[Música] k [Música] O Café Filosófico de hoje traz um encontro especial três de nossos palestrantes se reuniram para refletir sobre ética e democracia no Brasil um evento Que atraiu um público de quase 5000 pessoas que encararam frio chuva e horas de fila para assistir ao vivo durante 2 horas essa conversa além das outras 30.000 que acompanharam a transmissão online pelo Facebook e canal do Café Filosófico CPFL no YouTube Muito obrigado pela presença de você no momento de tanta polarização é interessante que uma multidão esteja disposta a ver como a diferença de opinião de visão política
encontra a possibilidade de convivência a discussão política em nosso país tem acirrado os ânimos de muita gente nos últimos tempos não tem sido nada diplomática nem nas redes sociais e nem mesmo em roda de amigos Rabino ril ele tem algo que ele disse que parece um Haikai né parece uma expressão de poesia sintética disse ele um dia três coisas que eu acho que organizam na minha intenção aquilo que para mim a ética e a democracia e claro a ação política no nosso país a partir daquilo que acredito disse um dia Hiller se eu não for
por mim quem o Será Mas se eu for só por mim que serei eu sen não agora quando nesse sentido se eu não for por mim quem eu será a ideia do protagonismo da capacidade de iniciativa a proatividade na ação política iso é não admitir que a ação política que se dá de várias formas inclusive dentro de partido que a ação política na comunidade na escola na família no campo partidário na gestão da vida e da cidade que essa ação política não seja passiva e portanto de novo se eu não for por mim quem o
será Ou seja a tarefa do indivíduo como protagonista a segunda parte tem uma marca forte que é Mas se eu for só por mim que serei eu Isto é a nossa percepção de que a ação política a ação na democracia ela se dá numa comunidade em parceria com outras pessoas mas não necessariamente em concordância com outras pessoas faz parte do processo da Vida em comunidade que haja possibilidade da discordância e nesse sentido a presença do conflito como sendo um dos elementos chave para o crescimento daquilo que é a construção de uma realidade coletiva por isso
se eu for só por mim que serei eu mas a terceira parte a que me encanta mais quando Hiller disse se não agora quando isto é a ideia de oportunidade de ocasião de momento propício que os gregos com alegria no passado chamava de ciras Isto é a hora é agora e no sentido de A Hora é Agora de percepção de qual é o tempo histórico que nós temos para não deixar escapar Pelos Dedos uma democracia que é frágil que é incipiente que ainda não é madura na sua constução mais forte mas que é necessária Eu
costumo dizer às vezes que nós no Brasil Ainda temos pouco afeto pela democracia Isto é Nossa ligação é muito frágil Nós perdemos a paciência com uma certa facilidade em relação a toda a cenografia né que a democracia exige por exemplo de ter vez ou outra de se dispor a um ato que é um pedacinho minúsculo mais importante do processo democrático que é a ação em relação ao voto seja como presença seja como protesto seja como ausência deliberada tudo aquilo que constitui Como dizia essa rafia necessária a que a gente construa algo que a gente consiga
proteger há povos que estão a 200 300 anos tentando construir isso que é o modo democrático de uma existência em que a diferença não seja entendida como desigualdade em que se entenda que reconhecer as diferenças não é admitir as desigualdades homens e mulheres são diferentes não são desiguais brancos e negros são diferentes não são desiguais nordestinos e sudestinos são diferentes não são desiguais pessoas que pensam do modo político mais conservador de um ponto de vista Pessoas que pensam de um modo político mais Progressista de um outro ponto político são diferentes não são desiguais enquanto possibilidade
de convivência por isso o ano de 2016 foi para mim um ano de alegria cívica alegria cívica Isto é nunca na nossa trajet Vitória tivemos um aprendizado sobre política tão forte nós vivemos uma mudança significativa que ainda não é suficiente para imprimir na nossa democracia uma consolidação mais forte mas que já é capaz sim de representar os vários modos de ser nós queremos refletir debater não necessariamente chegar a um consenso muitas vezes o processo democrático ele não é de base consensual ele exige o feito a regra conhecida e a vitória em várias situações de um
