[Música] muito bem meus caros sejam bem-vindos novamente a nosso curso de catecismo tradicional e vamos hoje dar continuidade a esse longo bloco sobre os sacramentos e a sagrada Eucaristia na última aula nós terminamos a Eucaristia analisamos ela na sua presença real Eh toda a formatação da doutrina da presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento hoje a gente entra num módulo novo dentro da Eucaristia o olhar que nós vamos dar hoje sobre o Santíssimo Sacramento é em relação à Eucaristia como comunhão né eh Aparentemente parece simples né de compreender isso mas nós ho
vamos intentar entender o que a Eucaristia faz nas nossas almas e como essa comunhão deve ser dada ser ministrada aos fiéis né Então nada melhor do que nós já começarmos a nossa aula com a definição da igreja sobre o sacramento e aonde que entra a questão da comunhão nesta definição portanto né a definição como início do nosso estudo já vai trazer uma luz muito grande sobre o que nós vamos falar daqui a pouco portanto a igreja na sua sabedoria diz que a Eucaristia é um Sacramento da nova lei já tá afirmando que é um Sacramento
né da nova lei instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo que contém verdadeira real e substancialmente debaixo das espécies de pão do pão e do vinho consagrados o corpo o sangue a alma e a divindade de Jesus Cristo que produz a graça em nossas almas pela comunhão é a definição mais completa que existe sobre o sacramento ela Fecha todas as possibilidades de interpretação fora dessa realidade né É como se a igreja dissesse Olha isso aqui é o sacramento da Eucaristia Tá mas a análise que nós vamos fazer hoje se refere a este momento da definição é
quando nosso Senhor vem até nós pra gente entender isso a gente precisa saber bem o que é esse Sacramento que é entregue aos fiéis né e a primeira coa coisa é se ele é um Sacramento ele tem que ter sempre essas três coisas aqui isso serve para todos os sacramentos É sempre bom a gente repetir sinal sensível todos os sacramentos T instituição Divina ter sido criado por nosso Senhor e produção da Graça se o o os se existe isso dentro da Eucaristia eu posso afirmar com toda a certeza é um Sacramento né então vamos tentar
entender um pouco mais desse Sacramento entendendo Agora o motivo pelo qual a Eucaristia pode ser entendida como um Sacramento especial eu já até mencionei isso numa aula anterior mas hoje é preciso marcar essa característica a Eucaristia é o único que ele ao se realizar ele permanece antes durante e depois da sua aplicação eu falei isso por exemplo usando o batismo como exemplo contrário o batismo sendo também um Sacramento ele se realiza num determinado instante uma vez que o batizando recebe o sacramento pum o sacramento Tá feito entrou na alma da pessoa e você não vai
ver mais o sacramento quando se realizou o sacramento no ato do batismo a Eucaristia Não elas ela vai ser realizada na consagração e ali ela vai permanecer ela vai ficar durante a continuidade da missa vai permanecer na hora da e vai permanecer depois no sacrário então ele tem uma continuidade só a Eucaristia possui essa característica por isso que a natureza dela é especial é uma natureza de realização prolongada todos os outros sacramentos acontecem num determinado instante a Eucaristia fica acontecendo por longo prazo só esse Sacramento possui essa característica tá é a natureza dele e o
que ele possui de especial pois bem se é sacramento sinal sensível sinal sensível é sempre aquilo que nós de parte material a parte que nós sentimos a parte que nós conseguimos perceber com os nossos sentidos então Há sempre um sinal sensível Qual é o sinal sensível do Sacramento da Eucaristia o sinal sensível está Justamente na matéria do Sacramento a matéria da Eucaristia ela acontece de duas maneiras possui uma matéria remota e uma matéria próxima Vamos tentar ver a diferença da matéria remota para matéria próxima a matéria remota do Sacramento da Eucaristia é o Pão de
Trigo e o vinho de uva Por que que tem que se firmar muito essa essa questão da matéria remota porque só pode ser usado Pão de Trigo não pode ser nenhuma outra espécie de pão pão de cevada pão de senteio pão de milho nenhum desses pães pode ser usado como matéria do Sacramento então é o Pão de Trigo aí a pergunta pode ser o pão com fermento ou pão sem fermento os dois mas a igreja Latina a igreja romana adota o pão sem fermento o pão sem levedura enquanto que a igreja grega vai adotar o
