apocalipse capítulo 3 versículo 14 a 22 diz assim a palavra do nosso deus ao anjo da igreja onde sei a escreve estas coisas diz o homem a testemunha fiel e verdadeira o princípio da criação de deus conheço as suas obras que nem é frio nem quente quem dera fosse frio ou quente assim porque as morno e nem é quente nem frio estou a ponto de vomitar tira a minha boca pois dizes estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma e nem sabes que tu és infeliz sim miserável pobre cego hino aconselho-te que de
mim com prisão no refinado pelo fogo para thierry que serys investiduras brancas para tvs tires a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez e colírio para um gênio dos olhos a fim de que vejas eu repreendendo e disciplina há quantos anos depois eu vou se arrepende eis que estou à porta e bato se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e ceará com ele e ele comigo ao vencedor dar-lhe-ei sentar se comigo no meu trono assim como também o venci e me sentei com meu pai
no seu trono quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz as igrejas amém vamos agradecer a deus vamos pedir que ele fale conosco senhor deus nós queremos novamente buscar a sua presença neste lugar queremos agradecer pela sua bondade pela tua misericórdia pela tua graça o motivo pelo qual estamos aqui reunidos nesta noite agradeço pela sua igreja aqui presente pelos irmãos aqui da própria igreja evangélica jaboque por esses outros irmãos tão queridos de outras denominações aqui presentes também que o senhor possa abençoar a todos eles casamentos famílias ministérios sonhos aspirações e eu te peço seu
nesta hora depois de termos lido um trecho maravilhoso da tua palavra o texto aliás confrontador da sua palavra que o senhor novamente vem iluminar o nosso entendimento é de graça segundo como eu tenho pedido em todos estes domingos para transmitir a sua mensagem ao seu povo e da mesma forma graças ao seu povo para poder aprender e absorver e colocar em prática tudo aquilo que for falado nesta noite que o senhor nos oriente que o senhor nos tome pelas suas mãos que só nos abençoe que o senhor fale conosco e que saiamos daqui nesta noite
impactados mas também revigorados e transformados pelo poder glorioso da sua palavra estamos aqui sem outra igreja reunida a fim de ouvir mas a tua voz fale conosco porque os teus servos estão aqui para o filho oramos em nome de jesus amém amém nem por favor querido pode se acentuar ao longo desses domingos nós temos dado uma pequena introdução sobre cada uma das cidades nas quais cada uma das igrejas das sete igrejas ali está presente e cujas cartas são a elas direcionadas e hoje o nosso intuito também a seguir essa mesma lógica damos uma introdução prévia
sobre cada uma das cidades e especialmente evidentemente hoje sobre a cidade de onde estréia e depois extremos alguns ensinamentos por meio da exposição dos versículos de número 14 até o 22 meus irmãos quando falamos sobre a cidade de outros cheia é uma cidade que foi fundada por um rei selêucida conhecido pelo minado como tio com o segundo por volta acreditam os estudiosos de meados do terceiro século antes de cristo isto é 250 antes de cristo este rei ele chamou a cidade de laudicéia como uma forma de homenagear a sua esposa chamada lá o disse aliás
o nome laudicéia ele é derivado de duas palavras gregas significa justiça do povo lá os povo e de que transmitir o conceito de justiça justiça do povo eu diria que esse nome é um nome bastante apropriado para uma cidade que confiava na sua auto suficiência uma cidade não somente ela mas cujo caráter e cujas características também estavam presentes na igreja igreja esta que também confiava como nós veremos na sua auto suficiência nos seus recursos na sua capacidade na sua força humana de modo que o nome onde saí ele é muito apropriado para o contexto dessa
carta para a cidade ea igreja exatamente sobre a qual nós estamos discorrendo onde sairá se tornou conhecida no mundo antigo por ser um pouco antes entro é comercial e econômico esta cidade ela produzirá exportava uma famosa la negra uma lama escura e possuía também uma escola de medicina especializada no tratamento dos olhos e ouvidos e acabou desenvolvendo uma pomada que era usada no tratamento do dos olhos inflamados da informação dos olhos que acabou depois sendo conhecido o denominada como pó frio não diz helia apesar de todas as suas vantagens políticas sociais e econômicas ela também
tinha como outras cidades dentro das quais estas igrejas estavam situadas também tinham as suas desvantagens os seus problemas e o mesmo ocorre se dá com a igreja de laudicéia onde sai a cidade em si e se referindo a ela tinha apenas duas desvantagens duas desvantagens centrais entre outras que poderíamos e talvez mencionaremos primeira desvantagem a cidade estava situada em uma região propensa ávalos sísmicos como já dissemos no que tange a cartas anteriores em 17 anos 17 depois de cristo um terrível terremoto destruiu a odisseia e no anos 60 depois de cristo um novo terremoto acabou
