Alexandre Wollner e a Formação do Design Moderno no Brasil

124.11k views8333 WordsCopy TextShare
ruca rucano
Alexandre Wollner (São Paulo, 1928) é um designer gráfico brasileiro. Wollner é considerado um dos ...
Video Transcript:
como chama sector é um plugin souza pessoal a ficar um tempo um sujeito objeto da consulta foi constatado que ele não gosta da palavra motel e associações que é a palavra usada [Música] os olhos [Música] falavam né tudo bom jesus é é a beyoncé equipe com frango é exatamente a equipe de tudo bem então essa aqui a equipe venceu cristiano joão gustavo 56 alexandre 35 e lá está e vamos [Aplausos] ninguém fala sobre o assunto ninguém fala do assunto mas ninguém conseguiu registar a profissão de designer aqui não vai ter vaga ou escola tem faculdade
ninguém conseguiu registar design eu não consigo nem registar no imposto sobre serviços da prefeitura como designer e artista comercial você tem uma militância muito longa que é tentar convencer as pessoas que dizem tem uma especificidade uma importância e uma fronteira profissional muito clara durante muito tempo pouca gente entendeu isso o que a gente entende é uma coisa pessoal eu aprendi a não ser pessoal eu aprendi a a criticá atitudes ou projetos projetos que não são um acordo eu pratico por exemplo o e os arquitetos arquitetos proteção de ética entre eles é né não pode criticar
outra você já viu que pode então o paulo mendes da rocha foi entrevistar o jornal a folha de são paulo e perguntava você acha no ataque àquela melancia que fez a brincadeira é certo falava sempre não posso aqui que se manifeste não posso dizer nada porque esse não é um diálogo que a comunidade participe coisa evolui e arquitetura me desculpe os arquitetos presentes arquitetura no brasil não evoluiu designers você acha que eu não lhes brasileiro de design gráfico design gráfico principalmente em maior volume ele é reconhecido existe é trabalhos gráficos assim muito bem feito mesmo
que seja capa dos livros que também não eu não acho que seja design mas capa de livros muito bem feito e bem feito e bem elaboradas por que capas não é design porque a capa do livro é é uma ilustração do designer seria a projetar o livro objeto eu fazer os tipos de ambientes adequados ao papel de quadros a topografia adequada usa o formato adequado então dizem projeto design no em ilustração exemplo já é capa de disco com e design a a lata de e sabão em pó não é design na caixa de papelão da
banda design se eu fizer a caixa o dono da caixa e fazer o que queriam o pobre a caixa cara e facilidade na possibilidade disso o design vai pegar uma caixa quadrada ou retangular e fazer uma roupa vermelha e branco o design pode ainda ser design quando você faz uma linha uma linha que viu as caixas têm vários produtos em 60 com uma identidade da empresa uma parte de ilustração das caixas agora é interessante porque é o que difere o que é dizendo que não é design não é a ideia de projecto pelo que está
falando quem desenha uma caixa de sabão em pó nenhuma linha sabão em pó de um lado está fazendo design o outro não mas os dois fazendo um projeto e aí eu queria entender o que exatamente diferente a ser realidade é a tecnologia não é a função para a qual kessler é um projeto de sabão em pó né você deve conhecer de se levar a você souber aqui não conhece é você vence aqui certo é que acha que não saibam mas elas são estudadas com uma linha de produtos são colocadas um único cd forma ó uma
continuidade e é toda a caixa com toda a caixa então isso aí é design é que diferencia da ilustração de uma caixa de sabão mas eu acho que isso aí leva para uma uma questão inevitável porque para muitas pessoas deve ser muito difícil conseguir como você distinguir coisas que são design coisas que não são design é difícil é complicado mas da vontade de saber o que é design então pra poder para poder fazer essa distinção não quer dizer quer dizer você perguntar o que a arte não dá para definir em a interesse definir mas fica
implícito que o design se relaciona com com não só com a criatividade e também com a tecnologia é com o significado com a linguagem comum a uma linguagem única que é um signo para ser usado sobre o projeto de compra de sabão em pó andré estava vida aqui pensei aqui ele tem aquelas populações humanas aqui sobre as medidas lá então existe um certo tipo de relação se vê é esse um terço terça um terço é ter uma certa diferenciação mas experiência ele sempre faz a diferença você tá vendo se dividir por três ele é um
modo de 3d 3d 3d então você pega assim a 3 quero saber é essa dobra do nariz que proporção físico você de 23 por três indivíduos ainda três por três não vai dar pra tá certo então um óvulo três podem ser submetidos de trens também essa é uma referência afirmou nat não tem como escapar não existe em tudo tudo na ordem de serviço refere faz equipe inclusive nas medidas aqui geométricas e tá vendo ela tem todas as proporções do segmento ao united usa as referências normais ea dependência normais só quando sanaa à qual chama a
atenção no mesmo princípio o camisa 11 11 musicais an tentou cantar i am sei lá se é todo mundo o problema a solução a explicação ganhou por recrutar surge e quais são as referências outra vez que o nat 23 ao i as referências ou vida humana que é o labirinto e os jardins labirintos de sangue e o produto é labirinto casal abriu de som onde você tinha que usar se essa referência então essa galera do acústico estava muito bem definida aqui nuno e na espiral do euro mas quer dizer antes de chegar nesse nesse sinal
