LEANDRO KARNAL - Espiritualidade

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Leandro Karnal - Admiradores
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o primeiro acontece como conhecimento como aconteceu com tudo que a festa customizada significa que cada pessoa adapta a se agostinho disse com toda a clareza que a pessoa que seleciona da bíblia o que quer e rejeito o que não quer acreditar em si não na bíblia e essa é a regra de joaquim agostinho não conhecer o que acontece hoje essa é a regra de hoje você é católicos ou então o papa infalível não não acredito nisso maria fica a nossa parte eu não concordo você encontrará piano de concerto não não eu sou a favor da
pílula você acha realmente que é pecado por exemplo isso é que não isso não então meu filho o que você é já que nenhuma das crianças católicas é sua mas é a customização da fé na igreja dizia eu vi na bíblia tem mais eu acho que é se essa é a autoridade contemporâneo o eu se sobrepõe a tudo ah eu sou eu sou católico mas eu gosto de acreditar na reencarnação tem papa que o nome definiu como heresia reencarnação é como vocês plantam mas o papel papa eu sou eu acho ou seja eu não estou
pensando que alguém deva ser dogmático não estou pensando se alguém devo acreditar ou não ser fiel à linha da sua igreja adventista italiana luterana católica quando a comunidade judaica estou pensando como eu customiza a fé como eu adapto ao meu interesse é o deus do século 21 é de todos os períodos da história de deus mais pessoal e subjetiva então meu deus não é o nosso ele é o menos autoritário menos exigente ninguém acredita que será condenado uma característica brasileira veja fez uma longa pesquisa ninguém acredita que vá pro inferno na idade média as pessoas
tinham quase certeza que seriam condenados hoje ninguém mais vai pro inferno a pesquisa veja incluiu presídios e políticos ninguém vai para o inferno embora a criança ao de catequese para alexandre são leopoldo falava das na visão das crianças de fátima que caiu no inferno como folhas de outono ea gente se assustava pelo menos me assustar o inferno está fechando as portas por falta de candidatos todos se acham dignos do paraíso essa é uma cadeia contemporânea afece customizou e deus me entende deus me entende bandidos em que fazem o sinal da cruz antes de assaltar isso
é uma característica específica nós temos um certo panteísmo ou seja é um deus diluído em todos lugares um animismo panteísta e à subjetividade é o meu deus o resto do meu jeito do jeito que eu gosto nas ocasiões que eu acho importantes eu me irritei uma vez uma colega de avião que eu pego muito porque pela primeira vez na vida no espaço de dois anos já foi agosto o avião arremeteu em congonhas eu nunca tinha passado por isso ele tenta pousar não consegue e vai de novo você testa a força do esfíncter anal não você
testa em sua consciência intestinal num grau ao que ele vai fazendo aquele esforço daquela área que a tam tentou fazer o mesmo e não conseguiu você sobrevôo aquela área então aquele momento eu fi é uma certa ideia ainda de ser gaúcho fingir tranquilidade lendo meu livro a senhora do meu lado fazia sinais da cruz ferozes de tudo que é tipo ortodoxo com três medos meios satanistas de baixo para cima e fazer todos sinais da cruz possíveis e aí o avião estabiliza você solta verifica está tudo bem e ela me perguntou se eu não reza eu
disse olha senhora já resolveria mínima de proteção incluindo todo lado dela deus não vai matá lo a ideia ela me olhou com olhares terríveis eu gosto de dizer essas coisas né não havia um ano passado uma senhora deu aquela transmitem essa minha nossa parceira dos olhos padrinho da aviação nacional de lorena não reze pra entidade sepp de nossa senhora aparecida não é o departamento dela rejeita o avião cair nossa senhora de loreto guardem guardem a palavra nossa senhora de loreto bem o panteísmo a subjetividade vem junto com infantilização esse tipo de mensagem de um deus
infantiliza entre o cafona e à infância entre o kit ea teologia é hoje dominante a idéia de deus é um deus infantilizado não é à toa que a expressão papai do céu espanhol nada de deus de sofrimento nada do deus da sexta feira santa a procissão do senhor morto não é mais são a dor a paixão segundo são mateus do luterano bar revista pela beleza artística não mais pelo conteúdo é o deus infantilizado é o deus meio cafona que vem sempre o meu encontro de braços abertos o cristo juízo texto de mateus 25 cristo condenador
