E aqui ele conheceu o Dalila. Então, depois disso, Sansão se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. Tem alguma coisa sobre esse Vale de Sorec?
Quem era Dalila? Da onde ela era? Era, é, alguns pensam que Dalila talvez nem fosse filisteia, porque o nome dela não parece o nome filisteu.
Eh, tem até um jogo de palavras aqui, porque o nome de Sansão, como ele aparece aqui na Bíblia, ele pode ter dois significados. Eh, você pode ter sanção como eh shinchom, que significa o sol pequeno, tem de shemes, sol, o sol pequeno. E da lila de la lá significa da noite, a noturna.
Laila em hebraico é noite. Então, de laila, criatura noturna. Caramba, eles são opostos, então são opostos.
o sol e a e a noite. Mas o o Flávio José, que é um historiador eh judeu do primeiro século, ele diz que sanção, na verdade, vem de Shaman significa o destruidor. Então, a gente tem essa dúvida aí do significado do nome.
Faz sentido. Mas de qualquer maneira é no mínimo curioso que o sol, o pequeno sol vá ter uma relação a fair com a criatura da noite. Então, alguns pensam que ela talvez nem fosse uma filisteia, mas fosse uma mulher que os filisteus também pegaram e assediaram, sabe?
E há muitas mulheres ponto ela estava, digamos assim, culturalmente com a cultura filisteia enraizada de uma forma. Sim, com certeza. Não, não.
Eles eles eram filisteus. Eu digo a própria Dalila. Entendi.
Sabe, às vezes assim, sabe aquela mulher que é dona de um bordel? Esses filmes contam isso e às vezes ela mesma quando criança foi raptada e levada para aquele bordel e foi criada no bordel e ali ela vai se prostituindo, se prostituindo até um dia que ela se tornar a dona do bordel. A Sim, mas ela ao mesmo tempo que agora é aquela que alicia meninas, que ajuda no tráfico humano, ela também foi vítima.
Isso é uma coisa até estranha da história. Às vezes você vê uma pessoa praticando um crime e a origem da história dela foi sendo vítima daquele crime que agora ela pratica. Que loucura.
Sim. E agora começa uma história onde eh os filisteus eles querem se vingar de sanção e começam a eh ordenar que a Dalila descobrisse qual é o segredo da força de sanção. Porque não dá para bater de frente com esse cara, pô.
Eles mandaram 1000 homens, ele vem na porrada e arrebenta com os 1000, quebra o portão. Era era uma espiã. É, inicialmente não, só que no momento que eles se apaixonam, na verdade é porque o Sanson se apaixonou por uma mulher, eles já mandaram lá, né?
a revelar o segredo. Ela já foi com esse propósito. É.
E aí eu queria que você fala, conta pra gente o que acontece, porque vai num vai e vem aqui de tentativa, de zombaria até do lado de Sansão, de demora talvez para se entregar, talvez um pouco por causa do trauma de ter se entregue no passado e ter sido traído. É, mas você vê que ele repete a mesma coisa. Ele vai sempre brincando, ele sempre.
O, o Sansão é um sujeito que vai sempre no limite, sempre no limite, sempre no limite. Se o carro vai a a 320, ele coloca 320. Ele vai sempre nos limites.
Então ela começa um jogo de sedução semelhante à primeira mulher dele de tímidina, né? Ela fala assim: "Qual que é o seu segredo? Ah, se você me ama, me conta qual é".
Ele começa a brincar, fala que não, se você fizer meu cabelo com trança, não sei o que e tudo mais e tal. E ela de novo chateada, o pessoal vem, ele ele acaba com o cara é tão burro, é, né? Burro também, né?
Da só é burro, burro. Porque ele conta para ela uma coisa, ela faz, aí quando os filisteus chegam, ele bate nos filisteus, ele não percebe. Você vê como é que a paixão torna o cara idiota.
É, esse que é o ponto. Às vezes não é que ele é burro, é que ele é um cara com zero controle emocional. Porque diz aqui que sempre que ele conta o segredo para Dalila, aí Dalila conta esse segredo pros filisteus.
Os filisteus chegam aí ela pega e e joga um verde, fala assim: "Ah, os filisteus estão aí". Uhum. E aí ele vai e protege ela.
Uhum. Aí acontece uma vez, acontece duas vezes. Aí que o Silva falou: "Pô, não é possível, esse cara é burro.
Só que à esse cara ele tá, ele tá tão cego e tomado pela paixão, cara romântico". Às vezes, que ele fica ignorante, já viu assim? Gente intelig gente que fica burra no meio da paixão, perde.
Sim. E e muitas pessoas caem nisso. Por exemplo, ditadores caem nesse erro.
