o olá e aí tudo bem prontos para mais uma aula é isso aí então vamos nessa e hoje nós vamos falar sobre um assunto de literatura uma escola literária bastante importante significativa que é o simbolismo só que antes disso eu vou pedir a vocês se você não é inscrito que se inscreva no canal curta esse vídeo para não esquecer depois a gente acaba esquecendo né no final a gente vai embora e esquece aciona o cilinho lá embaixo para receber as notificações e ajude a divulgar nas redes sociais pelezinho tranquilo aí então tá bom então vamos
lá simbolismo gente os simbolistas eles vão ser chamados de nefelibatas o que quer dizer um nefelibata é aquele que vive nas nuvens eu só que para a gente entender vamos ser chamados por quê que são chamadas de onde vem essa crítica é importante nós olharmos para o panorama em arico literário da época o que que tava acontecendo surgiu o realismo em 1881 surge o naturalismo em 1881 surgiu o parnasianismo em 1882 e eles vão esses movimentos vão acontecendo e não vai pondo fim vais urgente não pão do fim com relação ao outro apesar que o
realismo naturalismo e parnasianismo eles que na mesma proposta de combate aos excessos sentimentais do romântico em 1893 aqui no brasil surgiu o simbolismo que era um movimento poético de reação contra os parnasianos só que desta vez surgiu o simbolismo mas ele não encerra o parnasianismo eles continuam coexistindo e aí o que que acontece os parnasianos não aceitam a visão simbolista e eles pa e aí sim a chamá-lo jennifer que lhe batas quem eram os parnasianos da época olavo bilac raimundo correia e alberto de oliveira inclusive eu convido vocês a assistirem a aula se não viram
ainda sobre o parnasianismo e sobre os escritores parnaseanos tenha um vídeo sobre isso bem bacana para a gente entender todo o processo aí o que acontece esses parnaseanos olavo bilac raimundo correia e alberto oliveira eles pertencem a elite da literatura para fazer um parte da tela academia brasileira de letras estão os simbolistas eles passaram a ser mal vistos e pouco aceitos no panorama histórico literário da época então a por um bom tempo o simbolismo ele ficou à margem de todo o processo sem o reconhecimento de uma vamos lá o simbolismo é o movimento essencialmente poético
como o parnasianismo também e no século 19 representa uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do realismo naturalismo e parnasianismo buscando fundamentalmente o retomar o primado das dimensões não-racionais da existência então eles vão buscar o lado não racional subjetivo mas qual que é o problema vendo acabei de falar ele não pois fim então os parnasianos reagiram e tinham do lado deles quente no poder de compra quente no poder de compra era por dizia a burguesia não entendia nada daquilo que os parnasianos escrever mas achava um chique demais nossa tremendo e aí os simbolistas não
tinham plateia para que eles pudessem colocar a sua obra literária vamos lá ao longo da década de 1980 desenvolveu-se lá na frança o movimento estético a princípio apelidado de decadentismo e depois aquele recebeu o nome de simbolismo eu já falei para vocês dessa data 1893 quando houve a publicação é o data do início do simbolismo brasileiro quando houve a publicação de duas obras missal e broquéis as duas de cruz e sousa o movimento simbolista exatamente como os outros que daqui a pouco vai surgir o pré-modernismo e 9.902 então a gente vai ter assim ó presta
atenção realismo naturalismo parnasianismo simbolismo e pré-modernismo o que que põe fim a tudo isso 1922 a semana de arte moderna é que encerra tudo isso aqui eu tenho a imagem estádio missal e broquéis os dois livros de cruzes souza seguindo aqui características do movimento já sabe que me outras 93 que é o movimento de reação a parnaseano então isso parnasianos era objetivo irracional o que que o simbolista vai ser é exatamente emocional mas qual emoção eles vão trabalhar quais ciência do ser humano não é exatamente como romanos que era emocional no lado do amor tá
não aqui é mais o lado da alma do transcendental do místico aquele processo do inconsciente do subconsciente é uma escola que não fala as coisas claramente ela não do meia claramente nada daquilo que ela tá falando ela procura sugerir é escola da sugestão porque através da sugestão você tem uma participação maior no processo de composição da obra então eles valorizam isso tá ó imagines da cama um quadro simbolista então você eles não falam com clareza eles mostram ele sugere além disso tem a sinestesia que que é sinestesia misto olá queridos olfato visão tato paladar então
