Pense no ultimo suco que você bebeu aí na sua casa. Você jogou a garrafa na lixeira e algumas horas depois o caminhão de lixo passou e levou a sua embalagem embora. Problema resolvido não é mesmo?
Não. Pelo contrário. Esse lixo desapareceu da sua casa mas continua sendo um problema enorme para o nosso querido planeta.
Duvida? Então pense em todo o lixo da sua casa. Depois pense nas casas da sua rua.
Agora, do seu bairro. Pense em todas as residências Lojas escolas e empresas da sua cidade, do seu país. Agora pense no lixo produzido em todas as cidades, de todos os paises do planeta.
Estamos falando, galera, de mais de dois bilhões de toneladas de lixo produzidas por ano nas cidades da terra. Isso é equivalente a trinta mil estádios do Maracanã, cheio de sujeira até o topo, por ano! E pasmem meus amigos.
O ser humano não faz a menor ideia de como lidar com todos esses resíduos. Desde que você deu o play nesse vídeo se passou um minuto e 15 segundos. Nesse tempo foram produzidos mais de 4 toneladas e meio de lixo a mais no mundo inteiro.
Inclusive esse pacote de salgadinhos que você está comendo agora. É. .
. Temos um problema. Olá meus queridos amigos tudo bem com vocês?
Eu sou Felipe Castanhari. E hoje eu gostaria de falar de um problema que muitas vezes não está na sua frente mas que atrapalha cada vez mais o planeta inteiro. Estou falando do lixo.
mas antes de eu explicar o por que isso ainda vai te afetar em um futuro próximo Eu gostaria de pedir para você já clicar no gostei deixa o seu gostei aqui nesse vídeo porque me ajuda pra caramba e se inscreva também no canal clicando aqui embaixo. ativa o sininho e tudo mais, se inscreva, para você receber sempre os vídeos novos tá bom? Você também pode se tornar um membro do canal clicando em ser membro aqui.
Aí você consegue me ajudar diretamente e ainda assim ganhar vários benefícios como por exemplo assistir o vídeo antes de todo mundo tá bom. Mas agora vamos ao que interessa ou melhor, ao que na maioria das vezes não interessa a ninguém. O Lixo.
A quantidade absurda de lixo que o ser humano produz está se tornando cada vez mais em um dos maiores problemas ambientais e de saúde do mundo. Mas acredite se quiser essa história começou muito antes do que você deve imaginar. Se existe algo que a história nos mostra é que onde existe seres humanos existe lixo.
isso é algo que vale para qualquer época em qualquer lugar. Uma prova disso é que mesmo explorando o espaço somente algumas décadas já deixamos milhões de detritos flutuando ao redor da Terra. Aliás podemos dizer que o lixo surgiu junto com a humanidade.
Os primeiros seres humanos do planeta já deixavam pequenos rastros de sujeira por onde passavam. Só que o problema começou de verdade por volta de 4000 anos antes de Cristo. Com as primeiras cidades gerando resíduos como produtos descartados em cozinhas e oficinas carcaças de animais e restos de alimentos.
Os séculos passaram as cidades evoluíram e se espalharam pelo mundo. E a produção de lixo, só aumentou. Na Europa do século 14 as cidades possuíam tanto lixo que se tornaram um Paraíso para os ratos.
E esses ratos foram os grandes responsáveis por espalhar a famosa peste bubônica pelo continente. Claro, não estamos mais na idade média. Mas isso não quer dizer que o problema do lixo foi resolvido.
Pelo contrário. Ele piorou demais. Especialmente depois do surgimento das indústrias no século 18.
Conforme as fábricas criavam novas tecnologias e cada vez mais produtos de consumo. As lixeiras do planeta foram se enchendo cada vez mais. Isso nunca parou.
Ou seja. Basicamente, quanto mais a sociedade evolui mais lixo ela produz. Isso não diz respeito somente às fábricas.
além do lixo industrial temos o da agricultura do setor de construção da mineração existem vários tipos de lixo. Mas o grande problema que enfrentamos. É aquele produzido nas cidades.
e como eu disse de em torno de 2 bilhões de toneladas por ano. Vamos fazer uma comparação simples. A estimativa é que o lixo produzido pela agricultura seja quase 5 vezes maior que o urbano e o lixo produzido pelas fábricas, bem esse é cerca de 18 vezes maior.