pão pão com fermento pode usar um Ou pode usar o outro é pão natureza de pão é de trigo Não importa se é ázimo ou não ázimo tá tem fermento ou não tem fermento a igreja grega nos ritos da missa de São João Crisóstomo o pão usado é o pãozinho gordinho né daquele parecido com com o que nós usamos no nosso dia a dia na nossa alimentação o pão da igreja Latina é o pão fininho e sempre tem que ser Redondo tá em outros ritos de outras de outras regiões do planeta de onde a igreja
se estabeleceu com rituais diferentes o formato do pão até varia um pouco mas a igreja romana ela instituiu o pão arredondado e sempre assim a hóstia do padre é sempre maior que a hóstia do fiel tá a hóstia que será usada pelo padre na missa tem uma ela tem que ser redonda sem fermento e maior enquanto que a hóstia dos fiéis é Menorzinha né a igreja Latina assim instituiu essa esse tipo de prática o outro a outra matéria do Sacramento é o vinho de uva não pode ser vinho de jamelão não pode ser vinho de
de qualquer outra fruta que pela pela alimentação do açúcar se transforma em álcool o vinho tem que ser da Uva e nosso senhor é que institui isso tá isso fica muito Claro no Evangelho de São Mateus no capítulo 26 onde nosso senhor vai deixar claro que o vinho ele vem da Uva tem que ser o fruto da videira é 26 Mateus 26:19 nosso senhor vai falar assim Avante não mais beberei deste fruto da Vinha até o dia em que de novo beber convosco no reino do meu pai quando ele fala menciona isso é o fruto
da Vinha está nominalmente identificado só pode ser vinho de uva tá vinho de uva e Pão de Trigo Essa é a matéria remota e qual é a matéria próxima a matéria próxima são as espécies que o padre vai usar na missa para consagrar que são um PED o Pão de Trigo e o vinho de uva mas a matéria próxima é aquela ali que foi separada para a missa a matéria remota é Pão e Vinho Pão de Trigo vinho de uva tá então todo Sacramento tem isso da matéria remota aquela a matéria na sua natureza essencial
e a matéria específica que vai ser utilizada no momento da missa Essa é a matéria próxima do Sacramento tá não pode ser diferente só diante disso a gente já vê que qualquer tipo de consagração que envolva outra matéria vai ser inválida tá não pode usar outro tipo de coisa que não seja o vinho de uva e o Pão de Trigo perfeito então matéria sinal sensível é a matéria do Sacramento tá que possui essa diferença qu repetindo quanto a ter fermento ou não fermento não importa mas a igreja romana a igreja Latina instituiu que a hóstia
tem que ser sem fermento então a igreja romana não está autorizado a usar o pão com fermento Isso é só paraa igreja grega tá é bom a gente saber dessas características né Eh pois bem o vinho a ser usado e o pão a ser usado Ele não pode ser um pão que esteja fora da validade pão bolorento não pode ser usado como matéria Então tem que ser o pão fresco e o vinho o vinho não pode ser nem o mosto que sobra do vinho já ultrapassado e nem o vinagre ele tem que ser o vinho
próprio para o consumo perfeito para ser bebido né então esses cuidados a igreja sempre teve porque nós vimos né que quando a matéria ela se desfaz se ela perder as características da dos seus acidentes né vai eliminar os efeitos do Sacramento então o pão tem que ser fresco e o vinho consumível não pode ser nem completamente e na no seu processo final extremamente doce né que são os vinhos chamados vinhos eh de longa como é que é tardia colheita tardia e nem os vinhos o vinagre né que seria o vinho já eh com uma característica
muito ácida né Então tem que ser o vinho que se possa beber e a igreja toma esse cuidado na hora da da escolha e da realização do Sacramento tá pois muito bem né a igreja romana também vocês vão saber disso e muitos já devem saber na hora em que consagra o vinho ele ela bota algumas gotas de água dentro do vinho por que isso né é uma prática lá da antiguidade para lembrar ao padre as duas naturezas de Cristo natureza humana e Divina seja água humana o vinho Divino e também para lembrar da do sangue
e água que sai do corpo de Nosso Senhor quando é atravessado com a lança do soldado Romano né então é uma maneira que a igreja encontrou de dar um sentido direto com a cruz n né em relação à consagração em relação à às espécies né pois bem feito a observação do sinal sensível instituição Divina não se discute né nosso senhor Jesus Cristo instituiu nós vimos isso na Última Ceia e foi um momento de de de de de de gravidade que foi que foi estabelecido como um testamento que ele deixava PR os apóstolos mas existe também
