Shalom Shalom programa chem Israel TV Gospel Barueri hoje é um programa para mim especial eu agradeço a Shen porque hoje nós estamos no 10º Episódio e é um episódio muito especial hoje tá começando mais cedo porque eu estou com dois convidados eu tô com o apóstolo dav ros da Igreja Evangélica de Jandira prazer ter conhecido o senhor conheci pessoalmente mas nós já havíamos nos falado gostei demais do Senhor e o RF que já é de casa né da da beit Alan de osas também quero mandar que a minha querrá mandar um beijo para todos os
irmãos que eu tenho certeza que estão ligados Bom primeiramente Quero agradecer você que já tá chegando nós vamos ter um um debate né pode se dizer assim e eu já quero agradecer os dois porque por ter aceitado não é fácil muitas vezes a gente fala na casa da gente né mas nos colocar aqui e estar de uma forma expondo a nossa opinião aquilo que a gente acredita aquilo que para nós é verdade eu acredito que poucos fazem isso então eu agradeço e tenho o nosso respeito Nossa admiração tanto rve como o apóstolo aqui é um
bate-papo e vamos conversar abertamente que o apóstolo tem como verdade sim ele vai colocar e o RAV também e você aí vai tirando suas conclusões e que a luz do todo poderoso bendito seja possa chegar até a tua casa a tua vida Apóstolo pode se apresentar falar um oi pra sua igreja fica à vontade quero cumprimentar todos com boa noite você Fernando o Rabino toda a equipe de produção uma equipe maravilhosa viu parabéns paraa equipe sinto honrado estar aqui com vocês Espero que o nosso debate seja um debate com certeza prazeroso sim de edificação todos
que estão aí participando possam aproveitar né e eu também quero ter extrair muito conhecimento do do do do do Rabino você viu né que eu já comecei né Rabino umas perguntas e ele também é muito bom estarmos juntos em nome de yeshua é uma alegria e tô tô feliz agradecido e honrado est aqui com vocês obrigado a honra é Nossa Apóstolo est recebendo ele falou em nome de yesu eu quero deixar claro Às vezes as pessoas perguntam mas o Rabino acredita em Jesus não acredita em Jesus muita gente pergunta isso então é um judeu um
Rabino messiânico ele ele crê em Yeshua então ele tem o Novo Testamento abri te atchá como um livro sagrado eu acredito que vai ser até mais fácil do assunto que nós vamos estar falando hoje aqui se a lei foi abolida ou não se o eterno Ainda Cuida da nossa alimentação a gente tá liberado pode comer de tudo dentro da Torá e dentro do novo testamento Rabino o microfone todo seu eh é um prazer e est aqui novamente eu fico muito contente né de poder participar do podcast Chamar Israel é um prazer conhecer o apóstolo também
tenho certeza que eh o podcast hoje vai ser muito quecedor para para todos nós E principalmente para todos os que estão assistindo né que estão nos ouvindo que nós possamos crescer né em conhecimento nos elevar em conhecimento e que a vontade de de rachen né do todo poderoso eh possa nos convencer né da Verdade da justiça e do juízo e que nós possamos então nos elevar né em conhecimento com todas as experiências e textos né e discussões que nós teremos aqui né amém sim bom Apóstolo então A lei foi abolida sim ou não a lei
permanece para um determinado grupo tá não é o judeu ortodoxo aí assim diga o ravino né Uhum para um determinado grupo ortodoxo sim permanece mas para um outro grupo vamos assim dizer para aqueles que em Yeshua estão dentro de uma nova aliança né nós sabemos que a lei para eles ela se complementou em Jesus sim então eu vou pegar um gancho pode pegar ortodoxo que a gente eh ortodoxo quer dizer o correto né um termo usado hoje mas o Rabino crem shua sim e cumpre lei as instruções Então já não é mais para aquele que
eh chegou até yua e encontrou nele a salvação porque o o Ravi chegou até esua sim sim segue a lei sim e agora Apóstolo o que que nós vamos falar mas ele ele segue a lei sim seg porém ele eu acredito que Yeshua foi um motivo até maior que a lei Foi algo que a lei para ele não foi invalidada Yeshua veio para ele e iluminou a lei perfeito trouxe para para ele a a a a o propósito da lei porque era essa é a questão que as pessoas têm dific dada a lei porque a
lei foi dada para um propósito trazer o homem para Deus correto aproximar O Homem de Deus né E foi dada para o povo que Deus escolheu no primeiro momento foi isso Deus escolheu um povo entregou as suas leis por um homem chamado moché Moisés né vou falando aqui foi Moisés Moisés entregou para o povo essa lei para que eles praticassem a fim de que de que se santificasse se aperfeiçoasse para sua salvação só que a lei eu não vou dizer que ela era falha ou inacabada coisa não vou usar esse termo mas a lei eu
gosto de usar o termo talvez não seja não fosse suficiente para a salvação para a eternidade e é onde no plano de Deus vem Jesus e Jesus faz o quê ele mesmo disse eu não vi abolir a lei não vim tirar a lei dos homens eu vim cumprir a lei nos homens então quando Jesus ele morre e ele completa o sacrifício dele agora não não necessariamente isso é um debate Tá sim claro não necessariamente na minha concepção eu tenho que olhar todos os detalhes da Lei sim agora eu acredito numa coisa que eu vou mexer
eu acredito que aquele que é nascido que tá dentro de um contexto da cultura da da vida Judaica por exemplo do cocher sim que é que tem essa essa que tem um aprendizado dentro disso talvez cumprir esses esses passos da lei para ele Talvez aí o senhor que me fale Abino fique mais fácil do que para mim que estou fora endro dentro eu eu eu vejo isso por exemplo que a lei tem muita questão porque a lei ela dividia em cerimonial civil ela tinha a questão cerimonial e civil dentro do do do da da da
da composição da Lei acho que 613 63 613 então algum algumas como é que eu no abismo cultural que eu estou vou conseguir cumprir tudo todo todos esses requisitos aí eu jogo agora então pro meu pro meu amig Então vamos lá RAV Ravi Cre em Yeshua s e cumpre a lei sim eh o ponto o ponto eu lembro eu lembro quando na minha época de de escola eh quando nós íamos fazer um exercício de matemática eu lembro que alguns exercícios de matemática que eram mais longos eu precisava de o resultado de uma conta para usar
aquele resultado na próxima conta que eu ia fazer e às vezes no meio da conta eu eu errava uma soma uma subtração o resultado dava diferente e a outra conta dava um resultado incorreto todo o esqueleto da conta estava correto a fórmula estava correta mas por causa de um pequeno deslize que eu dei na hora de fazer um determinado cálculo o resultado acabava sendo um resultado diferente do que deveria ser o resultado Correto sim quando nós vamos estudar a Bíblia a Bíblia eu na minha opinião é como uma equação Ática né então ela tem uma
lógica e ela tem todo um propósito pelo qual ela foi dada a escritura foi dada com um grande propósito quando nós falamos lei qual que na minha opinião é o primeiro equívoco que nós temos é que nós consideramos a palavra lei para tudo dentro de um de um mesmo contexto e não é assim então Eh antes do homem pecar já existia a lei sim então os sábios ensinam que quando akad Baru Ele criou o mundo Ele criou o mundo através dos ditos e através desses ditos Ele criou leis para que o mundo se sustentasse por
essas leis por essas regras por esses princípios básicos Então antes do pecado existir a lei já existia Sagrada Torá já estava nos céus e pela Sagrada Torá todas as coisas subsistem sim No princípio era a palavra palavra estava com Deus então lá no princípio a sagrada Torá já estava com bar o ponto é quando o homem foi colocado no G é criado o Homem a humanidade AD foi dado a ele já mandamentos o texto diz que ele foi tirado da terra colocado no gan e disse para ele de toda árvore do Jardim comerás livremente mas
da árvore do conhecimento do bem e do mal não comereis porque no dia em que dela comer certamente morrerás O que é isso lei então o que que nós entendemos aqui Adão ele já tinha um princípio da moralidade divina para cumprir sim né E nós colocamos Esse princípio da moralidade divina como por exemplo os 10 mandamentos então não eh ter outro Deus além de haxen não fazer imagem de escultura a idolatria não invocar o nome de Aché em vão guardar o Shabat aí você vai dizer mas espera aí guardar o shabbat para Adão sim o
texto dois de Gênesis vai falar do shabbat então Adam recebeu a mitzva da Guarda do chabat SIM Honrar Pai e mãe não adulterar eh não assassinar né não tirar a vida de um inocente não eh dar falso testemunho né não não roubar também e não cobiçar nada que é do do do próximo dentre os 10 mandamentos o ponto é Adão se ele tivesse permanecido em obediência em santidade nós não teríamos os problemas que nós temos na humanidade pós pecado sim então quando o homem escolhe comer do fruto do conhecimento do bem e do mal o
que que ele tá quebrando a lei Mandamento o mandamento E aí ele traz um problema pra criação por quê Porque Baru disse no dia em que certamente morrerás E aí eu faço uma pergunta retórica Adão morreu no dia em que ele comeu Alguns vão dizer que morreu espiritualmente que houve a queda mas o texto bíblico diz que Adão viveu 930 anos se Adão viveu 930 anos alguma coisa aconteceu ali no ganeden no Paraíso que possibilitou um pecador que merecia a morte continuar vivendo o que que aconteceu o texto de Gênesis Capítulo 3 verso 21 vai
dizer que fez hachem túnicas de pele e vestiu a humanidade Adão e Eva Nós acreditamos que essa túnica que essa vestimenta de pele foi removida de um animal sim de um Cordeiro Esse é o primeiro sacrifício que aconteceu na história da humanidade e qual é o propósito desse sacrifício porque Deus tem um caráter Santo sim e sua lei é santa o homem foi criado em santidade para obedecer essa lei que é santa Quando o homem quebra ele precisa do juízo mas a misericórdia e a bondade de Deus é maior que o seu juízo Sim então
ele coloca um substituto no ganeden para receber a condenação para que aquele homem que pecou tivesse a oportunidade de se arrepender porque se Adão morresse ali ele não teria tido a oportunidade do arrependimento Então os anos de vida que foram dados para Adão foi para que ele fizesse te chuva para que ele se arrependesse e aqui está o grande ponto a lei ela é eterna sempre existiu o que foi dado por causa do pecado é o que o apóstolo comentou sobre leis cerimoniais só que as leis cerimoniais elas não foram dadas no Monte Sinai elas
foram dadas no Jardim do Éden Então quando você tem um Cordeiro sendo morto um sacrifício um altar É por causa de esse pecado que foi cometido no Jardim do éem e agora essas leis cerimoniais que são transitórias e isso eu acredito elas vão cobrir através do derramamento do sangue das Ofertas o pecado do pecador S então aquele Adão que merecia a morte ele viu o cordeiro morrendo no seu lugar para que ele continuasse vivendo e isso nós entendemos que é graça é graça é bondade de Deus por causa da transgressão o grande ponto é e