determinado grupo que nas regras Claras e limpas disputou uma discussão um processo uma eleição mesmo que ela não requeira o Consenso ela requer o respeito a diversidade a percepção o que mais me chateou a impossibilidade do Diálogo no nosso país em vários momentos em que muita gente começava uma conversa uma discussão pelo término o ponto principal na partida era de que lado você tá esse é o fim de uma reflexão uma reflexão se inicia pelo diálogo pela possibilidade da divergência pela tolerância da percepção que é diversa e ao final sim se pode até se chegar
a conclusão de que não estando do mesmo lado teremos que caminhar de modo separado mas caminhar de modo separado dentro daquilo que o ritual democrático coloca para que a gente possa fazer é que nós estamos aprendendo aprendendo a ter pouco a pouco a concepção de que a democracia não é ausência de ordem Democracia é ausência de opressão e nesse sentido a opressão se dá de vários modos inclusive por aquilo que o brest um dia chamou de analfabetismo político Isto é as pessoas as quais é furtada é sequestrada a condição de terem a possibilidade de uma
consciência mais nítida mais clara em relação à participação como a gente aí concluo se eu não for por mim quem eu será se eu for só por mim que serei eu se não agora quando eu acho que o Brasil tem vivido momentos difíceis mais ou menos do tempo momentos muito interessantes do ponto de vista político eu não tenho uma percepção idealizada da Democracia eu não tenho certeza que em 500 anos a democracia existirá Apesar de que eu acho que de todos os regimes ele é o melhor porque ele tem uma vocação a institucionalizar conflitos que
é um pouco que o Cortela falava e essa institucionalização de conflitos passa tanto pelo poder político digamos oficial partidos políticos poder executivo legislativo mesmo judiciário passa por todas as instâncias como vereadores deputados prefeitos e mas passa também por escola passa também pela mídia né pela prática do pensamento público que é uma coisa que nós três fazemos e é uma coisa que o o Brasil ainda não estava acostumado é uma experiência muito nova entre nós eh você ter pensadores públicos né que atuam para além da academia mas eh eh a democracia ela tem por exemplo uma
dificuldade com a ideia de verdade mesmo tem uma vocação natural a diluir qualquer noção de verdade numa concepção numérica estatística como em voto por exemplo vou dar um exemplo assim um Clichê se você se põe a discutir se deve ou não haver aborto no País tá se você fizer um plebiscito e 68 da população escolheu o aborto o aborto Será adotado naquele país independente mente de se é verdade que existe vida não existe existe alma não existe é crime não é crime certo então essa característica da Democracia que em filosofia a gente diz a democracia
tem uma vocação natural a ser sofista a ser retórica e a gente percebe isso nos momentos de discussão ah a a uma tendência a quando você tem uma posição política em democracia você é regimentar todo tipo de argumento em favor da sua posição e isso funciona seja você portador de repertório x ou portador de repertório x+ 1000 e eu não acredito que as escolhas políticas sejam a priori escolhas Racionais passa por identidades passa por afeto passa por simpatias né passa por questões ah contingenciais da vida de cada um ou da classe social que vive ou
das oportunidades que teve ou não então eu acho que se por um lado a democracia ela tem uma vocação no mundo contemporâneo de ser Ah um grande objeto de esperança e eu partilho dessa Esperança alguma coisa que a gente deve cuidar dela ter afeto por ela como eu diz o Cortela ao mesmo tempo inclusive creio eu para que nós tenhamos uma uma relação com a democracia que seja uma relação construtiva a gente também deve perceber que a democracia Tem dificuldades limites a própria noção de verdade na democracia tá intimamente associada à ideia de poder portanto
uma das dificuldades que a gente tem na democracia é quando a gente fala em ética na democracia ou ética na política há uma atenção aí eu não tô nem entrando no mérito de que em filosofia eh a gente poderia pensar no mínimo três ou quatro concepções de ética que não necessariamente convergem pro mesmo lugar muitas vezes a democracia o que importa é você chegar ao poder é você manter o poder mesmo que para isso você tenha que usar uma retórica que fale do bem que fale do amor ou que fale da Felicidade ou seja lá
o que for uma analogia muito interessante que me parece talvez mais reta para se perceber a dificuldade da Democracia com a ideia de verdade no sentido de verdade absoluta ou seja ou verdade Evidente aquilo que em filosofia a gente chama des a Grécia de episteme né Ah é você pensar por exemplo a relação entre verdade e mídia é é muito mais fácil perceber a dificuldade de você ter certeza do que alguém está falando ou apresentando na mídia do que quando a gente fala que a democracia tem uma vocação a não ter uma boa relação com