na parte sensível o que a gente vai chamar de no caso o Monsenhor aqui acaba usando é a forma todo Sacramento precisa ter matéria forma então se a matéria é pão e vinho né a forma são as palavras da Consagração e isso aqui eu queria que os senhores soubessem o quanto a igreja toma cuidado para que a consagração aconteça não pode haver nas palavras da Consagração nenhum tipo de sinal de representatividade ou teatralidade que que eu quero dizer com isso quando o padre pronunciar a forma as palavras da Consagração ele tem que pronunciar como nosso
senhor realizando de novo aquele Sacramento o padre vai olhar pra hóstia e vai pronunciar as seguintes palavras que são essas e não podem ser mudadas nem uma vírgula pode ser tirada desta frase Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue na hora em que ele pronunciar essas palavras é como se o próprio Cristo e é o próprio Cristo falando diretamente para as espécies Como que o ar do padre batendo nas espécie na hora de falar isto é o meu corpo Isto é o meu sangue naquele momento não pode ter nenhum ar de simbolismo
na intenção do padre o padre não pode fazer aquilo como uma lembrança nem pode fazer aquilo ali como um momento de teatralidade representando o que aconteceu não ele vai fazer de novo o que aconteceu é o momento central da missa por isso que é o silêncio por isso que todos estão de joelhos e o padre penetrado na consagração vai repetir as palavras e aí sim nesse momento vai acontecer a consagração tá Então essa é a forma do Sacramento Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue é aquilo ali ó aquele instante naquele momento
naquele tempo então esse esse momento é um momento que se tem que ter todo o cuidado necessário para que se faça aquilo que nosso senhor instituiu através dos Apóstolos para que o sacramento se realize perfeitamente tá então sinal sensível matéria e forma Tendo isso nós temos o sacramento tá tendo o sacramento o padre vai então no momento oportuno preceder a comunhão e a comunhão que vai justamente produzir a graça em nós tá o padre ele vai comungar e é interessante a gente observar o padre comunga nas duas espécies mas os fiéis não então como é
que fica essa história das duas espécies é uma coisa que a gente precisa saber também é lícito comungar nas duas espécies no passado já foi tá no passado se podia comungar nas duas espécies mas com o tempo a igreja de Roma entendeu que haviam duas coisas principais que causavam certos transtornos por exemplo para dar a comunhão aos fiéis no cálice o risco de pingar o preciosíssimo corpo nos de Nosso Senhor no chão era muito grande e vocês sabem que se isso acontecer há todo um rito de de de de purificação que tem que ser feito
dificílimo então evitemos que isso aconteça E também porque causava uma certa repugnância porque todo mundo ia beber do mesmo cálice então a igreja romana entendeu pera aí nosso senhor não tá presente totalmente em qualquer um dos dois está então não há necessidade de comunhão Mas será que essa decisão a igreja decidiu a revelia da vontade de Nosso Senhor não nos próprios Evangelhos nosso senhor já indica que a comunhão poderia ser dada em uma espécie só vocês querem ver olha que interessante né nosso Senhor então nos Evangelhos ele vai falar algumas vezes em que o indivíduo
deve como ele fala aqui no Evangelho de São João eu gosto de citar os trechos dos Evangelhos para que não sobre dúvida da das afirmações de nosso senhor né ele diz assim se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue não tereis a vida em Vós pressão que nós temos que comungar das duas espécies não é então indica que é possível comungar das duas espécies concordam perfeitamente no entanto em outros momentos do Evangelho nosso senhor vai falar assim ó olha que interessante se alguém comer deste pão viverá eternamente ele
só fala do pão então a igreja imediatamente entendeu Não não nosso senhor permite que haja comunhão em duas espécies Mas pode também a comunhão numa única espécie vai estar comungando o nosso senhor inteiro então a igreja Latina entendeu que o melhor seria dar a comunhão somente no pão porque no pão você a o quem comunga receberia tudo e seria menos arriscado na hora de distribuir a comunhão para os fiéis no Oriente sempre digo isso foram guardados alguns costumes lá da antiguidade e existe a comunhão nas duas espécies Tá mas eles têm uma série de problemas
