paz e graça para você ligado nessa emissora começamos agora o seu programa de reflexão entrevistas e debates de todas as noites hoje nós vamos falar sobre a alma ou o espírito tem gente que faz distinção entre uma coisa e outra tem gente que não faz digamos a parte imaterial do ser humano sabemos que somos matéria e somos espírito a parte imaterial quando morremos o que é que acontece com o corpo a gente sabe ele volta pro pó ele se desfaz ele apodrece enfim eh ele ele se acaba e com a parte imaterial do homem a
alma o Espírito ela sobrevive se sobrevive para onde vai o que acontece com ela e se ela não sobrevive né Por que que Nós cremos na vida eterna o bom cristão vai responder ah nós vamos ressuscitar amém Essa é uma das doutrinas mais esquecidas no entanto fundamentais da fé cristã a doutrina da Ressurreição dos Mortos Pois é se a alma sobrevive à morte do corpo qual seria o sentido da doutrina da Ressurreição em outras palavras se quando eu morrer eu continuo existindo de algum modo em algum lugar de maneira consciente por que que eu preciso
ressuscitar eu nunca deixei de existir né por outro lado o Novo Testamento além da Bíblia como um todo fala da existência da vida após a morte antes da Ressurreição dos mortos Como interpretar esses textos que que trazem estas informações né como como lidar com essa realidade Celestial a fala de Jesus pro ladrão da cruz é um exemplo né Eh a manifestação da transfiguração é outro exemplo e Há outras passagens das escrituras como no Apocalipse por exemplo e em que o apóstolo vê gente que ainda não ressuscitou clamando para que chegasse logo o dia da Ressurreição
dos mortos e eles estavam no céu eu não sei minha mãe costuma dizer que se a morte for um sono ou seja se o espírito a alma deixa de ter existência consciente já tá ótimo ela e eu a puxei também né gosta muito de dormir e se a morte for um sono tá tudo certo mas e se não for e o que que a Bíblia diz a respeito vamos investigar está no ar ou Vejam [Música] só estamos mais essa edição do programa Vejam Só um oferecimento da academia teológica da Graça de Deus a grade com
presentes para quem participar votando na enquete para isso é votando na enquete que você se habilita paraos sorteios que fazemos para os brindes a grade os convidados de hoje são nós recebemos mais uma vez aqui com alegria o irmão Ezequiel Gomes a Igreja Adventista do Sétimo Dia paz e graça irmão Ezequiel tudo bem com o senhor graça e paz zeber tudo ótimo comigo espero que com você também com pastor el e com os nossos ouvintes um privilégio e um prazer estar com vocês obrigado por voltar ou Vejam Só eu que agradeço o convite Ah quem
quiser encontrar o irmão em que igreja e quando encontra bom eu sou membro da Igreja Central de Jundiaí de vez em quando prego em algumas outras igrejas por aí também sou um pouco Itinerante como o pastor Elias né E pode me mandar um e-mail também né o meu e-mail vai ser colocado na tela também é ezek s@hotmail.com é uma língua estranha como você mesmo brincou quando a gente estava colocando ali no GC né seja muito bem-vindo Deus abençoe muito obrigado do outro lado pastor Elias Soares de Morais da igreja e Assembleia de Deus Ministério Ipiranga
paz e graça pastor tudo bem Amém Reverendo Weber cocarelli É sempre um prazer poder estar retornando a este programa que diga-se de passagem de uma grande audiência muito abençoador eu quero cumprimentá-lo e também cumprimentar o nosso irmão Ezequiel nós nos conhecemos através do Facebook depois passei até eh ver algumas postagens dele e nesta oportunidade já quero mandar aqui um beijo um abraço paraa minha esposa Débora Soares para minha mãe irmã Maria da Conceição minha irmã da Lila paraa minha filha Abigail Soares e o meu filho é Davi Soares muito legal Pastor o para achar o
senhor é melhor na livraria né então ultimamente Quem está ficando mais na livraria é a Abigail Soares eu estou me recolhendo um pouquinho fazendo algumas reflexões escrevendo um pouco visto que Estou envolvido em bastante palestras palestra em faculdades em igrejas então e às vezes participo aqui também e escrevendo inclusive para falar em escrevendo trouxe até aqui o um livro sobre o tema sobre o assunto o volume o volume 4ro perguntas difíceis de responder sobre a imortalidade da alma é uma uma obra que foi fruto de alguns debates que tivemos com alguns Adventistas por uns dois
dois anos anos quase 6 anos debatendo na verdade né e são quase 500 páginas com cerca de 130 perguntas e com ênfase naquela suposta ressurreição de Moisés que ocupa neste livro 130 páginas E aí fora isso nós temos por exemplo a origem da Alma alma é imortal não é imortal se não é imortal como é que explica a questão sobre o ladrão da cruz esses textos que o pastor acabou a de apresentar a questão também sobre a origem da alma o pré-existencialistas traducion ismo e tantos outros textos complicados eh ligados à questão da imortalidade da
Alma que alguns nos acusam de que a nossa herança sobre a imortalidade da alma é uma herança platônica Então você vai tirar a sua dúvida será que herdamos de Platão não herdamos de Platão são quase 500 páginas no final é um bônus que nós eh trazemos aqui sobre predestinação e livre arbítrio só para dar uma espetadinha nos calvinist para não deixar eles que não podia senão você não ia dormir de noite né E aí é fácil é só encontrar lá na livraria tá quem disser que viu o programa de hoje tem desconto Olha você neste
livro aqui em todos os meus os livros da minha autoria você tem 50% de desconto se disser que assistiu o programa Vejam Só 50% você pode estar encontrando esta obra nós temos agora um site www livrari do pastor Elias com.br já está ali no GC Ou se quiser vai na nossa livraria também livraria do pastor Elias na Rua Conde de Sarzedas número 160 loja 27 ou entre em contato pelo ZAP da bigail que é 0 operadora 11 94901 6633 Obrigadão pastor Eu que agradeço vamos ver o que que o nosso querido Zeca preparou para apresentar
o tema de hoje Vejam Só morte ressurreição [Música] imortalidade Paraíso inferno todos esses termos são muito presentes dentro do Meio evangélico e de alguma forma todos eles estão muito relacionados porém apesar dos grandes debates teológicos sobre o tema ainda existe muita dúvida nessa questão por isso hoje o nosso debate é sobre a imortalidade da Alma ela é imortal sim ou não temos nesse assunto uma Divisão muito grande dentro da teologia e olha que quando eu digo muito grande pode acreditar que é enorme pois são dois olhares completamente diferente sobre a mesma questão temos aquele grupo
que responde nossa pergunta com sim afirmando que a alma é imortal já do outro lado temos um grupo que responde à nossa pergunta com o não afirmando que a alma não é imortal Vamos colocar as duas posições em evidência mas antes é importante fazermos uma definição sobre a alma primeiro uma questão é muito clara Deus é o criador da alma a Bíblia relata que após formar o corpo de Adão Deus soprou em sua narina o fôlego de vida fazendo o alma vivente ou em algumas versões da Bíblia ser vivente outro detalhe importante é precisamos definir
em qual momento o tema imortalidade da Alma aparece isso acontece durante o estado intermediário tempo entre a Morte e a ressur é aqui que aparece a pergunta o que acontece com a alma depois da morte feitas essas ponderações Vamos aos fatos temos então dois grupos os imortalistas que acreditam que a alma é imortal e os teólogos que defendem o aniquilacionismo ou também o sono da alma esse segundo grupo acredita que após a morte a alma dos ímpios será aniquilada com isso não existiria um estado de cons durante esse pós-morte pelo contrário as almas que não
