Olha eu costumo ver a franquia veno como uma grande pataquada uma grande bobagem algo que eu já deixei claro nas críticas dos filmes anteriores só que dentro desse universo caótico esse terceiro capítulo aqui digamos assim ele consegue se sair um pouco melhor tem uma coisa muito boa nesse filme muito boa mesmo mas eu disse um pouco melhor tá não vamos exagerar eu sou PH Santos comunicador e crítico de cinema e no vídeo dessa vez eu vou falar sobre venom 3 a última rodada filme dirigido e roteirizado por kellin Marcel com Tom Hardy aí como protagonista
e também como um dos roteiristas e produtor e um monte de coisa O filme é praticamente dele e é sobre isso que eu vou falar hoje Ed de Venom eu gosto de chamar assim porque parece Ed de veder Mas enfim Ed e Venom continuam nessa dinâmica de bromance deles mas agora eles estão na condição de fugitivos O Ed é procurado pelas autoridades e o Venom é procurado por uma entidade cósmica maligna porque dentro dele existe algo chamado códex uma espécie de código que precisa ser destruído né é um elemento que foi criado do nada apenas
para fazer essa Trama existir Mas essa é a sinopse ou melhor a premissa do filme A Trama de Veno 3 é bastante simples quando a gente olha o filme como um todo e aqui é bem importante diferenciar história de narrativa né a história é o conceito geral o macro e a narrativa é como o filme organiza os seus eventos para apresentar essa história nesse caso Acho que quatro ou cinco sequências quase cenas parecem realmente importar para essa grande história A Fuga ali no início três cenas na resolução do final e eu acho que é mais
ou menos isso tá o restante Isto é Sair do ponto a para o ponto b se resume é uma série de cenas forçadas que parece tá ali mais para preencher um tempo curiosamente o filme já é bem curto é um tempo bem curto enfim o filme é pequeno e tem muitos elementos jogados em tela para garantir esse tempo né só que isso faz com que o filme perca muito da sua coesão muito da sua sabe de ser um bloco sólido uma coisa só e faz com que Várias cenas pareçam desconectadas à Trama principal Apesar dessa
inconsistência dentro dessa bagunça narrativa tem um tema que curiosamente é bem desenvolvido mesmo em meio a confusão de montagem mesmo em meio a confusão de conceber a estrutura desse filme primeiro eu vou pros problemas depois eu trago pro lado bom um bom roteiro se sustento acredito pela qualidade dos obstáculos que impedem o o protagonista atingir alcançar os seus ob alcançar suas intenções não é uma questão de quantidade mas de como esses obstáculos são apresentados ou seja de forma Sutil quase imperceptível de maneira encadeada especialmente em um filme de ação que precisa vender uma espécie de
escalada né onde a próxima cena precisa ser maior e assim sucessivamente só que o filme ele falha justamente nesses aspectos aqui de fazer os obstáculos serem tão interessantes quanto a intenção do protagonista aqui tudo é escancarado demais próxima cena de ação é muito muito marcada ela vem do jeito que você consegue prever cada dificuldade no caminho do Ed e do Venom é até bastante explícita como uma pedra no meio desse caminho sem qualquer nuance sem qualquer maneira que a gente pensa Ah então por isso que teve Aquilo não é o que é e fim tá
não tem nenhuma tentativa de disfarçar a função desses obstáculos na Trama e isso do meu ponto de vista Deixa o filme Ok sabe é legal Pois é galera obstáculo realmente é uma parada que atrapalha muito mas eu quero te dar uma dica de como tirar vários obstáculos da sua vida como por exemplo ter que lavar roupa constantemente engomar a roupa todo dia passar calor com camiseta por aí vai é por isso que eu venho falar da inside olha só essas camisetas que já são praticamente parte da Minha Essência como o Venom é pro Ed Brock
Eu uso as camisetas da insider para gravar vídeos eu uso no dia a dia ah vou sair numa festa eu uso Ah vou assistir uma aula eu uso vou pra academia também uso essa daqui é a Tech t-shirt que já é um clássico PH Sant e pode ser um clássico também no seu guarda-roupa ela desamassa no próprio corpo não é que ela não amassa ela amassa só que no seu corpo ela desamassa fica mais retinha fica mais confortável além também de amassar bem menos do que as camisetas tradicionais e de demorar bastante para pegar aquele
