Olá pessoas tudo bem com vocês eu estou em Miami Beach eu não sei como é que vocês notaram eu já sei como é o filtro o filtro de cor né tá aquele amarelo laranja alguma coisa desse tipo mas aqui não é assim na verdade tá na verdade é assim isso é culpa na verdade do color grading a gente sempre vê em filmes e tudo mais para emular um estilo um clima alguma coisa nesse sentido eu vim aqui pra Miami só para falar sobre isso e por que que as pessoas fazem isso né a gente tá
falando aqui de color grading pera aí gaveta color grade ajuste de cor é tudo a mesma coisa parece mas são coisas um pouco diferentes que eu vou tirar a dúvida hoje mas o mais importante por fazem isso nos filmes é para tentar chegar num clima tem algum significado esse vídeo vai ter conexão com aquele vídeo que eu falei de ciência das cores mas eu quero falar Mais especificamente de color grading porque quando a gente vai ver uma filmagem de câmera profissional aluma coisa assim a imagem tá toda lavada Por que que acontece isso por que
que vem um carro e agora atrapalha a gravação não sei vocês vão ver tudo depois da vinhetinha vamos lá esse daqui é assunto muito tempo pedido aqui no canal eu vou eu tô muito besta eu tô no meio da Praga tá todo mundo me olhando assim o lance é Você pode gravar um vídeo alguma coisa direto da sua câmera pode mas você corre um risco ou alguns riscos né Por exemplo sabe quando tua imagem ela tá estourada a gente fala que o estourado assim tá muito branca e meu Deus Caraca ficou muito branca aquela parte
ficou muito branca ou outra parte você tá filmando no escuro ficou escuro demais aí tu fala nossa resolve na pós-produção [ __ ] tomar no cu vou mostrar aí um exemplo se você tentar pegar uma imagem que ela tá com o tal do Branco estourado e tentar trazer o brilho para baixo ainda assim vai ficar estourado ainda assim não vai ficar bom porque você perdeu essa informação é uma região branca uma região preta sabe por isso que Normalmente quando você vai gravar de uma forma profissional para você não correr esse risco de ter Claro você
tem que na hora que você for gravar você tem que deixar a imagem o mais bonito possível sim mas para você não correr esse risco que a gente faz ou você grava em Raw Raw esse nome bonito que é uma forma de você gravar todas as informações possíveis imagina que vou explicar de uma maneira burra Aqui é como se você com o único take você filmasse a exposição mais alta o branco mais alto e o escuro mais escuro e aí tem toda essa informação numa única imagem então você pode na pós-produção depois lá quando você
tiver editando escolher onde você quer aqu imagem mais clara Mais Escura o problema é com isso seu arquivo fica pesado para um Caral sempre é a opção mais viável Depende do nível da sua produção quanto você tem de espaço e até isso o arquivo fica pesado até para você editar você vai ter que criar um arquivozilla fica um pouco mais cinza Por que que ela fica assim a gente não deixa nem Os Pretos mais pretos possíveis nem o branco mais branco possível Fica tudo meio cinza porque dessa forma você tem a opção de tratar isso
na pós-produção tá começando a sair sai um Riozinho de sol no meio do ele vai ferrar aqui a minha talvez o meu meu tratamento de se eu tivesse gravado essa parte que veio o sol aqui sem serlog E aí alguma parte aqui minha ficou muito branca já era eu perdi essa informação mas como eu estou gravando em Tons de Cinza eu tenho essa flexibilidade Então vamos supor assim cara eu tô gravando num local que é muito claro eu tô na praia que é claro areia tudo tudo é claro aqui meu humor desculpa eu tô em
Miami eu baixei a exposição da câmera eu baixei assim tá tudo muito claro deixa ela pegando mais escuro e aí eu vim com uma camiseta preta e de repente fica só uma mancha preta eu tenho que filmar ISO aqui com Tons de Cinza para eu poder pegar a informação da camiseta da insider que eu tô usando é gaveta você veio com uma camiseta preta pra praia mas se porque muito é porque eu eu eu não visualizei puro não é a possibilidade tem camiseta da insider de tudo quanto é cor peça PR [ __ ] mas
