veja bem o documental nada tem a ver com jornalístico muita gente confunde o o processo de se filmar documentalmente com uma reportagem no qual você simplesmente chega com a câmera e você liga ela e sai filmando qualquer coisa que tem ali o documental ele tem roteiro e ele requer uma preparação tão grande ou talvez até mais do que uma produção ficcional sejam muito bem-vindos ao canal novamente eu sou Jorge PR vilight e eu quero falar hoje sobre o filme documental é um filme é o tipo de filme que eu mais gosto na verdade eh ao
longo da da minha carreira fazendo publicidade fazendo cinema eu sempre me identifiquei muito com o real que que eu quero dizer com real é menos direção de arte menos coisas prontas e mais observação da vida que já existe eu adoro esse tipo de filme e toda a minha carreira eu me baseei em uma palavra chamada wab Saab essa palavra é uma palavra japonesa ela não tem uma tradução literal ela é muito difícil de ser eh traduzida como os próprios japoneses eh pregam e ao mesmo tempo ela também não significa só isso que eu vou falar
mas parte do sentido dela é baseado na beleza do degradado da Beleza do feio da beleza da das coisas que já existem e mostram marcas do tempo que que eu quero dizer com isso sabe quando você chega na diante de uma casa bem velhinha e você Olha aquele telhado e tá cheio de musgo e você fala que lindo isso isso é muito legal bonito ou quando você vê uma foto de uma pessoa bem velha cheia de rugas e você fala que lindo ou a caneca da da da sua avó quando você vai na casa dela
e ela tá toda cheia de ferrugens Zin você fala assim que lindo por que que é lindo por que que a gente acha coisas antigas assim é bonit por que ela impactam porque tem história então São marcas do tempo São marcas da vida e a partir do momento que a gente observa isso com mais detalhes você consegue buscar sentidos como quem usou essa caneca quanto tempo essa casa existe Qual a história dessa pessoa que tem essas rugas então eu sou fascinado por mostrar a vida de um jeito bonito Eu acredito muito que a direção de
arte da vida ela não ela supera qualquer coisa e vamos chamar assim a gente pode sempre ter uma direção de arte maravilhosa mas ela é sempre muito resumida e e sempre a partir de uma observação de algo que a gente eh viu previamente dentro da Em algum momento que a gente viajou que a gente viu uma fotografia então a gente tá reproduzindo algo mas nada tão potente quanto a direção de arte pronta da vida e e quando você treina o seu olhar para observar isso você começa a a perceber com bonitos são as coisas as
composições que existem e esse é o mais legal para mim de fazer filmes documentais é poder transmitir essa beleza com o meu equipamento eh moldando a luz para que as pessoas vejam da mesma forma que eu vi então documental ele tem esse poder muito grande eu gosto gosto muito de falar e de pensar que meus filmes são sujos quando eu falo do filme sujo é eu me refiro a filmes que tem textura textura para mim significa vida e essa textura meu principal objetivo de trazer ela para dentro do filme é fazer com que você sinta
que cada camada tem uma história conta uma história desde uma cadeira que está arranhada a mesa que tá um pouquinho amassada a parede que tá um pouquinho suja não tá tão branco isso conta a história porque tem vida ali então o filme documental mesmo na publicidade ele me ganha de um jeito porque eu gosto de mostrar coisas eh verdadeiras mas de um jeito bonito você como fotógrafo como diretor já faz isso naturalmente porque você tem um olho muito voltado para observar pequenas nuances que as pessoas normalmente não observam Como por exemplo o modo como que
uma luz entra dentro de um quarto escuro empoeirado e atravessa num facho de Luz como é que aquele quarto bonito empoeirado escuro ele se torna tão bonito porque que ele mexe com a gente não sei também não é o objetivo desse vídeo responder isso mas o objetivo é acordar você e te despertar para existe muita beleza ali fora e o documental ele tem essa capacidade e é onde o mais me pega eh esse tipo de de de história de vivência E para isso você precisa andar você precisa viver você precisa eh Estar atento ter o
seu olho Clínico procurando e manter a sua curiosidade o tempo todo de achar elementos achar composições achar luz e aí eu te trago algumas dicas de como você fazer o seu filme documental de um jeito Mais aprimorado veja bem o documental nada tem a ver com jornalístico muita gente confunde o o processo de se filmar documentalmente com uma reportagem no qual você simplesmente chega com a câmera e você liga ela e sai filmando qualquer coisa que tem ali o documental ele tem roteiro e ele requer uma preparação tão grande ou talvez até mais do que
uma produção ficcional por que que eu digo isso porque te requer que é muito mais habilidade para extrair de algo que você não tem controle você conseguir transmitir com o seu olhar e impactar as pessoas através daquilo que tá acontecendo ali então como você vai fazer isso sem que você interfira tanto no meio ambiente primeiro eh o documental também exige visita então visite o lugar que você vai filmar se você tiver oportunidade Às vezes a gente não tem mas se você puder e algumas horas antes ou um dia antes observar a movimentação do lugar por
exemplo você vai numa feira e nessa feira você tem um personagem que vai comprar algumas coisas visite essa feira antes Veja a movimentação Olhe principalmente o a posição do sol descubra qual que é o lugar que você quer filmar a favor do Sol e qual é o horário que tem a melhor luz entenda a movimentação da das pessoas e aí começa a observar de um jeito macro e de jeito micro que que eu quero dizer com isso é seja atento aos detalhes o documental ele exige que você seja o olho do seu espectador que você
