Oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou o professor Pedro Rennó hoje para falar assim a nossa aula introdutória sobre Casagrande senzala de Gilberto Freyre estudo de obra Esse é o primeiro vídeo de estudo de obra que do Gilberto Freyre que a gente vai fazer hoje a gente vai falar um pouquinho da biografia do Gilberto Freyre e já dá uma introdução que já vai ser suficiente para você entender Qual que é o teor da obra de Gilberto Freyre do Casagrande senzala ser tão Isso vai ser muito
interessante muito importante para você aí que quer saber o que que é o quê que Gilberto Freyre pensa em relação a história do Brasil é uma em relação à formação da nossa sociedade certo então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito e curta esse vídeo para ajudar o canal a crescer tem Brasil geral Filosofia Sociologia muito conteúdo certo ou lá a gente Gilberto Freyre e é considerado um dos grandes nos maiores sociólogos e antropólogos do Brasil a uma obra muito importante mas a gente daqui a pouco vai discutir inclusive porque na importância
da sua obra sendo que a gente também faz muitas críticas à sua obra A que o cara começou no martelo agora tá na fizer brincadeira mas enfim a obra dele a ele nasceu em 1900 né e faleceu aos 87 anos em 1987 então Ele viveu muito Gilberto Freyre viveu muito tem uma obra bem interessante de se pensar de se discutir a mais o que eu preciso falar para vocês é que ele não vai fugir muito da sua condição social e é isso mesmo isso não é polêmico tá o Gilberto Freyre era de uma família um
pouco mais afastado Ele nasceu em Recife em Pernambuco o descendente sim das primeiras famílias que chegaram no Brasil dos primeiros grandes senhores de Engenho ai mas isso aí você tá falando de 300 400 500 anos naquele caso 400 anos antes do nascimento de Gilberto Freyre mas ainda sim se tem um status familiar levantado ainda assim você tem uma riqueza levantada aqui a gente não pode a gente entrar naquele velho velho velho conceito né daquela velha velha discussão sobre o autor EA obra e o Gilberto Freyre ele tá numa posição social de fato favorável ele iniciou
seus estudos seus estudos acadêmicos a nos Estados Unidos no Universidade do Texas e depois ele defendeu sua dissertação de mestrado na universidade de Columbia também nos Estados Unidos lá com o nome Eu tô com nome aqui a vida social no Brasil em meados do século 19 então primeiros tudo dele de grande importância acadêmica foi a sobre o estudo vida né A vida no Brasil a vida social no Brasil no século 19 bom então ele tem uma carga um pensar um uma marca bolsa intelectual muito grande muito vasto certo e aí a em 1933 ele pública
ou exemplar primeiros a primeira tiragem de Casagrande senzala que a gente vai é a minha versão Ela tá aqui no Kindle é um livro muito grande é mas antes já aviso vocês para quem quiser acompanhar aí fazer uma leitura e conforme a gente for fazendo de repente a gente faz uma live isinha de Casagrande senzala lá eu quero que vocês me deixa aí nos comentários fazendo um Sprint de leitura de algum Capítulo de Casagrande senzala eu acho que é interessante eu não quero fazer isso permite leitura tão formais com vocês mas às vezes quando eu
tiver lenha no alguma coisa assim Acho que interessante a fazer esses prezinho aí bom e vamos lá é ele publica sua obra e a gente sempre tem que contextualizar também o autor o período que ele tá escrevendo pediu que ele tá vivendo 1933 a gente tá vivendo aquele período da era Vargas 1930/1945 é é o período de uma tentativa muito forte de construção da o mal Brasileira de uma tentativa muito forte de tentar falar assim o que que é ser brasileiro unir os povos É aquela ideia do Getúlio Vargas É nesse período que nós temos
