O QUE É UM ALMOXARIFADO? COMO FUNCIONA? PARA QUE SERVE?

175.72k views2125 WordsCopy TextShare
Ser Logístico
O que é um ALMOXARIFADO? Você sabe quais são suas características? Carlos Menchik traz mais informa...
Video Transcript:
Sejam muito bem-vindos, meus amigos e minhas amigas, Seres logísticos, a mais uma vídeo aula no nosso canal, o canal do Ser Logístico. Hoje, nós vamos falar sobre o que é um almoxarifado. Principalmente, o entendimento, assim, almoxarifado não seria um um depósito?
Mas qual a diferença entre o centro distribuição? Como é que funciona isso? Eu já vi muitas referências bibliográficas assim que inclusive e cometem erros conceituais com relação a definição de almoxarifado.
Portanto, acho importante hoje a gente esclarecer isso. Primeiramente, eu queria me apresentar meu nome é Carlos Menchik para quem não me conhece. Sou consultor Sênior da Prolog Capacitação e Consultoria na na área de logística.
Uma consultoria com mais de 20 anos de atuação aqui no Brasil em melhoria de processos nas empresas. Sendo indústria, distribuidores, atacadistas, varejistas operadores logísticos. .
. Meu Deus, fizemos aqui de tudo. E mais ou menos um ano atrás da gente fundou, constituiu esse canal aqui, canal Ser Logístico, que ele tem como objetivo ajudar a desenvolver o setor em termos de educação e treinamento.
Elevar o nível dos seres logísticos do Brasil. Portanto, já estamos com mais de 80 vídeos publicados aqui no canal e com foco em você. Queria chamar de voc~es também que no Telegram a gente tem conteúdo diário.
Então, já temos mais de 2. 100 seguidores lá e no Telegram a gente consegue ter uma interatividade muito maior com você. Portanto, sem maiores delongas vamos lá.
O que é um almoxarifado? Cara, um almoxarifado é um depósito, certo? Mas ele é um depósito com características muito diferentes e uma peculiaridade de operação, uma peculiaridade de importantância inclusive diferente.
Portanto, eu acho importante a gente especificar bem isso. Nós fizemos um vídeo aqui voltado para os tipos de armazéns, vocês vão dar uma olhada lá. Mas lá neste vídeo era muito mais voltado para a característica do setor que você está atuando, sua vertical de atuação, porque também é um fator determinante dependendo de onde você tá na cadeia de suprimentos a característica do seu CD vai mudar obviamente.
Entretanto aqui eu quero resgatar, Imaginando assim você aqui numa operação, seja ela qual for, vamos botar aqui. Isso aqui é uma operação, certo? Pode ser qualquer processo de transformação.
E aí tu vai ter um fluxo em I, um fluxo buscando o LEAN, certo? Onde eu vou estar recebendo, o que eu vou receber aqui? Matéria-prima.
Vou estar no almoxarifado, processando esse almoxarifado e aí ele vai ter recebimento, armazenagem, inventário, todas operações da gestão de um armazém assim como dentro de um Centro de Distribuição, assim como em um MORO. Inclusive, se você tem dúvidas sobre todas as atividades que acontecem aqui, a gente tem uma playlist, uma coletânea, portanto, sequenciadas com uma ordem cronológica de vídeos que explicam essas atividades no armazém. Você por favor clica no card ali e ele vai poder te explicar isso.
E aí eu tenho as matérias-primas aqui. Aí aqui eu vou transformar essas matérias-primas e aqui vou armazenar no meu Centro de Distribuição, portanto, aqui eu tenho produto acabado sendo despedido para o mercado, aqui eu vou ter matéria-prima. Muito bem, então, basicamente, Menchik, alguém pode dizer: Ah, mas a diferença ende almoxarifado para um centro de distribuição vou mostrar equipado com o tempo é que almoxarifado é com matéria-prima e CD é com produto acabado.
Sim, primeiro ponto importante, mas observem que, por exemplo, se você tá gerenciando um centro de distribuição, você concorda que o valor agregado que existe aqui é muito maior do que na matéria-prima, primeiro ponto. Por que o valor agregado é maior? Porque eu estou trabalhando um produto acabado.