a pergunta que eu devolvo pro pro Apóstolo é depois que Adão transgrediu e um inocente morreu no lugar de Adão para que Adão pudesse continuar vivendo e se arrepender do pecado que cometeu faz sentido eu imaginar que porque um inocente tomou o lugar de Adão agora Adão não precisa mais obedecer se o motivo pelo qual o inocente morreu foi a desobediência dele Adão continuar desobedecendo Isso mostra que ele não tá valorizando o sacrifício que foi feito por ele eu acredito que o senhor vai concordar comigo até aqui então quando nós vamos falar de lei é
importante nós separarmos a lei moral da lei cerimonial Sim foi foi o que eu coloquei isso porque a lei cerimonial ela sim vai ser aperfeiçoada mas a lei moral ela é eterna e o motivo pelo qual eh os sacrifícios eram feitos e o motivo pelo qual o masia Yeshua teve que vir para trazer Redenção paraa humanidade foi porque a lei moral havia sido quebrada pelo homem o homem ele na sua carne ele era incapaz de ser Submisso à lei moral de Deus então Deus colocou a a lei cerimonial para que o homem pudesse ser perdoado
nas suas transgressões então Eh esse é o ponto A A A A Torá ela vai ser dividida em quatro Vertentes sim lei moral cerimonial sacerdotal e civil o que que é a lei sacerdotal é quem tá autorizado a fazer o sacrifício não é qualquer pessoa sim então você precisa de um sacerdote de um corré para fazer os sacrifícios qu quer falar ah eu tô cortando pode pode falar fica à vontade eu acho que fica bom também fortalecer o que o Ravi tá falando Uhum que a a a lei concordo plenamente com que foi dado nós
temos um uma organização um um sistema universo foi organizado por lei então cada um cumprindo o seu papel Uhum agora dentro do sacrifício uma coisa que eu acho interessante se o senhor vai concordar comigo é que vai eh a medida que o homem vai vai passando o tempo ele vai aper vai vai vai moldando esse sacrifício então começa ali primeiro com o hashem Deus né fazendo o primeiro sacrifício depois você vê logo em seguida Abel sim oferecendo um um sacrifício que alguns indicam como se fosse uma oferta eu entendo como um sacrifício por pecado mesmo
Sim Sim era por pecado S por pecados então ele queria agradecer a Deus E ao mesmo tempo reconhecer que ele precisava se aproximar dele Noé depois noa né Noé nós vemos fazendo um sacrifício depois Abraão e assim vai só que chega um momento que Deus estabelece o quê faz a arca o propiciatório estabelece que uma vez por ano o sumo sacerdote Entra naquele lugar para fazer por toda eu percebo Senhor me corrija Uhum que isso vai assim é como se é como se fosse uma escada Fernanda é como se fosse uma escada aos ouvintes aqui
como se fosse aumentando até que chega o que Paulo nos fala plenitude do tempo um momento que era importante que agora entrasse alguém para que fizesse um sacrifício que esse sacrifício não fosse só fisicamente temporal vamos usar essa palavra mas atemporal que é o sacrifício de de yua quando ele diz tudo Está Consumado sim eu concordo com com tudo isso eu só não consigo entender por depois do sacrifício eu não tenho mais que eh cumprir as instruções do eterno eu não teria que cumprir melhor não não mas olha o problema das pessoas de entender a
graça eu vou entrar na graça que seria o nosso termo que lei e graça que é uma discussão que também não não tem como desassociar porque você vai se você conversar com alguém hoje da da Desse nosso tempo teologicamente ele vai falar não mas nós estamos na graça não é R estamos na graça só que a graça não é para andar de qualquer jeito sim a graça tem termos que eu considero termos tão necessários quanto a própria lei a gente ouve isso a graça mas por exemplo porque o RAV falou ó o dia que você
comer dessa fruta você vai morrer mas ele não morreu ele ainda não viveu 935 anos Isso não é graça sim sim o eterno sempre teve graça é que o o cristianismo ele ele assim pelo menos na na maneira que eu entendo vendo ele separa como se antes de yeshua todo mundo vivesse eh com a obrigação de obedecer a lei para ser salvo mas na verdade a lei não foi dada paraa Salvação O Judeu não entende a lei como como dada para salvação Isso é uma Isso é uma distorção do do do que o judeu entende
com lei a lei foi dada como um Norte paraa minha conduta então a lei ela melhor a lei ela é como guard código de ético para que a humanidade seja regida e pela minha incapacidade de obedecer a lei por causa da fraqueza da carne no pecado você tem a lei cerimonial com sacrifícios então no nosso entendimento quando diz que o Maia aperfeiçoou a lei que ele cumpriu a lei nós não estamos falando da Lei moral nós estamos falando da lei cerimonial e essa é a visão de todos os Escritores da brita lada chá quando eles
vão falar de lei aí eu preciso entender de que lei que xa ralia tá falando de que lei que Pedro tá falando qual qual tipo de lei porque você tem diversas por exemplo no Brasil eu tenho eh a lei civil eu tenho a lei de trânsito lei penal Então esse é o ponto no no na Torá nós temos essas Vertentes então quando diz assim ó eh o machia cumpriu a lei Tá mas nós estamos falando de qual lei a lei cerimonial porque ele fazendo um é o que Hebreus vai tratar fazendo um sacrifício perfeito tira
a necessidade dos sacrifícios que eram feitos diariamente isso con Então mas aí nesse caso não seria eu o que eu entendo seria pro judeu não para o o vamos dizer outra uma outra nação obviamente não não a não a a o contexto da salvação tô falando da lei a lei cerimonial por exemplo então O Judeu vamos porque assim a gente já chegou no judeu mas nós estamos falando lá de Adão Adão Ele é o pai de toda a humanidade isso todos concordam então o sacrifício que Adão fez porque depois que que acados Baru exato depois
que acados Baru ele deu a lei eh cerimonial para Adão Nós acreditamos que Adão ele era um sacerdote um corrin o que que um sacerdote ele é obrigado Hebreus vai falar O sacerdote Ele oferece dons por si mesmo e pelo povo Essa é a função do sacerdote Arão Aaron rorem já falando do Judaísmo ele tinha que fazer sacrifício por ele e também fazia sacrifício pelo povo o povo não fazia sacrifícios mas o povo estava Perdoado pelo sacrifício que o sacerdote fazia então quando Adão fazia sacrifícios ele estava trazendo perdão para ele e para toda a
humanidade que agora descende dele todo sacerdote vai ter um sucessor o que que Adão vai fazer ele vai preparar os seus dois filhos para sucedê-lo no sacerdócio quem são esses filhos Caim e Abel por isso que diz ao cabo de dias Caim trouxe uma oferta e Abel também que oferta é essa para perdão de Pecados e aí quando você vai ver o problema da oferta de Caim o problema da oferta de Caim é que faltou elementos pro perdão por quê tem três tipos de oferta assim resumidamente na na Torá uma oferta de Olá que é
o holocausto uma oferta de manjares que é o minhá e uma oferta que é sacrifício de paz o Abel tá levando esse sacrifício de paz ele tá levando a primogenitura das suas ovelhas e da sua gordura e o Caim tá levando a oferta de alimentos que é o manjar o minhar só que a oferta que ele leva não tá completa por isso que é rejeitado e o texto quando a oferta dele é rejeitada o texto diz assim se você fizer o que é correto tem remissão para você então ali nós estamos falando o quê de
perdão de pecado mas mas se você não fizer da forma correta o pecado está na porta então nós estamos dentro desse contexto E aí a gente já sabe o que vai acontecer quando Abel morre termina o sacerdócio porque Caim também tá invalidado pro sacerdócio por causa do pecado que cometeu é necessário levantar um novo sacerdote é por isso que a Bíblia diz assim e quando Adão conheceu Eva novamente e teve sete voltou-se em Enos a invocar o nome de achem ou seja o sacerdócio foi restaurado e essa linha sacerdotal ela vai sendo passada de geração
em geração por quê aí você vai ter sete Enos Cainã aí eh eh toda a descendência até Noah que é a 10ª geração de Adão noar vai ser a transição entre a geração antediluviana e pós diluviana quando noa passa pelo dilúvio ele vai ensinar o sacerdócio para o seu descendente Shen sem sem vai ensinar para arf chat e assim sucessivamente até que nós chegamos em Abraham Abraão Abraão é o 10º descendente depois de Noa 20º descendente depois de Adão então nós estamos falando de 20 gerações quem ensina Abraão a fazer sacrifício quem ensina Abraão a
fazer oferta o texto vai dizer que mal zedec melquizedec rei de Salém quem é melquizedec na tradição Judaica sem filho de Noé ele vai encontrar Abraão quando ele volta da guerra e ele vai dar a bênção ele vai passar a a a a unção sacerdotal para Abraão dali por diante Abraão começa a fazer sacrifícios antes disso ele não fazia é nó nós temos aí então uma uma tradução uma Interpretação para melquisedec Porque até então não se diz na nossa leitura Uhum é no cristianismo melquizedec é um personagem é isso mas mas na tradição Judaica ele
é o filho de noar né ele é o filho de no pegando esse gancho de Noah ó o apóstolo falou que as leis seriam para judeus quando a gente já viu que desde Adão já tinham algumas leis algumas instruções que foram quebradas e daí por diante quando teve o dilúvio eh ele não era judeu não é né judaismo vai depois lá na frente depois tá pro pessoal entender Noé não era judeu e ali já teve uma lei ali antes eles não comiam carne Eh vamos colocar não comia carne do dilúvio com carne não comia ali
eterno permitiu vocês podem comer de uma determinada maneira e passou a a a ver o que eles poderiam comer ou não ali ele não era judeu certo perfeito então a lei não é pro judeu a lei é pra humanidade a a sagrada Torá ela ela foi dada pra humanidade eh o ponto é que que assim como nos descendentes de Adão tiveram aqueles que receberam a lei e se aproximaram de rxi houveram descendentes de Adão que rejeitaram A Lei e se afastaram lei e nós vemos que a consequência disso foi a destruição do mundo pelo dilúvio
sim então o distanciamento do padrão moral estabelecido por Deus trouxe a destruição paraa humanidade na geração dilúvio e o texto diz assim que noar ele era justo sim em suas gerações E aí eu eu vou dar um exemplo quando a gente fala da Torá S assim então Eh o senhor tá dizendo que a Torá ela não foi dada no Monte Sinai que a Torá ela foi dada lá no Jardim do Éden desde Adão a Torá já existia existe um texto que eu gostaria de ler se for possível sim eh que eu vou mostrar por exemplo