fossem destruídas entrariam em um estado de sono podemos dizer assim até o retorno de Cristo por outro lado temos aqueles que acreditam que na verdade logo após a morte a alma já Segue o seu caminho seja ele para o céu ou para o inferno já que a ideia é que a morte não é o fim mas apenas o começo se depois de todas essas explicações você ainda parece meio perdido não se desespere o nosso debate de hoje está apenas começando ainda vamos aprender muito por isso fique ligado o Vejam Só já está no ar pelo
menos a impressão que eu tenho é que a maior parte da cristandade acredita na imortalidade da da Alma Então vou vou vamos começar o debate se alma Imortal ou não com o irmão iqual Gomes que defende a o moralismo né irmão sim tá bom Como é que você Responde à pergunta bom a pergunta é né a alma é imortal sim ou não e a resposta é não biblicamente a alma não é imortal é exatamente o contrário a gente sabe que existe uma discussão Ampla sobre a natureza humana e a pergunta pela alma é uma pergunta
pela identidade essencial do ser humano que foi criado a imagem e semelhança de Deus segundo Gênesis 1 versos 26 e 27 quando Você vai pra Revelação bíblica você encontra que após o o Deus formar o corpo do homem do pó da terra soprou-lhe o espírito e ele foi feito se tornou uma alma vivente fazer uma leitura dualista deste quadro é praticar uma clara violência exegética a Bíblia Não afirma que o homem tem uma alma muito menos que a natureza dessa alma seja imaterial Imortal aprisionada no corpo ou que sobreviva conscientemente fora dele esse conceito inexiste
por completo na palavra de Deus ah por outro lado além de não dizer que a alma é imortal a Bíblia diz o contrário com clareza insofismável que a alma morre em dezenas de textos bíblicos vou citar alguns poucos deles números 23 verso 10 31 verso 19 35 verso 15 verso 30 Josué verso eh Capítulo 2 verso 13 Josué Capítulo 10 há uma ampla Revelação ali sobre a morte de muitas almas ah juízes Capítulo 16 verso 13 Ezequiel 18 versos 4 E2 texto clássico a alma que pecar essa morrerá e no Novo Testamento especificamente a Bíblia
só fala de imortalidade em duas passagens onde se fala ali do revestimento da imortalidade quando da glorificação dos justos e fala que Deus é o único que possui imortalidade então é claramente específico na Bíblia que qualquer defesa de um conceito de alma imortal tem que partir de uma negação direta de desses textos bíblicos para construir uma teologia imaginativa sem fundamento Bíblico onde os conceitos de alma e espírito têm que ser interpretados de uma forma não bíblica contrariando o seu sentido Óbvio E aí eu quero deixar um alerta para o espectador nunca se deixe iludir por
interpretações do texto bíblico que confrontam o próprio texto se o texto diz a alma que pecar essa morrerá qualquer doutrina que ensine que a alma não morre está em afronta e a posição à palavra de Deus obviamente que esse é só o início do debate e eu espero que isso vai ficar claro com o prolongamento do mesmo muito obrigado Esse foi o irmão eh Ezequiel Gomes a Igreja Adventista do Sétimo Dia pastor Elias Soares e Moraes Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga escritor e e apologeta como é que o Senhor responde a mesma pergunta a
alma é imortal sim ou não então nós temos aí uma uma um Claro anacronismo do ponto ponto de vista bíblico acerca da mortalidade ou imortalidade da alma a Bíblia eu creio que a alma é imortal e creio na imortalidade da alma porque a Bíblia assim o diz a doutrina da imortalidade da Alma ela é 100% bíblica e além de ser 100% bíblica a doutrina da imortalidade da Alma ela é defendida pelo cristianismo ortodoxo eu não quero ser aqui deselegante e dizer que os grupos sectários bem como os pouco ortodoxos é que se opõe a essa
doutrina porque Pastor Ezequiel é uma pessoa assim tão agradável né não não não serei deselegante jamais Mas vamos nos manter dentro do texto Deus ao criar o homem como ele bem frisou de acordo com Gênesis 1:26 e 27 ele disse façamos o homem a nossa imagem conforme a Nossa semelhança e o mesmo ele não disse acerca dos animais Apesar deles serem e uma criatura vivente que aí nós vamos ter um trabalho razoável dentro da expressão e Alma vivente NF e a questão do neam que eu acho que é bem interessante nós discutirmos esse ponto dentro
do nosso debate né eles não possuem uma alma Imortal como é o caso do homem e eu quero destacar aqui alguns pontos pelo menos quatro pontos bem rapidinho o primeiro ponto que eu gostaria de destacar está ligado à antropologia teológica Ou seja a doutrina que trata do estudo acerca da Constituição do homem Deus ao eh fez o homem a imagem a sua imagem conforme a sua semelhança de acordo com nós já apresentamos Gênesis 1 26 27 também Gênesis Capítulo 9 Versículo de número 6 e ainda primeiro aos Coríntios Capítulo 11 versículo 7 também Tiago Capítulo
3 versículo de número 9 o homem portanto é dotado de primeiro racionalidade santidade vontade própria direção própria livre arbítrio e imortalidade este ponto o distancia consideravelmente dos animais segundo ponto Deus soprou nas narinas do homem o nesam que nós chamamos de Fôlego de vida Isto é o fôlego de vida para que o homem fosse um ser vivente e é importante salientar que a palavra Hebraica para alma é nefes e significa simplesmente ser que respira muitos eh dicionaristas e até mesmo biblicista têm traduzido nefes Rá como alma vivente mas a bem da verdade é um ser
vivente e um ser vivente é um ser composto terceiro ponto Deus formou o espírito do homem dentro dele isso é muito importante além do neam que nós encontramos em Gênesis Capítulo 2 Versículo de número 7 quando compul as páginas de Zacarias Capítulo 12 versículo de número 1 Deus formou ele não soprou não foi o neam e Vale salientar que o verbo formar ali é yser di atsar dando a ideia de um Oleiro que está modelando um vaso ou de um Escultor que está esculpindo madeira O que é diferente do sopro e por último o espírito
Alma do Homem é imortal porque Mateus Capítulo 10 Versículo 28 assim o diz e é uma das e uma das maiores provas de que a alma Imortal encontra-se em Lucas 23 4243 veja que o ex ladrão da cruz que de acordo com a tradição chamava-se Dimas e o seu amigo da Cruz chamava-se gestas ele fez um pedido muito interessante para Jesus ele disse assim Jesus lembra-te de mim Quando vieres no teu reino e o que prontamente Jesus respondeu hoje ou digo-te hoje estarás comigo no paraíso agora A grande questão para encerrarmos é a seguinte Ora
se o homem não tem uma alma Imortal ou se a imortalidade não é uma doutrina bíblica Como Jesus poderia ter levado o ladrão da cruz naquele mesmo dia ao paraíso ora o corpo do do ex ladrão foi para a Sepultura e ele não ressuscitou até hoje então que Jesus levou ao paraíso a não ser a sua alma Imortal Portanto o fato de Jesus ter levado o ex ladrão naquele mesmo dia ao paraíso é uma prova irrefragável insofismável indubitável inquestionável e incontestável de que a alma é imortal e que a doutrina da imortalidade da alma é
100% bíblica opor-se a essa verdade é bater de frente com a Bíblia Sagrada nossa única regra de fé prática e fonte de autoridade como nós vimos a citação do irmão Ezequiel ele citou mais o antigo testamento mas não podemos esquecer que a relação ela é progressiva doutrinas que não estavam Claras no antigo testamento ficam claras no Novo Testamento irmão zequiel por exemplo compartilha da mesma fé de que na doutrina da trindade mas eu gostaria que ele me apresentasse textos Claros no antigo testamento sobre a doutrina da trindade especificando cada pessoa é claro que ele não
vai conseguir porque ela essa doutrina está explicitada no Novo Testamento da mesma sorte a doutrina da imortalidade da alma está claríssima no Novo Testamento Agora é sua vez aí de casa de eh se manifestar você ouviu dois eruditos e vai continuar ouvindo ao longo do programa Mas você tem que tem que votar na enquete né para para concorrer ao brinde é vamos lá na página do programa na internet vejam s.com.br você encontra a seguinte pergunta ah você acredita que a alma ou o espírito é tch tch tch tchã vamos lá primeira resposta Imortal pois veio