qualquer noção de verdade absoluta mesmo que a gente tenha uma relação de ah cultivo e defesa da Democracia a gente não pode se iludir assim como a gente não pode iludir a alunos Por exemplo quando a gente tá na posição de professor no caso que os três aqui somos e passar eu penso a ideia pros alunos de que na verdade eu ou seja lá quem for representa uma posição de absoluto bem em relação à política ou seja lá o que for então a o convívio democrático ele também comporta uma tensão com a verdade assim como
a mídia comporta valorizar a democracia estudá-la não significa a priori simplesmente ter uma relação de idealização ou de culto mas sim também compreender sua dimensão negativa Como se fala em filosofia não de ruim mas negativa no sentido de que conflitiva incompleta insatisfatória produtora de de desvios que às vezes a gente não gosta tanto como a percepção de que muitas vezes a gente não sabe onde está a verdade na democracia e que muitas vezes a gente não toma decisões eu acredito Ah filosoficamente nisso não é a razão que rege as escolhas da Democracia é importante que
vocês notem uma das coisas bonitas que houve nesse grupo de pessoas de que as posições políticas por exemplo do grupo eram divergentes nós não concordávamos com tudo estávamos inseridos naquela frase mais ou menos atribuída de forma apócrifa a volta que eu posso não concordar com uma palavra do Que dizes mas defenderei até a morte o direito de o dizeres o professor Cortela começa com uma linda citação do Rabino Hiller que cujo Neto gamaliel foi professor de Saulo de tarsos e como tal é um dos ancestrais diretos do cristianismo já que Saulo é o criador do
cristianismo a ideia da do amor superando a justiça a ideia da superação da lei do talião a ideia da possibilidade da convivência na noção de ágape é uma ideia da tradição rabínica de hilel via gamaliel para Saul e ela entra no cristianismo e floresce no cristianismo muito bem essa ideia é uma ideia linda e ideal nós apostamos quando dizemos nisso e parte da fala do professor Cortela foi aposta na democracia ser ideal ou seja imperfeita mas perfectível o neologismo que rousse adotou em relação à obra da política de Aristóteles perfectível passível de ser melhorada passível
de crescer democracia que deve com o tempo atingir graus melhores esta seria uma posição de crença no potencial positivo da democracia no seu idealismo e também na sua Excelência defeituosa em nome da Democracia o governo norteam atirou milhões de toneladas de bombas sobre o Vietnã em nome da Democracia crimes imensos foram feitos e que a nossa raiz filosófica Platão era um grande cético da Democracia Platão admirava a Esparta e não Atenas a democracia vista também como escudo para nosso lado B a tradição que o professor pond traz é sólida ela tem muitas raízes uma delas
é de burk no século X quando ele recém iniciada a Revolução Francesa disse isto não vai dar certo isto vai dar um bobagem porque quando nós colocamos no poder essa expressão não é Dek é minha a Utopia os crimes vão serci atos Porque tudo que não se adequar à Utopia a expressão de Thomas moros criada no século X vai ser destruído em nome da Utopia seja ela de raça de direito político de Justiça você mata mais do que em nome da própria ditadura é possível apostar num sistema que trabalharia com o melhor do ser humano
e um cético conservador como Borges disse é uma superstição numérica é a crença de que a maioria vai constituir o bem um outro conservador que foi o ministro da Inglaterra Church disse é o pior dos sistemas com exceção de todos os outros ou seja vocês então entenderam que nós podemos ver a democracia como algo possível de ser aperfeiçoado mas também é importante para que ela seja perfectível que nós lembremos a extensão dos demônios que ela encobre e essa tradição do Pondé e a tradição do Cortela são duas tradições que dialogam idealismo e realismo perfectibilidade como
total incapacidade humana de chegar à plena realização de tudo no fundo um diálogo sobre o que há de Belo bonito poético ideal em nós que dialoga e por vezes se escuda no que há de terrível de Sombrio de violento a nossa vontade de sermos bons com frequência esconde crimes desejos e maldades indescritíveis enquanto que a tradição absolutamente ideal e subjetiva de hillel a tradição não literal da leitura da Torá a tradição de entender o espírito da Lei e não a lei a tradição que Paulo e os Evangelistas Vão colocar na boca de Jesus o homem
