses dois ramos emolduram o brasão de um lado um ramo de café do outro um ramo de tabaco
eles estão Unidos pelo laço da nação o que tinha verde e amarela e o Dom Pedro disse que a ideia era que esses Ramos representassem as riquezas da Nação café e tabaco Aí eu te pergunto quem trabalhava e com Lia quem trabalhava e morria para gerar essas duas riquezas nacionais Avenida Paulista principal palco das manifestações em São Paulo além de receber manifestantes em defesa das reformas do governo de bolsonaro abre o espaço para a defesa de outras causas mas alternativas entre elas a defesa da monarquia tempo atrás nós éramos nós eram milhões mas ele não
escreve osos agora eu já estamos na rua no Brasil todo as pessoas já vem a bandeira do império e falou é a monarquia monarquia e e agora seria errado dizer que não teve guerra na independência no Brasil teve guerra teve sangue derramado só que não foi sangue azul as 10 de independência foram guerras que aconteceram diferentes partes do país e que tiveram novamente dimensões distintas nas quais as forças militares desse recém-criado o país com uma ajuda fundamental da população agora brasileira lutam pela expulsão das tropas portuguesas estão movimento que tem um apelo Popular muito grande
aí o apelo Popular não é que as pessoas que ficavam nas janelas de suas casas batendo palma um apelo Popular o que as pessoas vão para as ruas com faca com que elas estivessem porque a gente não tá falando do exército organizado ainda a mais conhecida dessas guerras e a que teve maior repercussão foi na Bahia por meio de um movimento que tem uma Participação Popular significativa na qual detém pelo menos a participação de três mulheres que ganharam né é diferente por causa dos pertences raciais em destaque na história brasileira uma dessas mulheres a Maria
Felipa né sim que é a mulher degradê a gente conhece de Fora mais emblemática nesse período da história do Brasil Maria Felipa de Oliveira primeiro se apresenta por favor para o seu nome completo e Como que você se descreve tem esse é o Valdir Lopes eu sou pedagoga especialista em metodologia do ensino africano eo afro-brasileiro a guerra da independência na Bahia começou em fevereiro de 22 primeiro um português foi nomeado pelas cortes para ser governador de armas da Bahia a população protestou a baía estavam barril de pólvora daí os soldados portugueses atacaram os militares brasileiros
Maria Evelyn para mim ela representa os negros e negras que perderam a vida que foram invisibilizado o século E aí você e na história dos livros falando desses corpos que foram jogadas e Maria Filipa para mim representa a presença do negro na luta da Independência do Brasil na Bahia a linha de frente da Resistência brasileira era formada por pessoas negras as chamadas tropas de cor enquanto os negros resistiram em Salvador a turma rica e branca fugiu para suas fazendas no Recôncavo O Dom Pedro contratou um mercenário francês Pierre Labatut para liderar as tropas brasileiras é
que Itaparica foi onde houve mais sangue derramado na luta da Independência Itaparica um lugar singular quando fala das consequências da revolução da Independência mas muito poucas pessoas sabem disso e isso é muito pouco falado E aí e na Ilha de Itaparica que fica na Baía de todos-os-santos a Maria Felipa de Oliveira uma mulher negra pescadora marisqueira quitandeira teria liberado um grupo que incendiou barcos dos Portugueses e as mulheres lideradas por ela também tem um dado uma surra de Cansanção sabe canção é uma planta que da queimadura se você encostar elas teriam dado uma surra de
canção nos portugueses eu tô colocando esse tanto de teria porque não tem muito documento atestando todos esses feitos dela mas a gente sabe como que o Brasil trata documento especialmente um documento envolvendo protagonismo de uma mulher e uma mulher negra 200 anos atrás [Música] bom E no fim das contas o que importa mesmo é o que a Maria Filipa significa uma do negócio foram lutar pela sua independência né a gente sabe disso mas a história não conta Maria Felipa é o elemento pedagógico e didático o que faz com que a gente costuma esse discurso que