o cristo fim do mundo está em crise o cristo salvador a sua teologia salvação divina está em ascensão as imagens dizem sempre este carro pertence a jesus creio em deus e em deus até o porta dos fundos em um vídeo que jesus vem reclamar o carro jacques e diz que esse carro e jesus jesus nem levar longo embora e adaptação da mensagem religiosa a mensagem de propaganda é outra característica notável deste mundo a ideia de que eu devo manifestar publicamente muito mais importante que um manifeste na camiseta no carro no adesivo do que eu viva
qualquer preceito evangélico ou seja aquele motorista que está escrito esse carro pertencia jesus ou tem o peixe se um dos símbolos mais antigas do cristianismo hoje de pertencimento a uma igreja específica homem furou o sinal vermelho e vai ou seja esse cap e se a jesus mas o motorista continua demoníaco absolutamente demoníaco a base disso é que a religião ostentam uma mensagem clara e pessoal faz sucesso padre o pastor o pregador o rabino inclusive que fala de cura e prosperidade e não traga as pessoas a dimensão trágica da existência a relação é individual não rezo
mais pelo país eu rezo sempre por mim pela minha família e finalmente é sempre positivo padre pastor rabino mulá islâmica e falei muito em compromissos em obrigações e outras questões perde público eu tenho que ser positivo essa é uma imagem de um pintor famoso e que fazem esse jesus pop é uma imagem clássica do coração de jesus é um jesus do século 18 e 19 as imagens mas foi aqui adaptado a uma linguagem pop jesus com o coraçãozinho na casa não é ruim em bonn historiador não fazer isso isto é apenas uma infantilização customizado na
imagem de jesus não é menos fiel já que não temos nenhuma imagem de jesus não é menos fiel à imagem original mas é uma customização de um bad kroes de um cristo legal que me entende sempre está sempre ao meu lado que não estabelece obrigações nós temos hoje como em tudo inclusive na lei uma religião dos meus direitos e nunca dos meus deveres isso vale para a constituição brasileira isso vale para a religião também ser cristão significa que jesus me protege óbvia mas também significa que há um conjunto de obrigações baseadas nesse compromisso isso está
em baixo jesus amigo jesus protetor jesus brady quais jesus legal é hoje uma marca jesus é o meu melhor amigo jesus simpáticos os games amboni tão estendendo a mão ao meu melhor amigo jesus da cruz está em baixo o congresso brasileiro existe um crucifixo e entrevistar uma vez perguntaram o que eu acho diz olha só tem um problema não sei que não deu o processo mas eu diz jesus foi crucificado entre dois ladrões e no congresso em 513 deputados é demais eu acho que nem jesus merece essa carga dois ladrões ele conseguiu converter 1 513
deputados gente a eu eu pediria a retirada pelos filhos com motivos religiosos não é um estado laico que diria por respeito a jesus respeito a jesus outro traço da crença atual é que ela tem que ser o mais catártico ou seja a palavra catarse palavras do técnico o mais cheio de energia missa animada seja ela carismática seja ela um culto neopentecostal mesmo naquele protestantismo que o limite entre o protestante histórico pentecostal que o batista a um bom culto é aquele culto animado ergui as mãos da glória a deus canta anima eu como estudo religiões eu
freqüentei a missa do padre marcelo eu recomendo aos senhores que é um caso muito interessante mas tem que logo porque não dá pra ir na terceira idade não têm energia se não chega a 1 ao credo por que senta levanta grita rodopia mas não dá é uma missa para jovens com boa capacidade aeróbia boa capacidade porque ele é um animal ou o cara animado é a que então a ideia de um rito catártico as pessoas vão na marcha com jesus que vão numa missa carismática ou num culto neopentecostal é outra característica dessa crença ao lado
de um fenômeno urbano típico da década de 70 em diante que uniu o leite teorias orientais em ampla ateu sofia dá a desculpa do taoísmo que atinge a teosofia ecologia smo deus está nas aves nas cachoeiras animismo deus está diluído na natureza e assim por diante essas religiões da nova era entendem o sagrado como geral que você deve sentir a grande metáfora que a energia palavra que me irrita em particular das pessoas recentes nesse hotel sng clark cinco estrelas a câmera ótimo eu sinto uma energia fabulosa mas quando tem aquela toalhinha de esfoliação suave você