eu já tenho todas essas coisas já analisadas tenho também um enfoque na empresa o que ela quer aplicar deseja quais são os programas que até então eu tenho no papel e também supera o lápis mais ou menos assim até intuitivamente o papel fica em crise não sei vou fazer o óleo espanhol só um gesto no monte e de repente pega um lápis qualquer e faço isso aqui tá falado faça o quiz 1 colocando aqui o computador o computador me dá uma preocupação errônea não me dá a um grafismo rápido que eu posso fazer o software
é muito mais rápido computador que eu tenho mais controle do meu salto entre a mão então eu faço essas coisinhas que coloca aqui quando eu vou fazendo 10 20 30 tiros fj ossang mais eficácia os novos alguma solução está surgindo essa solução pode surgir no momento que eu talvez vá até o jornal meio e tocou s numa calçada esburacada quando eu resolvi então que o wii tem que ser uma coisa mais ou menos espiralada 1177 aí sim o procurador provocava facilita pra mim desenhar mais uniformemente esse tipo de exemplo aí vai dando forma e aí
eu posso fazer as possibilidades quer dizer não sei ainda espessura não sei o centro das espirais é então estou dando certo como é que essa minhoca votaram nessa minha e aí o computador não seria bastante então a data se completa quando você definir porque isso também vai à parede e vai na parede fica aí eles ativamente olhando e eu percebo os defeitos você percebe os efeitos quando você chega a definitiva também ainda não é definitivo porque você vai fazer a extensão do seu projeto e quando você faz tenção jô faz aplicações e você volta novamente
ao inicial onde aí você está a gastar o que completa dele já resolvida em toda a linguagem que as vaias à tarde seu processo criativo a questão de completa é como o projeto evita todos viram todo ela existe desde 79 essa marca essa marca foi mudada presta muita gente não se lembra mas desta vez eu porque essa aqui não era visível esse ponto e não era visível eu tinha uma coisa que surge principalmente quando você faz em três dimensões em auto-estradas distâncias enormes então ponto não era visível nós tivemos o ponto há razão para refazer
esse desenho foi uma razão puramente formal foi não entro eu sempre convence um cliente que ele tenha que fazer um remanejamento na época dez anos agora tem que fazer dois em dois anos por causa da tecnologia que rapidamente qualquer cliente qualquer um aqui o papel embalagens cá floresta o seu clube é muito difícil recuperar essa leitura depois ela se perguntar se alguém perguntar o que significa isso você pode explicar o papel embalagens floresta se não tem muita mãe é quem explica província toda marca tem que ter uma razão toda a nossa atenção é toda marca
como eu falei pra você me falou que eu vivo minha vida toda a marca tem que ser inteligente e compreensível então isso você diz que o primeiro manual é o terceiro manual feito e é mau mesmo porque foi feita à mão hoje por exemplo eu discordo totalmente quem faz manuais impressos porque primeiro a cp são pequenas você não tem uso para mil manuais essa firma acompanhada de um teste de visão da klabin opção de um manual terá esse aí né tá feito 21 para mim e outro para reprovar a empresa 1968 do que isso nessa
época havia pouco investimento ninguém entendia porque tem que imprimir um manual que significa de fato eles têm razão dentro da gaveta ninguém abre essa e fazer da maneira como queria hoje contém plate já é bem diferente da uerr foi feito sem pressa todo mundo devia ser feito em todos os parâmetros inclusive as etapas de construção dos papéis qualquer tipo de estrutura não só do papel vocês vejam que mais tarde inclusive da própria arquitetura era feita nesse conceito 4 um quadrado que é a marca de 44 horizontal enquanto os quatro fossem necessários tem uma estrutura vamos
dizer à de há uma estrutura modular uma estrutura fixa mais ou menos de uso de linguagem própria letra o tente agora mais alta que o tempo dividido em quatro partes iguais né cada parte foi dividida em quanto e quando a parte foi dividida enquanto de acordo com a necessidade da letra então tudo está ok da palavra a 80 foram construindo assim inclusive o espaçamento de planejamento é o módulo c é é um módulo b motors e espaçamento também é todo feito no 4 o acento tudo é construído dentro do módulo 4 na arquitetura colocação dos
elementos da identidade da arquitetura que qualquer que fosse a aaa o desenho da fachada podia ser circular vertical e horizontal a alta baixa e 70 era sempre dividido em quatro então a colocação nas fachadas ela obedece a esse critério de divisão de quatro ea colocar a a todos esses elementos dentro dessa visão que é 444 catar e inclusive a parte interna foi anulada do sistema quatro anos a 4 44 anos que checho é a mesma coisa para a finalização depois isso o circuito acreditando em nós gostamos eu acho que o banco itaú foi o primeiro
a dizer se esse tipo de atividade em todos os departamentos usar um critério design bem identificado costa ainda demorou três anos a a apresentar esse trabalho pro lado se tuba a implantar entanto foi constante então a gente brinca muito com agências de estabelecer essas coisas o itaú por exemplo é um grande deserto do itaú você tem a marca vamos aquela marca que hoje é azul e amarela com o novo itaú ele quadrado mas a televisão aparece em oitavo eo tipo a roupa né então o cara faz o itaú e apresenta várias vezes e fazendo aquela