o bom é o seguinte Miami para você que pensava como eu assim ah Estados Unidos é mais frio Miami é tão quente ou pior do que o Rio de Janeiro e Rio de Janeiro é quente eu colocando uma camiseta de algodão aqui normal eu tô sofrendo sofrendo quando eu coloco insider dá um alívio ela ela causa um um conforto térmico em você maravilhoso ela tem uma sensação mais leve por isso que ela estica o sol sai um pouquinho no meio da das nuvens Caraca Abu um Buracão no meio das nuvens cara seria legal realmente pegar
várias camisetas da insider cores diferentes tamanhos outras peças diferentes e fazer esse investimento mas agora seria é bom agora porque tá rolando a black insider eles adiantaram você usa o cupom gaveta 15 e você coloca Tudo Que Você Quiser ali no carrinho de compras você vai ter o desconto aplicado na verdade dá para você acumular mais descontos no site você usa o meu cupom você vai pegando os descontos que estão rolando agora na Black insider meu Deus ataque de Cot eu esqueci da Aventura aqui a filmar local Você pode ter até 40% de desconto E
aí você pode ter peças como essa Tech t-shirt aqui com esse tecido que não pega odor porque ele não deixa proliferar o microrganismo que causa o odor você tem esse essa regulação de temperatura eu tô no meio de uma praia em Miami e eu tô de boa você vai investir em roupa que não desgasta não fica sabe a blusa preta que vai passando no tempo tu fica Ah era preta antigamente É verdade mas perdeu isso aqui está da mesma cor desde que eu ganhei ela Então faz um investimento especialmente agora que você vai aproveitar o
desconto e o meu cupom gaveta 15 e se vista por inteiro dá para pegar camiseta short cueca meia roupa feminina masculina tudo com insider dito isso tudo você deve começar a entender quando você vê um making off de filme e você vê que a imagem tá mais lavada Ah é por isso que a imagem ela fica lavada assim ela fica meio acinzentada é a pessoa normalmente Tá gravando Num perfil de cor para poder tratar depois você pode gravar com a cor aplicada direto sim pode mas você corre um risco de ter alguma imperfeição ali que
você pode resolver depois isso tem muita ligação com todo aquele lance de HDR Eu fiz um vídeo há muito tempo atrás aqui sobre HDR n que eu falei da das Diferenças de cores por que que eu boto a foto ou vídeo aqui em HDR ele tem uma gama maior de cores uma tela HDR ela exibe 1,07 bilhão de cores Então você tem mais tons de preto de de Cinza de branco de todas as cores possíveis e mesmo que depois você vai publicar postar um vídeo com a qualidade padrão de cores com HDR você tem essa
liberdade de tratar melhor a cor e deixar ela sem aquelas aqueles quadradinhos né que que fica ou color bending que eu já mostrei aqui várias vezes que a cor é a gente fica tá clipando A imagem não tem informação suficiente PR fazer aquela variação de cor que tá ali no meio dito isso como é que a gente faz o Color grading e tudo mais Vamos separar a gaivota tá querendo aparecer junto comigo ela tá gritando não sei se o microfone tá pegando Eu quero fazer uma distinção de color grading para color adjustment ou ajuste de
cor é porque eu tô nos Estados Unidos então eu falo color adjustment eu vou falar muitos terms em english Ele é americano Ele nasceu no Brooklyn como a gente normalmente grava com esse perfil neutro cinza a gente primeiro tem que restabelecer a imagem com o contraste dela normal as cores nor ah a imagem ficou meio amarelada ficou meio Azul Esse é o ajuste cor é o Color adjustment primeiro a gente faz isso deixa as partes escuras mais escuras as partes clas mais claras a gente restabelece ela a gaveto se você vai restabelecer ela não era
