04 Pérgamo - [SÉRIE]🇧🇷 O plano profético da Igreja nas 7 cartas do Apocalipse-Igreja Cristã Maranata

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Igreja Cristã Maranata
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[Música] e ao anjo da igreja que está em pérgamo escreve isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios Apocalipse Capítulo 2 verso 12 Olá eu lhe Saúdo com a paz gloriosa do Senhor Jesus Cristo seja muito bem-vindo ao quarto episódio desta série que aborda o aspecto histórico e Profético das sete cartas do Apocalipse neste quarto Episódio da série O plano Profético da igreja nas sete cartas do Apocalipse falaremos sobre a Carta à Igreja de pérgamo [Música] [Aplausos] [Música] Éfeso era a principal cidade da Ásia menor mas pérgamo era a capital desde 282
antes de crist era a sede do império romano na Ásia menor o nome pergaminho está relacionado à cidade de pérgamo devido à sua indústria de um pergaminho antigo que era preparado de peles de animais em pérgamo daí o nome pergaminho esse tipo de pergaminho era utilizado pelo povo para escrever aos seus livros havia inclusive aqui em pérgamo uma biblioteca que chegou a acumular 200.000 livros ou rolos aproximadamente isso nos tempos bíblicos do novo testamento os próprios Apóstolos mencionam nas suas Cartas a existência de pergaminhos que por certo eles usavam para escrever para as igrejas segundo
Timóteo capítulo 4 verso 13 o apóstolo Paulo dá uma informação assim portanto historicamente O pergaminho surgiu em pérgamo como uma nova forma de escrita essa forma de escrita foi para substituir o papiro do Egito que naqueles dias estava em fase de escassez e o período histó desta igreja é um período que vai de 313 a aproximadamente 600 depois de [Música] Cristo o período de pérgamo cobre os séculos qu 5 e a primeira metade do século vi como as portas do inferno não puderam prevalecer contra a Igreja com as perseguições trataram de corrompê-lo e colocá-la em
compromisso com o estado com isto foram introduzidas na igreja pagãos não convertidos e que conservaram parte das suas ideias religiosas esse paganismo introduzido na igreja foi tirando a força espiritual da igreja entre o martírio de estevon e a morte de antipas fica caracterizado o período do sofrimento dessa igreja ela tem seu início no período de Éfeso e termina em pérgamo com a grande perseguição de Esmirna essa perseguição foi caracterizada pelo massacre iniciado por Nero e concluído depois pelos seus sucessores pérgamo é uma palavra grega composta de um prefixo grego per que significa através de e
a palavra gamos que significa casamento Portanto o nome pérgamo significa através de casamento o que na verdade no sentido Profético ocorreu um casamento pervertido a igreja de pérgamo foi Envolvida Por uma manobra Inesperada do adversário porque ele usou o seu trono para oferecer à igreja uma trégua tão alme o envolvimento da igreja com o paganismo oficial do Império Romano foi tão patente que Constantino em 33 não teve dificuldade em fazer o casamento pervertido que foi a união da igreja com o estado a mistura do joio e do trigo dá seus resultados e ambos crescem junto
conforme afirmou o Senhor Jesus na parábola quando ele disse deixai crescer ambos juntos até a seifa cristianismo e anismo trigo e joio crescendo [Música] juntos vejamos como se deu o casamento pervertido sempre que no Império Romano havia uma rebelião as legiões do os exércitos Romanos conseguiam sufocá-la por se tratar de uma rebelião localizada numa determinada região do império porém o receio dos imperadores era que houvesse uma rebelião de cristãos pois estavam localizados em todo o império Além disso tinham receio de enfrentar um inimigo que não temia a morte então nos dias de Constantino o inimigo
mudou a tática Resolveu unir-se a eles para diluí-los como uma forma de destruí-los esse casamento da igreja com o estado se deu no ano 313 depois de. Cristo quando o Imperador Constantino promulgou o edito de milal ele proclamou o fim das perseguições aos cristãos que já vinham ocorrendo em diversas regiões do Império Romano deu também aos fiéis desta nova religião o direito de culto e de não mais Honrar o Imperador como uma divindade isso permitiu que Pagão se convertesse ao cristianismo através do batismo criando assim o slogan o Cristão se faz pelo batismo isso contrariava
o ensino bíblico de que o Cristão se faz pelo Novo Nascimento Constantino trouxe para dentro do cristianismo a massa humana afectada pelo paganismo milhões de pagãos penetraram no meio dos cristãos fazendo-os ficar dispersos para uma igreja que vai viver um contexto como este de união com o estado Jesus se intitula como aquele que tem a espada aguda de dois fios Apocalipse Capítulo 2 Versículo 12 Lembrando que a nossa abordagem está sendo feita no sentido Profético [Música] a expressão Trono de satanás é citada duas vezes no verso 13 do capítulo 2 segundo alguns comentaristas da Bíblia