arruinando e devastando completamente a cidade mas nesta segunda vez a cidade não precisou recorrer ao auxílio financeiro do governo romano como fizeram da primeira vez visto que nessa época laudicéia havia se tornado uma cidade bastante rica e por isso ela acabou custando a sua própria reconstrução com recursos próprios sem depender da ajuda de nada e de ninguém e creio eu que é toda esta sua auto suficiência económica e financeira acabou transbordando e preencher o espírito da igreja presente na cidade de mesmo nome mas além disso uma segunda desvantagem também estava presente na cidade de londres
seja a cidade ela não possuía nenhuma central própria de abastecimento de água 10 quilômetros ao norte nós encontrávamos hierápolis famosa por suas águas termais e 16 km a leste e ficava colossus conhecida por sua água potável e fresca era muito afamado por isso a cidade de comuns já onde saíram possui abastecimento de água próprio e por esse motivo a sua água vinha das fontes quente de quentes de denizli a cidade de denizli situada a cerca de dez quilômetros ao sul de notícia porém as águas que saiam quentes denise ao percorrerem uma longa distância quando chegavam
até lowndes elas já estavam mornas aliás ainda hoje as pessoas que moram nessa região colocam as águas em jarras a fim de poder resfriá las porque a água chega a moreninha elas deixam o tempo e jarras passa o tempo ficam as águas mais frias então de acordo com a situação elas passam por um tratamento e só depois de tudo isso é que podem ser empregadas para usos domésticos e assim por diante mas além de ser morna essa água no contexto daquela época ela possui uma grande concentração de carbonato de cálcio portanto ela causava a náuseas
enjôo naqueles que a deviam e diante desse pequeno resumo nós já temos condições amplas de podermos analisar alguns versículos de apocalipse 3 versículo 14 a 22 e entendemos por que jesus se dirija esta sétima e última igreja nos termos características e com a terminologia que ele se dirige a ela porque ele trata esta igreja apresentando-se ou identificando se de modo diverso daquele que o faz com relação às outras igrejas nós temos visto ao longo destas mensagens que jesus via de regra ele se identifica ou se apresenta com características que tinham relação com a cidade com
a sua região com seu poderio econômico social ou características estruturais que é o caso da igreja também de laudicéia quando nós vamos para o primeiro item e agora entrando no texto em si depois dessa breve introdução nós descobrimos já no versículo 14 o destinatário e remetente da carta o versículo 14 que os irmãos têm diante de si ea identidade do destinatário dessa carta é dada no versículo 14 partia ao anjo da igreja onde ceia escreve nós temos visto desde o primeiro dia que a palavra anjo ela tem recebido geralmente uma dessas três interpretações poderíamos citar
outras mas a palavra anjo que aparece em cada uma das sete igrejas normalmente ela se enquadra numa das três seguintes interpretações primeira um anjo ele é entendido como um anjo guardião mesmo de uma congregação específica o qual o vigia e protege aquela igreja num contexto celestial é aquilo que grosso modo vivemos num contexto talvez católico de anjo da guarda pessoal seria mais ou menos isso no contexto da igreja cada igreja tem uma espécie de um ser musical sobrenatural destacado por deus a fim de guardar la e protegê lá é a primeira interpretação com a cosmo
já perceberam desde o nosso primeiro encontro que não concorda mas estou mencionando e respeito evidentemente essa interpretação a segunda interpretação diz que o anjo é uma referência à toda a congregação que é personificada espiritualmente como anjo que eu acho até uma interpretação criativa engenhosa mas eu não sei se ela se sustenta em termos energéticos é também respeito e tudo mais dessas eu diria que essa talvez seja menos plausível ea terceira explicação com a qual eu já deixei claro que eu concordo é que o anjo da igreja diz respeito ao pastor ao líder ou presbítero importa
no contexto é o testamentário presbíteros e pastores são termos distintos mas vistos como intercambiáveis ou seja são miniaturas distintas mas que se referem a mesma função é a mesma funcionalidade no corpo de cristo então eu entendo que essa carta como as demais é dirigida ao líder da igreja outro senhor líder este anônimo cujo nome não chegou até a presente data mas mais importante do que esse líder é sabermos aquele que dirige a essa carta que é o senhor jesus isso nos leva portanto já que mencionamos brevemente destinatário isso nos leva agora a falarmos sobre o
remetente da carta que aparece no versículo 14 parte b que é o próprio jesus que se identifica assim estas coisas diz o homem a testemunha fiel e verdadeiro princípio da criação de deus vemos aqui jesus se identificando com três características primeiramente o homem o amigo diz respeito àquilo que é verdadeira e confiável essa expressão tem relação com a seguinte eu já disse que os irmãos numa das cartas anteriores que a palavra man por exemplo no nosso contexto evangelical comum normalmente se você perguntar para qualquer crente ainda que seja um neófito esteja freqüentando curso alguns tempos
