que nos sintamos todos acolhidos pelo seu infinito amor pela sua misericórdia para que cada um de nós saia daqui nesse momento de comunhão e fraternidade mais fortalecido mais inspirado mas nutrido para que a gente possa fazer no mundo do trabalho que nos compete é pra mim é uma alegria estar aqui pela primeira vez o bezerro embora morando aqui em são carlos é uma alegria estar aqui entre corações conhecidos em três corações adquiridos também por conta das atividades que a gente vai tendo movimento espírito da cidade e que jesus possa então nos inspirar a todos nesta
noite em que falaremos de um tema no que diz respeito à nossa experiência religiosa capital todos nós na busca que fazemos aqui na casa espírita no espiritismo como em qualquer outra experiência religiosa buscamos fundamentalmente estreitar a nossa relação com o credo estreitar o nosso processo de comunhão com ele alargar os nossos horizontes de alma de mente de sentimento a fim de podermos perceber melhor a presença divina em nós em tudo o que não serve esta é uma das finalidades primordiais senão a finalidade primordial da nossa busca espiritual como também da nossa própria jornada evolutiva estreitarmos
os laços com o criador percebemos ou ampliamos a nossa capacidade perceptiva a fim de que vejamos essa presença divina que está em toda parte como aprendemos com a doutrina espírita não é o criador apenas transcendente maior que a criação antecedendo a criação é ele também é imanente ou seja faz se presente em toda a criação está em toda parte como aprendemos no livro a gênese como aprendemos no livro dos espíritos através do do cosmo universal que permeia que perpassa que envolve toda a criação o criador espalhou espraia sua presença o seu pensamento o seu sentimento
alcançando todos os seres da criação e o processo de evoluir o processo de evolução nada mais é do que cada vez mais a partir do nosso esforço do nosso processo de purificação espiritual estamos habilitados a perceber essa presença nos conectarmos a ela e nos harmonizarmos a sua vontade construindo portanto um futuro de paz e de felicidade algo efetivamente duradouro por isso talvez tenha resumido jesus no sermão do monte em uma das bem aventuranças esse processo todo de jornada de ascensão do espírito de purificação da alma em busca de ampliar a sua percepção para o criador
jesus virá bem aventurados os puros de coração porque verão a deus então a nossa reflexão nesta noite vai girar em torno da busca dessa pureza ou desse estado de alma que nos permita nos relacionar com deus de maneira mais intensa que nos permita perceber o melhor ao redor de nossos passos ou atuando em nossa vida como poderemos chegar lá o que é de fato essa pureza que buscamos na nossa experiência religiosa na nossa busca espiritual que nos levará essa condição de sermos capazes de ver a deus é mais do que isso o que seria isso
vê deus como vê lo onde vê lo então basicamente o que nós trouxemos aqui esta noite será conduzido estará guiado fundamentado nessa fala de jesus trouxemos uma mensagem do benfeitor e mano que se encontra no livro religião dos espíritos a qual lidamos esse dia esses dias e achamos muito santi na qual ele justamente comenta acerca de se ver se desdobrando a partir da perspectiva do evangelho da própria vida do cristo o que seja essa pureza que nós almejamos e o que seja esse processo de interação com o criador na qual seremos cada vez mais capazes
de vê-lo de perceber mas antes de adentrarmos propriamente na mensagem e na reflexão em torno deste versículo é preciso que busquemos ali no livro dos espíritos algumas questões algumas perguntas de kardec vamos ajudar a entender melhor o que jesus propunha com esse ver a deus minha pole logo no início do livro dos espíritos que está dedicada a refletir em sua em torno da figura divina principalmente nas questões 10 e 11 na questão 10 cada que faz uma pergunta interessante pergunta ele pode o homem compreender o de tratar a natureza íntima de deus ou do criador
ou seja pode podemos nós na condição em que estamos de humanidade apreender penetrar profundamente na natureza divina ter uma visão global abrangente do que seja o criador e os espíritos respondem então não falta me para isso um sentido ou seja está nos dizendo que um dia desenvolveremos capacidades sentidos tais que aumentando a nossa capacidade perceptiva nos permitirão ter uma visão entendimento mais profundo do criador estão dizendo implicitamente também que na medida em que fomos progredindo e alcançando os sentidos que agora nos falta mas que um dia poderemos alcançar a gente vai se tornando o apto
