saudamos os irmãos com a paz do Senhor Jesus Recebemos a todos com muita alegria nessa manhã também cumprimentamos aqueles que nos acompanham pela internet pela transmissão ao vivo da nossa igreja que a presença do Senhor esteja com vocês queridos nós vamos dar continuidade a nossa série de mensagens no livro do profeta Amós e nós vamos para o capítulo 3 do verso 3 até o verso 8 Amós Capítulo 3 do verso 3 até o verso 8 tem mais menino do que gente aqui nessa igreja Amós Capítulo 3 do verso 3 em diante andarão dois juntos se
não houver entre eles acordo o Jirau leão no bosque sem que tenha presa levantará o leãozinho no covil a sua voz se nada tiver apanhado cairá ave no laço em terra se não houver armadilha para ela levantasse ao laço da terra sem que tenha apanhado alguma coisa toca-se a trombeta na cidade sem que o povo se estremeça sucederá algum mal a cidade sem que o senhor o tenha feito certamente o senhor não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos os profetas o geral Leão fugiu o leão quem não temerá falou
o Senhor Deus quem não profetizará até aqui queridos a leitura da palavra de Deus Pai nós pedimos mais uma vez a iluminação do teu santo espírito para compreensão das palavras do teu servo Amós a quem o senhor revelou os seus segredos e que ele escreveu para que nós os soubéssemos também fala o nosso coração abençoa teu povo aqui reunido aqueles que nos acompanham a todos da tua graça em nome de Jesus amém queridos Na mensagem anterior nós vimos a nós combatendo aquilo que nós chamamos de a teologia do reino do norte como vocês sabem Deus
havia levantado a nós que era um pequeno agricultor ele cultivava figos e cuidava de rebanhos Deus o levantou lá de tercoa cidade onde ele morava na cidade no reino do sul chamado de Judá também e mandou aquele fosse ao norte para profetizar contra a nação de Israel e depois de conseguir a atração atrair a atenção dos israelitas anunciando o juízo de Deus sobre as nações vizinhas essas realitas aplaudiram quando a voz disse que Deus iria destruir os boabitas os amonitas os filisteus os fenícios tava tudo muito bem até que a morte foi estreitando o laço
e finalmente disse Deus vai fazer a mesma coisa com vocês vocês são povo de Deus o povo da Aliança o povo que Deus escolheu diante de todas as nações da terra mas vocês não têm andado nos caminhos do Senhor e a mo pronuncia o juízo de Deus contra o seu próprio povo a reação do povo é foi uma reação de incredulidade e aqui é que entra o que a gente chama da teologia do Reino do Norte eles tinham desenvolvido a ideia de que porque eles eram o povo de Deus porque Deus os havia separado das
outras Nações Deus haveria de tratá-los de maneira diferente na questão do pecado ou seja se eles pecassem receberia um tratamento diferenciado daquele que Deus iria dar aos pagãos aqueles povos que não temiam a Deus praticava idolatria e andava em outros caminhos a nós então chega no reino do norte exatamente para corrigir essa interpretação equivocada da Aliança de Deus com a nação de Israel Como eu disse eles pensavam que seriam tratados diferentes Afinal era um povo de Deus o povo da aliança Deus os tinha trazido para aquela terra todo mundo lembrava a história da libertação do
Egito através de Moisés eles eram os descendentes de Abraão Isaac e Jacó e haviam sido escolhidos de todas as nações da terra então eles esperavam no mínimo um tratamento Vip diferenciado que Deus haveria de fazer uma distinção entre eles e os outros povos na hora de lidar com eles a nós confronta isso dizendo que na verdade o fato de Deus tê-los escolhido de Entre todos os povos da terra trazia uma responsabilidade moral diante de Deus a ponto de que Deus tinha castigá-los por seus pecados pois o que nós vimos Na mensagem anterior Capítulo 3 verso
1 e 2 ouvir a palavra que o senhor fala contra vós outros filhos de Israel contra toda a família que ele fez subir da terra do Egito aqui o tema da libertação do Egito de todas as famílias da terra somente a vós outros os escolhi até aqui os israelitas concordavam com a morte só que o final da frase eles não concordavam portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades pelo fato de que eu escolhi vocês de que vocês são o meu povo é que eu devo punir vocês porque vocês levam sobre vocês o meu