essa citação refere-se ao fato de que pérgamo possuía templos dedicados a vários Deuses pérgamo foi um do mais mais antigo templo dedicado à religião do Estado um templo ao culto do ao Imperador havia em pérgamo também um templo a esculápio ou asclepion cujo Deus era a serpente as pessoas vinham a esse templo atrás de curas e a existência também em pérgamo de um templo muito suntuoso que era dedicado a Zeus uma divindade da mitologia grega todavia a expressão Trono de satanás no sentido Profético refere-se a quando o trono da igreja de Jesus passou a ser
ocupado por Constantino e depois por uma sucessão de líderes religiosos com prerrogativas de mandantes universais desde então eles se sentam até hoje no trono de Cristo na terra e elegem uma rainha para se sentar ao lado do Trono de Cristo no céu [Música] na carta a pérgamo é citado o nome de antipas um remanescente fiel que conservava a fé e confessava o nome de Jesus e retén o meu nome e não negaste a minha fé ainda nos dias de anpas minha Fi o qual foi morto entre vós onde Satanás habita Apocalipse Capítulo 2 Versículo 13
esta lealdade estava ligada ao nome de antipas a última testemunha do período do sofrimento em Smirna é interessante observar que o tempo Profético de Smirna que começa em Éfeso com Estevão e ainda existia e vai terminar em pérgamo com a morte de antipas aqui terminou Então o período Profético de Smirna Lembrando que a nossa abordagem está sendo feita no sentido Profético o joio em pérgamo está representado primeiramente pela doutrina de Balaão E isto é exatamente o que está ligado ao profissionalismo religioso ou menor de dizendo o profissionalismo interessado apenas no benefício material ou o ministério
que está voltado para o benefício material foi o caso de tetel que dizia à medida que as moedas tinir no fundo do cofre os vossos pecados serão perdoados mas também havia o joio em pérgamo ele estava também representado pelos sacrifícios da idolatria era o período em que foram criados os chamados padroeiros cristãos em substituição aos Ídolos pagãos para impedir que os cristãos feitos pelo batismo participassem das festas dedicadas aos Deuses pagãos outra representação do joio em pérgamo estava na doutrina dos nicolaítas o nome Nicolau o suposto criador dessa doutrina significa aquele que domina sobre o
povo segundo a interpretação de alguns estudiosos deste assunto as obras dos nicolaítas ainda em Éfeso consistiam em Criar e manter uma estrutura de casta sacerdotal ligada ao governo político Mundial nos moldes do velho testamento e esse governo seria exercido pela Igreja criar uma nação que pudesse governar o mundo partindo desse pressuposto isso vai consolidar mais tarde no regime do governo religioso e político existente na Idade Média que dominava Reis Príncipes e governantes o reflexo dessa doutrina vai se traduzir em tropeços também em intuições e tristeza que são os frutos do joio colhidos aqui em pérgamo
vejamos como o nicolaísmo vai se estruturar em bergab isso ocorre com a criação de governantes religiosos em várias regiões estratégicas por exemplo havia um em Roma outro em Jerusalém outro em Alexandria e outro em Cartago da Península Ibérica além daquele que ficava em Constantinopla aqui na Turquia assim se deu o processo de organização eclesiástica desde Constantino até Gregório I no ano 590 depois de Cristo passando pela queda do império romano em 476 depois de Cristo quando da invasão dos Bárbaros como as nações bárbaras não tiveram hegemonia de governo mundial então a estrutura eclesiástica existente já
estava preparada para assumir esse governo por isso a expressão as obras dos nicolaítas em Éfeso eram representadas pelo joio mas o joio cresce e em pérgamo se transforma em doutrina por isso a expressão doutrina dos nicolaítas o que em Éfeso era uma obra ou uma ideia dos nicolaítas em pérgamo vai se tornar uma doutrina doutrina rejeitada em Éfeso porém aceita em per [Música] amor a parábola que está relacionada com a carta pérgamo é a parábola do Grão de Mostarda Jesus se refere ao Grão de Mostarda como a menor das sementes e compara a fé como
um grão de mostarda Mateus 13:31 o Senhor Jesus diz é a menor de todas as sementes em Mateus 17 verso 20 ele diz quem tiver fé como um grão de mostarda Mas por que o grão de mostarda o que aconteceu em pérgamo em pérgamo a fé morreu ali não existe mais ou passou a não existir mais em pérgamo a fé semelhante ao grão de mostarda e a expressão marca o momento da morte da Fé quando no texto em Apocalipse diz ainda nos dias de antipas o grão de mostarda apesar de ser uma semente tão pequena
