Podcasts para o mestrado em Sociologia | EP. 1: As formas elementares da vida religiosa

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PET Ciências Sociais UFC
Abrindo nossa série de podcasts de preparação para o mestrado em Sociologia da UFC, hoje temos a exp...
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Olá Sejam todos bem vindos Eu me chamo de Eduardo sou bolsista do Pet de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará e hoje daremos início a uma série de Podcast preparação para o mestrado em sociologia da UFC 1 o podcast de modo geral abordaram as obras presentes no edital de seleção para o mestrado e darão ênfase nos principais aspectos de discussões presentes nos textos selecionados cada portcast será elaborado por um ou mais bolsistas aqui do Pet estará disponível tanto em uma plataforma de áudio quanto aqui no YouTube Desde já eu convido a todos para ficar
à vontade e deixar comentários em cada apresentação inclusive dúvidas em relação aos textos trabalhados Mas vamos responder o mais rápido possível abrindo Nossa série de Podcast Hoje discutiremos os principais aspectos da obra as formas elementares da vida religiosa de Emile durkhein me dando ênfase na introdução e na conclusão do texto visto que esses dois capítulos são os cobrados no edital e também são os maiores Capítulos do livro principalmente a conclusão e agora sim partindo para o início aqui da nossa apresentação do texto eu quero chamar atenção Para uma coisa muito importante que é o fato
de que para muitos intérpretes todo o km as formas elementares da vida Religiosa e foi o seu último livro publicado em vida consolida o movimento de transição da perspectiva do autor Como assim isso quer dizer que de certa forma colocar nesse desliga nesse momento da sua abordagem mais racionalista e positivista e está bem claro em da divisão do trabalho social e passa a se divorciar em aspectos mais simbólicos da vida social Mais especificamente aqui nesse caso da vida religiosa pra sempre ficar essa transição a gente pode retomar algumas palavras ditas Portal curte passos e tive
looks por exemplo que dizem que em as formas elementares da vida religiosa outro carne vai expressar traços intelectuais muito mais ligados ao o culturalismo por exemplo dessa forma deixando claro a sua desconexão com um monte de seus ideais traçados tanto ainda divisão do trabalho social quanto em as regras do método sociológico Esse é o primeiro ponto importante de se destacar a forma como dor carne muda sua abordagem essa mudança é possível ressaltar aqui ela não é total então do Camille vai trazer muitos desses traço ainda que as formas elementares da vida religiosa como a gente
vai ver mais na frente mas agora partindo para uma primeira prerrogativa do texto e a gente pode trazer a definição do objeto ou do fenômeno de estudo que eu dou carne toma aqui nesse livro isso vai ficar claro logo nas páginas iniciais do texto ou do caminho a enfatizar e sua busca essencial é entender a natureza religiosa do homem isso a pouco na mental aqui no texto a definição do Que Se Vai estudar e do que se pretende explicar e para traçar essa explicação para esse fenômeno colocar não vai tomar como Prefeito partir da religião
que ele considera mais primitiva e mais simples conhecido em sua época que no caso vai ser o totemismo australiano e a escolha desse grupo especial vai se basear em dois princípios fundamentais o primeiro como eu já falei diz respeito ao fato de esta religião perto aí ser uma sociedade simples e quando eu falo de sociedade simples Essa sociedade sempre tem o mesmo viaes lá da é simplesmente tudo o que me fala em da divisão do trabalho social ou seja não se trata de uma sociedade melhor ou pior do que as outras se trata apenas de
uma sociedade simples sem nenhum tipo de juízo de valor aplicado já o segundo princípio fundamental em que o do canal vai se basear nesse livro diz respeito à possibilidade de explicar aquela religião sem fazer intervir nenhum elemento de religião anterior isso em outras palavras quer dizer que o dor carne pretende partir de uma religião para ele é elementar ou seja sofreu poucas transformações sociais afinal faz parte de uma sociedade simples e por isso explicá-las será possível porque ela teve poucas transformações ao longo de sua história ela se trata por assim dizer na forma mais elementar
da religião o autor destaca ainda que as religiões primitivas se você invisíveis marcas de suas origens existe que possuem Tais marcas sobretudo as marcas de representações fundamentais e das atitudes rituais e de que todas as religiões podem ser comparadas Pois todas possuem elementos comuns ele vai entender que perceber os fenômenos que possibilitam as religiões primitivas ser impossíveis significado de impossibilidade de generalização da natureza religiosa numa para resumir em poucas palavras o que eu acabei de dizer e para deixar mais claro ou do Camille vai passar a estudar uma religião que para ele é de uma
sociedade mais simples e ele vai generalizar os resultados desse estudo para outras religiões em outras palavras para todas as religiões porque para o próprio Durkheim as religiões Têm muitos traços em comum senão todos e isso faz possível que se generalizar e Há no entanto uma grande observação necessária ser feita aqui o objetivo tudo que o time não é descobrir um da região começa Afinal como apontado pelo próprio autor todas as instituições humanas não começam em parte alguma o que se trata portanto e olha só que interessante e que importante se destacar esse trecho o que
se trata é de discernir as causas sempre presentes que dependem as formas mais assenciais do pensamento e da prática religiosa isso é muito importante trata-se do Objetivo central do crime repetindo de serem as causas sempre presente de que dependem as formas mais essenciais do pensamento e da prática religiosa a partir disso e ainda na introdução ou do carne vai apresentar uma conclusão prévia para essa questão Ou seja a de que a religião é uma coisa eminentemente social o que fica claro na seguir o texto "as representações religiosas são representações coletivas que exprimem realidades coletivas os