nome vocês são conhecidos como sendo o povo de Deus e se vocês vivem na prática do pecado e eu não faço nada vocês vão isso vai dar a impressão de que eu concordo com os erros que vocês estão cometendo Então porque eu escolhi vocês é que eu devo castigar vocês para deixar claro que eu sou um Deus santo e Porque o povo tem que ser um deus Santo então isso foi o que Amós pregou aos ouvidos dos israelitas e Certamente eles não gostaram do que ouviram e a teologia do reino do norte estava raciocinando Né
tava tentando se justificar racionalizar para não aceitar aquela mensagem será que a voz era de Deus mesmo não é será que esse tipo de mensagem é que Deus manda uma mensagem dura contra o seu próprio povo procede do Deus que nos amou e que nos escolheu o profeta então agora se volta contra a dureza de coração da Nação de Israel e a incredulidade deles diante daquela daquela mensagem Eles não queriam acreditar naquilo que Moisés perdão que Amós estava anunciando e muito menos reconhecer os seus pecados e se arrepender deles e mudar os caminhos afinal ele
estavam vivendo um período de grande prosperidade o rei na época era Jeroboão segundo um estrategista militar com capacidades e habilidades financeiras e econômicas a nação de Israel viviam um período de grande prosperidade segurança com relação às Nações vizinhas por conta das suas vitórias na guerra Além disso antes de Amós e outros profetas já tinham Aparecido anunciando o juízo de Deus e os anos se passaram e nada acontecido havia acontecido Então porque aqui nós e seu raciocínio dos dos israelitas Por que que nós vamos acreditar nessa mensagem de juízo que a morte está trazendo contra nós
o objetivo desses versículos que eu acabei de ler aqui o objetivo de de Amós nesses Versículos é mostrar a seriedade e a credibilidade da mensagem deles apelar ao povo para que se arrependa antes do juízo chegar e o método que Amós usa aqui é curioso e é fazer várias perguntas cujas respostas eram óbvias e baseadas no bom senso e na realidade levando ao desfecho que ele queria o que a voz vai fazer aqui é parecido com o que ele fez no começo do livro que a gente chamou de armadilha de Amós ele primeiro começou dizendo
assim diz o senhor por três quatro transgressões dos fenícios eu vou não vou perdoá eles vão castigados os realistas disseram eles merecem povo ruinzinho Pensa num povo ruim manda bala Senhor Manda o juiz nesse povo a mal disse eu por três e diz o senhor três ou quatro transgressões ah morreus dos amonitas eu não perdoarei a o seu os seus pecados É isso mesmo senhor os amonitas é um povo Cruel Tá certo a morte está correto todo mundo aplaudindo a mensagem de amor e a morte foi e falou contra seu próprio povo Deus vai também
castigar os moradores do reino do sul de Judá É isso mesmo é um bando de presunçoso pensa porque são descendentes do Rei Davi porque o templo tá lá que eles são melhores do que nós Tem Que Ser castigado mesmo aí a morte disse eu vou castigar vocês também aí não então a morte foi fechando você fechando o ser e deixou os israelitas no canto e ele faz a mesma coisa que começa a fazer perguntas cuja resposta os israelitas concordariam eles entenderiam o argumento de amostra o argumento é basicamente o seguinte tudo que acontece nesse mundo
tem uma causa talvez você vai encontrar aqui uma das defesas mais antigas do que a gente conhece hoje em ciência como a lei da causalidade todo efeito tem uma causa então é exatamente que Moisés está dizendo aqui tudo que acontece tem uma razão por detrás eu não estou profetizando aqui sem uma razão e essa razão é que Deus me mandou se eu estou falando a vocês é porque Deus me mandou porque assim que as coisas funcionam no mundo Esse é o argumento dele aqui ele constrói na forma de nove perguntas colocando duas em pares né
duas perguntas em pares com exceção da primeira que tá no verso 3 e elas seguem aquele padrão que nós já demonstramos tudo que existe tem uma causa Essa é a lei que governa o mundo e essa é a lei que governa o mundo espiritual também então vamos ver como a morte desenvolvem-se argumento aqui a primeira pergunta tá no verso 3 andaram dois juntos se não houver entre eles acordo pergunta O Profeta ou seja Será que duas pessoas podem andar juntas se elas não tiverem antes combinado andar juntas aqui da ideia de uma viagem podem duas
pessoas viajar juntas se antes elas não sentaram para combinar o destino horário roteiro hora de saída e assim por diante ou seja se duas pessoas estão viajando juntas É porque tem uma causa antes elas fizeram um acordo elas combinaram elas trocaram ideia chegaram à conclusão e resolveram juntas aqui é claro a voz já está prenunciando o que ele vai dizer Israel e Deus só andam juntos porque houve um acordo que é a doutrina da Aliança que amostra tinha falado no verso 2 eu vos escolhi de entre todas as nações da terra Exatamente porque Deus escolheu
