Semana passada a gente… ah a prece… esquecemos da prece… quem quer fazer a prece? (prece incompreensível) No estudo da semana passada a gente finalizou a terceira maior festa e hoje a gente entra nos sacrifícios, nos ritos de purificação. Só que antes da gente examinar especificamente aqueles… sacrifícios, as tipologias do sacrifício no Levítico, a gente gostaria de fazer uma introdução geral sobre o sistema de purificação, ligando isso ao Evangelho porque senão fica difícil da gente extrair o espírito da letra desta parte do levítico que é a parte mais difícil, não é?
É a parte mais simbólica. Então, a gente selecionou umas coisas aqui a partir de um texto do próprio Levítico que está no capítulo 18 quando Deus, na linguagem simbólica do Velho Testamento, começa a falar sobre contaminação e purificação, então está lá no capítulo 18, versículo 25, diz assim: “E a terra se contaminou, e eu visitei nela a sua iniquidade e ela vomitou os seus moradores. Porém, vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes vós; e a terra se contaminou, não suceda que a terra vos vomite, havendo-as contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; todo que fizer aquelas abominações, sim, serão eliminados, do seu povo portanto guardarei a obrigação que tendes para comigo”.
E aí o versículo 19, que é o famoso capítulo 19, nossa, uma concorrência agora, vamos esperar…. A concorrência é cruel, no capítulo 19 os primeiros versículos dizem assim… Cap. 19, versículo 1: “Deus disse a Moisés, Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos, sereis porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.
Esse é o clímax desse processo todo de purificação. Para a gente ir relembrando que esse Santo aqui não tem aquele sentido dos Santos dos mosteiros, dos Santos canonizados pela Igreja, não é esse o sentido, Esse é o sentido cultural religioso que foi emprestado ao termo, mas que não existia na época em que esse texto foi escrito, não é? Então, a ideia de Santo aqui é do separado, quer dizer.
. . Deus, não está misturado, ele está separado, Ele é algo diverso da criação, esse é o grande ponto.
Se Deus é algo diverso da criação, ele está separado dela. E ele se reconhece diverso da criação, e exatamente, porque Deus é mais que a criação, ele pode agir na criação, agir com infinita autonomia, com infinita liberdade, com absoluta independência, olha que coisa linda não é ? por isso que Kardec quando vai trabalhar os atributos da divindade, um dos atributos é: Deus é imaterial.
Imaterial. Imutável. E toda criação, ao contrário, está submetida a um processo de eterna mudança, olha que bonito isso.
Porque toda criação está mergulhada num processo evolutivo de aperfeiçoamento, ao infinito, porque o progresso jamais cessa, o aperfeiçoamento ele não cessa. Mas Deus é imutável, porque ele é perfeito, ele então Deus está fora do processo de aperfeiçoamento da criação. Nós já conversamos isso aqui, aquele Rabino Adin Steinsaltz, diz assim: “Depois do infinito começa Deus”.
Porque a criação é infinita e Deus está para além do infinito. Então um dos livros dele, ele diz assim: “Como eu vou dizer aquilo que é indizível”. Como nós vamos descrever Deus?
É indizível. Essa, essa é a ideia do eu sou Santo. Agora vem a grande pergunta da noite: Vós sereis Santos.
Aí, o que o texto está querendo dizer com isso, não é? O que está implíciton isso? Então, nós vamos fazer um percurso agora para a gente chegar com o auxílio da Doutrina Espírita, do evangelho, a uma reflexão mais profunda sobre isso: Vós sereis Santos.
Porque Deus é. Está separado. E nós?
Então, vamos. No Livro “A Gênese” de Kardec, quem quiser comentar alguma coisinha fica a vontade… no capítulo Deus item 19, o Kardec, ele dá um guia, que a gente poderia comparar como se fosse a bússola da evolução, é o GPS da evolução, se você estiver perdido, em algum sentimento e em alguma ideia liga esse GPS, liga essa bússola, aí você se orienta no rumo certo. Então no item 19, ele diz assim: “Deus depois a inteligência suprema e soberana, é único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as perfeições e não pode ser diverso disso”.
Aí o Kardec diz assim: “Tal eixo, (tal o eixo) sobre o qual repousa o edifício universal”. Isso aqui que ele falou é o alicerce sobre o qual repousa toda a criação. “Esse o farol cujos raios se estendem por sobre o Universo inteiro, única luz capaz de guiar o homem na pesquisa da verdade.
Orientando-se por essa luz, ele nunca se transviará. Se, portanto, o homem há errado tantas vezes, é unicamente por não ter seguido o roteiro que lhe estava indicado”. “Tal também o critério infalível de todas as doutrinas filosóficas e religiosas.