não foi feito pro sábado mas o sábado foi feito pro homem ou seja que o ser humano redefine as relações e que há uma chance dele atingir a redenção pessoal e talvez até coletiva e política é o outro Polo que Não exatamente mas algumas vezes tanto a minha fala quanto a do professor cortel tocou o Polo de quem acha que é possível sair da caverna platônica talvez aí eu já estou extrapolando o pond acredite que fora da caverna é pior ainda é melhor ficar lá que tem uma fogueira você acha aquelas sombras bonitinhas é possível
ou não sair da caverna uma pessoa com consciência crítica é melhor do que uma pessoa sem consciência crítica A ignorância é uma bênção a democracia é o melhor que nós conseguimos o Brasil de verdade é uma democracia real ou é uma democracia aparente e por fim se a democracia não é o mais astuto de todos os estratagemas conservadores já concebido já que faz crer através da magia eleitoral que o povo tem alguma importância na política quando a política continua a ser como era em Esparta decidida por uma gerúsia em Esparta Assembleia dos gueron dos gerontes
hoje Senado senex em latim velho hoje a jeria é o Senado mas como in que o Senado Exerça seu poder oligárquico nós temos que disfarçar fazendo crer de vez em quando às vezes que o povo tem alguma importância neste processo seria a democracia a forma mais perfeita de ditadura já criada pela espécie humana porque ninguém pode atacá-la ninguém pode destruí-la sem ser acusado de ser fascista seria a democracia a gaiola mais Dourada que a espécie humana ocidental teria conseguido [Música] imaginar relação à à questão do Platão da metafísica e da caverna a qual você se
referiu Ah se você vai dizer se você prefere dentro ou fora eu fiquei curioso então a a hipótese do carnal se eu preferia ficar dentro da caverna com a fogueira responderia o seguinte nem dentro nem fora porque eu acho que o Platão tá errado certo ah o problema do Platão tá errado cair um raio aqui vai cair um raio desse lado eu vou me afastar o que é uma afirmação então a bem a reação do carnal é plenamente consistente porque ninguém em san consciência pode falar uma frase dessa eu acho que o Platão está errado
né Isso é um pecado nunca repitam isso por aí eu não falei isso tá eu tava no momento de Delírio mas ah eu vou repetir o Delírio Eu acho que o Platão está errado no que se refere ao famoso mito da caverna de que haveria entre nós o mundo falso em algum lugar o mundo verdadeiro e esse mundo seria fora da caverna com relação a gaiola eu diria a Gaiola Dourada a qual você se referiu carnal eu diria duas coisas assim eu acho eu ah acho que existem vários várias dimensões negativas a democracia como eu
falava no começo né e ah Uma delas pode ser esses grande sistema de engano ao qual você se refere quando você dizia numa espécie assim de ah da mágica do voto em que as pessoas porque votam acham que por isso elas participam do poder mas eu acho que também há uma outra há uma outra questão na democracia com relação à gaiola possibilidade da gaiola de ouro que é a seguinte e nesse sentido a democracia partilha um problema Igualzinho à sociedade de mercado ao capitalismo como se costuma chamar tanto na democracia quanto no capitalismo se desenvolve
uma tendência incontrolável a Querer agradar todo mundo na democracia e no capitalismo você tem que dizer que o povo é lindo que as pessoas são maravilhosas que quanto mais melhor por quê por duas razões básicas no capitalismo porque senão não compram o seu produto Então você tem que elogiar o consumidor senão ele manda você para aquele lugar e compra outra coisa e na democracia votam em outra pessoa certo ou escolhem outra compreensão de mundo outra ideia então a a a eu acho que não eu não acredito que exista nenhum regime melhor do que a democracia
a gente não conhece né mas assim ah se existe uma dimensão de gaiola de ouro como você se referia uma das grades dessa gaiola é a necessidade que a democracia traz assim como o capitalismo de um certo bajulamento da base continuamente para que esta base devolva você em lucro no sentido da compra do capitalismo ou devolva em a você em agrado em admiração em voto e portanto é mais uma razão pra gente ficar atento à dificuldade que existe entre a democracia e sua natureza retórica e sofística e qualquer ilusão com relação à verdade e isso