com isso que eles têm que resolver enquanto que a igreja de Roma que é a cabeça da igreja né decidiu que seria melhor assim sem tirar o direito dos orientais de continuar Como era na antiguidade mas Roma entendeu que essa seria a melhor maneira de comungar tá então instituiu que assim seria portanto não é mais cabível pensar em comunhão nas duas espécies para os fiéis nas atuais circunstâncias e no decorrer do desenvolvimento da igreja durante séculos tá uma coisa que eu falei lá nas primeiras aulas e que cabe a gente relembrar é que nós temos
que ter cuidado com restauração de coisas da antiguidade se a igreja entendeu no decorrer dos séculos que determinada ação deveria ser realizada de uma outra forma e foi confirmada pela prática comum dos Padres pelos concílios pelos pelos teólogos pelos Papas a coisa se consagrou o que tá consagrado consagrado está quando a igreja romana Eu repito isso e gosto que isso fique claro a a igreja marcou o que seria a de eterno uma igreja de Roma no Concílio de Trento Concílio de Trento foi um apanhado de toda a fé da igreja resum transcrita de volta dizendo
olha e Isso vai ser assim Isso vai ser assim isso vai permanecer assim e ali a igreja definiu definiu tudo que era preciso definir em relação à Vida da igreja no ocidente Tá então não cabe mais ficar tentando restaurar a coisa da antiguidade porque o que era na antiguidade já passou Ah mas isso não seria um evolucionismo Não não é evolucionismo é uma aplicação prática das realidades espirituais conforme a igreja foi explicitando a doutrina então tudo que a igreja ensinou em Trento sempre esteve presente no tesouro da igreja só que naquele momento ela deixou claro
como era não foi nada inventado não foi nada acrescentado tudo já estava presente desde as palavras de Nosso Senhor no Evangélio no desenvolvimento do pensamento dos Padres da igreja na tradição no magistério e a igreja fecha todos esses problemas tá eu diria que Trento foi o desfecho da doutrina completa da igreja os concílios que viriam depois seriam para tratar de detalhes e não para dar novos fundamentos à igreja tá os fundamentos já estavam lançados desde sempre muito bem né feito isso né Sacramento realizado com perfeição o que esse Sacramento faz em nós O que que
a Eucaristia faz em nós primeiramente a Eucaristia ele é um Sacramento que não é de necessidade de salvação por que que eu digo isso porque para você ir pro céu basta você ser batizado e está em estado de graça eu preciso ter comungado para ir pro céu logo é um Sacramento que é de preceito mas é um preceito que não é de necessidade você deve comungar por que que se deve comungar Por que que nosso Senhor Manda que se coma do seu corpo e do seu sangue né Ele fala isso porque existem Graças especiais desse
Sacramento que nós vamos ver agora que são os efeitos do Sacramento na nossa alma e os efeitos do Sacramento no nosso corpo existe efeito dos sacramentos nas duas coisas vamos ver cada um deles tá o primeiro grande efeito deste Sacramento é aumentar a graça santificante se nós estamos em estado de graça nós temos a graça santificante temos fomos batizados temos a graça santificante quando nós comungamos a graça santificante ela aumenta não é que anterior seja ruim ou ineficaz mas ela vai ser aumentada na comunhão essa graça santificante ela vai acontecer na para manutenção do nosso
Estado de graça então ela vai aumentar essa graça santificante é a primeira ação do Sacramento quando nós comungamos da mão do padre né pois bem feito isso eh esse essa graça que você recebe não vai gerar a graça santificante ela vai melhorar a graça santificante assim como o alimento ele não gera vida ele mantém a vida não é verdade não foi o alimento que te fez nascer mas o alimento mantém todos nós vivos não é verdade é exatamente isso não é à toa que nosso Senhor escolheu dois alimentos né é o alimento pra alma que