aí talvez algumas semanas uma boa escola dominical ele aprenderá que a palavra nem normalmente significa em verdade né quer dizer a idéia de que você está concordando com algo assim seja o desejo de que aquilo que foi dito obrigado anunciado se cumpra via de regra isso mas se você perguntar por um judeu à e por exemplo ler o tal hood que traz a compilação escrita da tradição oral judaica um judeu o rabino ele poderá te dizer que a palavra man vem de um acróstico que é é meller neman que quer dizer deus é um rei
confiável em outras palavras muitos rabinos quando eles pronunciam a palavra nem eles entendem que ao pronunciar lá eles estão se referindo ao fato de que deus ea fé é digno de crédito é digno de credibilidade porque a sua palavra nunca falha porque ia sempre verás em tudo o que diz porque a sua palavra é a própria verdade visto aquele é derivada é fundamental é em deus que é verdadeiro também então essa idéia também que aparece no judaísmo de um deus que é confiável porque ele é verdadeiro a palavra dele a verdade tudo quanto ele diz
disse onde irá é plenamente verdade portanto podemos e não só podemos devemos confiar nele é com todo o nosso ser porque o que ele disse ele fará ele cumprirá porque ele é verdadeiro na sua essência no seu c e na sua palavra e o segundo lugar na frase a testemunha fiel e verdadeira que tem relação com a man de propósito uma está ligado a outro a frase a testemunha fiel e verdadeira significa que tudo o que jesus diz já acabamos dimensionar isso é verdadeiro por isso que ele a testemunha fiel e verdadeira tudo o que
ele fala é verdade só que nesse contexto o fato dessa expressão aparecendo contexto a 7 que a sétima igreja entendo eu talvez se refiram a seguinte ideia aquilo que jesus começar a dizer a respeito da igreja de laudicéia é profundamente verdadeiro em outras palavras é como se estivesse preparando o terreno estivesse dizendo eu vou dizer coisas que talvez vocês não vão gostar eu vou mexer na ferida de vocês e vai mesmo como nós vamos ver mas ele diz não se preocupem porque eu sei o que eu estou dizendo com isso cada um de vocês eu
conheço a história dessa igreja e portanto ninguém melhor do que o próprio cristo para falar e dar um diagnóstico preciso de uma igreja cujo senhor é ele mesmo apesar desta igreja infelizmente tê lo colocado da porta para fora como nós veremos ainda assim ele diz eu te com isso eu sei como você vive eu sei que você você acha que é uma coisa mas os é outra então tome cuidado porque senão você poderá ser julgado eu poderia punir ou se você não se arrepende em terceiro lugar nós encontramos a terceira característica dessa identidade de jesus
ele também se identifica como o princípio da criação de deus ainda no versículo 14 o princípio da criação de deus não significa obviamente que jesus foi criado no passado por os mas significa que em vez disso que jesus é o criador de tudo o que foi criado como nos lembra joão capítulo 1 versículos 1 a 3 que cantamos sakineh aliás graças a deus aí pelo elbe pelos irmãos do louvor por cantarem louvor estão bíblicos é que vocês façam isso precisa ser de vez em quando pode ser todo lindo mesmo é é uma época em que
tantas igrejas ficam cantando de forma utilitarista as bênçãos de deus querendo de deus que deus lhes dê algo nada melhor do que em tempos tão turbulentos nebulosos em termos eclesiais tcos termos louvores bíblicos uma palavra igualmente bíblica então glórias a deus aí pelos irmãos do novo mas é jesus ele é retratado portanto como criador de tudo que existe como nos diz joão capítulo 1 versículos 1 a 3 que disse no princípio era o verbo eo verbo estava com deus eo verbo era deus ele estava no princípio com deus todas as coisas foram feitas por ele
e sem ele nada do que foi feito nada do que existe de fato se fez então ele é a origem de toda a criação é nesses termos que jesus se apresenta a esta sétima e última igreja que tem características absolutamente problemáticas como veremos nos versículos a seguir quando nós vamos depois da descrição do destinatário e remetente em segundo lugar nós vemos a descrição da condição espiritual da igreja de laudes e e aqui o negócio começa a apertar isso aparecem nos versículos de número 15 até o de número 16 versículo 15 partilhar com isso as suas
obras a igreja de onde estreia está na presença de um deus que é onisciente e que portanto conhece todos os seus pensamentos palavras obras e intenções não há ninguém que consiga se esconder do deus univ dente que ver todas as coisas e que pelo fato de ver todas as coisas conhece todas as coisas incluindo as obras da igreja de outro seia e as minhas as tuas obras os meus e os teus pensamentos a minha ea tua vida mas o que é que jesus conhece sobre a igreja de laudicéia versículo 15 parte b nem é frio