para ter essa visão esse entendimento melhor do que a do então eles já nos dizem que esse processo de ver o criador de nos aproximar de um entendimento mais profundo do criador está intimamente relacionado com o nosso próprio processo de evolução se quisermos de fato ver a deus como jesus disse se quisermos de fato entender o melhor é preciso que envia estamos em progredir e avançar espiritualmente desdobrando desenvolvendo faculdades outras da nossa alma que ainda desconhecemos mas quer que estão na forma de sementes gérmens como gosta muitas vezes de dizê-lo dani descobrir as faculdades e
potencialidades imensas que dormitam em nós e que esperam o nosso compromisso e esforço a fim de que possam germinar e florescer e frutificar como agricultor que zela pela terra é preciso que cuidemos quem estamos na terra na seara de nós mesmos é o que a resposta deles implicitamente nos diz isso e poderíamos desdobrar mais qual é a capacidade de concisão dos espíritos superiores mas a questão seguinte ver então complementar é interessante isso como kardec tinha essa perspicácia no perguntar a capacidade de perguntar né ele conseguia em montando as perguntas de um modo que uma fosse
complementando a outra que no final ele alcançasse o que desde o início ele estava querendo alcançar em um momento até que os espíritos falaram falaram pra ele assim agora você chegou a pergunta que você queria depois ele ter feito umas três ou quatro anos são eles adoram chegou à pergunta o que você queria ou seja ele faz todos dentro do sal no tróia 8 o que é a característica de um filósofo de uma mente lúcida racional é construindo isso a fim de que pedagogo que era também fique mais claro o processo então a pergunta seguinte
vem complementar à anterior não está satisfeito digamos assim ele pergunta então será dado um dia já que não é agora será dado um dia ao homem penetrar o mistério da divindade do criador e então os espíritos respondem o que está muito relacionado com o nosso assunto sim quando não estiver mais obscurecido pela matéria quando pela sua perfeição pelo seu aperfeiçoamento se aproximar do criador então verá e o compreenderá então associando aquilo que já vimos desdobrado o processo de aperfeiçoamento como caminho necessário para que a gente desenvolva as habilidades para perceber melhor o criador e aprofundadas
por conseguinte a nossa relação foi desenvolvendo novos sentidos novas percepções que nos permitiram ver e compreender o criador hoje que o verá que é muito mais do que simplesmente o conceito de visão física é a apreensão é entendimento ver e compreender mas dizem eles a um obstáculo para isso é um obstáculo e qual o obstáculo o obscurecimento da matéria porque aprendemos também com a doutrina espírita que evoluir espiritualmente é desmaterializar se é cada vez mais fazer com que a natureza espiritual sobrepuje sobreponha se à natureza material é desapegar-se das paixões materiais e desenvolva vir expressar
todos os nossos potenciais espirituais portanto evoluir é desmaterializar sem outras palavras um free ficasse porque aqui nome ou que nome recebem os espíritos que chegaram ao final deste processo que já se desmaterializa hram por completo na escala espírita receberá o nome de espíritos puros espíritos puros aqueles para os quais a matéria já não exerce qualquer tipo de influência não estão mais sujeitos ao apego às paixões e 7 podem encarnar com um marco no caso do cristo no entanto a título de emissão não mais de necessidade a encarnação não lhes é mais uma necessidade porque já
se purificar o que nos projeta uma outra questão muito similar à questão 244 quando o kardec pergunta de maneira mais direta os espíritos vem a deus ea resposta dos benfeitores é os espíritos superiores o vêem e compreendem os inferiores no caso nós um adivinham e o centro então nós vamos como que tá tendo ainda comendo pelas bordas no que diz respeito a deus entendendo um atributo é que o tributo outro tributo aqui mas ainda uma visão muito parcial muito fragmentado do criador quanto mais elevado superior é o espírito no entanto mas ele tem uma visão
de conjunto ver e compreender é isso que tá certo modo sintetizado nesta simples fala de jesus tudo isso que o espiritismo agora nos explica falando que esse processo na verdade é um processo de muitos e muitos milênios jesus conversou nesta fala bem aventurados os puros de coração porque verão mas é óbvio que isso é um processo gradual poderemos a partir do nosso esforço cada vez mais pornôs purificarmos por vencermos em nossa natureza material e desenvolvendo ainda que de maneira rudimentar ainda que de maneira mais simples a nossa capacidade de perceber de ver o criador é