Então por que o lixo urbano é o mais problemático você me pergunta. Bem, os resíduos da agricultura são basicamente orgânicos então a maior parte deles é reaproveitável. Já o gerado nas fábricas, é bastante nocivo mas nós temos avanços tecnológicos e até mesmo leis?
Para controlar esses resíduos. Claro isso precisa ser mais eficiente mas já temos caminhos para lidar com esses problemas. Mas e o lixo das cidades?
E a coleta seletiva castanhari e a reciclagem nada disso funciona? bem nós também temos maneiras de lidar com o lixo urbano mas elas claramente não estão funcionando. Nós não estamos dando conta desse problema essa é a verdade.
E para você entender porque isso está acontecendo o primeiro passo é vasculhar o depósito de lixo de uma cidade. Quase metade do que encontramos ali seriam restos de comida mas também veríamos bastante papel e plástico. E em menor quantidade borracha, pedaços de madeira, vidro, metal, restos de celulares.
Tudo isso existe dentro de um depósito de lixo típico. Então vamos separar esses resíduos em 2 tipos. O primeiro é o bio degradável ou seja feito de materiais que podem ser decompostos por bactérias ou outros microorganismos.
Um exemplo mais conhecido disso são os alimentos. Como carnes e vegetais mas papelão e madeira também entram nesse grupo. Então se você jogar uma casca de laranja no chão, ela vai desaparecer com o tempo.
Isso demora cerca de 3 meses para acontecer mas um dia essa laranja não estará mais lá, porque foi consumida por microorganismos. Para nossa sorte a maior parte do lixo urbano é biodegradável. mas existe também aquele que não é biodegradável Ou seja.
. . É feito a partir de materiais que fungos e bactérias simplesmente não tem interesse.
Normalmente são materiais sintéticos como vidro e metal que precisam de muito tempo para se decompor. Pra você ter uma ideia, uma fralda descartável precisa de 600 anos para desaparecer. E no meio de todo esse lixo não biodegradável temos o famoso vilão.
O plástico. E por que que ele é um vilão? bem, primeiro porque um simples copinho ou uma garrafa de plástico precisa de séculos para desaparecer do planeta.
Segundo esse material é muito difícil de ser compactado. Então o lixo plástico ocupa um espaço enorme no planeta. Só que de uns anos para cá nós temos um novo perigo surgido nesse depósito de lixo além do plástico.
Eu estou falando da sucata de aparelhos eletrônicos. Isso inclui celulares, computadores, tablets, impressoras e até geladeiras e televisores velhos que normalmente possuem materiais extremamente nocivos para o meio ambiente para a saúde. Em 2010 o mundo produziu 33 milhões de toneladas de lixo eletrônico.
E esse número não para de crescer em apenas 9 anos ele já subiu para 53 Milhões de toneladas. Sim, a quantidade de lixo eletrônico vem crescendo a cada ano porque ao mesmo tempo em que as pessoas consomem mais esse tipo de produto os aparelhos eletrônicos duram cada vez menos tempo. A expectativa é que até 2030 a produção de resíduos eletrônicos já passa de 70 Milhões de toneladas por ano.
E esse número não vai parar de crescer. Certo mas onde esse lixo é produzido, é nos países mais ricos e industrializados ou será que esse é um problema que está nos países mais pobres. Como eu disse o problema é global.
Isso inclui você rapazinho. Já que uma pessoa produz em média quase 1 kg de lixo por dia mas sim. .
. É muito difícil saber com precisão o volume de resíduos produzido em cada país mas por outro lado podemos enxergar muita coisa se a gente dividir o planeta em regiões. O Oriente médio e o norte da África são os que menos produzem lixo com 129 milhões de toneladas por ano.
Ainda na África, região Subsaariana. Né, ou seja, abaixo do deserto do Saara produz 174 milhões de toneladas. Depois vem a América Latina e o Caribe com 231 milhões de toneladas.
E a América do norte com 289 milhões de toneladas. E aí temos as 3 regiões que sobem no pódio da produção de lixo. No sul da Ásia produz 334 milhões de toneladas A Europa e a Ásia central juntas produzem 392 milhões de toneladas.
E a Ásia oriental e o pacífico são os grandes campeões com 468 milhões de toneladas. Assim chegamos à cerca de 2 bilhões de toneladas de lixo urbano. E agora escute só esse dado.
1/3 disso ou seja quase 700 milhões de toneladas são despejadas de qualquer jeito em qualquer lugar. Que não é o caso dos oceanos que a cada ano recebem 25 milhões de toneladas de sucata. Sendo que 80% disso são resíduos urbanos.