curva naquela espiral e fazendo ponto qual é a marca do itaú eu então ele destrói a marca original ele começa a aaa uma nova identidade da marca e fizeram acreditar com o banco itaú azul amarelo dentro quando o significado fim do itaú e pedra preta então guardado preto justifica o contraste entre o preto e branco justifica mais ainda as orelhinhas até se apresentar em tem ficado dentro do contexto urbano esse exemplo é nessa fase que dá um novo significado então a gente diminuiu a sua posição junto com o diâmetro da nossa que já dava a
opção é melhor por itaú achou que devia pôr em amarelo e azul porque o roberto e olavo saída e deixou o filho roberto roberto queria marcar o início a atividade dele no banco com essas coisas mas eu falei bom aqui não dá pé porque azul amarelo e laranja é demais não mas eu quero foi bom sobretudo cães opção de desvio não precisa de design tchan tremeu nas bases eu acho que ia perder a conta mas foi uma reunião de apresentação foi agora o itaú é continua sendo um dos maiores bancos do brasil assim a mudança
da marca aparentemente não afinal naquela máquina não tem essa importância e da qualidade quem faz a conta própria indústria indústria banco extradição ela só reforça a impressão digital você reconhecer tem que tá falando a marca não tem essa importância é o marido tinha me dito a produção dos 78 vôos - temos que fazer uma exposição sua total de 77 já falei para fazer com que a 80 ele me chamou falando agora tem que fazer né então eu pensei eu estava trabalhando na klabin e o vírus fazendo umas caixas nas casas grandes e foi por isso
aqui vai servir com o painel da minha exposição e e eu vou fazer o seguinte eu vou não vou pendurar nada eu vou desenhar nossas panelas então peguei um projetor pois os sites lá projetava e da ima umas vezes o conceito da especial e conhecida é a pintar tudo então todos os painéis são os painéis instituição foi feito à mão de projetar isso desejava an a pagar nada [Música] e convidava as pessoas que rodeiam muita gente chegou em auxiliar a cobrir a pintar é de cerca de r 70 em salvador e netas não antes da
exposição na preparação da exposição e ela saiu toda desenhada certo zé neto várias pessoas [Música] a coisa tava mais ou menos normal eu fazendo recursos científicos me preparando para a abertura minha mãe assistia mesmo quando eu vejo um anúncio num jornal que era um ambiente de são paulo um anúncio a o museu de arte sabe abrir um instituto de arte contemporânea e eu cheguei aqui quando banca porta tudo que eu quero é bom voltar [Música] foram mais de 300 cara não só que aí vieram as aulas as chamas começaram assim a tecnologia da madeira tal
resolvido o de pedras tecnologia tudo era coisa de construção no domingo você vê a fé laboratório de fotografia e eu não sabia nada mas eu esperava isso não espera a empresa espera só desenhar aí quando começou a entrar no programa design o barulho da água as aulas teóricas cada um significado já entre a autoestima coisa que não conhecia muita gente não conhecia aqui no brasil a alstom acredita em 1951 e um dia eu estava lá amanhã aaa no museu e viu a vítima assim cheio de hipóteses egípcios o astecas todos em uma máquina olivetti no
meio aí eu falei com o flávio mota que era secretária do pai não vai ver que ele esqueceu uma máquina de escrever a vitrine de moda faca ele vai meio se interessou pelo ar ou pelo cara que falou isso pra mim que a máquina de escrever é uma coisa que o potter na época do pote que era um objeto útil que existia na época e certo que fazia parte da cultura da lei o grupo em primitivo tarde certa e hoje a máquina olivetti faz parte desse nosso grupo coletivo onde sempre aí comecei a perceber esse
tipo de coisa essas fotos da dessa época estão aqui comigo vai ser difícil chávez estiver em passeios nós aqui uma gravura que eu fiz logo no começo e as iguatemi martins você vê que na gravura reserva muito mal né [Risadas] esse é o desenho que eu fiz com o seu pai e na sala do sanfoneiro esse tema primeiro escritório tinho feito no porão da minha casa onde morava no tempo do museu na frei caneca eu fiz aqui já juntava fotografias de revistas baluk blat neco gostava muito do tempo que a gente começou a prender do
povo levando quem foi ao ego o que atraía você trabalha no conrad nessa essa limpeza só esse equilíbrio é as coisas não desenhava as coisas com fotografias coisas montadas com grafismo aaaa inteligente a gente percebia que a gente percebe isso não precisa nem às vezes nem entender isso aí você percebe o que é bom quando você percebe essas revistas de hash tudo recebe uma coisas impressionantes realmente com o palco foi em conta o encontro que eu vim a conhecer não só para o estado nos fins dos anos 80 que conhecer em nova york no seminário
tarde nada que foi uma alegria isso aqui é um isso gera pintura nos anos 54 já estava com o pintor são dezenas o projeto da do quadro quem sou eu na aula e que nesse tempo quando eu comecei a perceber o meu talento na gráfica do de sair foi contratado pelo que afirmou teka do museu de arte moderna quer do lado eu já tinha feito esse cartaz com a exposição no museu de arte do sol está em breve fez um puro capitais em vermelho a vender mesmo em preto e certo naquela época não sei por
que suscitou uma simpatia para algumas pessoas que viram foi contratado na filmoteca fazer os cartazes geraldo se aproximou de mim então se der ele nos cartazes e 400 e na área ele já tinha ganho o concurso do quarto centenário e ele foi contratado para fazer os festivais principal cinema robô adam então ele me pediu ele via que eu sabia que o planeta tenha essa paciência hoje você olhasse em contato para saber se o título então recortada com o papel de cor a gente já fazia o time recortar o tesouro não é democraticamente bem feito então