é me parece uma enorme gaiola de ouro se você imaginar que você tá preso no espaço onde todo mundo vai te elogiar falar que você é lindo que suas opiniões são maravilhosas que você tá certo e que o mundo de fato um dia pode pertencer a essa coisa que a gente chama naturalmente de povo Caral citou Thomas moros A Utopia sempre gosto de lembrar que a personagem principal da Utopia é um navegador português quando ele viaja em direção a essa Ilha que Thomas Mor identificava como próxima ao que hoje é o peru esse navegador foi
por Thomas moros nomeado como Rafael o nome da personagem da Utopia Rafael e não por acaso na tradição Judaica Rafael é o que cura aliás é aquele que ilumina o caminho aquele que oferece a Tobias aquilo que ele ainda não tinha que era a iluminação sem cair num armadilha tola que é supor que a filosofia ilumina que a de pessoas que TM por exemplo como lembrou o Pondé o trabalho de intelectuais públicos que seja Iluminista Ainda assim eu acho que a capacidade de esperança com todas as entranhas horrendas que aqui lembrou tanto carnal quanto o
Pondé elas são uma forma de dever da nossa perfectibilidade eu acho desonroso mais do que isso às vezes me sinto acovardado se eu desistir de enfrentar uma questão que a humanidade precisa construir que é uma maneira de convivência que respeite o indivíduo e protee o indivíduo sem que haja a anulação do indivíduo Mas sem desconhecer o lugar do coletivo da comunidade dentro disso acho que por mais que eu levo em conta e eu levo tanto as ponderações que Pondé faz quanto carnal em relação à observações ainda assim né A minha capacidade de supor que Rafael
né possa ajudar-me a iluminar um pouco ela vai acima da minha descrença de até imaginar que a democracia ela não teria um lugar por fim eu quero lembrar um mestre suf né para não escapar né do mundo da fonte original abraâmica né que lembra algo que talvez só nós humanos sejamos capazes de fazer o um grupo de crianças essa é uma história conhecida no Jesus a entender um grupo de crianças correu em direção ao mestre dentro do islamismo e estava com um pacote de doces na mão como se fosse bala e chegou até ele disse
assim mestre nós ganhamos Esse pacote de balas nós somos 11 pessoas qual critério o senhor acha que a gente deve ter o senhor pode nos ajudar a distribuir o saco de bala entre nós e aí O Grande Mestre perguntou vocês querem que distribua ao modo de Deus ou ao modo dos homens claro que as crianças imediatamente disseram a gente quer que você faça como Deus e aí ele disse pois não Enfiou a mão no saco de balas e disse três para você cinco para você dois para você nenhum para você o modo humano seria a
partilha o modo do acaso da divindade ou dos Deuses fora do mundo humano seria o acaso e nesse sentido o fortuito a riqueza a vida a escola o hospital pela mera origem fortuita no meu entender a democracia ajuda a fazer ao modo dos homens aquilo que é a partilha justa em vez de deixá-la né Em Nome do acaso é uma boa crença e portanto é ela que me movimenta não necessariamente ela é certa mas Que ela é boa eu prefiro ainda o modo dos homens do que o acaso retomando o que falava o o o
cortel aliás no final eu acho que a vida é um combate contínuo ao acaso a contingência Ah o destino é o caráter cego dessa contingência não existe ninguém escrevendo roteiro nenhum não há nenhum sentido maior nas coisas e portanto nossa condição é a condição de alguém que está nesse combate e eh portanto ah tentando sobreviver arrancar sentido das Pedras fazer com que se você não Nasceu Rico ainda assim tem a condição de ter algum Hospital decente então nessa oposição que falou o o Cortela eu não tenho dúvida que eu acho que o destino da humanidade
é combater o acaso a cada hora do dia combater a dissolução do sentido e isso daí passa Sem dúvida nenhuma por um esforço descomunal você não precisa cultivar infelicidade inclusive porque ela vai encontrar você a qualquer momento né você ah claramente deve procurar uma vida um pouco menos dramática grande parte da formação erudita do Cortela traz que é muito importante dialoga com a etmologia ao lembrar que os quatro arcanjos que a bíblia denomina Rafael Gabriel Miguel e Lúcifer Rafael é aquele que cura Rafael Deus conduz Deus cura el é um dos 72 nomes de Deus
na tradição Judaica e Rafael é o guia desse novo mundo a Utopia esse neologismo grego do não lugar para corrigir no caso o mundo da Inglaterra dos Tudor e o mundo da Europa naquele momento em diálogo com outra distópica que é o elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam e de todo o humanismo ou seja da tradição de pensar o mundo a partir de valores greco-romanos clássicos em geral idealizados uma das coisas que torna fascinante o pensamento gente que é um aprendizado é quando exatamente Uma Mente ágil inteligente bem formada como a do meu colega
