meio século antes de Cristo em Atenas os gregos tiveram uma ideia completamente doida e se em vez de Reis faraós imperadores os próprios cidadãos decidissem os seus destinos a ideia ganhou o nome de democracia que em grego significa literalmente governo do povo e de povo o meu convidado parece entender muito bem mais de 20 milhões de seguidores é o filósofo mais popular do Brasil máo Sérgio cortel um verdadeiro Democrata bem os alemães chamavam isso de n o Iluminismo que na França foi mais sério o melhor de tudo é que quando você fala de povo eu
tenho uma preocupação forte o grande Lima Barreto diz o Brasil não tem povo tem público o Brasil não tem povo tem público Isto é é mais espectador do que ator n e nesse sentido a democracia ateniense que você cita no mundo grego ela também tinha uma boa parte das pessoas como público e não como povo de [Música] fato Este é o provoc em rede nacional de televisão e também tá nas plataformas da TV Cultura YouTube o x o antigo Twitter Facebook também em podcast no seu tocador preferido o professor tela eh pelo mundo aa a
democracia tá levando uma sova vamos dizer assim ou tá em perigo né antes de você me dizer o porquê disso refresque a nossa memória cansada O que é democracia se nós olharmos aquilo que é o que veem desde o século XVII com a Revolução Francesa de um lado a revolução norte-americana de outro né a gente tem a ideia de democracia como sendo um uma gestão da vida coletiva que seja feita pela própria sociedade que escolherá seus representantes para fazerem as leis e outros para avaliarem as leis outros para executarem as leis e nesse sentido Esse
princípio em que cada pessoa é também autora né da sua vida na comunidade ele tá colocado né nos 300 anos mais recentes como sendo um valor o século XX teve vários abalos disso com a organização né culturas totalitárias na União Soviética depois com o nazismo né no na Alemanha o fascismo na Itália e outros né exemplares pela América Latina em que o totalitarismo vem à tona e ainda ele tem presença no 21 mas se imaginava ou se desejava ou se supunha que a ideia da repressão a ideia de você ter de constranger as pessoas para
que elas não tenham ação naquilo que fazem ficaria depois da segunda guerra de 1945 ficaria distante haveria ali né a exaltação da vida participativa não necessariamente né nós tivemos hoje uma nova organização da vida Econômica que levou uma disputa internacional de mercado Isto é o que foi o sonho do mundo global ao se realizar Ele trouxe dificuldades movimentos de imigração que nunca aconteceram em tamanho escala na história uma capacidade tecnológica de inclusão e exclusão n é que se tornou muit muito mais gritante e de repente n quando você e eu por exemplo menos imaginávamos a
democracia teve que ser defendida de novo né algo que estava lá no século XVI como um ideal foi S IMP tava uma como um ideal que conquistamos né Será que tem a ver com a origem até da palavra que o povo no governo e nós confundimos com o eleitor o cara que elege Qual é a diferença do eleitor pro povo nós usamos uma expressão que não faz muito sentido em outros países você sabe disso que é cidadania hum né se você utilizar em inglês a ideia de citizenship é você vai dizer aqui no Brasil nós
precisamos de cidadania um norte-americano di mas nós temos você tem direito de votar né você tem a noção de tributação a nossa ideia nisso ela é um pouco solta haja Vista que você sabe disso né a gente chama pessoas como você aí eu como contribuintes Hum E não como pagadores de impostos há uma diferença entre um taxpayer alguém que paga imposto e um contribuinte contribuinte parece uma coisa meio voluntária né você contribui e outro se deria do lado de lá retribui e não é assim né é uma organização da Vida em alguns lugares em que
o cidadão é aquele que comanda nesse sentido a percepção né de um outro modo de presença em que as pessoas passam a reivindicar né a sua autoria da vida ela ficou um pouco menos romântica né como ela já foi se desejaria até em vários lugares que se tivesse por exemplo um governo que resolva se eu vou participar ou não isso aí eu decido se eu tenho que ter uma postura que não seja de Mero espectador eu que escolho então eu uso da liberdade para falar da não participação mas por último como eu lembro sempre usando
a antiga frase né usar nunca tem razão o Cortela a situação tá muito difícil de entender porque a democracia tá em risco até nos países que eram os nossos modelos de democracia o que que tá acontecer acho que a gente ampliou a capacidade né de trazer à tona percepções do mundo da vida convicções que não tinham onde se mostrar em outras palavras você pega Nações do porte da norte-americana da Nação alemã né da Nação Francesa em que a democracia própria Inglaterra que sempre tiveram uma tradição democrática mais extensa mas ainda assim com um movimento da
política que se dava mais entre as elites intelectuais econômicas e políticas a medida em que o mundo tecnológico trouxe a possibilidade né de n de outras formas de presença você não precisa passar pelos canais institucionais oficiais aquilo que a gente imaginava sepultado que era a concepção reacionária da vida né uma visão supremacista que a gente disse não existe mais e aí não só existia como agora tem como se [Música] mostrar mento vinha numa direção né de superação desse tipo de arcaísmo né na vida coletiva ele ganhou uma dimensão de que Nações de porte como a