melhor ter gravado assim de uma vez só não porque aquele lance vai que você na hora que você gravou Tem uma parte que ficou branca demais ou escura demais e aí você não tem opção de ir e voltar a gente faz isso por desencargo se você tá gravando Num cenário controlado eu gravo sempre na gaveta filmes eu já não gravo com log na gaveta filmes eu gravo com a cor aplicada direto porque a luz nunca muda ali entendeu então nesse caso não tem problema então primeiro você faz o Color adjustment que é padrão inclusive pra
cinema tá você normalmente você vai ver os passos de produção A galera faz o Color adjustment depois que eles faz o adjustment aí vai entrar o Color grading que é é o clima e aí eu tenho algumas coisas para falar sobre isso E aí que os caras botam aquele amarelo quando o cara vai pro México ou para Miami ou rosa ou sei lá alguma coisa assim esses filtros Malucos é normalmente o Color grading é uma escolha criativa ele tá emulando um clima então assim eu já falei na ciência das cores que o amarelo e vermelho
são cores quentes e elas passam a sensação de calor eles querem falar que aqui é uma região quente e é eles não não estão metindo Miami é muito quente muito quente e na Rússia normalmente é frio então o azul remete a frio eles costumam filmar com azul quando vai mostrar a Rússia é mais tem mais conexão com o clima necessariamente tá tirando alguma alguns outros casos sei lá você vê o West Anderson não tem como eu falar de color grade e não falar de West Anderson West Anderson bota muito rosa cor pastel ele passa esse
clima mais suave nos filmes dele ele pode até entrar num assunto mais drástico ele pode mostrar alguém sofrendo alguma coisa assim mas o Tom pastel vai deixar o o clima o tom do filme dele leve tá entendendo como que uma escolha criativa não é só porque ele achou bonito só que tem uma coisa que é o seguinte normalmente não é só você colocar um filtro Azul filtro laranja não sei o qu o tratamento de cor é atual a gente tende a manter uma coisa muito importante que é o skin Tone que é o tom da
pele no geral a gente tenta evitar fazer um tratamento de cor tu bota uma cor pesada mas a aí a pessoa fica azul fica laranja fica SA palum fica alguma coisa estranha hoje em dia com as ferramentas né de de edição tal a gente tem esse controle maior você vai ver até no gráfico de cores Quando você vai ver o gráfico de cores ali já tem a a linha da da pele né do Skin Line você já tem que botar a cor ali mais ou menos ali na Skin Line mesmo se for uma pessoa negra
mesmo se for uma pessoa negra tanto a pessoa branca quanto a pessoa negra a gente a skin Line pega mais ou menos todo mundo só que ainda assim isso passa a se tornar uma escolha criativa se eu tava vendo Acabei de ver a palestra da da Adobe sobre isso eu tô aqui graça a Adobe tá Adobe Max um beijo pro pessoal da e ele tava explicando por exemplo a escolha criativa nos filmes da Marvel ele tava mostrando umas cenas do hul o cara pode est dentro de casa na chuva não importa a pele do cara
tá cor de pele sempre tá aquele laranjinha lá e aí tem gente que pode achar isso não tão natural tu falar assim cara você não estaria exatamente da mesma cor em qualquer cenário ele até mostrou um outro exemplo mais antigo do bertolutti que tem com filtro azul e nessa época era filtro analógico eles faziam ou com técnicas no filmme não sei como que eles faziam isso e as pessoas estão mais azuladas mas ainda assim é uma escolha criativa existe uma discussão Grande sobre esse lance do skint ton ele tá sempre muito fechado a pessoa não
importa o que aconteça a pessoa tá com aquela o skint Ton perfeito laranja ou você deixa um negócio mais natural mas a gente tenta não se distanciar tanto não deixar a pessoa tão azulada tão Marciana algum tipo de coisa assim que a gente estranha quando a gente vai ver um vídeo e a pessoa tá Magenta sabe tu fica hum dá uma vaibe estranha agora vai vir um sol com tudo vai sair a nuvem e vai ficar por que que eu tô preocupado com o sol aqui vindo Normalmente quando a gente faz filmagem a gente gosta
