NUNCA DESISTA DE VOCÊ Monja Coen sobre Perseverança, Resiliência e Dignidade

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Zendo Brasil
Monja Coen NUNCA DESISTA DE VOCÊ Neste vídeo inspirador, Monja Coen compartilha valiosos ensinament...
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nós temos que educar e formar cocoro cocoro é uma capacidade de resiliência interna de um compromisso de sensibilidade à Vida e ao outro e de cuidado é de dignidade é um compromisso de honra Por isso os os lutadores TM muito isso né porque quem só pode ser um lutador um guerreiro quem tem honra dignidade o Dharma incomparavelmente profundo e infinitamente Sutil é raramente encontrado mesmo em centenas de milhões de anos agora podemos vê-lo ouvi-lo e compreend-lo que possamos completamente clarificar o verdadeiro significado dos ensinamentos do tatagata Hoje Eu Vim conversar com vocês um pouco sobre
o Sutra do coração da sabedoria perfeita então primeiro a o que eu fiz agora ser uma verso de abertura de ensinamentos então há uma tradição desde a época de chamun buda quem vai fazer algum ensinamento pede essas bênçãos né a o Dharma é a lei verdadeira incomparavelmente mente profundo e Sutil é raramente encontrado mesmo em centenas de bilhões de anos é calpas calpas né CPA é uma medida muito muito estranha é uma medida assim como se houvesse um uma pedra gigantesca compacta e cada 100.000 anos um anjo Celestial passa com a sua roupinha que é
a coisa mais leve do mundo e dá uma passadinha lá o tempo de gastar essa pedra é um calpa então que é por muitos calpas quer dizer que é difícil nós entrarmos em contato com estes ensinamentos n a gente pensar o que é a população da terra e o que somos nós nós somos tão pouquinhos né aqueles que realmente vão estudar os ensinamentos À Procura da Verdade do caminho né muitas pessoas acham que dá tem uma época da vida que se interessam né e depois alguém diz não não vamos fazer isso vão fazer aquilo vão
paraa festa vão brincar né vão trabalhar vão fazer outra coisa não dá tempo e a pessoa deixa para trás o seu questionamento que é a procura do caminho verdadeiro então o Dharma é raramente encontrado mesmo em centenas de bilhões de anos agora podemos ouvi-lo vê-lo vê em toda parte não é em mim a gente confunde à vez né O professor que é o intermediário como sendo não é a gente apenas transmite o ensinamento para que você possa ver em em toda parte em todos os seres um pouco daquilo que no yoga fala Namaste eu reconheço
o sagrado em você porque cada ser é sagrado cada partícula desse universo é Sagrada então o Dharma que agora eu posso ouvir ver e compreender que é muito importante porque se eu não compreendo eu eu apenas ver eu apenas sentir e entrar em contato mas sem a capacidade de compreensão Ele se perde né então incomparavelmente e Sutil raramente encontrado mesmo em centenas de milhões de anos agora posso vê-lo ouvi-lo e compreendê-lo e que possamos todos compreender o verdadeiro significado dos ensinamentos de buda porque há pessoas que vão dar suas o seu significado aí entra alguma
coisa que deturpa o ensinamento né E a nossa proposta todos nós que somos responsáveis e nos comprometemos com uma ordem religiosa nós somos Guardiões desses ensinamentos e dessa tradição a nossa proposta é guardá-la mantê-la e transmitir o melhor possível pra geração seguinte paraas outras pessoas não posso inventar coisas e nem dizer eu penso eu acho o que eu falo é aquilo que aprendi através dos meus professores dos livros dos encontros que tive dos estudos que fiz sobre o os ensinamentos de buda aí nós vamos falar do Sutra Sutra é uma palavra interessante que também quer
dizer de onde vem a palavra sutura que é costurar é alinhavar colocar junto então são palavras que têm significado que juntas tem um significado estão unidas como um colar na Índia se usa muito isso né você faz várias várias flores né e as pessoas põem esse colar de flores né quando a gente chega na Índia eles gostam de nos dar parece no Avaí também fazem isso né e o Sutra é is são palavras bonitas como flores como joias preciosas como o Rosário budista n o mala ou juso em japonês que são essas várias pecinhas que
cada uma delas é uma Preciosidade e a Preciosidade não está no material do que é feito né mas do significado de que cada uma é a possibilidade de uma palavra de um mantra que significância foco libertação da mente então Sutra é isso são palavras colocadas juntas que formam como uma Gara preciosa então Sutra do coração coração uma palavra em japonês que é xin este xin na verdade quer dizer Essência eu eu acho que a aqui atrá primeiro caracter aqui daquele quadro vermelho do lado de cá Aquilo é Shin xin que é quer dizer coração coração