brasileira entram né numa disputa política num digl em relação às posturas né que devem ser uma percepção moral da vida a aceitação de direitos ou a recusa a esses direitos por considerá-los imorais a gente achava de vez em quando que isso tava já ultrapassado que era ecos Doo a culpa é da internet é isso que você tá me falando Não tô dizendo que a internet pode facilitar que aqueles lugares que não tinham né os famosos rincões da vida né aqueles grotões como se dizia no rádio antigo onde a voz chegava mas de lá não saía
é a voz chegava mas ela não saía agora a voz do rádio da TV ela chega mas ela sai também muita gente eu vejo desiludida com a democracia que é uma coisa é triste e Perigosa você tá desiludido não de maneira alguma eu acho que nós temos um pouco afeto pela democracia a democracia o general Dutra que foi eleito presidente é né da República ele dizia que a democracia essa é uma frase antiga ele a usava ela é uma plantinha frágil que você tem que regar todos os dias nós temos pouco afeto pela democracia porque
numa sociedade em que se tem mais o papel de público do que de povo trazendo de novo Lima Barreto né Eh a noção de que eu tenha o direito e acima de tudo o dever de participar acaba se restringindo aos momentos de pleitos eleitorais hum nesse sentido Democracia é votar é votar e poder ser votado como entre nós o voto ainda é obrigatório isso ainda se coloca com como um ônus e não como um bônus da vida social não deveria ser eu ainda defendo essa é uma discussão que eu já tive várias vezes com um
professor esse sim um grande filósofo Renato Janini Ribeiro né porque o Renato sempre defendeu né de que não se deveria ter obrigatoriedade do voto né e eu acho que a gente por um tempo pelo menos por cinco eleições Gerais né na nação mas já não passou esse tempo não eu acho que ainda falta uma a gente deve ter naquilo que eu calculei comecei a conversar isso com o Renato Janini dizer pelo menos cinco tá né dessas eleições Gerais Eu acho que pelo menos a próxima sim depois pouco a pouco se vai colocando essa condição essa
é uma proposta meu caro Deputado parlamentar porque eu sou parlamentarista Mas é uma ideia é uma ideia a ser proposta então é já tem várias pessoas que propuseram há um temor de que a não obrigatoriedade do voto que ela leve a um esvaziamento né da democracia mas com a facilitação que hoje algumas sociedades e cidades no Brasil estão fazendo do transporte que possa ser gratuito né do acesso mais facilitado de ter uma confiabilidade das urnas eletrônicas que permite uma votação mais veloz que não é apenas né no voto impresso tudo isso pode trazer essa condição
agora perto da Democracia grega né Nós estamos bastante [Música] avançados [Música] vamos fazer essa aula rápida porque a democracia Grega tem a Trindade ali né Eh Sócrates Platão Aristóteles não é aquela democracia que a gente imagina aliás porque Sócrates de Platão era avesso a ideia de democracia né isto é se diria que a democracia ela seria uma maneira de degradar a convivência né a palavra aristocracia ela é muito mais forte entre aristot significa os melhores é aristocracia seria o governo dos melhores mas a democracia naquele momento ela era mais restrita ela é um ideal expressivo
mas na prática só era considerado cidadão homem portanto mulher alguma ISO isso a partir de 30 anos de idade que tivesse né a capacidade de ser cidadão então não podia ser estrangeiro e numa sociedade que dois ter3 das pessoas eram escravas escravas é seja por dívida seja por conquista né não como aconteceu depois não era essa belezura que a gente imagina Mas o ideal Vale Isto é o conceito né do Poder das pessoas que vivem naquela comunidade a democracia isso não pode se perder o que nós temos que tomar cuidado é que hoje há um
grande número de democracidas democ não de Democratas Isto é os que caminham na esteira de desmontagem ou de desapreço né pela democracia tá cheio deles aí e tem muita gente querendo te fazer pergunta Cortela olha aqui Ibson Santos como desenvolver um pensamento crítico e não influenciável ou não tem jeito sempre seremos influenciados uma das coisas boas é que eu sou capaz de ser influenciado Eu só consigo estar aqui dialogando contigo porque eu estudei eu li muitas pessoas me influenciaram o que minha mãe dizia e a tua Não ande em más companhias portanto as boas influências
são aquelas que fazem com que eu tenho um pensamento crítico que é aquele em que eu admito a contraposição em que eu acato a possibilidade de que alguém não pense como eu de que eu coloque em prova aquilo que tenho para mim como sendo uma rota mas que pode ser olhado de uma outra maneira a ideia de um pensamento crítico é aquele que separa então o critério é quando você escolhe o que serve daquilo que não serve Será que eu tenho influenciadores né para fazer as escolhas claro né tenho influenciadores no campo da liter atura
