Gula: comida e a cobrança pela boa forma | Leandro Karnal | Série 'Pecados e Virtudes #5

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Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
No quinto episódio da série 'Pecados e Virtudes', o professor Leandro Karnal propõe uma reflexão sob...
Video Transcript:
o olá de novo muito bem vindos muito bem-vindas à nossa série sobre pecados capitais nós estamos tratando de sete caminhos para pensar o comportamento humano sete maneiras de falar das atitudes defeitos e virtudes de cada pessoa é a tradução dos pecados capitais os pecados os erros os desvios que geram outros erros e caso você não tenha anotado nós tamos seguindo uma palavra latina uma palavra que os teólogos medievais utilizavam para se lembrarem dos 7 pecados a palavra está lígia s a l i g a a lígia o s de soberba para uma palavra latina na
o ade avareza ou l de luxúria o e primeiro it inveja o gd gula que trataremos hoje o outro e de ira e o último ar dias e o assédio que depois foi traduzido por melancolia e hoje nós utilizamos mais a palavra preguiça tá lígia então é para lembrar uma certa ordem desde a tradição de considerar que o primeiro orgulho a vaidade a soberba é o pior de todos gerador de praticamente todos os outros desvios e pecados da espécie humana o pecado de hoje a gula ele é uma característica especial porque um pecado do excesso
como a ira ele é o pecado no demais tal como avareza por exemplo é o de menos a gula ea ira são os pecados do excesso claro cada época montou esse excesso ou essa falta de acordo com as suas concepções o que seria a gula basicamente é quando você deixa de supor que você se alimenta para viver que você come para viver e você passa imaginar que você vive para comer é um tipo de idolatria ou seja a você deixa de procurar as flores mais elevados os valores celestiais os valores que levam a deus e
passa procurar o prazer da terra o prazer imediato o prazer da sensibilidade que pode ser a luxúria o prazer da carne ou a gula o prazer de ingerir muitos alimentos na epístola de são paulo aos filipenses capítulo 3 versículo 19 nós temos uma definição clássica da gula ele fala daqueles para quem deus o ventre ou seja o deus do guloso sua barriga o deus é o seu próprio ventre o deus do guloso é aquilo que ele come acesso abastecer no estômago insaciável essa é ou seria para os teólogos a glutonaria o glutão aquele guloso que
não para de comer vive para comer é naturalmente um pecado o bidu na alta idade média na parte idade média em um momento em que a gordura o excesso ser uma pessoa de forma fartas era considerado um sinal de riqueza era um pecado associado aos ricos a gula assim como outros pecados estão associados a classes sociais a glutonaria típica de ricos porque os ricos se orgulhavam de comer em excesso você que se orgulhavam da sua gordura os ricos eram com faces bem curadas com corpo volumoso e com isso demonstraram seu pecado de comer demais era
sinal de status a gordura aliás foi até há poucos anos era um sinal de status você ter bastante gordura era sinal de que você come acesso e como tal que você era alguém que tinha recursos que tinha dinheiro mas hoje se nós pensamos a glutona e a gula a vontade de comer em excesso apenas pela quantidade vamos trazer reflexões de teólogos medievais e talvez possam causar um pouco de spam em primeiro lugar gastar com temperos caros refinado temperos de difícil obtenção um raro açafrão da encosta da montanha tal filho qual aquele prato não é tão
bom isso seria um pecado duplo primeiro a dar atenção excessiva comida pelos temperos depois é um pecado em que você gasta demais com a sua comida e isso pode afetar a sua caridade com as outras pessoas ou seja se você pudesse doar aquele dinheiro para menos gente passa fome essa é uma variante de um pecado capital por isso que a gula é um pecado capital ela gera outros pecados faz você pensar em excesso de comida mas o que faz com que você não seja generoso com aqueles que não tem comida porque gasta demais com a
sua então gastar muito com comida em um restaurante com um tempero pagar muito por uma rara trufa para uma excelente iguaria em um sushi o peixe raríssimo que só existe em tal lugar ou gastar muito tempo com aparência do prato são variantes da gula porque o prato deve me sustentar na visão teológica a comida deve ser o suficiente para continuar existindo como pessoa com um corpo quando eu dou muita muita em questão da aparência estou traduzindo um tipo de vaidade se transforma em gula e comer pelos olhos a gula ea luxúria ou seja o sexo
ea comida eles entram principalmente pelos olhos pelos órgãos do sentido no caso do bula também e pelo olfato e também por exemplo o excesso de satisfação ou comer indicado por teólogos inclusive como tomás de aquino como uma variante da gula você come aquele chocolate que você adaptação que coisa maravilhosa como eu amo eu sou chocólatra essa excessiva satisfação demonstrada com exclamações em demasia demonstrada com declarações de amor de chocolate b eu adoro eu adoro isso nossa aquele bife sangrando quando você aumenta demais a sua satisfação pelos olhos brilhantes pela fala como elogio ou por opiniões