se eu falo assim ah a visão doce de sua presença o que que eu tô falando que é muito bom que foi muito bom que tá sendo muito bom te ver só que eu ponho a visão e coloca o doce misturando a visão e o paladar isso é cenestésico tá isso é sinestesia vamos lá além da sinestesia o simbolismo tem a musicalidade nos poemas como eles conseguem essa musicalidade com a pluralização dos abstratos vocês vão ver que a maioria das palavras são colocadas no plural para dar um se lados no final gerando uma musicalização aliteração
que a repetição de sons consonantais assonância é a repetição de sons vocálicos vou dar um exemplo citando o simbolismo olha só o melhor ouça só e veladas veludosas vozes volúpias 12 violões vagam nos velhos vórtices velozes vivas vas vulcanizadas é um poema de cruz e sousa repara o veio z repetindo o tempo todo olha o essa no final vozes veladas veludosas vozes e eu também tenho a aliteração assonância do oi do e beleza então com esses efeitos aliteração vez é um poema que eu citei a assonância do e do o a pluralização eles conseguem processo
de musicalização vai maiúscula alegorizante na língua portuguesa quando a gente usa uma palavra com letra maiúscula nome próprio ou no começo de uma frase aqui eles colocam uma palavra com letra maiúscula e não é o nome quem tá no início juverson tá no início de uma frase eles fazem isso para poder chamar a atenção para aquela palavra para o significado daquela palavra então só amamos esse processo de maiúscula alegorizante obsessão pela cor branca lá vão entender isso o branco é uma cor que representa a junção de todas as outras como preto é ausência de todas
as cores tudo bem então a ideia deles não era o corpo alma consciente inconsciente subconsciente na totalidade então eles têm a cor branca como sua bandeira só que eu vou perceber em alguns escritores brasileiros ou melhor em cruz e sousa não só a utilização do branco mais uma obsessão por essa cor branca vou comentar daqui a pouquinho sobre a vida de cruz e sousa e a gente vai entender isso melhor não é escola da sugestão é o invés deles ficarem usando a palavra branco sim mas só a palavra branco eles colocam outras palavras que sugerem
a cor branca neve neblina mármore nuvem beleza entendidos olha e a última característica que a preocupação formal a mesma preocupação formal que nós vemos no parnasianos então aquela característica pernas ela é da busca da perfeição formal ela continua existindo aqui dentro do simbolismo belezinha não aquela forma obcecada que o parnasiano tem mas ele ainda a mantém dentro das suas propostas joia cruzes gente cruza souza é o mentor e começou o simbolismo no brasil ele era chamado de dante negro cisne negro o poeta negro conseguem saber se ver porque porque ele era negro oi e ele
sofreu muito por ser negro por ser pobre numa sociedade altamente preconceituosa joão da cruz e sousa ele nasceu em nossa senhora do desterro os mestres essa cidade não tem esse nome mais como é chamado hoje florianópolis é ele nasceu em florianópolis a linda santa catarina no dia 24 de novembro d1861 e ele morreu na estação do sítio sua cidade entre si uma cidadezinha pequena em 19 de março de 1898 sítio fica em minas gerais foi um poeta brasileiro ao cunhado acabei de falar dante negro cisne negro o poeta negro foi um dos precursores do simbolismo
no brasil agora atenção filho de negros alforriados desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada do seu esse senhor o marechal guilherme xavier de sousa de quem adotou o nome de família então e esse esse dono dele da família dele ele ao cuidava de cruz e sousa davi educação a ele e ele sabia ele é muito bem tinham conhecimento cultural bastante vasco ele aprendeu francês latim e grego além de ser um discípulo de alemão de frisbee ler de vejo bem olha quanto conhecimento ele aprendeu com ele e matemática e ciências naturais em 1881 ele
dirigiu o jornal tribuna popular no qual combateu a escravidão e o preconceito racial em 1883 foi recusado como promotor de laguna por ser negro muito bem ele casou-se com uma mulher chamada gabi tá rosa a e ele teve vários filhos com ela e todos os filhos morreram prematuramente o que morreu com mais idade morreu com 18 anos e a própria gaveta ela enlouquece o neymar uma vida marcada por perdas por sofrimento e foi muito difícil para ele equacionar tudo isso e ele pensava poxa eu se tivesse não fosse a questão do preconceito da tez escura