de Deus quando ele soprou nas narinas de Adão então a parte imaterial do ser humano é imortal já que veio de dentro de Deus segunda resposta ela é mortal pois sem isso a doutrina da Ressurreição dos Mortos perde sentido né quem que vai ressuscitar e para queê se a pessoa não deixou de viver né enfim terceira resposta que é a minha eu não sei vou ficar sabendo no final do programa mas agora nesse momento eu não sei V na enquete você se habilita ao sorteio E hoje nós vamos a grade mandou para nós o livro
A Jornada de Israel comentário sobre o antigo testamento né sobre a história da da peregrinação de Israel no deserto tá aqui da Aba press tá bom eh Esse vai ser o presente da agrade se você e quer conhecer a Bíblia eh liga pra agrade amanhã agora não tem ninguém lá mas amanhã você pode ligar no horário comercial e se informar tá zero operadora 11 31 15 0819 a grade tem o curso bíblico em todas as filiais no Brasil inteirinho e tem outros cursos tem curso de canto uma novidade né vai aprender a cantar aprender a
tocar violino aprender a tocar eh teclado eh vai aprender a a gerir uma igreja nós temos o curso de Gestão eclesiástica tem o curso de Capelania tem o curso curs de para obreiros tem o curso de evangelismo tem o curso de análise bíblica tem também o curso de teologia de pós-graduação em Teologia tem um monte de cursos na grade você vai se informar direitinho e saber quais são os cursos que existem na filial perto de você porque aí depende né 0 operadora 11 31 15 0819 em São Paulo tá bom vamos lá eh quanto tempo
eu ainda tenho dona Angélica Vamos para o intervalo Voltaremos já já apertando os meus dois convidados aqui no Vejam [Música] Só de volta com o programa Vejam Só agora pro momento mais legal olha Maio tá indo aí vem junho e acabou então você trate de fazer a sua foto logo e postar no Facebook logo logo para você concorrer ao sorteio do Vejam Só quem assiste é Vejam só no final do semestre a gente vai fazer esse sorteio e entre os presentes entre os brindes né o prêmio está a diária de um final de semana na
em Monte Verde sul de Minas Gerais na Pousada Estrela Alpina que é de primeiríssimo mundo com direito a uma a um jantar romântico prepar AD pelo Pastor Marcelo da missão horizontes quer dizer jantar ungido abençoado né e e romântico Ainda por cima é olha as dependências tanto do hotel guanxi quanto da estrela Alpina em Monte Verde Ambos são ligados à missão horizontes é de cair o queixo é sensacional aliás as igrejas deviam presentear os seus pastores com o final de semana lá ou na missão guanxi ou na estrela Alpina em Monte Verde Principalmente agora que
vem o frio Monte Verde é uma cidade Lindíssima não é uma cidade é um é um distrito de camando caia no sul de Minas e mas é lindíssimo é maravilhoso vai gente do mundo inteiro só os brasileiros que não conhecem né É muito legal lá e o pessoal da missão horizontes é fantástico e você pode ganhar um fim de semana lá diária no fim de semana então faz a foto né além de outros brindes que a gente vai ter aqui como por exemplo a enciclopédia assuntos teológicos editada pelo pastor jamierson de Oliveira principalmente para quem
não fez curso de teologia essa enciclopédia traduz na linguagem eh comum os principais conceitos da teologia muito uma bênção é que eu não tenho nenhuma aqui para mostrar mas a gente vai receber e depois eu mostro para você tá bom vamos lá primeira foto de hoje é da Catarina botoi tá aí a Catarina Ela é de Piraçununga no interior de São Paulo e quem bateu a foto foi o marido o Carlito né tem que informar porque já que ele não aparece na foto e se essa for a foto premiada tem que vai o marido Carlito
e a Catarina né Carlito e Catarina Olha que casal bacana A segunda foto de hoje vem de Barueri na grande São Paulo é o luí Paulo valeu luí Paulo grande abraço para você Deus abençoe o povo de Barueri aí na Grande de São Paulo terceira foto de hoje é de Campo Grande lá no Rio de Janeiro Flávio e Cíntia Moreira lá do de Campo Grande no Rio Deus abençoe vocês meus irmãos osco Santo Muito obrigado pela audiência viu na próxima foto aqui do Itaí Bibi da capital paulista o Joab Lima Valeu Joab se você quiser
como você mora na capital você pode vir assistir a gravação ao vivo do programa basta combinar a data e os detalhes com a Giovana pelo Facebook tá bom e a útima foto de hoje vem lá de Rio Claro cidade onde nasceu a minha mamãe a Maria Gila e Quem bateu a foto foi a Emily que é netinha da Maria Gila Valeu Emily obrigado por ajudar a vovó se a foto for sorteada Vem você e a vovó aqui pr pra monteverde tá bom Deus abençoe o povo de Rio Claro aliás eu em Rio Claro alguns anos
atrás eh pelo Ministério da Igreja Assembleia de Deus Ministério é e agora Belém Madureira não Ipiranga esse aqui de trás perto da Barra Funda barra é falou agora mas um ósculo santo pro povo da Assembleia de Deus lá de Rio clar Deus abençoe todos vocês vamos lá ah irmão Ezequiel antes de mais nada eu queria que o senhor explicasse para nós eu fiquei numa dúvida com a matéria de abertura É verdade que ser é o mesmo que ser aniquilacion ista bom eh São questões diferentes ainda que interligadas na grande realidade toda a situação da compreensão
da natureza da alma a sua existência na terra o que acontece após a morte e depois da Ressurreição obviamente que existem pessoas que vamos pensar o seguinte ten uma visão mortalista mas não creem no aniquilacionismo Às vezes isso é possível acontecer especialmente ente em talvez teologias menos desenvolvidas e menos coerentes Mas no geral sim no geral quem é mortalista acaba acreditando no aniquilacionismo mas eu não vou falar assim em nome de todos os mortalista ou de todos os aniquilacion eu com certeza Então mas a dúvida que me suscitou é a seguinte o aniquilacion não crê
em nenhuma punição pós morte não o que acontece é o seguinte a a realidade não é exatamente essa foi o que a matéria deixou a entender é mas o que acontece é assim para que o ímpio seja punido pós morte ele tem que ressuscitar aí Claro tanto que você tem assim você tem o texto clássico de João 5 haverá ressurreição para a vida e haverá ressurreição para a morte e para o juízo então após a ressurreição do ímpio ele será punido mas no estado intermediário ele partilha do Sono tanto quanto o justo que morre então
o aniquilacionismo na verdade é posterior a ressurreição exatamente aí A Aniquilação Total ela vem após a ressurreição que aí quando o texto de Apocalipse 21 descreve Desce Fogo do Céu e consome todos os ímpios aí A Aniquilação completa e definitiva que não acontece na morte quando o ímpio morre ele ainda vai ter que ressuscitar e enfrentar o juízo tá muito bem o senhor ouviu atentamente as palavras do pastor Elias assim como ele ouviu as suas como é que o Senhor responde aí olha ah primeiro de tudo esta noção de que eu citei mais o antigo
testamento do que o novo até foi por uma questão de Economia né do tempo porque a gente entende que o Novo Testamento e o antigo testamento estão em harmonia e não em contradição se o antigo testamento dissesse que a alma morre e o Novo Testamento dissesse que a alma é imortal você teria uma contradição interna na Bíblia e um problema grave então usando o exemplo por exemplo da Trindade que foi a pergunta que o pastor Elias fez apesar de não ser o tema do programa Vamos pensar que o antigo pamento dissesse Deus é um e
somente uma pessoa e não pode ser o filho e não pode ser o espírito você entende o problema que isso criaria paraa doutrina da trindade a a Bíblia di dizendo especificamente que assim não é Ou que assim é é esse é o problema que o antigo testamento cria para os imortalistas quando diz que a alma morre e com isso eu gostaria não simplesmente de dizer mas de provar gostaria de passar um para você Eber e você passar um pro nosso amigo Elias também aqui eu tenho alguns poucos exemplos bíblicos Onde a Bíblia fala que a