cortel pega os dados junta e apresenta a vocês com um gancho um link de pensamento essa liberdade é tamanha e distingue o leitor de filosofia do filósofo que o professor Pondé da mesma forma rápido ágil e bem formado de seca e lança Essa pérola Platão estava errado Provavelmente em 100 anos o meu nome estará pagado do professor e talvez Platão ainda seja Continuará errado Continuará errado primeiro pecado é o orgulho Aleluia irmão Aleluia e o que é maravilhoso nisso exatamente eu dar ao conhecimento vitalidade orgânica fazer do conhecimento esse macramê com as biografias e com
a [Música] realidade estee encontro de Cortela carnal e Pondé divergências foram tratadas com respeito e bom humor conseguir ouvir o outro e conhecer pontos de vista diferentes é uma forma de enriquecer Nosso repertório ajudar na compreensão do momento político brasileiro e ampliar a nossa percepção sobre as implicações de se viver em uma sociedade democrática a seguir alguma as reflexões do debate todos os filósofos e pensadores t o dom de nos retirar dessa zona de conforto esta zona que nos faz pensar ora parece bom que todos nos amemos Essa é uma das grandes utopias do mundo
mas tal como o Cortela e o Pondé Eu estou um pouco perturbado com a necessidade das pessoas e sua hipersensibilidade aquilo que o Pondé define como geração mimimi que é um conceito filosófico [Música] também certa feita numa palestra eu disse que corrupção no Brasil era como herpes ela vai e volta mas nunca é curada recebi a carta de um portador de herpes dizendo que ao ouvir a minha fala ficou muito abalado e eu me desculpei que eu não me referia a herpes dele mas me referi à metáfora da doença que era anterior a ele dei
uma palestra sobre Heráclito Sócrates e Tales de Mileto sobre a questão da natureza e recebo o protesto de um coletivo feminista que eu não citei nenhuma pré-socrática mulher eu não citei porque eu não conheço é um limite não é que eu esteja desprezando as pessoas estão hipersensíveis por foi feito crer a todo mundo que na democracia todos seriam lindos todos seriam inteligentes todos seriam felizes e nenhuma dessas três coisas como produto pode ser entregue quando Pondé fala com toda a razão da geração mimimi ou da percepção mimi eh num primeiro momento parecia que era uma
negação da ideia da correção política que se transformou depois num palavrão que é o Politicamente correto no entanto eu acho e até já ouviu o pé falar sobre isso e queria te ouvir de novo né por isso te perguntar se você acha que H alguma qualidade no sentido aristotélico né que não seja negativa na ideia do Politicamente correto Isto é se é só uma forma de mimimis ou se há de fato a necessidade de cautela em relação a alguns epítetos apelidos e denominações que acabam humilhando uma outra pessoa e te digo porquê eu tenho um
princípio antigo que aprendi Claro né de criança e família quando meus pais diziam brincadeira é quando nós dois rimos ria comigo não ria de mim ria comigo não ria de mim se se você rir de mim em vez de rir comigo você pode me humilhar e isso é negativo e eu como eu gosto do teu conceito de mimimi queria saber se você acha que há né uma percepção de positividade na ideia do Politicamente correto Eu acho que um dos problemas de posições como essas é que esse bem todo encerra uma enorme violência escondida a coisa
mimimi é uma coisa mais o tipo do que o carnal escrevia essa se ofende com tudo você não pode falar nada ah e uma vez eu escrevi um texto inclusive na folha que chamava sociologia do mimimi que deu muito barulho e que descrevia uma situação no metrô em que um menino dá um lugar para uma menina no metrô e isso dá o maior rolo porque aí acusam ele de escolher ela porque ela era mais bonitinha do carro aí o outro um cara fala por que que mulher tem direito a sentar e homem não entendeu então
eu sempre acho que o mimimi é fruto do ressentimento falando nitian M Eu acho que o mimimi é fruto do ressentimento e não foi dada em política ainda a devida atensão ao ressentimento como categoria de análise né agora o Politicamente correto usando o teu exemplo eu eu acredito que o Politicamente correto ele tem uma raiz digamos assim na experiência humana a qual você se refere de como é desagradável por exemplo você rir de alguém O legal é você rir junto com alguém né e é bom que você tenha citado o que o seu pai ou