da pele negra eu poderia ter mais chances e eu poderia apoiar e ajudar mais a minha família isso tudo pesou bastante na vida dele quando ele se descobriu com tuberculose ele não tinha grana pra pela europa como outros fizeram e ele foi ali para o sítio e joão do sítio minas gerais e lá ele morreu o corpo dele foi transladado de minas para o rio onde morava o resto da família fora da esquife fora do caixão que não tinha dinheiro para o caixão no vagão junto com animais esse foi o fim do grande o simbolista
brasileiro e hoje estamos aí ó em 2022 me 21 22 23 25 2030 está estudando os cruz e sousa mas ele não foi reconhecido em vida e pagou um alto preço por ser negro numa sociedade preconceituosa tá aqui embaixo eu coloco isso que ele foi teve o corpo transladado né para o rio de janeiro e o vagão deste lado a transportes de cavalos ao transporte de animais muito bem vítima de tuberculose e aí vamos conhecer um pouquinho a produção dele conhecendo a produção a gente acaba vendo as características simbolistas aqui anti fula que que é
antígona é um termo que designa a primeira oração rezada pelo padre na missa tá e significa preparação então eu consigo perceber pelo próprio título um lance do misticismo da religiosidade agora eu quero que vocês vão a primeira estrofe e observem a pluralização dos abstratos que eu tenho aí e consequentemente a musicalidade olha só eu vou colocar a lia o meu dedo apontando vem o segundo comigo o formas alvas brancas formas claras de luar is the neves de neblinas o formas vagas fluidas cristalinas incenso dos turíbulos das aras viram soares a pluralização muito bem mas eu
tenho outras marcas simbolistas aí vira uma referência a cor branca olha lá formas alvas brancas claras de neves de luares de neblinas formas cristalinas e essa forma é preço e não é uma forma alva é uma forma de neblina é uma forma vaga não precisa escola da sugestão vou seguir lendo formas do amor constelarmente puras de virgens santas vaporosas brilhos errantes mádidas frescuras e dolências de lírios e de rosas indefiníveis músicas sublimes harmonias da cor e do perfume horas do ocaso trêmulas extremas requiem do sol que a dor da luz resume além da pluralização além
da referência da sugestão e da cor branca vocês viram as maiúsculas alegorizantes é nem uma olhada ali olha formas forma o nome próprio não tá no começo da frase mas está grafado com letra maiúscula a mesma coisa eu tenho aqui em santa c virgens em amor em cor sem perfume tô indo buscar ele quer chamar atenção para o sentido dessa palavra dentro do poema preocupação formal ainda existindo aí tem um esquema de rimas claras rimas com cristalinas neblinas é o desculpa claras com áreas neblinas com cristalinas puras com frescuras vaporosos com rosas eu tenho esquema
rímico beleza existe aí a preocupação formal estão entendendo tão conseguindo perceber as características simbolistas dentro desse poema joia vamos seguir lá braços para ladro braços nervosos brancas opulência olha obsessão pela cor branca brumais brancuras fúlgidas brancuras alvuras castas virginais alturas latências das raras lata essências e tudo aqui ó e moralizado tá vendo certo olha que lindo poema simbolista é indiscutivelmente um desafio ler mas eu acho que o desafio maior é entender as fascinantes mob das dormências dos teus abraços de letais flexuras produzem sensações de agres torturas dos desejos as mornas flor essências tá vendo tudo
pluralizado braços nervosos tentadoras serpes que prendem tetanização como serpes dos delírios na trémula curti então detalhes descrevendo os braços brancos que estão armando prendendo juntando ali criando elos laços liames e mais ele fala isso tudo na base da sugestão numa linguagem muito trabalhada com pluralização com referência a cor branca beleza amores a preocupação formal também o pampa de carne step das e floras braços estranhas correlações mármores olha lá de novo a cor branca abertos para o amor e para a morte maiúscula alegorizante joinha tranquilo lopes afonso de guimarães gente afonso de guimarães cil cruz e
souza era dante negro poeta negro cisne negro o afonso de guimarães vai ser o solitário de mariana muito bem afonso de guimarães ele nasceu em ouro preto e ele faleceu e mariana filho de albino da costa guimarães querendo comerciante português e paula guimarães alvino ele era sobrinho de bernardo guimarães quem é bernardo guimarães é um escritor romântico autor de a escrava isaura a lembra lembrou né então ele era sobrinho do bernardo o bernardo guimarães tio afonso tinha uma filha chamada konstanz e por quem afonsos guimarães você namorou se apaixonou eles gostavam muito para comprar casar