o sertanista seus irmãos viu alô pela Lobos a partindo para o interior do Brasil para ter diálogo até contato estudar as etnias indígenas no Brasil tentar mostrar é o período inclusive daqui a pouco a gente chega no estado novo não não não se percam aí é o período da gente daqui a pouco surgindo Aquarela do Brasil tem a opção de exaltação as riquezas naturais daqui a pouco é período de Carmen Miranda Com Banana na cabeça como Falando que aqui é Brasil sabe de falar assim somos todos brasileiros o período de samba por mais que a
quando a gente chega no estado novo samba o samba de malandragem ele é ele é censurado mas ao mesmo tempo você tem um Samba Exaltação que leva né que fala assim viva a cultura brasileira então ele escreve essa obra Neste contexto num contexto de formação de uma identidade nacional isso é importante que a gente saiba e ele teve uma carreira política ele chegou à presidência da o DNA União democrática nacional que lá na frente você sabe que mas céu da indo de carro Lacerda na República populista vai ser alguém ele a favor do golpe de
64 mas ainda nesse período década de 30 entrando em 40 ele entra ele vira Presidente Estadual de Pernambuco da União democrática nacional e ele durante a república depois da queda de Getúlio Vargas durante a república democrática populista ou a Gilberto Freyre apoia o golpe de 64 a dado a João em cima de João Goulart o presidente João Goulart e depois ele integra o Conselho Federal de Cultura dentro do governo de Emílio garrastazu Médici né o famoso Vampirão da ditadura militar que é o período do ai-5 aquela coisa toda ele entra assim no Concelho ela é
convidado pelo Emílio garrastazu Médici que governou o Brasil de 1969 até 74 é que é o período sim do ápice da ditadura mas que também leva o declínio por conta do endividamento da crise da crise mundial do petróleo mas ele participa do processo de fatorial brasileiro então nunca tirem o autor assim de sua obra em vários casos tem casos e casos mas a gente se entender o lugar de onde ele está falando a gente precisa entender o contexto social Oakley aquele vive e qual que é a postura que ele tá defendendo entendeu E agora sim
a gente entra de fato no conceito ali de casa-grande Senzala para a gente entender o Geraldo essa obra que ela é muito importante e como falei para vocês ele escreve começa a escrever a casa-grande Senzala em 1930 e a publicação vem 1933 no contexto de busca por uma identidade nacional e Casagrande senzala é considerada uma das primeiras obras da história do Brasil a defender a levantar o conceito de democracia racial que que a gente está querendo dizer com isso em linhas Gerais vão trabalhar em linhas Gerais aqui agora mas a gente vai ter aprofundamento da
obra tá em linhas Gerais a gente está falando de uma relação harmônica entre as várias culturas que compõem o que a gente chama de Brasil uma relação harmônica logicamente que falar isso fica muito em cima fica muito Raso mas a gente vai aprofundando ao longo do tempo o Gilberto Freyre ele faz uma defesa assim de uma democracia racial de um certo de uma certa harmonização das etnias que compõem o Brasil a a obra Casagrande o inclusive ela foi muito criticada já a sua época não só por conta disso a porque a gente tem que parar
de arranhar naquele tempo eles pensavam assim eles quem né Essa é uma questão importante mas também porque ele ele tem uma linguagem muito obscena e alguns momentos aqui a gente vai ver a sempre ler Casagrande senzala eu vou eu vou te falar isso aqui para vocês é como ler um conto erótico de história do Brasil um conto erótico assim que o jeito que ele fala as palavras aveludadas que é estranho fala isso né mas do jeito que ele coloca parece que era uma delícia que que é um Brasil extremamente sexualizado desde o início de amor
de sexo de Cheiro de sexo pelo Brasil inteiro ocorrendo para a gente fazer esse processo de construção desse Brasil chegar nessa democracia racial e ele aponta E tu também da economia do Brasil do processo do patriarcalismo no Brasil ele fala inclusive sobre sobre as casas casas grandes é porque o Bauru chama Casagrande senzala ele fala da doçura que tem a casa grande que puxou muito isso até mesmo das questões religiosas portuguesas dos Jesuítas que o Alpendre que se criou que aquela parte da frente de uma casa ela até hoje eu chamo de Alpendre não sei