geraldo se aproximou de mim eo geral o dólar não pode pagar por que eles não vão gostar certa mas a gente paga alguma coisa ser humano é muito e eu vou te dar aula e pinturas interessa é claro após legal diz então a gente trabalhava num estúdio no geral do que era na rega baú perto de 25 de março e ele me dava a possibilidade de pintar nos ensinava como mexer com o pincel 30 e 70 e começo a fazer pintura gato concreta depois da exposição barcos pelo rio claro já no tempo do dos artistas
concretos aqui é quando se começar se reúne à cultura am eu comecei então a aparecer neste momento na pintura e quando um dia o barco chega a nós nas aluguel e pergunta o alexandre katatau você tá disposto a auxiliar montar uma expressão foi a copa não sei o que eles querem é bom então você vem não fazer uma junção de um designer suíço famoso e quando eu fiz essa exposição eu comecei a perceber que as funções que desempenham as funções que não estava muito claro pra mim do desenho desenho como é que o desenho pode
ser adaptado em fazer produtos etc formas e eu fiquei quase paralisado assim em vime é um como se fosse um choque e aí comecei a perceber sair foi nesse momento que eu saí da idade da pedra da idade do negra tá certo que comecei a perceber um pouco mais sobre a exposição do matupi pessoa/noite bill essa expansão do martinho tinha alguma coisa a ver com a divulgação da escola dilma não tinha nada a ver era a divulgação do material todo o trabalho dele quando ele vem 53 ele perguntou bar de s qual é um brasileiro
que podia para lá então base falou ontem 24 geraldo de barros e tem alexandre aki ué em princípio e escolheu geral do porque que eu já não tinha mais experiência também era mais mas velho tudo certo no geral não pôde ir porque ele tinha recém casado então bardi e o geraldo indicaram o bad o bill fez uma pequena entrevista comigo e não sei por que eu fui aprovado o primeiro um mar sombrio até exigiu que fossem os meses antes do início do curso aí eu achei em 11 entrou em contato com a escola e falei
da minha preocupação eu falava inglês não falar alemão então eu fui recomendado a fazer cursos da letra institute e trabalhar junto com as mesquitas do agente tem um escritório dele na cidade o acha o grande professor o seu grande é foi polêmico e é incrível porque ele começou como estudantes da turma de 53 casos a primeira turma entrou lá porque ele tinha uma formação às vezes artística que não era um cara que tem uma formação técnica de trabalho às defesas é uma talvez meu trabalho num nós que esse é um trabalho de sistema de uma
olimpíada complexa feito em 45 anos não foi feito de véspera eu tinha que insistir para fazer o trabalho se não fosse um trabalho com certa ansiedade não aceitava tem que ser um trabalho completo bem desenvolvido nesse sentido de fazer o trabalho mas o que significava um trabalho completamente desenvolvido pela agência para não fazer somente um folheto 11 livro uma marca então pra ele não existia isso e quando ele estava trabalhando estudo de cabeça studio 5 ac e foi o estúdio tempo a escola deve fazer esses projetos e apresentava se expor dessa maneira sair o primeiro
folheto ano ele fez amigos que ele fazia é esse os alunos que o frequentáveis a tv eles ganhavam pelo projeto a escola de um fazia projetos para empresas privadas foi chegar em um r vindo do brasil como você era visto pelas pessoas pelo qual pelos professores se o contato foi difícil foi fácil como era viver na escola 24 horas por dia companheiro de quarto uma experiência chegar à alemanha ver o que era aquilo que você não conhecia a alemanha ao mesmo tempo conhecer alemanha conhecer a europa qual foi sua impressão como é que você sai
de uma cultura com uma cultura com a latina aqui do brasil e chega para um país como a alemanha por exemplo é uma cultura totalmente diferente de falta alexandre nardoni time mineiro ele é demais pra fim da futura menina não mais terei um deles com questões de grande ferido quando tem ao fim e ainda o sul do estado da cultura aí na internet onde está então não é algo bom e fui aos na imagem ligada à noite e uma nota da pgr é porque vaidosa internacional da casting irão caminha para ficar o dia inteiro ea
noite conversando com todo mundo os professores mora lá e nós morávamos o café da manhã o almoço jantar é pior qualquer coisa e tal à noite você controla os professores não sabe quanto tempo e depois até de explicar suas idéias um grupo de pessoas e ficaram com medo né uma coisa é certa vou me molhar o tal é nada disso você falava se sente vamos é é um porque eu também não falava muito bem me incentiva o em tudo isso e então um monte e é de ensino os absurdos aí começou a física geometria a
temática aritmética aaa a semiótica significado dessa opção tudo isso é coisa que para mim foi um dedo [Música] háháhá [Música] adoro mesmo porque todos os alunos não tinha nota todos os alunos serão avaliados pelo que aprender e as possibilidades que eles tinham de poder se desenvolver como estava sendo avaliada positivamente então mais uma vez a coisa foi crescendo e minha confiança que já tendo a vontade de aprender as coisas então pra mim foi assim um uma explosão mudei totalmente minha vida acho que ele é realmente outra pessoa [Música] por isso ficou claro lá eo me
que lá não ia se a arte e nem ea há até a possibilidade de você fazer ateliê artístico tal mas você quando fui pra lá também é pintor eu era um pintor quando fui para lá a as logo depois comecei a perceber desistir de ser pintor porque a comunicação ea gente fazia lá praticamente a mesma coisa que a gente queria fazer com pintura a fazer uma coisa conceitual da um conceito e tem uma função das pessoas de um progresso em relação de cores e formas e disseram você faz um projeto vai fazer a mesma coisa