não for inscrito a gente dá sofre muito preconceito porque a maioria dos acadêmicos diz que é o mito que ela não existiu mas a gente entende que a história ela é forjada com as memórias eu me sinto conta entrada invés oroiná para mim eu não preciso Que acadêmico nenhum acho importante ela é o negro na luta pela independência ela tira a gente vai visibilidade dos livros didáticos do livro de História essa mulher é muito forte a guerra da Independência só terminou de fato em Julho de 23 quando soldados portugueses partiram de volta pra Terrinha foi
um Dois de Julho e por isso que a data até hoje é tão celebrada na Bahia e é preciso a Constituição de uma Frota para abafar a guerra na Bahia que é onde foi feita a independência é bom que se diga com sangue e com sangue de escravos e com sangue de afro mestiço de afro-brasileiros que queriam a independência Esta é a Mary Del Priore então você vê que teve guerra e que teve morte teve Independência ou Morte só que morreu era preto e Pobre a essa altura O Dom Pedro já tinha sido Coroado mas
ele não quis ser rei ele que ser Imperador do Brasil a autoestima do homem hetero branco é imbatível para criar Marinha de guerra brasileira o Bonifácio pediu ajuda para a Inglaterra e os ingleses que continuaram como grandes parceiros comerciais do Brasil seguiram pressionando também pelo fim do tráfico negreiro e daí para convencer Inglaterra o Bonifácio disse para eles que reprovava o tráfico e que só não tem um pia porque isso podia ameaçar a existência do novo governo Mas quem dois ou três anos o mal e foi assim que ele chamou o mal teria assim o
Bonifácio chegou a dizer que sabia que o preço a pagar pela Unidade do império era a escravidão um preço que gerações e gerações de pessoas negras as que conseguimos sobreviver né tão pagando até hoje em todo o país novo precisa de leis precisa de uma constituição em Maio de 23 foi instaurada a assembleia nacional constituinte os parlamentares eram quase todos os homens brancos ricos alguns poucos afrodescendentes mas nenhuma pessoa negra de pele escura por exemplo e nenhuma mulher também que nessa época não voltava e nem era voltada a escravidão Claro era um assunto na Assembleia
Deputado que era abertamente contra a escravidão que defende a abolição e tinha também que defendia a manutenção do cativeiro Afinal a maioria Ali era tudo senhor-escravo teve um deputado Mineiro o Maciel da Costa que disse que a elite brasileira não tinha culpa pela escravidão Olha só isso que os africanos vem porque seus bárbaros com Patriotas os vendem você já ouviu esse tipo de bobagem em algum lugar né e olha só olha só você pode a história realmente o português nem precisava na que os próprios nem os que entregar os escravos não pessoal pelo menos ela
por você a jawbone fácil que também era Deputado preparou um documento enorme para apresentar na Assembleia defendendo o fim da escravidão Ele está preocupado com progresso econômico do Brasil e ele entende o que é escravidão atraso que escravidão e certa maneira impossibilita a criação de indústria que a escravidão impossibilita ocupação do solo de maneira inteligente ele tentou convencer os colegas pelo que era mais importante para eles o bolso senão abolir não vai desenvolver não vai crescer são pautas que envolvem o crescimento desse futuro países desse futuro Império como qualificar a mão de obra como criar
escolas ele tem uma preocupação enorme com educação isso é muito importante ele tem uma visão de conjunto não da escravidão de como fazer crescer o Brasil escolas técnicas introdução à de imigrantes a questão da escravidão está SUS unida a um projeto de fazer o Brasil crescer se industrializar se libertar da grande propriedade sobre a todos educar o Bonifácio escreveu assim é preciso pois que cessem de uma vez os roubos incêndios e guerras que fomentamos entre os selvagens da África é preciso que não venham mais a nossos portos milhares e milhares de negros que morriam abafados