da religião da política institucional no campo da economia isso não significa né que ser influenciável me coloque como robótico significa apenas que eu levo em conta o pensamento de outras pessoas muita gente não tem como eu não lembrar do filósofo descart e a influência que ele tem sobre mim com a dúvida metódica e quando o descart lembra qual é a dúvida do descart que temos que a dúvida metódica ele tem só uma que é a mais forte hum onde se eu posso duvidar de todas as coisas e é necessário duvidar de todas as coisas para
eu poder pisar num terreno firme para eu pisar num terreno firme eu tenho que testar os terrenos onde eu tô pisando para ver qual que balança e qual não eu posso duvidar de tudo menos uma coisa da dúvida a dúvida é indubitável se eu duvidar da dúvida eu já tô duvidando a dúvida metódica não é a suspeita que demole é aquela que busca fincar a certeza num lugar onde ela possa ficar estruturada Ah meu querido C Ó você pode também fazer perguntas aqui no provoca é só mandar nas nossas redes no YouTube no x na
no Facebook com a #provoca o Cortela só uma última coisa nesse bloco ainda algum bom par de anos nós escrevemos junto um livro cidadania OBS basta de cidadania OB basta de cidadania e esse basta Inclusive eu sentia ali naquele momento a gente nunca falou sobre isso que era meio que assim vamos terminar com esse assunto parece que não não é a obscenidade Isto é aquilo que é indecente na vida coletiva voltou à tona por uma parte daquilo que a gente falava antes Isto é a gente não sabia que havia a possibilidade de algumas indecências se
estruturarem para vir a tona porque a gente achou que ela tava exilada isso já tava estava a segunda coisa dentro disso é que a obscenidade ela não é aquilo que se finca no campo moral se coloca o obso muito no campo da sexualidade Hum quando aparece muito mais no Social por exemplo a miséria obsen né a fome é obscena o abandono é obscena preconceito o preconceito é obsceno o desemprego é obscena a guerra é obsen eu li outro dia uma frase Taz eu não me lembro o autor lembrar Em outro momento mas não agora em
que alguém disse assim o grande momento da vida é quando um filho disser a mãe mãe o que é guerra mãe o que é guerra não é a frase não é o que era a guerra O que é isso que eu não sei o que é isso no próximo bloco nós vamos falar com tema que o Cortela mas ele ama de paixão as novas tecnologias e o Emo até loguinho olha essa do filósofo polonês Sigmund bman Quando eu digo amigo e o Facebook diz amigo estamos falando de coisas completamente diferentes o bmon se foi em
2017 o Facebook e as redes sociais continuam aí causando conversas com muito ruído atualmente está na moda filosofar sobre inteligência artificial ô Mário Sérgio meu filósofo me diga a inteligência artificial é inteligente ela ou é se a gente entende inteligência como sendo a capacidade de operar né uma capacidade de raciocínio de reflexão e ao mesmo tempo de propositura sim é difícil porque em tese Inteligência Artificial seria uma contradição no termo né porque toda a inteligência a menos que a gente Imagine que nós nos criamos né Nós poderíamos dizer que a inteligência é autônoma a inteligência
é ligar pontos né escolher os pontos que você poder ler dentro né a palavra em si é ler dentro is é interpretar nesse sentido eu não tenho nenhum temor né de uma inteligência que possa ser chamar de de de artificial é generativa porque isso em si é uma nomenclatura para algo que ameaça de um lado e beneficia de outro como todas as coisas que nós somos capazes de produzir sim mas a gente gosta mais de falar do que ameaça Claro mas isso é bom porque a gente fica em estado de atenção não fique entregue ao
enevo e ao romântico né Não fique Que ótimo que coisa boa mas se ficar só no estado de atenção também não podemos perder o que ela pode podemos eu não tenho nenhuma Inteligência Artificial nenhuma dessas que estão aí no circuito se ela auxiliar processos automáticos Isto é que elas façam por mim só de maneira mais veloz mais estruturada e portanto me auxilie o que eu não quero é que ela seja autônoma Isto é que ela decida sem mim e ela pode fazer isso ela poderá No momento não mas ela pode a palavra é um pouco
mais porque quando a gente diz por exemplo que outros animais não pensam é né Nós estamos colocando para nós um atributo né que é o pensamento que seria exclusivo se nós colocarmos autonomia nessas estruturas automáticas claro que o que nós chamamos de pensamento será capaz nesse momento ainda a gente não tem perspectiva de criação nós temos perspectiva de rearranjo né de reinvenção ou para usar um temo da moda de requalificação Isto é você agrega uma série né de fontes e é capaz de dar a ela né uma nova forma mas isso ainda não é um
passo de criação mas poderá vir aa Como que você doa tecnologia na sua vida por exemplo por um critério de escolha né eu sou capaz de ter comigo tecnologia algumas das formas de rede social não tenho Hum e não quero Embora ela seja usada por exemplo eu não tenho WhatsApp eu uso da Cláudia mas eu não tenho tá você uso del uso para qu uso alumas ativid PR eu posso te entregar aqui hoje porque assim quando a gente se conheceu inclusive para escrever o livro você falava que não usava nada você era contra emoi você
era contra isso não era contra emoji eu sou contra né hoje você você é o rei do tiktok Você tá no tiktok Você tá no Então você a ideia você lembra quando nós brincávamos em relação a emoj dizer cuidado e nós estamos começando a usar uma forma de comunicação que ela é hieroglífica é que nós estamos voltando pra restrição do né do repertório de comunicação em que é muito mais fácil no lugar de eu escrever algo né para você que eu tenho que elaborar pensar em você mandar o coraçãozinho sim e você na época dava