cheiro Sabe aquela aquele grum aquela nhaca Quem mora em Fortaleza sabe como isso é fundamental Não só isso mas também tem uma camiseta refrescante pro dia a dia coisa que a inside adivinha também é a inside ó vem aumentando bastante o leque de opções para compor O seu guarda-roupa tem também a calça Future form que conta com elástico interno para diferentes tipos de Corpos e também tem a cueca Comfort que eu tô usando agora mas eu não vou mostrar vocês tem que confiar em mim ó tô inclusive tô com short inside aqui ó olha aí
ó é Bom Demais papo reto tá experimente a cueca e você não vai se arrepender não vai não não não tem jeito no tens de mesa que eu pratico eu fico muito suado e a tecnologia da cueca faz com que ela seque muito mais rápido eu chego no carro às vezes já tá sequin então eu não abro mão da cueca não abro de forma alguma inclusive muito boa para não assar entre as coxas e nós gordinhos sabemos como isso é importante a insider tá sempre à frente do seu tempo e antecipou também as ofertas do
Black November é a black insider que acontece até o dia 31 de outubro de 2024 aproveita essa chance para renovar o seu guarda-roupa e clica aqui no link na descrição e no comentário fixado para ganhar o quê 15% de desconto é só usar o cupom PH Santos 15 Nossa p o link não deu certo entra no site coloca o cupom PH Santos 15 que vai funcionar durante esse período somada os descontos do site você ainda pode conseguir cerca de 40% de desconto nas peças é muita coisa além de economizar uma boa grana você não precisa
esperar black friday Novembro etc você compra agora e ainda investe em peças que unem qualidade e tecnologia e também a adquirir os produtos da insider você apoia essa parceria e Ajuda a fortalecer aqui o meu conteúdo Muito obrigado e vamos lá lá voltar a falar do Venom vou dar um exemplo aqui tá geral até o Ed Ele Decide que a solução para os seus problemas com as autoridades nesse caso está lá em Nova York e desperta no veno a partir disso o desejo de ver a Estátua da Liberdade isso daí é o suficiente para que
eles saiam do México e atravessem os Estados Unidos de uma Costa a outra coisa que eles não conseguem fazer mas enfim tem essa intenção esse cenário serve como desculpa pro filme inserir uma série de situações soltas nesse caminho então o filme ele se desprende do problema central do problema principal propõe uma espécie de Road mve bem forçado para que mais forçadamente ainda várias situações vão se encaixando aqui é como se fosse aquele filme na Natureza Selvagem lembrando aí do Ed Vedder que faz a trilha do filme né só que sem ser o na Natureza Selvagem
entendeu é o na natureza do veno e do Ed enfim esse cenário é é mais do que cenário essa estética esse estilo serve como desculpa pro filme e pendurando um monte de coisa como personagens mal desenvolvidos que ao invés de enriquecerem a Trama só interrompem o ritmo da história principal quando há algum desenvolvimento desses personagens o filme literalmente para para focar naquilo ele não consegue tornar as duas coisas um uma coisa só não consegue torná-las intrínsecas como se esses elementos não pertencessem à Trama Central em vez de integrar personagens e acontecimentos de forma natural orgânica
simples direta o filme cria uma série de interrupções que afastam cada vez mais o espectador da trama principal do Ed do Veno isso acontece justamente porque o enredo Central é de certa forma inconsistente Quase vazio é tão bobo que caberia Como eu disse em quatro cinco cenas no máximo quatro cinco sequências vamos para outro exemplo de dessa falta de coesão e aparece uma família hip no meio do caminho isso faz uma referência jocosa ao filme Capitão fantástica Inclusive essa família beleza surge do nada tá ali andando veno e encontra tudo bem só que ela vem
