quero convidá-los abrir a palavra de Deus livro de Gênesis livro dos começos primeiro livro de Moisés chamado de Gênesis nós vamos ler Capítulo 1 nós vamos no verso 3 até o verso 13 Gênesis Capítulo 1 verso 3 até o verso 13 Então Deus disse haja luz e ouve luz e Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas Deus chamou a luz dia e chamou as trevas noite e houve tarde de manhã o primeiro dia e Deus disse haja um firmamento no meio das águas e separação entre águas
e águas e Deus fez o firmamento e a separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas acima do firmamento e assim aconteceu e Deus chamou ao firmamento céus ouvi tarde de manhã segundo dia e Deus disse a junta em se as águas debaixo dos céus não só lugar e Apareça porção seca e assim aconteceu Deus chamou a porção seca terra e ao ajuntamento de Água chamou mares e Deus viu que isso era bom e Deus disse que a terra produz Relva ervas que deem sementes e árvores semente e árvores frutíferas que tem frutos
segundo a sua espécie cuja semente esteja no Fruto sobre a terra e assim aconteceu e a terra produziu Relva ervas que davam sementes segundo a sua espécie árvores que davam fruto cuja semente estava nele conforme a sua espécie e Deus viu que isso era bom e houve tarde e manhã o terceiro dia só até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo que o nosso Deus nos dê compreensão nesse relato extraordinário dos três primeiros dias da criação ó Deus Diante agora da tua palavra nós pedimos a iluminação do teu espírito
santo para que possamos ver a tua majestade o teu poder a tua glória revelada aqui para que tiremos lições importantes para que entendamos tua vontade para conosco pedimos ao pai que apliques essa palavra no coração de todos que ouvem essa mensagem em nome de Jesus amém amém queridos essa é a nossa segunda mensagem na série que nós nos propusemos a fazer o livro de Gênesis Capítulo 1 até o Capítulo 11 que a primeira grande parte do livro de Gênesis nós vimos Na mensagem anterior que Moisés escreveu o livro de Gênesis juntamente com os demais livros
do pentateuco durante aqueles 40 anos que passou no deserto juntamente com o povo de Israel depois de a vê-los tirado do Egito e mais provavelmente as vésperas de entrar na terra prometido pelo menos um livro de Deuteronômio que é o último dos Cinco Ele claramente diz que é o registro das pregações de Moisés nas planícies de Moabe do outro lado do rio Jordão do lado de cá Do Rio Jordão em frente à cidade de Jericó antes deles atravessaram então nós entendemos que foi nessa ocasião pouco antes que Moisés compôs no Que nós conhecemos como pentateu
E é claro Gênesis é o primeiro dos cinco o alvo de Moisés era reorientar a visão teológica dos israelitas depois que eles passaram 400 anos no Egito e aprenderam falsas religiões aprenderam a visão errada de mundo conceitos errados sobre a vida e agora eles estavam prestes a entrar na terra que Deus havia prometido e que estava ocupada por sete Nações os cananeus que eram Nações pagões que tinham também falsos Deuses e também ideias erradas a respeito do mundo da origem do mundo e de todas as coisas então era preciso que houvesse esse realinhamento dos filhos
de Israel para a o verdadeiro Deus a verdadeira visão de mundo e o alvo de Moisés portanto nesses cinco livros particularmente no livro de Gênesis é primeiro mostrar superioridade do Deus de Israel aos deuses do Egito e aos Deuses dos cananeus que estavam diante deles também explicar a origem de certas leis que Deus havia dado que poderiam parecer estranhas como por exemplo descansar depois de seis dias de trabalho ou porque o casamento tem que ser casamento monogâmico do homem com a mulher e por aí vai então Moisés queria explicar a origem dessas leis que Deus
estava passando para nação também precisava dar uma base teológica e moral para a conquista da terra os israelitas iam entrar numa terra que já estava ocupada e eles iam derrotar aquelas Nações arrancá-los de lá e tomar posse daquela terra com que direito o livro de Gênesis nos diz o direito que Deus deu porque Deus é o criador de tudo Portanto ele dá a terra a quem ele quer e ele deu a terra aos descendentes de Abraão Esse é o ponto da criação é um dos pontos que precisa ficar claros para a nação de Israel quando
eles estão as vésperas de cruzar o Rio e entrar na Terra Prometida também era preciso explicar a origem da Aliança de Deus com Israel porque Israel porque não com Egito porque não com a Mesopotâmia porque não com outras Nações tão conhecidas e Poderosas daquela época como a Síria por exemplo porque exatamente Israel Isso é o que Moisés trata no livro de Gênesis ele mostra a origem de todas estas coisas e a base de todas estas coisas nos dois versos iniciais que nós vimos no domingo anterior Moisés descreve a criação do mundo pela palavra de Deus
e nos revela alguma coisa sobre Deus e sobre o mundo que nós mencionamos ou seja que o Deus de Israel ele está acima da sua criação que ele sempre existiu ele não é criado ele é eterno que ele é um ser pessoal ele tem um propósito que ele é todo poderoso decreta tudo somente pela sua palavra que ele é eterno autoexistente ele não depende de nada para existir que o mundo foi criado por ele do nada somente por sua palavra e que ele começou criando a matéria bruta que veio uma mistura terra de água onde