como órgão coração como espírito coração como essência do ser Alguns de nós traduzimos também como fibra que nós temos que educar as pessoas xin também se lê cocoro nós temos que educar e formar cocoro cocoro essa é uma uma capacidade de resiliência interna de um compromisso de sensibilidade a vida e ao outro e de cuidado é de dignidade é um compromisso de honra Por isso os os lutadores têm muito isso né porque quem só pode ser um lutador um guerreiro quem tem honra dignidade Então nós vamos falar o suta do coração quer dizer dessa essência
do ser daquilo que é o mais íntimo nosso da sabedoria que é a compreensão Clara perfeita perfeita que nada falta que é completa em si mesma que não fica faltando alguma coisa ele faz parte está relacionado a um grande Mac haramita ele tá relacionado ao daan haramita que são 600 volumes lembrem-se que quando chamun Buda falava na Índia 2600 anos atrás ele a linguagem era oral nada era escrito nada ele não escreveu coisa nenhuma embora ele fosse um Nobre tivesse sido treinado nas letras também mas ele nunca escreveu nada ele só pregava e ele pregava
da maneira mais simples possível ele ele tinha uma linguagem que se fala no palácio que não era a linguagem que ele falava na rua e ele usava uma linguagem que era comum a os indianos têm vários dialetos diferentes né ele usava uma linguagem que era comum a todos para que todos pudessem entender ele não falava para os intelectuais ele não falava para aqueles que eram letrados ele falava para todas as pessoas então ele facilitava o compreensão né então a o sutras geralmente tem uma parte em prosa e depois isso é colocado em verso porque o
verso facilita a memória né o verso tem sílabas tem nãoé qual poesia música A gente mais fácil de decorar do que um texto em prosa então todo ele fala tudo que é falado em prosa depois é falado inverso e são como eu falei 600 volumes tem um desses volumes que os monges geralmente usam paraa purificação de uma sala de um espaço de uma pessoa de pedidos que nós fazemos para vida o budismo no Japão Ah é muito ligado a imemoriais mas há poucos templos alguns templos o templo do meu professor é um desses que chama
da fica em oda no Japão no distrito de canaga e esse templo é um templo especializado em fazer uma coisa que se chama gokit goit é orar pela vida aquilo que você quer pedir e as pessoas dizem que o templo é um lugar Este templo quando chega o ano novo uma Procissão de pessoas vão lá Principalmente as meninas que estão fazendo 20 anos porque 20 anos é a maioridade lá não é 18 e elas Então vem com seus quimonos mais bonitos tá tudo nevando ela vem com aqueles quimonos bonitos e elas têm as mangas longas
as os quimonos de manga longa são para meninas que não se casaram ainda e depois que casam a manga fica mais curta elas vê com aqueles quimonos lindos para receber as bênçãos do ano novo é uma multidão de pesso v e os mones ficam rezando incessantemente mas muito rápido e muito forte é alguma coisa tocando um tambor bem rápido assim porque tem que ter força e é um treino de você controlar o ar no seu corpo e no seu pulmão para que você não fique sem fôlego e continue com mu com muito vigor então Isso
se chama go e o que se usa como texto principal é este do coração da grande sabedoria completa há outros da aranis há outros mas este é considerado muito importante então quando se vai fazer uma prece e pessoas vê de empresas pedir eu quero que a minha empresa tenha sucesso Eu quero passar no exame coisas assim eu quero ter saúde eu quero ter bons relacionamentos na minha casa bons relacionamentos na minha área de trabalho são coisas que nós pedimos para nossa vida pro mundo em que estamos não estamos pedindo para que depois da morte eu
vá pro céu Isso Nós não pedimos nesse nesses coquitos o coqu tô é feito paraa vida e para quem tá aqui e neste mosteiro não se faz enterros não tem nem enterro nem serviço Memorial isso é feito em outros templos então o templo do meu professor era um templo dessas preces e eu vou contar só um pequeno intervalo aspas parênteses Quando eu fui para receber a transmissão do Dharma que é quando o monge é reconhecido pelo professor como seu sucessor que compreendeu e pode ah livremente passar os ensinamentos é uma semana que nós ficamos internos
e separados de todas as outras pessoas e ele me colocou num quarto de honra um um quarto de hóspedes especiais tinha uma monja ao meu lado que ela me trazia comida e deixava na porta ela não podia falar comigo não podia cumprimentar nem perguntar coisa alguma e eu fiquei durante essa semana copiando textos muito antigos e eu só eu saía só de manhã para fazer a meditação com o grupo e depois essas preces do gokor e geralmente nessas preces que é um lugar elevado só entravam monges esta monja que morava lá era proibida de subir