com o objetivo de mostrar que o veno ainda tem traços de humanidade né ou melhor que ele aprendeu a ter traços de humanidade que ele se importa com o outro que ele aprendeu alguma coisa nesse sentido mais tarde o filme vai dizer Nós não somos o mal então essa cena meio que vem para justificar essa frase jogada no futuro da mesma forma acontece com a cena quase que um sket da dona da loja lá dos filmes anteriores né a chinesa só para reforçar a ideia de que o Venon de alguma maneira aprendeu a apreciar a
vida humana através do Ed pois bem O problema não é a essência dessas cenas elas até TM seus méritos que seja na comédia Mas a forma desajeitada como são inseridas na narrativa é que fere elas surgem de maneira brusca como se o filme tivesse tentando resolver algo que que não tá claro o que que ele quer resolver desvia-se constantemente da trama principal fica um filme cheio de como eu disse de skets que não são necessariamente conectadas parece mais um grande programa especial sobre o Venon do que um filme do Veno emens não à toa quando
precisa apelar para uma questão emocional lá no final usa justamente essa cenas esses momentos de intimidade que não tem como ter um peso sentimental muito grande porque foi colocada na Trama a machadadas ou seja de qualquer maneira enquanto isso está acontecendo no outro lado da história somos apresentados umas cientistas Enfim uma Trama militar envolvendo a área 51 até mesmo uma tentativa de aprofundar a personagem da Juno tempo né que é do tedy laço sendo que depois quem passa a ser mais relevante paraa resolução daquela história é outra personagem cujo nome é impossível de saber se
você não pesquisar dado da sua irrelevância pro filme apesar da relevância que o terceiro ato propõe para ela menina que coisa acho que ela tem três ou quatro falas no filme e mesmo assim escolheram como sendo uma das personagens principais para aquela confusão final tudo isso aquela confusão para fazer um um Power Ranger de Veno sabe para vender mais boneco né para ter os Venos coloridos vender boneco etc O problema é que isso ou melhor nisso a narrativa acaba se fragmentando mais ainda entre duas histórias que convergem de maneira boba simples demais não não são
alinhadas de maneira que se completem em Essência apenas em cena porque o filme precisa descambar numa ação e vai nesse meio do caminho optando por inoss semelhanças agressivas para fazer essas duas histórias se relacioná como por exemplo permitir que uma família comum entre tranquilamente na área 51 né Enfim no final eu acabo deixando de lado essa questão do filme porque ela se assemelha demais aos dois primeiros filmes que como eu já mencionei não são do meu agrado Então vamos lá ao que eu acho realmente interessante nesse filme focando na Trama Central entre Venom e Ed
alguns temas interessantes surgem Principalmente um que é a questão de nós somos o Venom né isso aparece na cena inicial do México o México mais uma vez extremamente estereotipado caricato né onde Parece que todo mundo é do mal do México os carros estão pegando fogo no México é uma bobagem que as Hollywood cansa Mas enfim a partir dessa ideia de que Ed Venom estão buscando uma voz única se construindo em uma coisa só o filme ele vai explorar uma dualidade de quem realmente ainda é o Ed sem o veno de quem é o Venon sem
o Ed até que ponto essa simbiose entre os dois se consolidou ou não e afinal o que resta de cada um quando e se forem separados Isto é como será que Vena consegue tomar decisões sozinho e resolver ã Grandes Questões sem o Ed e o Ed Será que ele consegue viver sem o Venon será que um precisa realmente do outro o filme ele nos mostra várias vezes que a resposta parece ser não que eles não conseguem viver sozinho mas tem um assunto que meio que começa a defender que o Ed talvez precise da sua vida
de volta né que ambos parte do filme sugere que Ambos não conseguem sobreviver sozinhos mas se mantém juntos porque no fundo eles se gostam eles se completa Afinal os dois estão em um relacionamento sério né que levanta a questão da possibilidade daquela simbiose só ter existido porque eles realmente se curtem porque realmente gostam daquela jornada e assim o filme vai mostrando que o Venom sozinho se resolve que o edit sozinho talvez se resolva mas é mais interessante que ambos estejam juntos naquela Jornada para um lado em dado momento do filme O Ed ele tá tentando