Para apreciá-las, dispõe o homem de uma medida rigorosamente exata nos atributos de Deus e pode afirmar a si mesmo que toda teoria (toda teoria), todo princípio, todo dogma, toda crença, toda prática que estiver em contradição com um só que seja desses atributos, que tenda não tanto a anulá-lo, mas simplesmente a diminuí-lo, não pode estar com a verdade”. Então, é incrível, porque. .
. vamos lá, existe o demônio? Um ser consagrada ao mal?
Não pode existir, por quê? Por quê por que e o seguinte? Deus é inteligência suprema, se há um ser igual a ele, ele não é a inteligência suprema.
Se ele criou, então… se ele criou o demônio, Deus não pode ser soberanamente justo e bom porque ele criou o autor do mal, feriu um atributo, então, esse dogma é mentira. Porque fere um dos atributos de Deus e assim, qualquer teoria filosófica, qualquer. .
. tudo que a gente pensar, o que o Kardec sugere passa pelo crivo dos atributos de Deus. O que não passar pelos crivos do atributo de Deus é mentira.
Não pode estar com a verdade, não pode estar com a verdade, não é? Então é lícito eu ter preconceito por alguém pela sua opção sexual? Então, espera aí, isso fere um atributo de Deus, Deus não é soberanamente bom?
Então eu não posso ter preconceito, porque isso fere o atributo da bondade suprema de Deus. E aí… Deus é Santo, é isso aqui, essa é a santidade de Deus, ele é infinito em todas as perfeições, então Deus é infinito amor. Então, como é que um Deus, que tem um amor infinito, pode discriminar seus filhos?
Não tem jeito. . .
Como é que um ser que é infinito na sabedoria pode cometer um erro? Não é possível, não é. .
. Então, está dado o parâmetro. O que a gente pode dizer.
Está todo mundo tão caladinho hoje. . .
Poxa vida! Então o que a gente pode dizer? Esse é o Santo dos Santos.
Esse aqui é o tabernáculo que Deus mora, essa é a coluna de fumaça, essa é a coluna de fogo, simbólicas, essa é a montanha flamejante do Sinai, essa é a manifestação de Deus, essa é a luz que guia os Espíritos na sua evolução. Qualquer teoria que a gente formular, qualquer pensamento que contrariou um dos atributos de Deus, nós estamos com a mentira. Está consoante com os atributos de Deus?
Estamos com a verdade. Por isso Kardec fala, esse é um critério infalível, infalível. Vamos avançar, aqui que está bonito agora, aqui que tá bonito, o Kardec vai avançar no item 20 deste deste capítulo sobre Deus, ele vai falar sobre a providência divina.
OK. Deus é infinito nas suas perfeições, é infinito amor, é infinito em sabedoria, não é ok, e eu? E minha vida?
E quando eu saio e vou ali na padaria comprar um pão? E quando eu entro no banheiro para tomar um banho? E quando eu respondo uma mensagem no Whatsapp?
Aí o Kardec começa assim: “A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas”. Ah então eu fui ali e peguei um copo e estou tomando água.
Deus está envolvido? Está! É isso que Kardec está dizendo, é nisto que consiste a ação providencial, aí Kardec abre aspas: «Como pode Deus, tão grande, tão poderoso, tão superior a tudo, imiscuir-se em pormenores ínfimos, preocupar-se com os menores atos e os menores pensamentos de cada indivíduo?
» “Esta a interrogação que a si mesmo dirige o incrédulo, concluindo por dizer que, admitida a existência de Deus, só se pode admitir, quanto à sua ação, que ela se exerça sobre as leis gerais do Universo; que este universo funciona de toda a eternidade em virtude dessas leis, às quais toda criatura se acha submetida na esfera de suas atividades, sem que haja mister (necessidade) a intervenção incessante da Providência”. Então, isso é o que o incrédulo fala: não, o negócio é o seguinte, Deus criou um computador, pôs um sistema e tirou férias e o sistema é automático. As leis funcionam automaticamente, ele tirou férias, ele foi para depois do infinito, e o Universo se.
. . funciona sozinho.
E o Kardec vai rechaçar essa teoria. Por quê? Vamos lá… Item 21: “No estado de inferioridade em que ainda se encontram só muito dificilmente podem os homens compreender que Deus seja infinito.
Vendo-se limitados e circunscritos, eles também o imaginam também circunscrito e limitados. Imaginando o circunscrito figuram-no quais eles mesmos o são. A imagem e semelhança deles, os quadros em que o vemos com traços humanos contribuem mais ainda para entretecer esse erro no espírito das massas que neles adoram mais a forma que o pensamento.
Para a maioria é ele um soberano poderoso sentado em um trono inacessível e perdido na imensidade dos céus. Tendo restrita suas faculdades e percepções, não compreendem que Deus possa e se digne de intervir diretamente nas pequeninas coisas”. Item 22: “Impotente para compreender a essência mesma da Divindade, o homem não pode fazer dela mais do que uma ideia aproximativa, mediante comparações necessariamente muito imperfeitas, mas que, ao menos, servem para lhe mostrar a possibilidade daquilo que, à primeira vista,lhe parece impossível.