Israel é que Israel e Deus andavam juntos ou seja só ano duas pessoas juntas porque teve uma causa para isso teve um acordo vocês estão dizendo que são o povo de Deus de fato vocês são Mas porque porque antes houve uma aliança entre vocês e Deus aliança é essa que estava sendo quebrada mas esse é o ponto que vem no final então para toda causa para todo efeito tem uma causa vocês estão dizendo isso é um povo de Deus mas é porque antes teve um acordo como é que duas pessoas vão andar juntos se não
tiver o acordo a segunda pergunta o próximo as próximas duas perguntas é o primeiro par de perguntas e é baseado na no leão vocês vão ver que é o animal Predileto de Amós né Ele fala do leão várias vezes ele começou o livro dele dizendo comparando Deus a união que ruge e agora ele volta mais uma vez para o leão os leões eram comuns na Palestina e a nós como criador de de ovelha certamente deve ter visto visto muitos leões e observado como ele se comportam então da sua observação que também era do conhecimento de
todo mundo ele traz essa pergunta aqui no verso 4 rugirá o leão no bosque sem que tenha presa ou seja Será que o leão ruge na Floresta Sem ter achado algum animal para caçar o método do leão é primeiro em buscar a vítima silenciosamente E aí quando ele está certo ele parte para o e ele ruge para paralisar presa era isso que a voz observou é isso que ele tinha visto tantas vezes o leão silencioso espreitando né seguindo quando ele sente que tá na certo que o bote é certo ele ruge pula em cima da
preso rugido tem como objetivo paralisar ou seja o leão só ruge porque ele vai dar o bote para o efeito que é o rugido de leão existe uma causa e qual é a causa que ele tem uma presa ele sabe que sua vítima está ali por isso é aquele ruge porque ele tem certeza disso é o mesmo princípio do ponto anterior para todo o efeito tem uma causa antes né observação da natureza é a mesma coisa ainda no verso 4 quando ele pergunta levantará o leãozinho no covil a sua voz se nada tiver apanhado Será
que o leão novo ele fica rosnando na caverna se ele não tiver pegado nada perguntar a morte Amós observou isso durante toda a sua vida depois do leão apanhar presa arrasta até a caverna e lá entre os barulhos da quebra de ossos né se houve os rugidos e rosnados de satisfação do leão que ele tá comendo o leão só Rosa satisfeito porque ele pegou a presa ou seja causa desses sonhos de satisfação é que Ele alcançou sua presa para todo o efeito tem uma causa ele só está lá rolando né feliz da vida porque tá
com a barriga cheia porque ele de fato pegou uma presa e a terceira pergunta perdão a quarta pergunta que inicia o segundo par está indo verso 5 e mais uma vez é baseado na observação de Amós Amós era um homem do campo provavelmente ele deve ter armado muito laço para pegar passarinho ou algum animal pequeno né por isso Ele pergunta no verso 5 cairá a ave no laço em terra se não houver armadilha para ela será que um passarinho cai no arapuca que não estava armada o passarinho só é apanhado porque alguém armou um arapuca
para ele um laço feito pelos Caçadores Naquele tempo era muito comum pegar passarinho com laço né se fazia um laço de cordel numa árvore envergada no lugar onde os passarinhos costumavam parar o passar ou sentar e então o passarinho tripudiava naquilo pisava naquilo de alguma forma e o laço então pegava o pássaro pelo pé ou pelo pescoço ou alguma coisa mas ele só era apanhado porque tinha uma causa a causa é que o caçador intencionalmente armou arapuca para ele se o caçador não tivesse feito isso o passarinho não teria sido apanhado a lei da causa
e do efeito mais uma vez aí na mesma linha no verso 5 Ele pergunta levanta-se ao laço na terra sem que tem apanhado alguma coisa será que o caçador vai lá e tira o laço sem que o laço tem apanhado alguma coisa O Caçador só tira o laço se ele tiver apanhado alguma coisa para todo o efeito tem uma causa tem uma razão para as coisas acontecerem elas não acontecem ao acaso Esse é o ponto de Amós aí no verso 6 agora é o terceiro par de perguntas tem a ver com a invasão em uma