nos porões dos nossos navios mais apinhados que fardos de fazenda é preciso que cessem de uma vez por todas essas mortes e Martírios sem conta com que flagela vamos efra gelamos ainda esses desgraçados em nosso próprio território e é tempo pois e mais que tempo que acabemos com tráfico tão Bárbaro e carniceiro é tempo também que vamos acabando gradualmente até os últimos vestígios da escravidão entre nós para que venhamos a formar em poucas gerações uma nação homogênea sem o que Nunca seremos verdadeiramente livres respeitáveis e felizes e você vê que mesmo criticando a Bárbara e
que era a escravidão o José Bonifácio não deixava de ser um homem branco e Rico do começo do século 19 isso fica evidente Por exemplo quando ele chama os africanos de selvagens bom mas esse documento do Bonifácio tinha 32 artigos dá para você ler na íntegra no site do projeto que no só que esse documento nunca foi apresentado na assembleia e muito pouco tempo aconteceu um monte de coisa o primeiro o Bonifácio foi demitido pelo Imperador sim demitido essas ideias reformistas dele não pegaram bem entre a turma do dinheiro mas não eram só isso os
outros deputados reclamavam que o Bonifácio e os irmãos dele eram muito truculentos tenho até espancado Um Jornalista português que tinha criticado a família no jornal daí o Dom Pedro rompeu com o ex brasileiro e a família dele virou oposição ao Imperador e antes que o Bonifácio pudesse levar o documento da escravidão proprietário O Dom Pedro destituiu a assembleia fechou acabou um dos motivos é que os deputados estavam trabalhando no texto que restringia os poderes do Imperador e que dava mais poder para as elites das províncias O Dom Pedro não gostou e acabou com a brincadeira
o Bonifácio foi preso e exilado eu não acho que ele tenha caído a sua luta pela escravidão tanto é que depois não exige ele jamais Cidinho que nós lembrar uma vez Dessa questão da escravidão eu só lembro também para aqueles que ainda acreditam que ele é o grande patrono da Independência e quando ele cai ele Funda um jornal que quem vai considerá-lo em primeiro lugar o grande o patrão da Independência é ele mesmo porque nesse jornal titular dos Tamoios ele se alto entrevista e ele então diz que estão os Andradas os responsáveis pela independência do
Brasil esquecendo que as batalhas foram inúmeros em toda parte e que todos os brasileiros participaram de um jeito ou de outro não tinha mais Assembleia para fazer a construção mas o país ainda precisava de leis daí o Imperador nomeou uma comissão para escrever a constituição entre eles o Maciel da Costa aquele mesmo que dizia que a elite brasileira não tinha culpa pela escravidão uma se eu não só ajudou a escrever a constituição como virou o novo braço direito do Dom Pedro entrando e ele faz como Ministro e escravidão tem a gente já sabe o que
aconteceu com a escravidão e se há algo que se Manteve depois da atuação de Dom Pedro primeiro e da dissolução é justamente esse caráter escravocrata que é um reflexo do caráter escravocrata da oligarquia brasileiro aqui de novo aí na re Lopes dos Santos essa classe Oligárquica brasileira ela é descendente de proprietário escravizadas pessoas não chegaram que três dias antes Sete de Setembro muito pelo contrário fazem parte de famílias que há décadas talvez séculos sejam proprietário escravizados então quando a manutenção da escravidão ela se dá e ela se dá por meio do Silêncio né você não
tem nenhum instrumento legal dizendo a escravidão continua não tem nada o que você tem é o artigo 169 da catar condicional de 1.224 dizendo que todo cidadão brasileiro tem como garantir a propriedade privada a escravidão faz para a propriedade privada e segue o baile e a constituição também trazia um outro artigo que ajudaria a manter o sistema escravocrata por mais tanto tempo se artigo era a definição de cidadania pela lei toda pessoa negra livre nascido no Brasil era cidadão do império se fosse uma africano ainda que conquistasse a alforria não seria um cidadão mas o