isso que buscamos com essa pureza de coração e é essa finalidade última de todas as tradições espirituais e religiosas que existem no mundo em trabalhando coração humano em purificando ajudando o espírito a purificar se nas vias do sentimento ajudá-lo a ampliar essa sua capacidade de percepção não é essa a pureza e da perspectiva do evangelho e da doutrina espírita se busca no evangelho por exemplo em qualquer busca religiosa mas nem sempre foi assim ou muitas vezes pra nós ainda nos perdemos no qs foco essencial ainda acreditamos que a busca religiosa se fixa muito mais em
questões de aparece exterior em uma aparente uma presença por exister i or uma questão de apresentação do que efetivamente nesta mudança íntimo e e se for um dos maiores digamos assim desafios um dos maiores questionamentos que jesus experimentou em relação à sua missão ea sua tarefa quando esteve conosco porque por exemplo a época de jesus o entendimento de pureza era outro o entendimento de pureza nessa relação com o criador era outro tinham eles aquela época várias práticas que na concepção deles garantia o indivíduo manter se nesse estado de pureza para bem se relacionar com o
criador em geral essas práticas estavam muito mais associadas a questões exteriores do que propriamente ao coração é uma mudança índia e várias vezes jesus foi questionado a esse respeito pelos fariseus pelos doutores da lei e muitas de suas parábolas de suas lições mais conhecidas nada mais eram do que respostas do que alertas para que despertassem os dessa incompreensão que diz respeito à pureza então por exemplo quantas não foram as vezes que jesus foi questionado pelos pares deus pelos doutores da lei por se aproximar de publicanos e pecadores de prostitutas e de gente e por quê
porque no entendimento deles a fim de manterem cultivarem a pureza não poderiam se aproximar daqueles indivíduos caso contrário se contaminariam perderiam a sua pureza várias vezes do evangelho você vai ver jesus tem pressionado os princípios mas porque ele come com publicanos e pecadores porque na mente no entendimento deles pureza estava relacionado muito mais com isso do que com a relação deles com aqueles indivíduos só para preservar a pureza deveriam se afastar deles e caso entrassem em contato com eles serão contaminados por sua empresa jesus foi quando foi questionado por exemplo antes das refeições porque não
fazia o processo de lavagem de mãos e veja não tem nada a ver com higiene não é a lavagem de mãos no sentido de higienização lavagem de mãos ritual com todo um ritual que se tinha de lavar tantas vezes na ordem na sequência na direção ele era apaixonado porque queria mostrar na casa gente isso porque era oxi não concebia entrar na casa de gente sentar se à mesa com publicanos e pecadores porque sentar se à mesa era símbolo de comunhão de intimidade estando com eles portanto a mesa estaria partilhando da sua empresa mas jesus como
que fazia questão de ir de encontro um sentido de questionar essas práticas começando a renovar o entendimento da humanidade para a pureza legítima que se deveria buscar que deveríamos todos nós buscar fazia questão de estar com publicanos e pecadores de não atender 7 que certas práticas exteriores para mostrar que a pureza mais importante era outra e que aquela baseada em aparece muitas vezes escondia o verdadeiro problema muitas vezes levava a alma uma posição das mais complicadas na sua jornada espiritual que é da hipocrisia a boa aparência por fora ocultando como ele diz de maneira severa
em alguns momentos para os fariseus toda a podridão por dentro quando chega a lhe chamar de sepulcros caiados que eram pintados por formas que por dentro escondiam o aguardavam a rapina podridão porque os sepulcros eram pintados por fora porque na concepção deles tocarem os e pouco lhes tiraria pureza por isso tentavam de branco a dizer há aqui um sepulcro e jesus navas estão muito preocupados com esse sepulcro com essa questão exterior esquece do sepulcro que há em vós mesmos pintam-se de branco por fora ou seja apresentou se com uma parente pureza das práticas pedrosos o
dízimo atendimento das práticas exteriores os sacrifícios do tempo mas se esquecer efetivamente do que essencial como disse certa feita quando foi é comer na casa de um fariseu que o havia convidado e que pensava em íntima mente consigo mais ele não há vôo as mãos antes de comer não seguiu o ritual e que ficou ainda mais impressionado quando ele acolheu uma mulher de conhecida a vida naquela cidade e deixou que ela lhe tocar seus pés lavar os pés ficou escandalizado e jesus então captando seu pensamento diz voz com de zeus estais muito preocupados em lavar