nem quente quem dera fosse frio ou quente como dissemos agora há pouco na nossa introdução não sei não possui uma central própria de abastecimento de água então ela depende das águas quentes da cidade de denizli em situado a 10 quilômetros ao sul para o seu abastecimento mas estas águas também acabamos de dizer por elas percorrerem determinado caminho quando chegavam a odisseia elas já chegavam normas de modo que também chegaram acompanhadas de uma alta concentração de carbonato de cálcio e portanto as suas águas não eram potáveis elas eram absolutamente impróprias para o consumo então jesus conhecedor
que era dessa característica hídrica da cidade se vale dessa informação a fim de denunciar a condição espiritual dos crentes na saúde ses jesus compara a monitoração das águas de laudicéia que eram impróprias para o consumo com a frouxidão e o desleixo espiritual dos crentes load 6 meus irmãos eu fico imaginando que se jesus estivesse dirigindo hoje algumas igrejas de são paulo onde eu e você aqui moramos onde eu e você congregamos habitamos temos o nosso trabalho e assim por diante eu fiquei imaginando se jesus se dirigisse a muitas das igrejas de são paulo ele talvez
pudesse usar outra ilustração hídrica para descrever a condição espiritual de tais igrejas e talvez jesus dissesse algo mais ou menos parecido com o que eu vou dizer agora eu conheço as suas obras que são sujas e mal cheirosas como as águas do rio tietê quem dera vocês se voltassem para a nascente do rio tietê em salesópolis a 96 quilômetros de são paulo onde as suas elas são limpas e potáveis mas assim como o rio tietê ao se distanciar da sua nascente em salesópolis se tornou poluído e mal cheiroso da mesma forma vocês cristão os paulistanos
ao se distanciarem de mim a fonte das águas-vivas acabaram vivendo um cristianismo igualmente mal cheiroso fétido e impróprio para o consumo tal como são as águas do rio tietê será que jesus ao se dirigir algumas de nossas igrejas em são paulo ele pronunciaria palavras semelhantes a estas e eu confesso meus irmãos que eu sinto calafrios só de pensar nessa possibilidade porque jesus ele pega traços da região da topografia e da geografia de cada uma das sete igrejas do seu produto do seu comércio da sua política ele pega essas características e ele lhes confere um ar
teológico espiritual e começa a denunciar o pecado as igrejas que têm relação com a sua vida cotidiana eu tenho medo se jesus se dirigisse hoje a nossa igreja ou a muitas de nossas igrejas por exemplo em são paulo para não falar do brasil e do mundo que tipo de palavras ele poderia dirigir ao meu eu tenho respeito mas apesar das duras palavras de jesus dirigidas contra a igreja dele laudiceia na continuação do texto em apocalipse 3 16 nós descobrimos que essa igreja apesar de viver o cristianismo frouxo ainda contava com a graça de deus vejamos
o que diz o versículo 16 assim porque és morno e nem é quente nem frio estou a ponto de vomitar ti da minha boca perceba que jesus não disse eu vou vomitar lo de qualquer jeito da minha boca mas em vez disso ele declara estou a ponto de vomitar da minha boca e aqui meus irmãos nós encontramos a graça de jesus concedendo tempo para que os law de ciências repensassem a sua conduta se arrependessem de seus pecados e portanto mudassem de vida enquanto av em tempo real para ele não diz o vomitado de qualquer jeito
ele não diz o jogo já estava perdido pra vocês e vocês não têm mais condições de mudar essa situação muito pelo contrário ele diz nós podemos mediante o arrependimento mudar a nossa história com a graça de deus você pode sim ter um casamento transformado uma família transformada uma vida transformada uma vida profissional ministerial transformada se você se arrepender de seus pecados se a graça de deus te propiciar isso você pode se experimentar uma mudança radical de vida para a glória do nome do senhor amém mas continuando indo agora para o nosso terceiro ponto também descobrimos
que jesus ele faz uma dura repressão à igreja de outros cheia isso aparece nos versículos 17 e 18 primeiramente jesus chama a atenção da igreja de outros cheia em razão de sua arrogante autosuficiência em apocalipse 3 17 parte a jesus critica as seguintes palavras dos crentes na essência ele diz pois dizes é vocês que estão dizendo vocês crentes de notes e vocês têm o costume de falar o seguinte olha o que vocês dizem estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma olha só jesus disse eu só tô reproduzido que vocês falaram você disse
nós não precisamos de nada e meus irmãos permitam me dizer que não existe nada mais abjeto e reprovável do que uma igreja autossuficiente que confia nas suas posses e riquezas e que não admite a sua total dependência de deus e da sua criança a verdadeira igreja de cristo é aquela que vive na total dependência de cristo porque ela leva a sério as palavras do próprio cristo quando ele disse sem mim nada podeis fazer nada poder fazer nós somos total plena e completamente dependentes de cristo e da sua palavra da sua graça do seu perdão do
