O Mito e a Filosofia - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
ATENÇÃO: Houve um erro em 3:04. Em vez de "Península Ibérica", é "Península Balcânica". ---- Qual a ...
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[Música] E aí pessoal tudo bem Olha só na aula de hoje a gente vai falar sobre a relação entre o mito ou a mitologia e a filosofia que desde o início ali se pensou a filosofia como uma um distanciamento da mitologia mas a gente vai ver nessa aula que também esse distanciamento não acontece tanto assim desde o início da filosofia ela se relaciona de alguma maneira com a mitologia ou com o pensamento mitológico Olha só no início a gente fala de uma cosmogonia né o mito como uma explicação da origem do universo tá então se
a gente for pegar ali os gregos antigos né a cultura grega a mitologia grega eles utilizavam os elementos mitológicos de mitologia que eram basicamente a a religião daquele povo a maneira deles de se ligar com uma divindade eles utilizavam isso para explicar a origem do universo assim como na tradição Cristã também né tem a Bíblia lá Gênesis que é que dá uma explicação da origem pra origem pra criação do mundo né ah essa palavra cosmogonia né Cosmo significa universo e gonia é Gênese né então seria essa Gênese do Cosmos né Essa Gênese no sentido de
criação tá essas antigas mitologias então elas explicavam através de da relação entre deuses né divindades das divindades que eles acreditavam ã essas explicações elas eram demasiado fantasiosas né Elas eram explicações que não tinham não tinha nenhuma lógica nenhum encadeamento racional entre os fatos né portanto elas foram gerando suspeitas ao longo dos ao longo dos tempos à pessoas tá eu sugiro que vocês vejam o artigo teogonia e a origem dos deuses gregos que tá lá no site Brasil escola é só lá dar a busca lá teogonia origem dos gregos esse artigo ele vai explicar melhor como
que surgiram as os deuses gregos Segundo a mitologia e de quebra já como que surgiu todo o universo a natureza e tudo mais bem olha só a filosofia ela se encaixa aqui nesse momento especificamente né No começo ali como uma tentativa com um questionamento da das cosmogonias Ah as pessoas a época ali vamos pegar ali século 67 antes de Cristo né eles já tinham algum acesso né alguma possibilidade de navegação de navegação para outras cidades de sair ali a gente tá falando especificamente ali ali da Península da Península Itálica e da Península Ibérica então eles
já tinham né alguma possibilidade de sair daquele local eles tiveram acesso né à matemática principalmente a matemática ali egípcia né a matemática arábica Ah eles já tinham alguma noção de calendário né eles já utilizavam moeda eles já tinham alguma noção de democracia apesar da palavra ainda não existia nesse momento específico Mas eles já tinham alguma organização democrática na política e todos esses elementos Eles foram enriquecendo a formação da vida do cotidiano do Povo antigo desse povo clássico né do dos helênicos né dos gregos helênicos essa vida cada vez mais complexa ela exigia também cada vez
mais processos Racionais então Ah nesse momento de uma vida mais complexa que exigia daqueles povos processos cognitivos processos Racionais mais complexos eh isso passava também pra exigência de um pensamento mais sistemático mais organizado e esse pensamento sistemático organizado não era oferecido pela mitologia Então nesse contexto de uma exigência de um pensamento racional melhor organizado que não era oferecido pela mitologia é que Começam a surgir os primeiros filósofos né Eh surgindo ali principalmente com Tales eh inicialmente com Tales de Mileto né Tales que começou a questionar a validade da explicação cosmogônica para a origem do universo
tá então agora com essa exigência de uma explicação racional para a ordenação do Cosmos a gente tem a chamada cosmologia né a gente tá mudando agora olha transição de cosmogonia de pensar em uma Gênese do universo a partir ah da relação entre deuses para agora uma cosmologia né ah logia seria aqui uma organização essa espécie de organização racional de ordenamento racional de pensar em um princípio de causalidade né ou de causa e efeito sendo que algo teve algo que gerou né algo algo extrínseco algo algum acontecimento um fato científico algum tipo de explosão ou seja
lá o que for que deu origem a todo a todo o universo e não uma simples relação entre dois Deuses ou a vontade de um Deus ou nada do tipo tá então essa cosmologia ela começa a dar lugar àquela cosmogonia tá então aqui nesse primeiro momento a suposição de um afastamento lento e gradual do pensamento mitológico Ou seja a filosofia ela vem para romper né lento e gradualmente com a mitologia mas a gente vai ver que não é bem assim né Lógico que teve um processo de ruptura mas não é completo vamos lá a filosofia
né E no início ela parte a gente tem parte do pensamento filosófico ainda relacionado ao mito por exemplo Platão né um filósofo ali já do século 4 antes de crist né entre 4 e 5 antes de CR Platão ele ainda utiliza nos seus escritos algumas noções mitológicas como por exemplo a noção de oráculo né que vinha da mitologia grega aquela figura que tinha acesso às divindades e conseguia então através dos Deuses ã enxergar o futuro de uma determinada pessoa de um mortal né essa noção de oráculo é retirada da da filosofia da mitologia né então