o teor do pop do prato insensatos que sois quem fez o exterior não fez também no interior então jesus pressionava isso para nos despertar para o fato de que a pureza legítima essencial a ser buscada não diz respeito a questões de aparência de interioridade não diz respeito ao contexto em que vivemos as pessoas com as quais convivemos mais do que isso diz respeito à maneira com a qual nós nos relacionamos com as pessoas que estão ao nosso redor com aqueles que convivem conosco mais do que o que fazemos de fato o sentimento a intenção com
que o fazemos é isso que tem mais importância do ponto de vista espiritual muitas de suas paradas portanto vão pressionar justamente isso por exemplo a parábola do bom samaritano que está em lucas capítulo 10 se a gente não conhece muito bem o contexto da época a gente não percebe que o fato do sacerdote e do levita terem passado de lago naquele caminho não se deve só indiferença está relacionado muito mais essas questões de pureza porque não sabiam eles que o indivíduo era aquele como voltavam de jerusalém tinha acabado de em jerusalém no templo jerusalém exercer
as suas práticas exteriores de religiosidade estavam portanto no estado de pureza y que não queriam perder porque era difícil recuperar é necessário uma série de práticas então quando eu vi aquele homem caído pensão consigo será que esse homem gentil será que o senhor judeu de onde s ó porquê fosse ele um samaritano fosse ele um gentio não judeu se tocar se nele perderiam a pureza ritual e como homem estava caído portanto inconsciente não era possível falar com ele para saber de onde vinha com seu sotaque que era melhor maneira de identificar alguém aquela época como
a sua face estava ferido estava todo coberto de sangue é difícil perceber a as suas feições como a sua roupa havia sido rasgada estava desde não poderia ver o perceber o tipo das suas vestes que eram as maneiras de identificar alguém aquela portanto aquele homem não era identificável não sabia quem então na dúvida pensando eles vão pode ser um antigo se eu tocar nele mais do que isso está ele sangrando não se poderia tocar em alguém sangrando naquele contexto por isso quando a mulher é moesch a descoberta fica desesperada porque se fosse outra pessoa que
não jesus estava em maus lençóis porque ela estava sangrando com o fluxo de sangue portanto é impura então todos esses questionamentos fervilhavam na mente dos sacerdotes do evita que por segurança zelando pela pureza na sua relação com deus resolvem passar de lá não passou nem perto porque existe até uma distância mínima pode se passar por exemplo em relação a alguém que estivesse morto uma distância de três corridas então se afasta e passam de lá acreditando que aquilo fosse a maneira de conservar a pureza e estreitaram a relação com deus ao passo que o samaritano considerado
herético que sinceramente não apresentava nenhum dos dos característicos de uma das características de pureza consideradas naquele contexto consegue parar olhar aquele indivíduo e ajudava derramado em suas feridas o azeite eo vinho o mesmo azeite o mesmo vinho que o sacerdote levita haviam acabado de derramar no altar do templo em oferta ao criador jesus implicitamente está dizendo quem conservou a pureza quem de fato adorou aprofundou estreitou sua relação com deus o que derramou o azeite houve no tempo e que manteve se distante dos irmão para conservar a pureza ou aquele que aparentemente sendo impuro levou o
azeite o vinho da compaixão e da misericórdia as feridas do seu irmão e adorou o criador no templo da fraternidade jesus por várias vezes vai questionar quem era mais puro quem de fato estava alcançando a pureza o sacerdote ou evita ou samaritano tido por impuros como no caso de lucas 18 a conhecida parábola do fariseu e do publicano fariseu publicando que vão ao tempo vão orar e o fariseu coloca assim então naquela postura de tururu de pureza dizendo graças te dou senhor porque eu não sou como esses outros homens adúlteros justus infiéis do dízimo de
tudo que faz jejum tantas vezes por semana graças idle enquanto o pecador tido pelos demais como impuro sequer olhava para o alto e dizer apenas tem misericórdia de mim senhor porque sou pecador jesus então complementa aquele tido por impuro desce justificado enquanto o outro apresentando se cercado marcado pela pureza ainda não havia compreendido a verdadeira relação então essa questão da pureza precisa ser por nós melhor entendida a nossa experiência religiosa é mais ou menos isso que mano vai nos convidar fazer parte dessa mensagem o que era para o cristo a busca dessa pureza mais do