alma morre eu coloquei o texto em hebraico o texto da septuaginta em grego e o texto em português aí você dá uma olhada ver o seguinte números 23 verso 10 quando a nossa Bíblia em português diz ah que eu morra a morte dos justos e o meu fim seja como deles é o quê é que a minha alma morra a morte dos justos você tem aí o termo nefes e em grego o termo psir aí você tem por exemplo inúmeros outros textos números 31 números 3 5 você tem do outro lado Josué 2 Josué 10
Ezequiel 18 verso 4 Eis que todas as almas são minhas como alma do pai também a alma do filho a alma que pecar essa morrerá é impossível você defender uma noção de imortalidade da Alma Diante da ameaça Divina a menos que você a esvazie de sentido e de conteúdo e diga que Deus está mentindo que Deus não está querendo ser levado a sério se ele tá dizendo que a alma vai morrer é porque obviamente a alma morre e o novo testamento é muito claro também nessa mesma direção o próprio texto de Mateus 10:28 que o
pastor Elias diz que é uma das provas da imortalidade da Alma diz exatamente o contrário você não deve temer aquele que não é capaz de matar a alma que é o Homem mas Deus é capaz de fazer perecer a alma no inferno o verbo ali perecer é o mesmo verbo traduzido como matar em Mateus 2 verso 13 onde Herodes queria matar Jesus assim que ele nasceu é o mesmíssimo verbo e Deus pode matar a alma no inferno isso não é a única Revelação no no Novo Testamento você tem por exemplo a ideia tanto eh em
Lucas onde o verbo é traduzido por eliminar essa ideia do do matar do terminar a vida e você tem também em Marcos 8 8:36 onde se fala assim né que você pode ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma e a noção de perda da Alma ali é uma noção de morte como muitos outros textos do novo testamento nós podemos citar Então não é verdade que essa é uma doutrina do Antigo Testamento superada por uma nova luz essa superação implicaria em contradição na palavra de Deus assim obviamente porém entendemos que a existem amplas tradições
e polêmicas a respeito do fato do novo testamento ter sido escrito em grego existe uma cultura grega em torno do assunto muito forte existe Ah no tempo intertestamentário a ideia do Judaísmo Vamos pensar assim palestino e o judaísmo da diáspora esse judaísmo da diáspora desenvolveu sim ideias de mortalidade da Alma num conceito judaico mas isso se afastando do Antigo Testamento E isso não se reflete no novo a antropologia do novo testamento é absolutamente coerente com a antropologia do Antigo Testamento indicando a mortalidade da Alma Professor Elis bom em primeiro lugar eu quero desfazer aqui uma
argumentação que eu chamo isso da tática do Espantalho Eu não disse que o o antigo testamento está em contradição com o Novo Testamento Isso aí foi quem acabou de criar foi o irmão Ezequiel Eu Apenas disse que a ênfase a clareza da doutrina da imortalidade da alma está no Novo Testamento visto que a revelação ela é progressiva e muitas doutrinas que nós hoje apresentamos nas nossas igrejas por exemplo sobre a volta do Senhor Jesus a salvação por exemplo dos gentios isso não tá claro no antigo testamento a doutrina eh por exemplo da Trindade não está
claro até porque quando nós compus devarim 64 é então ouve Israel o Senhor teu Deus é um é um só então tá sendo claro que é um mas não significa que é um yid um absoluto por isso existe o monoteísmo absolutista Nós não somos monoteístas absolutistas somos monoteístas mas acreditamos que esse monoteísmo ele é composto é uma unidade composta só que busque clareza no antigo testamento no antigo testamento e vê se você encontra você vai encontrar clareza no novo então os dois não estão em contradição uma doutrina que é embrionária no antigo testamento ela vai
se desenvolvendo ao longo do tempo e a sua clareza aparece no Novo Testamento segundo ponto que eu gostaria eh também de destacar é a a questão do nefes eips a palavra Hebraica que aparece no antigo testamento e PSR no Novo Testamento eu acho que eh faltou o nosso irmão Ezequiel dizer para o nosso telespectador que essas palavras são polissêmicas elas não podem ser tomadas com apenas um significado em todos os textos bíblicos psir e nefes pode significar alma pode significar sangue pode significar pessoas pode significar várias coisas assim como a palavra ru pode significar o
espírito santo pode significar o espírito do homem pode significar o espírito do animal pode significar fôlego ar vento e como é que nós descobrimos o significado de cada uma destas palavras descobrimos a partir do seu contexto o antigo testamento tinha uma antropologia muito mais voltada para a questão somática para questão então do SOMA do corpo Por exemplo quando nós tomamos como base o livro de Eclesiastes nós devemos interpretá-lo a luz daquilo que o autor disse a vida debaixo do Sol os autores do Antigo Testamento eles não tinham a mesma luz que um Paulo que é
o doutrinador da igreja a revelação que Paulo tem e aí que está que antigo testamento e novo testamento eles eh se complementam como eh a foto a a O negativo e a revelação é tipo e antítipo no antigo testamento falava-se de Cristo mas ele não estava revelado havia tipologia do Tabernáculo das peças do Tabernáculo mas a revelação completa vem no Novo Testamento agora quando ele lê por exemplo aqui Mateus 10:28 precisa explicar melhor mas eu ainda nós vamos trabalhar esse texto quero aqui desfazer um mito já que ele falou sobre a evolução do conceito de
mortalidade da Alma Umo dito da de alguns autores ou melhor de alguns e mortalista de alguns Adventistas conhecidos como tenet psitas que é o termo técnico para a pergunta que o senhor fez para ele sobre o aniquilacionismo que vem de tanatos mortes morte mais psir alma os tenet psir itas aqueles que acreditavam na morte da alma esse pessoal não é novo não eles surgem a partir do sego século ou melhor 200 anos antes de Cristo por exemplo o saduceus não acreditavam na ressurreição porque eles tinham uma certa influência grega não não acreditavam na ressurreição dos
Mortos não acreditavam em espírito não acreditavam em alma não acreditavam em inferno não acreditavam num monte de coisa e eles conseguiram fazer os seus adeptos os seus seguidores que ainda continuam propagando a doutrina da mortalidade da Alma o tenet psis smo outro mito que os tenet psitas criaram é que a doutrina da imortalidade da alma ela é proveniente da filosofia platônica E aí é que está um grande problema inclusive alguns deles chegam até usar um grande teólogo chamado Oscar kuman e muitos leem Oscar kuman mas não conseguem entender o que ele realmente está dizendo no
seu livro primeiro a imortalidade da alma a partir da perspectiva platônica neoplatônica e dos seus seguidores e até mesmo socrática ela é uma imortalidade diametralmente oposta ao conceito Cristão em Platão imortalidade da alma é imortal porque ela é incriada ela tem um aspecto Divino ela não tem a sua origem em Deus portanto ela é eterna e para Platão o corpo era a prisão da alma e a grande salvação do ser humano estava quando o corpo morria então a alma era liberta para voltar para o seu estado de origem e por isso é que Sócrates ao
tomar a cuta não teme a morte porque esse conceito Platônico esse conceito socrático da imortalidade da Alma estava inextricavelmente vinculado com esta filosofia com essa visão Religiosa e até porque as disciplinas estavam também inextricavelmente vinculadas então qual é o ponto de vista eh da imortalidade da alma a partir da perspectiva Cristã é que a alma tem a sua origem em Deus e que Deus é imortal como ele citou primeiro Timóteo Capítulo 6 Versículo 16 diz aquele que ele só tem a imortalidade mas espera um pouquinho Será que só Deus tem imortalidade e os anjos conforme