vai manter a nossa alma cada vez mais viva quanto melhor nós nos alimentamos a nossa vida não melhora da mesma forma que o alimento espiritual vai melhorar também a nossa vida espiritual essa é a primeira graça atribuída a esse Sacramento a segunda delas que é eu diria a graça sacramental da Eucaristia que que é a graça sacramental é uma graça que só aquele Sacramento possui cada Sacramento tem a sua graça específica além das outras Qual é a graça específica do Sacramento da Eucaristia Essa é muito interessante a graça específica é o acréscimo da caridade no
nosso coração o acréscimo da caridade significa que a virtude da caridade vai ser ampliada em nós no momento que nós comungamos porque nós nos tornaremos um com nosso senhor Jesus Cristo então a caridade aumenta é o aumento da virtude da caridade isso é específico do do Sacramento da Eucaristia é a graça sacramental própria dele né e o que que significa isso né quando nós aumentamos essa graça da caridade nós conseguiremos melhor as virtudes que nós já praticamos né então por exemplo se eu pratico a virtude da justiça e da a virtude da temperança por exemplo
eu vou conseguir praticar isso com mais desenvoltura porque a caridade aumentou em mim a verdadeira caridade o amor de Deus né E também aumenta a caridade em relação ao pró mas sabe como é que é como é o aumento da caridade em relação ao próximo no momento em que nós comungamos cria-se entre os fiéis comungantes um vínculo maior de profunda amizade de profundo amor imagine né que se todos nós comss quando nós comungamos esse vínculo entre os filhos de Deus e o Mundo Cristão aumenta é como se as pessoas se unissem mais espiritualmente então é
aumento da caridade em relação a nosso Senhor Jesus Cristo e o aumento da caridade em relação a os outros que comungam também essa é esse é a graça sacramental especial que só este Sacramento nos dá ok perfeito então a Eucaristia também possui a função de levar-nos ao ao perdão dos pecados veniais de forma indireta Olha que interessante como que é isso no momento em que nós comungamos e as virtudes são aumentadas pela caridade em nós o movimento da nossa alma em direção ao arrependimento dos pecados veniais ela vai ocorrer praticamente Com certeza porque a força
que a Eucaristia nos dará fará com que nós nos sejamos perdoados dos nossos pecados veniais mas ela não apaga pecado mortal engraçado o pecado mortal não apaga se nós comungarmos em Pecado Mortal cometeremos um Sacrilégio apagar Pecado Mortal já é a graça sacramental de outro Sacramento tá então só podemos comungar em estado de graça portanto Todas aquelas teses de não se eu estou doente aí é que eu tenho que tomar o remédio os senhores já ouviram muito isso né se eu estou praticando um pecado grave eu vou comungar para sair do pecado não a Eucaristia
não tem poder de apagar pecado mortal não se fizerem isso cometerão um Sacrilégio tá então é sempre em estado de graça para que a graça santificante aumente a caridade aumente as virtudes se potencializem né e com a com a potencialização das virtudes naturalmente com as próprios atos que nós realizarmos os pecados veniais serão apagados tá então é outra característica desse Sacramento que a igreja ensina perfeito senhores porque quando pecamos mortalmente é como se nosso corpo se tornasse algo inimigo de Deus então o Senhor Jesus não pode é nós saímos da amizade de Deus né ele
não pode entrar num lugar ali é nós nos ligamos Nós perdemos a graça santificante quer dizer o sacramento ele atua na graça santificante se eu perco a graça santificante ele não tem mais onde atuar aí vai ser um Sacrilégio Entendeu agora a Eucaristia também atua no corpo de que maneira ela diminui a inclinação a concupiscência né a graça santificante já realiza isso já mas na hora em que eu comungo eu consigo ter forças corporais ou seja concupiscência do corpo né as mais tendências do corpo Elas serão arrefecidas Elas serão diminuídas e você terá a possibilidade
de realizar as virtudes com mais tranquilidade a Eucaristia nos dá essa força corporal Então ela também atua no corpo das pessoas tá então tem uma atuação direta na concupiscência da Carne ela atua também dessa forma perfeito outra coisa que a Eucaristia faz em nós e esse eu acho muito interessante ele é uma espécie de penhor da Ressurreição dos corpos quando a gente comunga é como se nós tivéssemos garantindo a ressurreição nossa futura no fim dos tempos é como se nosso senhor fosse de alguma maneira um garantidor de que um dia o seu corpo vai ressuscitar