que ostentar algo por fora o que era pra jesus purificarmos ele que vê em inverter a lógica antes a impureza tirar a pureza portanto puro se afastava da impureza do vício a fim de se preservar jesus sendo modelo sendo mais por ser que já pisou a terra e mostrar que o convite é para que a pureza se faça presente meio à impureza ao vício justamente para modificar a renovar o vício ea empresa veio convidar a enxergar aqueles que eram tidos por impuros com outro olhar a partir do nosso mundo interior purificado vermelhos também que embora
ainda presos ao vício as quedas chegaram a ser também alcançar também a purificação que já é a nossa meta jesus vem renovar por completo esse entendimento do que seja pureza e do que seja purificação então é uma notícia assim estudando a palavra do mestre divino recordemos que no mundo até hoje não existiu como ele ninguém com tanta pureza o canal carlos pois lembrar como jesus via no caminho da vida para reconhecemos com segurança que embora na terra sabe encontrar a presença divina em todas as situações e em todas as criaturas tão pureza é acima de
tudo uma questão de olhar um olhar que não se prenda nas aparências um olhar que nunca se esqueça da essência muito mais do que a forma de nos apresentarmos nos vestimos como fazemos especialmente as coisas por ele estará relacionado com a postura de alma e com a nossa capacidade de enxergar o próximo e o criador que vibra que vive que ama ele também enxergar em cada situação em cada circunstância a possibilidade de exaltar e de se fazer o bem isso é com jesus alcançará por isso renovar o olhar e passar a enxergar o mundo semelhante
às circunstâncias de maneira diferente passando a haver a presença do treinador então ele disse para muita gente a mais de doura lugar desprezível entretanto ele jesus via deus na humildade com que a natureza lhe oferecia materno colo e transformou a estrebaria num poema de escelsa beleza para muitos a manjedoura é algo desprezível ter nascido na manjedoura seria um marco feliz no entanto jesus fez da manjedoura uma missão de um brilho que não se perde a lição fundamental primeira no seu evangelho de amor a lição de humildade tirou de algo desprezível ao impuro a pureza da
presença do propósito divino para muita gente maria de magdala era mulher sem qualquer valor pela condição de oxigênio ea da com que se mostrava na vida pública no entanto ele jesus via deus naquele coração feminino ralado de sofrimento e converteu a e mensageira da celeste ressurreição porque viu nela algo para além da aparência não se detendo na impureza entre aspas exterior extraindo dela mensageiro do amor e da ressurreição como diria humberto de campos ressaltando essa escolha de jesus justamente é por madalena para dar a mensagem da ressurreição com o filósofo calçado ao pensador já deu
à humanidade uma notícia mais feliz do que ela a madalena quando disse ele vive por que jesus escolheu ela e não maria sua mãe não pedro e não tiago não já os que mais conviveram com ele porque justamente foi ela a que mais demonstrou essa jornada interior em busca da purificação queria ele consagrar isso para a posteridade nas palavras de semana o maior exemplo de transformação cristã maior até do que paulo isso é pureza é ver além de para muita gente simão pedro é homem rude inconstante indigno de maior consideração contudo ele jesus via 2
no espírito atribulado do pescador semi analfabeto que o povo menosprezava e transmutou em paradigma da fé cristã para todos os séculos imagina só gente olhando a pedro como ele arantes quem de nós acreditaria quem de nós imaginaria o triunfo de pedro se eu chegasse para o senhor disse aqui é que vai assumir daqui por diante o colégio apostólico indivíduo diz em semi analfabetos em recursos com a nossa incapacidade com a nossa ausência ainda de pureza de coração para ver mais além dificilmente conseguimos enxergar nele esses potenciais que jesus já havia para muita gente judas era
negociante de expressão suspeita capazes por si osas a dizê-lo de si mesmo no entanto ele jesus via deus na alma inquieta do companheiro que os outros - acabavam e estendeu os braços amigos até o fim da penosa deserção aqui o discípulo distraído se entregou e vigilantes jesus acreditou incentivou e estimulou judas até o fim na última refeição na última ceia quando jesus assume a condição do patriarca que era aquele que participam e dar o primeiro pedaço a pessoa que desejaria homenagear na refeição jesus participam e dar o primeiro pedaço a quem ajudas como dizer faça