na plataforma elevada e ela tinha que ficar junto com as pessoas leigas numa plataforma mais baixa mas o meu professor disse não você sobe e foi a primeira vez que uma monja subiu naquela plataforma e para mim foi uma grande honra né não não faz não faço distinção entre homens e mulheres monges e monjas todos para mim são monásticos e vão fazer as mesmas liturgias ele foi um homem muito importante no Japão neste sentido como monge ele era o professor dos professores eu tive essa bênção de que ele era o responsável pelo nosso mosteiro feminino
de nagoia e ele tinha quando ele era jovem que ele trabalhava no nosso moeiro sé de soji era um dos professores de lá apareceu uma monja que era irlandesa que vai fundar Mais tarde nos Estados Unidos a shasta Abbey chamava-se di Kennedy ela primeiro foi ordenada na China Mas ela não se deu bem com os templos chineses onde as pessoas não ficam assim em silêncio durante Mesmo durante as liturgias e é como se estivesse em casa todos eles conversam muito falam Alto e Ela achou que isso não era muito bom e foi conhecer o Japão
e no Japão ela conheceu o seu professor que era o Abade principal do mosteiro de soji e que acolheu muito bem e ogochi estava lá nesse momento era um jovem professor e ele diz que ela foi a mulher ou a pessoa mais inteligente que ele já conheceu em sua vida e ele começou a partir desse encontro com ela a respeitar as mulheres porque as mulheres eram tratadas como bonitinhas boazinhas Elas podem fazer chá podem fazer comida podem lavar as roupas mas ninguém vai ensinar o Dharma para elas elas não TM a capacidade de compreensão profunda
do Dharma algumas se interessam mas não vão muito a fundo essa era a visão que se tinha né E quando ele encontra de Kennedy ele fala nossa que cabeça maravilhosa né então ele foi ser o Abade do mosteiro feminino onde ele vai também perceber que a superiora do mosteiro que foi a minha superiora era um ser humano extraordinário quem dependia de ser homem ou ser mulher um cérebro brilhante uma capacidade de iluminação raríssima que mesmo entre nessas Multidões de monges Às vezes você não encontra e até hoje é assim quando eu fui visitá-la este ano
o ano passado ou ano retrasado nós tivemos 100 anos 110 anos do nosso mosteiro feminino e lembrar um pouco só essa história do feminino que quando os Mosteiros japoneses foram criados eram só para homens e as monjas trabalhavam na lavanderia na cozinha né limpando preparando o chá lavando roupa e quatro monjas há 110 anos atrás se uniram e disseram vamos criar um espaço para que nós mulheres possamos praticar nós queremos estudar o Dharma lavar roupa tá bem a gente não se importa cozinhar também legal mas a gente queria estudar então elas se juntaram e conseguiram
um pequeno terreno perto de uma estrada de ferro lembra Lembra na estrada de ferro Então você tá lá fazendo os azé veio tudo tremia e foi assim que começaram e começaram a juntar monjas e monjas lembre-se que na época da guerra muitas pessoas vão se tornar monásticos é uma é um momento em que a morte tá muito próxima há grandes destruições e aá uma reflexão sobre o significado da vida e neste momento os Mosteiros se encheram também porque havia alimento mesmo que fosse um arroz muito aguado tinha uma aguinha quente para se tomar e assim
os Mosteiros se enchem e mais tarde Uma senhora muito devota em nagoia da família Mizuno ela nos nos dá um terreno muito grande que ontem a casa dela e esse terreno depois vai ser construído o moce Siro feminino de naguia quando fez 110 anos que ela me convidou eu fui lá paraa celebração o abad superior os abades superiores deiji e soji dos nossos dois templos sede foram convidados e o Abade superior da área administrativa e ela disse para mim a gente convida porque precisa convidar mas de certo eles não vêm nós somos tão pequenas eles
tem coisas tão importantes para fazer e os três foram e ela falou nossa os três chegaram V dizer para ela os três chegaram aí ai ai corre para fazer chá sala especial chegaram eles Aí ela achou que eles não vinham e depois que fizemos as liturgias na qual lemos o Sutra do coração da grande sabedoria perfeita que é um Sutra usado também para liturgias de congratulações e principalmente para de congratulações eh cada um esses abades falou e o abad que hoje é o abad au zendi que a gente chama deji ele disse eu não conheço
muito a história deste mosteiro e nem conheço muito a história do feminino dentro do budismo Mas eu conheço a oi marosi ela foi minha colega de faculdade e porque ela é um ser extraordinário se o lugar que ela está orientando também é um lugar que deve ser muito bom por isso eu vim aqui homenageá-la isso é É raro de alguém dizer e ela me contou uma história que uns meses antes Ah quando ele já era foi nomeado para B superior do mosteiro um dia ele telefonou ele estava em nagoia telefonou para ela e disse posso