então é necessário que você dividir esse esforço rendeu entre as duas profissões [Música] hum [Música] então pra mim foi uma surpresa imensa que eu comecei a entender deveu à a a perceber a conseguir ver a relação que existia cada tipo de profissão junto com o projeto e tal então você aprendeu e lá que o projeto não era simplesmente fazer um abração de uma idéia o projeto você tem que saber a praticamente de se informar quer dizer a fazer a forma com informa você precisa se informar para fazer essa forma e da formação quando você tem
a forma produzida quando voltei da alemanha na forma in form né e escritório que a gente teve então quando você voltou de novo você não toma forma em faro e depois você saiu e aí a fora em formas amou a coqueiro e fizeram hoje o correio da manhã certo mas alguns trabalhos pequenos aí o elevador usado também para falar em flamengo se você sair você roubei martin o próximo jogo do bairro geral de barra a coisa ia ser mais pra a publicitar de 71 para o fim o general também não estava então nós dois saímos
não dá certo um design com publicidade porque você tá lá e tal modo que não dá a possibilidade do cliente e dizer eu gosto eu não gosto nem pega bem sem falar explicou do jeito que ele explica que o trabalho é feito ele pode não aceitar se ele quiser ele tem todo direito mas ele não pode ser um mostro e porque não gosta de ficar em angola tudo fazer a diferença a minha com aloísio magalhães aloísio foi criado no centro dessa cultura regional brasileira cambucu estável ele viveu toda essa cultura eu fui criada em são
paulo não tem a cultura regional é cultura internacional aqui alemão francês italiano inglês então eu não prender eu não tenho uma ligação não adianta eu fazer um esforço na neta kelly por uma pena excessiva marquinhos apenas entende o momento que o trabalho de vocês ficaram muito próximos porque ele ele teve contato comigo no concurso da da vara e de 60 e 72 cv 2 0 ele percebeu quando da minha apresentação da apresentação dele a diferença que tem 18 aqui já começou a ter conhecimento do negócio da água quando aloísio viu esse desenho que o que
simplicidade fazer certo e ele começou a usar isso aí entendeu ele começou a usar porque ele tinha um contato comigo e com o bebê quando ele viu isso e 59 não é porque é o primeiro trabalho de análise desse tipo feito aqui não é se o primeiro trabalho da tagus efeito que nós quem convenceu o cliente que ele teria marquinhas eu queria 10 máquinas com todo mundo apresentava falei não posso fazer da minha tia que isso exige uma solução pessoa uma solução que a gente pode fazer [Música] ah [Música] depois eu vim com compromisso também
com nilmar que é amiga do max bill que ela foi pra lá e no último ano conseguiu 57 ela falou assim chama se volta para o brasil que você vai fazer a escola de design aí o mais puro chamou maldonado falou mal da adop a orientação aqui no total o brasileiro que ele vai estruturar a escola vai dar continuidade a um programa e tempo nós é mais a realidade brasileira neymar é realmente muito diferença muito diferente e esse é um argumento de todo mundo a gente provou que era possível [Música] ó lá agora an a
ser um aluno recém formado para receber o nome com a tarefa de montar uma escola é comum é só a sua obrigação é que foi que eu senti uma obrigação que eu tenho que pagar um favor da unimar com um prazer uma coisa que eu fiz com o cruzeiro quando foi fundada 1063 você fez o currículo da esi com ele foi montado nós usamos que vê o banheiro claro que o aloísio participou oito vezes é o modelo era de unha entre adaptou a uma realidade daqui que não tinha nenhum a cara de de semiótica nenhum
cara vê que sabia que era gastar o que não tem nenhum cara que falava em antropologia social antropologia cultural tem nenhum cara de matemática que falava sobre design nós convidamos alguns caras que o bloco nós não dentro da estrutura acadêmica pegar professores que estava sobrando e agente preparava ele usou em evento no 1 e ele era jornalista deu mas eu não sabia nadar ele aprendi lá está muito bem muito bem foi um grande colega e da informação e comunicação visual design teoria prática mas para a prática é muita gente diz também que a professora implacável
eu sempre fui pra cá ver só em pagar mico da economia mulher até cachorros o [Risadas] placar no sentido assim ah ah ah ah ah não se engane está nos ingressos está fazendo uma coisa que não está adequado embora você tenha habilidade talvez muito bem mas procurei entrosar com o tipo de coisa que ele fazia umas críticas para melhorar para melhorar a compreensão das pessoas para levar um pouco mais a visibilidade que a pessoa pode ter né então nesse estilo eu assumi muito uma cultura do max bill é terrível evita os caras o frio porque
ele bloqueava chutava palavras é uma merda até perguntei pra mim não é mais assim do max viva a luta que eu falei que se aguenta esse cara é como é que eu vou aprender perguntar o duro é da criatividade você não ensina a criatividade você dá uma certa consciência de cuba que acreditou que que exige para você ser criativo quais são as possibilidades que existem desde seu consciente sem consciência das coisas que você aprende agora aprendeu anos aprendendo como é que você usa nesse desenvolvimento da sua criação ele só tinha aula de manhã 14 horas