o que fizer aconteça o que acontecer nunca se esqueça que tens aqui um amigo em gel que alguém que te ama ainda assim judas segue com seu intento com seu propósito e já no momento da prisão quando juntos a campanha aguarda que o prenderia como jesus recebe já sabendo da escolha do discípulo amigo a que veste quem poderia olhar aquele que ele trai e acolhê lo chamando de amigo quem poderia ver além das sombras transitórias dos equívocos das ilusões momentâneas que mais tarde ele se ajustaria já ajustou se inclusive na figura de joana d'arc jesus
enxergava amigo amigo para além de todas as sombras de todos e químicos é meu amigo para muita gente saulo de tarso era o guardião um intransigente da lei antiga vaidoso e perverso na defesa dos próprios caprichos contudo ele jesus via deus naquele espírito atormentado e procurou pessoalmente para confiar embaixada importante quem de nós enxergaria no perseguidor no torturador um coração disposto um coração habilitado a ser o maior divulgador do cristianismo a partir desses exemplos o que nós estamos vendo jesus não fugiu ao contato com aqueles que se equivocava com a fragilidade com vício dos discípulos
dos publicanos dos pecadores do equivocado dos perseguidores não essa idéia de pureza insular se numa falsa superioridade uma falsa compreensão de si mesmo considerando acima considerando se acima dos de maiores para jesus pobreza é justamente o coração que um pouco mais esclarecido vai ao encontro daqueles que ainda se perdem nas sombras de suas quedas para ajudar pureza é sobretudo uma nova maneira de enxergar em que o coração mais iluminado clareia também o nosso olhar a nossa percepção para circunstâncias para as coisas e pessoas ao nosso redor nós nos ajudando enxergar por detrás de tudo a
presença divina e extrair o bem que seja possível por isso tem uma mensagem no livro repuxo a capítulo 7 chamada pureza de coração é que o tema vai ser mais ou menos esse e que emana o bem feito vai falar exatamente isso o que é essa essa pureza que nós buscamos um coração iluminado declarei então o nosso olhar a nossa audição e nos faz enxergar as coisas de maneira diferente perceber o mundo e as pessoas que nos cerca de maneira diferente um coração iluminado que projectou uma luz e leste no cérebro sublimando os nossos pensamentos
um coração iluminado que daí por diante passa a fixar se no bem que é eterno e não mal que é transitório e que vê o alento sopro criador perpassando e sustentando a todos os seres isso a pureza de coração spitz arce se esforçar por enxergar o bem e alimentá-lo investir nele diante de cada circunstância de cada pessoa que cruza o nosso caminho é ver essa presença divina o nosso redor isso é purificar para tirando beijo tirando das nossas capacidades perceptivas todas as vendas todas as os mantos que ainda nos encobrem então a mensagem de manhã
é que vai se chamar escamas anule vinha de luz capítulo 149 e ele vai comentar aquele momento em que o apóstolo paulo após a sua conversão ainda mas que é visitado por ananias que lhe restitui a visão e diz o texto dos atos dos apóstolos que paulo sentiu como escama saíam e ele voltava enxergar é mano pego símbolo e diz assim têm sido os nossos sentidos as nossas potencialidades tem sido milenarmente fixadas encoberto mas por um revestimento venenoso de egoísmo de orgulho de insensatez de idolatria o criador então nos permite reviver o cristo nos permite
retornar a matéria nos dá novamente corpo com as suas potencialidades a fim de que por meio do nosso esforço é amparado pelo cristo possamos nós remover essas estampas que nos impedem de enxergar a vida ea presença divina ao nosso redor de enxergar o outro não que momentaneamente é mais do que pode vir a ser remover estas escamas isso é purificar o coração e como fazê lo nessa mesma mensagem refúgio capítulo 7 emanuel prossegue na fama bendita de louvarmos o bem lavar e mos os tecidos sutis da nossa alma alcançando a pureza de coração que ele
quer dizer como é que a gente pode ficar coração como é que a gente purifica alcança pureza real como jesus frisou tanto nas suas missões não por aspectos exteriores isso varia de acordo com cada religião de acordo com cada processo de oração mas sobretudo pelo exercício do bem da fraternidade do amor que estão cern o núcleo transformador de todas as religiões do mundo por meio da exaltação do louvor ao bem tudo que não seja possível através de palavras e ações e gestos vamos aos poucos lavando o coração vamos aos poucos tirando esse obscurecimento da matéria