passa no rosto e uma lixa eu sinto uma energia rubim as pessoas fazem isso meditam sem meditar tiram poses de campo porque é em leite a influência da astrologia do steam que dá em geologia clássica ou seja da pasta teologia que estou dos anjos do tarô de símbolos de boa proteção de incorporação de elementos de outras religiões por exemplo é o caso do brasil onde passamos nos últimos 30 anos utilizar branco no novo influência de cultos afro brasileiros e agora lingerie vermelha se você quer amor lingerie e amarela se você quer dinheiro imaginem alguém de
cueca vermelha o que a praia a isso um nicho é o que atrai a pessoa de cueca vermelha e amarela imagine a cena de cueca mas salvo se eu vim aqui está 4 amarela exceção do que estou dizendo que a crença de que tudo isso faz parte de um processo geral já que não é uma ordem nem cristã nem especificamente católica se vestir de branco no novo é um conceito do sagrado um conceito geral do sagrado que incorpora elementos de kabala incorpora elementos da tradição judaica da interpretação dos números elementos de angeloni hoje a e
assim por diante este conceito de sagrado tem uma metáfora que une tudo é energia energia uma metáfora que agora vem acompanhada de uma outra tipicamente contemporânea que me irrita um pouco que é física quântica quando as pessoas não têm a menor idéia de um fenômeno nos dizem que a física quântica mas também não tem a menor idéia do que seja física corte aliás não tendo que é física newtoniano que é mais fácil quanto mais a quantia eu também não sei o que é a física quântica fiz um curso na casa saber de quatro aulas continuam
sabendo porém eu não usa essa metáfora não tem explicação é física quântica bem outra questão a sincronicidade tudo ocorre em benefício em meu benefício que é um dos pensamentos mais antigos e tradicionais do mundo perdi o avião foi melhor foi melhor assim tentei viajar não conseguir deus tem parque são escreve certo por linhas tortas eu vou entender no final no fundo é um barateamento de uma das mensagens mais bonitas da bíblia que o livro de jó porque sofrem os bons deus disso joga você escolha vai até você sabe o que eu quero quando deus recrimina
jô e só que ele essa teologia dj uns capítulos 12 e final são os mais antigos do antigo testamento essa teologia de jovem é uma espécie de universo que conspira meu favor empregada me disse que leite com manga dá certo da morte então eu quis demonstrar a ela que isso é uma lenda e come manga com leite não morri ensinam mas o senhor é net alemão não funciona então já tenho já tem um uma variação mata brasileiro luso clássico né aí ela me disse que não fala professor que acontece esse teto vai cair esse teto
para quem viu não caiu então não acontece e ela não é assim tem que dizer com convicção não tem gente não tem jeito é quântico é coerente com isso finalmente os elementos orientais como karma e daruma tradicionais nas regiões do oriente e que a questão ressignificado sem muita propriedade karma e dar umas são usados numa noção bastante livre que é o seu carro é meu karma ter na minha frente no avião alguém perdido que não consegue achar o seu lugar que vai até o meio do avião escola é o lugar 2 a então vem voltando
contra piracema tentando voltar ao lugar 2a é meu karma é meu carro eu tenho em outra vídeo prejudiquei fila de avião então nessa eu vim com essa missão e acima de tudo uma ideia tem um pouco perversa que doença é fruto do pessimismo e da amargura pessoas azedas tem câncer pessoas para baixo tem câncer e aí eu lembro madre paulina padroeira no brasil contra o câncer é uma pessoa super pra cima e morreu com câncer madre teresa de calcutá não era azeda e teve câncer entre outros problemas a idéia de que o otimismo cura tudo
tem que ser pra cima você tem que ser animada é uma ideia infantil é uma idéia de crianças em fase pré operatório se eu pensar acontece que o pensamento cria tudo é um pouco idolatre com esse pensamento é o clássico pecado de substituir o criador pela criatura ou seja a ideia que as partes práticas das religiões como o islamismo que estou dando um curso neste momento na unicamp diz com grande clareza especialmente islamismo surf confiar em alá ea mais seus caminhos com firmeza essa é a parte prática e inácio loiola dizia reze como seus homens