visitá-la ela disse Claro venha colega de classe né colega de turma tô lá com a minha roupa comum fazendo limpeza escrevendo meus livros e quando ele chegou ela foi na sala muito à vontade né aconteceu colega ele tava formalmente veso Quando ela entrou na sala ele abriu o seu paninho de fazer reverências e fez três reverências completas até o chão para ela e disse eu vim aqui para que você me ensine o Dharma eu tenho questões sobre o Dharma que eu preciso da sua visão me ajude a esclarecer este ensinamento aquele ensinamento isso é muito
raro Então estou falando de uma pessoa extraordinária e essa foi a minha superiora durante os 7 anos que morei no Mosteiro e a gente mora com grande intimidade de tomar banho junto de eu limpar a cama dela de dar oferecer alimentos lavar suas roupas íntimas foi um cada uma de nós monjas passava por essa função e ela tem essa capacidade de não distinguir ah essa aqui é estrangeira não vai fazer não essa aqui vai fazer tudo que as outras fazem e ela que me obrigou a aprender japonês porque eu lia em romand né que é
escrito assim e ela disz assim não você não pode ler assim tem que ler em pezinho que nem todo mundo lê e aquilo foi um horror porque as monjas Liam muito depressa Então tinha hiragana e Katakana escrito assim do lado São maneiras de tem Candi que que é o caracter chinês isso aqui são caracteres chinês tá vendo e as pessoas japonesas aqui acho que não tem nenhum texto assim elas põe alguns caracteres foram criados por um não é foi criado por um um monge fundador de uma ordem chamada shingon que chama kobo daishi Este kobo
daishi era também um gênio um desses seres raros né ele sabia fazer aquedutos encontrava onde tinha água construía cidades foi um homem extraordinário e criou o alfabeto japonês do hiragana e do Katakana entre outras coisas maravilhosas que fez né então o japonês tem essas letrinhas então eu aprendi esse alfabeto eu aprendi só o hiragana para quem sabe japonês o Katakana eu não aprendi o Katakana é onde você escreve palavras estrangeiras e o hiragana onde você escreve palavras japonesas Eu só aprendi o hiragana e tinha sutras que estava escrito tudo em Katakana ai era uma loucura
e a gente tinha que ler andando você fica circum pulando a sala e com livro de sutra na mão então foi muito sacrifício Mas valeu a pena e veja que inteligente a minha superiora ela ela Pergunta assim para mim o que que você mais gosta de fazer no Mosteiro eu falei zazen então ela disse vai ser na hora do zazen que você vai ter aula de japonês eu perguntei não pode ser na aula da poesia chinesa tinha poesia chinesa difícil O professor era divertido sabe porque o professor era era um professor diferente dos outros né
que às vezes japonês são muito sisudo assim olha ó o [Risadas] moninho esse professor nosso ele era engraçado porque ele vivia fazendo poesia se vocês viram ali fora tem rikis que é uma coisa linda né ele fazia a poesia mais tradicional que são várias sílabas né nove sete era um monte de sílabas lá e elas T que combinar também foneticamente então às vezes quando ele chegava a gente oferece para ele ele tava assim ah ah el tá pensando na palavra que faltava tá faltando um caracter para minha poesia ficar perfeita ah ah e quando ele
dava aula ele era muito divertido ele escrevia tudo no quadro negro e e ele fazia muita gestualidade O que é raro que eu falo né E com isso facilitava a minha compreensão eu tava com dicionário do lado ia tentando entender o que ele estava fazendo mas eu gostaria muito de ter tido japonês nessa hora porque era mas o jazen que era o silêncio que eu tanto apreciava foi a hora que ela me fez isto Isso é só para contar um pouquinho do que é nosso mosteiro quem essa superiora com a qual eu tive essa oportunidade
de uma convivência muito íntima durante 7 anos seguidos então eu fiz eu fiquei muito tempo no Mosteiro no Japão por causa da minha impossibilidade comprender japonês então como eu precisava aprender japonês eu acabaram os TRS anos básicos aí eu fiz os 5 anos que completavam todo esse o básico e aí fiz mais 3 anos de seia chamado de Mestrado então fiquei 8 anos lá e foi muito difícil no começo foi bom no meio e foi extraordinário no final que aí você aprende né e compreende o que tá acontecendo compreende o todo daquele treinamento Por que
é feito assim porque como é que nós mantemos uma tradição que no começo você fala Ah podia ser diferente né Não o que é tradição O que é ser Guardião guardiã de uma tradição daquilo que eu me comprometo a não mudar porque eu acho
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