Então, se eu tenho uma matéria-prima que é aço, por exemplo, tenho aqui uma bobina de aço, um produto acabado pode ser a carcaça de um computador IMac. Ele pode ser, ou seja, a matéria-prima pode constituir um produto acabado com valor agregado pela transformação, pelos impostos, muito maior. Portanto, normalmente a responsabilidade que existe dentro de um centro de distribuição é muito maior, primeiro ponto.
Então, se eu pusesse assim , fatores: responsabilidade. E aqui tá o almox e aqui tá o centro de distribuição. O almox tende assim maior a ser maior a responsabilidade.
. . .
. . desculpe.
No centro de distribuição tende a ser maior. Bem, a responsabilidade, a gestão, o controle aqui, tem que ser maior, tem que ser maior. Entretanto, é dentro do almoxarifado também tem outras divisões.
Eu já vi muitas empresas terem almoxarifados voltados para EPIs, almoxarifados voltados para material de escritório e existe também uma categoria que é pouco explorada que é o MRO. MRO são os itens, os componentes, voltados para a manutenção desse indústria que eventualmente está aqui no meio. Então, eu não posso, se quebra uma máquina aqui, quebrou um rolamento.
Ok, então, vamos uma ordem de compra, vamos fazer uma licitação, três cotações para descobrir um fornecedor que atenda e o prazo de entrega do cara é 20 dias. A máquina não vai poder ficar quebrada aqui durante 20 dias. Então, o que a indústria faz?
Ela cria um estoque próprio, um almoxarifado de MRO, que é voltado para manutenção e reparo operativo ou seja vai garantir a operação do que está no meu parque industrial e esse é o almoxarifado MRO vai ter componentes e normalmente componentes de baixo giro, baixíssimo giro. Eventualmente esse rolamento que eu mencionei, talvez ele use uma vez no ano esse rolamento, mas eu preciso ter, e eu preciso saber onde ele está, e eu preciso garantir que ele esteja lubrificado. Eu já vi caso, quando a gente vai ficando velho, a gente vai conhecendo muita coisa.
Eu já vi operação de um cliente nosso de rolamentos que o rolamento, de seis em seis meses, tinha que ser virado, porque senão o óleo todo do rolamento blindado dentro dele desce e em cima ele não está tendo óleo para lubrificar os rolamentos. Então, precisa estar virando a cada X tempo. Então, até esse nível de acuracidade existe.
Portanto, o MORO é um almoxarifado bem técnico também. Ambas as situações aqui vão precisar ter uma gestão de WMS. Eu tenho um mentorado nosso hoje que está atuando aqui no almoxarifado de matéria-prima e tem muita dificuldade de identificação de itens.
Se tu pega assim, por exemplo, no caso do MRO, mais ainda o MRO, é muita peça técnica. Fusível, rolamento, peça que eu nem saberia descrever aqui. São peças muito técnicas.
Então, visualmente, tu não sabe o que que é o que, se não estiver bem endereçado, bem codificado, vai precisar de um engenheiro para identificar que item é, e muitas vezes o recebimento dessas peças, eventualmente, vai precisar claro depende do item, não estou dizendo que tenha que ser todos os itens porque tem muitas vezes a gente eventualmente consegue fazer identificação, mas entretanto nem todos. Na eventualidade, quando precisar fazer a identificação, vai ligar para algum engenheiro e para garantir que aquele produto esteja de acordo com as especificações técnicas que foram pré-determinadas na ordem de compra para ter certeza de que eles vão receber e levar o valor certo. Portanto, quando estiverem de almoxarifado, aqui uma operação que tem um nível de atividade que não tem a mesma dinâmica de uma expedição do centro de distribuição.
Por exemplo, aqui talvez tenha maior efetivo, maior operação no início do mês. Aqui na expedição do CD, vai ser mais no final do mês. Aqui, o picking não é um picking muito dinâmico porque é de pouca variedade, eu abasteço em lots.
É muito mais simples a operação aqui do que eventualmente dentro de um centro de distribuição. Aonde vai envolver mais gente, um fracionamento, um cuidado com a matéria-prima. Aqui são matérias-primas, portanto, elas podem, inclusive, ser assim, uma diversidade enorme de componentes.
Pode ser até granel. Aqui não existe isso, aqui tu vai ter um produto que vai primar, por exemplo, pela qualidade do produto. Portanto, são operações muito diferentes.