Você pode olhar que quase todo ditador ele é traído por um primeiro ministro dele, por um general. Eh, por o camarada chega a tal estado de afastamento de Deus que ele perde a o controle sobre si, sobre as suas emoções, perde a sabedoria e começa a agir de maneira irracional. Você vê que muito gente é o próprio Salomão, até nem os filhos de Deus estão isentos disso.
Até que num determinado momento ele não aguentou, ele contou para ela. E aí até tem uma coisa que as pessoas erram, né? A Dalila cortou os cabelos de Sansão, né?
Na verdade, não foi ela que cortou o cabelo Sansão, mas finalmente o cabelo dele foi cortado. E quando o cabelo dele foi cortado, a força dele se foi. Lembrando que o cabelo não era o que dava força ao Sansão.
Aquilo era só um símbolo. O que dava força ao Sansão é aquilo que o o autor bíblico teve a a sensibilidade de repetir sempre: o Espírito de Deus se apoou dele. O Espírito de Deus se aposou dele.
O Espírito de Deus se aposou dele. O cabelo era apenas um símbolo. É igual a aliança.
Aliança é só um símbolo que eu sou casado. Uhum. Mas na verdade tem outras coisas que marcam o estar casado.
Ele perde então o cabelo, consigo a força. Os filisteus então o humilham e ele começa só a descer cada vez mais. A, aliás, me chamou atenção uma coisa que eu ia mencionar aqui e acabei deixando passar.
é que quando fala que Sansão foi paraa Tina, no hebraico dá a entender que ele desceu para Tímina. Uhum. Toda vez que o Sansão vai para uma para uma para um lugar afastado do do que Deus planejou para ele, ele desce, ele desce, ele desce, ele desce.
Ele faz sempre um movimento descendente e no final das contas ele vai aparecer aonde? Lá no buraco, no moim. E eles cegam Sansão.
Diz que eles, deixa eu ver se eu vou achar essa passagem que eles cegam Sansão. Tá aqui, olha. Eh, vê uma vez, conta um segredo.
Aí, Sansão é 21. 21 é o 16 verso 21. Exatamente.
Ele fala assim, ó. Mas ele não sabia ainda que o Senhor já havia se retirado dele. Hum.
Então os filisteus o amarraram, furaram os olhos dele e o levaram para Gaza. Amarraram concorrente de bronze e o puseram a virar um moinho na prisão. Mas o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo.
Isso aqui é um detalhe. Agora só queria assentar um detalhe aqui. Furaram os olhos dele.
Toda essa história começa quando ele falou assim: "Essa menina me agrada aos olhos". Hum. Percebeu o a a ironia da vida?
Ele começou a afastar lá atrás. Mas a primeiro gesto de afastamento das coisas de Deus é quando ele vai procurar uma menina entre os filisteus e o pai não é bom e fala assim: "Mas essa me agradou aos olhos". E aí, qual foi a consequência disso?
Ele tem os olhos vazados. Caramba. Caramba.
É, cara, é isso daí. E ele tá no moinho ali. E moinho de trigo, né?
Ele botou fogo no trigo deles. Agora ele tava no moinho. Al, o que que tá no moinho?
Ele fica preso rodando. É, nós temos alguns moinhos assim. Moinho era é um é tipo um dispencer, uma onde eles guardam coisa.
Uhum. E o moinho ele fica só girando para uma pedra queó. É, amarraram no concorrente de bronze e o puseram a virar um moinho na prisão.
Não, não é um moinho, uma coisa, não é? É, mas imagina o seguinte, você tem vários tipos de moinho. Tinha um moinho para trigo, tinha um moinho para cevada, tinha um moinho para azeitona, mas geralmente era uma pedra grande, enorme, assim, com um pau como se fosse esse esse microfone aqui, né?
Aquela pedra fica aqui, você vai empurrando aquela pedra pesada assim e rodando. Ela vai esmagando. É, tipo, vai moer mesmo a par, vai moendo tudo ali.
Então, colocou ele para basicamente, normalmente eram animais que faziam esse trabalho, porque o moinho que uma pessoa fazia, burso eram moinhos pequenos, portáteis. Esses da prisão eram trabalhos forçados mesmo. Lembra quando alcatraço tinha que o pessoal tinha que ficar quebrando pedra ali.
É tipo indústria, tipo assim, é uma empresa que faz óleo, aí fica moendo azeitona para fazer óleo. Exatamente. Jesus falou: "Se alguém fizer tropeçar um pequenino, amarra uma pedra de moinho e se lança no mar".
Então era uma pedra pesada. Qual que é o sentido desse assim? Mas o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado começou a crescer de novo?
Qual que é o sentido dessa frase? É, é uma forma de mostrar que Deus ainda teria misericórdia dele. Sansão, felizmente ele não atravessou a linha do não retorno.