filho dessa africano livre sim e não foi uma benevolência isso foi mais uma válvula de escape os poderosos davam alguma coisa para não correr o risco de as pessoas votarem abaixo todo sistema escravista para não correr o risco de ter aqui um novo Haiti e mesmo para quem conseguia essa cidadania era uma Cidadania de segunda categoria também na teoria essas pessoas tinham direitos civis mas não direitos políticos votar e ser votado em todas as eleições essa constituição é até hoje a mais num gengiva da história do Brasil durou até 1889 e por o período as
pessoas negras que eram livres tiveram essa liberdade precária a liberdade mesmo quando garantida por uma carta de alforria ou até mesmo população negra que nascia já livre como é uma liberdade atrelada Mas escravidão racializada' significa que ser negro é nunca ter uma liberdade plena de um ser proprietário de escravo é uma das formas inclusive mais efetivas para você garantir a sua própria liberdade por isso que alguns escravos quando conseguiram algum dinheiro acabaram comprando escravos também e dava até para comprar um escravizadas a prazo pagando aos pouquinhos proprietário de escravos não eram só os grandes proprietários
grandes senhores a escravidão era uma instituição a propriedade privada Três anos depois a câmara dos deputados voltou a funcionar daí um homem negro fez uma petição para câmera e a constituição dizia que qualquer cidadão que fosse preso tinha o direito de saber porque tava preso qual que era a acusação contra ele e dizia também que se a constituição estivesse sendo violada todo cidadão tem o direito de apresentar uma petição ao poder legislativo e foi isso que esse homem negro fez o nome dele era Delfino não se sabe o sobrenome dele o caso foi revelado pelas
historiadoras Adriana Pereira Campos e Kátia salvem da Mota na petição o advogado argumentou que o Delfino já estava preso há dois meses sem acusação ele não estava sendo acusado de nenhum crime e mais continuava preso em e o advogado escreveu assim o suplicante como liberto é um cidadão que como tal não pode ser preso e muito menos continuar a existir em prisão ou seja o Delfino como um homem negro livre nascido no Brasil tava tentando simplesmente exercer um direito dele como cidadão que o meu trabalho diferente mas eu fazer o meu os biscates em câmeras
beijo tchau fui lá nele para ver se ele tinha uma vaga lá de para fazer um para ganhar um qualquer por fora que já julgava né só que quando eu cheguei lá foi que os polícia vem é só que eu Delfino continuou peso a história assim o delfinário escravizado por um sujeito rico lá que morreu e os herdeiros começaram uma briga pelo espólio daí o filho de sujeito vendeu Delfino mais um cunhado chegou dizendo que ele é que era o herdeiro e portanto o dono do Delfino e prendeu Delfino Daí o cara que tinha comprado
ele falou que quer saber agora não é meu nem seu agora ele é livre e libertou o meu filho mas o juiz decidiu que enquanto não tivesse uma palavra final sobre o espólio o Delfino deveria continuar preso mesmo sem ter cometido nenhum crime [Música] quem sabe a presunção de Inocência todo mundo é inocente até que se prove o contrário na teoria deveria ser assim a presunção nesse caso do Delfino não era de liberdade era de escravidão antes de poder ter qualquer direito de cidadão e primeiro tinha que provar que não era escravizado aí foi sentou
me bloqueou sem a carga lá começar a tirar um montão de foco mano quando de gente olhando e eu perguntando eles o que que era aí foi falou tá com vai ficar o golzinho fala na delegacia mesmo e vai embora para casa eu perguntei isso para quê que eu ia na Delegacia que eu não devia Nada à justiça fale com o ex mas não que vai quem que ia o meu filho foi preso em Maio de 26 e fez essa petição para câmara em Julho só em maio do ano seguinte a que foi lido em
plenário um parecer da comissão que analisou o caso e eles deram razão para o juiz aí quando chegou lá a delegada só veio falando que era safado mesmo que eu falo com ela que era trabalhador Ela foi falou já que ele lá para dentro mesmo aí tranco ali Eu Fiquei trancado esse parecendo a comissão é a última notícia que você tem do Delfino não se sabe se ele ainda tava preso nem o que que aconteceu com ele depois disso e ali não via nem dia nem noite nem nada e ninguém não me falando nada o