um exemplo que eu gostava bastante né de que se você recebesse né um uma mensagem uma uma mensagem da sua esposa né dizendo assim vamos jantar hoje né E você não pudesse jantar você dizer assim não posso mas mandava um coraçãozinho um coraçãozinho uma plantinha isso então essa facilitação esse truque comunicativo ele faz com que você economize tempo né Você continua contra isso eu continuo contra o uso exacerbado o uso desmesurado mas eu tenho usado você tem usado é isso que eu ia te entregar aqui porque em alguns momentos V falar com os meus filhos
e filh com os meus netos e netos eu mando coraçãozinho mas agora já com uma coisa que é o meu rosto né simulado um Avatar Zinho né com as coisas isso não significa que eu ainda me entregue na totalidade eu não sou avesso a linguagens antigas haja vista por exemplo que eu gosto de história em quadrinhos né que eu gosto de desenhos eu go de São anssim como teatro né eu aprecio n cois que são feit mas não fico assim tão seduzido a inteligência artificial ela é muito nova para nós entendermos ainda né Qual é
o impacto que ela carrega sem dúvida e tem uma discussão por exemplo se ela é capaz de tomar consciência que que você pensa disso a ideia de que não só eu sei mas sei que sei como uma possibilidade reflexa uma reflexão ela não é distante no uso e tecnologia eu acho que a gente conseguirá em algum momento produzir né essa capacidade Mas então me diga o que é consciência consciência em princípio é eu não apenas saber algo mas saber que sou eu que sei isto é eu conseguir me distanciar em relação à aquele ato exemplo
concreto que a filosofia da antigo um cão sente dor mas ele não sabe que é ele que tá sentido né ele só sente eu sinto algo mas eu sei que sou eu eu consigo me afastar no não por reflexo eu posso me pensar como Cortela com 20 anos de idade mas como eu era imbecil como se eu fosse outro posso me olhar na história que passou né olhar a minha linha de tempo e pensar eu podia fazer de outro modo Isto é é quando eu descolo do imediato isso é consciência o imediato é a ciência
o saber quando eu me descolo disso eu tenho a consciência não pensa muito faz mas também não faz à toa pensa viver [Risadas] difícil vamos ver o que que eles estão te perguntando aqui Cortela a nossa Inteligência Artificial que é que é o nosso público Daniel as ias as inteligências artificial tem potencial para facilitar a vida individualmente mas no coletivo isso não vai aumentar a concentração de renda e as desigualdades eh há 40 anos apareceram as máquinas de escrever que eram mais ágeis hum e havia uma menina que morava na periferia de São Paulo que
a cidade onde moro né que trabalhava no escritório no centro da cidade de São Paulo 8 horas por dia ganhava dois salários mínimos eh há 30 anos apareceu a máquina de escrever eletrônica Hum E ela passou a trabalhar 8 horas por dia ganhar dois salários mínimos e continuou morando na periferia certo tá há 20 anos apareceram os computadores pessoais de uso mais expressivo e ela passou a trabalhar 8 horas por dia rendeu muito mais ganhar dois salários mínimos e continua morando onde ela morava agora ela conta com uma tecnologia exuberante de comunicação que anda com
ela que é tudo mobile né que é tudo algo que permite Liberdade dela nesse campo e ela continua trabalhando 8 horas por dia morando na área periférica e ganhando dois salários mínimos como sair dessa enrascada então ou a gente faz disso uma ferramenta de partilha que se entenda que é necessário não apenas refinar a capacidade de produzir mas repartir aquilo que é produzido como forma de bem coletivo social por intermédio de Educação de letramento de Cultura né Por intermédio de condições de saúde de escolarização ou é só o refinamento tecnológico a educação tá atenta ao
uso dessas ferramentas para produz Em alguns momentos ela teve um encantamento começou mais né na Universidade Aberta de Londres Você se lembra o quanto se falava do ensino à distância da ância do uso de tecnologia e se notou que sim a tecnologia ela é um apoio forte para as capacidades de apreensão e compreensão mas ela não pode ser dominadora no campo da distração é né se diria até a 10 anos nós temos que colocar em todas as salas ou para todas as pessoas um aparelho isso num determinado momento se notou que no campo do aprendizado
isso poderia ser danoso é porque esse mesmo aparelho tal como eu quando tava na escola em Londrina não podia levar Gibi para dentro de sala de aula é não podia ficar com a revista olhando enquanto a professora dava aula às vezes se usava a revista não a que eu levava ou outro até que me entregava quando era parte do material pedagógico quando não era você dizia Guarde a revista guarde o jornal Agora uma parte da organização diz assim deixem os seus celulares não pode entrar vai guardar numa caixinha ou seja o que for como um