havia trevas mas que ele já se preparava para organizar o espírito de Deus pairava sobre aquela massa sem forma e vazia e agora o que vem na sequência no texto que nós lemos é o relato que Moisés faz de como em seis dias Deus formatou aquela massa e a tornou habitável e preencheu com vida inclusive com a vida humana Esse é a sequência do que nós vamos ver antes de entrar no texto deixe fazer algumas observações para eliminares existem muitas questões sobre os dias da criação que não podem ter resposta decisiva do texto muito por
mais que nós quiséssemos como por exemplo a idade da Terra ou se são dias de 24 horas ou não nós vamos encontrar teólogos comprometidos com todas as opções de interpretação que nós encontramos aqui gente boa mas que divergem sobre algumas questões que não consideram essencial para o relato de Gênesis pessoalmente eu creio que o que nós temos aqui são dias de trabalho humano dias de 24 horas muito embora eu reconheço que existem dificuldades com essa interpretação Mas se nós vamos tomar o texto no seu próprio valor ele se apresenta como história e ele quer ser
entendido de maneira simples e direta como eu vou falar aqui o meu a minha abordagem aos dias da criação ela ela decorre de alguns pressupostos meus que eu queria deixar claro aqui primeiro eu creio que Gênesis foi escrito por Moisés para ser lido como história não como mito não como lenda não como uma fábula não como uma parábola não como analogia e não como ilustração Pois é registrar escrevendo prosa mesmo relatando fatos Esse é o gênero literário do relato dos dias da criação e isso em contraste absurdo aos outros relatos de criação que já havia
naquela época ou até antes onde seres monstruosos saem do caos da água e lutam entre si surgem os deuses e aí Eles procuram dominar o mundo a viajar vários relatos da criação que tinham origem nesses povos pagãos que certamente Moisés conhecia lembra que Moisés ele foi educado no Egito e diz no livro de Atos é dito que ele foi educado em toda ciência e sabedoria do Egito ele sabia esses relatos o relato de Gênesis em contraste com esses relatos que vocês podem ler tá disponível na internet para quem quiser ver é absurdo livro de Gênesis
é simples ele é claro ele é direto Ele conta como história esses relatos são lendários míticos é óbvio a diferença é só você ler e você percebe então a minha abordagem é que o que nós estamos lendo aqui é história é algo que aconteceu como está sendo dito segundo Moisés escreveu da perspectiva do Observador ele não se propõe nem podia dar uma explicação científica de como essas coisas vai acontecer ele tá ele tá descrevendo o que pareceria alguém que estivesse plantado ali na terra olhando os céus como uma grande tela e as coisas aconteceram diante
dos seus olhos então ele fala como um narrador alguém que está observando o todo o texto é da perspectiva do narrador terceira coisa é que a audiência primária de Moisés eram os israelitas à beira do rio Jordão nas vésperas na véspera de atravessar para a conquista então nós temos que manter isso em mente quem Moisés tinha em mente quando ele escreveu isso quem era sua audiência pretendida eram seu povo se israelitas depois de 400 anos lá no Egito povo que precisava entrar na terra precisava de respostas precisava de base para o que ia acontecer isso
é importante quando a gente foi interpretar o texto em vários pontos outra outro pressuposto que a gente tem que ter quando vai ler é que Moisés queria ser entendido Moisés queria ser entendido ou seja o texto quer dizer aquilo que Moisés está dizendo nós não vamos procurar aqui chifre cabeça de cavalo procurar um significado oculto por detrás das Letras ou das palavras de Moisés porque qual o interesse de Moisés em fazer um relato velado dizendo coisas que na verdade não significavam o que elas são mais apontando para outras realidades ele queria ser entendido então isso
significa que a nossa interpretação ela vai sempre optar pela leitura mais simples o que que o texto está dizendo qual é a leitura natural do texto Então é assim que ele deve ser lido agora é evidente que Moisés fez um relato muito bem elaborado eu vou citar apenas dois pontos para vocês perceberem como esse relato é bem elaborado O primeiro é que existe um paralelo nos dias da criação nos dias como se fosse duas colunas cada coluna tem no seis dias na primeira coluna vocês têm os dias um dois e três Onde Moisés relata como
Deus preparou o ambiente eles faz separações ele cria o que é básico e aí na segunda coluna você você tem os dias 4 5 e 6 onde Deus enche a terra que ele formatou nos três primeiros dias com vida análoga então por exemplo no dia 1 ele vai criar a luz e vai separar das trevas e no dia 4 que é o correspondente na outra coluna ele vai criar o sol a lua e as estrelas e assim sucessivamente Então existe um paralelismo Óbvio no relato mostra então que Moisés ele está fazendo um relato cuidadoso elaborado