no céu porque se uniu com o dele na comunhão é um penhor da Ressurreição dos corpos tá então eh Você nota que esse Sacramento ele é todo como um grande trampolim né da graça para levar cada vez mais nós a nos aproximarmos de Deus nosso senhor garantindo fortalecendo e preparando tudo que o que em nós nos leva à salvação tá repito é possível se salvar sem comungar é porque eu fui batizado tô em estado de graça se eu morrer eu vou pro céu mas no caminho da vida esse trajeto de salvação será ampliado desenvolvido melhorado
com a comunhão e se possível comunhão frequente tá a gente sabe que na antiguidade a comunhão era mais esparsa nem era difícil mas com o passar dos séculos ela foi se tornando cada vez mais comum e no século XX São Pio X e os Papas do século XX eh sempre procuraram fomentar a comunhão frequente tá outra coisa que a gente pode falar sobre esse Sacramento é a questão da comunhão das crianças né que idade a criança pode comungar né bom há ritos orientais ritos da antiguidade que se dá comunhão à criança imediatamente depois do batismo
a igreja Latina permite isso em ritos mas não permite mais na igreja no ocidente tá então a comunhão ela entende que pode ser dada à criança no momento em que a criança começa a perceber e a querer e a desejar no fundo da Alma nosso senhor Jesus Cristo e enquanto ela não percebe isso não se deve dar comunhão à criança tá então que hora que se dá isso varia de ser humano para ser humano então tem criança de 5 6 anos que já manifesta um desejo de comungar para se unir a nosso Senhor se o
padre perceber isso tem que marcar a primeira comunhão logo a alminha já quer nosso senhor agora pode ter lá um menino de 8 10 que ainda não tenha compreendido isso muito bem então o padre não vai dar comunhão a ele mas qual é a idade mais ou menos de fazer a primeira comunhão A Idade da Razão tá mas se o padre perceber que a criança já entendeu isso antes ele pode marcar a primeira comunhão da criança e isso aí é é um discernimento que o pároco é um discernimento que o padre terá que em relação
aos seus fiéis tá então pode a partir desse momento se dar comunhão às crianças mas tem que ter esse cuidado para que ele perceba que a alma está desejando o nosso Senhor na hora que ele percebe isso ele então pode marcar a primeira comunhão da criança tá bom pois bem quem são então meos caros Os ministros da Sagrada Eucaristia o ministro por excelência da Sagrada Eucaristia é o padre tá É ele que é responsável por distribuir a comunhão por levar a comunhão aos doentes levar o sagrado viático aos doentes né o viático é a comunhão
que é levada às pessoas que estão moribundas né estão em caminho de deixar essa vida então há um sentido de viagem né de caminho então o padre tem que levar esse viático para os doentes só o padre é ministro da Eucaristia o ministro ordinário da Eucaristia e quem é o ministro extraordinário da Eucaristia é O diácono quando a necessidade e o padre está impedido de realizar mais alguém não ninguém mais na igreja romana tem autoridade para levar a Eucaristia E aí vem de novo aquela conversa mas na antiguidade as pessoas levavam Eucaristia é levavam mas
sabe como as pessoas responsáveis por levar a Eucaristia para outras pessoas lá nos primórdios da igreja eles tinham uma uma unção especial das mãos uma bênção especial acho que eles usavam até um certo pano enrolado nas mãos para levar o o a Eucaristia mas a igreja entendeu que aquilo era um risco muito grande pra sacralidade do do corpo de nosso Senhor e instituiu Com passar dos séculos que isso ficaria a cargo do padre e se o padre não pudesse realmente por um motivo muito sério por um motivo muito especial O diácono poderia fazer com autorização
do padre né e mais e mais né quando quando o o o viático fosse levado para fora da jurisdição do padre o só o padre poderia levar mesmo o que eles chamam de Vigário né o Vigário poderia levar né então passar a comunhão para ser dada por outra pessoa que não seja o padre somente em casos muito excepcionais paraa figura do diácono que é o segundo ali na ordem nas ordens maiores da igreja Além disso senhores não pode tá a igreja deixa isso muito claro nos seus concílios e tentativas de restaurar práticas da antiguidade quebram