” E aí Kardec vai falar uma coisa maravilhosa: “Suponhamos um fluido bastante sutil para penetrar todos os corpos. Sendo inteligente, esse fluido atua mecanicamente, por meio tão-só das forças materiais. Se, porém, o supusermos dotado de inteligência, de faculdades perceptivas e sensitivas, (capta) ele já não atuará às cegas, mas com discernimento, com vontade e liberdade: verá, ouvirá e sentirá.
” Calma, Calma aí, vamos lá. As propriedades do fluido perispirítico dão-nos disso uma ideia. Então: “Eu sou Santo, vós sereis Santos”.
O que que Kardec faz agora? Começa avaliar o Espírito, o ser humano e a partir do ser humano, ele faz uma analogia imperfeita, ele vai dizer, para que a gente tenha uma ideia. Então, vamos voltar para homem agora.
Ele não é de si mesmo inteligente, [o fluido perispiritual… o nosso fluido perispiritual ele é inteligente? Não! ] pois que é matéria, mas serve de veículo ao pensamento, às sensações e percepções do Espírito.
Esse fluido não é o pensamento do Espírito; Sendo quem o transmite o espirito fica, de certo modo, impregnado do pensamento transmitido. [então o fluido perispiritual é um meio que transmite o pensamento do espírito, então ele fica impregnado do pensamento. ] “Na impossibilidade em que nos achamos de o isolar, a nós nos parece que ele, o pensamento, faz coro com o fluido, que com este se confunde, como sucede com o som e o ar, de maneira que podemos, a bem dizer, materializá-lo.
Assim como dizemos que o ar se torna sonoro, poderíamos, tomando o efeito pela causa, dizer que o fluido se torna inteligente. ” (não é possível compreender a fala…) Aí ele vai: “Seja ou não assim no que concerne ao pensamento de Deus, isto é, quer o pensamento de Deus atue diretamente, quer por intermédio de um fluido, [Kardec não está fechando a questão, ele deixou, mas de 1864, ele deixou aberto para o progresso da revelação que depois veio com as obras subsidiárias, sobretudo as obras do Chico. Não é?
] Então, quer ele atue diretamente, quer por intermédio de um fluido… “. . .
para facilitarmos a compreensão à nossa inteligência, figuremo-lo sob a forma concreta de um fluido inteligente que enche o universo infinito e penetra todas as partes da criação: a Natureza inteira mergulhada no fluido divino”. [Então a pergunta é: tem como você fazer alguma coisa sem que Deus saiba? E sem que Deus esteja envolvido?
Tem como acontecer qualquer coisa no Universo sem que Deus esteja envolvido? A resposta é: Não. Não tem.
] “Ora, em virtude do princípio de que as partes de um todo são da mesma natureza e têm as mesmas propriedades que o todo [olha que coisa linda que o Kardec está dizendo], “cada átomo desse fluido, se assim nos podemos exprimir, possuindo o pensamento, isto é, os atributos essenciais da Divindade e estando o mesmo fluido em toda parte, tudo está submetido à sua ação inteligente, à sua previdência, à sua solicitude. Nenhum ser haverá, por mais ínfimo que o suponhamos, que não esteja saturado dele. (.
. . ) ” Uma bactéria está saturada de fluido cósmico, portanto ela está saturada de Deus.
tem para onde correr, não é? Ok, aí o Kardec, é bonito “Longe de nós a ideia de materializar a Divindade. A imagem de um fluido inteligente universal evidentemente não passa de uma comparação apropriada a dar de Deus uma ideia mais exata do que os quadros que o apresentam debaixo de uma figura humana.
Destina-se ela a fazer compreensível a possibilidade que tem Deus de estar em toda parte e de se ocupar com todas as coisas”. Deus é separado mas ele está imanente, eles e ocupa de todas as coisas, ele é providente, ele é Pai, OK. Aí o kardec diz que essa ideia ele tirou de uma comunicação recebida na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que comunicação foi essa?
O Espírito escreveu assim: “O homem é um pequeno mundo que tem como diretor o espírito e como dirigido o corpo. Nesse Universo, o corpo representará uma criação cujo Deus seria o Espírito”. Quantos bilhões de células tem em nosso corpo?
Quantos elementos? Tem tudo em nosso corpo. Tem mineral, tem vegetal, tem o animal, tem tudo, tem tudo, tudo.
O Universo todo. . .
tudo que tem no cosmo tem dentro de nós, inclusive as mesmas substâncias químicas, Tudo, tudo. Compreendei bem que há uma simples questão de analogia, não de identidade o espirito está falando: eu estou fazendo analogia. Não toma ao pé da letra, por favor.
