Rumi - Através do Amor

198.9k views785 WordsCopy TextShare
Corvo Seco
Trechos do livro “The Divani Shamsi Tabriz XIII”. Rūmī (Jalal al-Din Rumi), também conhecido como M...
Video Transcript:
O mundo não é nada. Nós não somos nada. Nossa vida neste mundo não é nada além de sonhos e imagens.
Sendo assim, por que continuar lutando? Se o sonhador sabe que está sonhando  por que sofrer com os pesadelos? Se você pudesse se livrar de si  mesmo, apenas uma vez, o segredo dos segredos se abriria para você.
A face do desconhecido oculto além do universo apareceria no espelho de sua percepção. Pergunte-me sobre um Amor que o leva  para a total insanidade como perder a vida ou a mente. Uma aventura de centenas de longos dias.
Pergunte-me sobre o fogo e o  sangue de centenas de desertos. Na verdade, sua alma e a minha são a mesma Este é o real significado de nossa relação. Entre nós, não existe mais eu e você.
Acredite em mim. Tudo o que aparece são as sombras e imagens. A mão que nos desenha é a mão do Amor.
Está espetaculosa mentira não  alcança a magnificente verdade. O conhecido existe por causa do desconhecido. Através do Amor.
Rumi. O homem não ama. A menos que ilumine  sua alma Ele não é um amante.
A menos que gire como estrelas ao redor da lua. Saiba. Amantes compartilham apenas a busca pelo Amado.
Ouça. As folhas não se movem sem vento. União é o jardim do Paraíso.
Separação é o sofrimento do Inferno. Oh alma, quem é o seu Amor? Você sabe?
Oh coração, quem está dentro de você? Você sabe? Oh carne, você busca um caminho  para escapar de forma desonesta.
Quem está lhe puxando? Olhe. Quem está lhe buscando?
É necessário maturidade para o caminho do Amor. É necessário estar fora dos problemas  da terra. Curar a própria cegueira.
A verdade preenche o universo. Você tem olhos para vê-la? Através da eternidade, a beleza  verifica sua forma requintada na solidão do nada; Coloca um espelho ante seu rosto  e contempla sua própria beleza.
Ele é o conhecedor e o conhecido, o observador  e o observado; nenhum olho, exceto o Seu tem observado este Universo. Deixe as suas preocupações e tenha  um coração completamente limpo, como a superfície de um  espelho que não contém imagens. Se você quiser um espelho claro,  contemple-se e olhe para a verdade, sem vergonha, refletida pelo espelho.
Se o metal pode ser polido até se assemelhar a um espelho, que polimento pode precisar o espelho do coração? Entre o espelho e o coração esta é a única diferença: O coração oculta segredos. mas o espelho não.
Através do Amor, o que é amargo parece doce, Através do Amor, pedaços de  cobre transformam-se em ouro. Através do Amor, a borra sobe a puro vinho, Através do Amor, as dores são como bálsamo. Através do Amor, os espinhos se tornam rosas, Através do Amor, o vinagre vira vinho doce.
Através do Amor, o pelourinho  se transforma em trono, Através do Amor, um revés  da fortuna parece boa sorte. Através do Amor, uma prisão  parece um jardim de rosas, Sem amor, um jardim parece  uma grelha cheia de cinzas. Através do Amor, o fogo  ardente é uma luz agradável, Através do Amor, o demônio se torna uma huri.
Através do Amor, pedras duras  tornam-se macias como manteiga, Sem amor, a mole cera se transforma em duro ferro. Através do Amor, a tristeza é como alegria, Através do Amor, os vampiros  se convertem em anjos. Através do Amor, ferrões são como mel, Através do Amor, os leões  são dóceis como camundongos.
Através do Amor, a doença é saúde, Através do Amor, a ira é como misericórdia. Através do Amor, os mortos ressuscitam, Através do Amor, o rei torna-se escravo. Você chega a nós Vindo de um outro mundo Além das estrelas e de um espaço sem fim.
Transcendental, puro, De uma beleza inimaginável, Trazendo com você A essência do amor. Você transforma tudo o que toca Aflições banais, Problemas e tristezas Dissolvem-se na sua presença, Trazendo alegria Aos comandantes e aos comandados, Aos plebeus e aos reis. Você nos enfeitiça Com sua graça.
Qualquer mal Transforma-se em Bem. Você ascende a chama do amor Na terra e no céu, No coração e na alma De cada ser humano. Com seu amor O existir e o não-existir se unem.
Os opostos de fundem. E tudo o que é profano Torna-se sagrado outra vez. Cada qualidade sua, encontra uma expressão: A Eternidade torna-se campo  verde de tempo e espaço; Amor, é o jardim que dá  vida, o jardim deste mundo.
O amor é a ponte entre você e todas as coisas. Isto é o amor: voar para um céu secreto. Fazer centenas de véus caírem a cada momento.
Primeiro, deixar a vida ir. Por fim, dar passos sem pés.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com