seu amor de modo que sem cristo nós estamos absolutamente perdidos talvez essa postura de autosuficiência da igreja do odisséia fosse um reflexo daquilo que ocorrerá na própria cidade no anos 60 depois de cristo situação esta que mencionamos agora há pouco quando um terremoto arruinou a cidade mas ela com recursos próprios custeou a própria reconstrução sem depender de fome de ninguém para ajudá la parece pelo menos me parece que esse espírito autossuficiente dos moradores de outro saia transbordou para a igreja penetrou na igreja e começou a fazer parte dos seus valores em outras palavras os valores
do mundo influenciaram a igreja ganhou ceia em vez dos valores cristãos da igreja de laudicéia influenciarem o mundo isso meus irmãos é uma das coisas mais tristes que pode ocorrer a uma igreja que se diz cristã é vê-la influenciada pelos valores do mundo em vez do contrário é uma igreja que em vez de ser sal da terra e luz do mundo ela na verdade se influencia com a falta de sabor e com as trevas do mundo e traz esses valores mundanos e anti cristãos para dentro né do seu conjunto da membresia do seu culto das
suas características de vídeo assim por diante aquilo que poderia ocorrer de mais triste e é o que ocorre na igreja da vila onde sei em segundo lugar com apenas cinco adjetivos jesus descreve a condição espiritual lamentável dos docentes com cinco objetivos isso está no versículo 17 parte b que diz nem sabes que tu és infeliz sim miserável pobre cego e olha só infeliz já pensou jesus se dirigir a uma igreja falar você é infeliz miserável pobre cego e num a igreja que se achava feliz por causa da sua auto suficiência independência era na verdade infeliz
a igreja que se vê como risco em razão da independência econômica na sua cidade era na realidade miserável e pobre a igreja cuja cidade era famosa por seu centro médico de tratamento oftalmológico e por ser formada para informação dos olhos na verdade cega laudicéia ajudava as pessoas a se tratarem da sua visão física mas a própria igreja de onde estréia continuava espiritualmente seca a cidade produzir e exportar uma belíssima lã negra que nós também já citamos e possui uma importante indústria têxtil mas a igreja encontrava-se nua olha só a ironia que o texto diz tudo
aquilo que eles fabricam em termos humanos jesus crítica que em termos espirituais eles não têm nada daquilo a que jesus contrasta aliás a sua onisciência divina com a ignorância que os crentes na audiência estende-se mesmos no versículo 15 jesus diz era eu conheço as suas sombras e agora no versículo 17 jesus diz a igreja de laudicéia é diz que ela não sabe que é infeliz miserável pobre cega e nua jesus diz eu sei tudo sobre você mas você não sabe o que está acontecendo com você você não tem noção do que está acontecendo com você
olha que coisa interessante onde se achava que era rica que era próspera quer independente que era autossuficiente mas na verdade era uma igreja miserável à igreja de laudicéia confundiu a sua riqueza material como se isto fosse sinônimo de riqueza espiritual aliás meus irmãos o fato de uma igreja ser materialmente rica não significa necessariamente que a sua conduta esteja sendo aprovada por deus não de seia é prova disso por isso não confunda a prosperidade material com a aprovação de deus tem pessoas que dizem ah se eu estou sendo abençoado financeiramente então isso significa que deus está
aprovando a minha vida a minha conduta espirituais não necessariamente cuidado com esse tipo de pensamento porque deus pode estar abençoando a sua vida material pelo mesmo motivo que ele sempre nos abençoa foi um ato de pura graça sem que isso tenha qualquer relação com a vida espiritual que você tenha levado ultimamente tome muito cuidado meu casamento vai tudo bem na empresa sós ou promovido a igreja só prospera só cresce dá tudo certo logo isto significa necessariamente que deus está aprovando a minha vida a minha conduta materialmente falou o ou espiritualmente falando o meu querido pode
ser que não seja nada disso não ele só esteja te abençoando não por sua causa mas apesar de você se ele fosse fazer de forma condizente com os nossos atos estaremos perdidos e terceiro lugar jesus dá três concelhos a igreja de outro senhor todos esses conselhos relacionados à sua economia a sua cultura a sua a elementos presentes na sua região na cidade o primeiro concelho a concelho de que de mim com precisou refinado pelo fogo para te enriqueceu eles entre outras coisas na odisséia era uma cidade conhecida pelos seus bancos e os cambistas desses bancos
estavam acostumados a lidar com moedas diariamente diariamente porém jesus aconselha os crentes nesse contexto aí os crentes na audiência a fazerem negócios com ele e não com os bancos da cidade em outras palavras os crentes audiências deveriam se preocupar em adquirir o que jesus tinha para lhes dar e não que o sistema bancário tinha paralisa oferecer jesus está dizendo faz o negócio comigo não com eles acho que muita gente precisa ver isso hoje tem um negócio comigo façam transações comigo tem um melhor relacionamento mais aprofundado comigo não os outros comigo comigo segundo concelho e que