mostre cada detalhezinho que tá ali naquele lugar quando eu falo mostrar detalhe é você deixar de ser preguiçoso mudar de lente botar uma um Closeup numa lente e chegar perto eu acho lindo quando a gente chega perto de uma e é de algo e a gente enche a tela sabe com com detalhe mas quando eu falo chegar perto é chegar perto mesmo eu vejo muita gente com medo de chegar perto do de de algo de um elemento de um detalhe de um olho e de uma fruta e mostrar textura e quase como de uma forma
microscópica porque você tem essa capacidade de fazer isso com seu equipamento então decupe o teu filme documental de forma que você consiga fazer o o médio o micro e você enriquecer ele de algo com coisas detalhes planos detalhes e planos Gerais e planos médios para que ele fique um filme rico e eu imploro para você que você estude composição pelo amor de Deus estudar composição vai te ajudar a você num momento num filme documental no momento de de poucos recursos Você tá muito safo a contar uma história de um jeito cinematográfico o documental ele não
pode ser confundido com com uma reportagem porque ele tem a preocupação de ser bonito tem a preocupação esteticamente bonito você entende o que eu quero dizer não é não que a beleza aqui esteja em jogo mas de uma forma cinematográfica Então você criar peças cinematográficas com o documental te requer um pouco mais de atenção para isso por exemplo use lentes longas lentes tele é para você desfocar um pouco o seu ambiente o seu plano de fundo caso ele não seja o plano de fundo mais é interessante tenha movimento eh tenha primeiro segundo terceiro plano E
aí um outro detalhe que muita gente acaba pecando quando faz documental é exagerar demais no slow motion usa ele com parcimônia o slow motion ele tem que ser uma cereja do bolo ele tem que ser uma detalhezinho ele tem que ser um eh dentro de como se fosse um prato algo que seja um ponto fora da curva que te traga eh mais uma uma nuance dentro de sabor muita gente acaba exagerando no o no no documental e um recurso muito banal muito simples não um recurso um jeito muito simplório de você contar histórias documentais que
eu tenho certeza que você já fez é simplesmente filmar tudo em slow motion botar uma locução por cima e dizer que aquilo ali já tá bom Eu discordo Momentos Assim são importantes mas que tal você filmar coisas em 24 frames mostrar a vida real e dos momentos certos você trazer o slow motion eu acho que até isso vale um outro vídeo para contar um pouco mais explorar essa ideia do slow motion quando de fato usar se você quer que eu faça um vídeo sobre isso deixa nos comentários aqui que eu tenho certeza que você Pode
render um bom jeito da gente pensar em como contar histórias com slowmotion e sem Mas voltando ao assunto fuja da ideia de querer contar tudo com slow motion tudo em 60 frames tudo em 120 frames e fazer um filme chato só com uma narração Então seja atento a detalhes planos detalhes mude de lente se aproxime e mais importante repita ação se você tem um personagem dentro de uma feira por exemplo fazendo algo não é só porque é documental que você não possa voltar aqu aquela ação Vamos dar um exemplo você tem uma personagem dentro de
uma que selecionando frutas alimentos para uma refeição você pode fazer um plano aberto dessa pessoa passando de um lado pro outro mas você pode pedir PR teu personagem repetir aquela ação e você mudar de lente isso vai te permitir ter cortes E aí quando a pessoa por exemplo pegar uma fruta na mão Você pode falar Opa Faz de novo essa ação e eu vou mudar de lente dessa vez eu vou chegar bem pertinho dessa fruta para quando ela a pessoa cheirar e você vai ter uma gama de planos que você vai montar e você vai
até confundir o seu espectador a ponto Dee falar vocês é uma ficção ou isso é um documental Então você trma seu filme rico então fuja da ideia de só ficar de longe ou Super telado Deixa de ser um fotógrafo um filmmaker preguiçoso e se aproxima eu uma vez eu aprendi que o fotógrafo isso se dá pro filmmaker também ele tem que deitar no chão chão ele tem que se sujar ele tem que subir ele tem que tirar a câmera do tripé ele tem que tirar a câmera da da altura do olho dele ele tem que
andar em volta do do assunto dele para que ele possa criar algo rico eh se você filma um personagem indo eh de costas até um lugar porque não pedir para ele novamente fazer essa ação e você filmar ele De Frente ou de lado e assim você enriquecer seu filme Às vezes você tem uma câmera mas você pode simplesmente fazer as pessoas acharem que você tem quatro câmeras dentro do teu filme só se você deixar de ser preguiçoso e você treinar o seu olhar de uma forma 360 imagina que você é uma mosquinha e essa mosquinha
ela pode simplesmente estar em qualquer lugar do espaço no eixo Y x e z então aonde que essa mosquinha poderia ir então se você colocar transferir o seu olhar pro olhar dessa mosca então com certeza você vai descobrir novas tias novos jeitos de você contar essa história se você tiver essa mosquinha como sendo seus olhos para você contar uma história de 360º então espero que tenha ajudado e eu gosto muito de filmes documentais eu quero poder falar mais sobre isso aqui no canal espero trazer também mais referências para você então a próxima vez que você
for fazer o seu filme documental lembra dessas dicas e eu espero que seja um filme maravilhoso e se você já faz ou já usa alguma das dicas que eu dei aqui deixa nos comentários e me diz como que isso impacta no teu filme e se você ainda não pratica elas coloca em prática e também depois me conta como é que foi para você até mais te vejo no próximo vídeo [Música]