Oi, gente! Hoje, a Cátia responde: nós vamos começar uma série sobre a tireoide, tudo sobre a tireoide, começando pelo TSH, um exame muito solicitado pela maioria dos médicos, que acabam preferindo pedir somente o TSH, ao invés do T4 junto com o T3 livre. Hoje, nós vamos falar sobre esse TSH.
Falar sobre TSH e T4 é muito melhor. Escrever na lousa fica uma forma mais clara para vocês. Olha isso: o TSH é o hormônio estimulador da tireoide, então, uma sigla em inglês.
Ele é um hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada aqui no cérebro, no meio entre as sobrancelhas. Quando o cérebro precisa desse T4, ele se sinaliza através do TSH; é o hormônio que vai estimular a tireoide. Então, o cérebro é o único órgão que vai usar esse T4.
Da onde vem o T4? Da tireoide. O TSH seria um comando para a tireoide produzir o T4.
O T4, gente, ele não é um hormônio dito verdadeiro. Quando um hormônio é dito verdadeiro ou um pro-hormônio, quer dizer que ele vai ser um dia um hormônio. Chama-se pró-hormônio porque do hormônio verdadeiro vai vir depois, que é o T3 livre.
Esse é o hormônio verdadeiro, que é o que as células utilizam. O nosso corpo não utiliza T4; o único órgão que utiliza o T4 como hormônio, como pro-hormônio, é o cérebro. Então, na verdade, o TSH só serve para o cérebro se alimentar de T4.
Ele é um estímulo para a tireoide produzir o hormônio que ele vai utilizar, e lá no cérebro, o cérebro mesmo vai converter em T3 livre. Então, aí são os outros quinhentos; quer dizer, ele mesmo sabe resolver esse problema. O nosso problema maior seria identificar quando esse TSH está doente, né?
Ele está alterado. O valor do TSH é considerado normal de 0,3 a 4,5 mil unidades internacionais por ml. Essa variação é muito grande.
Se nós considerarmos uma situação de normalidade extrema, um cortisol normal, uma hipófise normal, nós diríamos que um TSH muito bom seria em torno de 1. Então, isso seria um TSH muito bom. Agora, a hipófise também pode estar deficiente; ela pode estar com baixo nível energético.
E por que ela adoeceria e alteraria o nível de TSH? Um dos exemplos é quando o cortisol está muito baixo. Se o nosso cortisol sanguíneo está baixo, esse TSH vai se alterar também.
Por isso que eu gosto tanto que vocês dossem o cortisol. Agora, na normalidade, a gente diz assim: se um TSH estiver maior que 5, então eu tenho hipotiroidismo. Eu diria para vocês que não precisa esperar até chegar no nível 5.
Quer dizer, essa hipófise está gritando para a tireoide, para ver se ela consegue produzir um pouco de T4 antes disso. Para a gente não esperar você cair cansado, exaurido, sem ânimo de manhã, sem energia para levantar da cama, a gente poderia dosar aqui o T4. Então, dosar o T4 no sangue é muito mais eficiente do que simplesmente ficar no TSH.
Então, TSH, relembrando, é um hormônio cerebral produzido pela hipófise para fazer a glândula tireoide produzir o hormônio T4. E o hormônio T4, o que ele é? Ele é um aminoácido chamado tirosina, ligado a quatro moléculas de iodo.
Isso é o famoso T4: tirosina com quatro moléculas de iodo. Esse é um T4 verdadeiro. Então, se eu produzo meu T4 de uma forma natural, normal, e aí o T4 depende do laboratório, ele vai variar de 0,4 ou 0,5 até 1,7.
Esse valor de referência depende de laboratório, mas ele deve ficar, pelo menos, um pouquinho acima do limite inferior. Então, poderíamos pensar que, se for 0,4, 0,5, 0,6 — acima de 0,6 seria o ideal. 0,7 está bom.
Então, olhar o funcionamento de uma hipófise e de uma tireoide significa olhar tanto o TSH quanto o valor de T4. Normalmente, o médico só pede o TSH. Exijam e peçam que ele solicite também o T4.
Como saber se meu TSH e T4 estão bons? Peço um exame de sangue em jejum de 8 horas. Vá ao laboratório, retire seu sangue e faça essa dosagem.
Gente, nós temos uma série de vídeos sobre leitura de exames. Eu vou deixar aqui para vocês olharem depois, com mais calma, e é muito legal que vocês compreendam a totalidade de uma leitura de exame — isso para sua saúde. Lembre-se sempre que o valor de referência engloba tanto uma pessoa saudável quanto uma pessoa doente, porque é um valor de referência muito longo, onde nós desejamos estar.
