Jorge Frederick Hegel nasceu em 1770 em studegar na Alemanha e viveu até 1831 regan formou-se em Teologia pela Universidade de tubien E chegou a se tornar professor e reitor da Universidade de Berlim as principais obras de reggae foram fenomenologia do Espírito ciência da lógica filosofia da história e princípios da filosofia do direito muitos filósofos anteriores A Hegel dedicaram-se em buscaram a verdade eterna imutável sobre o mundo ou seja uma verdade sobre a natureza e os seres entretanto Regue eu dizia que não existia essa verdade imutável todo o conhecimento que temos sobre a realidade se transforma
durante o tempo por exemplo por muito tempo a humanidade acreditou que a terra seria o centro do universo e que todos os astros estariam girando ao seu redor entretanto como os avanços da ciência e da astronomia comprovou-se que o sol era o centro do sistema solar e que a terra e os demais astros giravam em torno dele Outro exemplo é a questão do divórcio que durante muito tempo não era legalizado já que o casamento era visto como indissolúvel entretanto nos dias atuais o divórcio Já se tornou uma prática comum portanto podemos perceber que as verdades
sobre o mundo vão se alterando aquilo que é certo ou errado em uma determinada época pode não ser mais em outra isso acontece porque a mentalidade da sociedade está sempre se transformando ao longo do tempo e segundo Hegel a mentalidade é a própria realidade Isso significa que se a mentalidade for alterada a realidade também será um ponto importante sobre essa mentalidade é que Reguel vai chamá-la de espírito e cada época teria um espírito próprio o qual eu denomina zaite gaste ou espírito do tempo segundo Hegel a transformação da mentalidade ou do Espírito ocorre por meio
da dialética que basicamente é a contradição ou confronto de ideias Então é por meio do confronto de ideias que o conhecimento a respeito do mundo vai se alterando e a medida que o conhecimento se altera o processo histórico vai sendo elaborado segundo Hegel esse conhecimento está sempre se modificando para melhor ou seja se expandindo e se aprimorando a dialética é constituída por três elementos O primeiro é a tese que é uma ideia uma afirmação sobre o tema o segundo é antítese que é um pensamento diferente da tese uma ideia contrária o terceiro é a síntese
que é a formação de uma nova ideia a partir da tese e da antítese pegamos somente aquilo que há de melhor em cada uma quando a síntese é formada ela vira uma tese e todo o processo dialético se repete por exemplo um estado de tirania gera demanda por liberdade já que a população é oprimida e não tem livre arbítrio Mas se for alcançada a liberdade Total teremos uma anarquia onde será negado todo tipo de hierarquia e dominação para chegarmos a uma conclusão viável entre a tirania e a liberdade podemos estabelecer a lei como síntese ou
seja as pessoas terão liberdade Mas uma liberdade parcial pois terão que seguir leis para que a liberdade de um indivíduo não interfira na de outro um outro exemplo que demonstra bem o processo dialético e como a verdade se altera em cada época é a questão da escravidão no Brasil onde o negro era tido como um ser inferior e por isso poderia ser escravizado naquele período a escravidão era aceita e justificável mas surgiram ideias Opostas a dos abolicionistas pedindo tratamento igual para brancos e negros esse confronto de ideias fez mudar o pensamento da sociedade para melhor
tornando hoje a escravidão algo inaceitável e repugnante podemos concluir que a verdade não é eterna e única mas acompanho o desenvolvimento da história atendendo às exigências de cada época com isso rega eu não quis dizer que cada pessoa tem a sua verdade particular mas sim que a verdade que serve para todos em um determinado momento se transforma coletivamente e essa verdade é sempre uma verdade melhor mas desenvolvida que anterior Outro ponto importante da filosofia de Hegel é o idealismo Como já foi mencionado para Hegel a mentalidade ou espírito é a própria realidade Pois é a
nossa consciência que dá significado para tudo nada que está ao nosso redor tem valor por si só e isso é o idealismo é a percepção de que a realidade é constituída Pelas nossas ideias por exemplo você sabe que uma cadeira é feita para se sentar mas a finalidade da cadeira poderia ser alterada com o passar dos anos por exemplo tornando-se um objeto apenas decorativo ou com a finalidade de colocar outros objetos em cima Outro exemplo é uma cruz uma cruz nos remete ao cristianismo mas uma sociedade que desconhece o cristianismo poderia haver uma cruz como
um símbolo qualquer ou até mesmo com outro significado portanto se o que determina a realidade é a nossa consciência os nossos pensamentos são a própria realidade por isso rega eu concluiu o quê tudo o que é real é racional e tudo que é racional é real tudo que acontece na história é racional pois a concepção de verdade de cada momento histórico é adequada ao seu contexto uma vez que essa verdade está de acordo com os valores os preceitos as ideias e vivências próprias de sua época Então os conflitos sociais econômicos as guerras as misérias as
catástrofes tudo isso ocorreu e ocorre de forma racional nada é aleatório na história a filosofia de Hegel acabou influenciando outros filósofos por exemplo Karl Marx entretanto Marx discordava de Hegel na questão do idealismo enquanto o Hegel acreditava que a consciência definiu o sentido das coisas Marques acreditava no materialismo ou seja as relações de trabalho e as condições materiais é que definiam a consciência humana retornando para o conceito de espírito que é a mentalidade ou consciência que as pessoas têm a respeito do mundo reggae vai nos dizer que ele se desenvolve em três fases a primeira
fase é o espírito subjetivo é a consciência que temos de si mesmos é a nossa consciência individual e a percepção de que existimos por exemplo quando nascemos e começamos a nos descobrir percebendo que temos abraços pernas escutamos vemos etc a segunda fase é o espírito objetivo é a consciência de que vivemos em sociedade é quando tomamos consciência que somos seres sociais e que estamos inseridos em uma coletividade a terceira fase é o espírito absoluto é a consciência de que existe algo maior que a soma de todos os indivíduos é quando percebemos que a nossa existência
depende da cooperação mútua entre os indivíduos que precisamos nos relacionar de forma saudável uns com os outros apesar das nossas contradições podemos dizer também que é quando o espírito torna-se consciente de si mesmo dentro da história segundo Hegel o espírito absoluta é o estado o estado reúne diversos interesses presentes na sociedade mas que caminham juntos ao mesmo objetivo prevalecendo o interesse coletivo para Hegel o estado é a coisa mais racional que existe no mundo pois é o ápice da Consciência Humana em termos de construção social sendo a forma mais elevada de agrupamento humano