pedindo explicação gritando lá eles falaram que era para calar a boca senão ia ficar ruim para mim será que ele foi enfim libertado Será que continuou na prisão porcaria de cidadania é essa em que uma pessoa pode ficar tanto tempo presa mesmo sem ter cometido crime nenhum E aí fiquei lá mais 7 dias nessas ela aí foi que entrou para o presídio quero convívio Ilópolis ainda falou ficando com essa que vai conhecer o inferno e essa voz que você tá ouvindo esse tempo todo é a do Anderson Gonçalves em 2019 ele tava indo atrás de
uma vaga de emprego quando foi abordado por policiais tudo isso no centro de Petrópolis aquela cidade que paga até hoje laudêmio para Os descendentes de Pedro os policiais não explicaram nada para o Anderson Levaram ele pra delegacia e deixaram ele lá eu podia falar com a esposa não tinha advogado sem que ele soubesse estava na delegacia também um homem que tinha sido assaltado um mês antes homem disse que não tinha dado para ver direito ladrão mas quero um homem negro e que tinha uma cicatriz no rosto os policiais levaram a vítima para uma sala olhando
para um vidro do outro lado do vidro olhando o espelho tava Wanderson ao lado de dois homens o e ficava olhando um pau aqui rindo assim né e olhando para o espelho e rindo larga a minha cara sem eu sério olhando para o espelho aí foi que eu crescia só aqui bocou e reconhecimento só que como não entendo nem eu sabia que era reconhecimento para mim tava normal ali a vítima reconheceu o Anderson ele foi denunciado pelo Ministério Público com base nesse reconhecimento e juiz aceitou a denúncia eu falei com ele não não comente nada
disso não aí foi minha sai fiquei aí foi ficando preso foi passando mesmo de mês eu lá aí eu fiquei um ano e três meses presos sem saber de nada assim procurando uma ajuda lá quieto ninguém dava que ação na área que lá na verdade nós fica tratado igual um bicho mesmo quer dizer cair comigo a velha plano não dava para comer direito eu não ia comer a comida a ver com as vezes aqui é comia no meu canal mais a ver Dora para não ficar comendo aquilo e [Música] olha Tiago eu vou completar 27
anos da câncer de público e é uma das maiores injustiças que eu já vi até hoje porque aqui nós temos o racismo estrutural efetivamente configurado por parte da Polícia Civil um investigação por parte do Ministério Público acusação e por parte do Judiciário julgador Este é uma Sírio Brito Defensor Público do Estado do Rio Pardo na rua você é o autor do crime está preso sem mandado e fui colocar para reconhecimento perante dois homens Branco saia faltou dizer isso lembra que a vítima disse que não tinha dado para ver direito assaltante mas quero um homem negro
na hora de fazer o reconhecimento na delegacia Os Policiais colocaram três pessoas para 21 reconhecer o Anderson que é um homem negro e dois homens brancos um processo de indução É mas esse não foi o único erro do caso Anderson só foi levado à autoridade judicial seis meses depois do primeiro dia de encarceramento quando é obrigatória a audiência de Custódia o Anderson não teve audiência de Custódia ele não sabia do que estava sendo acusado ele não tem direito a defesa e o Anderson só foi solto 15 meses depois 15 meses porque quando enfim teve uma
audiência e aqui eu vou usar "da decisão que finalmente se libertou o Anderson a vítima não identificou o acusado a principal característica física que observou no autor do delito ou seja uma cicatriz no rosto Anderson vocês eu estou Olha só não tem cicatriz há 15 meses preso 11 meses que envolve esse tempo para ele para esposa dele nem prazer de clique louca porque meu era muito esforçado eu tinha dia banquinho ali quando aparecer uns biscates eu ia já fazer aí quando eu fiquei lá me produto de corpo que foi como o roubo e cão roubo