ele não tá só dizendo as coisas da sua cabeça outra coisa que a gente percebe que aqui é um relato muito bem pensado é que os seis dias da criação Eles seguem o mesmo padrão Deus comanda alguma coisa aquela coisa acontece Deus dá nome aquela coisa em seguida declara que o que foi feito é muito bom e termina dizendo que houve o fim daquele dia tarde de manhã de Natal são cinco coisas é o mesmo padrão em todos os seis dias então embora Moisés esteja narrando de maneira simples como observador ele faz isso de maneira
cuidadosa maneira cuidadosa então isso tudo a gente vai levar em consideração a medida que a gente faz a leitura e interpretação dessa passagem vejamos então o primeiro dia nós vamos ficar só nos três primeiros dias porque nós vamos saboreando devagar né Vamos né são só 11 capítulos né então a gente vai devagar aqui para render então primeiro dia versos de três a cinco Deus cria a luz e a separa da terra ele começa o padrão né Deus comanda a existência da Luz verso 3 Então Deus disse haja luz então esse então aqui significa depois de
ele ter criado a massa que era sem fome vazia e que o Espírito de Deus se movia sobre as águas então ou então indica a sequência né Depois de Deus ter feito a massa primordial caótica ele agora começa a ordenar e a primeira coisa é a criação da Luz Nós não sabemos se decorreu algum tempo entre os versos 1 e 2 e o verso 3 os versos 1 e 2 eles falam da criação da massa da matéria-prima por assim dizer E aí no verso 3 Deus começa a ordenar a organizar aquela massa então alguns teólogos
para explicar aquilo que a ciência insiste em dizer que a Terra é muito antiga eles dizem que pode haver aqui um GAP pode ter havido decorrido milhões de anos entre os versos 1 e 2 e o verso 3 a gente pode afirmar isso com certeza absolutamente não é impossível que isso tinha acontecido também não é impossível como eu disse tem questões aqui que não adianta os crentes trazerem para procurar resposta porque não é esse o alvo de Moisés o alvo de Moisés é mostrar como tudo começou apontar para Deus como a origem de todas as
coisas que ele fez tudo do nada pela palavra do seu poder o tempo decorrido entre esse ponto e esse outro aqui não aparentemente Não interessa para Moisés não é uma resposta que a gente não não vai ter vou voltar para isso mas adiante Mas se tiver um lapso de tempo então é provavelmente nesse espaço aqui o alvo de Moisés o ponto de Moisés é que Deus com sua palavra ele ordena a luz a existência disse Deus haja luz e a luz começa a existir Paulo cita essa passagem na segunda carta aos Coríntios capítulo 4 verso
6 como uma analogia do Novo Nascimento ou da Regeneração Segundo aos Coríntios capítulo 4 verso 6 Paulo disse assim Deus que disse das Trevas resplandeça luz ele está se referindo a esse versículo ele mesmo resplandeceu em nosso coração para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo é interessante você ver que os autores do novo testamento esse autor Paulo ele vê o relato aqui que nós acabamos de ler como histórico o mesmo Deus que disse das Trevas haja luz é o mesmo Deus que faz a luz do Evangelho brilhar no coração
incrédulo no coração cheio de trevas e ignorância aqui a gente é tentar a fazer essa comparação o mesmo poder que das Trevas trouxe a luz é o mesmo poder necessário para iluminar o coração obscurecido do pecador com a luz do evangelho ou seja um milagre tão grande quanto Fiat Lux faça-se luz tão grande e a gente aqui fica com outros Milagres né a gente quer ficar impressionada com outros Milagres mas a conversão de um pecador a iluminação do Coração em trevas de um pecador é paralelo ou equivalente ao primeiro grande ato criador de Deus já
no tempo que seria a feitura da Luz apenas pela sua palavra Paulo cita essa passagem a luz então diz aí o verso 3 ela começa a existir disse Deus haja luz e ouve luz porque a palavra de Deus é irresistível ele comanda e as coisas acontecem nada pode resistir haja luz ouve luz simples como Moisés está contando nada pode resistir a sua vontade e a origem dessa luz é o próprio Deus é o próprio Deus porque o sol a lua e as estrelas só vão aparecer no dia 4 Deus é a origem primeira de todas
as coisas é dele que procedem todas as coisas a luz vem emana dele surge do nada pelo poder da sua palavra e Deus então declara no verso seguinte que a luz é boa viu Deus que a luz era boa é claro isso é uma maneira de falar de Moisés Não ele tá descrevendo e tá como eu disse usando uma linguagem que seja a adaptada a situação humana Deus não tem olhos né Deus viu então é uma maneira de falar que se refere a Deus como se ele fosse como nós para que nós possamos entender o
que aconteceu Deus viu a luz e Deus disse é muito boa é boa luz boa porque foi ele que fez tudo que Deus faz é bom é bom porque reflete a natureza de Deus você já vê que o criador ele é bom porque porque o que ele faz é bom se fosse um demiurgo um Deus mal um Deus perverso ele faria coisas boas mas o fato de que Deus depois de fazer começar a criação ele dizer que o que ele faz é bom já mostra a natureza dele ele é um Deus bom tudo que ele