a gente vê que esse afastamento ele não é ainda completo Ahã essa essa mitologia tanto a mitologia quant quanto a filosofia né a o conhecimento dos mitos mas também principalmente o conhecimento da filosofia nesse momento aqui eles fazem parte daquela formação Ampla e completa do homem grego chamado lá na Grécia de paideia né a paideia ela seria uma formação uma educação do caráter do cidadão para que Ele pudesse se tornar um bom cidadão para que Ele pudesse se tornar um governante e ela passava por tudo passava por astronomia música ã retórica ã lógica né todo
um conjunto de saberes lutas também a educação física a educação do corpo né tudo todo um conjunto de saberes que torna Aria o homem um exemplo de cidadão cidadão exemplar tá eh Então olha só esse essa constituição esse conjunto de saberes diferentes ele ainda se encontra relacionado de certo modo com o pensamento mitológico tá nesse momento ainda não tem um afastamento total e nem a pretensão desse afastamento quando então que começa essa esse afastamento querer separar realmente de vez a filosofia de um qualquer pensamento mitológico através do momento em que toma-se para a filosofia uma
pretensão científica uma pretensão de ciência tá isso começa especificamente lá com Aristóteles né Ah então portanto ali depois de Platão um pouquinho depois de Platão Quando começa o período produtivo de Aristóteles mesmo por quê Porque ele opera uma classificação e separação dos distintos Ramos do conhecimento em suas distintas áreas né ou em suas distintas ciências então ah quando o Platão por exemplo escreve um livro livro como a república que vai tratar ali de política de estética de ética de metafísica conhecimento tudo né de maneira misturada em um livro só como se fosse aquela pai ideia
mesmo né aquela formação Ampla Ah ele está ele não está efetuando essa separação Aristóteles pelo contrário já tá classificando e separando quando ele escreve Por exemplo um livro para tratar de ética né a sua ah ética anicom né ou a ética eudemia né ele vai também escreveu um livro chamado a a metafísica né onde ele vai tratar somente de metafísica ã e assim por diante nesse período Então você tem o início dessa pretensão científica para a filosofia isso vai né de Aristóteles a descart né descart ele tá buscando ali também uma uma tentativa de tratar
cientificamente da filosofia né a partir do do que ele chama ali de um método né o método cartesiano para se tentar buscar um conhecimento que não fosse que não nos enganasse então isso tem que passar por um processo científico de observação eh de análise de raciocínio de racionalização daquilo que foi experimentado e tudo mais né ali na modernidade ainda continua um pouco nessa pretensão científica da filosofia Então por quê Porque todos esses filósofos eles estão buscando esse conhecimento seguro bem fundamentado conhecimento racional sólido que seja irrefutável né uma verdade refutável assim como uma verdade matemática
né assim como nos nos são oferecidas ah as soluções das ciências exatas né algo que seja exato irrefutável bem essa pretensão científica atribuída à filosofia e até mesmo de certo modo a toda a sociedade ela só começa a cair com a chamada crise da razão que que acontece né a gente tava falando ali da modernidade até os modernos ainda tinha essa essa pretensão científica paraa filosofia os iluministas né lá no século de 18 vão além achando que o a evolução científica levaria necessariamente a uma evolução moral da sociedade né que a gente vai ver ali
que pros contemporâneos isso não se sustenta né falando aqui então de contemporaneidade né final do século XIX início do século XX bem ah a gente começa aqui no século XIX com uma crítica ao sistema capitalista operada por Carl Marx né também uma crítica a essa abordagem racionalista e ao pensamento e a todo o pensamento ocidental baseado ali na filosofia grega desde Platão até então feita por niet frederich niet né um filósofo alemão muito influente h hoje né Muito influente no nessa na nossa visão contemporânea de sociedade e também não podemos deixar para trás a descoberta
do consciente de Freud por quê Porque para Freud até então a gente pensava em um ser humano completamente racional que fosse capaz né através da ciência de descobrir toda a verdade do universo vem Freud e fala não o ser humano não é completamente racional ele não é consciente de si de seus atos o tempo todo ele tem lapsos de inconsciência ele tem um inconsciente que é muito maior do que aquele período de ciência né ele tem um inconsciente muito maior do que o ego do que ele chamou de ego né ou daquilo que nós aparentamos
ser Ah e também uma crítica da técnica né a gente pode falar que a técnica como fruto da ciência né pensando asas técnicas como a técnica mesmo as engenharias as técnicas de construir de construção de elaboração que foram resultados das ciênci dos de anos de séculos de estudo científico né e essa crítica é operada por Martin heidegger e pelos filósofos da escola de Frankfurt mas olha só Por que então isso tudo por que que niet tá criticando esse pensamento ocidental racionalista Por que que os frankfurtianos ou rideg tão criticando a técnica bem vamos pegar aqui
