BEHAVIORISMO (2): COMPORTAMENTO OPERANTE

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Video Transcript:
no tópico anterior vimos que o comportamento perante é muito diferente de um reflexo ou seja contar uma piada é muito diferente de simplesmente salivar e espirrar ou sentirão arrepio e seus reflexos comportamento simples podem ser facilmente iniciados por certos estímulos eu posso usar limão na sua língua inevitavelmente falei vocês a levar como resposta isso é uma relação complexa agora eu não posso usar limão na sua língua e fazer você contar uma piada ou pintar um quadro como respostas esses comportamentos não são simples reflexos são operantes o comportamento perante não pode ser automaticamente os em ação
por um estímulo como se diz na linguagem popular ele é o tipo de comportamento que depende da vontade mas ainda que não seja possível obrigar um organismo emitiram oferece existem formas de tornar mais provável que um determinado perante se repita uma dessas formas é através do reforço vejam o exemplo uma pessoa contou a piada de uma festa se alguém vir é mais provável que ele conte outras piadas outro exemplo imagine uma artista que pinta quadros com paisagens e praias e paisagens de montanhas se as paisagens de praia venderem mais é mais provável que ele 20
novos quadros com paisagens e praias esses exemplos mostram que um comportamento operante tem mais chances de se repetir quando as consequências são reportados horas estamos falando o tempo todo em consequências importadora mas o que enfim uma conseqüência reforçadora em linguagem popular costuma se dizer que uma consequência reforçador é uma consequência agradável então comportamentos que resultou em conseqüências agradáveis são comportamentos que têm mais chances de se repetir do que aqueles que têm conseqüência desagradáveis ou conseqüências neutras mas será que é assim mesmo [Aplausos] o problema é que científicamente é difícil definir o que é agradável não
é errado dizer que coisas agradáveis são reforçadores mas é exato pois não sabemos exatamente o que faz algo ser agradável perceba que a comida pode ser agradável quando está com fome que ser desagradável quando se está farto sem falar que em alguns casos coisas consideradas desagradáveis e dolorosas podem ser reforçados horas para uma pessoa mas o quista a dor eo desconforto são reforçadores então skinner prefere dizer apenas que uma conseqüência e portadora é uma consequência que aquele organismo irá procurar que mercês vários experimentos com reforçadores nesse processo ele descobriu que é possível construir comportamentos aos
pouquinhos vamos a passo vamos ver digamos que o pesquisador deseja que um pombo de um giro de 360 graus como fazer isso é bom usando modelagem nesse processo o pesquisador espera alguns segundos até o fungo girar o corpo só um pouquinho quando isso acontece o pesquisador reforça esse pequeno ciro com alimento então ele espera que os bombos ir e outro mais do que antes só alguns graus a mais então repórter exigir maior com mais alimentos o processo continua e continua até o bombo finalmente completar o giro de 360 graus que é o comportamento desejado a
partir daí o povo terá que dar sempre exigiram completo para continuar recebendo reforçador vejamos um exemplo real dessa aplicação ele vai fazer um golo a parte que deixem áreas objeto ou hora índios e de reggio moro nessa planta santa anos estou 100 para trás william pode estar num campeonato de seu plano perdendo oito volante de um ford novo [Música] bill ward diz que não usa é bom tê lo em série já van hall está presa cuidar mahmoud osman destruir o jeans o pinheiros clube dão na página de revista não agora porque certeza raça bom pela
modelagem o comportamento do giro de 360 graus é rapidamente desenvolvido passo a passo perceba que nenhum estímulo briga o pomba girardi o que motiva o comportamento do tombo dirigir ando cada vez mais é conseqüência reforçadora nesse caso a consequência de receber o alimento [Música] outra forma de alterar a probabilidade de um comportamento perante ser emitidos utilizando estímulos discriminativos ou seja criando um contexto favorável ou desfavorável aquele comportamento de uma olhada só daquele rapaz que conta piadas no meio dos amigos pois é seus amigos que sempre rende às suas piadas e se perdem com ele numa
festa a probabilidade de ele contar piadas será maior pois o contexto será favorável agora se eles tiverem entre estranhos carrancudos a probabilidade de contar uma piada será menor já que o contexto não é tão favorável assim as companhias nesse caso específico são estímulos discriminativos pois alteram a probabilidade do comportamento ser emitido não confundo em silos discriminativos com reforço ambos influenciou a probabilidade de um comportamento ser emitido mas quando falamos em simulados discriminativos estamos nos referindo a um contexto que pode favorecer ou desfavorecer a emissão de um comportamento ou seja o estímulo discriminativo influencia antes de
o comportamento ser emitido já quando falamos em reforço estamos falando da consequência que foi gerada por um comportamento já ocorreu o reforço aumenta as chances da quele comportamento voltar a se repetir todas as variáveis ambientais que aumentam ou diminuem a probabilidade de o oponente vir a ser emitido são estímulos discriminativos mas perceba que o estímulo discriminativos não desencadeia nem me do comportamento oferece apenas influencia na probabilidade de ele ocorrer ou não volto estamos chegando ao final do nosso vídeo e é hora de complicar mais o nosso estudo você já ouviu falar em reforço negativo e
impune são positivos já ouviu pois essas coisas existem e podem ser bem diferentes do que você pensa dê uma olhada na apresentação interativa que ficar abaixo desse vídeo e descubra mais
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