como é que você chama é uma delícia é para os senhores ficarem lá observando as outras pessoas enquanto até dá uma conotação sexual inclusive nesse sentido e ele fala que as relações então elas tendem no Brasil entre as várias culturas das várias etnias raças né qual conceito que ele usa tendem a ser harmônicas mas a gente teve um processo logicamente e da indústria da cana-de-açúcar E aí que a gente chega na primeira citação a Copa lá até lá vou ler para vocês aqui a primeira estação oi olha só e no Brasil as relações entre os
brancos e as raças de cor foram desde a primeira metade do século 16 lá no início do da colonização condicionadas de um lado pelo sistema de produção Econômica da monocultura latifundiária causa elas foram condicionadas pela economia e a Amanda controle latifundiário do outro pela escassez de mulheres brancas entre os conquistadores Então as relações sociais aí ele já entra na questão sexual de que foi assim porque tinha escassez de mulheres brancas a até vou dar uma dica de filme daqui a pouco para vocês o açúcar não só abafou as indústrias democráticas de Pau Brasil que segundo
ele era um processo muito mais tranquila ela democrático e aí a gente vai fazer a crítica porque democrático para quem né o e de peles como esterilizou a terra aí ele falou que ele ficou a terra em uma grande extensão em volta dos Engenhos de cana para os esforços de Poli cultura e de pecuária exijam enorme massa de escravos a criação de gado com possibilidade de vida democrática deslocou-se para o Sertões então ele fala assim tende a ser democrático tende a cultura extração do pau-brasil era uma atividade muito mais democrática não sei das plantas o
gado era a pecuária era muito mais democrática a gente sabe que não ser tão você tinha um pasto socializado tal mas a cana-de-açúcar ela meio que esterilizou isso ela meio que abalou isso e fez trazer uma enorme contingente de pessoas vindas da África para serem escravizados aqui e aí no outro ponto ele trabalha também com a ideia que a gente vai falar já já também da escassez de mulheres e isso fez confirma a gente tivesse uma um tipo de relação aqui no Brasil que vai ser lá na frente a gente vai entender que é porque
ele tá falando sobre a miscigenação de senhores brancos com mulheres a indígenas e mulheres negras I e II E aí eu fico a dica do filme tem um filme que aquela fica bem interessante vocês verem eu assisti mar muito tempo 2004/2005 o tempo de faculdade não lembro o autor Me desculpe chama desmundo desmundo que conta a história do início da colonização brasileira a de jovens órfãos eu já deve ter falado isso há muito tempo aqui no canal a jovens órfãos portuguesas que vinham make make não manda a Vaz pelo trocar os Conventos ao Brasil para
casar e com os homens brancos aqui no Brasil e elas eram extremamente violentadas é um filme brasileiro Tá mas que utiliza o português não português arcaico e entre outras coisas tá bom E aí como ele tá falando de isso ele tá falando sobre essa escassez de mulheres tal o Gilberto Freyre ele consegue enxergar um algo positivo atenção no processo de miscigenação do Brasil para construção do que a gente conhece como identidade nacional ele enxerga algo positivo nesse sentido ele segundo Gilberto Freyre a miscigenação essas relações que a gente teve reduziu as distâncias sociais de raça
no Brasil isso é interessante falar mas eu falo assim poxa mas então Gilberto Freyre por quê que vocês falam que a obra de Gilberto Freyre é importante para a história do Brasil sendo que a gente sempre tá fazendo críticas a hora do Gilberto Freyre ela é importante porque você tem um estudo de história do Brasil William aprofundou no estudo de história do Brasil a gente pode não concordar na verdade não concorre mesmo eu acho que mas porque essa obra fala muito do contexto que ela foi e também que é o lembra que eu tô sempre