cidade tem a ver como invasão numa cidade e agora a morte está chegando perto do que ele quer ele começa falando do leão fala do laço do passarinheiro e agora fala de uma invasão à cidade né tá chegando próximo do que ele quer dizer então a pergunta Tá aí no verso 6 e a sexta Pergunta tocar-se-á a trombeta na cidade sem que o povo estremeça ou seja quando tocam a trombeta de alarme Será que o povo não fica com medo a trombeta de alarme era o shofar era uma trombeta feita de chifre de carneiro e
que era tocada pelo sentinela quando ele pressentia um perigo que estava chegando na cidade então o povo da cidade quando ouvia O sofá já ficava com medo todo mundo tremia porque era certo que o perigo estava a porta alguma algum mal estava para acontecer na cidade alguma coisa se aproximava e que era perigosa Então o povo só tremia porque o xofato tocou para todo tem uma causa tem uma razão para o povo tremer Porque que o povo tá tremendo Porque ouviu o som do shofar da corneta da trombeta alardeando a chegada de do inimigo ou
de alguma desgraça algum mal que se aproximava E aí ele leva a coisa para o ponto que ele queria no verso 6 quando ele diz perguntando sucederá algum mal na cidade sem que o senhor tenha feito será que vai acontecer algum mal na cidade sem que seja obra de Deus por acaso cai alguma desgraça sobre a cidade sem Que Deus tenha feito acontecer aqui a palavra mal tem que ser interpretada no sentido de calamidade às vezes pessoas não entendem que a palavra mal especialmente no antigo testamento ela é usada genericamente em dois sentidos mal como
mal moral pecado por exemplo Deus diz assim o povo de Israel não pratiquem o que é mal então mal ali significa pecado né o mal como um princípio e a palavra mal é usada como calamidade decorrente do juízo de Deus Deus trouxe o mal sobre a cidade ali não é pecado o mal ali significa tragédia a desgraça então isso vai ajudar você na hora de você interpretar aquela famosa declaração do profeta Isaías quando Isaías diz assim eu faço a luz eu crio a luz e faço as trevas Eu crio o mal aí muita gente olha
aí ó Bíblia tá dizendo que Deus criou o mal não gente o mal ali não é mal pecado o mal ali é mau juízo tragédia Deus criou o mal no sentido de que ele traz o mal contra os ímpios E é exatamente o que Isaías está falando ele está anunciando juízo de Deus sobre a de Judá então É nesse sentido que Amós usa a palavra mal aqui sucederá algum mal na cidade uma catástrofe uma desgraça contra a cidade que Deus não tenha feito e a resposta que Amós está esperando é não Se existisse Se houver
uma desgraça Se houver uma calamidade se se abater o desastre sobre a cidade é a causa é ação de Deus então da mesma forma que tem uma causa por detrás do rugido do leão tem uma causa por detrás do pássaro preso tem uma causa por detrás do povo que treme também tem uma causa por detrás da desgraça que vem a cidade E essa causa é o decreto de Deus é a ação de Deus com isso a voz está preparando para que ele vai dizer mais adiante no seu livro a desgraça que virá sobre vocês o
mal que virá sobre vocês é Deus que está trazendo não é uma coincidência não é um acaso não é alguma coisa que acontece porque os homens planejaram mas é Deus que vai trazer o juízo sobre vocês acontecerá algum mal na cidade que não seja Deus que tenha feito isso elas só acontecem os males só acontecem porque Deus os traz como o juízo sobre o seu povo ímpio elas não ocorrem por acaso tem uma razão para elas e aí no verso 8 você tem as duas últimas as duas últimas perguntas né vamos pular o verso 7
por enquanto que é uma antecipação do que Amós vai dizer a pergunta 8 rugiu o leão quem não temerá volta a figura do leão o leão Rouge quem não teme quem não fica com medo o medo só vem porque o leão rugiu aqui como eu disse Amós retorna a figura do leão e o que ele quer dizer é o seguinte Deus rugiu porque ele começou o seu livro dizendo no verso 2 o senhor rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz o leão rugiu Deus ungiu e eu ouvi eu ouvi e tremi
eu ouvi e tremi é isso que a moça quer dizer ele tremeu de medo diante do que ele entendeu o que Deus haveria de fazer E aí ele pergunta pergunta final no verso 8 que é exatamente a Interpretação da pergunta anterior falou o senhor quem não profetizará falou o senhor quem não profetizará se Deus se revela um profeta qual deles fica calado agora a morte chegou no ponto que ele queria depois de conseguir a concordância da audiência com aqueles exemplos anteriores na pergunta antepenúltima que está no verso 6 ele tinha dito que uma cidade não