Humum. Que só o Espírito Santo conhece. Então, vou dar exemplos bíblicos.
Pedro negou Jesus, mas ele arrependeu amargamente. E é interessante que a palavra para arrependimento em grego é a palavra metanel ou metanoia, que significa metanel ao verbo, metanoia ao substantivo, mudar de mente, retornar. Em hebraico, tchuv, voltar.
Então, o conceito bíblico, sempre em hebraico, em grego, é da meia volta. Uhum. Arrependimento é dar meia volta.
arrepender, dar meia volta, voltar. Então, Pedro negou Jesus, tá vindo no caminho da da perdição, mas ele deu meia volta. Uhum.
Você compreende? Eh, Salomão errou profundamente, mas deu meia volta. Davi também errou, deu meia volta.
Só que alguns foram, foram, foram, foram e chegaram no abismo, não tinha como dar meia volta. Aí cai. Exemplo, Saul, Judas.
Humum. Não, não teve meia volta para eles. Eles foram e caíram mesmo.
Quando você tá no abismo, você não tem como ter meia volta. E o que que é esse ultrapassar a linha do não retorno? É quando você adquire uma disposição mental tal que o Espírito Santo não tem mais acesso a te convencer do pecado, da justiça e do juízo.
É o que a Bíblia chama de pecado contra o Espírito Santo. Jesus falou: "Todo pecado será perdoado contra os homens, exceto pecado contra o Espírito Santo. " Você entendeu?
E no caso do Sansão, felizmente ele deu meia volta. Então, como Deus olhando viu que ele ainda não tinha ido ao abismo, assim como Deus na história que eu contei minha, usou uma circunstância ruim para me trazer à existência, Uhum. Deus também usou a circunstância ruim de Sansão para trazê-lo de volta ao arrependimento de uma maneira que agora ele aprendesse a lição, só que de uma maneira que não precisava ter sido assim, humilhado, cego.
E agora assim, e a gente vem pro desfecho final, né? Eh, que é sobre a morte de Sansão agora, porque diz que os governantes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom e para se alegrar. E eles diziam: "O nosso Deus entregou nosso inimigo Sansão nas nossas mãos".
O povo quando viu Sansão louva o seu Deus, dizendo: "Nosso Deus entregou nas nossas mãos nosso inimigo, aquele que destruiu a nossa terra e multiplicava os nossos mortos. Com alegria no coração disseram: "Mandem vir Sansão para que nos divirta". Ou seja, transformaram sano num palhaço.
E isso aqui aconteceu na mesma época da colheita do trigo, porque o Dagon no passado, até se o pessoal de uma olhada, tem um erro às vezes na internet que você coloca Dagon, vai aparecer um deus peixe, um cereio. Dagon não era deus peixe. É porque o pessoal pega que a palavra Dagon, não lembra a palavra, a palavra da em hebraico significa peixe.
Pensaram por muito tempo que Dagon era o deus peixe. Não, não tem nada na história. Mesmo que você de uma gugada e apareceu um sereio, ignore essa informação do Google.
Dagon não é o deus peixe. Acredita-se que Dagon era um deus da agricultura ligado ao trigo da colheita. Da colheita.
Lembra que Sansão botou fogo na colheita dos filisteus lá atrás? aquilo estava na memória deles ainda. Se você fizer com uma declaração, uma uma atitude, a quebra da bolsa de valores e muita gente perder dinheiro por sua causa por causa de uma pirâmide que você causou, qualquer coisa assim, pode passar 20 anos.
Lembra do eh aquele seriado bem que a gente assistiu até do Batatinha lá, o Round Round Six, tem um cara lá que ele os caras toda hora batem nele lá porque eles tinham perdido dinheiro por causa dele em bolsa de valores lá de pirâmide. Mas com a gente o pessoal geralmente ganha, né, car? Ganha, né?
Ou seja, as pessoas, mas os que ganham vão esquecer, mas se alguém perder vai lembrar. Então os filisteus lembraram e eles humilharam eh o Sansão justamente na festa de Dagum, que era a festa da colheita do trigo. É.
E também imagina quantos anos demorou pros caras recuperarem o que o Sansão causou, né? Parecia que assim é a vingança ficou. É vingança da vingança.
E agora vem o desfecho onde a vingança da vingança da vingança, onde todo mundo vai pro saco junto. Porque, ó, eh, trouxeram o Sansão, então, e Sansão disse ao moço que o guiava pela mão, porque ele tava cego, né? Uhum.
Deixe-me apalpar as colunas que sustentam o templo para que eu possa me encostar nelas. Ora, o templo estava cheio de homens e mulheres e também ali estavam todos os governantes dos filisteus. E sobre o teto havia uns 3.