Mateus capítulo 22 versículo 29 a 33 que nós seremos semelhantes aos homens aos anjos porque não podemos mais morrer a imortalidade em Deus é diferente da imortalidade no homem a imortalidade em Deus ela é essencial a imortalidade em em Deus faz parte do seu ser faz parte dos seus atributos ele não a possuiu de ninguém ao passo que a imortalidade do homem ela é comunicada e foi comunicada como nós temos o texto de Zacarias Capítulo 12 versículo de número 1 que Deus formou o espírito dentro do homem e para fechar a questão eu continuo com
a mesma pergunta que eu gostaria que o irmão Ezequiel respondesse se a alma não é imortal e se a doutrina da imortalidade da alma não é bíblica como justificar a entrada do ex ladrão da cruz naquele mesmo dia no Paraíso uma vez que ele morreu e foi sepultado mas seu corpo não ressuscitou O que foi para o paraíso é claro que foi a sua alma Imortal é isso que eu gostaria que fosse respondido já que não existe imortalidade da Alma como é que ele morrendo Jesus disse hoje estarás comigo no paraíso o que é que
foi o paraíso o corpo ou alma irmão Ezequiel essa é uma questão muito clássica mas antes de respondê-la eu vou dizer para você assim algumas considerações Eu também não disse que os termos não são policos a gente entende que uma das grandes complexidades dos debates não somente bíblicos mas num sentido geral é que às vezes as pessoas a usarem um termo em comum estão querendo dizer coisas diferentes e obviamente o hebraico é uma língua bastante antiga bastante pobre mas não no sentido pejorativo num sentido realmente uma língua com um vocabulário menor do que o inglês
do que o português atuais que a gente tem então de fato uma mesma palavra pode significar muitas outras coisas e só que assim a ideia da mortalidade da Alma ela não depende de que o termo nefes tenha um único sentido o fato é que a bíblia descreve a morte de almas o tempo todo em muitos textos em muitos momentos até o texto clássico a alma que pecar essa morrerá e não tem o que fazer a a assim vamos pensar o seguinte h não tem como a alma ser imortal e esse texto est correto porque é
uma ameaça vazia e nesse ponto você não tocou Além disso também eu não creio que a doutrina da imortalidade da Alma tem uma origem ã pagã eu creio que ela tem origem satânica é bem diferente porque Quem pregou a doutrina da imortalidade da Alma primeiramente foi satanás no Jardim do Éden ah os os as compreensões pagãs de que a alma sai do corpo e vive num estado x y e tal são reflexos dessa Esperança diabólica que o diabo coloca no ser humano para minimizar o seu problema da Morte e aí obviamente ter uma esperança de
transcendência então toda uma questão diabólica Além disso também o texto de Lucas 23 o texto clássico do ladrão H da Cruz ele assim ele é obviamente muito debatido e não somente Vamos pensar assim no mundo Adventista existe a Ampla polêmica que você muito bem conhece da preposição ele Jesus está dizendo que ele estaria no dia hoje ou ele estaria garantindo no dia de hoje que um dia ele estaria no Paraíso e Isso muda a perspectiva radicalmente e sem fazer nenhuma assim agressão à leitura do texto Vamos pensar o seguinte ah Hoje garanto que você estará
no paraíso é diferente de dizer hoje você estará no paraíso e o texto bíblico não diz hoje estará no paraíso texto bíblico diz hoje eu garanto você estará no paraíso então Jesus na na sua cruz na sua morte está prometendo ao ladrão da cruz que ele estará no paraíso mas aquilo não aconteceria naquele dia e muito menos numa alma Imortal negando toda a antropologia Bíblica do antigo e do Novo Testamento inventando uma doutrina diabólica e pagã em meio de uma situação onde o texto não diz isso é muito importante também Jesus não disse você sairá
do seu corpo na forma de uma alma Imortal imaterial e estará no paraíso ou seja são completas inferências em conceitos que não são encontrados na Bíblia porque se você tiver que fundar entar essa ideia em outros texos Por que que você crê que que a alma é um ser consciente mortal que sai do corpo que isso aconteceu com o ladrão da cruz você não tem nada para oferecer agora quando eu digo que a alma dele morreu eu tenho que oferecer é o texto bíblico A alma que pecar essa morrerá nós fomos ouvir a opinião dos
crentes na crent holândia foi lá né que foi feito o povo fala Acho que sim vamos ver o que que vamos ver o que que nós apuramos lá a gente tá falando sobre a imortalidade da Alma na sua opinião a alma é Imortal sim ou não E por quê não ela não é ela não é acredito que não mesmo porque ela é o que volta para Deus quando a gente morre então eu não acredito na imortalidade da alma a alma para mim é eterna né então ela vai para Deus ou ou não então eu acredito
que a alma Ela não ela não morre jamais a partir do momento que a gente aceita Cristo né a gente tá cuidando da a salvação da nossa alma né então não é imortal sim a palavra do senhor fala que a alma é imortal é eu acredito na Bíblia então eu creio que a alma ela é imortal Tá vendo como é difícil tá vendo como é é importante o debate desse você tá ouvindo dois eruditos o que acontece hoje aqui no Vejam Só como em outras ocasiões já aconteceu e Deus queira continu acontecendo é algo muito
raro né você ter um encontro de duas vertentes bastante distintas de pessoas que creem no mesmo Deus e vão partilhar a mesma salvação e o mesmo céu né Isso é muito importante Ouça com atenção anote os argumentos discuta as suas conclusões com o seu pastor porque o objetivo aqui não é ver quem tem razão é entender o que a bíblia Tá ensinando que é isso que importa a gente vai pro intervalo voltamos já já com o último bloco do Vejam Só [Música] estamos de volta com o programa Vejam Só discutindo a mortalidade da Alma temos
aqui o pastor Elias Soares e Morais ministro da Igreja Assembleia de Deus do Ministério Ipiranga erudito e escritor apologeta e o irmão Ezequiel Gomes membro da igreja adventista S dia ele que é professor de doutrina né E que tá aqui mostrando os os porquês podemos compreender que a Bíblia ensina que a a morre pastor Elias está dizendo que a Bíblia não diz que a alma morre Bom Pastor a argumentação do irmão Ezequiel convenceu o senhor olha mas nem de longe em primeiro lugar ele continuou no mesmo discurso rodando em círculo senhor também é ele continua
rodando em círculo por quê Porque o antigo testamento ele não vai tratar da questão da Alma no sentido de nef como parte imaterial não está tratando como parte imaterial novo testamento é muito mais claro ao apresentar a alma como a parte imaterial do homem por exemplo nós vamos trabalhar primeiro o texto que ele está fugindo dele que é Lucas Capítulo 23 Versículo 42 e 43 e depois nós vamos dar a resposta convincente para o que ele disse e antes disso veja que o discurso dele é inflamado e ele tem ele foi discipulado e eu vou
mostrar para o senhor também foi pastor não mas olha o discípulo Quem foi o seu o seu mestre ou a sua maestrina os enganos de satanás quando nós falamos por exemplo aqui sobre a senhora ell White às vezes nós somos interpelados fal mas o debate não é sobre H White realmente mas é sobre os escritos dela e aqui o que ela escreve é justamente o discurso que ele acabou de apresentar ó o que ela diz ó Satanás começou com seu engano no Éden disse a Eva certamente não morrereis esta foi a primeira lição de satanás
sobre a imortalidade da alma e ele tem prosseguido com este engano desde aquele tempo até o presente participaram da participaram da árvore proibida E então a espada inflamada foi colocada em redor da Árvore da Vida e eles foram expulsos do Jardim do H enfim ela diz olha o fruto da Árvore da Vida deveria perpetuar a imortalidade E aí o que é que ela diz as em consequência dos erros populares da imortalidade da alma e do intero estado de miséria Satanás tira vantagem de outra classe e os leva a considerar a Bíblia como um livro não