e a constança morreu cara isso acabou com afonso guimarães ele gostava muito dela isso é óbvio né a vida tem que tocar e ele continuou se formou se fez juiz foi nomeado juiz na cidade de mariana e casou-se porque era muito importante na época exatamente como a mulher precisava de um marido para poder mantê-la e ter um status uma posição na sociedade o homem casado gostava de gozava de mais respeitabilidade tipo assim pode folgado solteiro advogado casado advogado solteiro com deus até mais competente que o casal mas o casado fica mais clientela porque ela é
casado era mais respeitado e eles se casou com a zenaide de oliveira gente teve vários filhos com ela vocês vão ver afonso a matriculou sem 1887 voltando um pouquinho no curso de engenharia um fato marcante em sua vida foi a perda prematura da prima em noiva constança e a morte da moça falou moralmente fisicamente comentei isso foi 1891 para são paulo onde matriculou-se no curso de direito da faculdade do largo de são francisco voltou a minas e formou-se em direito beleza aqui ó foi juiz substituto promotor em conceição do serro minas gerais casa se funcionar
de oliveira tá vendo devido ao período que viveu mariana ficou conhecido como solitário de mariana mesmo casado e tendo 15 filhos ele foi chamado de um solitário de mariana porque ele tinha um semblante muito abatido ele era muito quieto muito recluso muitos atribuem isso ao amor que ele ainda sentia por constância tá e aí veio apelido então para entender a obra já fonso federais eu preciso de três palavras o misticismo amor e morte é isso que eu vejo dentro da produção dele mas mais vamos aprofundar misticismo ele era devoto da virgem maria então a gente
percebe a religiosidade a presença da virgem maria o amor na sua produção é constância ea morte a morte é solução é sem que vem na sua poesia a morte para ele o levaria de novo aos braços de constança e o deixaria ao lado da virgem maria então a morte ela vem com uma proposta boa para resolução do sofrimento sabe quem fez isso romântico romântico teve a invasão através da morte a diferença que o romântico realmente buscava entrarem boemia consumo do ópio vida desregrada tuberculose para tudo que é canto morreu cedo é vamos lembrar ao romântico
álvares de azevedo com 21 anos ficasse em 24 casimiro de abreu com 23 o josé de alencar que bateu o alto foi lá nos 48 para 49 tá vendo todos morrem cedo aqui ele não buscava a morte mas ele via morte como uma proposta certo o misticismo surge em decorrência do amor e pela noiva e da profunda devoção pela virgem maria o a morte é vista como a única maneira de aproximar ser transformada e também da virgem maria por isso amor é totalmente espiritual joia olha um poema dele olha espiritualidade aí sabe como chama o
poema a catedral entre brumas olá ao longe surge a aurora o hialino orvalho aos poucos evapora agoniza o arrebol a catedral ebúrnea do meu sonho que quer dizer egonia hergune aquilo que não é preciso é de marfim branco nether buy e a catedral ebúrnea do meu sonho tá vendo referência a cor branca aparece na paz do céu risonho toda branca do sol tá vendo ela parece mas nós uma forma precisa e o sino canta em lúgubres responsos pobre alphonsus pobre a fotos então a gente percebe aqui uma intertextualidade uma referência a ele mesmo a vida
dele né é uma intertextualidade com a presença com a história pessoal dele ok o céu é todo trevas o vento ruiva do relâmpago a cabeleira ruiva vem açoitar o rosto do meu a catedral ergonimia de novo de marfim sugestão de cor branca do meu sonho um sonho afunda-se no caos do céu medonho como um astro que já morreu ok sim ismália poema muito conhecido dele quando ismália enlouqueceu então mais malha ela fica louca pois o correto sonhar que viu uma lua no céu viu outra lua no mar lua lembra cor branca no sonho que se
perdeu ela enlouqueceu banhou-se toda em luar cor branca queria subir ao céu queria descer ao mar então ela ficou encantada pela lua a lua que tava no céu e a lua que era refletida no mar em lugares vale o seu na sua loucura na torre pôs-se a cantar estava perto do céu estava longe do mar e como um anjo pendeu as asas para voar queria a lua do céu queria a lua do mar o que que é o ismália fez enlouquecida fora desse elas a tinta dessa torre as asas que deus lhe deu ruflaram de
par em par sua alma subiu ao céu seu corpo desceu ao mar muito bom meus amores e com isso a gente e mais essa aula espero que vocês tenham compreendido bem esse conceito que tenha entendido simbolismo ok espero vocês também no nosso próximo encontro muito obrigada e até lá