ritos são maneiras de agir que só surge no interior de grupos coordenados e se destinam a suscitar manter ou refazer alguns estados mentais desses grupos" e os todas as religiões primitivas vai quebrar a ideia de Deus como elemento Central para a formação da mentalidade Religiosa e vai colocar em evidência por sua vez o culto como principal mecanismo formador da religião em palavras mais com cinzas podemos dizer que toda a vida religiosa pressupõe o culto e seu papel não é de simplesmente ser um sistema de signos pelos quais A festa está no existir realmente ele é
o conjunto dos meios pelos quais ela se cria e se recria periodicamente é a sociedade que o eleva acima de si mesmo Outra ideia desse conflito pelo do time reside na individualidade da crença para o autor a religião não pode ser definido apenas pela crença individual e coloca a religião como dependente da comunidade Sagrada que liga os crentes em uma mesma fé e o mesmo culto em outras palavras em uma mesma igreja a ideia de sociedade portanto e na religião refletindo todos os seus aspectos mesmo aqueles mais lugares e repulsivos para do crime essa essência
da religião está na distinção da realidade em duas outras realidades distintas a esfera Sagrada e a história profana o que fica claro no seguinte trecho do texto "todas as crenças religiosas conhecidas sejam elas simples ou complexas apresentam o mesmo caráter comum suponha uma classificação das coisas reais ou irreais e que os homens representam em duas classes ou gêneros opostos designados Geralmente os dois termos de fios que as palavras sagrado e profano traduzem bastante bem" à espera do Sagrado portanto é construída a partir de um conjunto de coisas e crenças e de rios que formam o
certo unidade que podemos chamar de religião a história do profano por sua vez o oposto disso pode ser resumida as atividades cotidianas que estão fora da esfera religiosa dentro da sociedade estudada ou seja do totemismo do carne vai destacar que o totem enquanto símbolo do identificador do grupo era representado em diversos objetos que passaram a ser considerados sagrados dessa forma diante dele ou seja diante do totem ou dos objetos considerados sagrados os indivíduos tinham que adotar comportamentos religiosos outros o do Carmo destacou ainda que requisitos poderiam ser tanto hits negativos ou seja hits relacionadas às
proibições como também ricos positivos ou seja hits relacionados a deveres religiosos disso se entende que a esfera religiosa do Sagrado Se estende para diversos aspectos da vida cotidiana dos indivíduos afeta diretamente sua vida em sociedade ainda associado a religião dentro da obra ou do Carne também pro móvel a discussão acerca da teoria sociológica do conhecimento isso vai ficar claro principalmente na conclusão do texto de forma geral ou do carne vai entender que a religião enquanto instituição humana mais primitiva moda tanto a ciência como outras formas de conhecimento e o modo geral do carro vai sustentar
a tese de que classificamos os seres do universo porque temos um exemplo das sociedades esta tese foi elaborada junto com o mar seu bolso e fica claro em as formas elementares da vida religiosa quando do crime demonstra que eu tô até mesmo como em qualquer outra religião todos os seres eram classificados ou na Esfera Sagrada ou na Esfera profana dessa forma a religião forneceu algum homem critérios para que ele formulasse classificações e ordenamentos para as coisas do mundo bom então movimento de categorização tem origem na religião em outras palavras têm origem na sociedade visto que
a religião faz parte da sociedade e visto que ambas as coisas estão intimamente relacionadas e são dependentes o resultado final desse movimento para a construção das primeiras explicações do universo aplicando as categorias do mundo religioso no mundo natural a discussão atrasada por Durkheim acerca do conhecimento tinha como objetivo superar o dualismo entre empirismo que entende o conhecimento apenas com base na experiência e o racionalismo que entende o conhecimento com ideias inatas do indivíduo ao fazer isso do Carmo entende que a vida coletiva também a responsável pela origem das formas de conhecimento humano algumas conclusões a
que podemos chegar da obra portanto é de que dor carne apesar de se desconectar de sua postura muito mais positivista ao dar lugar às discussões sobre símbolos e representações mão a postura Fundamental e foi Expressa em da divisão do trabalho social e as regras do método sociológico ou seja de que a sociedade explicam divido ao demonstrar que a religião tem um caráter essencialmente social e só se sustenta a partir disso logo ao se pensar na ideia de mudança de paradigma de Durkheim é importantíssimo você ter em mente de que ela não foi Total outro conserva
muitas de suas características clássicas sobretudo do ponto de vista metodológico Além disso ao estudar uma sociedade considerada por ele como simples chama atenção para a possibilidade de generalizar os resultados obtidos do estudo do totemismo para todas as outras religiões por fim e não menos importante do que Me promove é importante cima discussão da sociologia do conhecimento dando possibilidade para se superar dualismo entre empirismo e racionalismo argumentando de que é na religião onde se encontram as primeiras apresentações as explicações do mundo natural que por sua vez são promovidas a parte da esfera do Sagrado e do
profano é sempre importante se ter em mente que as formas elementares da vida religiosa não se trata apenas de uma discussão sobre a religião em si para Monte teórico a discussão feita por Durkheim sobre a sociologia do conhecimento é ponto fundamental da obra visto que seu resultado em momentos posteriores foi de grande importância para as bases do próprio conhecimento científico na modernidade e eu chego então ao fim desse primeiro podcast Fico por aqui e espero que tenha sido enriquecedor para vocês não deixe de nos acompanhar aqui no YouTube e nossa plataforma de áudio em nossas
redes sociais para ficar por dentro dos Demais Episódios da nossa série de Podcast eu aguardo aqui no YouTube comentário sem dúvidas de vocês e até mais [Música] E aí [Música]
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