inspirado Então quem divulga isso aqui são as literaturas de Harry White que a imortalidade da alma é uma doutrina satânica mas agora ela vai ter que engolir isse apesar de não estar aqui ele tá fugindo do texto de Lucas Capítulo 23 Versículo 42 e 43 Então vamos ao texto explicar eu gostaria que ele explicitasse que ele enrolou girou em círculo mas não esclareceu o texto Lucas 23 Versículo 42 o ex-l da Cruz que a tradição chama de Dimas diz o seguinte Senhor Jesus lembra-te de mim Quando vieres no teu reino a perspectiva desse ladrão ladrão
era lógica era para o futuro mas Jesus lhe dá um lini tio e diz não é quando eu vier é hoje você estará comigo no paraíso e a própria pergunta dele lembra-te de mim Quando vieres no teu reino já é uma uma uma demonstração Clara de que ele acreditava na imortalidade da alma porque se ele acreditasse que Jesus ao morrer seria aniquilado porque ele pediria para Jesus no seu reino quando voltasse então lembrasse dele Jesus disse hoje estarás comigo no paraíso diferente do que ele acabou de citar dizendo eu te garanto hoje isso é coisa
das testemunho de Jeová do da da tradução do novo mundo da Testemunha de Jeová é que ele tá usando a mesma expressão até porque são da mesma origem né então Vamos aos fatos 74 vezes esse essa expressão de Jesus na verdade na verdade está escrito no Novo Testamento 74 vezes D 71 vezes sempre a vírgula ou os dois pontos são colocados depois do verbo grego Lego que é digo mas somente na Bíblia das Testemunhas de Jeová e agora também na cabeça do Pastor Ezequiel é que ele vem depois do advérbio de tempo como querendo dizer
na verdade digo hoje aí faz uma pausa estarás no comigo no paraíso como se isso fosse para o futuro mas nós temos por exemplo nos textos de Marcos Capítulo 14 Versículo 30 da 71 vezes em Marcos Capítulo 14 Versículo de número 30 esta mesma expressão com o advérbio de tempo Onde aparece no texto majoritário grego onde aparece também no texto receptus nos textos gregos de credibilidade são mais de 5800 manuscritos trazendo a vírgula depois do verbo Lego Apesar de que em princípio o grego não tinha pontuação mas quando eles pontuaram foi uma convenção acadêmica de
que a vírgula deveria vir depois do verbo Lego e a vírgula em grego equivale a dois pontos em Marcos Capítulo 14 Versículo de número 30 nós vamos encontrar e aqui nenhum Adventista e nenhum dos aniquilacion istas fazem questão Olha só e disse-lhe Jesus dois pontos em verdade te digo que hoje nesta noite antes que o galo cante duas vezes três vezes me negarás ali está o o a vírgula também no em João Capítulo 8 Versículo de número 58 veja o que está escrito disse-lhe Jesus em verdade em verdade vos digo que vírgula aqui tem nós
temos novamente uma um um advérbio de tempo antes que Abraão existisse eu sou nós temos três advérbios de tempo todos colocados depois do verbo e nunca depois do advérbio logo o que Jesus diz foi hoje estarás comigo no paraíso Ora se Jesus disse que hoje o ex ladrão estaria com ele no Paraíso e o corpo do ex ladrão foi para a Sepultura o que é que foi com Jesus para o paraíso a não ser a sua própria alma segundo ponto a questão da alma a alma é polissêmica por exemplo em Mateus Capítulo 10 que ele
citou versículo de número 28 Olha o que que tá escrito não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma aí vem a segunda parte que eles gostam então Jesus está deixando claro não é não é nenhum autor do Antigo Testamento ainda que todos são inspirados mas é o próprio Senhor Jesus dizendo não temais os que matam o corpo mas não podem matar a alma ou seja se alguém chegar com a metralhadora e metralhar você o seu corpo vai morrer mas a sua alma não morre aí vem a segunda parte do versículo
temei antes aquele que pode fazer perecer não diz matar hum Esse verbo foi criado por ele fazer perecer aí é que está o verbo que aparece é diferente daquele de matar é aplim e aplim a aparece cerca de 90 vezes no texto grego e Nenhuma vez que ele aparece tem o significado de Aniquilação porque aparece como destruir Como estragar como perder como perder uma ovelha Como desgarrar Uma Ovelha mas nunca como aniquilar portanto eles podem matar o corpo mas não podem matar a alma Jesus pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo e
o que é perecer tornar totalmente inútil tornar imprestável vocês querem um exemplo um carro vamos aí um um bulgar veiron que dá cerca de 407 a 410 km/h ele vem nesta velocidade e bate num poste quando as pessoas passam por aquele bulgare veiron eles vão dizer o quê Olha a situação deste carro carro por quê Porque ele continua sendo um carro apesar de destruído então ele não foi a lado da mesma sorte a alma ela vai perecer no inferno mas não será aniquilada vamos lá irmão Ezequiel sua vez bom a gente percebe assim uma grande
quantidade de falácias Mas eu não quero dizer isso como ataque pessoal pastor Elias muito cordial comigo e assim tranquilo numa boa agora entendo toda essa argumentação ela foge a o que a Bíblia ensina percebam que por exemplo eu não fui fugir do texto do Paraíso não entende eu falei uma coisa muito simples ah por exemplo você Apelou para a policemi do do por exemplo do termo nefes que ele pode ser entendido de várias maneiras diferentes Aí você coloca algumas ah algumas frases onde Ah é sempre entendido da mesma maneira então lá em Lucas tem que
ser entendido da mesma maneira não a policemi indica que você pode ter uma construção frasal querendo significar uma coisa em um texto e ela significar outra coisa em outro texto Além de que os exemplos que você deu não são idênticos ao exemplo do hoje estarás comigo no paraíso Inclusive tem teses doutoral doutorais mestrados etc a respeito disso e não só no meio Adventista outra coisa sobre o texto de Mateus 10:28 que é um texto e é assim recorrentemente usado pelos imortalistas é interessante que o texto ensina exatamente o contrário do pretendido Ah então por exemplo
a primeira parte do verso né os que não podem matar alma é interpretada em direção da imortalidade mas a segunda parte do verbo você começa a ter um grave problema por exemplo assim ele vai dizer que o verbo grego ele não é não tem o sentido de Aniquilação mas veja bem o verbo grego usado em Mateus 2 verso 13 né Então o texto diz ah e tendo eles partido Eis que apareceu um anjo do Senhor a José em sonho e disse disponha te toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e e
permanece lá até que eu te avise porque Herodes há de procurar o menino para o matar Então o texto ele não tá dizendo aqui a niqu lá tá dizend matar então ou seja Deus pode matar a alma Deus pode fazer isso se o homem não pode fazer além disso se você vê o texto paralelo no livro de Lucas Capítulo 12 versos 4 a 5 o termo alma não aparece Olha que Fantástico e o texto diz o seguinte digo-vos pois amigos meus não temais os que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer eu
porém vos mostrarei a quem devesse temer temei aquele que depois de matar pode lançar no inferno sim digo que a esse devis temer E aí a questão é a seguinte eh a gente sabe que Mateus escreveu para uma audiência Judaica ele cita muito o antigo testamento e etc e Lucas escreveu para uma audiência grega quando Lucas vai registrar esse ensinamento de Jesus ele não fala nada sobre alma ser morta ou aliás não poder ser morta até porque ele poderia criar uma confusão nos seus amigos lá gregos Além disso para terminar a origem da compreensão mortalista