quase imperceptível ela tem no seu interior uma vida latente que é um mistério um mistério capaz de tornar em uma grande árvore e para que isso aconteça é necessário que a semente morra assim é a fé verdadeira tão pequena e intrínseca e que morre quando se exterioriza e o texto bíblico de Mateus capítulo 13 verso 31 a parábola diz assim o reino dos céus é semelhante ao Grão de Mostarda que o o homem pegando dele semeou no seu campo Esta é a obra do homem ele quer transformar a obra de Deus tão simples tão cheia
de vida em coisa exterior morta onde o seu campo é ocupado pelos seus interesses próprios o interesse da carne da vontade própria da desobediência da cultura da mentira da aparência da religião dos ritos e das liturgias o Anseio do homem é ver a sua própria promoção é liderar fazer crescer a sua organização mesmo que com recursos que venham de fontes que não são autorizadas pelo Senhor todas as vezes que o homem pega da semente da fé genuína e verdadeira e lança no campo do seu interesse a fé verdadeira morre para ele assim em lugar dela
nasce apenas uma estrutura de fé aparente exterior tal como uma grande de árvore a fé no período Profético de pérgamo ela naturalmente foi uma fé que se tornou teorizada passou a ser teórica intelectual racionalista preparando o homem e é uma religião para defender os interesses do anticristo que se identifica no último período Quando a fé se exterioriza a esperança com o senhor fica dispersa a partir daí ela se torna apenas filosófica se Jesus não se revelar a fé é apenas teórica a fé cristã hoje se tornou uma ideologia de poder Eclesiástico com o nome de
cristianismo como se vê na parábola do Grão de Mostarda que corresponde à carta pérgamo a vida da igreja em pérgamo foi dominada pelas aves dos céus que fizeram os ninhos para chocar os ovos do balanis da idolatria e do nicolaísmo voltando à parábola da da do Grão de Mostarda vemos que a fé era intrínseca em Éfeso e em Esmirna na forma de uma semente que foi semeada no coração da Boa Terra agora a fé se exterioriza em pérgamo numa fé extrínseca e apenas de aparato religioso para muitos a árvore deve abrigar ninhos porém devemos conver
que a árvore é para dar frutos e não para criar ou abrigar passarinhos que destróem e aniquila os seus [Música] frutos a ênfase da operação do Espírito Santo em pérgamo é o espírito de inteligência como Isaías Capítulo 11 verso 2 fala e repousará sobre ele o espírito de inteligência inteligência ou discernimento e vamos ver a confirmação disso no capítulo 2 verso 14 e 15 quando ele fala aborreço a doutrina de Balaão aborreço a doutrina dos nicolaítas e aborreço a doutrina da idolatria em pérgamo a operação do Espírito Santo de inteligência ou discernimento levou os fiéis
a não se deixar enganar pela estrutura eclesiástica dominante ainda que às custas de duras perseguições a esta igreja o Senhor Jesus fez quatro promessas A primeira é em breve Virei a ti e contra eles batalh com a espada da minha boca ali estava a profecia sobre a reforma religiosa do século X que viria mais tarde como uma promessa do Senhor de consolo para a igreja fiel quando a espada estaria na mão de Lutero depois a segunda promessa darei a comer o Maná escondido que é a palavra de Deus que deve ser revelada pelo Espírito [Música]
Santo a terceira promessa que o Senhor Jesus fez aos fiéis da Igreja em pérgamo foi dizer para eles darte Ei uma pedra branca esta expressão usada pelo Senhor Jesus em função de algumas versões existentes sobre este assunto uma delas é que a pedra branca era usada pelos jurados nos julgamentos para ar o réu absolvido foi exatamente isso que Jesus fez por nós quando ele nos justificou pela fé e esta foi uma das teses de Lutero na reforma religiosa do século X quando ele descobriu que o justo viverá pela fé e o que é notável é
que foi exatamente isso que o Senhor Jesus fez por nós ele entre condenar pelo pecado e absorv noos do pecado ele então absorveu noos do pecado e jogou fora a sentença que era contra nós e permaneceu na sua mão a justificação pela fé por isso somos salvos pela graça do Senhor Jesus e a quarta promessa que Jesus fez foi dizer que na pedra escreverei um novo nome esse novo nome é o nome daquele que está escrito no livro da vida e agora sim o Cristão é resultante de uma conversão verdadeira e não um cristão feito
pelo batismo a carta termina com uma exortação Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas Apocalipse Capítulo 2 verso 17 então encerramos aqui este quarto Episódio da série O plano Profético da igreja n sete cartas do Apocalipse e lhe esperaremos no nosso próximo episódio quando fala femos a respeito da Carta à Igreja de tiatira até lá a paz do Senhor Jesus [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] k h
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