que Abraão obedecia a Torá mas Abraão tá eh minimamente 400 anos antes da Torá ter sido dada e o texto da da da escritura diz que Abraão obedeceu Torá então Gênesis o capítulo 26 quando rachem vai falar que vem fome sobre a terra e aí ele vai falar para Isaque sobre a fome né vai advertir Isaque sobre essa fome então Gênesis 26 o verso 5 vai dizer assim ó porquanto Abraão obedeceu a minha voz dou meu mandamento os meus preceitos meus estatutos e as minhas leis Ora se a Torá se a lei só fosse dada
no Sinai que lei é essa que Abraão obedecia aí eu tenho uma coisa acrescentar aqui o que eu entendo que foi dado no Sinai foi basicamente a os 10 aquelas 10 ordenanças que que aplica não só a Moisés ou a Israel a todos nós sim for os 10 mandamentos Então o senhor acredita que os 10 mandamentos são para todos os Com certeza os 10 mand tanto queou tanto que Hã o Shabat o shabbat eu eu não entendo ele como literal mas ele é dado como literal eu não entendo ele como tem que guardar especificamente aquele
sábado aquele dia eu tenho que guardar um dia da semana não mas no texto da no texto bíblico ele é chamado de o sétimo dia é sim sim as as colocações são são bem Claras quanto a isso mas é volto novamente Rabino volto novamente Fernando a entender o seguinte quando nós temos Jesus como sendo aquele que o completou o sacrifício e que agora ele é o senhor da nossa alma algumas coisas vai ser bem vai ser por exemplo circuncisão aí eu também vou ter vou vou colocar mais um elemento isso aí então nós vamos ter
ter que olhar a circuncisão nós vamos ter que olhar nós vamos ter que olhar Então o a comida olar nós vamos ter que olhar também eh a a a as festas Então nós vamos ter que olhar ou seja se aí eu começo a pensar o seguinte então pera aí eu eu tenho a a graça que a salvação não repito não é que a graça me dá libertinagem Ah eu tenho Jesus e posso fazer o que eu quiser não a graça ao contrário ela é muito mais séria até se imagina uhum sim senão aqueles dois camaradas
lá o aquele casal lá não teria morrido na frente Ananias e Safira não teria morrido e nós estamos falando da igreja do Espírito Santo do Pentecoste o próprio texto de Hebreus Capítulo 10 o verso 26 ele diz assim que eh quebrantando alguém a lei de Moisés morre sem misericórdia pela palavra de duas testemunhas de quanto maior castigo cuidai vós ser merecedor aquele que pisar o sangue da aliança e fizer a grava ao espírito da Graça então próprio texto de Hebreus diz que quem e transgredi na Torá era morto imagina quem transgride na graça então em
momento algum transgride o quê exato transgride a lei exato Esse é o ponto ag aqui em Mateus tá escrito o que ó aquele que me ama ouve a minha voz e cumpre os mandamentos é o o o o o ponto é se eu se eu se eu não fizer essa separação de lei cerimonial lei moral é eu acho que eu acho que aí começa é aí que começa a nossa Grande a questão hoje de toda a discussão é entender cada um dos o papel de cada um isso o contexto de cada um que tudo tá
certíssimo quando quando o Rabin tá colocando para nós eh o que isso eu concordo pleno totalmente o os ensinos por exemplo Abraão obedeceu estatutos e leis mas que t tanto que ele obedeceu que ele entregou o dízimo e nem se falava em dízimo em Sim esse é o ponto aí o senhor tocou num ponto maravilhoso que às vezes eu fico pensando assim que nem eu já vi pessoas no cristianismo fazendo ministração para recolher dízimo usando o texto de Abraão dizendo que o dízimo é antes da lei porque Abraão deu o dízimo o dízimo foi dado
lá no ganeden o dízimo foi dado no ganeden que é um princípio de honra então princípio de honra um cubano perfeito todos todos os os os os homens eh desde Adão e toda sua descendência tinham Esse princípio tanto é que Abraão tinha Esse princípio o próprio yacov vino Jacó quando ele tá fazendo a peregrinação dele pra casa do tio fugindo do irmão no meio do caminho ele faz um voto E qual é o voto que ele faz se eu for em paz se eu tiver pão para comer veste para vestir e voltar em paz para
minha casa rhem é meu Deus e tudo que eu ganhar eu lhe darei o dízimo Então veja que todos esses princípios que nós temos na Torá São princípios que eles são anteriores ao Monte Sinai Esse é o ponto aí o senhor vai Talvez dizer assim tá Rabi Então por que que Deus levou o povo pro Monte Sinai e deu o decálogo por que que Deus levou o povo pro Monte Sinai e deu aquele monte de regra estatuto preceito e juízo aí eu te explico Porquê essa tradição oral Era passada de geração em geração até quando
Jacó desce pro Egito quando Jacó desce pro Egito e Jacó morre e aquela geração morreu e aquele faraó morreu um novo faraó se levanta e o que que ele fez com o povo escravizou ele tirou do povo a Torá ele tirou do Povo Shabat Porque o povo já guardava Shabat desde Adão Sim então ele tirou o o culto do Povo Israelita o sacrifício sempre teve só que no Egito não podia sacrificar tanto é que quando Moisés é enviado pro pro Egito e ele fala assim pro Faraó eu preciso ir pro deserto para fazer o pessar
E aí o faraó fala assim faz aqui mesmo ele fala se eu fizer aqui nós vamos ser apedrejado porque nós vamos matar o que vocês idolatram que é o cordeiro então no Egito não podia ter sacrifício tanto é que o que libertou o povo do Egito foi o sacrifício do cordeiro que foi feito e através desse sacrifício o povo pode sair agora esse povo nós estamos falando de gerações não é a geração que desceu são gerações que nasceram escravizadas agora a kadoch Baru vai levar esse povo pro pro Sinai pro deserto para devolver para eles
os mandamentos não é para dar porque esses mandamentos foram dados no ganeden aí você vai dizer assim tá devolve os mandamentos por exemplo eu disse que o shabbat ele foi dado no ganeden mas foi tir por causa da escravidão Isso fica muito claro Quando você vai no texto do decálogo que tá falando dos 10 mandamentos porque no português vai tá assim ó no verso 8 do Capítulo 20 de shimote Êxodo lembra do dia de Shabat para o santificar pera aí se o sábado tivesse sendo dado aqui o que que rachim falaria não fala lembra receba
Ele tá dizendo Lembra lembra então vezar ror né lembra por quê Porque foi esquecido pelas gerações passadas durante a escravidão agora rachen o que que ele tá fazendo ele tá devolvendo a Torá pro povo de Israel ele tá devolvendo a a a quer runar o sacerdócio pro povo de Israel então sacerdoce tá sendo devolvido a Torá tá sendo devolvida por quê Porque rashen tem um propósito para para Israel porque Israel ele vai ser um povo sacerdotal uma nação de sacerdotes com qual propósito para ser santo com qual propósito porque Deus precisa enviar machia para Maia
vir ele precisa de uma nação Santa de uma nação sacerdotal para que o Maia possa nessa nação sacerdotal cumprir o débito que ficou em aberto lá no ganeden no Jardim do Éden E aí quando você vai para Apocalipse Capítulo 13 verso 8 na parte final do versículo diz assim o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo tá falando de yeshua em Apocalipse Mas quem é esse Cordeiro O que foi morto no ganeden então Yeshua ele já precisava vir quando Adão pecou mas precisava como Paulo relata e um bom judeu que era conhecia todas
essas tradições precisava da plenitude dos tempos porque se Maia viesse quando Adam pecou a humanidade não reconheceria a consequência desastrosa do pecado então precisou passar 4000 anos do pecado de Adão para que machia viesse porque em 4000 anos de história de Pecado o homem pode sentir o quão mal e e e maléfico e danoso é o pecado para o homem para que pudesse valorizar não a graça porque a graça foi dada lá no Éden mas o sacrifício do masia então quando Maia vem e ele cumpre essa lei cerimonial ele não tá invalidando a Torá ele
tá substituindo um cordeiro que precisava morrer de tempos em tempos para fazer uma capar para que ele morresse uma única vez e não necessitasse mais desses sacrifícios agora Analisa comigo se o motivo pelo qual ele precisou morrer é porque os homens transgredi a lei faz sentido depois que ele morre eu ter permissão de não obedecer se o motivo da morte é a transgressão Rabino eu veja bem posso voltar o assunto sábado ou como é que tá aqui pode possamos falando das instruções de porque o assunto do sábado ele é um assunto profundo vocês sabem disso
el profundo acho que é um dos que mais um dos assuntos mais eh eh que hoje se discute dentro dess desse contexto Quando você vai entrar num num num tema como esse eh Quando eu olho a O que Jesus o relato dos dos Evangelhos nós vamos encontrar por exemplo aquela vez que os discípulos estavam lá rabiscando espiga pegando espiga de milho tal tal os judeus cheg mas estão fazendo isso no sábado e Jesus responde para ele uma uma parte dos judeus é importante frisar né sim sim sim é o os fariseus vamos corrig aqui não
mas uma uma parte dos fariseus por quê eh hoje no cristianismo por exemplo tem denominações que vão dizer que determinadas coisas são pecados e dentro do próprio cristianismo tem outras denominações que vão dizer que não é pecado sim ex cortar cabelo tem algumas denominações que dizem que o cabelo tem que ser longo que se cortar o cabelo é pecado outras denominações vão dizer que não precisa então mesmo sendo cristianismo uso do V mesmo sendo o cristianismo tem Vertentes o judaísmo é a mesma coisa o que tá acontecendo lá é que um segmento judaico não é
não é a totalidade dos judeus porque Yeshua e os seus discípulos também são judeus um se ento judaico tá dizendo assim ó não pode fazer isso no shabbat yua tá dizendo pode eu não tô quebrando o shabbat por fazer isso por qu o que que os discípulos estavam fazendo o texto diz colhendo espigas esfregando com a mão para comer isso não é proibido no Shabat na Torá isso não é proibido agora mas aí é a interpretação não não na Torá não tem texto nenhum proibindo Ah mas por exemplo se você vai em Israel Você tem
o elevador do Shabat que nem apertado pode is mas nada disso tá na Torá Esse é o ponto não é Torá aí eu tenho dois tipos de ess é oralidade oralidade e as cercas que são colocadas o que Yeshua discute com os fariseus não é Torá é oralidade e a oralidade é a sua tradição ela tem mais cercas do que a minha tradição o que ele vai discutir é a tradição nunca a Torá por exemplo o shabbat era guardado por Yeshua o shabbat claro sempre de o Shabat da Torá ele guardou até porque próprio cristianismo
diz que ele não transgrediu nenhum preceito da Lei senão ele não é machia se ele quebrou xabat ele não é machia se ele não comeu cer ele não é machia para ele ser o machia ele tem que ter cumprido toda a lei e vocês dizem isso então ele guardou Shabat se o que ele fez ou os seus discípulos fizeram fosse quebrar Shabat ele não ressuscitaria dos mortos porque ele seria tão pecador Quanto qualquer outro que morreu e o que fez com que ele ressuscitar é porque o salário do pecado é a morte como ele nunca