essa continuidade que eu sempre falo que se a igreja entendeu que alguma coisa deveria ser feita Dessa forma não É cabível voltar a uma antiguidade passando por cima de 2000 anos de 1500 anos de história de 1500 anos de desenvolvimento tá isso é quase que um anacronismo tá então o Ministro ordinário da Sagrada Eucaristia como comunhão é o padre o ministro extraordinário é O diácono em situações muito especiais aonde o padre por necessidade precisa naquele momento que ele realize essa distribuição perfeito então eh a igreja deixa isso bem clara nos inúmeros concílios que se sucederam
para que haja todo cuidado para que não aconteça profanações do corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo tá tem aquelas pessoas que ficam às vezes auxiliando algumas igrejas é o ministro da Eucaristia né não é isso é é O diácono uma senhora Ministro extraordinário é ministro extraordinário da Eucaristia é uma criação moderna da igreja tentando restaurar algo da antiguidade que não tem fundamento na vida da igreja e nem na realização desse Sacramento tá Seria inválido então pra pessoa que recebeu da Senhorinha inv não invalidar não invalidar não de forma nenhuma né causa de
invalidade é um negócio mais grave invalidar de forma nenhuma mas é uma profanação invalidar não é o corpo sangue nosso senhor Jesus Cristo tá tudo direitinho ali mas aquela pessoa não possui mãos consagradas para realizar né o cuidado do padre é tão grande quando a gente estudar liturgia estudar liturgia vocês vão perceber por exemplo uma coisa muito interessante que o cálice da missa aqui não tem um cálice né o cálice da missa ele para ser confeccionado ele precisa ter um calo no pé tem o pé do Cálice né ele precisa ser grande naquela perninha dele
tem uma parte que é mais larga depois vem o cálice propriamente dito o que que tem aquela parte mais larga se o cálice não tiver aquilo ele não pode ser usado paraa missa por quê quando o padre consagra e toca o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo ele fecha esses dedos aqui ó ele não pode mais Abrir esses dedos aqui em hipótese nenhuma até acabar todo o cano então ele vai pegar o cálice não tem nada parecido com cálice aqui bom não deixa não precisa bom então essa mão minha mão é o cálice ele vai
ter que pegar o cálice no calo para que ele tenha firmeza ele vai ter que pegar com isso aqui ó ó tá vendo para não cair e o dedo dele como é que fica né por isso que Os Comunistas quando prendiam os padres naqueles campos de concentração da Sibéria Quando descobriam que o indivíduo era Padre mandava cortar esses dois dedos aqui para que el não celebre a missa negócio terrível né você havia maldade né eles não matavam o padre não eles cortavam o dedo pro padre não celebrar a missa porque sabia que ele só podia
Celebrar missa tendo esses dois dedos aqui né então esse cuidado a igreja tem justamente para que o corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo não fique colocado de qualquer jeito Olha o cuidado que a igreja dá ao Sacramento para que não haja nenhum tipo de profanação né mas infelizmente eh esse cuidado nos dias de hoje é completamente esquecido né o acólito por exemplo né existe uma luva que ele na hora em que ele for mexer nos vasos sagrados e o ele tiver arrumando o altar enquanto o padre tá sentado no seu trono né o
padre tem um Trono na hora da missa né Eh O O acólito ele vai pegar os cálices com a luva porque ele não pode tocar naquelas coisas ali ele não tem autorização para isso nem tem as mãos consagradas para isso então todo esse cuidado a igreja envolve né para deixar claro quem é o ministro da comunhão é o padre tá então isso tem que ficar muito claro para nós para que a gente possa ver o quanto a igreja se preocupa com isso né Para nós encerrarmos a a a próxima coisa que é interessante a gente
saber é em casos de moléstias e epidemias em regra a igreja não obriga os padres a levarem o viático para pessoas com epidemias no entanto apesar de não ser regra de obrigação a igreja Latina sempre entendeu que é vergonhoso um padre ficar com medo de dar o sacramento no momento em que as pessoas estão morrendo e estão precisando dela como vi vocês sabem que na peste negra que assolou a Europa eh tinham o bom clero o bom clero da peste negra morreu levando o viático para aquelas pessoas e o clero covarde se escondeu para não
morrer durante a a a peste negra que que aconteceu depois da peste negra o bom clero estava morto e o mau clero estava vivo quem é que assumiu a igreja depois da peste negra o mau clero aí o que que deu guerra dos 100 anos que vai explodir vai surgir protestantismo por qu o bom clero tinha sido dizimado porque eles não não posso deixar de levar a comunhão para aquelas pessoas porque elas estão precisando do viático e levavam e morr então a igreja diz olha tudo bem Não há uma obrigação porque a Eucaristia não é