faz é bom é bom e nós podemos nos regozijar nisso aquilo que era sem forma aquilo que estava vazio aquilo que estava coberto em escuridão agora iluminado pelo poder da palavra de Deus que traz a luz a existência e em seguida Esse é um ponto muito importante Deus separa a luz das Trevas está no final do verso 4 ele faz separação entre a luz e as trevas trevas na Bíblia na literatura do Antigo Testamento e do Novo geralmente representa terror a dor a morte o mal Deus então separa aquela luz que ele criou que era
muito pessoa do mal ele faz aquela separação e Deus nomeia Isso aqui vai ser importante e eu vou dizer daqui a pouco porque e Deus dá nome ele chama diz aqui no diz aqui no final do verso 5 Deus no verso 5 Deus chamou a luz dia como criador ele tem o direito de nomear ele nomeia isso aqui é dia e as trevas ele chama de noite ele porque é o criador porque é o senhor de tudo ele tem autoridade para nomear ou seja dá sentido dá sentido é isso que você é isso que você
é manhã e noite e assim termina o primeiro dia como ele diz aqui no final do verso 5 houve tarde e manhã o primeiro dia E é claro que esse primeiro dia ele é marcado não pelo sol pela lua e pelas estrelas só aparece no dia 4 Mas pela alternância entre a luz que emana de Deus e as trevas Isso vai acontecer durante os três primeiros dias a noite se passa nasce o dia isso inclusive é a base da forma Hebraica de ver o dia os hebreus eles marcavam o dia diferente de nós a gente
geralmente considera o começo do dia quando o sol nasce não é mas para os hebreus o dia começa quando o sol declina seja da tarde é o começo de um novo dia começa com as trevas e depois é que vem a luz seguindo exatamente o padrão da criação primeiro tinha trevas e depois Deus criou a luz por isso que ele fala que houve tarde e manhã o primeiro dia o segundo dia tá no verso 6 a 8 Deus cria o que é chamado aqui de firmamento e formata as águas faz uma separação entre as águas
Deus então cria o firmamento verso 6 e Deus disse haja um firmamento no meio das águas e separação entre águas e Águas então nós já Vimos que as águas juntamente com a matéria trevas estava tudo misturado nos versos 1 e 2 Deus agora começa a organizar primeiro ele separa a luz e trevas cria luz separada das Trevas agora ele faz separação entre as águas criando o que é chamado aqui de um firmamento ele comanda que as águas ele comanda perdão que apareça isso que é chamado de firmamento pela sua palavra palavra firmamento ou conceito de
firmamento aqui é alguma coisa dura extensa como se fosse uma abóbada né uma cúpula e é o que pareceria Moisés se Moisés estivesse ali em pé vendo as coisas acontecer de repente não é aquela confusão de águas e Deus faz surgir uma coisa que separa as águas de cima das águas de baixo como se fosse uma placa alguma coisa dura sólida Deus ordenou e assim aconteceu como diz o verso 6 e assim se fez no verso 7 Nós lemos que Deus então separa as águas com esse firmamento ou seja isso que Deus cria que é
chamado de firmamento é uma divisão entre as águas para separar as Águas em duas partes as águas de cima que a gente sabe significa as nuvens são carregadas de águas e as águas de baixo que são as fontes subterrâneas trata-se Então esse firmamento da nossa atmosfera era isso que Moisés estava vendo é a criação da atmosfera ficaria acima as nuvens e embaixo da própria Terra os mares os rios e as correntes subterrâneas e Deus então nomeia essa divisão diz aí o verso 8 Deus chamou a isso de firmamento de céu atair no verso 8 Deus
chamou o firmamento céus e houve tarde e manhã do segundo dia exatamente como aconteceu no primeiro segundo dia termina com tarde de manhã Então nesse segundo dia Deus faz essa Separação das águas a criação do firmamento da nossa atmosfera com as nuvens por cima e as outras águas por debaixo agora vem o terceiro dia no terceiro dia Deus faz a terra seca parecer e a enxergar vegetação do verso 9 até o verso 13 no verso 9 Deus dá o comando lembra do padrão é esse Deus começa comandando o comando é ajuda em se as águas
debaixo dos céus não só lugar e Apareça a poção seca antes ele tinha as águas estava tudo misturado Ele separa as águas água de cima e água de baixo e agora ele fala para as águas de baixo vocês se juntem no lugar só e Apareça poção seca e acontece exatamente como Deus comanda as águas então elas se juntam imaginando Moisés ali acontecendo sabe escrevendo que ele tá vendo as águas se ajuntando num só lugar e quando elas fazem isso aparece a porção seca ela se ajuntam no seu lugar e aparece a porção seca tudo acontece
com ele determinou o refrão é repetido aqui e assim foi interessante que o apóstolo Pedro se refere essa passagem se você abrir seu novo testamento lá na segunda de Pedro Capítulo 3 verso 5 o apóstolo Pedro ele diz assim os céus existem desde muito tempo e a terra Surgiu da água e através da água pela palavra de Deus mais uma vez um outro escritor do novo testamento se referindo a esse relato como histórico era assim que Jesus Lia o antigo testamento era assim que os apóstolos Liam o antigo testamento esse relato ele sempre referido na
Bíblia como sendo histórico ele relata alguma coisa que aconteceu ainda que tenha muita coisa para as quais a gente não tem a resposta não tem a resposta Pedro se refere a esse fato de que Deus pela sua palavra fez a terra seca aparecer da água pela palavra do seu poder em seguida Deus nomeia as duas partes que ele havia separado tá indo verso 10 ele diz Deus chamou a porção seca de terra e ao ajuntamento de águas Deus chamou mares mais uma vez Deus dando nome Deus identificando Deus dando propósito que Deus dando o significado