modo de impedir um componente que não é inadequado ele é inadequado na situação escolar que é distração é Felipe Professor Qual a Sua percepção sobre a maneira como as crianças estão sendo criadas algo lhe preocupa eu uso uma frase que não é minha mas que eu gosto que diz que o mundo que nós vamos deixar pros nossos filhos depende muito dos filhos que nós vamos deixar para esse mundo Hum E que filhos e filhas estamos deixando uma C das crianças hoje tá sendo formada a depender da camada social formada por uma geração de adultos que
é muito permissiva hum Como dizia o grande contá do caligaris desejos não são direitos ah desejos não são direitos contá dizia uma parte hoje dos jovens por exemplo de camada média ou até das elites econômicas vive como se ele fosse um adulto em férias sei ou seja ele vai ao cinema ele passeia ele vai com comer fora só não trabalha eu vi outro dia um meme é eu também vejo tá eu vi outro dia um meme você deve ter visto em que a mãe relatava numa das redes sociais sabe o que que eu faço com
os meus filhos para eles arrumarem o quarto fazer a tarefa eu cheguei para eles dizer assim seguinte eh a senha da nossa do nosso wi-fi vai mudar todos os dias todos os dias eu vou mudá-la você terá acesso a ela depois que teu quarto tiver arrumado depois que a tua escolar tiver feita você terminou você vem aqui eu passo noite eu mudo que ideia que você tá dando aí não tô dando só tava lendo eu não tenho mais crianças pequenas meus netos e netas agora os pais que cuidem você pode provocar uma revolução aí dentro
das casas que estãoem de longe como que é a música que você fez em homenagem a escolinha nunca mais volta aqui problema tá na tecnologia ou tá na gente mesmo não há tecnologia sem a gente né eu uso um exemplo de modo muito repetitivo e eu não digo até que as pessoas se cansem mas até que elas se convençam né se eu tenho aqui nas mãos uma faca é E você tá tem nas mãos uma maçã eu posso usar essa faca que tá nas minhas mãos para nós repartirmos a maçã ou para tomá-la de você
é claro que a questão não tá na Faca é né portanto é evidente que a tecnologia está como sendo algo que não poderá ter autonomia Porque como a nossa autonomia como gente ao falar você da gente Ela pode ser arriscada eu temo não avesso não recuso não descarto mas fico assuntando né meia distância e pensando será será ainda no tema da escola meu caro Cortela qual qual é o problema maior da educação crianças que não gostam da escola ou escola que não gosta de criança não a escola Aprecia bastante crianças adoram a escola Elas adoram
o que elas não gostam necessariamente é das nossas aulas mas a escola Elas adoram é só você observar que quando a aula vai começar tem uma gritaria uma correria aquela alegria toda aí to que sinal elas vão mais ou menos quietas para sala solta pro intervalo Sai num alegria Dan nada a aula acaba mais cedo el não vão embora para cá elas ficam ali você tem que ir né senão elas não vão portanto Elas adoram a escola o que existe é alguma dificuldade em relação ao modo né de adequação do procedimento pedagógico com as gerações
que estão chegando tá professoras e professores fazem um esforço imenso especialmente das grandes redes de ensino para terem condições de trabalho para isso acontecer de um modo mais eficaz a formação do docente da docente é mais complicada porque ele tem que dar aula em vários lugares então não tem tempo para ir isso é bom fazer justiça né uma rest o Brasil é o país que onde os professores mais trabalham e são menos valorizados trab muit trabalham muito e tem também um desprestígio em relação a isso n a atividade docente embora ela tenha uma relevância eh
falada não necessariamente ela é né praticada no cotidiano quando eu fui secretário de educação na cidade de São Paulo eh quando se fazer uma pesquisa Olha que interessante quando era feita uma pesquisa pelo governo em relação a quais eram as áreas prioritárias para dar uma solução educação aparecia em sexto lugar sétimo lugar e aí claro que de modo morado colegas de secretariado diziam assim tá vendo tá vendo como você não tá precisando mas não era isso é que a educação escolar no cotidiano ela tem já tanto tempo na nossa forma de ação e ela tá
tão acomodada algumas circunstâncias que ela nem é olhada como sendo algo que precise né de uma transformação tão forte e precisa qu dia a mesma coisa Quem não tiver feliz por favor se retire da sala né Eu vi falando dos memes outro divertidíssimo as aulas retomando na volta ao trabalho no an no ano aí você deve ter visto isso né a mãe chega com a criança na escola depois de um tempo de férias em que você tem que dar ocupação né para esses pequenos e pequenos chega com ele e o rapaz que tá ali na
zeladoria se aproxima e diz olha infelizmente não vai ter aula hoje porque houve uma grande chuva ontem à tarde como a senhora viu e o pátio da escola tá inundado ela pega o menino e fala não pode deixar ele sabe nadar certo e solta né esta ideia do da escola não só como um local de Formação Mas também como de guarda isso aquilo que se em espanhol nas creches chama de guarderia né como um lugar onde você deixa as crianças para elas ficarem ali e guardadas naquele tempo vez ou outra tem muito mais impacto do
que como um local né de Formação mas tem saída eu tô aqui chegando quase na aula de violando do Menino cadê o menino além de educador filósofo gente fina como vocês estão vendo o Mário Sérgio é pai avô pós-graduando em casamentos no plural e já foi até monge no próximo bloco Nós Vamos explorar essas passagens menos conhecidas do Cortela Como diz aquele filósofo o povo só vê as pingas que eu tomo ninguém vê os tombos que eu levo não perde João da Cruz Frade espanhol que viveu no século X se tornou santo padroeiro dos místicos