um Sacramento necessário a salvação mas os padres vão negar o sacramento às pessoas por medo de doença não não é possível não é possível então o padre tem que ir e enfrentar morte se possível para levar o viatico aos doentes tá então essa esse encorajamento a enfrentar morte a passar por uma situação difícil a igreja sempre realizou é claro que às vezes a igreja procurava uns meios assim de proteger o padre né a gente sabe que no momento em que acontece algumas epidemias na Europa o padre dava comunhão assim pela janela né usando um um
cabo umais assim um instrumento próprio para isso para tentar fazer com que o pelo menos uma boa parte do dos Padres não morram né mas abandonar as pessoas do tipo não não tá proibido entregar isso tudo isso não é possível a igreja nunca encorajou a os padres a terem esse tipo de comportamento mas não é uma obrigação não tá o isso vai a igreja só ensina Olha isso é covardia o senhor não tá obrigado aí não mas isso é covardia Tá ok então a comunhão A Eucaristia como comunhão traz essas consequências para nós o aumento
da caridade né a o aumento da da da o fortalecimento das virtudes o melhor desenvolvimento da Graça santificante a diminuição da concupiscência da carne e o penhor da Ressurreição dos Mortos Ok então agora a gente pode aí abrir para dúvidas senhorita eh Professor hum eh então No caso quando a gente for com gado na igreja a gente deve no caso evitar eh receber a comuno da Eucaristia É isso aí senhorita é um problema que infelizmente Hoje os católicos vivem né porque esse tipo de prática foi autorizada isso é realizado em todas as paróquias e não
é complicado né O ideal era que se assistisse Miss Aonde a comunhão fosse entregue pelo padre é o ideal é isso né mas é um problema que existe em todas as paróquias não não não pode aquelas pessoas não não tem autoridade para isso né não tem fundamento na na nossa aí tem isso também dem mais levar então é mais é mais restrito ainda porque a igreja fala que o viático Ele só pode ser levado pelo pelo pelo Vigário não é n e para alguém levar no lugar do vigário teria que ser um padre autorizado pelo
Vigário Vigário que eu digo assim o superior da igreja né então é uma coisa mais restrita ainda a comunhão sair da igreja e sair por aí é um negócio mais complicado ainda né então a igreja resguarda mais ainda isso a igreja tem tanto resguardo com com a sagrada Eucaristia porque ela el sabe por revelação que aquilo ali é nosso senhor não é um brinquedinho não é água benta né que é um sacramental não é o tercinho que a gente leva é nosso Senhor então se não tiver um cuidado com aquilo ali aquilo al vai ser
tratado assim de qualquer jeito não pode né não pode infelizmente é um drama que se vive na igreja nos tempos de hoje né um drama terrível né um drama terrível que se vive na igreja e os católicos que tomam conhecimento dessas coisas passam a sofrer porque enquanto você faz sem saber que os olhos não veem né o coração não sente né Mas a partir do momento em que você sabe e aí é que a história né sabedoria é é é um peso né no momento em que você sabe fica difícil mas a verdade tem que
ser dita não adianta a gente escamotear po cun eles também Coitado muita gente faz isso sem saber eu tenho certeza disso muita gente faz sem nenhum tipo de maldade sem nenhuma intenção de violar nada Às vezes a pessoa faz com toda a boa vontade do mundo a gente sabe disso mas tá errado a igreja tem que ensinar o correto né igreja não não é assim não é assim não pode ser assim entendeu e Mas infelizmente isso aí acontece mesmo entendeu Professor momento aa vira a Eucaristia Em que momento é na hora da Consagração consagração na
hora da palavra Isto é o meu corpo Isto é meu sangue por isso que aquele aquele momento ali é o é o Central na hora que acontece isso acontece o sacrifício e o que que sacrifica só na próxima aula que a gente vai ver tá bom porque eu há um sacrifício ali mas não tem sangue como é que pode sacrifício sem sangue vamos ver como acontece isso nas próximas aulas Vamos então encerrar com uma oração nosso auxílio está no nome do senhor do cé e ter do pai do filho e do Espírito Santo amém Muito
obrigado senhores e até a próxima [Música]