muito enfática são variantes da gula você já notou que a gula é um pecado que não é apenas o excesso de comida mas dar a comida uma importância através de tempo a tendência temperos manifestações de satisfação excessivas nos mosteiros medievais e modernos durante as refeições eram lidos trechos sagrados trechos da bíblia da regra daquela ordem beneditinos por exemplo e assim eu deixaria de pensar muito na comida e ficaria ouvindo aquele texto como uma maneira de dizer que aquele prato é o essencial para eu sobreviver mas que o importante é o que eu escuto para que
meu cérebro que deslock para as coisas sagradas essa era a intenção curiosamente os grandes mosteiros medievais modernos masculinos e femininos eram grandes centros culinários até hoje associamos bebidas bebidas alcoólicas a determinados mosteiros até hoje associamos certos tipos de doces em portugal fizeram a fama de muitos mosteiros é exatamente aqueles lugares nos quais nós deveríamos cansar apenas na salvação os mosteiros eram grandes centros de culinária mas a teologia sempre ensinava e sempre lutava para que as pessoas deixassem de pensar no que estavam comendo e passar sem também alcançar o objetivo daquela comida que não era de
facto atingir a perfeição mas apenas me sustentar passados os séculos nós podemos pensar um pouco fora da teologia que há muitos distúrbios alimentares e distúrbios ligados alimentação e aparência é muito frequente que nós transpiramos para comida ansiedade e carências comer se torna então um refúgio emocional se na idade média isso é um pecado instigado pelo demônio a gula por um demônio chamado peugeot bull o senhor das moscas aquele que estava sempre me indicando como a mais mesmo que você não tenha fome no mundo da psicologia e da psicanálise se o excesso de comida pode ser
visto não como fruto de uma ação demoníaca mais de um descontrole ou de uma transferência para o campo do excesso ou da falta porque sim se as pessoas que comem demais no sentido de buscarem na refeição um prazer e não estão encontrando em outro campo o transferindo uma angústia muito grande da sua existência para alimentação as que comem de menos e até devolvem algum daquilo que comeram ou seja as formas de anorexia e as formas de bulimia é muito curioso porque existe uma anorexia que se chamava do altar esse é o título inclusive de um
livro uma anorexia o deixava de comer porque queria se aproximar de deus manor e xxi é sagrada e temos exemplos de grandes santas e santos que jejuaram muito como santa maria egipcíaca aqui jejuava muito e tem um anorexia contemporânea que a gente mudando descia da passarela porque é uma forma de anorexia e bulimia no qual o padrão estético que torna uma obsessão e pior a pessoa olha no espelho e olha para uma pessoa que precisa perder ainda mais peso ainda comer menos ainda colocar regurgitar vomitar aquilo que ingeriu esses desvios eles são muito comuns eles
são frequentes eles são registrados há muitos anos e há variantes para isso além do padrão estético da angústia da pressão contemporânea da disponibilidade contemporânea de alimentos hiper processar é muito gostosos e o declínio de uma comida feita na hora última comida mais saudável surgem outras variantes por exemplo uma vigorexia que atingir aqueles homens e mulheres que geralmente estão muito empenhados na academia e acabam querendo sempre um corpo mais perfeito mas vigoroso com músculos mais aparentes mas olha no espelho e percebem apenas e exclusivamente um corpo fraco assim como a pessoa atacada de vigorexia olha para
o espelho e não vê só própria musculatura mas é um corpo devil a pessoa atacada de anorexia geralmente acompanhada de bulimia olha no espelho e vê apenas um corpo obeso são desvios de percepção desse fruto de um descontrole de um desequilíbrio e assim por diante existem variantes muito contemporânea hoje pô não existe ortorexia que é a vontade quase obsessiva de comer coisas que tenham um rigor de serem de qualidade extrema eu pergunto se aquele azeite ele é extra virgem que as azeitonas foram processadas a frio que acidez dele não é superior a zero ponto dois
por cento e a origem dele não envolveu agrotóxicos se a produção foi orgânica se ele não atrapalhou o meio ambiente as boas preocupações ecológicas e de produção claro que são excelentes mas quando se torna uma obsessão que você passar horas lendo embalagem e não consegue comer e passa a noite angustiado porque você comeu um alimento que talvez tenha um elemento transgênico então estamos no campo de uma perturbação chamada ortorexia e aqui aproveitamos para começar a p é que existe uma linha muito fina entre práticas costumes hábitos ou manias e transtornos graves então quando eu sei
que eu estou bebendo demais quando eu sei que estou comendo demais quando eu sei que eu estou comendo de menos quando eu sei que isto é de fato um problema a primeira questão diz respeito à se me causem incômodo ou seja se eu que tomo uma taça de vinho à noite tenho prazer com isso de repente estou vendo que eu estou desequilibrado hoje existe até um termo de junção de palavras em inglês com outras línguas que a drunkorexia ia ser do trono inglês para as pessoas que têm fixação do álcool tem um pouco diferente do