não deixa de ser irónico jesus é extremamente irônico quando ele aborda essa igreja trabalhando a suas supostas qualidades e denunciando na verdade a verdadeira falta delas segundo concelho a concelho de que de mim compres vestiduras brancas para investidores a fim de que não se veja a vergonha da tua no deus para que não seja manifesta vergonha da torno de si em vez de se preocupar em investir os trajes finos feitos de lã negra pelos quais não dissera conhecida e com as demais vestimentas comercializadas pela indústria a retê sítio da cidade que é muito rica oswald
senses eles deveriam vestir as vestes brancas que jesus tinha para lhes oferecer as quais parecem representar conforme lemos apocalipse capítulo 19 versículo 8 os atos de injustiça dos santos em outros termos os crentes audiências deviam ver se despir se de suas roupas de injustiça e auto-suficiência as quais eram pecaminosas e deveriam vestir se com as vestes de justiça de cristo o único que tinha e que tem poder para remover os pecados dos novos sensores e purificados de toda injustiça e o único que também tem poder para remover os meus e os teus pecados e ele
já fez isso pela cruz do calvário a cerca de dois mil anos atrás o terceiro concelho a concelho team também que de mim compres colírio para os giros os olhos a fim de que vejas como já dissemos a odisséia era conhecida por fabricar uma famosa pomada usada para curar doenças oftalmológicas conhecido por frígio ela era muito famosa por isso viu pessoas de cidades vizinhas distantes para se curarem das vistas ali onde sé porém apesar de ter um ótimo centro médico especializado nuno problema nos problemas de vista ou no tratamento o desempenho dos problemas de vista
a igreja não conseguia enxergar os seus próprios problemas espirituais que estavam à distância de um palmo dos seus olhos eles estavam espiritualmente cegos jesus diz 'vocês são famosos por tratar as vistas físicas dos outros mas vocês espiritualmente estão cegos não enxergam nada debaixo do nariz de vocês vocês não sabem que são miseráveis infelizes pobres cegos e nos cuidando dos outros mas não ver que vocês estão uma situação do estado bem pior do que o deles por isso aconselho que você se tratem comigo na minha clínica porque se você se tratarem comigo vocês voltaram chegando pra
casa amém a 4a 4a situação que encontramos a quarta divisão da nossa mensagem envolve a admoestação de jesus feita à igreja de login e senha e a que nos referimos aos versículos de número 19 até o versículo de número 29 quando falamos de a demanda está a demonstrar significa advertir alguém de maneira branda demais de maneira suave e de maneira bondosa não significa saber dos pecados de alguém e esfregá los na cara de alguém essa não é uma atitude cristã e nem bíblica a demostrar significa divertir alguém de uma forma branda cortez amorosa e nós
aprendemos aqui três lições como as admoestações de jesus feitas à igreja de nosso senhor primeira lição que nós aprendemos a demonstração de jesus é amorosa e pedagógica versículo 19 paty ano eu repreende disciplina a todos quantos amam e aqui a palavra grega usada para a disciplina é o verbo grego pai de eo que significa instruir treinar ensinar a disciplinar e corrigir em outras palavras jesus ao adn mostrar os crentes na essência está instruídos no caminho correto em que eles devem andar como um escravo na época acompanhava a criança e ensinava durante os seus primeiros momentos
de instrução dos primeiros momentos da sua vida então jesus está tratando essa igreja pecadora miseravelmente pecadora de uma forma caridosa de uma forma amorosa e de uma forma pedagógica está dizendo eu quero excluir vocês andarem no bom caminho é um jesus que ama esta igreja apesar desta mesma igreja ter virado as costas para ele como nós já vemos em seguida versículo 19 parte b segundo ele são a demonstração de jesus era também visa a transformação 25 19 para tv que diz se foi generoso e arrepende c pois zeloso e arrepende de jesus ele não a
de motores audi sensus porque queria destruí los e humilhá los nada disso ele usava e mostrou porque queria vê-los transformados e aqui me permitam abrir um parêntese nessa fala meus queridos essa palavra está sendo empregada creio eu porque há um deus que nos ama e que quer nos ver a cada um de nós transformados e restaurados não é a palavra não são palavras de um deus de ódio mas palavras um deus que nos ama mas que é justo todavia e que por ser justo nos amar ele quer nos corrigir e quer nos encaminhar nas suas