e dos Poetas um conselho dele para chegares a saber tudo não queira saber coisa Alguma não é uma ironia que o meu convidado que sabe tanto sobre tanta coisa foi atraído justamente pela ordem fundada por São João da Cruz isso mesmo pessoal antes de professor filósofo pop o Mário Sérgio Cortela foi um monge ordem carmelitana mas cuja Fundação foi de Teresa Dávila uma doutora no mundo católico e João da Cruz que ideia foi essa a ideia era Viração não a min era virar papa papa Claro minha intenção desde menino era ser o primeiro Papa Brasileiro
né mas depois eu tá falando sério sim minha família é de Formação católica eu fui formado Numa família nessa condição e eu quando eu entrei na universidade eu entrei para fazer filosofia eu estava decidido a fazer uma experiência no mundo religioso E eu achava que porque eu achava que se era para provar a experiência religiosa tinha que ser de modo mais intenso e autêntico e o melhor modo de fazêlo era pelo lado de dentro mergulhar isso E aí quando eu entrei na universidade para fazer filosofia em 1973 sim eu entrei na ordem carm militana descalça
num convento na clausura e nele Vivi por 3 anos 73 74 75 e portanto tive ali uma vivência religiosa de vida Comunitária TR anos na clausura saía para ir à universidade e voltava tinha os trabalhos conventuais as convivências Você S falta de alguma coisa do convento Sim sinto falta bastante né do Silêncio Em alguns momentos porque numa ordem religiosa como a Carmelita naquele momento havia vários períodos do dia em que não se falava eventualmente nas refeições por exemplo você só se comunicava por gesto só se falava ou se via TV ou se ouvia a rádio
das 19 às 20 horas no restante havia silêncio e esse silêncio ele auxilia né bastante claro que eu tinha alguma dificuldade como torcedor né do Santos Futebol Clube eu aos domingos à tarde vez o outra tinha de estar na capela né dentro daquilo que era o Ofício como se usa o Tero religioso e o Santos jogando né e eu ficava ali aguniado é imaginando que tava acontecendo mas isso era uma parte ní E aí eu fiquei TR anos no convento e achei que sim a minha atividade ela deveria ser no campo da comunicação da docência
que eu sempre gostei mas não na vida religiosa eu comecei a dar aulas na PUC São Paulo né eu tinha 22 anos é muito cedo e nela fiquei 35 anos n e portanto a carreira acadêmica Ela Deu sequência a uma presença minha né dentro do que eu desejava o modo religioso seria um [Música] deles Cortela eu tenho uma curiosidade quando a barba entrou na sua vida ela entrou em 1970 Olha que coisa interessante a bentou na minha vida em 1974 quando eu estava no segundo ano da Universidade ainda de modo muito incipiente mais ao modelo
do Cavanhaque bigode depois por conta da vida conventual em 1975 eu deixei a barba né um pouco mais expressiva porque isso compunha da estrutura eventualmente né e depois na sequência porque como eu comecei a dar aulas na universidade e eu era muito mais novo que boa parte dos meus alunos então eu deixei a barba para dar um certo ar circunspecto a partir daí o uso da barba se tornou recorrente portanto faz 48 anos que eu o deixo a barba que que você nunca se viu sem uma vez não vi quando o André Sérgio meu filho
mais velho n tem 46 anos ele nasceu eu tirei a barba pelos TR meses iniciais do Nascimento dele por conta de higiene né dela não cair na hora do Cuidado temos imagens não temos imagens nós temos só o André mas as imagens só se você tiver eu sem barba ten várias imagens e e é bonito aí hein gostou pensa em fazer um modelito não eu prefiro você sabe que outro dia eu via em dois desses novos modos de barbearia que agora sim na moda né numa delas havia é uma assim barba cortel é que era
um corte específico né em que a pessoa anunciava que era daquele modo eu acho muito bom e qual é o significado da baba Você tá vendo que eu tô com um projeto muito incipiente Você já foi e voltou várias vezes com essa configuração eu ando indeciso isso Qual o papel no campo da minha atividade que é a docência isso e da escrita né É você v outa ter um ar circunspecto e poder ciarla ciarla fazer esse gesto que parece inteligente meditativo então ele compõe mais o ansam né do que de fato né uma necessidade agora
também é [Música] hábito olha aqui Professor joelton Belau o professor filosofa so os memes e imitações que fazem Claro porque a imitação sempre é uma homenagem como diz a antiga frase quando ela é divertida ela faz com que eu me alegre com aquilo os memes eles fazem com que eu tenho uma visão eventualmente crítica sobre mim e vez o outra eu penso quanto isso é um modo de divulgação tal como eu tenho nas redes sociais tal como eu tenho o quadrinho cortel e Filó que é uma maneira de chegar nas pessoas h eu tenho também
a maneira do meme que não sou eu que faço mas quando alguém faça faz aliás isso acaba ampliando sim você tem visto memes sobre você sim vários vários é me conta dos seus preferidos Olha eu gosto você tem alguns que fazem uma imitação do meu sotaque né vários me perguntam Mas por que que você fala desse jeito desse jeito e eu não consigo me imitar sim né vez ou outro eu tento até imitar a minha voz como alguns imitam e tem criança que vez o outro também se aproxima de mim ô na rua ou no