Claro que o volume que não é coletado, varia de acordo com o desenvolvimento de cada país. Em nações mais ricas apenas 2% do lixo das cidades, é descartado de qualquer maneira. Agora, em países mais pobres, isso pode rolar com mais de 90% dos resíduos urbanos.
Bem, a média global é que 1/3 desse lixo não é coletado nem tratado como deveria. Mas o que acontece com o restante com os outros 2/3? Esse lixo é todo reciclado de forma bonitinha certo?
É. . .
Mais ou menos. Pensando apenas nos 2/3 de resíduos do planeta que são coletados, a maior parte vai para depósitos de lixo mas muitos desses locais são os famosos lixões que não tem preparo algum para lidar com esse material. Mas existem sim aterros sanitários preparados para receber o lixo sem risco de contaminação do ambiente.
E alguns deles são equipados para transformar os resíduos em adubo para as plantações. O problema é que a vida útil de um aterro sanitário é de apenas 20 anos. Se o lixo continua ali depois disso começa a contaminar o planeta.
E claro existe também a incineração. Queimar o lixo reduz o volume dos resíduos em até 70% e destroi materiais perigosos como resíduos hospitalares. Só que em muitos lugares o lixo é queimado sem cuidado nenhum e a céu aberto.
Um processo bastante perigoso para a saúde que gera muita poluição, que aumenta o aquecimento global. Beleza mas e a reciclagem castanhari? Bem, aí que está a questão.
Menos de 15% do lixo que produzimos, é reciclado. É, você achou que era mais né? Pois é.
E mais uma vez a questão é econômica. Transformar sucata em material reaproveitável é uma ótima ideia é linda maravilhosa mas esse processo ainda é muito caro porque não basta coletar os resíduos é preciso processá-los numa estação de reciclagem. Então a reciclagem é importante mas ela não resolve o problema.
É só mais uma maneira de lidar com lixo. Por isso pesquisadores defendem que é hora de criar uma nova solução para o lixo urbano porque esse problema está ficando grande demais. Até pouco tempo atrás tínhamos a filosofia dos 3 R para lidar com lixo.
Reduzir, reutilizar e reciclar. Mas agora muita gente defende a ideia de um quarto r. Recusar.
A ideia é deixar de consumir produtos que geram resíduos como aconteceu com os canudos de plástico ou seja não seria uma forma de manejar o lixo mas sim de evitar que ele apareça. Outra alternativa envolve o conceito de economia circular fazendo com que todos os resíduos possam ser reaproveitados na fabricação de novos produtos. Não se trata de reciclagem tá?
Eu estou falando de mudar a forma como tudo é produzido com fábricas usando apenas materiais reutilizáveis. Mas essas ideias só vão se tornar realidade com o esforço da sociedade inteira incluindo Governos, especialistas e até mesmo eu e você. Os cientistas apontam que hoje, já precisamos de um planeta 1,7 vezes maior do que o nosso para absorver todo o lixo que produzimos.
São quase 2 terras. E o Brasil? Onde estamos nessa conta?
Em 2018 nosso país gerou 79 milhões de toneladas de lixo urbano. Em 2030 é provável que esse volume chegue a 100 milhões de toneladas. Mas lembre-se, esse é um problema global.
Se nada mudar esses 2 bilhões de toneladas de lixo que é produzido em todas as cidades do mundo vão se transformar em 3,5 bilhões de toneladas até 2050. É lixo pra caramba. Então é importante você entender que quando o caminhão de lixo passa na sua rua?
O problema do lixo que a sua casa produziu, não está resolvido ele não vai embora junto com o caminhão. Não, não vai. Essa é verdade.
E por mais que a solução para isso não esteja ao nosso alcance é muito importante você ter consciência do que está acontecendo para não ajudar a aumentar ainda mais o problema. Por isso eu peço que você compartilhe esse vídeo para levar a informação até as pessoas. Deixe o seu gostei aqui para YouTube divulgar.
Se inscreva no canal, me siga lá no Instagram é @fecastanhari e calma não vai embora. Você pode clicar aqui para assistir o nosso último nostalgia animado sobre a questão do racismo no Brasil esse vídeo tá Muito maneiro. clique aqui ou clique em baixo para ver os efeitos devastadores de uma bomba atômica.
Obrigado a todos os membros que tornaram esse vídeo possível. Um beijo no coração de vocês e tchau.