não existisse e trabalhe como se deus não existisse essa é uma forma um pouco moderna e prática isso aqui é um pouco infantil que você está fazendo ou pensando muito positivo é um pouco problemático isso há uma nova consciência que mistura conceitos indígenas cultura natureza chás maconha ou ascas ervas e assim por diante essas pessoas fundem num sincretismo contemporânea essa crença eu vou dar um exemplo que eu visitei não conhecia a ela quando eu fui a primeira vez ela já tinha falecido mas a tia neiva é uma esse caminho neira que fundou perto de brasília
o vale de novo amanhecer onde as pessoas se vestem com roupas egípcia zin as católicas e ela já faleceu e aqui está a tia neiva com seus mentores são entidades indianas e indígenas e também católicas e aqui está as pessoas que fotografei no vale do novo amanhecer vestidas com roupas horas ciganas hora que elas atribuem seja da época de jesus e assim por diante essa comunidade é gigantesca então muita gente vai pra lá e segue essa é uma customização fabulosa que vem acompanhada nas cidades de um outro fenômeno a teologia da prosperidade substituído talvez a
teologia da libertação que pregava uma análise sociológica de base provavelmente diz de materialismo dialético surge uma idéia de que deus ao abençoar traz a prosperidade pessoal são os cultos que o freqüentou bastante para fazer anotações em que se diz por exemplo se eu conheci jesus eu saí de serás eu estava longe jesus estava com a conta no vermelho agora pense jesus eu comprei um corolla já temos uma casa em tramandaí e nós cantamos em breve fazer uma viagem até paris lote vai ver mexe essa essa idéia de que jesus acompanha a prosperidade econômica contrária tradição
de que a pobreza nos aproxima de deus ea riqueza nos afasta essa teologia da prosperidade faz muito sucesso faz muito sucesso deus quer não apenas seu bem estar espiritual óbvio deus quer não apenas à sua saúde mas deus quer também a sua prosperidade material e esta é uma novidade ela começa na década de 70 aproximadamente com os textos do atual bispo edir macedo e depois se espalha por várias culturas e atinge várias percepções cristãs em particular quando eu digo isso em nenhum momento eu estou dizendo que isso é errado eu sou historiador bom então estou
pensando por que em determinado momento ao invés de deus está ao lado dos pobres deus começa a valorizar a classe em ascensão a mãe dos pobres mas mirando na classe média em ascensão todo discurso de fé contemporânea inclui uma idéia uma ideia clara que a ideia da exclusão da dor a exclusão da dor eu acabei de fazer cabelos faz um ano longo trabalho junto dos médiuns mais famosa do brasil que joão de deus e é uma das coisas mais fascinantes que eu fiz na minha vida a cidade inteira se veste de branco e vamos lá
com problemas e com dois dirigentes do exterior e tem até um documentário de um novo god e as pessoas fazem ele disse que mantém a quimioterapia mas confio na minha mediunidade é fascinante um fascinante é uma é uma expressão fascinante que um homem um fazendeiro um homem que tem fazenda mas é quase analfabeto é um homem tosco mas com carisma extraordinário é extraordinário e as pessoas realmente acredita elas entendem a energia a energia do local a fé atual é muito midiático me refiro aqui extraordinária missa ocorrida em copacabana com a primeira viagem do papa francisco
américa latina houve uma surpresa geral a mídia deveria ter sido um outro lugar no mês mais chuvoso no rio de janeiro escolheram um lugar que que tinha planta não foi uma escolha não é fácil fazer este tipo eu tenho que pensar muito em alcançar muito é pegar um mês de sua hipoteca na ilha da pintada em campo para fazer um mix conseguir aí transferir para copacabana a missa atraiu muita gente francês começava a revelar-se extraordinário carisma e sua simpatia e este milagre que um papa argentino sipat é um milagre absoluto antes ou até maior prova
a maior prova são malaquias diz que ele é o último papa não só malaquias profetiza todos os 168 papa seguintes até até o atual francisco nos brasileiros vão pôr juízo final quem está sorriso né a igreja sobreviveu a tudo até com um argentino acabou do mundo acabou que bobagem que bomba mas essa fé midiática esta fé de grandes eventos marcha com jesus em são paulo grande evento evangélico a o círio de nazaré maior evento católico do brasil em número de participantes a missa do envio que encerra as jornadas mundiais da juventude que devem tanto joão