encontrar um sapato na verdade durante o filme inteiro e ele não consegue por conta dos desvios e dos caminhos que o Venom escolhe tomar como se o seu simbionte tivesse eh tomando o controle das suas escolhas Inclusive das suas necessidades mais básicas como calçar um sapato né o Ed ele não tem vontades próprias ele não pode desejar algo simples como um calçado porque ele está sempre as voltas com as demandas do venon Ed de precisa alimentar o Venon precisa fugir mas não por causa de um problema dele é sempre o Venom quem cria os problemas
pro Ed é sempre o Venom quem traz ali questões para serem resolvido como a questão do codex e ao mesmo tempo é um veno que não pode aparecer Portanto ele precisa do Ed para sobreviver dentro aquela ameaça que se encontra ali frente a ele então enquanto Ed se desconecta de seus próprios desejos e vontades o veno vai utilizando cada vez mais o Ed para sobreviver né para passar e o veno pouco se importa se o Ed tem ou não o seu sapato e realmente não importa porque se a gente pensar bem o simbionte basta né
o simbionte o cura Cuida dele quando bêbado faz ele parecer um bartender mesmo não sendo adiciona habilidades especiais a ele só que ao mesmo tempo faz é de sujar suas mãos de sangue se ferir com cactos de vus como se fosse um John mclean Doro de matar Que também está descalço enfim o filme tá perguntando o tempo todo quem realmente se beneficia dessa relação Edy ou veno ou os dois ou nenhum dos dois todo esse assunto demonstra que há alguém no roteiro que compreende bem a natureza dessa relação íntima dos dois protagonistas não à toa
apesar da bobajada da ação o filme ele volta a se reencontrar quando traz esse lado da relação dos dois que parece tá num filme exclusivo um filme só deles como se eles tivessem entrado naquelas cabines de foto e a gente tivesse vendo só essa história esse filme onde os dois buscam essa voz em uníssono para dizer que são vendo mas que ao final talvez nunca encontrem essa voz desse jeito que eles estão buscando quando juntos se você pensar isso é uma tragédia grega muito bem pensada tá E esse filme dos dois é minimamente bom dentro
do contexto dessa trilogia o problema é todo o resto aí é grande o problema no final das contas veno TR a última dança tem uma clara dicotomia quando olhado como um filme como um todo quando o texto finalmente encontra o seu coração quando teria a chance de realmente se destacar dentro da trilogia e para além dela a essência dos filmes anteriores volta para assombrar e dominar a narrativa porque ainda é só e somente só um filme de um personagem de quadrinhos essa aura dos filmes anteriores insiste em reaparecer em meio a um filme muito legal
desse Ed e desse Venom tendo que se entender não como um só mas como cada um o que cada um representa Na sua jornada na sua Trama Venon 3 acaba sendo mais mais um filme da Sony infelizmente sobretudo ao final que com tantos outros falha em dar aquele salto da Fé falha em dar aquele salto necessário para entregar algo verdadeiramente marcante e até definidor ele precisa deixar cabo para ter sempre um pouco mais dessa história acontecendo nunca se encerra e assim um grande assunto um real e interessante assunto que é essa relação entre os dois
se desvai o título a última dança poderia até funcionar se o filme se concentrasse exclusivamente na relação entre eles dois Ed e Vena só que o universo só deles Esse mundinho só dos dois acaba sendo mais uma vez atrapalhado sabotado por elementos mal trabalhados e colocados de qualquer jeito inclusive trazendo relevância para personagens que nem conseguimos saber o nome porque simplesmente não foi falado elas não t Trama elas não tem fala elas não tem nada nesse filme no final das contas apesar de ser o melhor dos três ainda é só um filme do Venom e
a bobagem sempre precisa prevalecer Infelizmente eu diria porque esse filme tem boas ideias muito boas ideias n [Música]