pecou essa dívida não podia ser cobrada e ele ressuscita nós fazemos o olhar do Shabat o olhar de todas essas o olhar para yua quando olhamos para ele certo esse olhar para ele é que faz com que eh consigamos aperfeiçoamento porque é esse o entendimento tá entendendo tá tá tá tá tô sendo Claro aqui eu eu eu assim que como se em Yeshua eu cumpro o Shabat nele nele porque mas não mas não não no sentido assim literal entendeu vai o pô do sol da cesta para o pô do sol do SB Tá eu vou
eu posso fazer uma pergunta então pode Claro tá o primeiro mandamento é assim ó não terá outro Deus Além de Mim é literal esse mandamento ou não ah literal né tá não fazer imagem de escultura é literal ou não aí tem literal princípio é não invoque o nome de Deus em vão é literal ou não não tomar o nome do Senhor Deus então aí por exemplo já não tomar o nome do Senhor Deus em vão não pronunciar o nome de Deus não não é isso Isso é uma cerca Isso é uma cerca o não tomar
o nome agora eu vou falar uma coisa Rabin mas o xav acaba sendo o xav acaba sendo então ó Analisa comigo um mand os três mandamentos são são literais aí eu vou pro quinto Honrar o pai e a mãe é literal não adulterar é literal não roubar é literal não dar falso testemunho é literal não O que é do próximo é literal só o Shabat que não é literal Mas aí o que que Jesus fala hum ele faz O Novo Mandamento vos dou qual qual não que o que a mesm primeiro não é novo tá
em Levítico não foi ele que falou O Novo Mandamento vos não foi ele então então as bíblias estão não não tá escrito quer que eu te mostro esse mandamento na Torá Levítico Capítulo 18 ame o próximo como a si mesmo é esse não é novo esse mandamento é para quero falar bodar enquanto o Ravi vai achar esse que não é novo que já era lá da Graça do todo poderoso bendito seja a dificuldade do cristianismo e eu falo com propriedade porque estive ali é que o a Torá e o Novo Testamento foi escrito por judeu
para judeu E então é difícil a gente eh assimilar certas coisas a gente acha que o povo judeus que quis matar Jesus por causa do sábado só que a gente tem que entender o que é lei literal igual Shabat é literal e o que são cercas que são cercas igual uma igreja evangélica fala ó aqui você não pode cortar o cabelo é uma cerca o outro fala não que você pode outro você não pode usar calça outro aqui pode usar são cercas mas se eu de repente cortar meu cabelo eu tô transgredindo alguma coisa não
é uma cerca onde quem está ali respeite mas é cerca como teve a discussão dos discípulos né ó seus discípulos estão é não lavar a mão na Torá inteira não tem isso né rá Ó você tem que lavar a mão isso são cercas nós quando entramos na sinagoga ou quando vamos comer pão nós fazemos a lavagem da mão e uma benção mas isso porque nós queremos se não lavar a mão é pecado Não não é porque não tá na Torá agora o Shabat ele está natural do princípio ao fim exua Estava eh no domingo no
sábado agora ó o texto que o senhor comentou por exemplo que ele falou ame o próximo como a si mesmo mas eu também já achei depois eu vou mostrar aqui Levítico 19 o verso 18 diz assim ó não se vingue nem guarde ira contra os filhos do teu povo vírgula mas Amarás o teu próximo como a ti mesmo então esse esse texto quando yua cita ele tá citando um texto da Torá Não não posso corrigir quem falou O Novo Mandamento foi João João 134 agora perita Mateus 2236 quando aquele doutor né Escriba alguém lá da
da Lei muito importante perguntou mestre Rabi qual é o grande mandamento na lei o grande mandamento na lei não não sei a razão dele ter frisar o grande mandamento como como se houvesse um destaque aqui Uhum E Jesus lhe disse Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todo o teu pensamento chamar Este é o primeiro e e grande Ok sim né Eh o Chamar Israel chamar né ouve Israel Senhor Deus é o senhor Ok e o segundo semelhante a este é Amarás o teu próximo com ti
mesmo agora eu eu eu faço um um ponto aqui importante que é o 40 uhum 2240 destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas assim na nossa concepção tá no nosso entendimento como e eu concordei em tudo até aqui desculpa tá vendo o debate é bom quando dis eu concordei em tudo e porque a nossa a a nossa o nosso entendimento a hermenêutica que é feito aqui é que hoje não me resolve eu cumprir todos esses outros os outros requisitos aí a gente entra de novo na na cerca tem que tomar um Cuidado
com essas cercas aí a gente tem que tomar um cuidado Mas vamos vamos imaginar o seguinte vai eu olha eu eu eu eu faço a guarda o literal do do do do chabat eu eu não como isso eu eu eu lavo a mão assim eu por exemplo vocês sabem que tem os os os os os os os formatos tal enfim as formas de comprar de comer de fazer e tal faço tudo isso aqui mas se eu não amo o meu irmão mas como que eu vou fazer isso sem amor não não então aí que tá
eu acho que primeiro vem O amor se eu não fizer isso por amor tá mas primeiro vem O amor e depois vem o quê a prática sim não existe o próprio mas o problema é que moralmente muitos querem cumprir a prática e não amar é esse que é o problema hoje não mas é mas uma coisa não invalida a outra é assim ó tudo que o senhor leu eu concordo ó porque assim o a grande discussão é aqui ó mestre Qual é o primeiro quando ele diz primeiro o que que eu entendo que tem outros
sim a na sua versão tá o primeiro é a minha tá o Grande tá aí eh Marcos 12 que é o mesmo texto também vai falar no verso 28 aproximando dele um dos escribas que o tinha ouvido disputar sabendo que tinha respondido bem perguntou qual é o primeiro de todos os mandamentos e aí Yeshua respondeu o primeiro de todos os mandamentos é Deuteronômio 6:4 chumar Israel Adonai Loreno Adonai errad E aí eh vê a rabí então segundo semelhante a este Amarás o teu próximo como a ti mesmo quando eu saio da cultura Judaica eu não
sei o que que Yeshua tá falando quando eu volto pra cultura Judaica eu sei o que que ele tá falando quantos mandamentos tem na tábua 10 10 10 são duas mãos duas mãos cinco mandamentos em uma tábua e cinco mandamentos na outra tá os cinco primeiros mandamentos falam do meu amor para com Deus não tem outro Deus além de mim não faço escultura Não invoque meu nome em vão guarde o Shabat e Honra teu pai e tua mãe esses cinco mandamentos estão ligados ao meu relacionamento com Deus a outra tábua tá ligada ao meu relacionamento
com o próximo não adultere não roube não mate não dê falso testemunho e não cobice o que é do próximo o que Yeshua tá dizendo é toda a lei se resume no Amor a Deus e ao próximo porque se eu amar a Deus Aí eu te pergunto eu vou cometer idolatria não eu vou invocar o nome de Deus em vão não se eu amo a Deus eu vou vou guardar o xabat vou se eu amo o próximo Eu Vou praticar Adultério não se eu amo o próximo eu vou matar não se eu amo o próximo
eu vou roubar não se eu amo o próximo eu vou dar falso testemunho não E se eu amo o próximo eu vou cobiçar O que é dele não o que Yeshua tá dizendo é se você amar a Deus e o próximo você cumpre a Torá quando ele diz e no amor cumpre toda a lei não quer dizer que assim que é só eu amar e e eu eu saí sei lá demonstrando amor através da prática Então como que por exemplo eu demonstro que eu amo o Senhor não fazendo mal contra o senhor te respeitando respeitando
Então eu preciso praticar então e não só falar exato então na na visão Judaica tanto Ortodoxa quanto Messiânica isso não muda porque o meu judaísmo o judaísmo ortodoxo é o mesmo a diferença é que o judeu ortodoxo ele está aguardando o machia vir porque ele não consegue enxergar que o Maia já veio na pessoa de yeshua nesse caso para o sacrifício ele el não ele aguarda machia ele aguarda o rei machia o descendente de Davi que tem que vir para reinar e eu também Aguardo o descendente de Davi que tem que vir para reinar Yeshua
precisa reinar Existem várias profecias que se cumprem na segunda vinda para mim é uma segunda vinda pro judeu ortodoxo é a primeira vinda o grande ponto é se o Shabat como o senhor disse é é uma coisa que é literal quando machia vier o dia do serviço religioso o dia de ir para Jerusalém quando machia vem é no Shabat então não faz sentido Por exemplo e eu dizer que o Shabat foi dado para Adão toda a humanidade cumpriu até o Maia vir quando ele vem eu não preciso mais cumprir mas quando ele volta eu tenho
que cumprir de novo nós temos um uma questão aí por isso que eu tô falando de Israel e da igreja mas o senhor acha que a igreja ela não faz parte do Povo de Deus não não quando quando você vai estudar o Novo Testamento você observa muitos pontos da igreja já sendo colocado aí eu vou reconhecer que houveram traduções tudo mais mas a igreja você observa mais ênfase ao domingo O primeiro dia da semana não é nem domingo primo dia da sem tem algum texto na Bíblia falando disso não tem tem os textos da bíblias
vamos observar alguns textos daqui do livro aí nós vamos ter que pegar se quiser não não não da reunião do encontro da igreja das celebrações sendo feitos não Não exatamente aos sábados não não tem nenhum texto falando que é no domingo não tem nenhum mas não tem nenhum texto falando que é o sábado todos os dias tô falando não não não tô falando eu tô falando do novo testamento o senhor acha o senhor acha que não tem nenhum texto no Novo Testamento falando que ele se reuniam no sábado especificamente ordenando que seja que fosse no
sábado para que que eu vou ordenar se isso já é Torá já é já é ordenar é mais ou menos assim ó como que eu vou orden imagina que o meu filho tirou carta ele tá habilitado aí eu vou falar assim pro meu filho filho Eh agora tem que usar cinto de segurança não sempre teve que usar cinto de segurança então eu não preciso dar uma nova ordenança se a lei já existe então o o ponto é que a teologia sistemática o que que ela fez ela separou o Novo Testamento do velho e como se
tudo que é paraa igreja só tá tá escrito no novo mas não é na verdade Abino que assim o que a minha consideração a isso aqui é importante assim eh eu a minha minha minha visão uhum se eu tenho as pessoas que dizem assim olha eu quero adorar a Deus fazer o meu serviço de culto minhas obrigações ao sábado tô falando agora não tô falando não tô falando que eu se aplica ao velho testamento ou ou antes de de de exua uhum e na minha eu tenho respaldo para isso no na própria Bíblia de fazer
Ah não eu quero fazer isso então faça no sábado não há assim não há mais uma ordenança de que eu Eu não eu tenho que abolir o domingo e e fazer não tô falando domingo não a sexta ou a segunda ou e para fazer só no sábado né então eu vou eu vou dar um texto sobre o povo Judeu o próprio Yeshua vai dizer isso e João Capítulo 4 o uma pergunta que uma pessoa sincera fez para ele querendo adorar da forma correta sim aí a Mulher Samaritana Ah sim da mulher ela vai dizer assim