seria destruída sem que Deus antes revelasse o segredo aos seus profetas a nós é o porta-voz de Deus o seu mensageiro ele só fala quando Deus fala e se revela e se a mostra profetizando é porque Deus falou e aqui chegou o ponto dele ele diz assim vocês não tão querendo me escutar mas eu faço uma pergunta se eu estou profetizando Qual é a razão para isso só tem uma razão para que eu traga essa mensagem de juízo contra vocês é porque o senhor falou o leão rugiu e se Deus falou quem não profetizará a
razão a causa para a minha mensagem é a determinação de Deus porque porque Deus não faz nada verso 7 sem que antes revele o seu Segredos aos seus profetas a conclusão de Amós é exatamente essa recapitulando para fechar tudo o que acontece nesse mundo tem uma causa leões rugem a visão apanhadas cidades caem pessoas ficam com medo porque existe uma razão alguma coisa aconteceu que causou tudo isso da mesma forma Amós só está profetizando porque Deus revelou a ele e o seu segredo a nós foi levado a presença de Deus que era isso que acontecia
com o profeta em visões em sonhos e ele viu o que haveria de acontecer o segredo de Deus e o Segredo era esse o juízo que se aproximava da Nação de Israel o castigo que Deus estava mandando sobre os judeus que era algo totalmente inesperado para aqueles que defendiam a teologia do Norte Deus chamou Amós e lhe mostrou que aconteceria com a nação de Israel por causa das três ou quatro transgressões que eles haviam cometido portanto os israelitas deveriam se arrepender e crê a mensagem de Amós tinha uma causa e a causa era o rugido
do leão leão estava próximo a dar o bote e o bote viria Com certeza por isso eles viviam se arrepender são três coisas então Que Nós aprendemos aqui dessas perguntas eu vou resumi-las aqui a primeira o castigo que haverá de vir sobre o povo é de inteira responsabilidade dele verso 3 andam dois juntos se não tiveram um acordo dois não viajam se não tiverem em consentimento e as coisas não estavam bem entre Deus e o povo Eles não iam mais caminhar juntos o acordo tinha sido quebrado o alvo de Deus sempre foi ter um povo
que caminhasse com ele mas Israel quebrou a aliança com Deus e não poderia mais andar juntos Portanto o castigo que viria é porque Israel quebrou a aliança de Deus por isso não andariam mais juntos na verdade agora Deus viria como Leão sobre ele segundo ponto de Amós aqui ele quer destacar veracidade e a seriedade da sua pregação as advertências de Deus através dos seus profetas eram para ser levadas a sério não era um palavras vãs ociosas quando o leão ruge é porque o destino da vítima está selado a presa em Israel o leão é Deus
e o rugido é profecia de Amós Deus está indignado contra o seu povo e vai castigá-lo com justiça quando o Caçador ao laço é porque da terra está determinado capturar o passarinho Deus é o caçador Israel é o pássaro e os assírios que viriam contra a nação de Israel seriam laço portanto Deus não estava mandando seus profetas em vão havia uma causa para isso e por último nada acontece por acaso com o povo de Deus esse é um princípio que nós precisamos aprender nada acontece por acaso com o povo de Deus E nada acontece por
acaso com você para todo o efeito na sua vida a uma causa há uma causa é verdade que o povo de Deus estava endurecido insensível e surdo não estava estremecendo com a trombeta Profética Talvez ele fosse atribuir ao acaso a iniquidade acalamidade que haveria de vir mas na verdade seria mão de Deus em juízo é interessante que a palavra para Deus aqui não hebraico no verso 7 é soberano senhor certamente soberano senhor não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos os profetas soberano senhor destaca a soberania de Deus sobre a
história sobre todos os acontecimentos para indicar que é Deus mesmo que estava trazendo o juízo havia tempo para se arrepender o fato de que Deus mandou Amós profetizar Israel era um sinal disso conforme falou o profeta Jeremias permitam citar aqui Jeremias 18 de 7 a 8 diz o senhor no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar derribar e destruir se a tal nação se converter da maldade contra qual eu falei também me arrependerei do mal que eu pensava fazer ele disse Deus através de Jeremias que foi
o caso dos ninivitas quando Jonas foi pregar lá Deus mandou Jonas pregar o juízo contra os ninivitas ninivitas se arrependeram e Deus disse então não vou castigar mais se a morte estava profetizando contra Israel é porque Deus ainda tava dando um tempo para que a nação se arrependesse Deus na sua misericórdia esperava que o povo fizesse isso e Deus costuma avisar o seu povo como diz no verso 7 que ele não faria nada sem que antes anunciasse através dos seus profetas aquilo que haveria de fazer o leão rugiu mas ainda não havia atacado infelizmente Israel