é isso significa nomear quem tem poder e autoridade nomeia e diz você é isso seu propósito é esse e isso vai ser um ponto muito importante que nós vamos ver em seguida Deus nomeando toda a sua criação e mais uma vez Deus viu o que tinha feito diz aí o verso 10 e que era muito bom ou pode ser traduzido que tinha ficado muito bom como ele tinha feito né Deus feliz com a sua obra ele fez a obra ele olha ele Isso tá muito bom Deus satisfeito com a obra das suas mãos Então Deus
é um Deus feliz com sua criação é um Deus que está alegre com a obra das suas mãos no início era assim que era tudo debaixo do seu controle do seu domínio e Deus se regozijando nas obra das suas mãos tudo aquilo que ele criou pela sua palavra boa porque isso haveria de atender ao propósito que era preparar a casa do homem tudo tá levando para o dia 6 Deus está montando a casa onde vai morar aquele que é a sua imagem e semelhança Então tudo era muito bom tava tudo caminhando ele tá lançando os
fundamentos aqui e tudo tá indo de acordo com o seu propósito e em seguida Deus cobre essa terra com vegetação versos 11 e 12 e Deus disse que a erva produz que a terra produz Relva ervas com sementes árvores frutíferas com fruto segundo a sua espécie e o verso 12 final do verso e assim aconteceu o verso 12 e a terra produziu exatamente como Deus tinha dito Relva ervas e frutos a cuja semente estava nele conforme a sua espécie deixa-me fazer algumas observações sobre a criação do reino vegetal aqui o surgimento da vida pela primeira
vez que até então não tinha não é até então a casa estava sendo formada não tinha vida ainda então Deus agora começa a criar a vida pela palavra do seu poder primeira vez é a primeira vez aqui que Deus usa meios para criar o que deseja Até agora ele falou e aquela coisa que ele falou aconteceu mas agora o relato da criação ele vai um ponto mais além porque Deus cria através do que já tinha criado antes Produza a terra que foi criada pela palavra dele vegetação então a vegetação procede da terra que Deus já
tinha criado Isso já é algo novo aqui não é Deus criando alguma coisa a partir do que já havia que a terra produz a vegetação obviamente é o poder de Deus que realiza tudo isso mas o alvo de Deus era estabelecer uma relação inseparável entre a erva a vegetação os frutos que vão servir de alimento e a terra e é dessa terra que o homem vai ser tirado mais adiante tá tudo ligado tu és pó e ao pó voltará está tudo ligado até no relato da queda então agora é da terra que Deus faz brotar
a vida e é da terra que ele vai tirar o homem mais adiante também Então essa é a primeira observação segunda perceba que Deus criou ervas Relva plantas e árvores frutíferas com a capacidade de se reproduzir diz aqui que ele fez todas estas coisas e que as essas plantas A Relva erva e as árvores frutíferas é com semente ou sem semente não é essa parece que é a principal de extinção elas são capazes de se reproduzir ou seja não era preciso mais um ato criador ele fez um único ato criador e a partir dali a
criação se reproduz ela se sustenta através é claro que na sua Providência Deus está por diante traz de tudo ele criou tudo de acordo com leis e que inclusive é um objeto de pesquisa da ciência né como é que isso funciona esse é o alvo da ciência descobrir como funciona a natureza a criação Cosmos Não mais do que isso ciência não pode virar epistemologia ou fazer ou entrar em metafísica tentar explicar coisas que fogem do alcance dela Deus criou as plantas as árvores com capacidade de reprodução ou seja ele não está criando mais ele fez
isso a não ser quantos mil anos ou milhões de anos atrás pela primeira vez e criou um mundo que é capaz de viver por si não é que ele é autônomo O mundo nunca foi nem será autônomo ele depende do Poder de Deus para funcionar mas ele seguem regras e princípios que são Inclusive a base da pesquisa científica a gente só pode fazer ciência porque o mundo funciona de acordo com certas regras como normas que são oriundas de um criador inteligente sábio e que tinha um propósito que tinha um plano terceiro observação aqui sobre a
criação da vegetação é que Deus criou as plantas com capacidade de se reproduzir segundo a sua espécie isso é dito três vezes nesses dois Versículos nos Versículos 11 e 2 isso é na criação Deus estabeleceu a capacidade de reprodução e essa reprodução seria segundo a mesma espécie tipo uva vai produzir uva tomate vai produzir tomate coco vai produzir coco se reproduz mais segundo a sua própria espécie obviamente não tem não é preciso Nós não precisamos entrar aqui em confronto com evolução se entendida como mudanças e adaptações daquilo que existe uma vez que seja preservado da
mesma espécie Então dentro de uma mesma espécie a variações não tem só um tipo de tomate Talvez Deus tenha criado um tipo de tomate mas criou com capacidade de adaptar-se dependendo do clima dependendo das circunstâncias dependendo uma série de outros fatores Então nós não temos problema com isso às vezes o pessoal acha que a gente é contra ciência Nós não somos contra não tem dificuldade você entender evolução como sendo dentro de uma mesma espécie que aquilo que a gente chama de microevolução é óbvio que existe e foi isso que Darwin descobriu na ilha Galápagos quando