ó no verso 20 de João Capítulo 4 nossos pais adoraram neste Monte e vocês dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar disse-lhe Yeshua mulher crê que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis ao pai vocês olha só o que ele vai dizer vocês adoram o que não sabem nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus jus Yeshua tá dizendo isso aqui ó O Judeu sabe como Adorar É isso que Yeshua tá dizendo muito claro mas a hora vem e é agora em que os
verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade porque o pai procura Tais que assim o adorem porque Deus é espírito e importa que os que adorem o adorem em espírito e em verdade a questão do Shabat não tá ligada somente à adoração Não achei não falou assim ó você precisa me adorar no no Shabat não eu posso servir tanto é que no templo tinha culto no templo quando tava de pé o Templo de Jerusalém todos os dias nunca foi pela adoração o Shabat o que depois Foi estabelecido é que como o shabbat é
o dia que nós cessamos e o e os outros dias são de trabalho a se prestava o serviço E aí eu faço a vodar o serviço no xabat tá Tá mas por exemplo na nossa sinagoga eu tenho serviço na segunda na quinta-feira tá agora o que eu não posso é fazer coisas do primeiro dia até o sexto dia no xabat porque aí é uma transgressão eu não posso trabalhar no Shabat isso é proibição da Torá eh eu e e outras coisas então o grande ponto é eu posso adorar em qualquer dia quanto a isso não
não tem problema mas eu não posso dizer que qualquer outro outro dia substituiu o Shabat porque isso não tem no texto bíblico sim o Shabat não foi invalidado E aí o senhor fala assim tá mas o Shabat é pro judeu não é o Shabat foi pra humanidade foi para Adão não não não eu não digo que como eu falei da própria lei a lei Não foi nós começamos falando que a lei não a lei Não foi eu não vejo que é uma lei sendo abolida Uhum eu vejo que a lei ela se completou uhum entendeu
por conta do que a medida que foram passando repito que foi passando e os sacrifícios a o aprendizado sen acredita que ela evoluiu ela melhorou então a guarda do chabat não teria que evoluo tamb por exemplo se nós pegarmos aqui ok nós pegamos atos 20 aí Senhor me responder uma coisa concordo também uhum Pode ser que na nossa hermenêutica aqui na nossa maneira nós estamos só aplicando o Shabat para uma adoração aí eu concordo também por exemplo ó atos 20 Versículo 7 e no primeiro dia da semana juntando-se os discípulos para partir o pão nós
estamos falando de uma reunião de culto é uma festa bíblica uma reunião de culto é uma festa bíblica não é culto é que assim ó além do Shabat nós temos ordenanças para congregar anualmente a igreja a igreja por exemplo deixa eu falar uma coisa pro senhor a nossa Páscoa peça Nossa agora cai na na segunda qual texto atos 20 então se eles fossem comemorar a Páscoa seria no segundo dia da semana eles estão comemorando a festa dos pães ázimos Então é isso ó porque que a gente tá perto agora atos 20 verso 6 o que
que tá escrito e depois dos dias dos pães ázimos navegamos de Filipo e em cinco dias fomos ter com eles em t onde estivemos por sete dias primeira Coríntios 162 no primeiro dia da semana cada um de vós põe a parte o que puder a juntar conforme a sua prosperidade para que se façam coletas isso isso é uma coisa fácil de explicar O Judeu não manuseia dinheiro no xabat e o Paulo como um judeu que é era não podia pedir oferta para que fosse feito no Shabat então ele fala assim ó no primeiro dia da
semana a tradução é errada eu vou te explicar quando esse Prim pa ele não tá escrevendo só para judeu aqui nós estamos falando de Coríntios mas tinha judeu em Corinto Ah sim sim mas era uma comunidade mista né mas ele continuou sem manusear dinheiro no xabat Paulo não manuseava então por exemplo eu na sinagoga é assim ó o Shabat começa na sexta-feira à noite eu celebro durante o dia e no sábado à noite eu faço uma cerimônia chamada de avidal lá que é quando eu separo o sábado do primeiro dia da semana uhum primeiro dia
dia para semana primeiro dia da semana para nós é no anoitecer do sábado Paulo tá falando assim ó quando terminar o sábado vocês peguem as ofertas já deixem reservadas porque quando eu chegar vocês entregam oferta para mim é isso que ele tá falando no primeiro dia da semana deixa deixa eu entender o o o mess O Judeu messiânico aqueles que faz a a o serviço de culto dele no sábado também e ao mesmo tempo guarda é isso é isso que eu quero entender vocês guardam sábado na verdade santificamos oic pega esse dia que literal sétimo
dia e o santifica começando com o pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do dia de sábado mas o nosso ponto é isso não deveria ser somente pro judeu pelo entendimento judaico messiânico pela linha Judaica que nós seguimos esse mandamento é para todo aquele que se achega a Deus então o senhor a sua congregação todos os cristãos deriam estar santificando o Shabat como nós santificamos aí o senhor disse assim tá mas na realidade que eu vivo aqui no Brasil como que eu vou cumprir a lei como que eu vou comer cacher eu
tô no mesmo Brasil que o senhor e eu cumpro e eu guardo se o cristianismo tivesse se apegado à Torá na sua origem quando houve na minha opinião uma apostasia da Torá hoje o mundo guardaria o sábado não o domingo Sim mas houve um desvio de rota pela igreja romana o poder do império e esse desvio aconteceu só que sempre é tempo para voltarmos para as Veredas antigas né voltarmos paraas raízes judaicas da nossa fé por quê tanto o chabat quanto a alimentação que no a gente acabou nem nem entrando né foi mais pra questão
da lei Mas a lei ela é eterna e ela é para todos os filhos de Israel e para todos aqueles que se achegam a Deus então por exemplo quando um não judeu se aproxima do Deus de Israel ele é um com o judeu e não é dois porque senão o senhor vai dizer assim PR mha Mas então lá na ressurreição vai ter dois povos os judeus e os gentios não é o mesmo povo é o mesmo Deus o cristianismo vê a ressurreição de Jesus como algo um Ponto Central um ponto importante E eu tô explicando
teologicamente tá gente tá aí eu não eh e por ver essa ressurreição como um ponto que é na minha opinião Ponto Central da do do processo aí acho que vocês vão vão vão concordar comigo Uhum E por ele ter acontecido Justamente não sendo no não sendo no Shabat foi no Shabat a ressurreição foi no não foi no primeiro dia da semana me mostra um texto vamos lá vamos ver Enquanto o apóstolo vai achando isso daí tem perguntas aí diretor É tem algumas vamos lá no domingo o túmulo já tava vazio se no domingo cer contagem
é se no domingo o túmulo tá vazio ele não ressuscitou no domingo não tem nem isso é tradição católica que foi passada por prot é tradição no texto bíblico Não fala que ele ressuscitou no domingo não falar sexta-feira Santa que ele morreu não foi não mas não ele não morreu na sexa também essa essa Contagem Eu também não faço não viu fern P nunca fiz eu já eu já já vou pro pessoal já não não faço essa Contagem não ó é Lucas 24 Lucas em Lucas vamos em Lucas a gente consegue ler nos nos nos
Evangelhos ó Lucas 24 verso 1 no primeiro dia da semana de madrugada foram ao sepulcro levando especiarias que tinham preparado e a outras com elas e acharam a pedra revolvida do sepulcro e entrando não acharam o corpo então de madrugada no começo do Domingo já tava vazio É então quer dizer vamos pensar no nosso no pô do sol do sábado para o domingo elas foram isso daí é a madrugada quando eles chegaram lá eles já não tava não é perfeito é agora é que que a no primeiro dia da semana muito de madrugada tem o
que que seria se muito de madrugada aí nós temos que ver a questão do do do da da do horário Gênesis fala quando começa o dia à noite eu não sei Gregório que mudou e o povo foi atrás né mas aí a aí vamos pegada o que o que que o que que se considera madrugada eu lembro que eu estudei sobre as as Mateus 28 Ó Mateus 2 Mateus 28 vamos vamos lá verso um Uhum eu tava em Mateus 28 Mateus 28 no fim do sábado quando já despontava o primeiro dia da semana elas foram
pro sepulcro e já tava vazio quando no fim do sábado quando já despontava o primeiro dia da semana quando que acaba o sábado no pô do sol no por elas foram pro sepulcro já tava vazio só que um texto fala madrugada tradução se a gente for pro pro original mas assim ó no fim do sáb o que que é o fim do sábado pra gente pô do sol no fim do sábado já tava vazio ele ressuscita no xabat é porque aqui ó no fim do sábado aí você tenho uma vírgula quando já despontava porque terminou
o sábado já vai começar o primeiro dia isso é fato por exemplo no calendário gregoriano hoje é quinta-feira até meia noite meiao 1 é o quê aí é que exatamente é assim ó para nós não é assim o sol tá no tá no céu é sábado o sol se pôs já é domingo domingo Ah tá tá E esse povo e aqui tá dizendo ó o gregoriano ainda acho que é o qu a primeira vigília que chama não é isso não assim ó então então assim ó no final do Shabat quando já chegava o primeiro dia
da semana elas foram pro sepulcro E aí quando chegaram lá não tinha mais ninguém o túmulo já tava vazio e aí todos os textos e o anjo vai falar que vocês estão fazendo aqui ó no fim do sábado quando despontava o primeiro dia da semana Maria Madalena e a outra Maria foi ver o sepulcro e Eis que houve um grande terremoto porque um anjo desceu do céu e removeu a pedra da da porta e sentou-se sobre ela e aí o verso 6 ele disse Por que que vocês estão aqui porque ele já ressuscitou Como disse
então ele já ressuscitou então quando o Anjo tira a pedra o Maia não estava mais lá dentro ele ressuscita no xabat essa questão de que ele ressuscitou no domingo issso foi tradição católica e foi passado de geração em geração como Dogma porque o texto bíblico não diz o dia uma mentira falada muito tempo vira qu verade se tornou uma verdade se tornou uma verdade então assim como que eu vou justificar cultuar no domingo dizendo que ele ressuscitou no domingo se o próprio texto bíblico diz que ele ressuscitou no fim do xabat que faz sentido porque
ele disse eu sou o senhor do Shabat sábado do sábado então ele ressuscita no sábado o dia do Senhor é o sábado quando fala lá que João em Apocalipse diz assim ó e eu e João tive um arrebatamento no dia do Senhor não tá dizendo qual todo mundo lê e entende o quê domingo o dia do Senhor não é domingo é chabat senh ele é o senhor do xabat qual foi o dia que João teve um rebatamento de sentidos no Shabat Por que que João tem um arrebatamento de sentidos no xabat porque as conexões espirituais