Apesar de ser depósito igual, o depósito do almoxarifado e o depósito do CD, a operação interna é muito diferente em termos de criticidade. Sendo muito mais simples operações de almoxarifado e uma operação de CD muito mais complexa especialmente pela questão da responsabilidade, pelo valor agregado, que eu pontuei aqui. O valor agregado do CD tende a ser muito maior do que existe no almoxarifado por quilo, por peça, por unidade.
Isso vai refletir, inclusive, é importante até vocês terem uma ideia pensando isso em carreira porque obviamente tu pode começar com um almoxarife aqui e tal. Mas se tornar um gestor em um centro de distribuição, o valor agregado que eu falei no produto também vai refletir nos honorários, na remuneração desse profissional. Inclusive, a gente fez um vídeo muito assistindo aqui é um vídeo meio longo, mas ele é muito legal de Cargos e Salários que fala justamente sobre essa questão aí da valorização que existe nas posições que que consomem dentro do desse tipo de depósito.
Depósito de matéria-prima e um depósito de centro de distribuição. Outras características importantes assim da matéria-prima é que a tendência da variedade aqui é grande. Entretanto, tem pouco fracionamento, não é normal ter muito fracionamento aqui nas matérias-primas.
Agora, vai pegando, por exemplo, o tipo de indústria quando tu pega um tipo de indústria metalúrgica ou que envolva fixadores fixadores é uma confusão, e aqui normalmente tu vai utilizar muito métodos de Kanban para abastecimento das suas linhas de produção, o Kanban vai estar ligado diretamente. Então, uma das ferramentas que é fundamental ter domínio aqui é o Kanban. Porque ele vai utilizar, inclusive, nós temos um vídeo que também fala sobre o método do Kanban.
Eu acho importante a gente falar sobre esses cards, porque eu costumo receber muitas perguntas: Menchik, tem vídeo sobre Kanban no canal? Não achei. Tem, sim.
Então, lá no card do Kanban, você vai ver isso e eu vou estender aqui, olha. E aí podemos complicar isso quanto a gente quiser, mas nesse caso aqui vamos pegar, olha, o fornecedor. E esse kanban, ele deveria ser estendido até o fornecedor.
O fornecedor tem que trabalhar com o Kanban nesse fluxo aqui de trazer embalagem cheia e voltar com embalagens vazias, já aplicando aqui o Milk Run, outro método aqui também, que gente tem aqui Um card sobre Milk Run do canal fechando esse ciclo do abastecimento de uma operação industrial de transformação voltado para destacar a funcionalidade do almoxarifado. Portanto, almoxarifado resumidamente é um depósito como qualquer outro desses, como um centro de distribuição, como MRO, só que no caso do almoxarifado ele tem um foco para matérias-primas. E aí por ser matéria-prima, a dinâmica muda drasticamente desta operação.
E essa dinâmica que faz toda a diferença. Eu gosto de destacar assim as características de armazenamento do almoxarifado, especialmente, porque a tendência se a gente já, nós, seres logísticos, já reclamamos de falta de estrutura para o centro de distribuição. Imagine a falta de estrutura que existe normalmente para dentro do almoxarifado.
A falta de estrutura no almoxarifado, por quê? Porque trabalha com produtos de menor valor agregado. Então, é a empresa tende a se preocupar menos em controlar neste caso.
E aí que eu digo, eu Menchik, como consultor, minha experiência. Cara, para gestão e controle, não interessa o valor agregado. Porque isso significa perda, e o mercado hoje não está permitindo ter perdas na operação, porque o mercado simplesmente não remunera por elas.
E aí que a gente começa a perder a oportunidade de rentabilizar o seu negócio por falta de gestão, falta de controle, e precisa também garantir investimentos no controle do almoxarifado, que aqui vai eventualmente determinar também custeio da tua operação. Porque, se o cara erra aqui nas quantidades de abastecimento por exemplo, estou abastecendo um fixador e ele está usando o fixador que era do produto A no produto B mudou os custos do produto, gerando outras não conformidades que até transcendem a questão da logística. Claro, vai nos pegar porque vai dar problema de inventário.
mas transcende o problema da logística, porque ele vincula com o custeio. E muitas vezes, a gente percebe que melhorando a acurácia nos almoxarifados, a gente melhora o custeio da tua operação. Ou seja, tu saber melhor as margens que está praticando.