shopping ou no aeroporto e a mãe ou o pai disse assim meu filho sabe te imitar fala que gostoso faça né Aí ele faz há pessoas que fazem imitação em program de TV né Há outras que fazem usando meu modo de falar a minha gostosura não eu como gostoso mas como prazer de etimologia não é minha área de estudo mas eu gosto de lhe dar com o sentido das palavras então há coisas que eu aprecio quem me imita ou os memes eles colocam na hora do escrito então filam fomos lá quando você sonha a voz
of do sonho é com esse sotaque não não é não é né esse modo de brincar não veio para mim No sonho você sabe que Nix a noite dos gregos a divindade da noite ela era mãe né de oniros que é exatamente o sono né e também da ideia do Pesadelo portanto quando eu tenho pesadelo Eu fico aprisionado num lugar em que os altofalantes ficam com a minha voz o tempo todo não é a Voz da Consciência mas eu raramente tenho pesadelo e e e me conta um o meu maior Pesadelo é estar com uma
meia furada meia né a meia sabe a meia em que você tá com ela num fura na ponta e o dedão Sai fora né Uma das coisas que eu lembro do nson rodrig era aquela ideia de você você por exemplo atravessando uma rua sendo atropelado e depois se coloca alguma coisa em cima e fica só o dedão que ele diria pornográfico saindo pelo buraco da meia Aquilo é indecente é obsceno esse tipo de coisa é aterrorizador E aí meu achou problema é a vela ah trocou Sua Vela nada compra uma vela acende e faz uma
oração filme forte porque o carro ruim Rogério Cortela Qual é a diferença entre o inteligente o esperto e o sábio a pessoa sábia é aquela que sabe a diferença entre o inteligente e o esperto né Eh eu não sei então eu não sou sábio mas eu tenho inteligência para imaginar que o esperto é aquele que simula uma inteligência mas que ela é provisória como capacidade porque ela se desmonta né Ela é muito quimérica portanto a esperteza ela tem a utilização da inteligência como maneira de drible e engano hum outra coisa é inteligência que serve assim
e serve aos outros e acho que uma pessoa sábia é aquela que entenderia melhor isso que não é o meu caso ser chamado às vezes de sábio que vezes ou outra fazem né de maneira elogiosa acho um pouco eh elevado eu demorei por exemplo para admitir a ideia como você fez no começo você chamar de filósofo até uns 20 anos quem é da área de filosofia tinha muito pudor você chamar de filó a gente sempre preferiu e vários preferem até hoje por porque a ideia de filósofo ela é tão elevada no nosso cotidiano embora ninguém
se encomode ser chamado de filósofo aliás de sociólogo de psicólogo né de economista de antropólogo eh ser chamado de filósofo parecia algo meio arrogante é muito arrogante Então até hoje tem vários colegas meus homens mulheres de várias áreas que preferem se chamar de professora de filosofia ou de professora hoje Você não se incomoda não não me incomoda aliás eu mesmo comecei a me identificar quando há uns 20 anos nos programas de TV Tem que fazer né a identificação né ali no gerador de caractér o famoso GC né Eh se pedia assim qual é a sua
profissão hum antes eu fia professor de Filosofia e passei a usar filósofo por exemplo o que que fez virar essa chave que não era algo de petulância não era algo que dizia assim eu sou como Sócrates como descart né como Kant eu sou alguém que os admira que deles aprendeu mas eu tenho uma atividade que se não é igual ela é na mesma frequência então ela não é Idêntica assim como eu não imagino que alguém que se chame de músico né esteja colocando isso lado a lado com Heitor Vila Lobos com moza né com Catulo
da Paixão Cearense etc você também pode fazer perguntas aqui pro filósofo é só mandar nas nossas redes no YouTube no X no Twitter Facebook com a hash provoca tem mais uma aqui para você Janice Mendes com todo seu conhecimento sabedoria ela que tá falando aqui me diga o que somos nós o que eu estou fazendo aqui neste planeta Qual o sentido de tudo isso meu livro mais recente não casualmente ele se dedica a pensar isso ele se chama Deus nos livre são desassossegos e encantamentos em relação à relig a religiosidade e a espiritualidade A grande
questão da vida é por quê Por que cá Estamos Existe alguma razão paraa nossa existência nós somos construtores de sentido não há para mim um sentido pré-determinado um sentido que disse você nasceu para isso Ou Esta é a razão mas se constrói o sentido acho que o sentido mais forte da vida para mim como para qualquer pessoa é é ficar Isto é não partir Hum E qual é o único modo de ficar ficar nas pessoas ficar com a tua obra ficar com a tua capacidade teu afeto tua amizade o poeta Ledo Ivo grande alagoano dizia
o que sobra é obra O resto só sobra o que sobra é a obra O resto só sobra por isso nesse livro né que da editora Vozes ele tem uma marca que é pensar exatamente o Deus nos Livre como uma compreensão Deus nos livre da falta de sentido Deus nos livre da incapacidade de construir sentido Deus nos livre do desespero evidentemente que a ideia de Deus aí ela está colocada de modo simbólico ela aparece como sendo uma percepção do aquilo que é para nós uma reverência à vida por isso entendo e aí respondo né de