com os espíritos humanos disseram que é o que nos impede de ver de penetrar a natureza divina aí me recordo de uma outra questão de o livro dos espíritos em que os espíritos não ser sucinto mas uma resposta tão importante questão 912 quando kardec como então fazermos para vencermos o domínio da natureza material não é isso que buscamos purificação espiritual então ele pergunta como fazê lo como vencer em nós o predomínio da natureza material com todas as consequências negativas e go smo vaidade o orgulho de tudo isto está relacionado com o nosso apego à materialidade
a natureza material e lhe fiz essa pergunta e resposta velha das mais curtas neles dos espíritos das mais curtas do livro dos espíritos respondeu eles apenas praticando a abnegação como purificar o coração como sobrepujar a natureza material e louvando bem praticando abnegação colocando nos a serviço porque talvez ainda não saibamos amar mas servir nós já podemos fazer e se está ao alcance de todos e é esse o caminho de purificação louvando bem de semana estaremos aos poucos do avan dos tecidos sutis da nossa alma alcançando a pureza de coração e alcançando a pureza de coração
percebendo melhor essa presença divina e aprendendo a realmente enxergar os nossos irmãos não nos deteremos nas suas imperfeições não julgamos que para mantermos puros devemos nos afastar dele pelo contrário se mais aprendemos demais entendemos mais convidados somos acv esse legado que jesus nos deixou sendo ele a alma mais pura em nenhum momento fugiu ao contato com aqueles que eram no mundo ou estava no mundo ainda impuros pelos vistos pelas paixões eu vejo como jesus inverte a lógica do pensamento de então e do pensamento que muitas vezes vibra um de nós é tem um uma uma
fala de mano está no livro passos da vida capítulo 35 intitulado questões de pureza é que ele vai dizer sim a pretexto de ser bom não desamparar isso mal a pretexto de ser humilde não te afastes do orgulhoso a pretexto de ser paciente não te diz francis daquele que ainda é impossível e é pretexto de ser caridoso não menospreze sou ingrato porque muitas vezes a luz da verdade no plano da verdade veremos que não éramos tão virtuosos assim que a nossa humildade a nossa caridade a nossa bondade a nossa paciência não eram tão grandes assim
e é justamente no contato com eles que de fato nós vamos consolidando porque já dizia kardec a vida social a convivência é a pedra de toque das virtudes não a virtude distanciada do desafio da aferição uma paciência que viveu apenas distante da impaciência não a caridade que viva apenas distante da ingratidão não a bondade que viva insulado distante da perversidade que ainda marcam muitos corações não a humildade que viva somente distanciada do orgulho é ali no convívio no meio disso que se forma que germina a pureza é do charter do pântano que nascem livres nos
livres então é preciso aprendemos a valorizar os charcos e os pântanos ou seja os aspectos difíceis dos nossos irmãos como uma oportunidade de exaltar o bem como ele vai dizer uma outra mensagem muito similar agora no livro mentores e seareiros capítulo chamado jesus e pureza se jogas ainda que para conservar a virtude deve se afastar do vício sim solar se distanciar elementos de jesus que foi ao mais puro que teve na terra e onde ele viveu com quem principalmente ele conviveu então ele prossegue não confunda pureza consolidam com isso lamento com 'presunção nem virtude com
de serviços porque o bem verdadeiro não consiste em se ocultar do mal mas em tomaram lá o mal como oportunidade para exaltar o bem para lição do dem a fazer diferente pra exemplificar algo diferente isso é o que a pureza não é afastar-se dos impuros mas é ir à convivência com aqueles que ainda se perdem nas suas dificuldades reconhecendo que nós também a semus para enfim consolidar de fato a verdadeira virtude em nós como diz jesus orando orientando seus tipos no capítulo 17 do evangelho de joão não peço que os times do mundo mas que
os livre do mal a proposta não é fugimos do mundo a fim de sermos puros como por muito tempo pensamos nos insulano é estarmos no mundo fazendo a diferença no mundo dando um sabor diferente ao mundo conservando a pureza no mundo não é isso que faz o sal faz preserva da corrupção pela presença do sal à distância não consegue cumprir o seu papel o sal só cumprir o seu papel só seremos sal da terra em contato com as dificuldades então veja como jesus inverte a lógica que seja pureza semana segue dizendo se purificar o coração
