Luciano Subirá - O GOVERNO DA IGREJA | FD#78

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Luciano Subirá
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Video Transcript:
quero falar nessa aula a respeito do Governo da igreja na aula anterior a de número 77 falamos a respeito dos dons ministeriais e declaramos que é importante fazer uma distinção entre dons e governo que há governo na igreja isso é em questionável Hebreus capítulo 13 verso 17 diz obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles pois zelam pela alma de vocês como quem deve prestar contas que eles possam fazer isso com alegria e não gemendo do contr isso não trará proveito nenhum para vocês também a olharmos para as escrituras vemos a declaração do apóstolo
Paulo em primeira Tessalonicenses 5:12 irmãos Pedimos que vocês tenham um grande apreço Os que trabalham entre vocês que os presidem no Senhor e os admoesta verso 13 diz tenho essas pessoas em máxima consideração com amor por causa do trabalho que realizam vivam em paz uns com os outros então a Bíblia reconhece não só os que trabalham mas ele ele diz que os presidem no senhor a palavra presidir fala de governo fala de liderança Romanos Capítulo 12 por exemplo verso 8 diz o que exorta faça com dedicação o que contribui com generosidade o que Preside com
zelo e quem exerce misericórdia com alegria Entre várias funções a Bíblia destaca aquele que Preside que exerce a presidência a liderança então a pergunta a ser feita é existe governo na igreja sim a Ah o governo da igreja Jesus Cristo o cabeça é verdade mas a Bíblia fala de pessoas que nos presidem no senhor ou seja foram levantadas pelo próprio Senhor Jesus o cabeça da igreja para exercer autoridade e governo dentro da própria igreja nós precisamos entender Romanos 13 fala que as autoridades são ministros de Deus nós temos autoridades civis o governo instituídas por Deus
a quem devemos obediência nós temos autoridade no texto da família a Bíblia diz que o homem é o cabeça do Lar que o lidera e não apenas os filhos mas a própria mulher deve submissão É lógico que há um padrão né de exercício dessa autoridade que se espelha em Cristo né que exercia e o que nós podemos chamar de uma autoridade servidora com coração correto sem nenhuma prática de abuso mas é inquestionável que existe autoridade e que existe governo então a pergunta é quando falamos da igreja local que são esses que presidem quem são esses
guias a quem devemos submissão o apóstolo Paulo diz em primeira carta de Paulo a Timóteo no Capítulo 5 e no Versículo 17 quem são os responsáveis pelo governo da igreja ele faz a seguinte declaração devem ser considerados merecedores de pagamento em dobro outras traduções diz dobrados honorários os presbíteros que presidem bem especialmente os Que se esforçam na pregação da palavra e do ensino pois a escritura declara não abordar se o boi quando ele pisa o trigo e ainda o trabalhador é digno do seu salário o apóstolo Paulo introduz a ideia né do sustento do obreiro
e ele vai falar sobre política salarial sobre remuneração desses que servem assim como em primeiro aos Coríntios 9 ele diz que os que servem do altar deve comer do altar mas ele faz uso da expressão presbíteros que presidem bem então a presidência a liderança o governo da igreja é atribuído aos presbíteros e Aqui nós temos um fundamento importante né eu diria que é o ponto de partida a palavra Presbítero no original grego ela significa ancião né O que que isso quer dizer assim como no antigo testamento as pessoas governavam as cidades eram os anciãos que
se assentavam às portas para aconselhar para julgar para decidir o conceito de que alguém Mais maduro e experiente é que deve conduzir foi aplicado na hora da definição de quem seriam os que dirigiam a igreja eo significa que ele tem que ser um ancião no sentido literal cronológico de cabelo branco não o apóstolo Paulo escreve né a Timóteo e você vai ver a declaração que o apóstolo Paulo faz a Timóteo como sendo alguém responsável por inclusive estabelecer outros presbíteros então evidente que ele também era um mas que era novo né Por exemplo ninguém o despreze
por você ser jovem ele diz em primeira carta de Paulo a Timóteo no capítulo 4 e no verso 12 em segunda Timóteo no capítulo 3 e no verso 15 nós encontramos novamente uma outra menção do assunto quando ele diz né você desde a infância Você conhece as sagradas letras que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus então ele diz você pode ser novo jovem na idade cronológica Mas você é precoce na fé desde a infância você sabe as sagradas letras então Timóteo poderia até não ser um ancião no sentido cronológico mas