Não toma ao pé da letra por favor. “Os membros deste corpo, os diferentes órgãos que o compõem, os músculos, os nervos, as articulações são outras tantas individualidades materiais que assim se pode dizer, localizadas em pontos especiais o referido ponto Se bem que seja considerável o número de suas partes constitutivas de natureza tão variada e diferente, a ninguém é lícito supor que se possa produzir movimentos ou a impressão em qualquer lugar sem que o Espírito tenha consciência do que ocorra. ” Então, dá um pisão no seu dedão, você sente, toca aqui, você sente.
. . “Análogo fenômeno ocorre entre Deus e a criação.
Deus está em toda parte na natureza, como o Espírito está em toda parte no corpo. Todos os elementos da criação se acham em relação constante com ele, como todas as células do corpo humano se acham em contato imediato com o ser espiritual. Não há pois razão para que fenômenos da mesma ordem não de produzam de maneira idêntica num e noutro caso.
” Onde que tá isso? Na Gênese no Capítulo que fala sobre Deus no item 19, 20. Ok podemos prosseguir?
Vou ver se eu… Aí, tem uma poesia do Augusto do Anjos, não sei se ela está aqui Júlio, está no “cdzinho”, está no cd, não é? “Matéria Cósmica”. É, ah tem aqui, tem aqui, já achei, dois textos, três textos, André Luiz diz assim: O Fluido cósmico, hálito divino, força nervosa do todo sábio, então o que ele está dizendo?
O fluido cósmico é um veículo do pensamento de Deus, então ele está impregnado no pensamento. O pensamento é divino, é a inteligência divina, então o fluido cósmico ele está imantado, não está? Mas será que é só o pensamento?
E quanto à inteligencia? Então, vamos lá, aí o Augusto do Anjos diz assim: Glória à matéria cósmica, a energia Potencial que dá vida aos elementos, Base de portentosos movimentos Onde a forma se acaba e principia. [Todas as formas se acabam e se principiam] Sistematização dos argumentos Que elucidam a Teleologia: [Vou resumir as finalidades, é isso que ele está dizendo, vou resumir para vocês as finalidades, qual a finalidade disso?
] Dentro da força cósmica se cria A fonte-máter dos conhecimentos. [Por quê? Porque o fluido cósmico está imantado do pensamento divino então toda a sabedoria infinita de Deus está no fluido.
É a maior biblioteca do Universo] É do mundo o Od ignoto, [Essa questão do Odismo que era uma teoria do Harcham Barh que ele falava do Éter e que esse fluido tinha um poder… que todos os poderes magnéticos, curativos, todos os poderes da alma eram tirados desta essencia, não é? É o Odismo. ele esta dizendo aqui Era do Mundo o Od Ignoto…] o éter divino, Onde Deus grava a história do destino Dos seus feitos de Amor no Amor imersos.
[ Então no fluido não tem só sabedoria infinita de Deus, tem o amor também, e tem a vontade divina guiando a criação] Livro onde o Criador Inimitável Grava, com o pensamento almo (o mais superior de todos) e insondável, [Insondável, porque nós só percebemos de Deus aquilo que ele mostra para a gente. o fluido cósmico é o livro onde Deus grava com o seu pensamento almo e insondável . .
. ] Seus poemas de seres e universos. Ok?
Ok. Vamos lá no pensamento e vida. Vou ter que correr hoje, vamos ter que correr … Vamos lá no capítulo que fala do amor, Livro “pensamento e vida”, capítulo 30: O amor puro é o reflexo do Criador em todas as criaturas.
[Reflexo de criador em todas as criaturas] Brilha em tudo [ por quê? E em todos] brilha em tudo em tudo palpita na mesma vibração de sabedoria e beleza. É fundamento da vida e justiça de toda a Lei.
[Porque o fluido cósmico transmite o amor de Deus e a criação infinita mergulhada no amor de Deus] Surge, sublime, no equilíbrio dos mundos erguidos à glória da imensidade, quanto nas flores anônimas esquecidas no campo. [porque a florzinha também está mergulhada] Nele fulgura, generosa, a alma de todas as grandes religiões que aparecem, no curso das civilizações, por sistemas de fé [as religiões são sistemas de fé] à procura da comunhão com a Bondade Celeste [qual o objetivo da religião? Comunhão com Deus!
Treinar os homens a ter uma comunhão com Deus, que é esse amor infinito], e nele se enraíza todo o impulso de solidariedade entre os homens. Plasma divino com que Deus envolve tudo o que é criado, o amor é o hálito dele mesmo, penetrando o Universo. [Isso é Emmanuel, não é comigo, eu estou só lendo, vou ler de novo] André Luiz, evolução em dois mundos, capítulo 1, o fluido cósmico é o hálito divino, força nervosa do todo sábio.
Emmanuel: o amor é o plasma divino com que Deus envolve tudo o que é criado. O amor é o hálito dele, [dele mesmo, Deus] penetrando o Universo. [pode ir?