identificar as a presença de deus em toda parte não falamos no início deus não está lá aprendemos a doutrina espírita deus está em toda parte o que nos diferencia do cristo ele estando onde estivesse conseguia vê-lo porque porque era puro não exterior mente mas de coração essa é a finalidade da experiência religiosa como kardec sintetiza bem no capítulo 8 do evangelho segundo o espiritismo quando fala desse assunto ele disse o fim da religião que todas elas nossa experiência religiosa é aproximar a criatura de deus ora criatura não se aproxima de deus e não quando está
aperfeiçoando portanto toda criatura uma toda religião que não torna melhor o homem não cumpra o seu papel todas tendem a fazê lo mas a nossa relação com a religiosidade muitas vezes foge do que é essencial para fixar no que é secundário como acontecia o tempo de jesus muito presos estavam nas práticas exteriores e esqueciam da justiça da misericórdia da bondade estava mais preocupado se jesus ele é curar alguém não sabe do que com um indivíduo que precisava de amparo no sábado estavam mais preocupados com o fato do publicano ou do samaritano não adorar como adorava
do que em ajudar o irmão que o samaritano ajudou assim vale para nós como tem sido a nossa experiência religiosa tem renovado de fato a nossa relação com o semelhante tem nos farão feito ver o meu irmão como olhar mais branco identificando os pontos positivos vendo para além das aparências e das dificuldades momentâneas o potencial divina que a lei la ali está onde como desumano no livro fonte viva capítulo 30 todos nós trazemos em nós o gênio a divindade purificar o coração ou alcançar a pureza é nunca se esquecer que em todos a este gene
quem todos a essa condição então se for ficar assim o coração identificar a presença de deus em toda parte compreendendo que a esperança do criador não esmorece em criatura alguma seja deus não desiste de ninguém ninguém é e remy cível mente condenado para ele todos têm dele esse amparo essa esperança e porque seremos nós aqueles desistiríamos então do nosso irmão ele usando a todos e nos convidar mar também e perceber as que maldade o crime são apenas esses pinheiro e lama que envolvem o campo da alma o brilhante divino que virá fatalmente a luz então
coração puro nos dá o olhar do amor o amor ver para além do que é transitório o amor vê o futuro o amor ver para além da sombra do espinheiro transitório o diamante o brilhante que irá fatalmente à luz este olhar de uma mãe que não venha apenas o filho agora nunca perde a esperança em seu rebento porquê porque sabe do diamante que ela está imagina só quando não pudermos cada um de nós olhar para os nossos irmãos pressionado o criador com esse olhar de jesus como fazer trabalhando exercitando o bem eo amor e aprendendo
e servindo ajudando e amando passará na terra por mensagem incessante de amor ensinando aos homens que te rodeiam ter o charco em berço de paulo quem é aquele que está alcançando a pureza o que aprendeu a converter o charco ou haver no charco futuro berço do paulo não é isso que jesus via no charco do outro da vaidade de saulo o futuro berço do pão do alimento há muitas almas inclusive nós outros que estamos hoje via nas oscilações e fragilidades de pedro chá o pântano o futuro sustentáculo do cristianismo do evangelho em madalena aquele coração
perdido nas sensações e nos prazeres o futuro maior exemplo de transformação esse é o puro não se afasta não se em castela na presunção em uma falsa superioridade identificando apenas no seu irmão os vícios como se não estivesse mas aquele que vai em direção ao irmão no sentido de auxiliá lo ea entender que mesmo nas profundezas do pântano podem surgir lírios perfumados e puros para exaltar a glória de deus essa é a pureza que buscamos por meio do evangelho como guia como norteador da nossa ação nos convidando ao exercício diário tudo bem do amor e
do perdão temos aos poucos lavando purificando o nosso coração conquistando assim o olho de ver e ouvidos de ouvir para além das sombras transitórias o diamante divino que há em cada um de nossos irmãos que espera não a nossa crítica não a nossa reprovação não nosso menosprezo mas sim a nossa ação no sentido de ajudá lo a refletir a luz divino que há em todos nós felizes aqueles que assim o fizerem verão a deus em casa do irmão em cada passo de sua jornada terão encontrado enfim o norte a luz que todos almejamos uma grande
jornada da evolução que deus abençoe a todos e que possamos alcançar essa pureza essa singeleza de coração