da maturidade espiritual ele tinha e carregava então a governo da igreja o governo pertence ao presbítero e nós precisamos entender né o que eu quero chamar aqui de presbitério né o governo é plural em primeira carta de Paulo a Timóteo no capítulo 4 e no verso 14 você vê ele dizer o seguinte não seja negligente para com o dom que você recebeu o foi dado mediante profecia com imposição das mãos do presbitério né essa expressão aqui traduzida presbitério está falando da coletividade né presbiter né significa um corpo de anciãos um corpo de de de presbíteros
então o que que significa essa coletividade né Para que vários presbíteros tivessem impondo as mãos juntos sobre Timóteo evidente que eles reconheciam vários a palavra presbíteros o tempo todo vai aparecer ou no plural presbíteros ou no temo coletivo presbitério o único momento em que ela aparece no singular é quando se fala das qualidades dessa pessoa mas normalmente Quando falamos em termos práticos né Nós não vemos nenhum destaque nenhuma ênfase a individualidade do presbítero todas as outras referências estão ou no plural ou no temo coletivo então dito isso nós também precisamos reconhecer quando falamos de um
governo plural que isso não significa que não haja um destaque uma voz maior de liderança dentro de uma equipe por exemplo em apocalipse nos Capítulos 2 e 3 nós vemos o Senhor Jesus endereçando Cartas a as sete igrejas da Ásia e elas são endereçadas como por exemplo Apocalipse 21 ao anjo da igreja em Éfeso escreva a palavra anjo aqui significa mensageiro e obviamente Deus não está falando de um anjo literal João começa dizendo que ele recebeu a revelação de Jesus através de um anjo que ele mandou que diz que ele deve escrever cartas ao anjo
da igreja então se Jesus queria falar com um anjo literal em vez de mandar né diretamente um anjo para falar para João para escrever para outro Anjo ele poderia simplesmente ter falar diretamente aquele anjo a ideia que de escreva o Anjo é a palavra mensageiro é aquele porta-voz nós vimos a menção de Paulo de presbíteros que labutam na palavra no ensino são Mensageiros de Deus eles têm a responsabilidade de pregar e ensinar o rebanho agora essas igrejas não tinham um único mensageiro mas quando ele tá falando o anjo da igreja no singular nós entendemos que
há sempre alguém que ocupa uma responsabilidade maior né de presidir não só a igreja mas junto com outros que também presidem ele Preside essa equipe Ou seja é aquela pessoa né que muitas às vezes nós chamamos de um Presbítero Sênior ou de um pastor Sênior é aquele que lidera uma equipe de pessoas que assim como no casamento o fato do homem ser o cabeça e não a mulher não significa que ele é mais importante que a mulher nem dentro da família nem aos olhos de Deus apenas temos uma distinção de função quando falamos do anjo
da igreja também estamos falando de alguém que na equipe tem uma palavra final então por exemplo quando Pedro se levanta em Jerusalém no dia de Pentecostes pregar a Bíblia diz que os 11 se levantaram com ele normalmente só um falava mas quando os 11 levantaram el estava dizendo nós estamos juntos nós somos uma equipe mas ele fala por todos nós quando você olha por exemplo eh o Concílio de Jerusalém né quando o Tiago Se Levanta Para dar a palavra final depois de Paulo depois de Pedro ter falado evidente que a essa altura nós percebemos que
a liderança de Tiago na igreja de Jerusalém era inquestionável inicialmente uma função de Pedro que depois passa passa a viajar mais e provavelmente essa função havia sido transicion sabemos a importância de uma equipe porque provérbios Capítulo 11 nos diz no verso 14 a gente costuma dizer essa sabedoria bíblica inquestionável nos diz o seguinte que com muitos conselheiros outra tradução diz na multidão de conselheiros a segurança Então dentro de uma equipe você tem diferentes percepções dons né e e e manifestações da graça uma capacidade de enxergar e tratar melhor todas as coisas e assuntos No entanto
quando não existe um líder nós podemos no final das contas ter confusão na diversidade de opiniões então nós sabemos que há uma voz maior alguém que orquestra a equipe e que tem uma palavra final dito isso vamos fazer agora a distinção de cargos e dons né Por quê Porque eu acredito que a igreja de uma forma geral não só no Brasil mas mundo afora faz uma confusão de cargos e dons então por exemplo é comum dizer olha Fulano foi ordenado ao Ministério Pastoral né Depois que passamos a reconhecer os dons ministeriais que são quíntuplos são