o exemplo né de Adorno teodor Adorno e Max horkheimer que foram dois filósofos da escola de Frankfurt que pensaram que escreveram um livro chamado ah dialética do esclarecimento onde nesse livro eles vão criticar Eles vão utilizar um evento né do holocausto do holocausto judeu né onde morreram mais de 6 milhões de judeus para atribuir a esse a esse elemento que eles chamaram de barbar e eles estão falando olha veja só né anos séculos ali de desenvolvimento científico um pensamento Iluminista que acreditava que o conhecimento da ciência levaria à evolução moral da sociedade culminou no quê
culminou na morte de 6 milhões de judeus né uma sociedade altamente desenvolvida que investia muito em ciência como Alemanha e que utilizou das técnicas para matar pessoas em massa para matar judeus aos milhões matando mais economizando dinheiro com isso ou seja eles utilizaram eles empregaram a técnica a serviço do mal então que os franfurt anos estão falando olha será que necessariamente essa evolução científica ela leva a uma evolução moral da sociedade e por último né pensando aqui em contemporaneidade essa crise da razão a gente tem aqui um reconhecimento também da diversidade cultural né Nós vivíamos
antes em uma sociedade totalmente voltada ali pra Europa né então o pensamento idental ele estava restrito à Europa hoje nós vivemos em uma sociedade globalizada né a Europa se tornou colonizadora e diversos outros e os outros continentes né diversos outros países se tornaram colonizados Só que mais que isso a nós né Nós colonizados nós mantemos agora uma relação de igualdade com aquele pensamento que antes era eurocêntrico então hoje a gente já tem também essa capacidade a voz né para produzir ciência para produzir conhecimento para mostrar a nossa cultura Então hoje nós temos um mundo diverso
de diversidade cultural né nesse nesse contexto e a gente tem que reconhecer então a importância de se interpretar né Por que que eu tô trazendo isso porque olha só ah elementos né antes tidos como pré-científico ou irracionais como a mitologia no caso lá dos dos gregos helênicos né Eh isso hoje faz parte da Constituição cultural então também tem sua importância né então a filosofia ela não vai se restringir ao âmbito da ciência mais a filosofia hoje ela é capaz de recorrer sim né Qualquer pensamento né ah na verdade sempre foi capaz mas hoje ela reconhece
a importância das Artes da literatura do do pensamento filosófico do do pensamento mitológico do pensamento religioso Então ela reconhece a importância de toda essa diversidade de toda a riqueza desses elementos né ã o racionalismo extremo né quando todo estava voltado somente para o conhecimento científico paraa obtenção de uma técnica levou a sociedade à barbárie né pensando ali na barbárie como eu falei de adorne horkeimer né da da barbárie contida no Holocausto por exemplo e por fim então ah a filosofia que por séculos foi encarada como uma ciência né a gente percebe aqui que olha só
ciência ela é basicamente a posse de um saber fruto de um determinado tempo então a ciência nem mesmo a ciência as ciências elas podem se Pretender eternas imutáveis irrefutáveis por quê Porque ela é fruto de um tempo né Se a gente for ver descobertas de cientistas ã de cientistas da natureza do século do do renascimento por exemplo faziam muito sentido mas estavam limitadas né ã até pouco tempo até esse até essa esse tempo não se sabia por exemplo não se tinha uma tecnologia capaz de descobrir que o mundo era muito mais do que o que
o universo era muito mais que o sistema solar que existiam galáxias que a gente tá dentro de uma galáxia com outros sistemas que existem diversas galáxias então o conhecimento ele vai modificando ao longo do tempo né Se a gente for pensar em Isaac Newton né tudo tudo que ele trouxe faz sentido até hoje mas a relatividade de iin teve muito acrescentar ali na na física neuton niana então a a ciência ela é a posse de um saber fruto de de um determinado tempo a filosofia desde lá do seu Princípio ela é uma relação né de
amor de amizade com a sabedoria né trazendo buscando ali a origem da palavra filosofia o significado Então ela é essa relação com a sabedoria com conhecimento portanto ela não é ciência porque ela não é posse né a filosofia ela não pretende ter a posse de um saber absoluto ela pretende se relacionar com esse saber com esse que é diverso então quando se se a filosofia é entendida como ciência assim como já foi ela acaba perdendo a sua potência né ah o pensamento ele acaba perdendo o seu movimento essa crítica ela vai ser essa essa daqui
faz parte da crítica de niet ao que fizeram com a filosofia o chamado socratismo platonismo né o cartesianismo ou seja essa tentativa de tornar a filosofia um conhecimento puramente racional e uma um saber absoluto sobre tudo bom então é isso Pessoal espero que vocês tenham gostado se você gostou curta compartilhe se inscreva no canal qualquer dúvida que tiver acesso o link que tá aqui na descrição do vídeo e até a próxima
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