com todas as escolas aqui no brasil os alunos eram semi estudantes e profissionais não é impressionar estudantes não era nenhum metal anéis então realmente era completamente baseada no modelo de rua era imprescindível até até 1 7070 quando veio a carne portinho começou a dar diz então é com dor na casa começou a ficar artes e ofícios no banheiro ficou lá dura e eu a ganhava um salário de transporte que liga gavião eu morava em são paulo na segunda e quarta feira lá morava na própria escola mas o avião e de seca ea casa falou o
sinal e ainda mais que não tem então me puseram o recurso eu falei o ônibus nunca mais [Risadas] então vai ficar com a filha você resolve com se resolverem eu volto e deixaram a mãe vendo é que este ano a prefeitura nunca resolveu eu participava em algumas ganharam a escola não participar mas como professor fui fui representar inclusive o ministro da educação sobre design tanto na alemanha como em viena como em tóquio e etc mas não reconhecido pela escola [Música] há cinco anos tem uma questão que é mais complicada que assim o problema do da
sinalização da qualidade visual do espaço urbano é muito difícil de controlar de qualquer maneira ela você controla até um certo ponto depois não existe em um contorno já existem em outros países controlam também distribuem nos sites portugueses no rio de janeiro as controla em nova york e paris pensa quero dizer oh oh oh critério pra isso não tem um mínimo de limpeza só é um organizar né tem lugares já determinados qualquer tipo de comunicação é o jardim de natal top não reflexão a definir e autores então por que esse unibanco desse tamanho que não dá
nem pra lê fica uma coisa feia quando desperto ele perde o cliente como eu já havia vivido lá realmente ter uma noção de atenção agora ele tem escala né a escala apropriada não acho que é muito grande muito grande escala apropriada para quem uma super exposição foi desapropriada sempre que o homem é um segredo roma 11 design bem ver cortar no mínimo espaço ela é bi isso isso as pessoas tinham talento precisa agredir o preço da sopa na cara de ninguém na comparação desse próximo com essa baixada na fachada tudo bem a fachada também não
grita ela tá dentro do forno também todos os cantos mas aqui a gripe a que é o meu espaço neste tipo de tudo escola eu não sou muito corpo eu acho que o estado tem também um tipo de relação se mas a quantidade é que é que o são paulo é claro que eu não vou dizer que tipo de publicidade de cerveja do povo achar em grande forma publicidade e design eu morra de unir o de sapato instituto não sei não deve fazer muita coisa deve ter um respeito pela cidade presidente tem um só é
possível fazer uma busca da meia noite obrigando todas as fachadas né todas as laterais dos prédios para fazer isso em cada vez mais eles vão a ciência vai permitir que eles coloquem bandeiras em estrelas do mesmo jeito que a gente pegou e fez um passeio pela cidade comentando o espaço queria fazer um com um passeio rápido com outras identidades isso aqui é a marca do panamericano jogos pan americanos no rio de janeiro que foi objecto de concurso que está sendo desenvolvida uma aplicação é sua marca sem sistema é o problema é difícil dos sistemas é
uma marca que realmente o pessoal não gosto porque ela é confusa e é não é rápida não é significativa é é uma marca indelével eu vi que foi feito lá na inglaterra é uma marca que eu não lia razão em fazer esse tipo de marca eu sou eu até poderia dizer assim esta marca aqui assim é ótimo a beleza é simplesmente uma uma estruturação dessas 11 uma retífica que é bem possível fazer mas eu entendo fazer uma coisa assim especial e com outra coisa especial é semelhante à que é uma marca feito a a pedido
do cliente e para atender o gosto do primeiro é um conselho que não admite que você tire esse vary e não admitir essa rosa dos ventos é certo mas também não precisa chegar a um cúmulo tal descrever essa palavra brasil de modo islâmico islâmico o pergunta será que islâmico será que a serpentina carnaval mas o que significa essa letra eu achava se pensa mais bonito é ser muito boa elas representam um bumerangue realmente em pouco tempo não são mais da palavra mas essa aqui entra junto com a vale na discussão da do papel das companhias
aéreas e das marcas histórias também tem uma marca muito feio não só com trabalho e só eu não faço uma pessoa só isso é porque eu acredito que eu tenho que fazer com você está vendo as coisas mais complexas possível para não haver dificuldades depois das aplicações que por qualquer pessoa pode aplicar depois é só a autora que podem ficar marcada na história a marca de autor e eu sou mesmo que eu faço as mortes é de machos ou mesmo autor também mas voltou não parece muito diferente é uma marca a irlanda mesmo efeito falando
em uma maca feliz é uma marca realmente pra ficar muito bom essa certa é excepcional você vê tudo é simples mas ela tem uma estrutura e tem um comportamento nas embalagens do sedex você seja anterior é perfeito ela nasceu da idéia certa não sei acho que não é dela foi percebida foi percebido assim no quadro olha as pessoas têm esse esse poder de perceber e intuitivamente inclusive o que é bom o que não é bom todo mundo sabe quando tem uma lixeira aqui na frente da minha porta todo mundo sabe que a lixeira vagabunda péssimas
e destroem um chute quebra de 70 todo mundo sabe quando a coisa muito bem feita ao respeito pela coisa e você se faz respeitar vamos vencer essa batalha gente dá uma olhada milionário não tenho agora não regional não tem todas as j tarde o globo folha diário lenta a roupa é bom a gente está fazendo um documentário que dessa vez a gente pode ficar de fora vêm desses jornais aqui comentando tudo bem então esse jornal aqui foi de 0 progress a é que eu fique só em dúvida se o cruzeiro fez essa a solução de