são são cinco começamos a ter uma diversidade de reconhecimento Fulano está sendo consagrado Evangelista Fulano está sendo reconhecido mestre ou Apóstolo eu acredito se nós não começarmos fazer uma distinção entre cargo que é um uma posição onde alguém estabelecido e um dom ministerial que é uma área de serviço nós também teremos confusão porque eu digo isso você lê o Novo Testamento todo né E você não encontra ninguém sendo ordenado pastor você não encontra ninguém sendo ordenado em nenhum dos outros dons ministeriais toda a consagração que nós temos no novo testamento fala do estabelecimento de presbíteros
e bispos e diáconos Ou seja a consagração ela era sempre a separação a imposição de mãos a delegação de autoridade ela era feita em relação a um cargo não a um dom ministerial você vai encontrar o dom ministerial nos que foram estabelecidos no cargo você pode encontrar Dom ministerial em pessoas que não foram estabelecidos no cargo ou alguém que Foi estabelecido num cargo de governo alguém que Foi estabelecido num cargo de serviço mas não é governo e você pode encontrar isso entre os santos Então se nós não fizermos essa distinção nós teremos problema por exemplo
a palavra de Deus usa né temos como Presbítero Bispo pastor e muitas vezes a gente percebe que as pessoas olham para isso como se fossem eh eh pessoas ou funções diferentes mas na verdade você vai encontrar a Bíblia usando isso de forma intercambiável em relação às mesmas pessoas por exemplo Atos Capítulo 20 verso 17 diz que quando Paulo estava em Mileto ele mandou chamar os presbíteros plural presbíteros de Éfeso para ter uma reunião com com eles quando os presbíteros chegam você vê Paulo dizendo no verso 28 o espírito santo os constituiu bispos então ele tá
falando pros presbíteros e diz que eles foram constituídos bispos a fim de pastorear a igreja de Deus então o mesmo grupo de pessoas foi chamado de Presbítero foi chamado de bispo e foi chamado de pastor e significa o quê que nós não estamos necessariamente diante uma escala hierárquica então em algumas igrejas a pessoa primeiro é consagrado um presbítero depois ela é promovida entre aspas a pastor depois H um reconhecimento diferenciado de um bispo e não Estou atacando ninguém cada pessoa anda na luz que tem né Não estou tentando reformular as estruturas de ninguém estamos falando
de fundamentos bíblicos e doutrinários há pessoas que estão fazendo aquilo que a Bíblia né revela que era feito e às vezes estão usando terminologias diferentes eh eh e a minha a minha intenção não é discutir isso mas é voltarmos ao modelo bíblico e o modelo bíblico tem uma distinção entre cargo e dons então por exemplo em primeira de Pedro no capítulo 5 você vê o próprio Apóstolo Pedro dizendo aos presbíteros que é entre vós e diz isso no verso 1 e diz assim eu Presbítero como eles em outra tradução juntamente com eles ou seja o
fato que Pedro era um Apóstolo em alguns lugares quando falamos da cadeia hierárquica parece que é o topo da cadeia hierárquica não fez com que ele deixasse de ser Presbítero então havia um reconhecimento Presbítero um cargo Apóstolo ou pastor Dom ministerial então Eh já emendei essa aula sobre governo da da igreja na sequência dos dons ministeriais porque nós precisamos evitar fazer confusão em relação a isso a distinção né ou o uso da palavra Bispo como chefe ou líder de outros pastores ele passou a acontecer no segundo século da era cristã mas você não encontra essa
aplicação prática feita no modelo né bíblico atos as epístolas nada disso acontecia a palavra Bispo significa supervisor então quando nós começamos a ter líderes que supervisionava outros líderes o termo Bispo era aplicado a eles mas não significa que só eles eram supervisores Você tem o supervisor de pessoas que supervisionam igrejas locais então eram níveis distintos de supervisão mas o que é que eu e você precisamos entender quando né A Bíblia fala fala de Presbítero fala de bispo e de pastor o que está aplicando diferentes terminologias às mesmas pessoas então por exemplo deixa eu dar eh
eh essa ilustração você tem alguém que se formou em medicina graduou fez todo o processo residência especialização pegou lá o CRM tá lá registrado no Conselho Regional de de de medicina e vamos supor que esse médico Após todo o processo de formação ele passou a ser chamado e tratado como médico né Isso mostra o quê que ele tem aptidão para exercer a profissão a área de trabalho a medicina Mas vamos supor que a área de especialização dele foi Pediatria ele tá concentrado no Cuidado de crianças então ele também além de médico será chamado de pediatra