emendas nas suas veredas por isso recebam essa palavra como sendo uma palavra finda de deus diretamente da presença dele e da sua boca a terceira lição a demonstração de jesus é persistente versículo 20 parte do eixo que estou à porta e pato aqui o verbo grego para a palavra bater vem do grego cru que ele aparece no presente do indicativo que portanto pode ser melhor traduzido como estou batendo ou estou batendo continuamente é como se jesus descesse traduzido de uma fã bem literal eis que estou à porta e continuo batendo eu estou batendo e eu
não paro de bater é e embora a igreja lowndes em se tivesse desistido de jesus eu tivesse colocado é para fora de suas portas e de suas vidas jesus por outro lado não desistiu da igreja que havia desistido dele a igreja colocou para fora ele do lado de fora bate ele dizia eu continuo batendo e eu estou esperando vocês abrirem e eu quero entrar vocês desistiram de mim me colocaram para fora mas eu quero fazer parte da vida de vocês afinal de contas mesmo porque não existe igreja cristã a verdadeira sem cristo essa igreja tinha
tudo o aparente medidor e cassol não preciso de nada talvez deveriam ter naquela época claro que eu estou sendo anacrônico estou mostrando brincando aqui é claro talvez deverão ter um ponto mais maravilhoso talvez os efeitos especiais com maior estrutura os melhores cadeiras com os melhores ar condicionados que tinham tinham tudo perfeitamente mas só um tinha um detalhezinho cristo estava eu acho que é o que pode acontecer mais triste com a igreja tem muitos tempos tem pastores até cultos até conhecedores da palavra até doutos até tem uma empresa muito grande tem uma série de qualidades igrejas
ricas mesmo materialmente falando mas muitas vezes pode ocorrer não estou generalizando estou explicando citando exemplos pode ocorrer de uma igreja rica materialmente ser pobre que porque falta lhe o principal cristo como senhor reinando no seu culto na sua vida no seu dia a dia e assim por diante jesus falava fez me colocaram para fora mas eu estou continuamente batendo na porta e quer entrar na igreja do céu desistiu de cristo mas cristo não desistiu dela que coisa né que eles são de amor porque quando eu leio nos evangelhos que jesus ele deixasse 99 ovelhas ali
não é por isso que ele vai atrás daquela que se diz garra ele vai atrás daqueles que muitas vezes desistiram viraram as costas para ele porque encaramos os fatos irmãos nós servimos a um deus que nos ama e nos ama o que não quer dizer que seja conivente com os nossos pecados não estou dizendo nada parecido com isso nem sugerindo nós servimos um deus que nos ama quarta edição a demonstração de jesus exige uma resposta versículo 20 parte se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e se a lei
com ele e ele comigo embora jesus desejasse muito fazer parte da vida dos crentes onde senses ele não iria impor essa comunhão com ela baixo a parte que cabia jesus é bater na porta a parte que nos cabe que cabe à minha você é virar a maçaneta abrir a porta e deixar jesus entrar o jesus é tratado nesta carta meus irmãos endereçada aqui a igreja que norteia e se jesus não coage persuade ele não força convence ele não violenta argumenta ele não rouba porta ele toca a campainha e a única coisa que ele requer de
nós é que apenas viremos a nossa maçaneta da nossa vida do nosso coração e do nosso ser e permitamos perguntamos a ele que entre e faça morada em nós e nos abençoe e nos transforme para a sua glória finalmente estamos caminhando aqui para o final a aprendemos aqui nos versículos 21 e 22 a promessa de jesus feita ao vencedor dirigida primeiramente aos crentes vencedores da igreja de nosso senhor mas depois por extensão a todos os verdadeiros crentes de todas as épocas lugares denominações igrejas e assim por diante a promessa feita por jesus possui endereço duplo
como nós mencionamos primeira grande onda de seia e aos demais cães e vejamos o que diz o versículo 21 sobre esta promessa ao vencedor da aguieira sentar se comigo no meu trono assim como também eu venci me acertei com o meu pai no seu trono que essa promessa de jesus meus irmãos é feita a todos os crentes fica claro quando lemos o conselho de paulo a timóteo por exemplo em segundo timóteo 2 12 onde ele diz se perseverarmos também com ele reinou - portanto apesar de não receber o único elogio de jesus a igreja de
onde sai a recebe apesar disso a promessa graciosa do mestre de reinar juntamente com ele caso acatasse azar demonstrações do senhor a promessa de bênção de vitória de restauração ele está condicionada à transformação de vida dos crentes ou 16 e o mesmo crew continuam a ocorrer nos dias de hoje visto que deus não dou e tão pouco a sua palavra e deus continua a agir da mesma forma ele nos ama enquanto igreja mas não tolera que vivamos especialmente excluindo ele de nossas vidas vivendo de uma forma diferente que não glorifique e não exalte o seu