ele viu lá que o tentilhão ele tinha um bico adaptado a uma certo tipo de fruta durante uma certa época do ano e que depois em outra parte da ilha o mesmo tentilhão de um bico diferente adaptado outro tipo de vegetação então ele concluiu que isso tudo era o resultado um longo processo evolutivo e a gente vai entrar nisso daqui a pouco e quando chegar na criação do homem a gente vai falar sobre isso mas já adiantando não é não o que deve observou Foi simplesmente adaptações dentro da mesma espécie tem trilhões são aves e
sempre foram aves não era um de um peixinho uma piaba que tava no mar primordial que criou pernas saiu para Beira para beira do rio de repente um dia sentiu vontade de viajar voar saíram as penas bateu asas eis as aves sempre foram agora dentro delas existe uma enorme variedade que é decorrente de mudanças através do tempo de adaptação e assim por diante Mas não tem problema com isso tudo isso tá aqui Deus criou com essa capacidade de reprodução de adaptação essa variedade extraordinária que a gente percebe hoje no Reino Animal vegetal e Deus então
ele pronuncia mais uma vez que era tudo muito bom final do verso 12 e Deus viu que isso era muito bom era muito bom porque as ervas e as frutas serviriam para o sustento dos animais e do homem tudo tá muito bem planejado aqui tem um propósito isso vai servir para o sustento da vida tudo é feito com beleza com ordem e Deus olha e diz muito bom um Deus feliz né vou usar uma não quero não entenda mais um Deus orgulhoso da sua criança é a única forma de falar humana né Deus assim olha
para criação tá bonito demais um Deus contente feliz alegre com aquilo que ele tinha feito porque tudo que ele faz é muito bom e assim termina mais um dia verso 13 ouvir tarde de manhã o terceiro dia lembra que mais uma vez que quem estava marcando o final e o início de um dia era a luz que procedia de Deus as plantas aqui que surgem elas precisam de luz e por enquanto elas são alimentadas Pela luz que procede de Deus porque a luz solar ela vem apenas no próximo dia Deus aqui Termina Esse foi o
dia mais cheio mas a obra de da forma ao material e preparar o ambiente para a chegada da vida está terminado e nos dois dias subsequentes Deus nos dias subsequentes Deus vai preencher esse mundo agora habitável com peixes aves animais e finalmente o homem esse que nós vamos ver próximo domingo se Deus permitir vamos terminar vamos já para nossa conclusão que que Moisés pretendeu passar para os israelitas lembra ele tá dizendo isso aqui pensando nos israelitas que estavam prestes a entrar na terra prometida que que Moisés pretendia passar com esse relato e o que é
que então essa passagem nos ensina hoje primeiro só existe um Deus que é o Deus de Israel que tudo criou a natureza o Cosmos os seres vivos tudo reflete a sua glória os atributos desse Deus as qualidades desse Deus quem esse Deus é se percebe claramente desde o princípio do mundo pelas coisas que foram criadas Deus deixou a sua marca na criação ele tudo que ele fez era muito bom porque ele é bom tudo que ele fez era muito bonito porque ele é bonito tudo que ele fez é muito profundo e misterioso como até hoje
a gente não consegue explicar porque Deus é profundo e misterioso tudo que ele criou tinha ordem sequência e propósito porque ele é um ser pessoal a criação reflete quem é Deus glória de Deus isso que Moisés está dizendo aqui o Deus de vocês o Deus que tirou vocês lá do Egito o Deus que vai dar essa terra a vocês ele não é igual aos Deuses desses povos mas ele é o único Deus verdadeiro criador de tudo e de todos tudo que há foi criado por ele de maneira sábia muito é muito boa ou seja existe
uma ordem existe um propósito existe um sentido existe um design no mundo mesmo os ateus materialistas eles admitem que existe design embora eles vão dizer que é apenas aparência de design eles vão negar para eles o tudo é resultado do Caos do acaso de mudanças aleatórias que são escolhidas pela seleção natural para sobrevivência da espécie mais alta e por aí vai Mas eles mesmos admitem que olhando assim parece que existe propósito no mundo é claro que parece é porque existe mesmo há um design a um objetivo em tudo isso as relvas as ervas as plantas
e as árvores foram feitas para alimentos sustento da vida tudo foi feito por Deus como local da Habitação do Homem nos três primeiros dias então há um design há um propósito inteligente em tudo isso terceira coisa que isso aqui é claro Moisés está contrapondo a ideia do caos da sorte do azar do acaso quero que caracterizava aquela visão de mundo daqueles povos tanto dos egípcios como dos cananeus nos sumérios dos assírios babilônicos terceiro Deus é separado da sua criação Isso tá muito Claro porque ele fala e as coisas acontecem o mundo não é um emanação