não significa porque agora temos uma terminologia diferente de médico pediatra que nós estamos falando de outra coisa nós estamos falando de algo específico que ele ex dentro da Medicina Ou seja é o trabalho dele dentro da Medicina o temo médico fala da aptidão dele da maturidade que ele tem vamos dizer assim para poder exercer o trabalho agora Pediatria fala da área de serviço da área específica onde ele vai atuar Mas vamos supor que no hospital em que ele trabalha ele é o diretor de toda a pediatria né de todo departamento eh eh eh dos demais
pediatras Então se nos referimos a ele Como diretor de Pediatria estamos falando do cargo que ele ocupa dentro do hospital se falarmos dele como pediatra estamos falando da área de Medicina na qual Ele trabalha se nos referimos genérica ele apenas como médico estamos falando da aptidão para exercer a medicina com esses termos não é diferente quando usamos o termo Presbítero ele equivale ao médico fala da maturidade fala de um ancião de alguém que acumulou bagagem que tem aptidão para estar naquele lugar quando falamos do termo pastor estamos falando de uma área de trabalho né porque
presbíteros eram estabelecidos e fun funcionavam em diferentes dons ministeriais todos eles ajudavam na liderança da igreja todos eles tinham o papel de comunicar a palavra perfeiçoar o Santos mas quando falamos pastor estamos falando de uma das cinco áreas de trabalho áreas de serviço equivale a pediatria mas quando falamos do bispo aquele que tem a função de governo né que também era usado em relação aos presbíteros mas tá falando especificamente sobre supervisão a capacidade de presidir de não só delegar mas de acompanhar de eh eh eh colocar os os os olhos no sentido de conduzir então
nós estamos falando de algo que é equivalente ao diretor da Pediatria quando a gente entende essas distinções fica mais claro olharmos o que era o reconhecimento do cargo porque no Novo Testamento Ninguém está recebendo imposição de mãos para ser consagrado num dos cinco dons ministeriais a Bíblia diz que esses dons são dados pelo próprio Jesus eles não dependem do homem ou da imposição de mãos de um homem para serem transferidos Mas onde é que entra a imposição de mãos que é um dos rudimentos da doutrina de Cristo como diz Hebreus 6 E já tivemos uma
aula sobre isso Ela tem a ver com delegação de autoridade E aí nós precisamos entender que faz muito mais sentido consagrar alguém no cargo do que no Dom ministerial né e Filipenses Capítulo 1 nos diz no no no verso 1 eh a respeito de algo que nós precisamos voltar a enxergar o apóstolo está naquelas palavras de de de saudação de endereçamento da epístola e diz assim Paulo e Timóteo servos de Cristo Jesus a todos os santos em Cristo Jesus inclusive esse inclusive lei assim incluindo bispos e diáconos que vivem em filipos então ele tá endereçando
a carta aos santos e diz que entre os santos nós temos tanto bispos como diáconos bispos e diáconos são dois cargos distintos dentro da Comunidade dos Santos você não tem outro cargo diferente e ninguém sendo consagrado ou estabelecido e nenhuma outra função que não seja de bispo ou Presbítero né ou diácono Então qual a distinção entre O diácono e o bispo e o presbítero né bispos e presbíteros que era como eu disse termos que eram usados de forma intercambiável eles apontam para o governo da igreja Quem são os diáconos quando você olha para atos Capítulo
6 os diáconos surgem para ajudar não só os apóstolos os apóstolos também eram presbíteros a ajudá-los na execução de funções Então para que eles não deixassem de lado que era prioritário dedicasse à palavra à oração algumas das áreas de atividade que foram feitas por eles quando a igreja era menor agora quando a igreja crescia Eles já não podiam absorver tudo então algumas dessas áreas seriam Delegados a pessoas que não eram necessariamente da equipe de governo então a gente costuma dizer que os diáconos são o braço de apoio dos presbíteros né eles ajudam no trabalho mas
não necessariamente compõem a equipe de governo isso não diminui a importância do diaconato né porque nós passamos ao longo do tempo a tratar O diácono como se fosse alguém Oli não precisa ter nenhum Dom espiritual é só exercer uma função natural e a gente pensava na na limpeza na manutenção no auxílio de questões que elas não são necessariamente espirituais e nós estamos dizendo que eles também não posso ajudar nelas eles distribuíam alimento mas quando você olha para essa primeira equipe de diáconos a Bíblia diz eram homens cheios de fé Cheios do Espírito Santo com bom