de tratar uma cor de uma imagem só quando vem o sol a minha cor muda eu prov vou ter que fazer um tratamento de cor PR quando eu tiver com meio sol para quando eu tiver sem sol para quando eu tiver com muito sol em mim quando tá muito nublado eu posso aumentar a exposição quando tá o sol batendo em mim vai estourar a pele vou ter que baixar tal qual é o terror do do cara que faz o tratamento de cor luz que fica variando o tempo inteiro a não ser que seja a intenção
deixar uma loucura tá é justamente por essa esse essa busca do skint Tone aqui né a pele meio laranja mas não sei o que que é compreensível que muito do visual do cinema seja o tal do tew and Orange o ciano e laranja porque normalmente a pele humana são tons de laranja e quando a gente vai ver boa composição de cores eu falei isso aqui na ciência das cores a gente busca as cores complementares as que estão no oposto no espectro ali do raio do da roda de cores e qual é a cor oposta a
skin Tony a cor laranja ociano o Turquesa então é comum você ver filme de Hollywood que o cara vai fazer o quinton ele vai exagerar isso ele vai pegar não só as peras vai colocar vários detalhes em laranja e tudo que for mais escuro vai pro Turquesa pro ciano no outro carrinho locao aqui agora isso tudo que eu tô falando ainda tem a ver com tratamento de cor no máximo você bota um filtro em cima tal tem como você manipular cores Independentes vamos supor eu posso filmar com uma blusa de uma cor e depois selecionar
só essa cor e mudar ela na no no rio dela que é uma técnica parecida com o que a gente faz com chroma aqui você seleciona uma cor só ou você pode pegar uma moto desgraçada andando para estragar a [ __ ] do teu take vai se [ __ ] eu realmente esquecido como é que é gravar local é sde G vota pessoas sol variando deixa o like gente vai dar uma trabalheira deitar aqui tratar a cor disso daqui vai especialment real mente trata eu tô fazendo um vídeo que eu tô falando de cor e
justamente é o é o vai ser o calcanhar de aquilos desse vídeo aqui então deixa um like se inscreve no canal pode se tornar membro ó o cara tá rindo porque é isso ajuda nós mas enfim voltando você pode pegar uma cor e mudar ela ou você pode pegar todas as cores ou cores próximas e unir elas é um filtro que você tenta juntar todas as cores as cores escuras próximas ali as cores frias todas vão ter um tom de azul específico e as cores mais claras vão ter mais ou menos um tom de de
vermelho rosa próximo foi exatamente o que o scorz fez no Rio se você for ver as cores desse filme estão muito controladas Fala [ __ ] mas ele pegou todo mundo e fez com essas mesmas coisas não isso daí é um tratamento na pós mas entende que ainda assim é uma escolha é uma escolha artística é um clima que você quer passar eu quero passar uma Vibe Light ou quero passar uma Vibe mais pesada e mais austera mas como o Zack sneider faz o Zack sneider ele pega muito pesado no color grading para dar aquele
visual dele se você for ver uma cena de makeof uma cena mais Sem tratamento do Zack sneider pede muito daquela daquele clima pesado é porque Ele carrega Ele pega o contraste ele exagera bastante no contraste ele ura muitas cores não é um cara que vai explorar muitas cores coloridas eu não acho sinceramente que exista uma escolha que seja errada ah a escolha do Zack sneider é ruim eu eu sinceramente não acho pelo contrário eu acho até acho bonito PR caramba as imagens do Zack sneider Mas elas sempre remetem ao mesmo sentimento e ele começa a
repetir isso muito ele começa a pecar pela repetição Ah cala a boca gaveta é o que eu acho posso estar equivocado não sei eu não preciso falar disso para tirar sarra do Zack Snider né a gente já falou aqui nesse vídeo que é um pouco complicado Zack sneider mas se você gostou do assunto desse vídeo aqui quando eu falei de equipa equipamentos tem conexão com isso aqui eu tô usando equipamentos específicos aqui mas tudo que você precisa agora é um beijo bem forte na sua bundinha tô ficando atoladinha