da alma não tem nada a ver com Allen White pelo amor de Deus Pastor entenda o seguinte Oscar cumon não acredita na imortalidade da Alma ele não é adventista que crê em Allen White você você entende John stot não acredita na imortalidade da Alma ele não é um Adventista que crê em Helen White porém Helen White fez uma profecia a respeito do pastor Elias e eu vou dizer para vocês agora grande conflito página 521 ela diz o seguinte com o intuito de sustentar doutrinas errôneas alguns apanham passagens da escritura separadas do contexto se and talvez
metade de um simples Versículo como prova de seu ponto de vista quando a parte restante mostraria ser bem o contrário o sentido Alen White falou sobre você pastor muito bem e irmão Ezequiel em primeiro lugar você continua com o mesmo argumento falacioso e pegando a palavra fora do seu contexto quando diz que queriam matar Jesus queriam matar o quê o corpo quando o texto também quando o texto Opa eu não te interrompi eu não te interrompi então quando diz assim ele quer matar o menino ali está dizendo matar o corpo e Jesus disse olha não
temos que podem matar o corpo lá também queriam matar o corpo de Jesus é isso que você não pode enrolar o telespectador porque é uma tática Adventista como o seu amigo Leandro quados tentou fazer aqui pera aí pera aí pastor agora um lei perguntando Calma lá o verbo no original do texto de Lucas que fala sobre a alma no inferno Jesus fala que é para terer Deus porque faz perecer esse verbo é o que aparece em Mateus no Sonho de José ali não olha agora oex o que eu quero mostrar para ele é o seguinte
não é isso o que eu quero mostrar para ele é o seguinte é que o verbo apol aí é que ele não entendeu a lição do dia ele precisa voltar para o curso básico de teologia també entend os verbos gregos em primeiro lugar você precisa voltar para uma classe for o mesmo verbo cer ISO mas ver um pouquinho mas é isso aí que precisa ele precisa voltar pra classe de catecumeno classe não sei como é que se diz classe Sabatina da H White lá na igreja adventista para aprender esse verbo grego primeiro lugar esse verbo
aparece 90 vezes no Novo Testamento e das 90 vezes esse verbo ele é polissêmico o que que significa isso que o mesmo verbo tem significados diferentes de acordo com o contexto o verbo quando é aplicado em Lucas 2343 tem um significado quando aplicado em Mateus Capítulo 10 Versículo 28 quando nós dissemos ele tem outro significado quando aplicado em Mateus 2 Versículo 13 tem outro significado em Lucas 12 Versículo 4 que ele citou sobre vida o significado ali é vida então são significados diferentes que ele tá querendo dar a entender pro espectador que tem o mesmo
significado isso aí é tática de quem não conhece contexto bíblico e tenta enrolar Então deixa eu explicar agora melhor o texto que ele tá acabando de explicar não tem mais os que matam o corpo mas não podem matar a alma não pode matar a alma não pode morrer aí na segunda parte desmentindo a vovó White que tá cheia de contradições nos livros dela que eu sou capaz de apresentar Eu quero saber qual é o verbo que aparece llim pronto e lá em Mateus Aí é que está mas eu acabei de explicar vou ter que retratar
de novo recombinar deixa eu desenhar então pera aí não não não precisa o que eu quero dizer pro senhor é o segin é o mesmo verbo só que com significado diferente não mas aí quem é que quem é que vai impor o significado não o contexto em utica não tem contexto eu nas minhas aulas ex cont nas minhas aulas exegeses pção contexto Claro mas pega os usos que aparecem então então leva um pouquinho pera um pouquinho ó em hermenêutica não se deve interpretar uma palavra fora do seu contexto por exemplo a palavra casa casa pode
ser casa de camisa de botão casa pode ser casa do cachorro casa pode ser a casa de Deus da mesma sorte se aplica no grego uma palavra tem que ser interpretada de acordo com o teu contexto e lá no verbo e lá em Mateus Capítulo 10 Versículo 28 na segunda parte a pime é diferente é fazer perecer não é anilar alma não é anilada nenhuma vez você vai encontrar aniquilar como significado do verbo aplim e para fechar a questão porque ele tá fugindo e está tentando dar um significado diferente e tá tentando as 90 vezes
que a frase aparece na Bíblia e tá querendo dar o mesmo significado nós vamos para segunda de Pedro Capítulo 2 Versículo 9 porque são várias citações no grego que vaiar que que di segunda Pedro 2 eu preciso do tempo enquando o senhor abre aí eu só quero dizer o seguinte o a a questão do aniquilacionismo não está em discussão aqui então pastor a questão é que esse verbo pode não ser usado pro aniquilacionismo quando a gente discutir anismo vamos lá não vai para Pedro senão a gente não acaba o Deb justamente só que aniquilar pastor
mas ele não falou que aniquilacionismo pastor o senhor tá usando para el um pouquinho é que para eles meus telespectadores é para você que eu estou falando agora aniquilar matar para um Adventista é aniquilar Deixar de existir quando uma pessoa morte ela deixa de existir e ela só volta a existir na ressurreição e depois ela deixa de existir para sempre então é Aniquilação Porque somente Aniquilação pode fazer alguém Deixar de existir e aqui Jesus está dizendo que a alma não pode deixar de existir ela continua existindo e foi provado isso com o ladrão da Jes
elpo mas sua alma foi para Paraíso agora olha a segunda de Pedro Capítulo 2 Versículo de número assim sabe o senhor livrar da Tentação os piedosos e reservar os injustos para o dia de juízo para serem castigados lê de novo por favor assim sabe o senhor livrar da Tentação os piedosos e reservar os injustos para o dia do juízo para para serem castigados de acordo não mas eu não expliquei o texto o versículo 4ro ó o versículo 4ro vai falar de prisão de anjos porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram mas havendo-os lançado
no inferno os entregou as cadeias da Escuridão ficando reservados para o juízo aqui da mesma sorte o ímpio quando ele morre a sua alma ela fica sob castigo o verbo grego que aparece ali é colomos cols omenos que dá ideia porque ele é um particípio presente e a ideia do particípio presente é de continuidade na prisão Portanto ele não é aniquilado ele continua preso Apocalipse Capítulo 6 Versículos 9 a 11 e Capítulo 20 Versículo de número 5 aquelas almas haviam sido degolado as pessoas haviam sido degoladas haviam sido mortas os seus corpos haviam sido mortos
Mas eles continuavam existindo e clamando de forma consciente na presença de Deus e Pedro aqui irmão Ezequiel tá fala dos do do dos castigos do castigo dos ímpios em Pedro por favor absolutamente simples nós não os aniquilacion não negam que existe um castigo como eu falei vai haver a segunda ressurreição serão castigados serão consumidos enfim nós não cremos num castigo eterno de Sofrimento Eterno simplesmente isso mas mas durará algum tempo durará algum tempo CL só que ele tá falando diferente que ele tá sendo reservado em castigo para o dia do juiz o juizo ainda não
aconteceu e eles já estão no estado intermediário sendo castig no texto de Pedro no texto de Pedro essa é questão assim olha só essa leitura do texto de Pedro ela é uma leitura totalmente enada Onde você coloca conceitos que não estão presentes no texto Dentro dessa ideia então o texto diz o seguinte o senhor sabe livrar da provação aos piedosos e reserva sob castigos injustos para o dia do juízo especialmente aqueles que seguindo a carne andaram em paixões imundas etc e tal reserva sobre castigo não Sem problema nenhum não há nenhuma dificuldade agora entendam isso
não está dizendo que isso acontece no período intermediário numa alma fora do corpo não não tudo bem mas ok mas entenda intermediário morte ressurreição não mas entenda aqui não falou da Morte precisa não Claro que não precisa aliás Claro que precisa ele vai castigar mas espera um pouquinho meu querido olha aqui onde é que fala que eles morreram no paralelo quando ele menona os anjos aprisionados bem veja bem a aí aí esse paralelo tá não deixa ver não existe nenhum paralelo que demonstre o texto as pessoas fora do corpo sofrendo antes do juízo fora do