grafismo como está vendo esse um fio com com o globo em negativo então a cinco colunas seis colunas essas duas são menores do ps mas decidiram não tem que ser flexível não há a a parte estrutural do jornal ela pode ser flexível se você usa 6 coluna mas não um décimo de coluna - o da entrada da uma desordem total uma vez o visual é quando você está lendo isso faz parte da identidade que já não faz parte do processo de adequar a uma leitura uma pessoa humana então deve uma estrutura quando se fala de
uma estrutura você sabe as possibilidades que existem você usar na estrutura e qual é o ponto de equipe você usa semelhante é outro ponto que daqui decisionais o jornal do brasil está aqui em também reformulou recentemente o projeto o texto centrado texto não centrado a aacs entrado novamente o espaçamento demasiado eu duvido é que essas pessoas a entendam um pouco do que pode vir um pouco de leitura um pouco dar certo então aqui você vê que é uma coisa tem estado de são paulo entre essas duas que ainda tem um espaço total entre essas duas
colunas porque é um outro assunto tem os quatro que o diferencial não não há necessidade porque você lê na vertical jornal você nem na vertical é muito maltratado pelo tipo de jornal que é eu acho os relógios mais bem resolvidos aqui em são paulo eu é um jornal vespertino que mantém a tradição dos jornais vespertinos do mundo todo são as chamadas não existe da sentença na primeira fase são chamadas é como se fosse um cartaz com isso aqui você ler tudo isso aqui nas páginas internas sempre certo é um jornal que se permitia fazer muitas
cores muita muitos elementos assim a desvantagem e efêmera bom isso eu estava dizendo vocês regional ele não mantém a horizontalidade ele mantenha a verticalidade com todos os jornais são você lê de uma maneira a gente calma e mesmo que tenha duas a notícia diferente escrever colunas tem de ser grande como é a história de cuba aqui não há fazendo maior porque faz oposição eu então ele quem fez jornal conhece fotografia de uma coisa tem esse carinho aqui é uma forma de carinho é ele não é impresso mas ele tem ele foi também feito na espanha
é outro produto da espanha léo e você pode fazer uma comparação do carinho com o jornal da tarde eu prefiro jogar o time que também aqui não tem esse motivo não centralizada é bom tudo bem parabéns pra eles mas existe a possibilidade mas isso melhora o jornal gazeta do sul [Risadas] obrigado eu tenho uma opção ea minha pessoa que eu não posso fazer automóvel é fazer um jornal eu a como brasileiro eu fiquei muito chateado desse jornal tem sido feito na espanha mas uma coisa que eu fiz um projeto anterior que ele pediu pra só
organizar o logotipo de jornais que eu achei que essa seria coisa ocasião de você dá um status inicial com um um logotipo do jornal a mais ou menos diferenciado dos outros jornais e como ele deve ser né porque não vou começar com assinatura de jornal porque o jornal que é feito anteriormente essa renovação era feito com os parcelamentos a mão feitos e continuam conquistando espaço no pior ainda vocês foram os espanhóis que fizeram isso todo esse mercado em círculo cinza e são tempos extremamente problemáticos agora uma das preocupações porque tem um ponto do s porque
há a dizer que espera mas graficamente tem que ter ponto tudo bem brava kelvin temas uma assinatura não tem que ter porque ninguém vai de sp que não só duas vogais como uma palavra além do ponto porque não diferenciar a aas as iniciais dessa palavra estado de são paulo para dar 11 informa que não é estático e certo agora é longa demais é muito agressiva centrada além de ser autoritária de seta é muito reduzida então faz assimétrica pode fazer metros de uma maneira de dalma uma diferenciação entre outros jornais então tudo isso então e inclusive
esse ssp pode dar a palavra uma nova palavra formada pela sigla o oeste pode ser uma nova palavra então isso aí é ele notou pedindo eu tô o eu estou imaginando o que eu já fiz um pedido deles mas o departamento de merchandising e acho que não queria ter os pontos de tudo você não fizer e eu estou insistindo insistindo eles podem começar a mudar um joão pelo logotipo e mais tarde com os com as outras não há cá o caderno principal assim os outros cadernos tentar dar um outro significado é um significado da nossa
cultura tem muita gente que qualifica você e outros que trabalham com você como designers quando políticas que não estão preocupados com a identidade nacional nós estamos preocupados só que não tão preocupado com a internacional a pegando coisas dos índios porque isso nós perdemos pegamos o trem não tem sentido nenhum você passar a cultura em n azul assim uma cultura que ainda o méxico apresenta porque a cultura do méxico é tão presente em toda a cultura universal que basta você fazer um time com 11 elementos terra ela conhece um derby que é aqui do brasil que
faz todos os jornais aqui no brasil é a folha tem aporte alemão a globo tem a porta americano o estado de são paulo tem uma porta espanhol por que não se faz aqui no brasil isso aí tem profissionais podem fazer isso aí com akon com o jeito brasileiro de fazer jornais então qual é o dado local que entra no seu povo você tá no jornal você tem o jogador você tem design você tem todo mundo as máquinas são todas estrangeiras diagramas cerveja maneira de você fazer falar e visualizar então isso tem que ser nossa maneira