Tem mais…] “Vemo-lo, assim, [o amor de Deus] como silenciosa esperança do Céu , aguardando a evolução de todos os princípios e respeitando a decisão de todas as consciências. Mercê de semelhante bênção, cada ser é acalentado no degrau da vida em que se encontra”. [Eu vou traduzir: não importa quem você é, não importa o degrau da evolução, não importa o que você fez, não importa o que você fará, o amor de Deus é inalterável.
Você é amado da mesma maneira, quer você seja um criminoso, quer você seja um anjo, “ah não, aí está demais”, então eu vou ler, eu vou continuar lendo: “O verme é amado pelo Senhor, que lhe concede milhares e milhares de séculos para levantar-se da viscosidade do abismo, tanto quanto o anjo que o representa Deus junto do verme. ” Então a Janaína, eu, a Claudia, aplaudimos o anjo, ficamos emocionados, choramos, Doutor Bezerra, Eurípedes, e a gente derrama lágrima e chora, fica emocionado pela luz desse Espírito, pelas conquistas deste espírito, só que para Deus ele ama o Eurípedes como ele ama uma bactéria, não tem diferença, porque a bactéria vai virar um anjo. E o amor de Deus, acalenta cada ser no degrau da vida que ele se encontra.
Então… E ele tem dito isso não é? “A seiva que nutre a rosa é a mesma que alimenta o espinho dilacerante. Na árvore em que se aninha o pássaro indefeso, pode acolher-se a serpente com as suas armas de morte.
” [Porque o pássaro e a serpente são amados do mesmo jeito, vamos mais, agora é para chocar, agora é para chocar. ] “No espaço de uma penitenciária, respira, com a mesma segurança, o criminoso que lhe padece as grades de sofrimento e o correto administrador que lhe garante a ordem. ” Então gente é o seguinte: para Deus.
. . um criminoso que está agora, um assassino que está na Nelson Hungria, é amado da mesma forma que eu estou fazendo o Levítico.
Então eu tenho que dizer: é uma infantilidade me aplaudir, ou aplaudir quem quer que seja, isso é espírito infantil das massas. Aplaudir seres. .
. porque o amor de Deus é inalterável para todas as criaturas e coisas da criação. Inalterável.
Você não é mais amado porque é bom e você não é mais amado porque fez algo de bom, e você não é menos amado porque errou, ou então, qual a vantagem de fazer o bem? Qual a vantagem? Comunhão com Deus felicidade, apressar seu processo evolutivo, agora ser amado?
Aumentar a percepção do amor Agora que você falou, vou até parar aqui, repete… Aumenta a nossa percepção do amor Quando a gente se entrega para a luz, para a caridade, para o bem, para a iluminação, aumenta a nossa percepção do amor. Porque é claro que o verme não percebe o amor de Deus como o anjo percebe e, evidentemente, que se você aumenta a sua percepção você se sente amado, e quanto menos percepção você tem, menos você se sente amado. “O amor, repetimos, é o reflexo de Deus, nosso Pai que se compadece de todos e a que ninguém violenta.
Embora, em razão do mesmo amor infinito com que nos ama, determine estejamos sempre sobre a lei da responsabilidade que se manisfesta para cada consciência de acordo com as próprias obras e amando-nos permite o senhor perlustrarmos sem prazo o caminho da ascensão para ele. concedendo-nos, quando impensadamente nos consagramos ao mal, a própria e ternidade para reconciliar-nos com o Bem, que é a Sua Regra Imutável. ” “Herdeiros dele que somos,” [aqui que está a chave, por quê o verme é amado do mesmo jeito que o anjo?
Porque ambos são herdeiros] “Herdeiros dele que somos, raios de sua Inteligência Infinita e sendo Ele Mesmo o Amor Eterno de Toda a Criação, em tudo e em toda parte, é da legislação por Ele estatuída que cada espírito reflita livremente aquilo que mais ame, transformando-se, aqui e ali, na luz ou na treva, na alegria ou na dor a que empenhe o coração. ” Ou seja, você se torna aquilo que você ama porque a lei é de amor. A lei é de amor.
Então eu conversava com o Rossandro no seminário, ele é psicólogo não é? Então ele começou a me falar : a nossa estrutura psíquica é tão voltada para o amor, tão voltada para o amor, que na falta de seres, eu amo coisas. Você pode ver o filme “O náufrago” com Tom Hanks, ele não tem ninguém então ele começa amar uma bola , ele desenha um rostinho nela, por quê?
Por quê? Não tem como existir sem amar, não tem, não tem jeito. E a lei é de amor, você se torna aquilo que você ama, então você ama riqueza?
Você vai se tornar bem material. Se você ama… ai vai ao infinito, agora se você ama a Deus sobre todas as coisas, o que vai acontecer com você? Eu sou santo, sereis santo.