corpo em prisão eterna lá masja bem o Anjo ele tem o seu corpo deixa eu ler novo P olha aqui ó olha só o Versículo 9 assim sabe o senhor livrar da Tentação os piedosos e reservar os injustos para o dia do juízo Ou seja para o dia do juízo ser que o juízo eles estão sendo reservados mas juízo não é agora o juízo vai acontecer e eles estão sendo reservado sob castigo agora meu querido já que você trouxe grego e trouxe hebraico Eu gostaria que você fizesse Pera um pouquinho eu gostaria que você fizesse
uma exegese gramatical do texto porque o verbo aqui ele está num particípio presente que dá ideia de continuidade essas pessoas morreram porque você mesmo leu o restante dos dos Versículos olha mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscência de imundícia e desprezam dominações atrevidos obstinados ream blasfemar pessoas viveram em Pecado como ó viveram em Pecado como também os anjos que estão aprisionados estão sendo mantido em castigos essas pessoas estão sendo mantidas sob castigo é isso que eu gostaria que você trabalhasse o grego porque você porque você se exibiu olha aqui ó você se
exibiu aqui com texto de hebraico mas eu garanto que você nem vai acabar tá bom bom primeiro primeiro de tudo o texto Diz que esse castigo acontece na forma de uma desencarnação da Alma onde a pessoa está reservada num estado intermediário sofrendo para um dia do juízo onde vai sofrer ET tudo isso é absolutamente imaginativo Então Deus ele conserva as pessoas hoje o ímpio sobre castigo a Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte do ímpio ele vai agora então eu quero saber como é que ele exp se não é na morte é qu
olha o que o texto diz essas pessoas elas andam em paixões imundas menosprezam qualquer governo atrevidos arrogantes etc e tal São pessoas que estão vivendo debaixo da Ira de Deus enquanto vivem porque não se submetem a Deus aos governos à verdade a é o ímpio e ele está reservado para o dia do juizo so castigo debai castig Mas eles estão castigados A Ira de Deus mas CL que estão agora entenda independentemente a palavra castigo não cria essa fantasia de uma alma fora do corp expa no grego para mim por veja veja bem eu não tô
com texto grego aqui aqui não mas isso pouco importa Entenda eu sei ler o grego mas não é o ponto não mas entendo entendo uma coisa é que o a argumentação do pastor Elias irmão Ezequiel é que o o verbo em grego significa que essas pessoas já estão sendo castigadas até o dia do juiz é isso que ele tá dizendo por isso que ele quer que não ok Não tem problema agora entenda uma coisa o texto não diz que esse castigo acontece no fora do um corpo não mas tá dizendo que ex Então como ele
tá sendo castigado e o ímpio vive muito bem como é que ele tá sendo castigado até o dia do juízo Olha só quanto falta para chegar ao dia do juízo eles estão sob eles estão debaixo de castigo mantidos debaixo de castigo como os anjos em prisão como os anjos em prisão do Capítulo 2 Versículo 4 dessa a questão é a seguinte é tudo é tudo muito mais simples do que se supõe porque quando você você impõe ao texto bíblico uma realidade que ele não traz um conceito que ele não traz você cria uma ideia absolutamente
fantasiosa de que isso aqui é ímpio fora do corpo no estado de alma sendo castigado o texto não is acabei de falar são ímpios pessoas de baixo da Ira de Deus sendo castigadas pel dia do juízo Como que essa pessoa duros anos vi toda as pessoas meu OK mas aí que tá o texto não diz que isso acontece fora do corpo acce para alma não acontece para pessoas mortas agora outra coisa eu gostaria de terminar minha partipação onde foi citado dentro desse contexto o texto de Apocalipse 9 onde se fala das Almas que Clamam debaixo
do altar bom para terminar a ideia é seguinte uma leitura literal e Imortal do texto de Apocalipse 9 é um argumento também bastante recorrente Isso demonstra exp completa falência da teoria da imortalidade veja o seguinte o texto de Apocalipse 6 Não afirma a imortalidade das Almas que estão ali clamando por vingança assim como quando por exemplo o sangue de Abel é derramado e clama a Deus pelo que Caim fez aquilo não quer dizer nenhuma alma fora do corpo clamando a Deus tanto que na própria Bíblia a palavra alma é sinônimo de sangue em alguns momentos
falando da fisicalidade do contexto Além disso o texto fala que a alma da Carne Aliás a alma da Carne Está no sangue Levítico 17 verso 11 dessa maneira não existe nenhuma noção em apocalipse 9ve de que existem almas Imortais fora do corpo clamando lá no Paraíso Além disso aliás Além disso o texto do Apocalipse por exemplo Capítulo 18 fala que a Babilônia comercializa almas humanas obviamente é um texto simbólico ninguém vende Alma no cartório e no final Apocalipse 20 verso 4 fala das almas dos decapitados que agora vivem durante os 1000 anos após a volta
de Jesus e a ressurreição isso indica que o texto de Apocalipse 6 é um texto simbólico o texto de segunda Pedro não fala de morte e de alma em lugar nenhum é simplesmente um Espantalho para inventar em torno da ideia do castigo como se esse castigo fosse contínuo até fora do corpo e etc e a ideia simplesmente é que o que é difícil explicar pastoras é a alma que pecar essa morrerá isso você não explica eu explico exp então expli em do minutos porque senão o programa acaba em primeiro lugar Olha porque ele ficou todo
enrolado não conseguiu segar essa mor olha aqui ó é peras deas cros eu tô lendo a isso eu estou lendo segunda de Pedro 29 sa sen aos piedosos de Tentação livrar aos ímpios Porém para o dia do julgamento sendo punidos reservar uma interpretação literal a outra tradução aqui ó da RA é porque o Senhor sabe livrar da aprovação os piedosos reservar sob castigo os injustos para o dia do juízo ainda mais assim sabe senhor livrar da Tentação aos piedosos e reservar os injustos para o dia dos juízos para serem castigados outra tradução Bíblia de Jerusalém
é certamente porque o Senhor sabe libertar os piedosos da provação e reservar os injustos sob castigo à espera do dia do julgamento agora quer al acou o programa p não dá tempo mais eu vou ter que fazer um tema alma é pessoa alma não é a parte material É só ler o contexto telespectador porque o que ele tá querendo aqui é enrolar porque ela é polissêmica e o significado de Ezequiel 184 E2 é pessoa a pessoa porque as pessoas estavam praticando o pecado meu tempo acabou pastor Meu tempo acabou V fazer não vou fazer o
seguinte ó simples vou fazer dois debates Cadê eu ó vamos lá eu vou fazer dois debates um sobre Pedro vamos fazer só sobre Pedro e outro sobre a alma que pecar essa morrerá Ok se vocês quiserem podem vir vocês dois mesmos Tá bom agora ficou muito claro pro telespectador D uma coisa assim como ficou para mim também eh quem eh eh Lê o texto lê com uma lente anterior quem não quer crer na imortalidade da alma não consegue enxergar isso em Pedro e quem não quer crer na mortalidade da alma não consegue enxergar isso no
texto lá do alma que pecar essa morrerá que é pessoa é então o ó veja bem a pressuposição teológica condiciona a interpretação meu Conselho Pastoral para você meu telespectador minha telespectadora ore e busque iluminação do Espírito Santo para porque ele vai te guiar a verdade embora seja de um lado ou de outro todos nós vamos comparecer ante o tribunal de Cristo e vamos receber aquilo que tivermos feito por meio do nosso corpo tá a alma morrendo ou não nós vamos chegar diante do Juízo Final Isso é o que conta e aqueles que esperem em Cristo
terão vida eterna e a gente se encontra no próximo vejam só se Jesus não voltar quem que ganhou o livro O João Santos lá de Campinas a gente lhes pede aqui Deus abençoe a todos amém [Música] ch [Música]