Bem, era isso que eu tinha para mostrar para vocês hoje. Espero que tenham gostado, vou aguardar seus comentários, vou guardar seu like, sua inscrição no nosso canal é muito importante. Nós estamos evoluindo muito em número de inscritos no canal.
Estou muito feliz com isso, porque mostra que é a forma de vocês nos dar um feedback de que nosso conteúdo está sendo proveitoso para o mercado dos seres logísticos. Era isso por hoje, grande abraço e até o próximo vídeo. Valeu!
Related Videos
O QUE É CURVA ABC? COMO FAZER CLASSIFICAÇÃO ABC?
16:10
O QUE É CURVA ABC? COMO FAZER CLASSIFICAÇÃ...
Ser Logístico
101,163 views
Recebimento e Conferência de materiais [AULA COMPLETA]
24:14
Recebimento e Conferência de materiais [AU...
Logística com Ferreira
39,599 views
10 Things you should know about a career in SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (CAREER ADVICE)
14:23
10 Things you should know about a career i...
MVC Logistics Academy
86,918 views
Por que você NÃO DEVE ser ALMOXARIFE
14:19
Por que você NÃO DEVE ser ALMOXARIFE
Ser Logístico
14,122 views
5 PRÁTICAS QUE TODA AUTOPEÇAS DEVERIA TER NA ORGANIZAÇÃO DO ESTOQUE
10:55
5 PRÁTICAS QUE TODA AUTOPEÇAS DEVERIA TER ...
Auto Negócio com Raphael Braga
28,340 views
ESTRUTURAÇÃO DO ALMOXARIFADO
23:14
ESTRUTURAÇÃO DO ALMOXARIFADO
Logística com Ferreira
622 views
Gestão de Almoxarifado - pt.1 - Introdução e Recebimento de Materiais
17:40
Gestão de Almoxarifado - pt.1 - Introdução...
Help Concursos
61,276 views
LOGÍSTICA DE VAREJO: Conheça um CD varejista na prática!
24:33
LOGÍSTICA DE VAREJO: Conheça um CD varejis...
Ser Logístico
49,696 views
ALMOXARIFE E ESTOQUISTA - Recebimento e endereçamento de produtos.
16:11
ALMOXARIFE E ESTOQUISTA - Recebimento e en...
Via Rápida
332,145 views
Warehousing - 10 Principles of Design and Operations
21:49
Warehousing - 10 Principles of Design and ...
Supply Chain Secrets
258,942 views
O QUE É KANBAN? - GUIA DEFINITIVO
19:14
O QUE É KANBAN? - GUIA DEFINITIVO
Ser Logístico
72,846 views
O que um Almoxarife Faz? Carreira e Profissão Logística
19:18
O que um Almoxarife Faz? Carreira e Profis...
Logistikas
31,482 views
COMO SE PREPARAR PARA SER UM BOM PROFISSINAL DE ALMOXARIFE
4:42
COMO SE PREPARAR PARA SER UM BOM PROFISSIN...
Almoxarife e Logística
1,690 views
O QUE É SKU? COMO TER MAIS CONTROLE DE ESTOQUE?
12:23
O QUE É SKU? COMO TER MAIS CONTROLE DE EST...
Ser Logístico
87,184 views
Auxiliar administrativo excel (Aprenda EXCEL de uma vez por todas) I Você só precisa desse vídeo!
28:05
Auxiliar administrativo excel (Aprenda EXC...
Up Negócios & Carreira
336,584 views
O QUE É CROSS DOCKING?
17:05
O QUE É CROSS DOCKING?
Ser Logístico
38,810 views
Netsuite 2024 – Everything You Need To Know
8:37
Netsuite 2024 – Everything You Need To Know
Mags Chilaev
28,770 views
7 DICAS PARA UMA BOA GESTÃO DO ALMOXARIFADO
4:30
7 DICAS PARA UMA BOA GESTÃO DO ALMOXARIFADO
Almoxarife e Logística
881 views
What is LOGISTICS? Logistics in industry: evolution, main stages and applications in engineering
10:17
What is LOGISTICS? Logistics in industry: ...
Engenharia Detalhada
21,448 views
Logística de Transportes | O que você precisa saber!
10:47
Logística de Transportes | O que você prec...
Setor Logístico
111,330 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com