Se nós, amarmos a Deus sobre todas as coisas, nós seremos divinos. Por quê? Porque eu me torno aquilo que eu amo.
Então. . .
“Eis por que Jesus, o Modelo Divino, enviado por Ele à Terra para clarearmos a senda, em cada passo de seu Ministério tomou o amor ao Pai por inspiração de toda a vida, [amor ao pai] amando sem a preocupação de ser amado e auxiliando sem qualquer ideia de recompensa. ” “Descendo à esfera dos homens por amor, humilhando-se por amor, ajudando e sofrendo por amor, passa no mundo, de sentimento erguido ao Pai Excelso, refletindo-lhe a vontade sábia e misericordiosa. E, para que a vida e o pensamento de todos nós lhe retratem as pegadas de luz, legou-nos, em nome de Deus, a sua fórmula inesquecível: — “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.
” Prossigamos, podemos ir? Tem mais, tem mais, tem mais… Por uma sincronicidade da vida, chegou um livrinho na minha mão que é pequenininho no tamanho e grandioso nas ideias de um padre: Ancelmo Bruno. Então eu dedico à nossa irmã Aíla, a nossa freira do coração esse livrinho da Paulus, Ancelmo Bruno.
O título do livro é “para que a tua vida respira liberdade”. Rituais de purificação para o corpo e para a alma. Não nos enganemos, o livro é profundo, então eu selecionei aqui algumas coisinhas para a gente ver, por quê?
Para eu voltar para a casa do Pai, para eu entrar em comunhão com Deus e para eu parar de ficar aplaudindo e adorar seres humanos, parar de ser idólatra, idólatra, porque o idólatra é quem adora homens e mulheres, isso é idolatria. Os verdadeiros adoradores são aqueles que amam a Deus sobre todas as coisas, são gratos, são amorosos, reconhecem o trabalho das pessoas mas não ficam adorando ninguém. Estou bem bravo com isso porque isso é idolatria.
E o movimento Espírita está cheio de idolatria, cheio de idólatra, se Moisés voltasse hoje, seria uma faxina, porque nós ficamos incensando e aplaudindo homens, seres humanos, nós temos que amar Deus, é Deus a fonte de tudo. Nós somos instrumentos, somos o arco na mão do arqueiro, sejamos bons arcos, a vida não sabe andar para trás. Não é?
E como diz: alguém aponta para a lua, o tolo olha para o dedo, o sábio olha para a lua. Então nós temos expositores Espíritas, médiuns, e as pessoas estão adorando expositores e adorando médiuns, mas o médium e o expositor é só o dedo que aponta e nós viramos uma quantidade de idólatra, adorando seres humanos, precisamos parar com isso. E para parar com isso, o que tem que fazer?
Purificar. Purificar. Então vamos, Eu estou ficando velho.
. . Nossa… Está vendo?
É duro… Então vamos lá: “A caminhada mística começa sempre com a via purgativa, um caminho de purificação. Tenho a impressão de que, em muitos cursos sobre a meditação zen ou contemplação, se leva muito pouco em consideração esse passo da purificação. Passa-se logo ao segundo nível, a iluminação; ou até mesmo, ao terceiro nível, a unificação.
[Então, O que ele está propondo? Que a jornada de volta para Deus, de comunhão com Deus, têm três níveis: primeiro você precisa se purificar, para você separar matéria e o que é você, o que é paixão e o que é você, o que é ego e o que é seu eu profundo, você precisa se desmisturar, precisa se purificar de você mesmo, e dos outros e das circunstâncias e das coisas; depois você entra no processo de iluminação que é o quê? Que é ver e ouvir, aqueles que tem olhos de ver e ouvir; e depois nós entramos no terceiro nível que é da comunhão com Deus.
Então, é isso que ele está dizendo. “Todavia, quando se busca a unificação, sem a caminhada da purificação, corre-se o risco de saltar sobre os nossos lados sombrios e ignorar a tendência de divisão da nossa alma. ” [Deus é um, Deus é unidade, unificação mas o nosso coração está cheio de desejo de divisão] Sobre o ponto de vista psicológico, o trabalho com o nosso lado sombrio é condição prévia para a nossa autotransformação e para o caminho espiritual e nos tornarmos um com nós mesmos e um com Deus.
[Ok. vamos lá… ] “Por isso, Jesus se interessa – sobretudo – pelo coração puro. No Sermão da Montanha, Jesus proclama: “felizes aqueles que têm coração puro” .
A meta da pureza é contemplar a Deus, ser um com Deus. ” [Por quê? Bem-aventurados os puros de coração,, porque eles verão a Deus] “Portanto, Jesus não pensa, em primeiro lugar na pureza moral, na libertação de todas as faltas e fraquezas, mas na clareza e pureza como condição para tornar-se um com Deus.
Pensa na dimensão mística da pureza. Devemos purificar o coração, mas não para sermos sem defeitos e gloriarmos desta ausência de defeitos. Trata-se de purificarmos para podermos ver a Deus.