falando para vocês de contextualizar e as críticas que se fazem o Gilberto Freyre são críticas que constroem o debate da história do Brasil sobre Inclusive eu vou falar para vocês que quando ele ver isso como algo positivo lá na frente algumas décadas depois uma década duas décadas depois vai vir um cara assim muito bom que a gente já falou aqui no canal que é o florestan Fernandes que vai falar não isso aí que você tá falando que é super positivo para o estado no Brasil contribui contribui com as desigualdades no Brasil esse processo você tá
falando ele aconteceu e ele acontece mas a desigualdades não existe esse processo democracia racial que você tá defendendo então debate é bem Colorado né caloroso né Vamos aqui para situação que ele fala sobre isso é justamente sobre a escassez de mulheres brancas olha só com a escassez de mulheres brancas criam zonas de confraternização entre vencedores e vencidos entre senhores e escravos sem deixarem de ser relações às dos brancos com as mulheres de cor de superiores ou inferiores e tá falando até ele relação de superior e inferior sim e no maior número de casos de senhores
desabusado sair começou aquela parte sexual né aquela parte maliciosa ele de senhores desabusado cê sabe o que os com escravas passivas adoçaram se entretanto com a necessidade experimentada por muitos colonos de constituírem família dentro dessas circunstâncias e sobre essas bases faltar rola no processo de miscigenação a miscigenação que largamente se praticou aqui olha só atenção para esse detalhe corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa grande o Tropical entre a casa grande EA Senzala se você não fosse a miscigenação ele tá falando corrigiu a distância social entre Casagrande
e Senzala entenderam E aí nós temos uma outra situação que é a última desse vídeo como eu falei para você esse vídeo é introdutória obra de Casagrande e Senzala Mas ele já ajuda a compreender o teor da obra porque depois tem muito mais detalhes para trabalhar né aí olha só o que que ele vai falar o quanto à miscibilidade a miscigenação nenhum povo colonizador dos modernos excedeu Ou você quer igual ou nesse ponto os portugueses ninguém se igualou os portugueses em relação a miscigenação Olha só foi misturando-se gostosamente e com mulheres de cor e ao
primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços que uns milhares apenas de machos atrevidos conseguiram firmar-se na posse de terras vastíssimas e competia com povos grandes e numerosos na extensão de domínio colonial e na eficácia de ação colonizadora olha o que ele tá falando se não fosse a miscigenação várias pessoas não conseguiriam ter posse de várias terras e ele olha isso pensando de fato no processo de democracia entenderam Entendeu agora vocês podem inclusive reparar que tem que ter uma pegada eu não sei se vocês preferem mais lendo Casagrande senzala você percebe o tempo todo não tem
um parágrafo que o Gilberto Freyre não dá uma conotação doçura do olhar o sexo do se a casa grande lá lar do amor o lar do cheiro de sexo aquela coisa toda em cima tem que ter parar de falar isso que depois Monique desmonetiza esse meu vídeo mas é uma obra sem tive Ele tá trabalhando dentro da ciência uma obra da sociologia antropologia do Brasil certo espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham gostado eu vou ficando por aqui eu amo vocês é de todo o coração do mundo aguarda eu quero que você esteja
nos comentários se vocês querem que a gente leia a Sprint leitura só como é que é né é uma leitura que se vocês tiverem acompanhando Gilberto Freyre eu posso tentar sei lá eu não sei se tudo se a gente se essa obra tá em domínio público em algumas site Universidade mas aí eu aviso a vocês qual seria o motivo o capítulo que eu vou ler naquele momento e aí a gente faz uma leitura Mas pode debater um pouquinho mais é uma leitura para programar para preparar para as próximas aulas Tá bom eu vou ficando por
aqui eu amo vocês de todo coração do mundo grande beijo fui