sua mãe dizia para você porque eu acho que o Politicamente correto ele é uma farça institucional que normalmente na universidade serve para destruir carreira de colegas e alunos que serve para inviabilizar o debate público e ele é uma farça porque ele se propõe a tomar o lugar da educação doméstica uhum certo a educação doméstica como você citou em que se há uma boa educação doméstica você deveria aprender a não maltratar as pessoas a não tirar sarro delas no caso de homens por exemplo a não ser grosseiro com mulheres tá e eu ah eu acredito que
o Politicamente correto ele tem uma raiz inclusive historicamente falando quando você começa a ter negros circulando espaço público que não circulavam mulheres em espaços hier inclusive o Politicamente correto ele vem com a intenção de de alguma forma ordenar essas relações devido aos conflitos que aparecem então eu não acho que tem nenhum problema em um professor por exemplo ah ensinar Aos aos alunos que eles não devem usar apelido ruim que eles não devem tirar sarro de colegas o que eu não gosto é que isso vire lei de estado objeto jurídico porque ninguém me engana ninguém me
engana que grande parte do debate Politicamente correto está dentro da universidade e a universidade é o lugar do Espírito Selvagem Então ninguém me engana quer dizer o Politicamente correto ele é na realidade uma ferramenta de se transformou numa ferramenta de censura constrangimento e que dificulta o pensamento de alguma forma mais livre Apesar de que eu acredito que ele responde his há uma necessidade de uma movimentação social e aí eu termino com o exemplo no jornal de Bruxelas a lear sai uma matéria sobre uma proposta de lei em Rotterdam que ainda não passou na Holanda no
que a gente chamaria de Câmara de Vereadores de Rotterdam alguma coisa assim em que um vereador entre aspas acredita que existem crianças que t o direito de não nascer E como que esse estado que só deseja o bem do homem que quer fazer o homem ser maravilhoso no caso em Rotterdam da onde que ele tira essa ideia como ele acha isso possível fazer com que homens e mulheres passem por avaliação psicológica casais no caso passem por avaliação psicológica para ser determinado se aquele homem e aquela mulher tem a capacidade de ser pai e mãe porque
se for determinado por uma avaliação psicológica de que eles não tem capacidade de ser pai ou mãe a mulher deve será obrigada a tomar contraceptivo ou o homem a fazer vasectomia certo em nome do direito de uma criança não nascer Numa família ou na mão de um pai e mãe que seja de alguma forma julgado e competente eu ofereceria duas objeções à ideia um por é que eu tenho que confiar na psicóloga certo Por que que eu tenho que confiar na assistente soci que vem avaliar alguma coisa em nome de uma concepção de ser humano
ou de sociedade a segunda objeção que ofereceria é o problema me parece do estado que resolve tomar nas suas mãos a missão eclesial de formar pessoas cada vez melhores é que a vocação dele assim como da Eclésia é se tornar uma instituição de alguma forma opressora de alguma forma constrangedora e num caso como esse de uma lei como essa se a a a a percepção partindo da ideia de direito da criança você chega a ideia de que existem crianças que têm o direito de não nascer Então eu tenho na verdade a impressão que a política
em em parte sabe a política tomou o lugar da teologia não é à toa que a teologia se transformou em política a teologia a política tomou lugar da teologia tomou o lugar da Graça certo e tomou lugar da ideia de de instrumento de Redenção do mundo e eu assim como sou desconfiado da religião também sou desconfiado da política nesse [Música] sentido lanço uma questão muito objetiva muito prática a democracia brasileira nos moldes que ela existe hoje ela é ou pode ser chamada de uma democracia de [Música] fato eu acho carnal que ela é assim uma
democracia perfectível voltando ao tema é só nós imaginarmos que por exemplo a cidade onde eu moro que é São Paulo onde Pondé E você também mora né a gente tem uma representatividade do que é o espírito político da cidade mesmo que movido por algo que o pond antes Levantou que é a ilusão em algumas promessas ou seja lá o que for mas vamos pegar por exemplo desde a democratização no Brasil nós tivemos na cidade de São Paulo Mário Covas Jano quados Luiz Herondina Paulo Maluf cel supita Marta suplici José Serra cabe dadad agora Dória a