no xabat estão mais abertas abertas é Portal aberto ó vocês estão me deixando aqui porque a minha comunidade tá assistindo e vai falar assim então quer dizer que vamos juntar você você est assistindo tem tem Pergunta aí lá vamos seguir agora vamos retornar para casa bom gente a gente ia falar sobre alimentação e apóstolo pode comer carne de porco camarão tudo como é que é já foi uma bolid Não não é E então essa parte da comida eh ela eu eu eu eu vejo assim como você tem aí que não não como eu posso dizer
ela não entra num código moral ela entra num num mais num conceito de aplicando-se para a própria vida do povo Judeu eu tô falando eu eu lembro que eu falei no início eu tenho comigo Senor tem Ok deixa de lado deixa de lado não vou fazer uso por conhecê e eu acredito que Deus deu Essa ordem justamente também por conta disso Esses animais também T essa questão porém acho que é muito mais profundo ali para o judeu para ele era para para todos nós né Por conta dessa questão como você estava num período de de
evolução da da da da daquela da volta para Deus de crescimento de de conhecimento então foi necessário hoje para nós nós não eu não ensino a minha congregação como eu disse para vocês que eles né olha isso aqui você não vai comer isso aqui você vai comer isso aqui você deixa de lado porque a Bíblia manda porque no vamos pegar um texto aqui um exemplo sim eh Quando Deus quando Pedro tem aquela visão é muito interessante isso né e ele tem a visão dos animais que descem do céu num lençol né e Chu já tinha
ressuscitado naquela época já tinha ressuscitado Então eu acho que tá escrito assim ó Senhor até aqui então já era para ele tá comendo animais impuros né ele fala até aqui nunca comi nada não não mas ele não fala de comida se você for pegar o o texto depois diz assim é pessoas isso isso pessoas ele não fala de comida ele fala de pessoas ou seja nós temos um Pedro que é te estava sendo enviado para gentios perfeito para pregar o evangelho para os gentios anunciar Yeshua para os gentios mas que mantinha aliás Paulo teve algumas
discussões com alguns deles sobre isso também que mantinha o a ordenança o Esse princípio esse código na vida dele Senhor eu não vou comer só que Deus falou P você não tá entendendo não é não é comida em específico tô falando gen é um eu estou dando para você o que nós chamamos na na hem menêutica do tropo quando você quer dizer uma coisa e mas na realidade tá dizendo outra um sentido enigmático alegoria uma alegoria né aleg É legal metáfora coisas que tem muito nós encontramos muito isso na Bíblia então ele tá ali eh
eh eh e ele fica assustado aí é quando ele compreende falou opa Deus tá me dizendo algo novo ou seja que o evangelho agora não ia que a palavra não ia ficar só a nação a congregação a nação que ela ia espalhar ela ia sair é o nisso nós concordamos entendeu então agora o que eu admiro por isso que eu tô falando para vocês que eu admiro é que só que eu não coloco a comida Como regra de salvação tá entendendo mas mas isso nem pro judeu é regra de salvação não a questão a questão
alimentar não é para porque assim volto a dizer nós não dizemos que a lei é para salvação e nenhum judeu diz isso nem O Judeu que não crê em Yeshua diz isso não nenhum a lei é um padrão de Conduta moral para que eu seja aperfeiçoado e me aproxime de Deus a salvação sempre foi pela graça O Judeu é salvo pela graça desde Adão até hoje somos salvos pela graça a diferença é que quem está antes de yeshua olhava para uma graça futura quem está depois de yeshua olha para uma graça que já se cumpriu
somente isso então eu Abraão o próprio yua disse assim ó eh Abraão exultou por ver os meus dias viu e se alegrou E aí Os Religiosos disseram tu não tens 50 anos como conheceu Abraão Aí eu pergunto como que Abraão conheceu Yeshua porque Abraão ia sacrificar Isaque e aí a voz diz não toque no menino porque eu sei que você me teme quando Abraão olha pro lado Cordeiro perfeito aquele Cordeiro é machia então é isso que Yeshua tá falando Abraão me viu por quê Eu assumi o lugar do filho dele o filho dele foi salvo
pela graça mas alguém morreu é isso que Yeshua tá dizendo E é isso que yua ensina então todo mundo que tá no antigo pacto fazia o sacrifício esperando o aperfeiçoamento e eh eh eh e é ingenuidade Nossa achar que Abraão matava um Cordeiro achando que aquele Cordeiro substituí a vida humana que na verdade yua ele tem um elemento aí que talvez seja não sei se eu posso complementar isso que é o o elemento tabernacular Tom uma forma humana que é a discussão da cristologia certo que essa é um ponto de discussão que inclusive o período
as escolas né se sabe a escola de Alexandria a escola de Antioquia a ocidental foi foi o debate por muito tempo sobre isso porque a graça na verdade quando a gente faz esse olhar pra Graça a gente consegue consegue entendê-la melhor nessa nessa nessa Encarnação de Jesus nessa maneira dele se tornar corpo porque no velho Antigamente ele ele vinha ele aparecia em forma o que tipológica em em agora até teofania teofania ele vinha em teofania ele não tinha encarnado ainda então então quando ele encarna Aí sim a graça agora automaticamente e não que a lei
foi abolida mas que a na graça agora Jesus é que nós estamos pegando volta o assunto eu não quero voltar esse assunto porque nós já já destrinchamos foi muito bem falado sim mas quanto a isso é o que eu tô falando que nós trazemos hoje como ensinamento nas nossas igrejas que a a a a a Encarnação de Jesus foi fundamental para que se consolidasse esse esse esse papel da Graça entendeu dessa saída de uma lei moral de de uma lei Civil de uma lei religiosa tal para a humanidade e agora em Jesus em nele observando
Claro seus ensinamentos tudo mais nós pudéssemos agora ter mas os ensinamentos de yua não são diferentes eu tô eu tô tentando complementar porque eu assim me me me Surgiu uma dúvida aqui eu acho que quem tá ouvindo Pode ser que fique com essa dúvida sim pode complementar quando quando o senhor fala assim que a graça já vinha antes sim sim sim tá ela não se manifestava ela não não ela era manifestada eu vou dar um exemplo pro senhor eh Davi Ele nasceu na graça ou na lei Davi ramel era o Rei Davi o Rei Davi
é no período da lei da Lei período da lei pela lei quem adultera tem que acontecer o qu com com ele apedrejamento né Davi adulterou com betseba o que que Deus deu para ele eu já perdoei o seu pecado não morrerás isso é o quê não é graça não é graça não Ravi não eu sei eu não eu entendo isso o que eu tô querendo dizer é que é é é e isso então a graça a graça sempre ex então V pegar uma outra situação di aí eu tenho que usar o termo Desculpa usar pode
ser que me corrijam po usar o termo estrangeiro estrangeiro sou eu t falando vamos voltar 3000 anos atrás eu sou um estrangeiro certo como é que eu fazia como é que eu teria o que que eu tinha que fazer para mim ser alcan para mim chegar até Deus arrependimento te chuv vai e te filar arrependimento e confissão e mas eu tinha que também seguir o que era passado circuncisão não não a a circuncisão ela ela não é um mandamento imperativo para salvação Ah mas ordenanças pros estrangeiros a maneira que desejam se converter ao judaísmo que
uma vez convertendo ao judaísmo é não mas não é só J mas aí também tem uma tem uma questão espiritual aí relacionada não só uma questão cultural ou ética ou de de raça de povo ou de de de de pertencer àquela nação é assim que nós vemos tá entendendo é assim que nós vemos porque é o seguinte eu o estrangeiro Se eu quisesse tô falando eu quisesse participar do culto eu tinha que observar as regras do culto sim sim sim tem que guardar chabat sim como que Ach É isso que eu tô falando então eu
tinha eu tô falando lá mas continua ser hoje el aqui também não tá bom continua até hoje mas hoje agora só que eu falando da Alma vamos falar de de de da transcedência da Alma uhum hoje eu não pelo eu tô falando pelo que é nos é ensinado e é ensinado hoje Uhum que a salvação ninguém pode dizer que quem era ah Fulano foi salvo cicano fo nós não podemos entrar nesse julgamento nesse mérito nós entendemos que se era assim que se você cumprisse o o o que era as ordenanças enfim se você andasse em
Justiça Diante de Deus porque assim vamos pensar assim e antes Velho Testamento a justiça de Deus Jesus agora não Essa justiça que a a a lei ela se fazia a justiça Jesus completa isso para nós ele se torna a justiça entendeu então o ponto é que o senhor tá tá tá tá pegando o que a teologia sistematizou e e tá tentando harmonizar com o que a teologia ensina o judaísmo não acredita que o homem é salvo pela lei nenhum judeu diz isso nós nunca dissemos isso ninguém do povo de Israel afirmou isso quem afirma isso
é a teologia sistemática do cristianismo nós somos salvos pela graça por isso que Paulo diz isso não vem de voz é dom de Deus então o homem sempre foi salvo pela graça agora o que é a graça dentro do Judaísmo a graça É eu num estado caído por causa da desobediência o meu izer hará é mais forte do que o meu izer tove a minha inclinação pro mal é mais forte do que a minha inclinação pro bem e pela bondade de Deus ele me dá oportunidade de me arrepender fazer-te chuar para que eu possa ter
os meus pecados perdoados pela bondade Clemência e misericórdia do todo poderoso é assim que o judeu crê na salvação então quando o masia vem o masia vem para fazer Cap parar para resolver o problema do pecado ele cobre isso capar ex para fazer Cap parar ele cobre el que eu poss entrar diante de Deus de Deus então eh o o ponto é não é que o judeu porque senão a gente entra num embate aqui muito complicado por quê Porque o próprio Paulo diz que Abraão foi eh justificado pela fé e não pelas obras porque eh
o próprio Paulo vai falar não foi eh Abraão justificado pela fé sim e nós acreditamos mas isso fez com que ele deixasse de ter obras não o fato de eu ser justificado pela fé não me exenta da responsabilidade de ter obras de ter prática por exemplo eu sou salvo pela fé mas eu vou continuar tendo a Deus como único Deus não fazendo imagem de escultura não invocando o nome dele em vão guardando o chabat honrando meu pai e minha mãe não adulterando não roubando não matando não dando falso testemunho e não cobiçando nada que é
do próximo o fato de eu ser salvo não significa que eu não tenha mais obrigação de cumprir esses preceitos eu continuo tendo com uma diferença a minha responsabilidade agora é maior e eu vou dizer porquê se o senhor disse para mim eu não guardo chabat na Nova Aliança eu digo nós temos um problema no dia do juízo sabe por quê porque as pessoas da antiga aliança o senhor diz que Eles guardavam e eram justificados pela guarda eles não tinham Uru Raco deix o espírito santo Quem tá na Nova Aliança tem o espírito santo o que