para minha cara na casa de uma pessoa Hoje ela vai desconfiar mesmo Campo provando ficam perdi todos os hoje eu vivo de remédio controlado que você não beber remédio fico nervoso Mingau insônia fico tô pensando só na cadeia que pensa passa igual um filme é difícil de sair há 15 meses preso pelo crime de nascer preto no Brasil que porcaria de cidadania é essa em que uma pessoa pode ficar tanto tempo presa mesmo sem ter cometido crime nenhum há 200 anos separam a história do Delfino da história do Anderson para o Delfino a presunção era
de escravidão o Anderson de culpa de criminalidade do tipo todo negro é criminoso até que consiga provar o contrário 200 anos depois daquela primeira constituição o negro ainda é um cidadão de segunda categoria no Brasil bom e o que quis ser pensa do Futuro assim que o que que você tem vontade de fazer acontecer sonha O que que você sonha pelo meu só e ainda continua o mesmo que é abrir lá nem aqui tardinha e legumes verdura abriu uma lanchonete Zinha depois que é bem para que nós vende os bolinhos sabe fazer e continuar vida
assim trabalhando né Porque eu quero me recuperar acalmando esse remédio e eu sei que um dia eu vou chegar lá mesmo que tinha cara tirar esse sonho mas não tira porque eu ainda quem nasce na mente eu vou fazer vou lugar que eu conseguir um e [Música] isso foi só o primeiro episódio do podcast do projeto Quirino a gente começou pela independência mas nos próximos episódios vamos tratar de outros momentos da história do Brasil e do Brasil atual o projeto queria no é inspirado nos knighting lançado em 2019 pelo jornal The New York Times e
liderado pela jornalista Nicole e Hannah Jones aqui no nosso projeto tem uma frase do Fotógrafo e ativista Januário Garcia que está guiando essa jornada o Januário nos deixou em 2021 ele dizia assim existe uma história do negro sem no Brasil o que não existe é uma história do Brasil sem o negro o projeto que vinha não é apoiado pelo Instituto Ibirapitanga o podcast é produzido pela rádio novelo o nosso site projeto que ele nu.com.br reúne todas as informações sobre o projeto e conteúdo adicional o site foi desenvolvido pela aí eu te convido a conferir também
todo o material do projeto Quirino que está sendo publicado pela revista Piauí nas bancas e no site da revista este Episódio teve pesquisa de Gilberto Possidônio Rafael Domingos Oliveira e Angélica Paulo que também fez a produção a edição é do Luca Mendes a sonorização da Júlia Matos EA finalização da pipoca saúde achei cagem é do Gilberto Possidônio e a música original do Vítor Rodrigues Dias estratégia de promoção D o conteúdo digital Bia Ribeiro a identidade visual é do Drácula imagem o ator que Gentilmente me deu aquele trecho da representação do Bonifácio foi o Paulo Betti
os transcritores das entrevistas foram Guilherme povos e Rodolfo Vianna a locução foi gravada no estúdio da pipoca saúde com trabalhos técnicos do João Muniz consultoria em roteiro de Mariana Jaspe Paula scarpim e Flora Thomson levou com revisão de Natália Silva consultoria em História e Nair Lopes dos Santos produção executiva Guilherme Alpendre a execução financeira do projeto é do spes Instituto sincronicidade para interação social idealização reportagem roteiro apresentação e coordenação Tiago rogero esse episódio usou áudios de TV Cultura TV Record Jovem Pan News o Instituto Ibirapitanga é uma organização doadora fundada em 2017 pelo cineasta Walter
Salles dedicada e de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil o Ibirapitanga apoia organizações movimentos e coletivos da sociedade civil brasileira que desejam produzir transformações estruturais positivos no país nas áreas de Equidade racial e sistemas alimentares agradecimento usar André The kitchen Iara rolnik Thales Vieira Flávia Oliveira Manuela tamani Diana Mendes Moreira Valle Rafael Bandeira Raul Torres Thaís pras Amanda pessoa Marcele da Rio Juliana e Heather recriou as concellos Gabriela Varela Paulo Betti Rejane guerra Marco Morel Nilzete Santos Ricardo Mendes eny kleyde Rodrigo França Lúcia Xavier Carlos Araújo e Priscilla Maria até o próximo a
E aí [Música]