alcoolismo a questão oral falar demais falar de menos comer demais comer de menos é toda ela indica se causa incômodo e se eu tenho felicidade naquilo que eu faço eu como um pedaço de chocolate e acho extraordinário e gosta aquele chocolate tem imenso prazer e depois então sigo a minha vida ou se a busca pelo chocolate me ocupa horas e horas e se o consumo de chocolate está excessivo e se o consumo de chocolate começa a meditar a dor começa a me dar dor pela excesso dor pelo próprio ato físico de comer demais ou dor
pela culpa do expresso e etc então eu posso estar diante de um problema para que os problemas tem gradações às vezes um leve desequilíbrio ocorrido em uma semana difícil às vezes em uma ocasião come demais porque estava com fome com a comida tinha uma aparência extraordinária agora quando isso se repete muitas vezes e eu começo a perceber que eu estou com problema eu não consigo abandonar esse começa a sofrer o começo a ter uma síndrome junto de dor junto a busca daquilo é claro essa seria uma boa hora para procurar um profissional uma boa hora
para terapia ou até um médico que possa me indicar medicamentos que me ajudem nesse caso em todos os casos sempre existe saída a primeira dela é vencer o preconceito e falar sobre os nossos problemas combate se preconceito com conhecimento conhecimento é a chave para eu combater qualquer preconceito conhecimento sólido oriundo de bons pesquisadores bons textos nada do meu grupo de whatsapp mais bom texto de bons médicos e de bons pesquisadores conhecimento que me leve primeira descobrir que eu possa estar sofrendo de vigorexia possa estar sofrendo de ortorexia possa estar sofrendo de bulimia possa estar sofrendo
de anorexia é apenas estádios equilibrado contra as minhas escolhas então o conhecimento é muito importante porque é que eu como tanto ou porque é que eu não como que preciso porque eu tenho culpa posso comer quando a comida deveria dar apenas o prazer que está comendo bem então quando eu sinto esse desequilíbrio é bom conversar com pessoas equilibradas amigos pessoas que possam me dar uma luz e uma referência perceber se o problema é tópico aconteceu aquele dia foi aquela semana o está ligado aquele momento ou sem problema mais permanente se é algo que eu sinto
que está me dominando que eu não tenho mais força para vencer esse seria apenas o caso de eu estabelecer metas ou o caso mais grave de eu procurar um apoio profissional mas em todo caso todos nós temos desequilíbrios é próprio do ser humano cabe a você decidir a partir do conhecimento procure um psicólogo e psicanalista terapeuta um médico procure um psiquiatra um especialista em alimentação ou em comportamento humano exponha sem medos sem preconceito mostre o que lhe incomodo e faça retornar o prazer de comer bem sem que isso ser um problema ou um obstar conhecimento
ajuda muito conhecimento é uma maneira de eu sair do campo do preconceito conhecimento torna a vida mais feliz bom conhecimento e para que eu possa restaurar aquilo que por algum motivo saiu de um caminho e a minha vida de novo entre em um este desenvolvimento saudável na idade média se dizia que o que combate a gula ea temperança ou seja consumir as coisas com prudência consumir as coisas com moderação as primeiras coisas sem sempre pregar de forma brutal a temperança é uma virtude religiosa no mundo contemporâneo e eu diria que mesmo a temperança sendo um
bom recurso o conhecimento aproveitando todo o desenvolvimento da psicologia psicanálise aproveitando a evolução de medicamentos e do conhecimento psiquiátrico que nós possamos hoje dizer que sim o mundo nos oferece inúmeros motivos para desequilíbrio é muito difícil manter uma vida ponderada no ritmo e no grau de tensões e nós temos hoje que compartilhar a existência especialmente urbana contemporânea mas o mundo atual do século 21 também oferece caminhos bons de conhecimento para que eu possa ter um prazer mais adequado na comida sentido de fato prazer de comer coisas boas ou beber se é o meu gosto e
que o kapali não tenha nem excesso nem falta que eu não me vejo no espelho há mais ou menos e quem eu sou e que através de muito bom de curso profissional de bons apoiadores profissionais e possa dizer que aqui é o cásio moderar no consumo disso o aqui é o caso de moderar no consumo daquilo e assim eu possa dar a dimensão que os medievais chamariam de temperança e nosso amaríamos de sabedoria equilíbrio atual ou seja que você não viva para comer mas que você viva inclusive aproveitando os pontos prazeres da mesa e se
gostar também os bons prazer de beber aquilo que lhe agradar então aqui está uma análise de como a teologia ea psicanálise podem nos ajudar a uma vida mais equilibrada e feliz mais apropriada mais enquadrada e que menos e cada vez menos a gente dê atenção ao que nos [ __ ] ao que nos esmaga ao que nos oprime e cada vez mais o que nos liberta último se torna melhores ao que nos faz avançar em busca dos nossos objetivos sanidade é uma luta equilíbrio é uma conquista conhecimento é um caminho muito obrigado pela atenção e
até o próximo pecado capital am e aí e aí e aí e aí
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