Casa-Grande e Senzala – Gilberto Freyre - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Nesta aula sobre o livro Casa-Grande e Senzala de Gilberto Freyre, você conhecerá uma das obras mais...
Video Transcript:
[Música] [Aplausos] [Música] Olá todas e todos meu nome é João Gabriel professor de sociologia aqui do Canal Brasil escola na aula de hoje falaremos dessa obra uma das obras mais importantes da sociologia brasileira Casagrande senzala de Gilberto Freire mas antes de começar a minha aula quero te convidar a se inscrever no canal do Brasil escola e deixar também aqui o Sininho ativado para receber as nossas notificações durante a aula Se tiver alguma dúv manda um recado aqui para [Música] [Aplausos] nós bom pessoal então hoje o tema é sobre Casagrande de Senzala de Gilberto Freire essa
obra é uma obra clássica clássica por qu porque é um livro que carrega ao longo da sua história extremas críticas e ao mesmo tempo elogios até no finalzinho da aula eu vou citar alguns autores aí também importantes que elogiaram muito Casagrande cala outros que criticaram etc o livro Por que que recebe tantos elogios e críticas porque ela tem uma forma de enredo extremamente diferente do que a gente tá acostumado nós estamos acostumados com livros que seguem aquela linearidade né aquela linearidade inclusive racional metódica científica o livro do Gilberto Freire não ele tem uma forma de
enredo extremamente polêmico e sexualizado que é inclusive o que ele mesmo ressaltava que era preciso discutir essa sexualização do Brasil e outra coisa é que o livro de Gilberto Freire essa obra é uma inovação no campo da forma como é tratada a questão do Brasil esse livro tem uma influência muito grande da antropologia cultural norte-americana de um dos autores que foi professor do próprio Gilberto Freire quando ele morou muito tempo nos Estados Unidos FR boas é interessante porque a Casa Grande Senzala nesse livro ele é leitura obrigatória para entender a realidade social brasileira mesmo que
existem inúmeras críticas e elas são muito fáceis de se apontar o livro ele tem uma espécie de originalidade e essa originalidade se dá principalmente nessa tentativa de montar a realidade social Brasileira de tentar explicar o Brasil num Prisma bem diferente do que se viha antes por exemplo essa antropologia cultural norte-americana ou que a gente chama também de Antropologia culturalista né Essa uma nova corrente de pensamento eh rompeu com aquela visão daquele que se tinha científico no Brasil o próprio Gilberto Freire mesmo em inúmeros momentos do texto aponta essa inexistência de raças essas ideias fictícias que
nós temos inclusive aqui no próprio canal nós temos algumas aulas minhas sobre questão racial sobre racismo e ciência e também uma biografia do Gilberto Freire para vocês acessarem o qual é o enredo da obra como que se tem a estrutura do livro Só pra gente pensar de modo mais geral o livro do Gilberto Freire foi publicado em 1933 né numa conjuntura política ali de início da era Vargas então uma espécie de incentivo né pelas grandes obras pelo passado por autores que escrevam sobre a história do Brasil O livro é composto por cinco grandes capítulos e
que o total da obra dá em torno aí de umas 700 páginas Então dependendo da edição você vai encontrar um livro desse tamanho aqui essa inclusive é uma edição excelente ela tem até uma introdução do Fernando Henrique Cardoso né que fez uma leitura do livro nos seus 80 anos de publicação Vamos partir agora para tentar entender as características fundamentais do Casa Grande szala numa espécie aqui de resumo geral desse livro bom pessoal primeira característica fundamental do Casa Grande Senzala a obra ela tem uma leitura original por quê Porque ela quer entender a formação social do
brasileiro a formação social do Brasil a partir da família essa é uma tese muito importante da obra o livro não é um livro de teoria política generalizado no Brasil o livro na verdade ele vai tratar sobre o microcosmos o que ele mesmo falava é que entre a casa grande e a cala existe uma espécie de espaço um tipo de relação o que ele então dá esse nome microcosmos né de formação do brasileiro ou seja pensemos assim que a casag grande AC senala seria espécie de um modelo do que que é o Brasil hoje Se nós
somos assim uma cultura violenta patriarcal da onde viria isso Essa é a intenção do Gilberto Freire tentar demonstrar Na verdade essa origem social do brasileiro a partir desse âmbito mais específico microespaço dos anos 1900 eh 1925 1930 é importante só salientar algumas outras questões O livro é uma pesquisa empírica Dá até para ver na própria início da obra uma espécie de mapa que o próprio Gilberto Freire utilizou no campo da pesquisa esse mapa que carrega o livro por exemplo é o mapa do Engenho Noruega o lugar onde Gilberto Freire pegou os documentos né que fez