de Deus nos relatos dos mitos da criação você vai encontrar pelo menos em dois deles que o mundo foi criado da seguinte maneira pegaram o sangue de um Deus misturar com a terra e aí dessa mistura do sangue do Deus morto com a terra surge Toda a realidade ou seja os antigos pagãos eles e também os pagãos modernos eles misturam a realidade com o Divino o mundo seria uma emanação de Deus uma versão Popular disso é muito bem percebida na voz daquele daquele filósofo extremamente influente do mundo todo obi-wan kenobi quando ele diz que a
força mantém a galáxia unida ela nos penetra ela está presente em todas as coisas e Essa é a filosofia dos sumérios dos egípcios dos babilônios dos cananeus que os deuses faziam parte da realidade que a realidade era Deus e Deus fizeram a realidade que a gente chama de panteísmo mas o que Moisés está descrevendo aqui exclui qualquer forma de panteísmo o mundo foi criado por Deus não é uma emanação dele Deus não é a alma do mundo embora ele esteja presente na sua criação quarto Deus tem poder sobre toda a criação desde planta até os
homens porque ele não somente criou tudo pela sua palavra Mas ele deu nome a sua criação e no antigo Oriente nomear alguma coisa ou alguém denotava domínio sobre essa coisa ou sobre esse alguém na mitologia pagã as águas eram símbolo de rebelião e de revolta vários relatos falam dos Deuses surgindo da água revolta mas o Deus de Israel cria as águas ele domina as águas separa as águas põe limites Águas em cima águas embaixo no meio firmamento vocês se ajunta aqui separa da terra é completamente diferente dos mitos da criação daquela época Deus comanda Ele
é senhor da sua criação quinto o resultado os deuses egípcios babilônicos e cananeus ouve o Israel parece que tô vendo Moisés dizer os deuses que vocês aprenderam a venerar lá no Egito que vocês vão encontrar na terra onde vocês vão entrar eles não são Deuses isso que esses povos adoram como se fossem Divino e reverenciam como se fosse sagrados são meras criaturas adorava-se o Rio Nilo adorava-se o boi apis adorava-se o pássaro preto Ibis adorava-se o sol na mitologia egípcia adorava se o faraó como se fosse filho dos Deuses Moisés está dizendo eles não são
Deuses Eles foram criados pelo único Deus que existe portanto não se curva esses deuses não faça imagens de Deus rejeite toda idolatria Essa é a base para Todas aquelas advertências que Moisés vai fazer no livro de Êxodo até Deuteronômio em seguida contra o idolatria porque é uma representação falsa de Deus tira a glória de Deus e transfere para o criador Para criatura em sexto lugar Deus é o autor da vida é ele quem lhe sustenta e alimenta ao contrário dos deuses do Egito e dos Deuses de Canaã por quê Porque esses Deuses eles eram alimentados
pelos seus seguidores aquelas ofertas oferendas e sacrifícios trazidos pelos Adoradores lá no Egito e entre os cananeus era para alimentar os deuses eram oferta era comida para os deuses mas o Deus de Israel ele nos alimenta ele criou a Terra e da terra ele tira o sustento para a vida ele não carece de alimento ao contrário é ele quem nos dá a vida através daquilo que Ele criou esse é o nosso Deus e por último embora esse Deus pudesse ter criado tudo de uma vez só ele podia ter feito tudo de uma vez só ele
escolheu fazer em seis dias de trabalho humano de 24 horas para nos ensinar alguma coisa para nos ensinar a descansar para ensinar que as coisas não acontecem de uma vez para ensinar que nós precisamos de tempo para realizar com sabedoria e paciência a obra de Deus para nos dar exemplo de como tudo deve ser feito de como a nossa vida deve se conduzir Deus podia ter feito tudo isso como Agostinho chegou a pensar que Deus ele acreditava que Deus tinha feito tudo isso de uma vez só só que Moisés relatou de maneira alegórica né claro
que nós não concordamos com Agostinho texto não pede para ser lido como alegoria ele pede parceria com história exatamente como Moisés escreveu algumas aplicações práticas para terminar primeiro uma palavra você que se sente desafiado em sua fé por algumas teorias modernas com nome de científicas entre elas a Teoria da Evolução nós fizemos definir bem os termos porque a palavra evolução significa coisas diferentes para pessoas diferentes se evolução significa que houve mudança adaptação com o corredor do tempo mas não tem dificuldade nenhuma com isso já falei a respeito disso aqui mas não tem problema é óbvio
que dentro da mesma espécie existe adaptações variações e assim por diante então se a evolução significa isso não tem problema com isso se a evolução significa que toda forma viva veio de um descendente comum aí já é mais complicado porque elimina o que Deus disse aqui segundo a sua espécie aí nós vamos ter um problema vamos tratar disso mas adiante também também não tem problema em aceitar a teoria de que a Terra é muito antiga milhões de anos nós vemos que o relato ele não depende exatamente disso porque pode haver a possibilidade de um GAP
entre os versos 1 e 2 para o terceiro ou mesmo entre o verso 1 e o verso 2 então não em nada afeta uma vez que Deus continua sendo o criador de tudo e todos esses princípios que eu coloquei aqui essas conclusões elas permanecem independentemente se houve ou não então você vai encontrar bons estudiosos cientistas teólogos que são que a gente chama de terra jovem diz que na verdade a terra Então ela é bem recente e outros que são mais da terra antiga que dizem que não dá para ver pelas evidências científicas que a terra