Related Videos
2. O pecado original | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
59:43
2. O pecado original | podcast do projeto ...
Rádio Novelo
29,587 views
Escute as crianças | Podcast Rádio Novelo Apresenta
41:14
Escute as crianças | Podcast Rádio Novelo ...
Rádio Novelo
603 views
A CASA MAIS BELA DE SÃO PAULO | Conheça uma obra-prima do modernismo, de Rino Levi e Burle Marx
13:13
A CASA MAIS BELA DE SÃO PAULO | Conheça um...
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
63,852 views
Entenda o que os portugueses pensam sobre Dom Pedro I | SBT Brasil (10/09/22)
4:21
Entenda o que os portugueses pensam sobre ...
SBT News
353,258 views
3. Chove chuva | Podcast Projeto Querino | Por Tiago Rogero
56:06
3. Chove chuva | Podcast Projeto Querino |...
Rádio Novelo
18,867 views
REPARE NA CARA DE POUCOS AMIGOS DE MORO AO OUVIR A RESPOSTA DO MINISTRO LEWANDOWSKI | Cortes 247
8:51
REPARE NA CARA DE POUCOS AMIGOS DE MORO AO...
Cortes 247
185,320 views
6. A cor dos faraós | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
59:11
6. A cor dos faraós | podcast do projeto Q...
Rádio Novelo
15,718 views
A cara do Brasil | Podcast Rádio Novelo Apresenta
1:06:09
A cara do Brasil | Podcast Rádio Novelo Ap...
Rádio Novelo
7,075 views
Uma Breve História do Estoicismo
10:15
Uma Breve História do Estoicismo
Ciência Todo Dia
2,238,399 views
Juliana Souza quer enegrecer a justiça | Podcast Fio da Meada
35:15
Juliana Souza quer enegrecer a justiça | P...
Rádio Novelo
706 views
Mexer no vespeiro | Podcast Rádio Novelo Apresenta
1:04:28
Mexer no vespeiro | Podcast Rádio Novelo A...
Rádio Novelo
12,383 views
5. Os piores patrões | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
51:56
5. Os piores patrões | podcast do projeto ...
Rádio Novelo
16,325 views
Inventando as regras | Podcast Rádio Novelo Apresenta
1:01:58
Inventando as regras | Podcast Rádio Novel...
Rádio Novelo
13,370 views
Putin Chastises CEO For Speaking In English, Narrates This Anecdote About His Time In Germany
5:58
Putin Chastises CEO For Speaking In Englis...
Hindustan Times
111,140 views
Trump Considers DeSantis Over Hegseth | Zuckerberg Dines At Mar-A-Lago | South Korea’s Six Hour Coup
12:12
Trump Considers DeSantis Over Hegseth | Zu...
The Late Show with Stephen Colbert
558,198 views
Live 'O Estrangeiro': Guerra na Síria — novos ataques em uma grande disputa
Live 'O Estrangeiro': Guerra na Síria — no...
Brasil de Fato
You're Probably Wrong About Rainbows
27:11
You're Probably Wrong About Rainbows
Veritasium
3,636,904 views
8. Democracia | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
59:41
8. Democracia | podcast do projeto Querino...
Rádio Novelo
13,942 views
Filosofia Africana | Jayro de Jesus
1:04:18
Filosofia Africana | Jayro de Jesus
África e Diáspora: História e Cultura
16,970 views
Vanessa Rozan e o reflexo no espelho | Podcast Rádio Novelo Apresenta
44:15
Vanessa Rozan e o reflexo no espelho | Pod...
Rádio Novelo
3,569 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com