a análise da obra então é interessante que dá para ver o A Casa Grande a Senzala no sua construção física mesmo um lado da Casagrande lada censal dá para ver espaços específicos aqui de Formação o interessante da obra é que também além de fazer essa análise né Desse microespaço brasileiro é que a grande tese é que o Brasil existe uma espécie de equilíbrio de antagonismos motivo Inclusive das grandes críticas ao Gilberto Freire né que o Brasil na verdade ele é um equilíbrio de forças Opostas de antagonismos né de conflitos de vários aspectos Então na verdade
essa esse antagonismo né na verdade criava até um processo de harmonização por quê Porque o Gilberto Freire teria construído a seguinte tese ora a escravidão brasileira veja só hein a escravidão brasileira se comparada com outras formas de escravidão ela teria sido mais Branda não simplesmente dizendo que ela não foi violenta esse ele não nega Com certeza mas que na verdade essa explicação dualista Ah o branco Mazão e o negro coitado essa visão foi um pouco meio que superada por ele construiu-se uma visão mais complexa da relação de de escravização no Brasil uma das características fundamentais
do Gilberto Freire na obra também é falar sobre um processo de ação das Relações raciais no Brasil através da miseração Gilberto fre Diferentemente de outros autores né de uma leitura anterior e utilizou a missena como fator Positivo né valorizou essa missena falando que o Brasil na verdade é uma mistura de valores bem complexos essa essa Miss generação nós podemos também dar o nome de hibridização de relações que significa que a nossa formação cultural principalmente vinda da dominação portug esa ela é híbrida e para usar essa expressão hibridização ele Gilberto Freire fala um pouquinho sobre a
formação do de Portugal no começo da obra inclusive Gilberto Freire Dá um de historiador de Portugal parênteses rápido aqui uma observação é que o Gilberto Freire ganhou prêmios né em Portugal inclusive do próprio Antônio Salazar para quem não sabe aí por ter feito na verdade uma valorização da cultura Portuguesa no livro então né dentro da Essa hibridização é porque ele faz uma valorização dessa mistura de valores O que é interessante é que a grande tese do Gilberto freir da missa de nação ela se dá como ela se dá pelo processo de patriarcalismo o Brasil tem
uma estrutura patriarcal e Se pudéssemos resumir ela é a dominação do homem branco é uma espécie de dominação do masculino do páter que predomina em todas as áreas na política no âmbito da família no âmbito da economia e esse predomínio não exclui ninguém Essa é a tese dele interessante o patriarcalismo não exclui Na verdade ele domina Olha a diferença exclusão é que a pessoa não é nem dominada e nem é dominante ela é excluída ela não participa não nas formações sociais do Brasil o homem né O Chamado Senhor o homem branco dominador né o homem
hétero é um homem poderoso é um homem Cristão esse predomina as relações culturais e aí que surge uma tonalidade interessante como eu falei no início da aula o livro do Gilberto Freire tem um tom sexualizado certo e aonde ele vai ressaltar isso muito claramente quando vai discutir a questão sexual dos indígenas e dos negros mas especificamente das negras das escravas quando ele vai falar que o Brasil se formou numa relação carnal numa relação também de violência física e violência sexual certo então deu para ver que essa esse Tom né sexualizado do Gilberto Freire é muito
polêmico e particularmente Como que foi a reação né de grandes e mentores ou intelectuais do pensamento social brasileiro sobre o livro primeiro Cloves Moura que é um dos grandes intelectuais e sobre sociologia no Brasil diz que o Gilberto Freire criou uma espécie de mito do do do Bom Senhor Ou pelo menos do bom né Senhor de de Engenho do bom homem branco esse mito seria o qu né de a gente pensar de um ponto de vista mais geral é que o Gilberto freir tentou amenizar né numa certa relação de valorizar a aristocracia brasileira e de