paulo 2º a bento 16 e também agora francês inscrição movimentos muito impactantes eu diria que ao contrário do século 19 quando o unite anunciou que deus estava morto quando os liberais anunciaram a morte iminente de deus que os liberais estão mortos e deus vai te deus vai ter essa é uma velha piada universitária e deus está morto assinado unit em baixo nick está morto assinado deus ou seja uma vertente se há 50 anos que é um período muito mais conservador como acabei de falar para revista isto é há 50 anos havia poucas emissoras religiosas de
rádio e televisão hoje eu tenho que ter cuidado porque praticamente só têm emissoras religiosas logo em plena modernidade líquida deus aparece como uma bóia uma segurança uma referência permanente e o futuro da religião hoje é mais brilhante do que a gente poderia dizer na década de 60 na década de 60 cardeal dom vicente scherer tinha acabado de inaugurar um grande seminário em viamão esperando uma explosão de vocações e as vocações despenca muita gente achava que a igreja fecharia por falta de candidatos isso mudou e se mudou ainda há carência de vocações mas isso mudou e
as igrejas evangélicas e capilarização com muita rapidez e também mudou esse quadro há mais gente religiosa em 2015 o que havia em 1980 há mais gente religião é um efeito enorme nas periferias do brasil sobre a questão de drogas e de álcool as religiões são pessoas que passaram a viver isso em prática eu diria que como todo mendigo até hoje pede uma esmola pelo amor de deus e agradece que deus lhe abençoe que os discursos religiosos continuam tendo muito sentido semântica e prático na nossa sociedade como nós enfrentamos como diz que toma os problemas estruturais
sociais como nós continuamos com problemas estruturais sociais culturais e econômicos o discurso religioso continua muito significativo dentro deste vazio dentro deste vazio contemporâneo que tem uma imensa dificuldade em estabelecer referências nessa velocidade que eu fiz toda a primeira parte acelerada as mensagens continuam com certeza não curso uma vez sobre a tradição de celebrar com o nome campo e lembrei que veja uma metáfora que perdeu totalmente o sentido que é belíssimo e perdeu os sentidos as metáforas agro pastoris da o reino de deus é semelhante ao grande mostrar eu sou a videira vós os ramos que
significa para um ser humano urbano nascido no centro de porto alegre aquele que acha que uma galinha máquina viva ou seja que nunca teve contato com a natureza que não tem idéia do que seja um grão de mostarda para ele mostrar um pouquinho que existe um supermercado eu poderia mudar pegar o salmo 23 22 dagoberto o senhor é meu pastor nada me faltará tome nos regime em latinha poderia mudar para o senhor é meu provedor de banda larga ele nunca cair a isso faria as pessoas entenderem mais rapidamente mas um dos encantos da religião é
o seu arcaísmo é usar uma linguagem não é à toa que depois de relativamente reprimido latim volta à igreja são autorizadas hoje dezenas de missas pelo brasil pelo rito tridentino da missa de são paulo quinto significa que os discursos e as práticas religiosas religiosos caso do discurso significa que hoje é mais fila para casamento veja como aqui é são josé aqui do que havia há 50 anos em 1968 as jovens queriam sair de casa e que iriam levar uma vida rip em 2015 têm o mesmo sonho da avó o marido rico bem sucedido e casar
de branco na igreja nós somos no realmente mais conservadores do que há 50 anos as pessoas fizeram a revolução francesa mas querem morar em ver sai mas querem continuar morando em casa com a liberdade da revolução francesa o que acontece hoje se você marcar numa igreja como nos anos do brasil em são paulo seu casamento que precisa de três anos de antecedência se você perder o noivo mantenha a data marcada é mais fácil você vir a encontrar outro do que encontrar mantém a data marcada porque é fundamental se você quiser o sonho hoje é coletivo
avó a mãe ea menina continuam sonhando com o casamento de branco na igreja isto é notável isso é notável nós continuamos explicando mazelas sociais por tudo isso mas se para encerrar é óbvio que nós temos pertencimentos líquidos que por exemplo instituições tradicionais com a maçonaria perderam muitos membros nos últimos anos que pertence mento a clubes e sociedades hoje é muito mais fraco se é verdade que hoje está em ascensão deus pessoal e positivo que o deus da obrigação ou deus terrível deus de mateus 25 mil diz não está na moda e que as fronteiras se