cidade representa no seu movimento político uma determinada aspiração que é oscilante tanto quanto essa nossa constitução democrática Se você fosse traçar o perfil ideológico de uma cidade que oscila dessa maneira de duas uma ou nós não temos ainda uma nitidez em relação à qual é de Fato né o rumo que se deseja numa pólice ou de fato essa oscilação ela é protegida pela condição de fazer a alternância Desse modo alternância é essa que não acontece no estado Isto é acontece na prefeitura mas não acontece na questão do governo estadual uma mesma população é capaz de
ter essa conduta mas o que me preocupou mais não é o resultado da eleição que ela precisa ser trabalhada com respeito à decisão feita mas é o fato de que o prefeito eleito teve menos votos do que o número de votos brancos e nulos certo os votos brancos e nulos e as pessoas se ausentaram ela ultrapassa o número de votos que teve o prefeito eleito portanto há uma outra pela ausência que no meu entender Coloca essa Democracia para brincar com Humberto e um grande ateu como vocês dois né Que não serão salvos eu sim [Risadas]
n Humberto e falava da vida como obra aberta eu acho que a democracia é uma obra aberta o que significa que a vida também é uma obra aberta e vocês dois ainda T chance obrigado obrigado saiu consolado Obrigado citando seu mestre ele veio ao mundo por mim e não por você há mais alegria num pecador que se salva que 99 justos da PUC que não precisam de Amparo por favor Pondé para encerrar você sabe que esse Deus que você acredita não tem nada de democrático né basta começar pelo Vel o testamento Eu acho que o
o o a democracia do Brasil ela tem se demonstrado bastante resiliente até certo sentido quer dizer ah a esse tema da violência eu acho que isso existe e faz parte inclusive do acirramento do debate político é uma infelicidade que eu acho que figuras como nós podemos muitas vezes ajudar a diminuir esse tipo de polarização ela é fruto justamente de um acirramento e de uma maior e de certa forma politização mesmo que meio vagabunda seja lá como for de uma maior politização e participação a democracia quando está viva está febril sempre quando a democracia Tá viva
ela tá febril ela é irritada eu como eu disse no começo eu não acredito que as pessoas façam opções da Democracia a partir de argumentos Racionais certo e é por isso inclusive que pessoas podem se tornar infelizmente violentas com pessoas que elas julgam que tem opiniões diferentes então eu acredito o seguinte que mesmo que com todo esse problema né se quando você pergunta se o Brasil é uma democracia que a gente pode confiar em alguma medida eu acho o seguinte eu acho que a nossa democracia ela por exemplo parece um pouco melhor do que a
venezuelana a nossa democracia Ah eu acho que a gente tem tido mais opções variadas do que a Argentina mais recentemente que basicamente tinha peronismo de esquerda de centro de direita Então dentro do universo nada ideal Eu acredito que sim Acho que a gente não precisa e veja que eu sou pessimista né Eu não acredito que a gente precisa olhar a democracia brasileira com muito pessimismo ou muito medo Ah nós passamos por momentos tensos os últimos meses faremos eleição daqui do anos então acho que dá para tá assim que a democracia brasileira ela tem se mantido
razoavelmente dentro de um plano limitado institucionalmente limitado mas razoavelmente crível até agora agora a violência e a polarização acho que ela é fruto justamente do maior envolvimento das pessoas no debate político quando há mais pessoas envolvidas no debate político a tendência é que pelo menos a violência verbal se manifeste de forma mais presente aqui você ficou com uma seleção de alguns dos muitos temas que entraram em discussão nesse encontro Mas você pode assistir a íntegra pelo site do Instituto CPFL Cultura e pelo canal do Café Filosófico CPFL no [Música] YouTube ao contrário do que possa
parecer Eu considero o voto em branco e o voto nulo um voto profundamente político e uma opção política muito clara uma mensagem direta dada de protesto a obrigatoriedade e a média de baixa qualidade dos candidatos quando a gente vê por exemplo esse espaço aqui em Campinas pleno de pessoas mais de 4.000 pessoas presentes refletindo debatendo O que significa que esse tipo de tema cada vez ele tem mais interesse porque oposição entre direita e esquerda conservador Liberal é um dos temas cujo significado das palavras é é normalmente tratado no debate público da forma mais vagabunda possível
que existe é sempre assim na hora da Cruz ao lado só dois ladrões sempre assim né todos vamos morrer o que vai acontecer entre esse momento e aquele a gente chama de vida e sobre isso a filosofia e a história podem dar alguma opinião n