Nessa lista de vídeos você vai aprender a teoria sobre eletrônica, ter esses conceitos na ponta da língua é o que vai diferenciar um técnico de verdade de apenas um trocador de peças. E o tema desse primeiro vídeo é: Entender como a eletricidade funciona. [Música] Não existe eletrônica sem eletricidade, a eletrônica é o ramo que estuda como os diversos componentes se comportam diante da eletricidade que aplicamos neles, e por isso antes de estudar os componentes é preciso entender bem como que a eletricidade funciona por si só.
E para entender eletricidade acho que o jeito mais fácil é conhecendo a pilha. A pilha é um tipo de bateria muito comum, se bem que hoje em dia nem tanto, para essa aula tive que pegar as pilhas de dentro do controle remoto. A pilha palito, a pilha mais comum de todas, ela é assim, Dividido em duas partes: o positivo de um lado e O negativo do outro.
o mais e o menos. Dentro delas temos uma unidade chamada de elétron, aqui representada por essa bolinha azul. Eu não vou falar de átomos para não complicar muito, pois o objetivo dessa aula é ser prática e efetiva, sem complicações.
O que você precisa saber é que possui elétrons e os elétrons são cargas negativas, por isso eu tem muitíssimos elétrons do lado negativo, e no lado positivo tem bem poucos elétrons, mas também tem. Quando a gente pega uma pilha e fecha o circuito ligando as duas pontas, Como eu faço aqui, os elétrons do ponto negativo vão ser atraídos pela falta de elétrons do ponto positivo, é aquela história de os opostos se atraem. E vai haver essa viagem dos elétrons de um ponto para o outro, e esse fluxo de elétrons passando a gente chama de corrente elétrica, ou apenas corrente.
A corrente só existe se tiver caminho fechado, caso contrário se estiver aberto, não tem corrente. Mas mesmo que aberto sem corrente passando, a gente tem tensão. Ou como muitos chamam, voltagem.
Tensão elétrica ou Voltagem é a mesma coisa, e é diferença de cargas entre o pólo positivo e o negativo. Isso é, quantos elétrons a mais têm de diferença entre o negativo e o positivo. E a gente consegue medir qual que é essa tensão, e a gente mede ela em uma unidade chamada volts.
Por exemplo podemos dizer que essa pilha tem 1,5 volts, e eu vou demonstrar isso na prática. Para isso eu vou usar uma pilha e um multímetro, a ponta positiva do multímetro vai encaixado nessa parte aqui que tem o V de Volts. E a ponta negativa vai encaixada aqui no comum.
A escala que vamos escolher é essa daqui, V de volts Esse V aqui com esses tracinhos, um assunto para o próximo vídeo. E a escala máxima que eu vou escolher aqui é 20. E ao medir a pilha vejam que ela está com 1,05 volts.
E na etiqueta da pilha podemos ver que ela é de 1,5 volts. Porém como ela já foi bastante usada, muitos elétrons já migraram do polo negativo para o positivo, e por isso a diferença de cargas entre positivo e negativo caiu. Em outras palavras a tensão diminuiu e esse é o normal, até que a pilha não funcione mais no circuito e precise ser trocada, aqui com essa tensão baixa, ela já pode começar a falhar.
Ela não vai precisar chegar até o zero para que ela vire lixo, ela deixa de funcionar muito antes de chegar no zero. E aproveitando o embalo tem mais testes que podemos fazer aqui, se medirmos a pilha invertida, a tensão, ela vai ser negativa. Com duas pilhas podemos brincar com algumas associações, ligando as pilhas em série teremos como valor total a soma de tensão entre as duas pilhas.
E invertendo uma das pilhas vamos ter a soma do valor positivo mais o valor negativo da que está invertida. Ligando em paralelo vamos ter o valor médio. Se você achar necessário faça os testes você mesmo em casa.
Achou essa aula fácil demais? Excelente! Esse era o objetivo.
Explicar eletrônica de maneira bem simples. Mas se ficou qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar. E não se esqueça de se inscrever, deixar o seu gostei e assistir aos próximos vídeos.
Obrigado e até mais!