modo mais final eh não acho que haja um sentido já acho que ele aparece na nossa trajetória mas se alguém me perguntar qual é a finalidade de ser aqui estar eu diria e digo é ficar nos outros quando eu partir eu quero fazer falta eu quero que pessoas digam Cortela faz falta a nossa vida é curta mundo nada se leva a nossa vida é curta mundo nada se que memória que você tem da sua infância em Londrina Ah muitas muitas eu saí de Londrina com 13 anos tenho memória do meu quintal da casa em Londrina
tenho do Lago Igapó né que existe na cidade tenho das vezes que eu fui ao estádio de futebol Vitorino Gonçalves Dias em que eu ia com meu pai eu e o meu irmão étore e ali ele comprava para nós uma coisa deliciosa que era uma laranja que vinha descascada o cara tinha uma é com a casa muito aparente tem memória da escola tem o sabor né da daquele bolinho de carne que se vendia na porta da escola dentro de um cesto tem uma memória imensa né da minha professora que me alfabetizou né que foi capaz
né de fazer com que eu pudesse aprender a ler e escrever e até hoje ela fica né comigo dentro das minhas coisas e você chegou São Paulo com 13 anos você lembra assim a sua primeira impressão Sim foi no dia 27 de Dezembro de 1967 uma quartafeira meu Deus A Família chegou foi morar na área Central na vinida Angélica né a um quarteirão do Parque Buenos Aires na época era praça Buenos Aires e eu assim que o caminhão de mudança deixou tudo no apartamento né e eu saí a caminhar sozinho 3 anos de idade e
por pouco não fiquei ali mesmo no asfalto da vi Angélica atropelado porque desabituar de trás de um ônibus para cruzar e Vinha vindo um carro né E foi a primeira vez que eu ouvi um palavrão dirigido a mim especialmente né de maneira direta Ah um palavrão que eu não gosto de Fal porque ele lembra Dona Emília aquilo que ela não era mas fazia referência à mãe Emília e Antônio em Antônia meu pai da cidente de italianos minha mãe de espanhóis ele se cas Aram em 1953 1954 nasci eu né E eles viveram juntos meu pai
er bancária e minha mãe professora aprendi muito com eles ensinei muito para eles convivemos com alegria né É uma coisa muito boa me ens eles ensinei Nossa coisa do dia a dia do campo da filosofia ensinei algumas coisas na área da música Meus pais adoravam música A gente quando ia à praia embora Londrina seja no estado do Paraná as parece que frequentamos ela no Estado de São Paulo Santos né Praia Grande Itanhaém Peruíbe porque era mais fácil o acesso litoral sul é isso era mais fácil acesso do que ir até o litoral paranaense e a
gente vinha de Londrina até aqui de gipe né Por exemplo em 1960 1962 demorava 18 horas se parava no caminho na Raposa Tavares para fazer piquenique na estrada não havia posto e a gente vinha cantando de lá até aqui Me ajuda aí para não perder as contas você se casou quatro você sabe que às vezes fala assim quantas vezes se casou quantas vezes foram necessári né É isso sim às vezes que foram necessárias eu sou casado com Cláudia né faz 10 anos e tenho um gosto muito imenso de não desistir né de persistir dentro desse
caminho sim tive movimentos de Convivência de casamento de matrimônio absolutamente encantadores felizes e quando deixaram de ser né de comum acordo deixaram de ser e isso é é é uma atualização do aplicativo assim não necessariamente né ela pode ser por exemplo O esgotamento de um processo de Convivência de um tempo o Rolland Bart dizia que você não ama alguém você ama o amor Hum quem é a pessoa que você vive bem é aquela que toma conta do amor que você ama hum quando esse amor começa a perder o cuidado hum aí você tem que mudar
de quem cuida olha e aí você sai e isso tá na obra dele você lembra fragmentos do discurso amoros fragmento do discurso amoroso e é uma coisa dos dois lados n um cuidado é um cuidado nenhum nenhuma das formas minhas de convivência matrimonial ela teve uma ruptura em que se diz descarte o que se teve não ao contrário era um caminho em que não seguia né do mesmo modo Mas eu continuo com essa resposta quantas vezes se casou fala quantas vezes foram necessárias meu caro monge filósofo para você é muito fácil me dizer o que
é a vida a vida é um mistério uma dádiva que a gente tem absoluta capacidade de participar não sei a razão direta mas eu sei acima de tudo que eu não quero descuidar é algo a ser zelado AL algo a ser fluído algo a ser vivido não é imune a turbulência a dificuldade a encrenca mas não é só turbulência dificuldade e increnca por isso partirei deixarei de fazer parte desta vida mas não deixarei de fazer parte da vida dela eu sou um arranjo único antes de eu ser o universo não é como ele é ah
quando eu deixar de ser ele não será mais como ele é eu sou único mas eu não sou o único por isso eu sou com outras pessoas a vida é partilha Ai que visita boa isso prosa boa Néa eu acho que nós só temos que fazer umas fotos agora que o pessoal gosta de fazer foto a gente conversa conversa conversa aí tem pessoas que precisam lá divulgar a gente divulgar divulgar levar ao vulgo ao vulo ao vugo levado ao povo a filosofia ensina a gente a fazer boas perguntas me ensina uma aí para eu fazer
para você pro próximo encontro é por que os camicas usavam [Música] [Aplausos] [Música] capacete