tem uma idade muito maior do que 10 mil anos por exemplo né Ela pode ter aí milhões de anos para nós não vai ser uma dificuldade os pontos aqui que eu destaquei que são as conclusões do relato eles não sejam feridos afetados então para você e eu queria que você prestasse atenção nessa aplicação para você que na universidade ou no ambiente que você está é confrontado com teorias de gênero que procura pagar as distinções biológicas e as distinções Morais eu vou dizer a você a vocês o que é que está em jogo hoje em dia
o que está em jogo é a mesma coisa que estava em jogo as margens do rio Jordão nas campinas do Moabe quando Moisés pronunciou Isso aqui é uma guerra de cosmovisões é a visão do único Deus Criador de todas as coisas os versos a visão pagã de Mundo da origem e da identificação de todas as coisas é a mesma luta hoje o que nós estamos enfrentando é o mesmo sistema Só que mais sofisticado Hoje em dia a visão pagã de mundo é de que o mundo é um todo Unificado não há distinções não tem diferença
entre homens e animais não é isso que é ensinado não tem diferença entre homens e animais tanto é que em alguns lugares os animais são até mais valorizados vai matar uma Arara em compensação aborto normal né mas mate um elefante ou um mico leão dourado e você vai ver como para as pessoas o homem nada mais é do que mais um animal é outro animal essa distinção que Deus fez entre o homem e os demais e os animais que a gente vai ver no sexto dia na mentalidade paga não existe é tudo igual a vida
é igual a vida é igual por exemplo não tem também distinção entre o mundo e Deus Deus é o mundo e o mundo é Deus é tudo igual também não tem distinção entre o bem e mal você sabe qual é o símbolo da nova era ou da nova espiritualidade é o Iana é aquele lembra aquele aquele círculo que tem um peixinho preto e um peixinho Branco juntos ali tudo está contido no círculo a realidade está contida no círculo e o bem e o mal são apenas dois lados da mesma coisa homem e mulher é a
mesma coisa não tem distinção Então é isso que domina a nossa cultura hoje essa visão de mundo em que não há distinções diferente do cristianismo porque o Deus do cristianismo é um Deus que faz distinções Deus criou a luz e disse seja separado das Trevas Deus criou as águas e disse separa para que aconteça a Terra Deus criou a vida e de segundo as espécies distintas Essa é a grande diferença entre a visão de mundo e a visão Cristã chama-se distinção nós insistimos nas distinções existem distinções o bem não é o mal o homem não
é mulher o homem não é um animal como qualquer outro e Deus não é o mundo e nem o mundo é Deus e outras distinções é isso que caracteriza a visão Cristã de mundo não é pode ser chocante para você mas medite nisso não é curioso que Deus faz e ele separa faz e distingue faz e nomeia última última coisa que eu queria dizer talvez para você que está lutando para entender a soberania de Deus sempre encontro gente que tem dificuldade para entender a soberania de Deus Especialmente na questão da salvação agora eu lhe pergunto
é concebível pensar que esse Deus aqui ele é incapaz de realizar tudo que ele quer se Deus aqui você acha que ele vai ser Deus Caprichos da sua Criatura você acha que ele tem algum plano algum propósito algum projeto que vai ser obstaculizado impedido pelo arbítrio pelo querer da sua Criatura você acha que esse Deus não é poderoso para fazer tudo o que ele quer fazer e que ele determinou que ele vai fazer esse Deus não se curva as nossas escolhas ele não se humilha diante da negação do homem ele no fim terá o que
ele quer ele fará toda a sua vontade isso é muito claro do relato da criação esse é o nosso Deus e aqui você tem uma razão pela qual Deus criou todas as coisas ele criou o mundo para nele e o homem habitar criou o homem para sua glória e séculos depois eu termino com isso séculos depois disso aqui O próprio Deus pisou na terra que ele criou respirou o ar que ele tinha criado com medo do fruto da terra que ele tinha feito na pessoa de Jesus Cristo aqui eu a preparação do ambiente para que
mais tarde O próprio Deus venha ao encontro da sua criação a pessoa de Jesus Cristo tudo aponta para Cristo no final tudo isso aqui nós vamos tomar agora o cálice e vamos comer o pão que são fruto na vegetação o Trigo e a uva que Deus fez ele nos alimenta e nos alimenta espiritualmente que Deus abençoe a vida de vocês que essa visão da criação faça você ver a grandeza de Deus que você se humilha esse Maravilha diante da grandeza do nosso Deus e se submeta ele humildemente e sem condições te damos graças nosso Deus
nos achegamos a Ti com o coração cheio do esplendor da tua majestade da tua glória tu és grandioso pois infinito tu és Supremo eterno todo poderoso não tem como descrever o senhor e te damos graças porque tivestes compaixão de nós fizeste tudo tão bem um plano tão maravilhoso e agora quando vamos comer do fruto da terra do fruto da vide e nós vamos celebrar a Morte e a presença do teu filho aqui nesse mundo nós pedimos que o Senhor nos alimentos dele que o Senhor nos deixa de alegria de regozijo é o que pedimos em
nome de Jesus amém