testemunho pregavam a palavra de Deus você olha para Estevão Felipe eram pregadores poderosos se moviam nos dons do Espírito Santo ou seja eles tinham todas as características do que hoje em dia nós chamaríamos de um ministro do Evangelho a diferença é que eles não eram pelo menos inicialmente parte da equipe de governo Felipe é chamado de Evangelista ele tinha um dos cinco dons ministeriais mas na hora de imposição de mãos o cargo ao qual ele foi né consagrado ou estabelecido inicialmente era o cargo de diácono então a distinção de ordenação entre cargos e dons ministeriais
ela é importante porque nos ajuda a ter a percepção correta né você tem três camadas vamos vamos estabelecer uma espécie eh eh eh de pirâmide quando a gente olha pro antigo testamento nós temos o povo de uma forma geral que era a maior parte né da da da população mas nós tínhamos uma tribo ministerial esse eram responsáveis pelo trabalho do senhor era a tribo de Levi dentro da Tribo de Levi você tinha uma distinção dos sacerdotes que eram da família de Arão e os demais da Tribo de Levi que eram chamados apenas de Levitas porque
apoiavam auxiliavam sacerdotes no seu trabalho mas não tinham as mesmas funções e não podiam fazer tudo aquilo que eles faziam então a gente pode né quando eu falo de uma pirâmide Não estou falando de importância estou falando de quantidade você tem um grupo menor lá no topo da pirâmide que era um sacerdotes você tem a continuidade da ponta da pirâmide agora com o grupo maior que são os Levitas mas a maior parte da pirâmide compondo toda a sua base era pelo povo que nós podemos usar aqui o temo os santos quando falamos aqueles que pertence
a Deus quando você chega no Novo Testamento Você tem algo parecido né preserve-se em lugar do do do povo de Israel a ideia dos Santos na base da pirâmide e coloque em cima bispos e diáconos como quando Paulo se refere aos Filipenses os bispos ou presbíteros era o governo da igreja um grupo menor apoiados por uma equipe ministerial maior onde nem todos eram governo mas estavam envolvidos na obra do ministério diáconos pessoas cheias de Deus pregadores da palavra gente se movia nos dons Mas nem todo mundo compunha aquela equipe de governo e você tem os
santos o resto do povo então interessante observar né atos eh eh 218 se refere a Felipe como o evangelista você não vê essa menção logo lá no início quando ele está entre os sete mas ele é chamado de Evangelista mas já desde o início o papel do evangelista que é o rótulo que será dado a ele depois já era exercitado por ele portanto vemos que ele tinha esse dom ministerial né o próprio Pedro como citei anteriormente primeira de Pedro 5:1 é chamado de apóstolo sem nunca ter deixado de ser Presbítero então isso nos ajuda a
ter uma visão de que há sim governo na igreja né Essas pessoas que compõem equipe de governo devem estar sintonizados com Deus né com Cristo que é a cabeça da igreja e atos 13 você percebe que a Bíblia diz que haviam profetas e Mestres em Antioquia né são dons ministeriais que eram muito fortes nessa equipe deles e a Bíblia diz que enquanto eles estavam jejuando ministrando ao senhor a Bíblia diz disse o Espírito Santo separai me a Paulo e Barnabé então é evidente que essa equipe tem que estar em sintonia com Deus entender a mente
de Deus a visão de Deus andar pela palavra de Deus a mesmo aqu eles prega ensina para governar a igreja debaixo da liderança do próprio Deus no entanto nós não podemos negar que eles têm a responsabilidade de se o filtro de ouvirem de comunicarem por isso são chamados de anjos de mensageiros das igrejas então nós nem podemos excluir o governo de Deus e nem espiritualizar isso dizendo que o governo é só de Jesus e que não passa por liderança alguma embora logicamente a gente precisa de líderes que tenham esse bom senso de buscar a Deus
de render-se a liderança dele de ter essa sensibilidade mas Deus eh estabeleceu o governo na igreja através de pessoas que compõem essa equipe que chamamos de presbitério né mesmo em Muitas igrejas Onde existe o uso da palavra Presbítero nem sempre nós vemos a função exatamente nos modes em que era feito eu não estou dizendo com isso né que a gente não pode chamar ninguém de pastor que a gente tinha que falar dos que governam a igreja só como presbíteros ou bispos a discussão aqui não é defender uma terminologia mas é compreender o conceito e tentar
funcionar da forma mais próxima possível em relação a eles então vamos lá como se estabelece um Presbítero na primeira carta de de Paulo a Timóteo nós vemos no capítulo 3 né uma declaração que acredito que é muito importante ele diz assim fiel é a palavra se alguém deseja o episcopado ou seja ser Bispo excelente obra almeja é necessário pois que o Bispo seja irrepreensível esposo de uma só mulher moderado sensato Modesto hospitaleiro apto para ensinar não dado ao vinho nem violento porém cordial inimigo de conflitos não Avarento que governe bem a própria própria casa criando
