há entre a psicologia social EA sociologia Ele criou um caminho inteiramente novo estudando populações marginalizadas ele cresceu contribuições fundamentais para se pensar o funcionamento das sociedades humanas em qualquer tempo o nosso prato do dia aqui é o sociólogo canadense erving goffman e a sua noção de estigma é para falar um pouco disso que eu apareço aqui hoje muito prazer eu sou outro Augusto sociólogo professor e você minha caríssima você meu caríssimo é meu convidado a se inscrever nesse canal participar do debate aqui deixar suas impressões nos comentários dá aquele joinha se você gostar do vídeo
é bastante provável é possível que você talvez nunca tenha ouvido falar no nome do Hoffmann ele de fato não é assim dos mais conhecidos o homem das ciências humanas né mas ele pertence sim aí a série A de pensadores da sociologia a humanas em geral se você estudou a sociologia apenas de raspão é muito pronto você não conheça de faca Ele nasceu a no Canadá em 1922 e faleceu em 1982 ele fez sociologia e antropologia na universidade de Toronto depois ele foi para Chicago fazer doutorado na lá na universidade de Chicago e acabou travando o
contato com o interacionismo simbólico que era lá produzido por alguns pensadores e interacionismo simbólico foi uma corrente muitíssimo influente na sociologia ao longo do século 20 e sobretudo nos Estados Unidos e grosso modo o interacionismo simbólico pregava que o nosso eu individual ele era muito mais decorrente das relações sociais constituídas ao longo da vida do que propriamente de um caráter pessoal individual e único do indivíduo né ah o I cant influenciado por essas idéias e vai escrever Três livros A fundamentais o primeiro deles de 1959 é a representação do eu na vida cotidiana anos depois
ele vai escrever o manicômios prisões e Conventos que já foi aí um pioneiro nessa chamada luta antimanicomial e depois ele vai escrever já em 63 64 a estigma Notas Sobre a manipulação de uma identidade degenerada a que é exatamente a deteriorada na verdade que é exatamente o objeto aqui nessa nossa discussão Você já viu aí uma combinação de alguns termos né eu falei Manicômio né mas tudo de populações marginalizadas populações com problemas mentais estigma bom e a combinação desses temos uma exatamente aí o tema da redação do Enem no ano de 2020 que foi aplicado
em 2021 razão da pandemia D a equipa é uma tentação G1 E aí vou ligar bem blog uma seria um autor ficaria com a luva para tratar daquele tema né mas a culpo você talvez nem tão conhecido assim muito pouca gente deve ter se lembrado dele ou usá-lo a o teu usados na prova né antes tarde do que mais tarde contudo a eu venho aqui te apresentar um pouco do casamento do gosma ele é um autor que estuda bastante as interações humanas EA as dinâmicas interpessoais né como os indivíduos se relacionam da troca um significado
simbolismos como se dão as relações sociais em diferentes grupos sobretudo em grupos minoritários né a sociologia a qual e ele é feriado né É é bastante pródiga no estudo de grupos minoritários e ele vai dizer que e os estigmas atende três tipos a basicamente O que é em cima né e 5 não é uma marca é um símbolo é um sinal é que existe a no indivíduo já existia lá na Grécia antiga era uma maneira escrita muitas vezes uma marcação do corpo do indivíduo de um de um escravo de um condenado pela pela justiça tido
como criminoso quero uma maneira de dizer olha essa pessoa não deve ser não deve ser dado convívio amplo a essa pessoa porque ela é estigmatizada né ela tem esse passado nebuloso aí para dizer comigo e o estigma ele vai dizer o goffi ele pertence a toda a sociedade sistema nada mais é de que um certo diz vinho do padrão esperado de Conduta que uma sociedade impõe a determinados grupos ou indivíduos né todas as todos os grupos tem ali papéis sociais a esperados de determinadas funções de determinados indivíduos a uma vez que um indivíduo sai um