nos torna mais eh aptos para obedecer é eu eu sempre digo isso por se você ter o Espírito Santo hoje você se torna mais responsável do que o próprio do que o a própria divindade ponto então se os antigos aí aí agora eu vou pegar as palavras do Maia porque no dia do juízo nós vamos ser julgados pelo que ele disse ó o que que ele disse Mateus capítulo 5 verso 17 não pensa que eu vim destruir a lei aos profetas eu não vim destruir mas eu vim cumprir perfeito agora vamos continuar lendo 517 Mateus
verso 18 porque em verdade vos digo agora quem tá falando é ele não sou eu que até que o céu e a terra passe nenhum Jota otil passará da Lei sem que tudo se cumpra o céu e a terra não passou então essa lei permanece qualquer pois agora é a advertência que ele vai dar para quem crê nele qualquer um pois que violar um destes mandamentos por menor que seja e ensinar os homens a violar ele vai ser chamado menor no reino dos céus aquele porém que cumprir os mandamentos e ensinar será chamado Grande no
Reino dos Céus porque eu vos digo que se a vossa Justiça não for maior que a dos escribas e fariseus vírgula aqui é um ponto que é de atenção de maneira nenhuma ent no reino dos céus então o que que ele tá dizendo ó a lei não passou e até que o céu e a terra deixem de existir a lei não vai passar por que que ele tá dizendo isso judeu lembra que eu disse que na crença Judaica A lei foi criada quando os céus e a terra foram criados é a lei que sustenta os
céus e a terra então ele tá dizendo se a lei deixar de valer os céus e a terra não vão mais existir e eles são eternos Então o que ele tá dizendo é que aquele que deixar de cumprir a lei e ensinar ele vai ser chamado menor no reino dos céus mas aquele que cumprir e ensinar vai ser chamado Grande no reino dos céus eu não ensino a lei para que as pessoas sejam salvas por ela mas eu ensino a lei para que as pessoas sejam grandes no mundo vindouro porque nisso o senhor concorda comigo
que a teologia vai ensinar que existem galardões sim s e o galardão vem pela obediência não pela fé a salvação vem pela fé mas o galardão pela obediência então quando eu guardo do xabat Eu Tô aumentando o meu galardão quando eu como de forma correta Eu Tô aumentando meu galardão quando eu cumpro os preceitos da Torá Eu Tô aumentando o meu galardão não pra salvação mas PR mas pra recompensa Então esse aqui é o é o é o grande ponto e é o que ele tá dizendo aqui aí eu vou dar um outro exemplo Mateus
ainda Capítulo 7 ele vai dizer assim ó eh verso 21 nem todo aquele que diz para mim você é meu senhor vai entrar no reino dos céus mas aquele que faz a vontade de quem do meu pai qual que é a vontade do pai que obedecemos a Torá e ele diz assim muitos me dirão naquele dia que dia o dia do juízo senhor profetizamos no teu nome em teu nome expulsamos Demônios em teu nome Fizemos muitas maravilhas então lhes direi abertamente eu não conheço vocês apartai-vos de mim você que aí aqui o tradutor não quis
traduzir ele colocou a palavra grega iniquidade isso é grego Por que que ele não traduziu Se você pegar um dicionário de grego e significa a palavra iniquidade é viver sem lei é o que tá escrito aqui no original então apartai-vos de mim vocês que vivam vivem sem lei Sem Lei ah como que o senhor vê Romanos 14 vamos lá quando diz o seguinte Ola quanto que está enfermo na fé recebei não em Contenda sobre dúvida porque um crê que de tudo se pode comer e o outro que é fraco come legumes perfeito acho que a
gente tá discutindo aqui repito não não descredenciado a Bíblia até eu fiz um comentário numa numa colocação falei a Bíblia velho novo Test se conectam se conectam S Complet é é é perfeito eu tô perguntando aqui porque é importante nós entendermos porque o que come Não despreze o que não come e o que não come não julga o que come porque Deus o recebeu por seu só até aqui só Uhum E aí ele diz um faz diferença disso diferença daquilo estamos falando que Paulo agora que ele tava Romano o senhor sabe escrevendo não pros judeus
mas para para uma comunidade que estava em Roma né que que era mista tinha judeus e não judeus isso exato e e até não sei se eu sei que dentro das das escolas há uma um determinados grupos há uma dificuldade até de entender exatamente o que Paulo tá querendo es escrever porque porque não conhecem a cultura se conhecer a cultura entende o que Paulo tá falando eu vou dar um exemplo pro senhor vou pegar o próprio livro de romanos E aí ele vai dizer assim ó Romanos Capítulo 7 o verso 12 assim a lei é
santa e o mandamento justo e bom Paulo tá falando ele ele Senor entend que ele tá falando da lei a lei a lei agora vamos no verso 14 porque bem sabemos que a lei é esp Mas eu sou carnal vendido sobre o pecado verso 22 porque segundo o homem interior tem o prazer na lei de Deus no meus membros outra lei que trabalha contra a lei do meu entendimento que me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros o que que ele tá falando aqui ele tá dizendo exatamente o que eu expliquei
pro senhor depois que o homem pecou oer hará que é a inclinação pro mal ficou muito maior do que a inclinação pro bem então a tendência pro pecado no ser humano ela é muito maior do que a tendência para obediência Aí eu pergunto o problema é a lei ou é o homem Ah não é o homem porque ele tá dizendo assim ó a lei é santa o mandamento é santo justo e bom 14 porque bem sabemos que a lei é espiritual mas eu o homem sou carnal vendido sobre o pecado no meu homem interior eu
tenho prazer na lei de Deus então o que que ele tá dizendo assim ele tá dizendo o seguinte a lei é santa o mandamento é santo justo e bom mas pela incompatibilidade da Carne o homem Ele tem a tendência a transgredir desde Adão desde Adão aí precisa o machia vir para nos libertar dessa prisão do pecado para que aí eu possa obedecer a lei Romanos 8 ele vai dizer assim ó portanto nenhuma condenação há para os que estão em Yeshua Hamashia que não andam segundo a carne mas segundo o quê o espírito o que que
ele falou que a lei é espiritual então na carne eu não vou cumprir lei Mas se eu fui liberto por Yeshua ramia eu vou cumprir lei e ele vai continuar assim ó porque a lei do Espírito de Vida em Yeshua Hamashia me livrou da lei do pecado não é da Torá não e ele diz assim ó porquanto porquanto que era impossível a lei visto como estava enferma pela carne Deus enviando seu filho em semelhança de carne do pecado pelo pecado condenou o pecado na carne ele ele não tá ele não tá desconstruindo a lei ele
não tá ele não tá só que ele tá dizendo o seguinte que a por ca do pecado a lei não conseguia ser perfeita perfeita veio tirou o pecado de mim e agora eu tenho liberdade para obedecer a lei sem nenhum tipo de impedimento o pecado não me domina mais entendi entendi e aí ele vai dizer assim ó verso C porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da Carne Mas os que são segundo o espírito para as coisas do Espírito Agora presta atenção porque a inclinação da Carne é morte mas a inclinação
do espírito é Vida e Paz Agora presta atenção no verso 7 isso aqui é Paulo falando por quanto a inclinação da carne ou seja quem se inclina pra carne e desobedece a palavra de Deus eh é inimigo de Deus porque não obedece a lei de Deus olha só o que Paulo tá falando que o carnal ele se torna o inimigo de Deus porque ele não obedece a lei e Paulo tá falando isso dentro das nossas discussões a essa apresentação da Lei aqui não não se remete a lei aí que tá Talvez seja a confusão não
sei aí é que seja a confusão Fernando então e essa lei seria qual é não é porque quando quando se discute na na maioria dos do dos círculos aí da da das escolas teológicas se discute a lei você olha a lei como ela como um todo e eu tô achando um ponto interessante aqui porque nós estamos pegando aqui o seguinte é importante observar qual é a lei que lei é essa não sei se vocês estão tá entendendo o que eu quero dizer porque eu não posso pegar aqui a 613 le Não não eu votar até
o rab a lei toda não to mas eu tô entendendo oit diz tem tem muitas leis hoje que nós não conseguimos cumprir porque algumas leis só eram feitas ali dentro do templo hoje não temos mais né de é o tipo da da oração Qual que é o receio que às vezes a pessoa que tá no cristianismo quando ela se depara com a lei e ela fala assim poxa eu entendi que eu tenho que obedecer mas espera aí como que eu vou obedecer 613 mandamentos eu não vou conseguir E como que eu vou fazer era É
isso que eu tô e perfeito ninguém obedece 613 mandamentos 613 mandamentos é a plenitude da Torá só que existem leis que são específicas paraa mulher leis que são específicas por homem leis que são específicas para quem teve bebê não vai ser a lei Marco Civil por exemplo ex Então esse é o ponto agora existem leis que são para todos os 10 mandamentos são para todos é o inegociável esse não não se negocia agora por exemplo a lei eh que era condizente com os sacerdotes não tendo o templo os sacerdotes não podem obedecer essas leis as
leis que falam a a respeito de mandamentos paraa terra de Israel de ordem civil essas leis não podem ser obedecidas Então esse é o ponto agora o caráter inegociável da lei é no que tan moralidade e dentre a moralidade nós vamos ter os 10 mandamentos nós vamos ter a alimentação nós vamos ter as festas bíblicas isso é inegociável porque quando a a o mandamento é dado por exemplo assim ó em qualquer lugar que você tiver você vai ter que santificar Shabat o mandamento é dado assim nas suas habitações não importa onde você habita xabat é
sagrado alimentação não importa onde você esteja você tem que e comer cacher e o mandamento de alimentação por exemplo não foi dado pro povo Judeu foi dado para Adão porque Adão o grande problema da humanidade começou pelo alimento o pecado entrou no mundo pelo alimento e aí por exemplo eh quando a gente olha para para Noé Gênesis Capítulo 9 por exemplo ele já recebeu ordenanças com com relação à alimentação que que muitas vezes é ignorado pelas pessoas hoje em dia dentro do próprio cristianismo como que nós vamos responder por exemplo Colossenses eu eu tô agora
eu tô trabalhando o Novo Testamento vamos novo como é que nós vamos responder alguma pergunta como é que nós vamos responder não sei antes antes do RAV encontrar Colossenses 3 do Colossenses do do você que tá com a palavra abra também para entender hoje nós vamos estar sorteando nós a gente veio falar mas aqui é um bate-papo nós vamos marcar o dois o debate n para falar de alimento mas a a Congregação Israelita Beal eles têm um e-book sensacional sobre receitas cacher Às vezes você acha que é tão difícil eu vou te falar é muito
fácil o e-book é sensacional então você que não é inscrito se inscreva dê o seu like comenta que no final o diretor vai fazer um sorteio a gente vai pegar o seu telefone e vai presentear você com esse sensacional e-book vamos lá ol eu não vou tudo o texto grande eu só vou pegar aqui por exemplo vamos pegar o o o Versículo 13 e quando vós estais mortos nos pecados na incircuncisão da vossa carne vos vivificou juntamente com ele perdoando-vos todas as ofensas havendo Riscado a cédula que contra nós asas suas que era contra nós