diluíram eu também posso pensar para encerrar uma questão mais filosófico e se deus atual apropriado pelas pessoas esse deus que exige muito pouco de me confirma minha vida já que hoje nós confirmamos todo eu devo comer se que em dias em que tem uma resposta ae você já olhou tanto para você merece hoje é quarta tanto faz o dia hoje é quarta amanhã você corre mais na esteira eu sempre tem uma justificativa e as pessoas elas nunca disso não como não as dizem é como se merece se você não comer vai fazer mais mal ainda
se você não comer né ou seja nós estamos num universo em que tudo que sou eu é explicável é explicável eu preciso fazer dessa forma afecto ao é uma forma de prisão imanente ou seja naquilo que a gente considera de material imanência aqui e agora e que nunca aquilo que eu considero de em uma lente atual individualista é difícil saber apesar da imensa importância da religião hoje institucional e pessoa os dois campos é difícil saber se a fé média das pessoas é uma forma sofisticada de ateísmo religioso ou seja que elas se aproximam de deus
para não colocar delas na reta mais do que para se entregarem um plano a fé exigente dos evangelistas a fé exigente dos grandes santos tem que pegar ai de mim se não o faz a fé que tira alguém do seu conforto em lisboa eo leva para a itália santo antônio a fé que faz alguém dá seus bens francisco a fé que muda a vida de um homem so'lo combinasse ou como agostinho a fé que faz uma jovem bonita e rica como clara abandonar tudo entra numa ver esta fé é uma fé de entrega um plano
maior esta fé atual é uma fé que me favorece e todos e estou triste deus me consola sexto alegre deus me confirma se eu tropecei deus me ampara e se eu tenho metas deus me leva a elas similar ao tratamento que muita gente dá o seu cachorro ele está sempre ao meu lado fica feliz quando eu volto claro você dá razão ele associa a sua chegada à comida a felicidade dele é total é um álbum que ele ama profundamente com aquele velho teste coloca sua mulher no porta mala do carro no outro cachorro deixe três
horas e abra e veja a reação aí você vai saber que ele ama de verdade o cachorro que você colocou vai ficar super feliz que você abriu para tomar as mulheres raramente interpretam isso como felicidade que significa isso é mais uma vez essa contradição que eu trabalhei ao longo da minha fala é possível que nós estejamos num dos momentos mais religiosos da história humana haja vista a grande quantidade de manifestações associações instituições congresso set é possível e é possível que uma parte desta nova religiosidade tem a ver com a versão de um homem líquido que
dá muito pouca importância algo que não lhe favorece eu diria não sendo religioso que o maior desafio dos religiosos hoje é cristianizar os cristãos esse é o grande desafio o desafio do século 15 etnias indígenas 16 dos 19 aos asiáticos os africanos idólatras liberais até hoje o desafio é cristianizar os cristãos e parar de dizer senhor senhor e começar a entender o desafio que significa uma opção uma opção de entrega então é seu grande desafio o campo é bom nós temos hoje um prestígio religioso maior do que nunca a influência política das religiões em 2015
no congresso é maior do que em 1950 getúlio vargas até o total inaugurou o cristo redentor em 31 abril todos os congressos eucarísticos da era vargas facilitou o congresso eucarístico de porto alegre que já não era mais no governo dele já estava deposto ou seja porque ele sabia como napoleão que perguntado pelo papa pio sétimo você pode governar sem deus napoleão de sem deus eu posso sim os bispos não então é seu aspecto prático de um homem prático napoleão ou como getúlio ateus como pode agora esta é a questão e o grande desafio contemporâneo esta
é a grande questão quer dizer como enfrentar um ambiente que formalmente é religioso e na prática é completamente egoísmo voltado para si e totalmente alheio a quaisquer desafios religiosas possíveis como falar de deus pra quem tem deus no carro na casa na camiseta mas só não tem no coração e na atitude esse é o desafio de ti é o mesmo desafio de sempre como falar da lei para doutores da lei traz críticas e pra fariseus aqueles que pagam diz mostrando cominho e não entenderam o básico e esse é o desafio contemporâneo do mundo líquido era
o que eu tinha a dizer na hora que me reservar um muito obrigado pela atenção dos senhores programa [Aplausos]
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