pouco desse papel que ele é o lado que é desejado ele é vítima de alguma forma de estigma e toda a sociedade produzem estigma e existe mas a São de três tipos vai nos dizer o golpe meu primeiro deles seriam as abominações do corpo exterior existe umas mais a físico corpóreos relativos a pessoas que têm por exemplo uma deficiência física ou que tenha uma doença na que digamos atrás uma marca mais ou menos visível né Isso é gerador de um certo estigma o segundo ele seriam as cúpulas de caráter né que seriam os sigmas sobre
a indivíduos a tais como prostitutas ex-presidiários homossexuais em pessoas que têm uma conduta não tive como tão bem vista pelo Grosso da sociedade e que proteção aos também são ao também de estima perceba que o livro foi escrito na década de 60 do século 20 né Por mais você tenha feito a têm obtido conquistas aí na e de minorias de lá para cá a verdade é que esse armação que ele compôs ainda serve para a gente estudar o mundo contemporâneo a terceira a característica seria o terceiro tipo a gente tem uma série aqueles estigmas de
marcas tribais raciais ou religiosos que denotam o certo pertencimento do indivíduo a esses grupos ele vai dizer o estigma ele não é inerente a um indivíduo ou a um grupo em se ele tá mais voltado para a conduta desse grupo ou desse indivíduo né Por mais que às vezes você tem um estigma é aqui rejeitado por todos talvez comecei a uma conduta de pedófilo por exemplo é rejeitado em qualquer sociedade é vítima de cima em qualquer sociedade mas ele vai nos dizer que isso Varia muito conforme o contexto né O que dá ou não caráter
de estigma a um comportamento e essa é uma das características básicas aí que ele elenca para positivo mas é é o com em qual as relações ali estão inseridos são as relações sociais que estão tempo todo processando e gerando nós novos significados para os indivíduos e para as condutas né então a o estigma E aí entra como uma segunda característica que ele nunca ele é uma classificação negativa que surge de determinados grupos sociais que tem o poder de designar essas classificações né Todos nós temos em alguma medida condutas ou posturas que são a passíveis de
serem esse climatizadas a dependendo do ambiente a depender do contexto E aí que entra uma frase dele há muito importante para pensar isso né um atributo que estigmatiza um tipo de possuidor pode confirmar a normalidade de outro Isto é a um atributo que é simpatizante numa sociedade pode ser o a credencial de normalidade em uma outra sociedade a depender do contexto a depender do momento da circunstância uma terceira característica da do estigma que ele me traz é a sensualidade é o signo ele não tem já não ser perene A não ser que a conduta seja
reiterada né ele pode se dar numa no espaço de tempo específico né se você por exemplo toma um porre na festa da empresa na segunda-feira você vai ser muito mal visto lá no trabalho mas com o passar do tempo daí alguns dois anos só ver isso as suas nem se lembre mais disso talvez nem atrapalhe mais aquela sua promoção né então eu xingo ele tem uma condição a temporal né ele chama atenção para a atenção para a chamada gestão da impressão que como os indivíduos estão tempo todo lidando com essas características negativas ou para ocultá-las
ou para a pra aceitá-las e e lidar com elas uma maneira melhor né é a por exemplo o uso de uma peruca para o por um careca não deixa de ser uma tentativa de se livrar do estigma de careca né né E aí com a prótese por uma pessoa por exemplo mutilar a vítima de um acidente e tudo mais vocês são uma forma de resistência a identidade identidade negativa que é composta sobre esse indivíduo estigmatizado né O importante da hora do Golfo é que ela é fundamental para a gente lidar pensar com os grupos minoritários
sobretudo nesses tempos que nós vivemos na sociedade estão globalizadas tão multiculturais são plurais e tão modernas né o estudo das populações marginalizadas feito pelo governo é muito amplo e muito importante para a gente pensar tudo isso fica aqui apenas um convite foi uma introdução bastante superficial a noção de estilo mas não gosto não mas fica aí o convite para você faça a leitura desse autor que tem muito a nos oferecer eu vou ficando por aqui um abraço e até a próxima