Um coração impuro faz as suas próprias imagens de Deus. Só é capaz de ver as imagens feitas por ele mesmo, por ele mesmo mas não ver o Deus verdadeiro, só o coração puro pode ver a Deus, tal como Ele é, sem poluir a imagem de Deus com as suas próprias projeções. ” Então, eu que sou juiz imperfeito, projeto em Deus o Juiz bravo, que pune, que dá sentença, que manda para a cadeia… isso é projeção do Haroldo.
Isso é projeção minha, isso não é Deus. Não é? Ok.
“Jesus ainda fala de purificação em seu discurso metafórico sobre a vinha. ” Está lá em João, João 15, por quê? Porque os Espíritos pediram para Kardec colocar um galho de videira no prolegômeno no “no Livro dos Espíritos” e disse assim: esse é o emblema do trabalho do Criador, ali está contido tudo.
A água é o corpo, o licor é a uva, e é pelo trabalho que o Espírito se desmaterializa. Então, vamos lá… “Deus é o vinicultor, quando vê uma videira que produz fruto, Ele a limpa [pra quê] para que ela produza mais frutos. Portanto, o limpar serve para a frutuosidade.
Se Deus nos purificar, seremos permeáveis ao Seu Espírito e ao Seu Amor. ” Tem uma frase que a Cláudia Abreu adora, Deus operava maravilhas pelas mãos de Paulo. Não era Paulo operava maravilhas, É Deus operava maravilhas, mas para isso tem que limpar as mãos.
Então quando a gente se purifica Deus age com seu Espírito e com o seu amor [E, então nossa vida produzirá frutos abundantes, não é porque eu sou bom não, não é porque eu sou bom. É porque eu estou deixando Deus agir. “Brilhe a vossa luz diante dos homens para que eles vejam as vossas boas obras” e glorifiquem a quem?
A Deus que está nos céus. Agora nós estamos glorificando a pessoa. A pessoa vai lá e faz uma bela palestra e a gente fica glorificando palestrante.
E não glorificando a Deus que usou o palestrante. “E, então nossa vida produzirá frutos abundantes. ” “Se misturarmos nossa ação com nossos motivos egocêntricos, representamos apenas a nós mesmos e, com o tempo, deixaremos de produzir frutos.
” Pode mais? Tem mais… Tem um caso sobre Santo Antão. O Santo Antão foi um monge acético.
Então diz a tradição que ele ficou anos, anos e anos num lugar meditando, orando para se purificar. E, na tradição católica, o diabo ficou tentando lá todos os anos, mais muitos anos mais de vinte anos O diabo ficou lá todo dia, o diabo chegava , colocava uma comida gostosa na frente dele, levava uma mulher nua, o diabo fazia incompreensível, e o Antão firme, firme, depois de mais de 20 anos o diabo falou assim: desisto. Desisto, esse aí não tem jeito.
Virou as costas para o Santo Antão e saiu do lugar em que ele estava, aí o Santo Antão ajoelhou e falou assim: meu Deus obrigado, agora eu sou um santo. Aí o diabo ouviu isso: opa! Voltou… Voltou… E falou: é agora que eu pego ele.
Entendeu? Por isso que o moço chega que é o idólatra, isso que o idólatra faz: “ah, mas você é um expositor tão maravilhoso, ah você não sei o que. .
. “ . Aí chegaram para Jesuse falaram: mas você é tão bom… mas por quê você está me chamando de bom?
Estáme chamando de bom por quê? Bom só o pai. Bom só o pai.
O infinito amor é Deus. Nenhuma criatura é infinito amor, portanto só Deus pode amar a criação infinita. Por quê?
Porque só ele tem o infinito amor. Mas eu posso ser instrumento do amor infinito. Basta que eu purifica meu coração, mas como?
Mas como pelo amor de Deus… Quantas virtudes eu tenho que ter? Será que é isso? Será que é o número de qualidade que eu tenho?
Questão 895: A exceção dos defeitos e vícios acerca dos quais ninguém se pode equivocar [porque defeitos e vícios são entregues à paixão, as paixões são sentimentos que decorram da relação do Espírito com a matéria, das necessidades materiais, dos anseios, então ele exagera na dose e ao exagerar na dose aquele sentimento que era puro na origem se torna paixão, e aí ele se torna escravo, em vez de senhor porque as paixões passam a dominá-lo ao invés de ele dominar os sentimentos, ok, mas é a exceção disso? qual o sinal mais característico da imperfeição? [Então o Kardec está perguntando assim: eu não quero efeito… eu não quero saber quantas laranjas essa laranjeira deu… eu quero saber qual é a laranjeira?
Qual é a raiz? O Seu Honório adorava essa: questão 895. Sabe o que os Espíritos respondem: O interesse pessoal.