Então, nosso valor de referência vai ser sempre o da excelência: para um TSH, um; para um T4, o meio termo acima do limite inferior. O que a tireoide precisa para produzir o pro-hormônio T4? Ele vai precisar de iodeto, né?
Que a gente chama de iodo iodeto. Mas a tireoide adora o iodeto, que é a forma reduzida do iodo. E ele vai precisar de ferro; ter uma ferritina no sangue maior ou igual a 70 é a certeza de que eu vou conseguir produzir o T4.
Se for uma gestante, a gestante precisa ter uma ferritina maior ou igual a 100. Por quê? Porque ela vai precisar para ela e para a criança.
Outro item também importante a ser visto: um TSH pode ir a praticamente 0,03, 0,00. Quando isso acontece? Às vezes, você vai ao seu médico e ele fala: "Nossa, você deveria estar morta, porque seu TSH está quase zero!
" Isso pode acontecer e você está vivo, né? Isso pode acontecer quando você está suplementando T4 + T3. Quer dizer, quando você já compra um extrato de tiroides, T4 e T3.
Manipulados na composição significa o quê? Que o cérebro não precisa mais conversar, ele não precisa mais falar com nenhum órgão, nem com a tiroide, nem com fígado, nem com rim, nem com baço, para que ele produza os nossos hormônios. Nós estamos suplementando; nós estamos comprando esses hormônios.
Então, o TSH vai ficar o quê? Praticamente zerado, ok? Isso é uma dúvida bastante recorrente, porque o TSH praticamente zerado (0,03) significa que a pessoa estaria morta?
Não! Ele significa, sim, que esse paciente está muito bem, obrigado, porque ele está suplementando o T4 e está complementando a sua hormonal, que seria o T3. Os sintomas de uma deficiência de T4, de hipotiroidismo, normalmente incluem um cansaço, uma dificuldade em perder peso e são pessoas que normalmente têm muito frio.
Elas acordam de manhã e a temperatura basal, quer dizer, aquela nossa temperatura do corpo que deveria estar entre 36,7 e 36,5, está abaixo de 36,5. Se vocês medirem por 7 dias e tirarem uma média, vocês vão ver que normalmente ela se encontra bem abaixo de 36,5. Isso é uma forma de ter esse diagnóstico clínico.
Por que é importante ter um diagnóstico? Porque muitos dos sintomas, como o cansaço, o cabelo caindo, a unha fraca, um desânimo, o corpo todo lento e se tornando um corpo de urso, ela precisa ser suplementada, precisa ser medicada. Hoje em dia, compram T4 na forma de curancentroide, levotiroxina, etc.
Ele pode ser comprado na farmácia sem receita médica, mas o que é importante? O importante é entender qual o nível que vocês se encontram, para não dar muito T4. Porque senão vem o raciocínio: "Ah, se eu tomar um remédio, um suplemento de T4 bem alto, eu vou ter melhores resultados.
" Não! Muito pelo contrário. A gente tem que tomar a dose o menor possível para ter um efeito bom, porque muito T4 pode virar T3 reverso, quer dizer, você vai ficar mais lento ainda; você vai ter maior tendência a engordar e dificuldade em perder peso.
Então, tudo isso precisa de uma avaliação médica, mas, antes de tudo, precisa que você compreenda que o TSH sozinho não serve para nada. Mas um TSH junto com o T4 já nos diz se essa tiroide está produzindo ou não T4. E se você quer saber se o seu metabolismo tireoidiano está funcionando de fato, aí você vai pedir um TSH no sangue, um T4 no sangue e um T3 livre também dosado na corrente sanguínea.
Aí sim, eu sei como é que anda o meu metabolismo interno. O metabolismo, gente, significa que eu estou vivo ou estou meio vivo. Eu preciso estar muito vivo.
Depois que você descobrir que tem uma deficiência na produção de T4, você, antes disso, até pode suplementar e deve suplementar iodo (iodeto), a solução de Lugol 5%. Nós temos um vídeo falando sobre solução de Lugol 5%, como suplementar ferro. Se você não estiver grávida, menor que 70, se você estiver grávida, acima de 100, precisa ser reposto esse ferro e suplementar também com tirosina.
Eu sempre faço isso com meus pacientes: eu suplemento também a tirosina, 150 mg, com vitamina C, 200 mg, para ter uma ação melhor e um resultado bom. A tirosina, tanto faz porque ela faz dopamina quanto ela faz melanina, então, assim, é um aminoácido que a gente precisa ter, mesmo comendo direitinho. Agora que vocês já compreendem um pouco mais sobre esse exame TSH e T4, fica a orientação de se aprofundar um pouco mais.
Depois do T4, que virá o próximo vídeo, T3. [Música] Livre.