cílios sobre disciplina com todo respeito pois se alguém não sabe governar a própria casa como cuidará da igreja de Deus verso 6 que o biso não seja recém-convertido outras palavras diz outras traduções dizem neófito novo na fé né Para não acontecer que fique cheio de orgulho incorra na condenação do diabo é necessário também que ele tenha bom testemunho dos de Fora a fim de não cair em deshonra e no laço do diabo Depois de falar aqui dos bispos Paulo continua e diz do mesmo modo quanto a diáconos que também né era um cargo na igreja
é necessário sejam respeitáveis de uma só palavra não inclinados a muito vinho não gananciosos conservando O Mistério da Fé com a consciência limpa também estes também est significa que o mesmo Vale PR os bispos agora vale para esse também estes devem ser primeiramente experimentados e caso se mostrem irrepreensíveis que exerçam o diaconato do mesmo modo quanto a mulheres é necessário que elas sejam respeitáveis não maldizentes moderadas e fiéis em tudo O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem os seus filhos e a própria casa pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão
para si mesmo uma posição de Honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus então nós vimos que eles tinham essas Ordenações estabelecimento de dois cargos presbíteros ou bispos e diáconos em relação aos presbíteros e ao bispo que nós percebemos né Se alguém almeja Tudo começa com uma vocação com Anseio que é uma resposta ent superior ao Chamado de Deus né mas depois dessa questão da vocação a gente percebe que tem que ter qualificações e se você juntar as duas listas eliminar o que é repetido você tem pelo menos 16 características explícitas sendo que delas
só uma fala de habilidade apto para ensinar e 15 delas são traços de caráter ou seja além da vocação tem que ter qualificações e essa lista deve pautar essas escolhas Tero ele diz devem ser experimentados provados né então não basta ter a vocação Nem só as qualificações terá que ser testado primeiro para só depois em Quarto e último lugar finalmente ser estabelecido Então o que ensinamos nas nossas igrejas é que quando chega o momento de estabelecermos alguém como um Presbítero ou diácono essa pessoa não começará a fazer o que faz a partir do estabelecimento o
estabelecimento só acontece depois dela ter sido experimentada ou seja Ela demonstrou que tinha vocação apresentou as qualificações podemos confiar a ela o exercício de uma função e depois de ter sido experimentado Então finalmente ela é reconhecida evidente que nenhuma pessoa em lugar nenhum do Chamado de Deus ela está naquele ponto que alguém possa dizer acima de qualquer suspeita Então o que acontece né Com o presbítero que Foi estabelecido se por exemplo se ele erra o apóstolo Paulo diz eu esmurro o meu corpo aqui depois ter pregado não vem a ser desqualificado uma mesma pessoa que
apresentou qualificações se tiver uma conduta errada ela está se desqualificando é por isso que no verso 19 de primeira eh Timóteo 5 Paulo diz não aceite denúncia contra Presbítero a não ser exclusivamente sobre o depoimento de duas ou três testemunhas não havia processos disciplinares assim como a pessoa era estabelecida Ela poderia ser destituída se perdesse o exemplo no entanto Paulo está dizendo no caso de um Presbítero não é a palavra de um contra o outro assim como no modelo do Antigo Testamento duas ou três testemunhas para se instaurar qualquer inquérito de apuração e toda a
igreja séria sabe que esses princípios bíblicos estão ali e que alguém que Foi estabelecido que chegou a esse lugar pelo exemplo que tinha se perder o exemplo deve ser devidamente tratado e disciplinado mas nada disso muda o fato de que mesmo não sendo gente perfeita e que até mesmo possa ser removido que Deus instituiu um padrão de governo que passa por meio dessas pessoas eu espero que através desse ensino você possa ter instrução sobre o modelo bíblico a distinção entre dons ministeriais e governo mas de forma alguma essa aula deve ser recebida como uma crítica
um ataque às estruturas que nós temos em Muitas igrejas são diferentes e que estão procurando sempre de acordo com o tempo se adequar o mais próximo possível do modelo bíblico que Deus nos dê é a graça de entender e viver de acordo com o modelo que ele estabeleceu
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