dela voz própria não é o próprio nós temos agora uma cultura fotografia ah ah ah ah ah o que você usa com a corporativa muito poético com esses bichos residuais que foi feito pelo um escape vou ficar esperto que foi uma aluna lésbica ele fez uma cultura uma letra brasileira ele não cumpriu nenhuma letra americana da telefônica ou qualquer coisa assim ele fez ontem em brasília para receber a resolver um problema e isso deve ser pelo jornal o jornal deve produzir tem coisa quando você vê apresentar a história dos jornais porque quando a gente estuda
tudo isso aqui a gente tem que saber a história de jornais como é que os jornais foram feitos como evoluirão que significa a tipografia em geral há em cada em cada países americanos alemães eles têm um comportamento diferenciado sobre alemães nomes da fotografia né os americanos usam a a alemão aqui também a inclusão de fotografia desenho e certo então eles têm isso aqui um é um jornal alemão e se aqui um jornal suíço a gente percebe é é a qual é o tipo de cultura que pode influenciar na zona do euro e quando você vai
desde a história dos jornais desde os primeiros jornais que apareceram sempre refletiram a a cultura no momento é é muito interessante ver como os jornais apresentará cerca de 11 70 e como o new york times apresentou essa queda do 11 de setembro ela tá então nem o time apresentou é isso logo no segundo dia no dia 12 de setembro todo o enfoque hbo e a paginação uma paginação inclusive especial cadernos especiais é é muito bem feito com a paginação a aaa espetacular isso no dia seguinte dia seguinte quando amilcar de castro enviou o projeto do
jornal do brasil esse vazio em um contexto não li o homem indicado fez realmente o primeiro jornal 100 brasileiro com características brasileiras etc com fotografias grande preto e branco na capa como o jornal deveria ser feito eu eu mesmo tempo fiz o correio da manhã mas eu não fiz com a inteligência que ele fez ele fez um show muito e ele não começou pelo plano cadela começou com o caderno b perdeu eu que é que era o laboratório regional nós temos que fazer assim não tem porque fazer um jornal tem que ser um laboratório eu
fiquei pensando depois daquela nossa conversa se existe realmente uma grande nação brasileira em nação do sempre fomos um país polarizado - índios que vieram pra cá trouxeram culturas de outras regiões o nível de outras regiões que foram manifestados aqui com mantida saque e deu certo quando você viver essa marca brasil que fica dentro gostoso certo aquele aquela força do resultado final é acesa na tela do nordeste você pensar bem nessa conversa com a hungria também é da polônia apesar da bulgária entendeu é a mesma é o mesmo tricô tapetes mesmo colorido não evoluindo a mesma
verba recorde de thomas costurado com 17 não sei que a matéria prima seja tão feliz assim mesmo para as origens e um feitas lá fora então o que quer deitar cultural brasileiro a bola nunca deu conta que nunca teve um capítulo quando eu vi em janeiro de 2004 uma fotografia do lula na rússia que foi que diabos é isso aqui quem vai entender né novo rol governo federal brasil do getafe que representa isso então é isso aqui falta ter um retorno há coisas figurativas há coisas que nada significam uma identidade de um país nem por
detalhes e nem pelo conjunto então eu estou tentando porque aqui no brasil você tá se comunicar com o governo é muito difícil eu estou tentando de falar com eles já aqueles use alguma coisa mais ou menos teve um significado desse tipo aqui tá certo usando as cores brasileiras que o brasil é o significado do brasil é verde e amarelo tá certo principalmente com quem é campeão não sabe que a maré brasil com significados às centenas de direção e tanto em preto e branco em cores é tanto em preto e branco em cores como linear as
reduções ea relação que isso deve ter com o próprio ministério não ser maior do que os ministérios porque a tendência atual fazendo o mesmo tamanho então isso poderia ser uma possibilidade de uso e nas três versões em cores cinza e o traço isso aqui partiu de uma motivação por eu ser brasileiro e ver que no no exterior é apresentado um elemento desse porte aqui e isso me e nem vergonha [Música] mas cansa falar em o tchan andré cansian falar em casa e ouvi também é [Risadas] também longe de mim mas é o que é ótimo
perfeito de certo e dentro do meu ponto de vista dentro da minha experiência é que eu posso dizer alguma coisa mas o tudo que eu estou dizendo é para ser discutido também eu não quero eu não tenho esse propósito arrogante e seu dono da verdade eu quero é de falta diálogo aqui no brasil para discutir explicou odone falou sobre você mencionou do cauduro não é qualquer sinalização de são paulo entendeu que a gente sabe que caiu duro feio é importante ter tempo nem por que não dizer do itaú e do alexandre do meu deus não
é importante é importante dizer se funciona ou não funciona dentro de si o resultado dela é adequado não é adequado a atenção é possível e viável como é que você pode ser feita 20 isso é importante falar isso é importante discutir eu espero é que depois dessas manifestações o agente parece muito agressiva mas eu espero que haja um diálogo deve abr mas nesse caso o diálogo entre quem prefeitura publicitários acta unidade o óculo em vários doentes porque nós todos com a gente não é sorte testes médicos engenheiros prefeito nós todos temos discutido isso afeta gostoso
tá qualquer um de nós a matéria brigadeiro até de cabeça [Música] pode não sabe fechar o pega uma pensa logo eu quero melhorar [Música] [Música] ah tá bom [Música] ah [Música] [Música]
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com