não ouviu e cerca de 50 anos depois que a moça falou estas palavras os assírios invadiram o reino do norte mataram o rei derrubaram as cidades levaram o povo em cativeiro trouxeram toda a desgraça por esse tempo o profeta Jeremias estava vivo Olha o que Jeremias escreveu é interessante a linguagem Cordeiro desgarrado é Israel os leões ou afugentaram primeiro devorou o Rei da Síria e por fim Nabucodonosor desossou usando a mesma linguagem de Amós mas já quando o juízo aconteceu Jeremias decreta o fim trágico da Nação O que que a gente pode aprender queridos daqui
tem muitas pessoas Que se perderam através da história da igreja porque não levar a sério a palavra de Deus e suas advertências inclusive gente nascida na igreja cresceu na igreja ouvindo o evangelho ouvindo a palavra de Deus ouvindo Os Sermões ouvindo as advertências as promessas o amor de Deus a santidade de Deus o juízo de Deus mas fizeram ouvidos loucos eu lembro esses últimos dias aí de uma senhora que ministrava até o ministério de surdos e ela foi convidada para eu tava ministrando numa igreja uma igreja de uns 500 membros mais ou menos e aí
ela perguntou o pastor quantos surdos o senhor tem aqui pastor disse 500 sim 500 houve houve houve houve E não coloca em prática não se arrepende não muda é a teologia do reino do norte O que é que vai nos acontecer o que é que de mal pode nos acontecer nós somos o povo de Deus mas se o profeta tá falando é porque Deus mandou e se Deus mandou é porque alguma coisa vai acontecer o leão rugiu o bote é iminente Deus nos Chama ao arrependimento segunda lição que nós podemos aprender nós não temos hoje
profetas como a moça a quem Deus revela segredos e traz revelações sobre seus planos e o futuro do seu povo antes nós temos pastores nós temos pregadores homens sérios que conhecem essa revelação escrita onde a vontade de Deus está revelada e é nosso dever anunciar o rugido do leão o juízo de Deus sobre o seu povo se o seu povo não anda de acordo com os seus caminhos terceiro nada nos acontece por acaso Deus criou o mundo com a lei da causalidade causa e efeito cada efeito tem uma causa por detrás isso governa também o
mundo espiritual pode saber disso Paulo disse nesse sentido tudo que o homem plantar certamente colherá é assim que funciona e por fim é somente por causa de Jesus Que a misericórdia paciência de Deus permitem que ele nos faça ouvir o rugido da sua voz antes que o ataque aconteça é somente por conta de Cristo o Leão de Judá cordeiro de Deus que nós não somos destruídos queridos humilhemos diante de Deus e Pensamos a ele que jamais o nosso coração fica endurecido com a teologia do reino do norte pensando que a graça e Aliança São desculpas
Para vivermos longe de Deus vamos nos apegar mais a palavra de Deus Deus não faz nada sem antes nos avisar e essa revelação está na escritura precisamos compreender seus planos sua vontade e perguntemos também Qual a causa de tudo que nos acontece veja o mundo debaixo do controle de Deus e funcionando na base desse princípio de que tudo que acontece Há uma razão e Deus com frequência é a razão das coisas que acontece veja também a sua responsabilidade E acima de tudo vamos servir ao nosso Senhor Jesus que é só por conta dele que o
leão ainda não atacou oremos senhor querido dá-nos ouvidos para ouvir a tua voz nós não queremos ser como os israelitas que repudiaram os profetas escarneceram e fizeram pouco caso nós Oramos por aqueles que durante anos tem ouvido a tua palavra em quem não há mudança sensível perceptível de direção de atitude na tua misericórdia muda os nossos corações Oramos pelos nossos filhos que cresceram na igreja desde criança no departamento infantil como adolescentes como jovens talvez acostumados a ouvir A Tua Palavra calejados no ouvir as advertências quebrando os seus corações ainda jovens o Senhor para que aprendam
a temer de amar-te de todo o coração a viver para o Senhor Jesus a causa da sua Redenção abençoe essa igreja que seja uma igreja aberta para tua palavra uma igreja que coloca em prática as mensagens que os seus pastores trazem aqui para o bem deles para o bem dos seus membros ajuda-nos a viver para tua glória em nome do Senhor Jesus amém