nas suas ordenanças a qual de alguma maneira nos era contrária eu entendo vi tô fazendo um entendimento fazendo a leitura fazendo tirando a exegese aqui tal tá ele tá demonstrando o seguinte olha mandamentos ordenança vamos lá aí ó coisas que eram que nos tinham como Barreiras para quem que ele tá falando aqui Paulo ele tava escrevendo para os irmãos em Colossenses por isso que eu falei teria talvez então teremos que pegar do versículo primeiro o contexto tá E aí vamos lá mas onde eu quero chegar não quero chegar nisso não quero chegar aqui ó maneira
de alguma coisa era contrária tono 14 né atirou do meio de nós cravando a na cruz uhum despojando os principados potestades e potestades os expostos publicamente deles o triunfou em si mesmo aqui eu estô entendendo que tá falando do pecado da Morte coisa espiritual mesmo profunda portanto ninguém vos julgue pelo comer ou pelo beber ou por causa dos dias de festa ou da lua nova ou dos sábados que são sombras das coisas futuras mas o corpo é de Cristo e assim vai entendeu vai vai vai vai descrevendo até chegar aqui perfeito perfeito eu tô falando
o seguinte eu tô trazendo aqui que são são considerações mas ele tá dizendo que o julgamento é porque eles fazem ou porque não fazem não aqui ele tá mostrando o seguinte que havia alguma alguma algum questionamento aos irmãos pelo pela pel esses irmãos aqui são não judeus porque o Colossenses diz assim ó a princípio tá parecendo é é ó eh eu não tô com com com Bíblia e com complemento aqui mas a princípio sim sim é para irmãos que não são judeus né ó porque ele diz assim ó quando o verso 4 quanto machia que
a nossa vida se manifestar então também vos manifestar vocês vão se manifestar em Glória verso C C é o c morica Colossenses 3 né não do é do Out que eu vi aqui não mas o senhor leu 31 não foi não 21 21 eu comecei Na verdade eu queria ler do primeiro mas como eu não sei como é que tá o tempo vamos pegar eu peguei por isso que eu peguei eu tô falando aqui eu vou pegar basicamente esse essa parte aqui ó ele mostrando que com com a morte de Jesus esse esse véu essa
essa parede que foi que que havia ela foi derrubada então ele coloca uma forma aqui que nós precisamos entender nós precisamos discutir acho que aqui é o a mesa para isso o que que ele tá querendo dizer aqui o que que vocês vem como que nós vemos aqui esse ol despojando Principado potestades eu tô entendendo aqui poderios que faziam com que o pecado destruísse o homem perfeito que foram gerados lá esses espíritos foram gerados quando quando Adão transmitiu gerou esses esp eu eu eu eu vou explicar a interpretação Judaica para esse texto O que que
tá acontecendo aqui é o seguinte no judaísmo você tem diversas Vertentes como a gente explicou e tinha uma vertente Judaica que inclusive foi tema do debate lá em Atos Capítulo 15 que é assim você veio PR fé é você veio pra fé você tem que se circuncidar e guardar toda a lei E aí os discípulos vão falar não é assim hou houve uma demanda lá né então e aí Paulo tá falando disso aqui porque o que que começou a acontecer com esse pessoal aqui é circuncida não circuncida se eu não sou circuncidado eu sou menos
do que quem é circuncidado se eu não sou circuncidado mas eu tô guardando as festas e eu tô sendo julgado porque eu guardo e eu não sou circuncidado Esse é o contexto E aí Paulo o que ele vai dá uma instrução para eles dizendo assim ó eh porque no no machia habita corporalmente a plenitude da divindade nele vocês estão aperfeiçoado Eh ele também nele vocês foram circuncidados com a circuncisão que não é feita pela mão humana do que que ele tá falando da Brit mil la balev da circuncisão do coração mesmo eu que sou circuncidado
na carne do meu prepúcio eu preciso ser circuncidado no meu coração isso isso eu entendo mas quem é circuncidado no coração quando foi guarda chab entendeu Esse é o ponto guarda chab não necessariamente precisa ser circuncidado fisicamente e a circuncisão do coração é uma coisa que tá na Torá Deus falou na Torá pro povo que era circuncidado no prepúcio que Deus ia circuncidar o coração deles era uma marca que vocês vão levar no coração a chama de alma né é a marca da Nova Aliança então assim eu não é isso que Paulo tá falando o
que Paulo tá falando aqui ó ninguém te julgue por causa das festas por causa da Lua nov por quê Tão tão fazendo acepção com vocês porque vocês estão guardando essas coisas sem ser circuncidado não deixa que eles façam isso com vocês porque no machia vocês estão circuncidado é isso que Paulo tá falando esse é o contexto só que a teologia é o senhor leva para para esse entendimento eu levo para entendimento o seguinte olha se vocês comem ou não come se vocês fazem a festa ou não fazem ninguém vos julgue eu tô falando que é
a a a a a teologia do cristianismo desse tempo traz para essa vertente gente traz para esse entendimento e aí só que é importante ouvir Olha eu tô sendo sincero é um discur um debate pela primeira vez que eu tô tendo aquele dizendo se você come ou não come aqui ele tá dizendo assim ó porquanto ninguém vos julgue pelo pelo comer e pelo beber e pelas festas lua nova e pelos sábados Ele tá dizendo assim ninguém te jul porque vocês estão fazendo todas essas coisas não é porque vocês não tão fazendo Aonde que tá escrito
que eles não fazem esse é o ponto mas o contexto é que ele tava falando para quem a princípio é isso ele não tá falando para J mas ele tá fal e exato então então o que que ele Eles não eram circuncidados Não exatamente é o que dá a entender gente é assim o que dá a entender é que eles não não faziam isso não eles faziam estavam sendo julgados por fazer é mais ou menos eu vou dar um exemplo do Senhor o senhor celebra algumas festas na sua querr o senhor é julgado por isso
é exatamente o que aconteceu aqui exatamente que aconteceu aqui por que que você tá fazendo isso se você não é judeu é isso que tá acontecendo aqui e aí Paulo fala assim ó no machia você é judeu no machia ninguém te julga porque você tá fazendo continue fazendo porque você faz parte do Povo de Deus no machia é isso que Paulo tá falando aqui Exatamente isso Hum entendi bom o vamos lá pessoal tá pedindo a parte dois que disz que vocês não falaram nada de comida o negócio foi tão bom por aqui que esquecem Até
nós vamos marcar o dois Quero agradecer ao Pastor Marcos Fideles ele tá aí foi ele que me conectou pastor Toninho um beijo para ele também me conectou ao Apóstolo Adorei o senhor da primeira vez que eu conversei já gostei e mais uma vez assim nossa admiração respeito porque é difícil tá aqui não é muito difícil e o rá também é um é um desafio mas assim eh que o eterno meem abençoar vocês né porque estão trazendo a verdade que vocês acreditam E é assim que a gente vai se abrindo Vai pensando te garanto ó tá
o povo tá aqui tudo marcando a É isso aí mesmo então eu acho que o nosso horário já quase estourou né diretor ele já tá fazendo assim ó para mim o diretor diretor tá ali ó gente vamos fazer um sorteio então diretor para esse e-book maravilhoso eu tenho ele já fiz umas receitas é grande é gigante tem muita coisa boa depois eu vou mandar também pro pro Apóstolo se for pegar o nome do pessoal que tá aqui na live a gente não vai conseguir achar depois para fazer a o sorteio mu pessoal bastante Ai obrigada
a gente fica feliz é um assunto interessante eu aprendi muito aqui e queo é imparcial não sei se eu consegui tem que ser pede pro pessoal seguir o o Instagram lá do Chamar Israel pgb tá E aí o pessoal que seguir lá você vai ter o acesso você vai conseguir ver quem é que tá seguindo e você consegue já entrar em contato pede pra pessoa mandar eu quero no Isso isso vamos lá ou ou no meu Instagram ou de Chamar Israel P tgb coloca lá eu quero e a gente vai fazer um sorteio eu vou
ter prazer de mandar esse e-book é maravilhoso temho aqui são 185 páginas com receitas pro chabat por dia dia receitas fáceis então entra lá me segue coloca eu quero no próximo programa você vai trazer Logo no início Quem ganhou E aí isso no quinta que vem né então já vou falar aqui quem ganhou para que todos Fiquem sabendo e tem mais sorteios depois que vem por aí bem bacana considerações finais apostol Quero Agradecer a oportunidade que foi me dado eu que agrade muito bom estar aqui eu tinha a certeza que estaria aqui para aprender crescer
na fé Amém e cultivar amigos né e eu não vim aqui acho que creio que nós não viemos aqui para mudar convicções para fazer mudanças mas para aprender e quando você aprende a verdade te liberta verdade né e eu sou muito feliz com satisfação e um prazer conversar com a rabina que Deus continue abençoando o seu programa Amém vocês são maravilhosos fou est à disposição para voltar então vai ter o dois Ele já falou que tá à disposição vamos fazer o dois Rabi eh eu também agradeço pela oportunidade de ter conhecido o apóstolo eh pelo
rico eh debate que nós tivemos o enriquecimento de conhecimento para todos né pela oportunidade de voltar aqui ó Chamar Israel e por todos aí que estão nos acompanhando né pela oportunidade de de podermos falar um pouquinho sobre a a forma Judaica né de interpretar acho que que que é muito importante né como O Judeu interpreta a a escritura sagrada tendo o testemunho de yeshua como masia né Qual é a mentalidade que nós temos a linha que nós seguimos Então acho que hoje foi muito eh benéfico para que as pessoas pessoas que estão no cristianismo entendam
né que existe o judaísmo messiânico e a vertente judaico Messiânica pensa dessa forma analisa a escritura dessa forma e acho que foi muito muito muito proveitoso Agradeço pela oportunidade e e o melhor de tudo que eu prezo né o pessoal falava assim nossa você não tá assim um pouco preocupada se tiver falei não tenho certeza que não haverá discussões nem faltas né de de de gentileza e o importante é que mesmo não tendo a mesma convicção né o mesmo segmento a gente se respeite né apó É porque são construções né são anos de construções Então
você demoli uma coisa para reconstruir você precisa de um você precisa de um processo Eu já falei pro senhor senhor é judeu [Risadas] a aí embai vai fazer te chuv como minha avó como minha avó cantar que missão de se torar você acha isso falou isso PR mim que a vó cantava delava a vó cantava que Vamos guardar chavar já amanã já vou faz convinha ali depois do programa Gente olha muito obrigada tô muito feliz vamos marcar o dois quinta-feira tem mais entra lá eu quero Vamos sortear esse ebook é top Quero agradecer você que
ficou aqui conosco até agora programa Chamar Israel podcast comigo TV Gospel Barueri beijo no coração Shalom Shalom n