000 homens e mulheres que olhavam enquanto Sansão os divertia. Então tava todo mundo lá, os grandes líderes filisteusos estavam lá, governadores, todo mundo tirando sarro, porque finalmente era uma vitória, conseguiram ganhar algo que era impossível. E nesse momento, Sansão clamou ao Senhor e disse: "Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim.
Dá-me força só mais esta vez, ó Deus, para que eu me vingue dos filisteus que furaram os meus olhos. Em seguida, Sansão abraçou-se às duas colunas do meio, que sustentava o templo, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra, e disse: "Que eu morra com os filisteus". Empurrou com toda sua força, e o templo caiu sobre os governantes e sobre todo o povo que ali estava.
Nossa, assim foram mais os que o Sansão matou quando morreu do que os que ele havia matado durante toda sua vida. Então, seus irmãos e toda a casa de seu pai foram buscar o corpo. Eles o levaram e sepultaram entre Zorá e Estol túmulo de Manoá, seu pai.
Sansão julgou Israel durante 20 anos. Caraca, é interessante que os arqueólogos encontrarem eh Tel Cassil, que é na região dos filisteus, um templo muito bem preservado. E a arquitetura desse templo demonstrou uma coisa curiosa.
O templo realmente tinha duas colunas que sustentavam todo o teto do edifício e tinha mesanino. Hum. Então essa essa informação bíblica que o Sansão pede ao menino faz com que eu fique entre as duas colunas.
Do ponto de vista arquitetônico, isso está corretíssimo, porque eram duas, se derrubasse ali, caía tudo. Uhum. Então a gente tem essa confirmação pela arqueologia, mas era tão próximas uma das outras para ele alcançar as duas.
Sim, sim. Essas, essas, por exemplo, de telcá assim, ó. Uma pessoa maior empurra, você entendeu?
Se você empurra aqui, ó, e ela vai vai caindo aqui enquanto ela tá, você vai com a outra aqui, com o peso em cima demonstra e sansão morreu junto. Sim, sim. Ele foi quase uma atitude camicase aqui.
Agora, olha que interessante, o cabelo de Sansão voltou a crescer e ele pediu: "Senhor, mais uma vez, a gente lê isso rápido, pulando da da prisão dele até o final, parece que foram 24 horas e o cabelo, até teve um filme antigo, mostrava o cabelo dele crescendo miraculosamente assim, não tomou tempo. " Ele ficou muito tempo ali, meses, talvez um ano ainda na prisão dos filisteus, sendo humilhado por eles ali. Humilhado, humilhado, humilhado, humilhado.
E Deus falou: "Tá bom, Sansão, eu vou te dar a chance, meu filho. Eu vou realizar meu desígno através de você. Pena, porque não era assim que eu queria.
Quem sabe o meu plano é que você fosse um juiz de Israel com uma boa esposa, bons filhos, morrendo de velice, com as pessoas vindo se aconselhar com você. Não era assim. Mas já que você tomou esse caminho, eu vou eu vou salvar Israel por seu intermédio.
Ah, o primeiro antiherói da Bíblia que a gente é mais cego, humilhado, ele morreu como palhaço, morendo humilhado, humilhado, servos do da da casa do da sozinho, sozinho, fora do seu povo. A Dalila, a Dalila só fez uma pequena participação, cortou o cabelo e foi embora. É.
É. E nem foi ela que cortou, né? A gente falou, né?
Nem foi ela que cortou, né? Contou o segredo dele, cara. E no final das contas você vê o que que a vingança faz, né?
Os dois lados se lançar. Cara, mas realmente foi a história que mais teve vinganças, cara. Que até agora que a gente contou, né?
Muita vingança. Você que quer se aprofundar mais nesse conteúdo, quer se aprofundar mais em Bíblia, quer se aprofundar mais em princípios milenares, você deve entrar na lista de espera da pós-graduação em arqueologia, interpretação bíblica com Rodrigo C. Ah, é muito legal, não é?
O grupo Primo e UNASP apresentam para você a pós-graduação liderada pelo Rodrigo Silva, explorando os livros da Bíblia e o universo da arqueologia bíblica. Então com os destaques aqui, você vai ser um certificado pelo UNASP com nota máxima no MEC. Você vai ter um grupo exclusivo com Rodrigo no Telegram e vai participar de um sorteio para uma viagem paraa Israel.
E você tem um ano grátis de acesso à Bíblia comentada com mais de 400 vídeos. Garanta a sua vaga clicando no link aqui embaixo na lista de espera ou clicando no kar errado, né? Seria QR.
Ou é QR ou é QR. É só escanear, gente. É só escanear.