nome diante disso meus irmãos eu quero compartilhar e agora sim já estamos concluindo em vista de tudo aquilo que dissemos até aqui eu quero compartilhar apenas poucas lições rapidamente cinco lições que crew que já tenham sido destacadas na nossa fala mas gostaria apenas de mencioná las de uma forma talvez mais prática pelo menos cinco lições entre outras podem ser extraídas deste texto de apocalipse 3 versículo 14 a 22 primeira lição a igreja de laudicéia é criticada por jesus por sua indiferença em relação às questões espirituais jesus disse nem é frio nem quente quem dera fosse
frio ou quente sabe aquela igreja aquele pessoal que fica em cima do muro que nem uma coisa nem outra né eu já disse aqui algumas vezes aqui que tem crente que gosta de ser crente mesmo gostar ela meia calabresa você pode pedir essa pizza você no final de semana e tudo sem nenhum problema mas não devemos ter ou levar uma vida semelhante a esta isso me faz pensar na belíssima e atual fala de elias quando eles dizem primeiro reis 18 até quando vocês viveram colchão entre dois pensamentos o senhor é deus sirvam lucival sirvo a
igreja gláucia ela é bem diferente não era nem quente nem frio não é nem oito nem oitenta não estava mais ou menos ali na na meiuca como diz o outro e essa ilustração do seu caráter espiritual jesus distrai das fontes de águas termais que quando chegavam na cidade visto que ela não tinha um centro de abastecimento de água é próprio chegavam mornas e jesus diz a vida de vocês está igualzinho essa água que você se evitar mais ou menos pessoas em diferentes pessoas que sofrem pelo evangelho nem dão a vida pelo evangelho leva uma vida
de qualquer jeito eu vou tocar a vida do jeito que dá pra ver como que fique vai assim mesmo tudo bem jesus disse não não temos que nos decidir aliás o texto lido no início deste culto um pouco antes da mensagem foi muito propício de josué no texto de a no capítulo 24 de josué se vocês querem servirão aos outros deuses tudo bem mas eu ea minha casa serviremos ao senhor decidido não vou ficar ali no meio eu vou eu já tomei uma decisão ea minha decisão envolve cristo jesus ele faz parte da minha vida
e ponto final segunda lição à igreja da aldeia é criticada por jesus por sua auto-suficiência versículo 17 partilhar pois dizia estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma irmãos uma igreja ou crença um pastor seja lá quem for pode ser a função do não importa é crente dizer eu não preciso de nada não soa bem aliás é uma coisa que não combina com crente é arrogância é um pastor falar pra ovelhinha você sabe com quem você está falando desse modo a igreja de londres é como nós dissemos é criticada por jesus devido à
sua auto suficiência terceiro ponto a terceira lição que nós podemos aprender desse texto é que a igreja de 9 senha é criticada por jesus pelo desconhecimento de sua condição espiritual o versículo 17 parte mendes e nem sabes que tuas infeliz sim miserável pobre cego e no meus queridos como nós havíamos dito antes na nossa fala além de ser um problema em si o fato de a pessoa ser miserável espiritualmente falando problema ainda maior do que este é o fato dela ser miserável e nem saber da sua condição espiritual esta era exatamente a situação da igreja
de laudicéia ela não somente era infeliz e miserável mas ela não tinha a menor noção a menor consciência de que era e essa é uma questão absolutamente triste que nós encontramos na história dessa igreja em quarto e penúltimo lugar a igreja de longe senha é conclamada ao arrependimento o versículo 19 parte p afirma o exige sepois zeloso e arrepende apesar de todos os problemas que esta igreja autossuficiente tinha ainda assim ela é conclamada pelo seguro ela é ordenada pelo senhor a se arrepender a ter uma mudança de vida isto significa que nem tudo estava perdido
para a igreja de laudicéia e permita-me dizer também que nem tudo está perdido pra você que ouvi hoje esta mensagem se você se arrependeu de seus pecados e se voltar para deus ele também é poderoso para perdoá lo para transformá lo em paz restaurado para a sua glória finalmente em quinto e último lugar a igreja de laudicéia é objeto do amor persistente de cristo o versículo 2143 diz eis que estou à porta e bato se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e sair com ele e ele comigo como
eu disse para os irmãos alguns minutos antes aqui o verbo bater nele aparece no presente do indicativo e transmitir a ideia de bater contínuo mais uma vez reitero jesus ele não desistiu da igreja que havia desistido dele e que o havia colocado para fora de suas portas então gostaria que você soubesse tivesse noção consciência nesta noite de que apesar de hoje você muitas vezes temos desistido ou termos pensado em desistir talvez de cristo na igreja dos seus caminhos da sua palavra do seu reino dos seus valores todavia o cristo de notícia que é o cristo
dessa igreja cristo e à sua igreja da noiva como um todo ele não tem desistido de mim e de você e nós somos gratos a ele por isso que esse deus que trouxe uma mensagem dura mas ao mesmo tempo graciosa para a igreja de outro senhor que esse mesmo deus possa viver agile permanecer vivo no meu e no teu coração nessa noite a mim que deus abençoe a todos em nome de jesus