fato em números trechos da obra fica meio que Claro ou até mesmo indireto essa espécie de valorização outra crítica pesada sobre o Gilberto Freire sobre a obra especificamente foi feita por florestan Fernandes né também da Escola Paulista de sociologia e que apontou o chamado mito da democracia racial e essa tese essa certa acusação sobre o Gilberto Freire ele se defendeu anos depois né numa expressão de uma entrevista e tal onde ele falou não na verdade é que as Relações raciais no Brasil comparada com outros lugares é um pouco mais Branda mas democracia racial não existe
portanto porém aí é né assim um pouco de mais de reticências é que na obra fica um pouco Claro esse essa harmonia da dos antagonismos meio que democrático já Fernando Henrique Cardoso inclusive Ó tem uma aula sobre Fernando Henrique Cardoso aqui na sociologia brasileira que também foi político brasileiro foi até Presidente da República durante duas ocasiões disse que a a obra tem um valor inestimável paraa sociologia mesmo que inúmeras críticas sejam feitas a Casagrande senzala a obra em si é importantíssima e evidente né É claro que a obra tem seu valor histórico meninos nunca esqueçam
a obra produzida nos anos 30 a gente tem que colocar o contexto mas ao mesmo tempo a classe social de onde vem Gilberto Freire ele também vem das elites agrárias do Pernambuco um outro autor um outro intelectual que ali no na conjuntura de publicação quando o Gilberto freira ainda estava vivo elogiou foi Monteiro Lobato né Um clássico da literatura brasileira discutiu a suposta genialidade da obra mas uma valorização pesada devido até mesmo as aproximações ideológicas e políticas que Monteiro Lobato tinha com o próprio Gilberto Freire um adendo rá que Gilberto Freire foi até eleito anos
depois como deputado federal pela udn né então uma corrente mais conservadora da política brasileira e o Monteiro Lobato que nunca escondeu né a sua característica conservadora no campo da política diz que Casagrande sensara é genial porque ela rompeu com aquela visão esquemática né que dividia o pensamento da escravidão brasileira entre por exemplo o branco e o negro numa ocasião de conflito mas partiu pela outra tese a tese da harmonia social por fim Quero trazer algumas considerações gerais sobre Casa Grande Senzala em alguns pontos vejamos eles elemento importante da obra do Gilberto Freire Gilberto Freire estabeleceu
uma superação real dos discursos racialistas que predominavam dentro da ciência aquela visão de mundo que acreditava na divisão de raças que acreditava na suposta inferioridade né do homem negro biologicamente Gilberto Freire rompeu rompeu também na minha concepção com uma visão de mundo das teses eugenistas que pressupunham se você deve lembrar daquela a noção de que existiria um melhor um melhoramento genético né dos homens a respeito das questões eh raciais então durante o Brasil esse discurso racista eugênico foi muito forte o que é interessante é que o livro Casagrande szala devido essa tonalidade sexualizada etc abriu
o caminho para uma visão de sociologia crítica não simplesmente propondo caminho de superação não mas apontando o que é o Brasil e esse Brasil do gber Freire que ele aponta é um Brasil do parentesco é um Brasil da família é um Brasil onde as relações sociais acontecem mas meio que dentro da família dentro da casa grande é um Brasil escravocrata patrimonialista isso é interessante galera porque o Gilberto Freire ele não por criticar isso mas por mostrar que o Brasil é um Brasil que tem hoje essas características culturais que nós carregamos devido a essa formação social
essa formação da colônia que é baseado num numa espécie de dominação familiar dominação do homem branco então por isso patriarcal numa formação muito complexa que se resume nesse microcosmos então só para finalizar Gilberto freine mostrou que o Brasil na verdade é uma casa grande szala e que as estruturas que tem né nesse Brasil complexo é na verdade uma estrutura que se ampliarmos é todo o território nacional relações harmônicas um racismo velado uma estrutura de violência e com certeza um Brasil que carrega uma espécie de herança cultural da colônia e que nós não superamos até hoje
bom pessoal foi nessa nossa aula sobre Casagrande szala de Gilberto Freire se você gostou um likezinho para mim e um comentário aqui embaixo não se esqueça de acompanhar o Brasil escola e nas redes sociais no Facebook no Twitter nosso Instagram Lá também tem muito conteúdo para você se informar e estudar também aproveitando para estudar os links que estão na descrição do nosso vídeo aqui tem várias leituras que vão fazer você aí melhorar sua capacidade intelectiva na sociologia de modo geral eu agradeço você pela nossa audiência e te aguardo na nossa próxima videoaula um grande [Música]
abraço
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