O interesse pessoal. Vamos lembrar a história de Santo Antão? Tudo aquilo que ele fez, fez por um interesse pessoal: Aí o diabo voltou… Aí o Espíritos respondem: “Frequentemente, as qualidades morais são como, num objeto de cobre, a adoração que não resiste à pedra de toque.
[É só a casquinha] Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas, essas qualidades, assinalem um progresso, nem sempre suportam certas provas bastando algumas vezes que se fira a corda do interesse pessoal para que o fundo fique a descoberto. O verdadeiro desinteresse é coisa rara na Terra que e admirado fenômeno nem sempre manifesta O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo tanto menos compreende o homem o seu destino.
” Então… Você veio para morar ou para viajar? Se eu vim para morar, eu quero me estabelecer. Se eu vim para viajar, eu evito muito peso na viagem.
Porque eu estou focado no destino. “Compreende-se seu destino pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista mais elevado. ” Questão 897: Merecerá reprovação aquele que faz o bem, sem visar a qualquer recompensa na esperança de que isso lhe seja levado em conta na outra vida e que lá venha a ser melhor a sua situação?
Esse pensamento não prejudicará o seu progresso? e os espíritos reponderam “É preciso fazer o bem por caridade, isto é, com desinteresse. ” Por quê?
você já é amado. Não precisa fazer o bem para ser amado, porque Nós precisamos fazer o bem, porque nós somos Filhos de Deus. Nós somos imagem e semelhança de Deus, agente não consegue ser de verdade sem amar e sem fazer o bem, é contra a nossa natureza.
Essa é a raiz do nosso sofrimento, agir contrário a nossa natureza, nós somos criados para amar. Nós somos criados para fazer o bem sem receber nada. É bonito né.
. . É o filho egoísta da parábola.
É verdade. Não pai… você nunca me deu uma cabritinho… para mim. E eu separei uma mensagem do Emmanuel, agora tem que fazer um.
. . .
Eu sou Santo e serei Santo, e agora? E agora, o que a gente faz? Emmanuel, Livro Pão Nosso, Capítulo 177, mensagem intitulada “guardemos a saúde mental” “Pensai nas coisas do alto, e não nas da Terra.
” Comenta o benfeitor: “O Cristianismo primitivo não desconhecia a necessidade da mente sã e iluminada de aspirações superiores, na vida daqueles que abraçam no Evangelho a renovação substancial. ” Quando a gente abraçou o evangelho, nós abraçamos a renovação substancial. E para isso, nós precisamos de uma mente sã, iluminada de aspirações superiores.
O trabalho de notáveis pensadores de hoje encontra raízes mais longe. Sabem agora, os que lidam com os fenômenos mediúnicos, que a morte da carne não impõe as delicias celestiais. O homem encontra-se, além do túmulo, com as virtudes e defeitos, ideais e vícios a que se consagrava no corpo.
O criminoso imanta-se [imã - imanta-se] ao circulo dos próprios delitos, quando se não algema aos parceiros na falta cometida. O avarento está preso aos bens supérfluos que abusivamente amontoou. O vaidoso permanece ligado [ligado] aos títulos transitórios.
O alcoólatra ronda as possibilidades de satisfazer a sede que lhe domina os centros de força. centros de força. Quem se aprossima pelas organizações caprichosas do “eu”, gasta longos dias para desfazer as teias de ilusão em que se lhe segrega a personalidade.
[olha o Abá ai não é? Hoje me libertei das grades que são mais pesadas que as correntes da Terra] sao os caprichos do eu do ego O programa antecede o serviço. O título é: guardemos a saúde mental.
o programa antecede isso aqui Não adianta você sair correndo para fazer. Primeiro você precisa idealizar a realização, o projeto traça a realização. Tem que planejar, tem que projetar, ou seja, vida mental.
“O pensamento é energia irradiante. Espraiemo-lo na Terra e prender-nos-emos, naturalmente, ao chão. ” O seu pensamento está onde?
Na terra? Você está em busca de quê? Aplausos?
Aplausos? Flores? Reconhecimento?
Bens? Seu pensamento está na terra, você vai ficar preso onde? Na Terra.
Porque o pensamento é energia. E nós ficaremos jungidos… ligados. .
À essência do que a gente pensa. “Elevemo-lo para o Alto e conquistaremos a espiritualidade sublime. Nosso espirito residirá onde projetarmos nossos pensamentos [Nosso espirito residirá onde projetarmos nossos pensamentos], alicerces vivos do bem e do mal.
[Porque antes da gente fazer o bem ou fazer o mal a gente pensa]. Por isto mesmo, dizia Paulo, sabiamente: – “Pensai nas coisas que são de cima”. Sereis santo, como eu sou Santo.
Eu sou o senhor Vosso Deus. Era isso que eu tinha… e isso ai Alguém quer falar alguma coisinha? Melhor ficar em silêncio… quem quer fazer a prece?